Ubirajara Domingos de Castro

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e mestrado em Metalurgia de Transformação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Há 29 anos tem sido professor assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MInas) e há 08 anos tem atuado como professor Adjunto II do Instituto Newton Paiva, onde implantou e exerceu as funções de coordenador adjunto do laboratório de Ciência dos Materiais e de professor das disciplinas Ciência e Tecnologia dos Materiais e Materiais de Construção Mecânica dos cursos de engenharia. Foi autor e coordenador do curso de pós-graduação latu senso em Gestão de Processos Industriais de Fabricação do Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC Minas em convênio com o Centro de Competências da Fiat Automóveis S.A.. Participou efetivamente da Comissão que elaborou o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Metalúrgica implantado no Instituto Politécnico da PUC Minas, no qual assumiu o cargo de Gestor de Laboratórios, com a responsabilidade pela implantação de todos os laboratórios previstos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Mais recentemente, foi nomeado membro do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Engenharia Metalúrgica. Atualmente, é membro do Núcleo Docente Estruturante e leciona as disciplinas de Ciência dos Materiais nos cursos de Engenharia Metalúrgica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, Ensaios e Metrologia e Laboratório de Inspeção e Controle no curso de Engenharia Metalúrgica, além do Laboratório de Materiais de Construção Mecânica no curso de Engenharia Mecânica da PUC Minas. Sua experiência está associada à área de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, com ênfase em Equipamentos Metalúrgicos, Ensaios Mecânicos e Processos de Conformação Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos siderúrgicos (alto-forno e cubilot); trefilação (Processamento e irregularidades de fluxo); ensaios mecânicos (determinbação de propriedades mecânicas).

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas

1995 - 1997

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Irregularidades de Fluxo na Trefilação de Barras,Ano de Obtenção: 1997
Orientador: Paulo Roberto Cetlin
Palavras-chave: Trefilação; Semi-ângulo de fieira; Redução de área; Fluxo normal; Fluxo convergente; Fluxo divergente. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação / Especialidade: Tratamentos Térmicos, Mecânicos e Químicos. Setores de atividade: Fabricação de Produtos Siderúrgicos em Geral.

Graduação em Engenharia Metalúrgica

1979 - 1984

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Perfis de estricção de barras pré-deformadas por trefilação
Orientador: Professor Paulo Roberto Cetlin

Curso técnico/profissionalizante

1974 - 1977

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Ensino Fundamental (1º grau)

1970 - 1974

Fundação de Ensino de Contagem

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1998 - 2002

Curso de Doutorado. (Carga horária: 400h). , Escola de Engenharia da UFMG, EEUFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação/Especialidade: Tratamentos Térmicos, Mecânicos e Químicos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação/Especialidade: Conformação Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Instalações e Equipamentos Metalúrgicos/Especialidade: Equipamentos Metalúrgicos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física/Especialidade: Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física/Especialidade: Transformação de Fases.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Ciências da saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

REGO, A. T. ; SOUZA, F. M. ; ZENHA, T. O. ; CASTRO, Ubirajara Domingos de . Mostra Tecnolkógica do IPUC - 4 edição. 2013. .

REGO, A. T. ; SOUZA, F. M. ; ZENHA, T. O. ; CASTRO, Ubirajara Domingos de . Mostra de Tecnologia do IPUC - 3 edição. 2012. .

REGO, A. T. ; SOUZA, F. M. ; ZENHA, T. O. ; CASTRO, Ubirajara Domingos de . Mostra Tecnológica do IPUC - 2 edição. 2011. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

3º CONGRESSO DO INSTITUTO POLITÉCNICO - CIPUC. EFEITO DA TAXA DE RESFRIAMENTO NA MATRIZ DE UM AÇO PROEUTETÓIDE DE MEDIO TEOR DE CARBONO. 2018. (Congresso).

MOSTRA TECNOLÓGICA DO IPUC 13ª Edição. Apresentação de Trabalhos com Liga de Efeito Memória. 2018. (Feira).

MOSTRA TECNOLÓGICA DO IPUC 14ª Edição. Automação da Maquete de um Alto Forno. 2018. (Feira).

MOSTRA TECNOLÓGICA DO IPUC 11ª Edição. EFEITO DO ENCRUAMENTO NA ENERGIA DE ATIVAÇÃO DA REAÇÃO DE RECRISTALIZAÇÃO DO COBRE PURO. 2017. (Feira).

MOSTRA TECNOLÓGICA DO IPUC 12ª Edição. Melhoria na Automação do Stiquito Baractóide. 2017. (Feira).

MOSTRA TECNOLÓGICA DO IPUC 10ª Edição. Efeito da Taxa de Resfriamento no espaçamento Lamelar da Perlita. 2016. (Feira).

MOSTRA TECNOLÓGICA DO IPUC 9ª Edição. Stiquito, O Insectóide. 2016. (Feira).

23º International Congress of Mechanical Engineering. CHARACTERIZATION OF MECHANICAL PROPERTIES OF AN ALLOY WITH SHAPE MEMORY - NITINOL. 2015. (Congresso).

Conexão Docente Newton.Futuro Mercado de Trabalho. 2015. (Outra).

Conexão Docente Newton.Perfil do novo aluno Universitário. 2015. (Outra).

MOSTRA TECNOLÓGICA DO IPUC 8ª Edição.Utilização do Motor Stirling para Produção de Energia Elétrica para Iluminação de Casa na Roça. 2015. (Outra).

MOSTRA TECNOLÓGICA DO PIUC 7ª Edição.Maquete do Alto Forno. 2015. (Outra).

MOSTRA TECNOLÓGICA DO IPUC 5ª Edição. ESTUDO DA RECRISTALIZAÇÃO DO COBRE. 2014. (Feira).

MOSTRA TECNOLÓGICA DO IPUC 6ª Edição. Influência da Temperatura de Pré-aquecimento na Microestrutura da Zona Termicamente Afetada de Soldas de Aço ao Carbono. 2014. (Feira).

MOSTRA TECNOLÓGICA DO IPUC 7ª Edição. Motor Stirling Alfa. 2014. (Feira).

XII Encontro Científico da Faculdade de Odontologia da UFMG X Encontro Mineiro das Faculdades de Odontologia.Análise Comparativa da Microdureza Superficial e Profunda Entre Resina Composta a Base de BIS-GMA e uma Resina Composta a Base de Silorano. 2014. (Encontro).

I Jornada Docente do Centro Universitário Newton Paiva. 2013. (Oficina).

Mostra Tecnológica IPUC - 4 edição. INFLUÊNCIA DO RESFRIAMENTO NA MORFOLOGIA DA PERLITA EM AÇOS COMUNS. 2013. (Feira).

Feira de Integração Curricular - IPUC. MINERAIS: A riqueza que emana das pedras. 2012. (Feira).

Mostra Tecnológica DO IPUC - 3 Edição. A UTILIZAÇ~~AO DE LIGA DE EFEITO MEMÓRIA COMO MÚSCULOS DE PROPULSÃO DE UM PEQUENO INSECTÓIDE. 2012. (Feira).

MOSTRA TECNOLÓGICA DO IPUC 3ª Eição. A UTILIZAÇÃO DE LIGA DE EFEITO MEMÓRIA COMO MÚSCULOS DE PROPULSÃO DE UM PEQUENO ROBÔ INSECTÓIDE. 2012. (Feira).

MOSTRA TECNOLÓGICA DO IPUC 4ª Edição.Construção do Motor Stirling. 2012. (Outra).

Semana da Engenharia do centro Universitário Newton Paiva.Ensaio de Temperabilidade Jominy. 2012. (Oficina).

