Ana Lúcia de Almeida Vargas

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) especialização em Sáude Pública e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é assistente social da Universidade Federal de Juiz de Fora/ Colégio de Aplicação João XXIII. Membro da Rede ACTbr - Aliança pra Controle do Tabaco. Membro da equipe do Núcleo de Apoio Escolar/ NAE do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Educação

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Saúde Coletiva

2001 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: SAÚDE DO TRABALHADOR,Ano de Obtenção: 2003
RUBEN ARAÚJO DE MATTOS.Palavras-chave: SAÚDE - TRABALHO - ADOECIMENTO.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Especialização em Ações Institucionais e Saúde Pública

1997 - 1998

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Saúde do Trabalhador
Orientador: Ana Maria Arreguy Mourão

Graduação em Serviço Social

1990 - 1993

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: AUSCUTANDO O OUVINTE
Orientador: LEILA MARIA BAUGRATZ DELGADO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 -

Extensão universitária em Tabagismo na Atenção Primária à Saúde. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Serviço Social da Educação.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rosangela Maria Greco

GRECO, R. M.; SAYD, J. D.; CAMARGO JR, K. R.. A saúde do trabalhador da conta do sofrimento do trabalhador? Um caminho para repensar uma intervenção. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Kenneth Rochel de Camargo Jr

Rochel de Camargo, Kenneth. A saúde do trabalhador dá conta do sofrimento do trabalhador? Um caminho para repensar uam intervençào.. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Nathalia Lima de Araujo

Estudo das características dos tabagistas e dos fatores que contribuem para a cessação tabágica; Início: 2011; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multiprofissional em Saúde do Adulto) - Hospital Universitário UFJF; (Orientador);

Ruben Araujo de Mattos

A saúde do trabalhador da conta do sofrimento do trabalhador? Um caminho para repensar uma intervenção; 2003; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Ruben Araujo de Mattos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VARGAS, A. L. A. ; FERRAZ, S.T. ; FROINO, J. S. ; NEVES, L.A. T. . Program de Follow up de recém nascidos de alto risco: relato da experiência de uma equipe interdisciplinar. Revista de APS (Online) , v. 10, p. 21-29, 2010.

  • VARGAS, A. L. A. ; NEVES, L.A. T. ; FROINO, J. S. ; FERRAZ, S.T. . Análise da evasão em um serviço de follow up de recém nascido de alto risco. HU Revista (UFJF. Impresso) , v. 3, p. 5, 2010.

  • VARGAS, A. L. A. ; ARAÚJO, M. G. . Sáude do Trabalhador na Zona da Mata Mineira:análise do estudo Piloto ralizado em Juiz de Fora. Revista de APS (Impresso) , v. 6, p. 24-30, 2000.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2011

    Estudo das características dos tabagistas e dos fatores que contribuem para a cessação tabágica., Descrição: Estudar as características dos tabagistas e os fatores que contribuem para a cessação tabágica de fumantes inseridos em um Ambulatório de Tratamento do Tabagismo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (9) . , Integrantes: Ana Lúcia de Almeida Vargas - Coordenador / Cátia Aparecida Lopes Nazareth - Integrante / Rosimeria Ap. Neto Dias Vilella - Integrante / Cláudia Aparecida de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Kansas University Medical Center - Cooperação.