Semana da Engenharia.Métodos de Ensaio de Dureza. 2011. (Oficina).

Semana da Engenharia e Arquitetura.Tratamentos Térmicos de Aços Comuns. 2011. (Seminário).

IX Encontro da SBPMat. Influência da Recristalização Dinâmica nas Propriedades Mecânicas de Barras Laminadas. 2010. (Congresso).

Semana da Engenharia.Tratamentos Térmicos de Aços Comuns. 2010. (Oficina).

Semana da Engenharia e Arquitetura.Tratamentos Térmicos de Aços Comuns. 2010. (Seminário).

III Seminário do Curso de Engenharia Mecânica.CORRELAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DA DUCTILIDADE DE BARRAS DE ALUMÍNIO PRÉ-DEFORMADAS POR TREFILAÇÃO. 2009. (Seminário).

VIII Seminário PROGRAD: Formação Geral no Ensino Superior. 2006. (Seminário).

II National Congress Of Mechanical Engineering. IRREGULARIDADES DE FLUXO NA TREFILAÇÃO DE BARRAS. 2002. (Congresso).

53 CONGRESSO ANUAL DA ABM. Influência do Semi-ângulo de Fieira na Forma do Perfil de Estricção de Barras Pré-deformadas por Trefilçaõ e Tracionadas. 1998. (Congresso).

Prêmio Sociedade Mineira de Engenheiros.Prêmio Sociedade Mineira de Engenheiros. 1997. (Simpósio).

VIII Seminário Mínero Metalúrgico da Escola de Engenharia da UFMG.VIII Simpósio Mínero Metalúrgico da Escola de Engenharia da UFMG. 1997. (Seminário).

49° CONGRESSO ANUAL DA ABM,. Relação entre a Dureza Inicial do Alumínio e a Heterogeneidade de Deformação na Trefilação. 1996. (Congresso).

I Seminário Tendência De Materiais para Construção Automobilística. 1996. (Seminário).

IX Seminário de Metais Não-ferrosos.IX Seminário de metais não ferrosos. 1996. (Seminário).

SAE BRASIL - I Seminário Tendência de Materiais para Construção Automobilística. 1996. (Seminário).

II SEMINÁRIO DE TREFILAÇÃO DE ARAMES, BARRAS E TUBOS DE METAIS FERROSOS E NÃO-FERROSOS.II SEMINÁRIO DE TREFILAÇÃO DE ARAMES, BARRAS E TUBOS DE METAIS FERROSOS E NÃO-FERROSOS. 1995. (Seminário).

Congresso Internacional de Tecnologia Metalúrgica e de Materiais. Relação entre a Dureza Inicial do Alumínio e a Heterogeneidade de Deformação na Trefilação. 1994. (Congresso).

Congresso Internacional de Tecnologia Metalúrgica e de Materiais da ABM. Congresso Internacional de Metalurgia da ABM. 1994. (Congresso).

II ENCONTRO REGIONAL DE COORDENADORES DE ESTÁGIO. 1991. (Encontro).

CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO TÉCNICA. 1989. (Congresso).

Congresso Internacional da ABM. Aços Ferramenta para Trabalho a Quente Tipo QRO 80 ao Nióbio - Propriedades Mecânicas. 1988. (Congresso).

II Semana da Química.II Semana da Quimica. 1975. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Anderson Eduardo Passos Bambirra

CASTRO, Ubirajara Domingos de; NOGUCHI, L. D.. Punções e Matrizes com Revestimento de TiN: Utilização em Processos de Estampagem de Conjuntos de Suspenção Automotiva. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Alisson Barbosa de Oliveira; Ana Luisa de Oliveira C

Pedroso, F. P.; Fernandes, M. R. F; SILVA, S. P.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Vilela.Estudo Técnico da Utilização do Verdete como Reforço Polimérico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Cristiane Capanema Silva Duarte; Julia Maia Pires

CASTRO, Ubirajara Domingos de; BARRAL, C. E. P.. Estudo das Propriedades Mecânicas e Microestruturais dos Ferros Fundidos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Katia Kyvia da Cruz Santos; Ricardo Jairo Lima Diniz

CASTRO, Ubirajara Domingos de; BARRAL, C. E. P.. Caracterização Mecânica e Estrutural do Aço AISI/SAE 8640 Temperado e Revenido. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Feferson Alex Damaceno; Júlio César Ribeiro de Souza

CASTRO, Ubirajara Domingos de; ROSA, J. F. V.. As Características dos Motores de Combustão Interna Fabricados em Ferro Fundido. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Newton Paiva.

Aluno: Gabriela Deslandes Cardoso; Izabela Luiza Santos Almeida

SILVA, A. P.;CASTRO, Ubirajara Domingos de; BARRAL, C. E. P.. Influência dos Mecanismos de Endurecimento em Aço Microligado ao Vanádio e Ligado ao Mg-Cr-Al. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Luana Maria de Paula

ARAUJO, W. R.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DO METAL DE SOLDA DE ARAMES METAL CORED LIGADOS AO Nb-Mo E nI, AP´S TRATAMENTO TÉRMICO DE NORMALIZAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Newton Paiva.

Aluno: Lucas Tomazzi Fernandes Mascarenhas; Nicher Ernes Ferreira;

ARAUJO, W. R.;CASTRO, Ubirajara Domingos de; FERREIRA, J. G.. COMPORTAMENTO DA ZONA TERMICAMENTE AFETADA DE UM AÇO ASTM A-36 QUANDO SUBMETIDO AO PROCESSO MAG, NO SENTIDO PUXANDO OU EMPURRANDO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Newton Paiva.

Aluno: Bruno Martins Fátima; Caio A

Luis Carlos M. S.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Evangelista; Tatiane Marques B.Instalação e Adequação de um Sistema de Climatização para uma Célula de Testes de Motores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Alexandre M Boncompagni, Cheldon D de Oliveira e Josy L

CASTRO, Ubirajara Domingos de. Sab.Estudo sobre a Padreonização do Processo de Tratamento Térmico para Ferro Fundido Nodular. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Fabricio da Silva Figueiredo, Marcelo G

SANTOS, F. J.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Coradi, Marcos E. V.Estudo da Aplicabilidade dos Aços USI-AR 400 e USI-AR 500 em Blindagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Francisco G

CASTRO, Ubirajara Domingos de. de O. Jr., Ilacir F. B. de B, João P. de O. L..Estudo da Evolução da Utilização dos Termoplásticos de Engenharia em Componentes Automotivos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Emerson Marcos Farias, Renato Silva Oliveira e Rinaldo Dias

CASTRO, Ubirajara Domingos de; NOGUCHI, L. D.. A Relação entre uma Empresa Siderúrgica da Região do Barreiro e o Meio Ambiente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sequencial deFormação específica em Gestão da Prod) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Felipe B

CASTRO, Ubirajara Domingos de. Freire, Fernando de S. Santos e Roberto A. Piacese.Análise de Melhoria na Linha de Produção através do Mapeamento do Fluxo de Valor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sequencial deFormação específica em Gestão da Prod) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Charles A

CASTRO, Ubirajara Domingos de. dos Santos, Franklin L. Gracia e José N. V. Rocha.A Liderança como Fator de Motivação: Um Estudo de Caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Seqüencial de Form. Espec em Gestão da Prod. Ind) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Alexandre N

CASTRO, Ubirajara Domingos de; NOGUCHI, L. D.. Oliveira, Welington A. Ribeiro e Walter M. C. F.Os Avanços do Transporte de Carga no Brasil após a Privatização. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Seqüencial de Form. Espec em Gestão da Prod. Ind) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Francisco Mendonça, Piero Carano e Robson M

CASTRO, Ubirajara Domingos de; NOGUCHI, L. D.. de Assis.Influência da Globalização na Segurança e Saúde do Trabalhador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Seqüencial de Form. Espec em Gestão da Prod. Ind) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CASTRO, Ubirajara Domingos de; NUNES, Marcus Soares; SMITH NETO, Perrin. Provimento externo de vagas do curso Seqüêncial em Gestão da Produção Industrial. 2002. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Sena, E. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de; BRANDAO, J. E. S. A.. Comissão Examinadora do processo de Seleção Externa de Docentes para o 2º Semestre de 2015. 2015. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Sena, E. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de; BRANDAO, J. E. S. A.. Comissão Examinadora do processo de Seleção Externa de Docentes para o 2º Semestre de 2015. 2015. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Sena, E. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de; BRANDAO, J. E. S. A.. Comissão Examinadora do processo de Seleção Externa de Docentes para o 2º Semestre de 2015. 2015. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Sena, E. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de; BRANDAO, J. E. S. A.. Comissão Examinadora do processo de Seleção Externa de Docentes para o 2º Semestre de 2015. 2015. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Sena, E. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de; BRANDAO, J. E. S. A.. Comissão Examinadora do processo de Seleção Externa de Docentes para o 2º Semestre de 2015. 2015. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

BOSCHI, C. C.; BRANDAO, J. E. S. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Comissão Examinadora do processo de Seleção Externa de Docentes para o 2º Semestre de 2015. 2015. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

BOSCHI, C. C.; BRANDAO, J. E. S. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Comissão Examinadora do processo de Seleção Externa de Docentes para o 2º Semestre de 2015. 2015. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

BOSCHI, C. C.; BRANDAO, J. E. S. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Comissão Examinadora do processo de Seleção Externa de Docentes para o 2º Semestre de 2015. 2015. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Barbosa, F. C; BRANDAO, J. E. S. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Processo de Seleção Externa de Docentes. 2014. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Barbosa, F. C; BRANDAO, J. E. S. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Comissão Examinadora do processo de Seleção Externa de Docentes para o 2º Semestre de 2014. 2014. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Barbosa, F. C;CASTRO, Ubirajara Domingos de; BRANDAO, J. E. S. A.. Comissão Examinadora do processo de Seleção Externa de Docentes para o 2º Semestre de 2014. 2014. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Barbosa, F. C; BRANDAO, J. E. S. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Comissão Examinadora do processo de Seleção Externa de Docentes para o 2º Semestre de 2014. 2014. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Barbosa, F. C; BRANDAO, J. E. S. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Comissão Examinadora do processo de Seleção Externa de Docentes para o 2º Semestre de 2014. 2014. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Barbosa, F. C; BRANDAO, J. E. S. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Comissão Examinadora do processo de Seleção Externa de Docentes para o 2º Semestre de 2014. 2014. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Barbosa, F. C; BRANDAO, J. E. S. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Comissão Examinadora do processo de Seleção Externa de Docentes para o 2º Semestre de 2014. 2014. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Barbosa, F. C; BRANDAO, J. E. S. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Comissão Examinadora do processo de Seleção Externa de Docentes para o 2º Semestre de 2014. 2014. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Barbosa, F. C; BRANDAO, J. E. S. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Comissão Examinadora do processo de Seleção Externa de Docentes para o 2º Semestre de 2014. 2014. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CASTRO, Ubirajara Domingos de; FABRI, E. S.; CHIERICATT, C. F.. Banca de Seleção de Docente dos Cursos de Engenharia. 2012. Centro Universitário Newton Paiva.

Lopes, Alexandre Souza; CHIERICATTI, C. F.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Banca de Seleção Docente dos Cursos de Engenharia e Urbanismo. 2011. Centro Universitário Newton Paiva.

JESUS, E. A.; SCHETTINO, C. H. G.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Provimento Interno para Seleção de Docente. 2011. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CHIERICATTI, C. F.;CASTRO, Ubirajara Domingos de; LOPES, A. S.. Seleção de Docente dos Cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo. 2011. Centro Universitário Newton Paiva.

TAVARES, J. M.; SOUZA, A. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Provimento Interno de Vagas. 2009. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

TAVARES, J. M.; SOUZA, A. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Provimento Interno de Vagas. 2009. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

BOSCHI, C. C.; SANTOS, F. J.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Comissão Examinadora do Processo de Seleção Externa de Docentes. 2009. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

TAVARES, J. M.;CASTRO, Ubirajara Domingos de; SOUZA, A. A.. Provimento Interno de Seleção de Docentes. 2009. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

MACHADO, A. M. C.;CASTRO, Ubirajara Domingos de; CORRADI, R. M. R.. Provimento Interno de Vagas para Docentes. 2008. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

MACHADO, A. M. C.;CASTRO, Ubirajara Domingos de; CORRADI, R. M. R.. Provimento Interno de Vagas para Docentes. 2008. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

JUNQUEIRA, L. R.;CASTRO, Ubirajara Domingos de; SCHETINO, C. H. G.. Provimento Interno de Vagas de Docente. 2007. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

FIGUEIREDO FILHO, N.; MURTA, M. H. N.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Aparelho para Medição da Força Feita em Exercícios Isométricos e Isotônicos. 2013. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

OLIVEIRA, C. J.; ABREU, L. D.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Análise de Solda com Penetração Total: MIG x Arco Submerso para Soldas de Estanqueidade. 2013. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CHIERICATTI, C. F.; FABRI, E. S.;CASTRO, Ubirajara Domingos de. Banca de Seleção Docente. 2012. Centro Universitário Newton Paiva.

CAMARA, M. A.;CASTRO, Ubirajara Domingos de; OLIVEIRA, N. J. D.. Estudo dos Efeitos dos Parâmetros de Usinagem Comparando os Revestimentos TICN-Al203 TiN e TiC-Al203 no Torneamento de Ni Hard. 2012. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

SANTOS, F. J.;CASTRO, Ubirajara Domingos de; SIQUEIRA, N. C.. Estudo de Aplicabilidade dos Aços USI-AR 400 e USI-AR 500 em Blindagem. 2010. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Haroldo Béria Campos

CAMPOS, H.B.; CETLIN, P.R.. Irregularidades de fluxo na trefilação em passes múltiplos de cobre. 1996. Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Haroldo Béria Campos

CAMPOS, H.B.; CETLIN, P.R.. Irregularidades de fluxo na trefilação em passes múltiplos de cobre. 1995. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Perrin Smith Neto

Neto,P.S.CETLIN, Paulo Roberto; VEADO, J. T.. Irregularidades de fluxo na trefilação em passes múltipos de cobre. 1996. Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Barbara Gavino Teixeira; Stefania Fernades de Oliveira

Estudo do Efeito Springback de um Aço AR-HSLA-450E; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Metalúrgica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; (Orientador);

Ailton Magalhães; Alessandro Oliveira; Gilberto Alves

Melhorias Ergonômicas; Início: 2007; Orientação de outra natureza; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; (Orientador);

Fabiana Moreno Aguiar

Procedimentos para Assegurar a Qualidade do Processo de Soldagem MIG/MAG; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Rodrigo Calazans Teixeira Fernandes

Processo de Soldagem MIG/MAG: Etapas Necessárias para Garantir sua Qualidade; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Alexandre Jose dos Santos

A Influência dos Revstimentos Superficiais das Ferramentas de Corte na Produtividade da Usinagem do Ferro Fundido Nodular; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Antônio Rezende Prado Júnior