  • 2011 - Atual

    Acompanhamento clínico, nutricional e bioquímico de fumantes abstinentes e não abstinentes em tratamento, Descrição: Avaliar o estado nutricional e bioquímico de tabagistas em tratamento no Ambulatório de Prevenção, Tratamento e Controle do Tabagismo (HU/UFJF) e promover orientação nutricional através de acompanhamento individual e coletivo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) . , Integrantes: Ana Lúcia de Almeida Vargas - Coordenador / Aline Silva de Aguiar Nemer - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Impacto da Abordagem Intensiva do Fumante em um Ambulatório de Tratamento do Tabagismo, Descrição: O objetivo do estudo é avaliar o impacto da abordagem intensiva do fumante, vinculado ao Ambulatório de Prevenção Controle e Tratamento do Tabagismo do HU/UFJF, após término do tratamento. E ainda conhecer o perfil dos usuários atendidos pelo Ambulatório do HU/UFJF, compreender as principais problemáticas relacionadas ao tratamento do tabagismo que acometem os usuários, analisar alguns aspectos da vulnerabilidade à recaída dos fumantes, possibilitar reflexões acerca do protocolo/esquema de tratamento proposto aos fumantes e contribuir para a formulação de políticas, pesquisas e estudos de controle ao tabagismo no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Lúcia de Almeida Vargas - Coordenador / Cátia Aparecida Lopes Nazareth - Integrante / Rosimeria Ap. Neto Dias Vilella - Integrante / Bruno Oliveira Mattos - Integrante / Cláudia Aparecida de Carvalho - Integrante / Rúbia de Almeida Zancanela Toledo - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Programa de Follow-up de recém-nascidos de alto risco:relato de experiência de uma equipe interdisciplinar, Descrição: Relato de experiência de uma equipe interdisciplinar vinculada de um programa de follow-up de recém-nascidos de alto risco, que há sete anos atende crianças egressas das UTIs Neonatais da cidade de Juiz de Fora e Zona da Mata. Desde sua criação, o programa cadastrou 356 pacientes. As crianças são acompanhadas até os oito anos de idade por uma equipe interdisciplinar, composta por médicos (Pediatras Neonatalogistas), enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social, psicólogos e profissionais afins. O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência dessa equipe interdisciplinar no atendimento dessas crianças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Ana Lúcia de Almeida Vargas - Coordenador / teixeira sabrine ferraz - Integrante / jaqueline da Silva Froino - Integrante / Luiz antõnio tavares neves - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Análise da evasão em serviço de follow-up de récem-nascido de risco, Descrição: O estudo verificou os motivos para a evasão do serviço de Follow-up de Recém-Nascidos de Risco do HU /UFJF, além de traçar o perfil das famílias e crianças evadidas. Foi realizado um levantamento nos prontuários do programa, identificando-se a evasão de 161 crianças. Seus prontuários foram analisados na busca de dados sobre condições de nascimento, intercorrências no período neonatal, idade na evasão e tempo de seguimento, e situação socioeconômica. Foi feito contato telefônico com as famílias para aplicação de questionário acerca dos motivos para a evasão, opinião e acesso ao serviço. As crianças acompanhadas apresentaram altos índices de intercorrências perinatais com risco potencial de alterações futuras no desenvolvimento neuropsicomotor. A idade média na evasão foi de 14,73 meses e o tempo de acompanhamento de 11,39 meses. Apenas 42 famílias puderam ser contatadas por problemas de dados desatualizados no prontuário. Destas, 47,62% relataram dificuldade de acesso e 11,90% insatisfação com o serviço. Os principais motivos para evasão foram acompanhamento em outro serviço, não remarcação de consulta após uma falta e o fato de a família não julgar necessário o acompanhamento. Neste tipo de serviço, deve-se dedicar maior atenção para o esclarecimento dos pais sobre a importância do acompanhamento de seus filhos e deve haver uma sistemática mais eficaz de busca ativa das crianças ausentes e de identificação de situações que dificultem o acesso da criança e seus familiares ao serviço.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Ana Lúcia de Almeida Vargas - Coordenador / teixeira sabrine ferraz - Integrante / jaqueline da Silva Froino - Integrante / Luiz antõnio tavares neves - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Hospital Universitário/Centro de Atenção à Saúde. , Avenida Eugênio do Nascimento, Aeroporto, 36038330 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 32295902, Fax: (32) 32297600, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - Atual

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuação : Centro de Atenção à Saúde - Saúde da Criança, Tabagismo, Núcleo de Humanização

  • 2004 - 2006

    Universidade Federal de Alfenas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: estatuário, Carga horária: 40