A Influência dos Revstimentos Superficiais das Ferramentas de Corte na Produtividade da Usinagem do Ferro Fundido Nodular; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Segio de Araújo Costa

A Influência dos Revstimentos Superficiais das Ferramentas de Corte na Produtividade da Usinagem do Ferro Fundido Nodular; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Fernando Brandengerger Valente, Helvécio Eduardo dos santos

Corte a Plasma: Análise da Aplicação deste Processo para Furação da Fixação dos Amortecedores no Copo da Suspensão Dianteira de veiculos Automotores; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Anderson Eduardo Passos Bambirra, Romildo Severino de Souza

Punções e Matrizes com revestimento de TiN: Utilização em Processos de Estampagem de Conjuntos de Suspensão Automotiva; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Antenor José de Souza, Cláudio librelon Rocha, Áurea Elizabe

Forno Cubilô a Coque: Um Estudo sobre Problemas Operacionais; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Amilton Cory de Melo

Aplicação do Nitreto Cúbico de Boro (CBN) como Ferramente de Corte na Usinagem das Sedes de Válvulas de Admissão do Cabeçote do Motor Bi-combustível; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Anderson Antônio dos Santos

Aplicação do Nitreto Cúbico de Boro (BN) como Ferramenta de Corte na Usinagem das Sedes de Válvulas de Admissão do Cabeçote do Motor Bi-combustível; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Aurea Elizabete de Souza

Forno Cubilô a Coque: Um Estudo sobre Problemas Operacionais; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Cláudio Librelon Rocha

Forno Cubilô a Coque: Um Estudo sobre Problemas Operacionais; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Querlem Martins Saraiva

Aplicação do Nitreto Cúbico de Boro (BN) como Ferramenta de Corte na Usinagem das Sedes de Válvulas de Admissão do Cabeçote do Motor Bi-combustível; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Fernando Brandnberger Valente

Corte a Plasma: Análise da Aplicação desse Processo para Furação da Fixação dos Amortecedores no Copo da Suspensão Dianteira de Vículos Automotores; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Helvécio Eduardo dos Santos

Corte a Plasma: Análise da Aplicação desse Processo para Furação da Fixação dos Amortecedores no Copo da Suspensão Dianteira de Vículos Automotores; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Manoel Pereira Paiva

Corte a Plasma: Análise da Aplicação desse Processo para Furação da Fixação dos Amortecedores no Copo da Suspensão Dianteira de Vículos Automotores; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Roberto Alves Ferreira

Corte a Plasma: Análise da Aplicação desse Processo para Furação da Fixação dos Amortecedores no Copo da Suspensão Dianteira de Vículos Automotores; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Romildo Severino de Sousa

Punçõpes e Matrizes com Revstimento de TiN: Utilização em Processos de estagem de Conjuntos e Suspensão Automotiva; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

António A

Dias, Claudionor G; de Souza e João H; Mendes; Porosidades em Ferro Fundido e suas Possíveis Causas; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

João C

Vieira, José E; Moreira e Maria C; Resende; Custos da Qualidade: Uma Ferramenta para a Competitividade; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos industriais de fabricação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

DOUGLAS A

do Rosário; Josiel B de Souza; Rafael P; Guiomar; Estudo do Aço Hadfield Empregado na Fabricação da Mandíbula de Britadores para Cominuição de Minérios; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Jefferson Alex Damaceno; Júlio César Ribeiro de Sousa

Caracteristicas dos Motores de Combustão Interna Fabricados em Ferro Fundido; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

DOUGLAS A

do Rosário; Josiel B; de Sousa; Rafael P; Guiomar; Cominuição de Minérios e Equipamentos de Fragmentação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Breno Henrique de Araujo Santos; Rodrigo Pereira Assis

Influência da Taxa de Resfriamento no Espaçamento Interelamelar da Perlita em Aços Comuns de Médio Teor de Carbono; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Andre Luiz Kobayashi de Oliveira

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO DESGASTE DE POSTIÇO DE HARDOX FIXADO À SAPATA, EM RELAÇÃO AO MATERIAL ORIGINAL UTILIZADO NA FABRICAÇÃO DA ESTEIRA DO TRATOR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Sebastião Antônio Alves

Correlação Entre os Parâmetros da Ductilidade de Barras de Aço Inoxidável Pré-deformadas por Trefilação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Walter Adriano Gomes

Correlação Entre os Parâmetros da Ductilidade de Barras de Aço Inoxidável Pré-deformadas por Trefilação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Cheldon Davis Sabino

Estudo sobre a Padronização do Processo de Tratamento Térmico para O ferro Fundido Nodular; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Josy Lourenço Sabino

Estudo sobre a Padronização do Processo de Tratamento Térmico para O ferro Fundido Nodular; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Alexandre Maia Boncompagni

Estudo sobre a Padronização do Processo de Tratamento Térmico para O ferro Fundido Nodular; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Francisco Gomes de Oliveira Júnior

Estudo da Evolução da Utilização dos Termoplásticos de Engenharia em Componentes Automotivos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Ilacir Fernandes Bicalho de Barros

Estudo da Evolução da Utilização dos Termoplásticos de Engenharia em Componentes Automotivos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

João Paulo de Oliveira Lopes

Estudo da Evolução da Utilização dos Termoplásticos de Engenharia em Componentes Automotivos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Livio Rocha Lopes

AVALIAÇÃO DO TIPO DE REVESTIMENTO INTERNO EM BOMBAS CENTRÍFUGAS ATRAVÉS DA ANÁLISE DA POLPA E DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Luiz Felipe Sette Câmara Braz

AVALIAÇÃO DO TIPO DE REVESTIMENTO INTERNO EM BOMBAS CENTRÍFUGAS ATRAVÉS DA ANÁLISE DA POLPA E DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Tiago Freitas da Silva

AVALIAÇÃO DO TIPO DE REVESTIMENTO INTERNO EM BOMBAS CENTRÍFUGAS ATRAVÉS DA ANÁLISE DA POLPA E DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Alvimar S

Martins e Cláudio Caldeira Campos F; Leão; Gestão de Águas Residuais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Seqüencial de Form; Espec em Gestão da Prod; Ind) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Brenda Bergerhoff

Estampabilidade do Aço DP800; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Edgard Cardoso Carvalho

Estampabilidade do Aço DP800; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Jamil de Souza Castro

Estampabilidade do Aço DP800; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

José Geraldo Eustáquio da Silva Júnior

Estampabilidade do Aço DP800; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Nedir Nereu Lopes e Robson Dias Azevedo

Porosidades em Fundidos de Alumínio no Processo de Gravidade; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Seqüencial de Form; Espec em Gestão da Prod; Ind) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Enio B

de Almeida, Valdimir M; Santos e Walace M; Perdigão; Processo Cold Box na Produção de Peças Automotivas Fundidas; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Seqüencial de Form; Espec em Gestão da Prod; Ind) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Jany Fernades França

EFEITO DA TAXA DE RESFRIAMENTO NA MATRIZ DE UM AÇO PROEUTETÓIDE DE MEDIO TEOR DE CARBONO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, (Fundo de Incentivo a Pesquisa; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Fabio Henrique dos Santos David

Efeito da Taxa de Resfriamento na Constituição da Perlita; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Newton Paiva, Fundação Nacional de Ensino Superior Particular; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Matheus Castanheira Paes

EFEITO DA TAXA DE RESFRIAMENTO NA CONSTITUIÇÃO DA PERLITA E NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE AÇOS COMUNS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Newton Paiva, Fundação Nacional de Ensino Superior Particular; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Leandro Nunes da Silva

EFEITO DA TAXA DE RESFRIAMENTO NA CONSTITUIÇÃO DA PERLITA E NAS PROPRIEDADES DE AÇOS COMUNS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Newton Paiva, Fundação Nacional de Ensino Superior Particular; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Fábio Henrique Santos David

Efeito da Taxa de Resfriamento na Constituição da Perlita e nasa Propriedades Mecânicas de Aços Comuns Tratados Termicamente; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Leandro Nunes da Silva

Efeito da Taxa de Resfriamento na Constituição da Perlita e nasa Propriedades Mecânicas de Aços Comuns Tratados Termicamente; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Matheus Castanheiras Paes

Efeito da Taxa de Resfriamento na Constituição da Perlita e nasa Propriedades Mecânicas de Aços Comuns Tratados Termicamente; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

André Leão de Macedo

Avaliação do encruamento devido a irregularidades de fluxo durante o processamento por trefilação; 1998; 45 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica Com Ênfase Em Mecatrônica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Rodrigo Duarte Ribeiro e Oliva

Estudo de irregularidades de fluxo metálico na trefilação em passes múltiplos de barras de cobre; 1995; 44 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica Com Ênfase Em Mecatrônica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Renata Maria Reis Monteiro

Avaliação do Encruamento Devido a Irregularidades de Fluxo Durante o Processamento Por Trefilação; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica Com Ênfase Em Mecatrônica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Antenor J

de Souza, Carlos H; Ribeiro e Edson Napoleão S; B; Porosidade Bloco de Motor de Ferro Fundido Cinzento; 2004; Orientação de outra natureza; (Sequencial deFormação específica em Gestão da Prod) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Celso P

Santos; Cláudio L; R; Ronaldo C; Soares; Fundição sob-pressão: o que é o processo F; S; P; 2004; Orientação de outra natureza; (Sequencial deFormação específica em Gestão da Prod) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Antonio Alexandrino Dias, Claudionor Girundi de Souza e João

Porosidades em Ferro Fundido; 2004; Orientação de outra natureza; (Sequencial deFormação específica em Gestão da Prod) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ubirajara Domingos de Castro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Roberto Cetlin

Irregularidades de Fluxo na Trefilação em Passes Múltiplos de Cobre; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Paulo Roberto Cetlin;

Paulo Roberto Cetlin

Propriedades Mecânicas Sob Tração de Barras de Cobre Trefiladas; 1984; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Paulo Roberto Cetlin;

Paulo Roberto Cetlin

Análise da Distribuição de Deformação na Seção de Barras de Cobre Trefiladas; 1984; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Paulo Roberto Cetlin;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVEIRA, R. R. ; CASTRO, Ubirajara Domingos de . Análise Comparativa da Microdureza Superficial e Profunda Entre Resina Composta a Base de BIS-GMA e uma Resina Composta a Base de Silorano. ARQUIVOS EM ODONTOLOGIA , v. 50, p. 17, 2016.

  • 2016 RODRIGO, Richard ; CASTRO, Ubirajara Domingos de . A Influência de Diferentes Cromas na Microdureza Superficial e Profunda de Um Cimento Resinoso. REVISTA DO CROMG , v. 1, p. 20, 2016.

  • Madeira, P. S. ; GOMIDE, V. S. ; SOUSA, E. A. N. ; FREITAS, W. R. ; CASTRO, Ubirajara Domingos de . DETERMINAÇÃO QUANTITATIVA DA RELAÇÃO ENTRE O MÓDULO DE ELASTICIDADE DO AÇO ABNT 5160 COM O TEMPO DE RECOZIMENTO À TEMPERATURA CONSTANTE. Anais do 69º Congresso Anual da ABM - Internacional , v. 69, p. 6953-6961, 2014.

  • Fábio Henrique Santos David ; PAES, M. C. ; Lucas Miranda da Silva ; Leandro Nunes da Silva ; CASTRO, Ubirajara Domingos de . EFEITO DA TAXA DE RESFRIAMENTO NA CONSTITUIÇÃO DA PERLITA E NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE AÇOS COMUNS. Revista de Iniciação Científica - Centro Universitário Newton Paiva , v. 17, p. INC0108, 2013.

  • 2000 CASTRO, Ubirajara Domingos de ; COELHO, Rodrigo Santiago ; CASTRO, Gustavo Morais . Aspectos micrográficos de aços comuns tratados termicamente. Caderno de Engenharia do Ipuc, Belo Horizonte, v. 9, n.11, p. 53-64, 2000.

  • 1999 CASTRO, Ubirajara Domingos de ; MONTEIRO, Renata Maria Reis . Ocorrência de Fluxo Divergente na Trefilação de Barras de Aço Inox 304. Cadernos de Engenharia (PUCCAMP) , v. 8, p. 57-66, 1999.

  • CASTRO, Ubirajara Domingos de . Metalografia, Ensaios Mecânicos e Tratamentos Térmicos. 1. ed. Belo Horizonte: PUC Minas, 2019. v. 1. 1p .

  • CASTRO, U.D. ; CASTRO, Ubirajara Domingos de . Metalografia, Ensaios Mecânicos e Tratamentos Térmicos. 1. ed. Belo Horizonte: PUC Minas, 2019. v. 1. 188p .

  • Rodrigo R. Silveira ; PALHARES, L. B. V. ; CASTRO, Ubirajara Domingos de ; ABREU, M. H. N. G. ; GIOVANNINI, J. F. B. G. ; SANTOS, M. H. . Evaluation of Vickers Microhardness of Nanohybrid and Silorane-Based Composite Resins.. In: IADR/AMER General Session ? Poster Presentation, 2014, Cape Town - Africa do Sul. IADR/AADR/CADR General Session & Exhibition. Alexandria - USA: J Dent Res. v. 93 B.

  • CASTRO, Ubirajara Domingos de ; CETLIN, Paulo Roberto ; BORGES, Fernanda Guimarães ; COELHO, Rodrigo Santiago . Irregularidades de fluxo na trefilação de barras. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2002, João Pessoa. Irregularidades de fluxo na trefilação de barras. São Paulo: CONEM 2002, 2002.

  • CASTRO, Ubirajara Domingos de ; CETLIN, Paulo Roberto ; BORGES, Fernanda Guimarães ; AGUIAR, M. T. P. ; S. JUNIOR, S. A. C. . INFLUÊNCIA DO SEMI-ÂNGULO DE FIEIRA E DA REDUÇÃO DE ÁREA NA GEOMETRIA DO PERFIL DE ESTRICÇÃO DE BARRAS PRÉ-DEFORMADAS POR TREFILAÇÃO E TRACIONADAS. In: CBECIMAT - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 2002, NATAL. CONGRESSO BRASILEIRO, 2002.

  • CASTRO, Ubirajara Domingos de ; CAMPOS, Haroldo Béria ; CETLIN, Paulo Roberto . Influência da Redução de Área e do Semi-ângulo de Fieira na Tensão de Trefilação. In: IX SEMINÁRIO DE METAIS NÃO-FERROSOS, 1996, São Paulo. IX SEMINÁRIO DE METAIS NÃO FERROSOS. São Paulo: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, 1996. v. 1. p. 66-77.

  • CASTRO, Ubirajara Domingos de ; CAMPOS, Haroldo Béria ; CETLIN, Paulo Roberto . Influência do encruamento inicial sobre o fluxo metálico na trefilação de barras de cobre. In: II seminário de trefilação de arames, barras e tubos de metais não ferrosos, 1995, São Paulo. Materiais não metálicos. São Paulo: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais. v. 03. p. 33-41.

  • CASTRO, Ubirajara Domingos de ; CETLIN, Paulo Roberto . Relação entre a dureza inicial do alumínio e a heterogeneidade de deformaçã na trefilação. In: Congresso Internacional de Tecnologia Metalurgica e de Materiais da ABM, 1994, São Paulo. Materiais não metálicos. São Paulo: Associação brasileira de Metalurgia, 1994. v. 02. p. 33-42.

  • CASTRO, Ubirajara Domingos de ; ANDRADE, Margareth Spangler . Aços ferramenta para trabalho a quente tipo QRO 80 ao nióbio - Propriedades mecânicas. In: 43 Congresso Anual da ABM, 1988, Belo Horizonte. Conformação Mecânica. São Paulo: Associação Brasileira de Metalurgia, 1988. v. 02. p. 33-40.

  • GROSSI, B. O. ; MALACHIAS R. C. ; GIOVANNINI, J. F. G. ; SILVA, N. R. F. A. ; SOUZA, M. E. ; ABREU, M. H. N. G. ; PALHARES, L. B. V. ; CASTRO, Ubirajara Domingos de ; OLIVA, Rodrigo Duarte Ribeiro e . Análise Comparativa da Microdureza Superficial e Profunda entre Resina Composta a Base de Bis-gma e uma Resina Composta a Base de Silorano. Arquivos em Odontologia (UFMG) , 2014.

  • CASTRO, Ubirajara Domingos de . Ensaios de dureza e de tração. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, Ubirajara Domingos de . Avaliação da Temperabilidade de Aços. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTRO, Ubirajara Domingos de . Métodos de Ensaio de Dureza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, Ubirajara Domingos de . Tratamentos Térmicos de Aços Comuns. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CASTRO, Ubirajara Domingos de ; Gleizer Marinho Silva ; HISSA, A. M. ; Silva, Lucas Moura ; LOPES, A. S. . Influência da Recristalização Dinâmica nas Propriedades Mecânicas de Barras Laminadas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTRO, Ubirajara Domingos de . Métodos de Ensaio de Dureza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CASTRO, Ubirajara Domingos de . Microestruturas de Aços Comuns Tratados Termicamente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, Ubirajara Domingos de . Metalografia e Ensaios Mecânicos 2000 (Manual de laboratório).

  • CASTRO, Ubirajara Domingos de . Irregularidades de Fluxo na Trefilação de Barras. Belo Horizonte: Escola de Engenharia da UFMG, 1997 (Tese de Mestrado).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CASTRO, Ubirajara Domingos de . Manual das Aulas Práticas de Materiais de Construção Mecânica. 2013.

CASTRO, Ubirajara Domingos de . Metalografia, Ensaios Mecânicos e Tratamentos Térmicos. 2013.

CASTRO, Ubirajara Domingos de . Avaliação de propriedades mecânicas de juntas soldads de ligas metalocerâmicas empregadas na infra-estrutura de restaurações odontológicas. 1998.

CASTRO, Ubirajara Domingos de . Estudo de irregularidades de fluxo na trefilação em passes múltiplos de barras de cobre. 1995.

CASTRO, Ubirajara Domingos de ; MACEDO, André Leão de . Avaliação do encruamento devido a irregularidades de fluxo durante o processamento por trefilação. 1994.

CASTRO, Ubirajara Domingos de . Funcionários da Fiat na pós-graduação. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASTRO, Ubirajara Domingos de . Stiquito, o insectóide. 2018. (Maquete).

CASTRO, Ubirajara Domingos de . Maquete de um alto forno. 2018. (Maquete).

CASTRO, Ubirajara Domingos de ; DAVID, F. H. S. ; PAES, M. C. ; SILVA, L. M. ; SILVA, L. N. . Efeito da Taxa de Resfriamento na Constituição da Perlita e nas Propriedades Mecânicas de Aços Comuns. 2013. (Relatório de pesquisa).

CASTRO, Ubirajara Domingos de . Influência do resfriamento na Morfologia da Perlita em Aços Comuns _ Parte 1. 2013. (Banner para apresentação em Mostra Tecnológica).

CASTRO, Ubirajara Domingos de . Evolução da Microestrutura de Aços Comuns no Recozimento. 2013. (Quadro para ãpresentação).

CASTRO, Ubirajara Domingos de . Influência da Recristalização Dinâmica nas Propriedades Mecânicas de Barras Laminadas. 2012. (Relatório de pesquisa).

CASTRO, Ubirajara Domingos de ; MAGALHAES, L. S. ; GONCALVES, H. A. A. ; PINTO, W. C. F. ; RIBEIRO, W. F. R. . A Utilização de Liga de Efeito Memória como Músculos de Propulsão de um Pequeno Insectóide. 2012. (Banner para apresentação em Mostra Tecnológica).

CASTRO, Ubirajara Domingos de . Minerais: A riqueza que emana das pedras. 2012. (Banner para apresentação em Feira e Mostra Tecnológica).

CASTRO, Ubirajara Domingos de ; CASTRO, Gustavo Morais ; HISSA, A. M. ; Lopes, Alexandre Souza ; SILVA, L. M. . Influence of Dynamic Recrystalization on the Mechanical Properties of Rolled Bars. 2010. (Banner para apresentação em congresso).

CASTRO, Ubirajara Domingos de . Metalografia, Ensaios Mecânicos e Tratamentos Térmicos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de Orientação das Aulas Práticas).

CASTRO, Ubirajara Domingos de . Micrografias de Aços Comuns Tratados Termicamente - Parte 1. 2009. (Quadro para exposição).

CASTRO, Ubirajara Domingos de . Metalografias de Aços Comuns Tratados Termicamente - Parte 2. 2009. (Quadro para apresentação).

CASTRO, Ubirajara Domingos de ; NOGUCHI, L. D. . Curso de Especialização em Gestão de Processos Industriais de Fabricação. 2008. .

CASTRO, Ubirajara Domingos de ; NOGUCHI, L. D. . Pós-graduação em Gestão de Processos Industriais de Fabricação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CASTRO, Ubirajara Domingos de ; NOGUCHI, L. D. . Pós-graduação em Gestão de Processos Industriais de Fabricação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CASTRO, Ubirajara Domingos de ; NOGUCHI, L. D. . Pós-graduação em Gestão de Processos Industriais de Fabricação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CASTRO, Ubirajara Domingos de ; CAMPOS, Haroldo Béria . Avaliação de Irregularidades de Fluxo Durante o Processo de Trefilação. 1995. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    EFEITO DA TAXA DE RESFRIAMENTO NA MATRIZ PROEUTETÓIDE DE UM AÇO HIPOEUTETÓIDE DE MÉDIO TEOR DE CARBONO, Descrição: Aços são ligas de ferro com até 2,11% de carbono, que devido à versatilidade de suas propriedades, possuem ampla utilização na indústria. Quanto à presença ou não de outros elementos além do ferro e carbono, estas ligas são classificadas em aços comuns e aços especiais. No que tange ao teor de carbono, os aços comuns são classificados em hipoeutetóides (%C < 0,8); eutetóides (%C = 0,8%) e aços hipereutetóides (0,8 < %C = 2,11). Geralmente, quando adquiridos no mercado, estes aços apresentam microestrutura composta de uma matriz de um constituinte proeutetóide (ferrita ou cementita conforme o teor de carbono) e uma mistura de lamelas alternadas de ferrita e cementita denominada perlita. A grande variedade de propriedades destas ligas é devida a simples alterações de composição ou através de tratamentos térmicos ou mecânicos. Sendo assim, em função do teor de carbono, estas ligas apresentam uma microestrutura capaz de determinar as suas propriedades e consequentemente as suas aplicações. Dentre os aços comuns, os hipoeutetóides são mais utilizados devido a sua boa usinabilidade, razoável temperabilidade e excelente soldabilidade. Em geral, nestes aços, há a predominância de perlita disposta em uma matriz de ferrita proeutetóide. Sabe-se que o aumento da taxa de resfriamento altera a posição das linhas no diagrama Fe-Fe3C e, consequentemente, também o ponto eutetóide destes aços para valores mais baixos de percentagem de carbono (%C = 0,8) e de temperatura (T = 727°C). Cálculos baseados na regra da alavanca para aços hipoeutetóides com teores de carbono acima do novo ponto eutetóide, resfriados no forno (taxas de 0,03°C/s) e resfriados ao ar (taxas muito maiores do que 0,03°C/s) demonstram que para o fechamento dos balanços de massa deste aços à temperatura ambiente, as fases pró eutetóidse obtidas indicariam a possibilidade de ocorrência de cementita pró eutetóide, o que normalmente só ocorre para aços hipereutetóides.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ubirajara Domingos de Castro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3

  • 2013 - Atual

    Avaliação da Energia de Ativação da Reação de Recristalização do Cobre Comercialmente Puro Pré Deformado por Compressão, Descrição: Nos processos industriais de conformação mecânica, a laminação se destaca pela sua imprtância na obtenção de produtos planos e não planos. Durante o processo de laminação ocorre simultaneamente um aumento da dureza, o que caracteriza um fenômeno denominado encruamento. Para uma posterior deformação, após um passe de laminação, torna-se necessário a recristalização de parte da estrutura do cobre. Isto normalmente se dá para 50% de fração recristalizada. A quantidade de enrgia necessária à recristalização depende da quantidade de deformação imposta no material. Neste trabalho pretende-se uma comparação da quantidade de energia necessária à recristalização do cobre pré deformado por compressão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ubirajara Domingos de Castro - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Análise Comparativa da Microdureza Superficial e Profunda entre Resinas Compostas a Base de Bis-gma e uma Resina Composta a Base de Silorano, Descrição: O conhecimento das propriedades mecânicas de um material odontológico é de fundamental importância para que possamos indicar e utilizar o mesmo na prática clínica diária. O presente estudo pretende analisar, in vitro, a microdureza Vickers superficial e profunda entre resinas compostas à base de bis-gma e à base de silorano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ubirajara Domingos de Castro - Coordenador / Maria Elisa de Souza - Integrante / Luciana Boa Ventura Palhares - Integrante / Rodrigo ichard da Silveira - Integrante / Bernardo Otero Grossi - Integrante / José Flávio Batista Gabrich Giovannini - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Efeito da Taxa de Resfriamento na Constituição da Perlita e nas Propriedades Mecânicas de Aços Comuns Tratados Termicamente, Descrição: Aços, em geral, são constituídos pela perlita dispersa em uma matriz de ferrita denominada ferrita pró eutetóide. A mosfologia desta perlita está intimamente associada ao espaçamento inetrlamelar (espaçamento entre as lamelas de ferrita e de cementita). Este espaçamento é, por sua vez altamente influenciado pela taxa de resfriamento desde o campo austenítico e as propriedades mecânicas são afortemente influenciadas por estes parâmetros. Neste trabalho, evidenciou-se estas correlações, uma vez que a literatura técnica existente não o faz de forma detalhada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ubirajara Domingos de Castro - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    EFEITO DA TAXA DE RESFRIAMENTO NA CONSTITUIÇÃO DA PERLITA E NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE AÇOS COMUNS TRATADOS TERMICAMENTE, Descrição: Aços são ligas que apresentam grande aplicação na indústria da construção mecânica. São constituídos de ferro (Fe) e baixos teores de carbono (C) (no máximo 2,11% em peso), podendo possuir outros elementos. Possuem a denominação SAE 10XX (Society Automotive Engineers), tendo igual denominação na AISI (American Iron and Steel Institute) e na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sendo os dois últimos algarismos referentes ao teor de carbono medido em centésimos de per cento Todo aço apresenta, a temperatura ambiente, uma microestrutura constituída de ferrita (Fe) e cementita (Fe3C). A quantidade relativa de cementita presente está intimamente associada ao teor de carbono do aço, uma vez que todo excesso deste elemento, em relação à sua solubilidade na ferrita, dará origem a este composto inter metálico. Em geral, os aços hipoeutetóides (que apresentam teor de carbono abaixo de 0,8% em peso) são constituídos pela perlita dispersa em uma matriz de ferrita, denominada ferrita pró eutetóide. A morfologia desta perlita está intimamente associada ao espaçamento interlamelar. Este, por sua vez, é altamente influenciado pela taxa de resfriamento a partir do campo austenítico e, de outra forma, as propriedades mecânicas são altamente influenciadas por estes parâmetros. Neste trabalho pretende-se evidenciar estas correlações, uma vez que a literatura técnica já existente não o faz de forma detalhada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ubirajara Domingos de Castro - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário Newton Paiva - Auxílio financeiro.

  • 1998 - 1999

    Avaliação das propriedades mecânicas de juntas soldadas de ligas metalocerâmicas empregadas na infra-estrutura de restaurações odontológicas, Descrição: Objetivo: Avaliar as propriedades mecânicas de juntas soldadas em peças de restaurações odontológicas. Justificativa: Nas restaurações odontológicas, muitas vezes, os moldes não correspondem extamente às dimensões da boca do paciente, devido a dilatação e a contração resultantes da fusão e solidificação da liga. desta forma, a peça fundida muitas vezes é seccionada e depois soldada para ajuste à boca do paciente. Entretanto, os profissionais protéticos têm muita dificuldade em lidar com os processos usuais de soldagem, tornando a solda uma região de extrema fragilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ubirajara Domingos de Castro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1996 - 1998

    Avaliação do encruamento devido a irregularidades de fluxo durante o processamento por trefilação, Descrição: No processamento por trefilação podem ocorrer uma série de fenômenos que dependem essencialmente dos parâmetros empregados no processo (semi-ângulo de trefilação e redução de área). Em trabalhos anteriores foi constatado, além do fluxo normal, a ocorrência de irregularidades de fluxo na trefilação de barras de cobre do tipo convergência e/ou bojamento. Neste trabalho verificou-se a ocorrência dos mesmos fenômenos observados para o cobre, em barras de aço inoxidável SAE 304. Objetivo: Avaliar o encruamento no processamento por trefilação de barras de aço inox 304.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ubirajara Domingos de Castro - Coordenador.

  • 1995 - 1996

    Estudo de Irregularidades de fluxo metálico na trefilação em passes múltiplos de barras de cobre, Descrição: No processamento por trefilação podem ocorrer uma série de fenômenos que dependem essencialmente dos parâmetros empregados no processo (semi-ângulo de trefilação e redução de área). Em trabalhos anteriores foi constatado, além do fluxo normal, a ocorrência de irregularidades de fluxo na trefilação de barras de cobre do tipo convergência e/ou bojamento. Neste trabalho verificou-se um encruamento antes do contato metal-fieira nas condições de ocorrência do fluxo convergente (convergência). O mesmo fenômeno não foi observado na ocorrência do fluxo divergente (bojamento). Objetivo: Avaliar o encruamento no processamento por trefilação de barras de cobre. Justificativa: O projeto justifica-se na importância do processo de trefilação para a obtenção de barras e arames de excelente acabamento superficial e estreitas faixas de tolerância dimensional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ubirajara Domingos de Castro - Coordenador.

  • 1986 - 1989

    Aço QRO-80 modificado ao nióbio, Descrição: Avaliação das propriedades mecânicas do aço QRO-80 modificado ao nióbio. Objetivo: Verificar a influência da substituição parcial de vanádio por nióbio na composição do aço QRO-80. Justificativa: O projeto foi financiado pela Companhia de Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e pretendia substituir o vanádio por nióbio em ligas similares ao aço QRO-80. Este projeto tinha relevância, uma vez que o Brasil apresenta grandes reservas de nióbio na região de Minas Gerais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ubirajara Domingos de Castro - Coordenador., Financiador(es): Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1986 - 1989

    Simulação de laminação de aços microligados através do ensaio de torção a quente, Descrição: Com o desenvolvimento da laminação controlada, chaps de um aço podem ser obtidas, respeitando-se as especificações dimensionais e de propriedades meânicas fornecidas pelo cliente. Para novos aços, a definição dos parâmetros de laminação (temperatura de recristalização e redução no passe), além do número de passes acima e abaixo desta temperatura saõ de extrema importância para a obtenção das dimensões e propriedades requerídas. A determinação desses parâmetros através de laminação na planta é laboriosa e de alto custo, devido a grande quantidade de material requerido. A utilização do ensaio de torção como planta piloto para avaliçaão tem sido muito usada, uma vez que pequenas quantidades de material são requeridas, além da possibilidade de um melhor monitoramento desses parâmetros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ubirajara Domingos de Castro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - Remuneração.

  • 1984 - 1984

    Propriedades mecânicas sob tração de barras de cobre trefiladas, Descrição: Objetivo: Avaliar propriedades mecânicas de barras pré-deformadas por trefilação. Justificativa: A deformação na trefilação não é homogênea. Na seção transversal da barra trefilada, observa-se uma heterogeneidade de deformação, sendo maior na superfície do que no centro. Isto influência sobre maneira nos parâmetros de medida da ductilidade do material (A(%) e Z(%)). Além disso, o perfil da estricção formada é também altamente influenciado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ubirajara Domingos de Castro - Integrante / Paulo Roberto Cetlin - Coordenador / Fábio Duarte Santos - Integrante / Helênio Resende Silva Júnior - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Instituto Politécnico da PUC Minas, Departamento de Engenharia Mecânica - IPUC/PUC Minas. , Av. Dom José Gaspar, 500, Coração Eucarístico, 30535-610 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 33194261, Ramal: 4261, Fax: (31) 33194262, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Promoção horizontal para Assistente IV

2014 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 2

Outras informações:
Designação do Reitor da PUC Minas

1990 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor do curso de engenharia Mecânica com ênfase em Mecatrônica

2014 - 2018

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado do Curso, Carga horária: 6

2011 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado do Curso, Carga horária: 6

Outras informações:
Designçaõ do Reitor da PUC Minas

Atividades

  • 12/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia, Curso de Engenharia Mecânica.,Cargo ou função, Membro de comissão.

  • 02/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Materiais, Inspeção e Ensaios

  • 07/1994

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão do Vestibular Puc Minas, Campus Bh.,Cargo ou função, Supervisor.

  • 02/1990

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Engenharia, Curso de Engenharia Mecânica.,Linhas de pesquisa

  • 02/1990

    Ensino, Engenharia Mecânica Com Ênfase Em Mecatrônica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais de Construção Mecânica I, Materiais de Construção Mecânica II, laboratório de Materiais de Construção Mecânica

  • 02/1990 - 02/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Politécnico da PUC Minas, Instituto Politécnico da PUC Minas.,Atividade realizada, Coordenação do laboratório de Materiais de Construção Mecânica.

  • 08/1996 - 12/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão do Curso de Engenharia Mecânica Ênfase Em Mecatrônica, Departamento de Engenharia Mecânica Ênfase Em Mecatrônica.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

2011 - 2018

Centro Universitário Newton Paiva

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 20

1978 - 1978

Fiat Allis Tratores E Máquinas Rodoviárias

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Quimico Industrial, Carga horária: 40

1977 - 1977

Fiat Allis Tratores E Máquinas Rodoviárias

Vínculo: Contrato de temporário de trab, Enquadramento Funcional: Estagiário bolsista, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio supervisionado do curso Técnico de Química Industrial

Atividades

  • 03/1978 - 04/1978

    Serviços técnicos especializados , Laboratório de Controle de Qualidade, Controle de Qualidade.,Serviço realizado, Análises quimicas de aços especiais por via úmida.

  • 05/1977 - 10/1977

    Estágios , Laboratório de Controle de Qualidade, Controle de Qualidade.,Estágio realizado, Análises quimicas por via úmida de aços;.

1986 - 1989

Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador de nível superior, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisas na área de metalurgia e novos materiais

Atividades

  • 05/1986 - 06/1989

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa, Departamento de Metalurgia.,Linhas de pesquisa

  • 05/1986 - 06/1989

    Serviços técnicos especializados , Pesquisa, Departamento de Metalurgia.,Serviço realizado, Atendimento às indústrias quanto à realização de ensaios mecânicos.

  • 05/1986 - 06/1989

    Treinamentos ministrados , Pesquisa, Departamento de Metalurgia.,Treinamentos ministrados, Curso de metalurgia física ministrados aos técnicos do setor

1984 - 1984

Fundação Christiano Ottoni

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário bolsista, Carga horária: 16

Outras informações:
Estagiário do laboratório de Conformação Mecânica da Escola de Engenharia da UFMG

Atividades

  • 03/1984 - 05/1984

    Estágios , Escola de Engenharia da Ufmg, Departamento de Engenharia Metalúrgica.,Estágio realizado, Atividades no laboratório de Conformação Mecânica.

1997 - 1997

Fundacao das Industrias do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de nível médio, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do Curso Técnico de Soldagem

Atividades

  • 02/1997 - 12/1997

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Metalurgia da Soldagem

  • 02/1997 - 12/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Senai, Centro de Formação Profissional Alvimar Carneiro.,Cargo ou função, Conselheiro.

1986 - 1996

Fundação de Ensino de Contagem

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de nível médio, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor do curso técnico industrial de mecânica das disciplinas: Tecnologia dos materiais; Resistência de Materiais; Laboratório de materiais; Introdução à Ciência da computação

Atividades

  • 03/1986 - 02/1996

    Direção e administração, Secretaria de Educação, Colégio Técnico de Contagem.,Cargo ou função, Coordenador do curso Técnico Industrial de Mecânica.

  • 03/1986 - 02/1996

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Materiais, Laboratório de Materiais, Resistência de Materiais, Introdução a Ciência da Computação

1997 - 1997

Grafos Engenharia Informática e Meio Ambiente

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Equipe técnica, Carga horária: 4

Outras informações:
Execução de laudo de inspeção em corpo de parafusos de válvulas do gasoduto da GASVIT - Vitória - Espírito Santo

Atividades

  • 06/1997 - 07/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia, Controle de Qualidade.,Cargo ou função, Consultor técnico.

1985 - 1985

Petróleo Brasileiro S A e Essal

Vínculo: Aluno de Curso de Pós-Graduaçã, Enquadramento Funcional: Aluno do curso de pós-graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Curso preparatório de enegenheiros de produção de petróleo

Atividades

  • 03/1985 - 05/1985

    Extensão universitária , Essal, Salvador Bahia.,Atividade de extensão realizada, Curso de pós-graduação em engenharia de petróleo.

1982 - 1983

Sociedade Agostiniana de Assistência e Educação Colégio Santa Rita de Cássi

Vínculo: Professor de matemática, Enquadramento Funcional: Professor de Segundo Grau, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor de matemática da primeira série do segundo grau

Atividades

  • 04/1982 - 02/1983

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática