Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa

Formada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1973), tem mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1989) e realizou intercâmbio pós-doutorado na Duke University (1999) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia e membro de corpo editorial da revista Psicologia USP. É revisora de periódicos tais como: Psicologia Reflexão e Crítica; Journal of Early Childhood Education Research; Estudos de Psicologia; Interação em Psicologia; Temas em Psicologia; Teoria e Pesquisa. Participou como membro externo do Comitê de Iniciação Científica da Universidade Católica de Pernambuco. Foi membro da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE. Parecerista ad hoc de projetos fomentados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE); e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Coordena o Laboratório de Interação Social Humana (LabInt) do Departamento de Psicologia da UFPE. Suas pesquisas estão voltadas para a ontogênese humana, partindo de observações videogravadas com procedimentos específicos de análise de processos desenvolvimentais. Tem artigos e capítulos de livros publicados, tanto na área de Psicologia como na área de Educação Infantil.

Informações coletadas do Lattes em 13/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)

1984 - 1989

Universidade de São Paulo
Título: Interação criança-criança: um lugar de construção do sujeito
Ana Maria Almeida Carvalho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil; Interação social; Sistema de auto-organização; Processo de significação; Ontogênese da criança; Processo socioafetivo cognitivo.

Mestrado em Psicologia Cognitiva

1976 - 1981

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Compreensão da escrita: um progresso da memória ou uma construção simbólica?, Ano de Obtenção: 1981
Orientador: David William Carraher
Palavras-chave: Aprendizagem da escrita; Desenvolvimento Infantil; Processo de representação.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Psicologia Teoria e Pesquisa

1973 - 1973

Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Formação Em Psicologia

1969 - 1973

Universidade Católica de Pernambuco

Graduação em Licenciatura Em Psicologia

1969 - 1973

Universidade Católica de Pernambuco

Graduação em Bacharelado Em Psicologia

1969 - 1972

Universidade Católica de Pernambuco

Pós-doutorado

2014 - 2015

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

1998 - 1999

Pós-Doutorado. , Duke University, DUKE, Estados Unidos. , Grande área: Ciências Humanas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Interação Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil/Especialidade: Pré-escolar.

Organização de eventos

SANTOS, M. F. S. ; CRUZ, F. M. L. ; PEDROSA, M. I. ; ALMEIDA, A. M. O. ; TRINDADE, Z. A. . VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Repreesentações Sociais. 2013. (Congresso).

PEDROSA, M. I. . XIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco (XIII CONIC). 2005. (Congresso).

PEDROSA, M. I. . XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco (XII CONIC). 2004. (Congresso).

PEDROSA, M. I. . XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco (XI CONIC). 2003. (Congresso).

Participação em eventos

XL Encontro Anual de Etologia.Simpósio ?Etologia Humana?. 2023. (Encontro).

XIX Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Interação de crianças e diferenças de gênero. 2022. (Simpósio).

Primeiro Encontro do Ciclo de Debates e Estudos do GPIEDUC.A interação social e o isolamento físico de crianças exigido pela pandemia da COVID 19. 2021. (Encontro).

XVIII Simpósio de Intercâmbio Científico da ANPEPP.Resistência e enfrentamento entre parceiros para construção e persistência de brincadeiras coletivas. 2020. (Simpósio).

XVII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Protagonismos das crianças em contexto de creche ou pré-escola: construção do reconhecimento individual e identidade social. 2018. (Simpósio).

XI Congresso Brasileiro de Psicoogia do Desenvolvimento. A ética na pesquisa com crianças. 2017. (Congresso).

X Jornada Internacional sobre Representações Sociais. O que as crianças sabem sobre velhice? Considerações sobre a elaboração de um recurso metodológico. 2017. (Congresso).

1 Seminário Regional na Mata Sul de Pernambuco.Educação infantil: afetividade, ludicidade e práticas educativas. 2014. (Seminário).

6 Seminário Nacional Escola? Presente..Educação infantil: afetividade, ludicidade e práticas educativas. 2014. (Seminário).

II Simpósio de Desenvolvimento Infantil da UFSCar.Explorando procedimentos de pesquisa com crianças numa perspectiva sociointeracional. 2014. (Simpósio).

Seminário de Pesquisa: PPG - Educação, UERJ.Brincadeiras na creche: aprendendo e se divertindo com os parceiros de idade. 2014. (Seminário).

XIX Encontro Científico do Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil.Debatedora da sessão de apresentação oral: Estudos empíricos sobre interação em contextos de educação infantil. 2014. (Encontro).

XIX Encontro Científico do Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil.Problematizando o conceito de interação social em teorias do desenvolvimento da criança. 2014. (Encontro).

XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.GT10 ? Contextos sociais de desenvolvimento: aspectos evolutivos e culturais. 2014. (Seminário).

8 Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Brincar e conversar: implicações e desdobramentos metodológicos na pesquisa com crianças. 2013. (Congresso).

8 Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Educar e cuidar crianças pequenas em instituições educacionais. 2013. (Congresso).

8 Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Proponente da Mesa Redonda: Afetividade no contexto educacional: desafios em práticas e projetos educacionais. 2013. (Congresso).

VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Repreesentações Sociais.Debatedora de Sessão Interativa de Pôster. 2013. (Encontro).

VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Conflitos e resolução em brincadeiras de crianças com 3-4 anos. 2011. (Congresso).

XIV Encontro Científico do Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil - Integrante de Mesa Redonda.Repensando o desenvolvimento humano. Tema do Encontro: Desenvolvimento: o que é, como ocorre e Universidade como comunidade de ensino/aprendizagem e desenvolvimento.. 2010. (Encontro).

Mesa Redonda: o brincar como dispositivo de subjetivação: diferentes enfoques.Intersubjetivação no brincar. 2008. (Seminário).

XIII Encontro Científico do Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil - Debatedora de trabalhos.Tema do Encontro: Políticas públicas e práticas sociais de acolhimento à criança: o quanto nossas pesquisas podem ajudar a repensá-las.. 2008. (Encontro).

XII Encontro Científico do Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil - Avaliadora do Evento.Tema do evento: Desenvolvimento Humano. 2007. (Encontro).

XII Encontro Científico do Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil - Conferencista.A ontogênese da criança: uma reflexão sobre caminhos possíveis. Tema do Encontro: Desenvolvimento Humano. 2007. (Encontro).

VI Seminário de Produção de Conhecimentos.Desenvolvimento psicossocial e processos de aprendizagem (Coordenadora e debatedora de trabalhos finais de estágios de cursos de graduação). 2006. (Seminário).

XI Encontro Científico do Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil - Debatedora de trabalhos científicos.Debatedora de trabalhos científicos. 2006. (Encontro).

XI Encontro Científico do Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil - Simposiasta.Análise da emergência e construção de significações (compartilhadas) através do recurso do vídeo. Simpósio ?Análise da emergência e construção de significações, através do recurso do vídeo?.. 2006. (Encontro).

X Encontro Científico do Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil. Debatedora de trabalhos científicos.Tema do Encontro: Dialogia, Significação e Subjetividade: questões metodológicas a partir da RedSig - Debatedora de apresentação de trabalhos.. 2005. (Encontro).

I Jornada Pedagógica de Educação Infantil.O desenvolvimento da criança na Educação Infantil - Conferência de Abertura da Jornada. 2002. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Larissa Aniely Leonilo Almeida

PEDROSA, M. I.; LUCENA, J. M. F.; ALESSIO, R. L. S.. Relatos de crianças de seis anos ao retornarem à escola após o período de distanciamento físico vivenciado na pandemia da COVID-19. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Grasiele Almeida Borba

PEDROSA, M. I.; PAIVA, S. O. C. E.; MORAIS, E. R. C.. O cuidado sob a ótica dos coordenadores das Instituições de Longa Permanência para pessoas idosas em Pernambuco durante a pandemia da COVID-19. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ligia Ribeiro Ferreira

ALESSIO, R. L. S.; SILVA, A. P. S.;PEDROSA, M. I.. Entre a pessoa e a persona: a ontogênese da Drag Queen. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Elaine Claudia do Nascimento Silva

VILLACHAN-LYRA, P.; LEITE, I. D. C.;PEDROSA, M. I.. "Era uma vez um astronauta": processos imaginativos de uma criança com câncer sobre seu processo de adoecimento no contexto da pandemia da COVID 19. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Alina Mira Maria Cariolano

SANTOS, M. F. S.; ACIOLI NETO, M. L.;PEDROSA, M. I.. "O que pensam os militantes sobre direitos humanos"? Um estudo em Recife a partir da Teoria das Representações Sociais. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Jéssica Caroline Silva Tenório

SANTOS, M. F. S.; MENANDRO, M. C. S.;PEDROSA, M. I.. Eu não sou mais o mesmo: Das representações sociais aos processos identitários do sujeito diagnosticado com Doença de Parkinson. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Adriele de Sousa Matos

PEDROSA, M. I.; ROCHA, S. A. F. F.; COELHO, J. A.. Desenvolvimento da autoconsciência em crianças obesas e não obesas: relações com autoconceito fenomenal e bem-estar subjetivo. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Carolina Marques dos Santos

VILLACHAN-LYRA, P.;PEDROSA, M. I.; PERES, F. M. A. E.. A relação entre a criança-educadora e a a qualidade dos cuidados no acolhimento institucional: diálogos com a abordagem Pikler. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Laís Claudino Moreira Ribeiro

ALESSIO, R. L. S.;PEDROSA, M. I.; ANDRADE, D. A.. Ser adolescente com diabetes Mellitus tipo 1: experiências e transições. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Eduarda Araújo Gonçalves

PEDROSA, M. I.; GIANORDOLI-NASCIMENTO, I. F.; ALESSIO, R. L. S.. Processos de significação de idosos sobre sua transição do lar para instituições de Longa Permanência (ILPI). 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Manuela Correia Barbosa de Sá

PEDROSA, M. I.; CORDEIRO, E. P. B.; LACERDA, A. M.. Estudantes em situações de conflito interpessoal no ambiente escolar: como reagem os pré-adolescentes. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Isabela Bezerra Ribeiro

SANTOS, M. F. S.PEDROSA, M. I.; SOUSA, Y. S. O.. Alice através do espelho: Representações sociais e corpo entre adolescentes. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Vivianne Calado Leal Marques

Maria Isabel PedrosaLIRA, P. P. B.; ALESSIO, R. L. S.. Cooperação entre crianças e construção de parcerias privilegiadas em um grupo de brinquedo. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Paula Gabrielly Rasia Lira

PEDROSA, M. I.; RESENDE, B. D.; ALESSIO, R. L. S.. A empatia na brincadeira de crianças de 2 e 3 anos. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Pedro Pinheiro Borges Neto

PEDROSA, M. I.; COSTA, M. F. V.; ALESSIO, R. L. S.. Família e homoparentalidade: o que pensam as crianças?. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marisa von Dentz

AMORIM, K. S.PEDROSA, M. I.ROSSETTI FERREIRA, M. C. R.. Expressões emocionais de sorriso e choro na relaão do bebê com seus pares, na creche. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto.

Aluno: Elaine Suane Florêncio dos Santos

SIMÕES, P. M. U.;PEDROSA, M. I.; SALLES, C. G. N. L.; VILLACHAN-LYRA, P.. O brincar nos espaços-tempos das crianças na educação infantil no/do campo: um encontro com as culturas infantis no território campesino. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Patricia Guimarães Interaminense

Maria Isabel Pedrosa; BRITO, C. M. S.; FERNANDEZ, E. M. C.. Sentidos de família na percepção de crianças em conflito familiar judicializado. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ericka Marcelle Barbosa de Oliveira

HADDAD, L.;PEDROSA, M. I.; LIMA, W. M.. Ser menino e ser menina: construção das identidades de gênero em contexto de Educação Infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Melina de Carvalho Pereira

PEDROSA, M. I.; MULLER, F.;SANTOS, M. F. S.. Entre pais e filhos: um estudo intergeracional sobre valores. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Danyelle Almeida de Andrade

SANTOS, M. F. S.; EULALIO, M. C.;PEDROSA, M. I.. Representações sociais de velhice por diferentes grupos etários: analisando estruturas e processos. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Shiniata Alvaia de Menezes

BICHARA, I. D.;PEDROSA, M. I.; DAZZANI, M. V. M.. Interação criança/contexto escolar: a construção de lugares de crianças através das brincadeiras espontâneas. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Sayonara da Silva Soares

PEDROSA, M. I.; BICHARA, I. D.;SANTOS, M. F. S.. A rede de cuidadores de crianças em uma comunidade de baixa renda. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marciana da Silva Souza

BRITO, C. M. S.;PEDROSA, M. I.; QUEIROZ, E. F.. Saber sobre sua origem: reações e mudanças ocorridas na vida do filho. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Isabel Pedrosa de Souza

PEDROSA, M. I.; BICHARA, I. D.;SANTOS, M. F. S.. E viveram felizes para sempre? Um estudo sobre processos de significação em crianças na contação de histórias. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Paulo Andre Sousa Teixeira

PEDROSA, M. I.; VILLACHAN-LYRA, P.; OLIVEIRA FILHO, P.. Da constatação à construção: sentidos de família nos laudos psicológicos das Ações de Guardas de crianças e adolescentes. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ludmilla Dell'Isola Pelegrini de Melo Ferreira

AMORIM, K. S.PEDROSA, M. I.ROSSETTI FERREIRA, M. C. R.. Expressões emocionais de desprazer no primeiro ano de vida: manifestações e processos de transformação. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto.

Aluno: Marcella Gymena Pedroza Burgos

OLIVEIRA FILHO, P.; GUSMAO, E. H. A.;PEDROSA, M. I.. Produções discursivas sobre a pena de prestação de serviços à comunidade: um estudo com psicólogos jurídicos. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Patrícia Monteiro Ribeiro

CRUZ, F. M. L.; MACHADO, L. B.;PEDROSA, M. I.. O abuso sexual infantil intrafamiliar e os sentidos compartilhados pelos professores em Recife. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Pedro Paulo Bezerra de Lira

PEDROSA, M. I.ROSSETTI FERREIRA, M. C. R.SANTOS, M. F. S.. Processos de significação sobre família em crianças acolhidas institucionalmente. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Creuza Frinéia Rolim de Castro

PEDROSA, M. I.; ROSAS, A. S.;SANTOS, M. F. S.. Examinando processos de significação do movimento dançante na interação de crianças. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Érika Christina Feitosa Cabral

PEDROSA, M. I.; VILLACHAN-LYRA, P.; CAVALCANTE, T. C. F.. Do ato motor à comunicação de crianças com paralisia cerebral. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Júlio Cesar Macario de Medeiros

PEDROSA, M. I.; SOUSA, W. P. A.;SANTOS, M. F. S.. Singularidade da compreensão social e da comunicação de crianças surdas. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Amanda Marques Duque

PEDROSA, M. I.; QUEIROZ, E. F.; OLIVEIRA FILHO, P.. No faz de conta e na realidade: as narrativas de crianças sobre adoção. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Viviane Ferreira do Amaral

SIMAS, M. L. B.; GAWRYZEWSKI, L. G.;PEDROSA, M. I.. O uso de quadros de Salvador Dali como ferramenta para avaliar alterações na percepção de forma e tamanho em portadores de esquizofrenia.. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Luciana Aparecida Rodrigues

AMORIM, K. S.PEDROSA, M. I.ROSSETTI FERREIRA, M. C. R.. O processo de (trans)formação da comunicação ao longo dos cinco primeiros meses de vida: um estudo de caso. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rachel Menezes Freitas

PEDROSA, M. I.; LAUTERT, S.; ARAÚJO, C. M.. Concepções infantis sobre inclusão de crianças com deficiência: um estudo a partir do brincar. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Juliana Maria Ferreira de Lucena

PEDROSA, M. I.AMORIM, K. S.SANTOS, M. F. S.. Processos de apropriação, transformação, construção e compartilhamento de cultura entre crianças de dois anos no ambiente da creche. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: José Orlando Carneiro Campello Rabelo

SANTOS, M. F. S.; AMAZONAS, M. C. L. A.;PEDROSA, M. I.. Juventudes e políticas em debate: representando a violência. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Rubens André Carloto de Souza

COLACO, V. F. R.;PEDROSA, M. I.; COSTA, M. F. V.. Um estudo sobre o processo de singularização de crianças através do jogo protagonizado. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Patrícia Irene dos Santos

MACHADO, L. B.; ALMEIDA, L. A. A.; SANTIAGO, M. E.;PEDROSA, M. I.. Profissão docente: um estudo das representações sociais do ser professor. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Carla Silva Fiaes

BICHARA, I. D.;PEDROSA, M. I.; LORDELO, E. R.. Espontaneidade, parcerias e influências do contexto em brincadeiras livres de crianças autistas. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Renata da Costa Maynart

HADDAD, L.;PEDROSA, M. I.; COSTA, C. J. S. A.. A brincadeira e o processo de constituição do eu-psíquico da criança: implicações para a educação infantil. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Thais de Albuquerque da Costa Lins Menelau

PEDROSA, M. I.ROSSETTI FERREIRA, M. C. R.SANTOS, M. F. S.. Construção de vínculos entre crianças numa situação transitória de abrigo. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Delano Roosevelt de Melo Florencio

PEDROSA, M. I.; FERREIRA, W. B.; NASCIMENTO, L. F. R.. Comunicação e intersubjetividade: um olhar sobre processos interacionais em crianças surdas. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Lucia Cavalcanti de Mello e Silva

AMAZONAS, M. C. L. A.; BRITO, C. M. S.;PEDROSA, M. I.. A parentalidade no contexto da guarda compartilhada. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Joana Fontes Patino

FRANCISCHINI, R.;PEDROSA, M. I.; PINHEIRO, A. A. A.. Compreendendo como as crianças significam o direito de brincar. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Karina de Mendonça Vasconcellos

SANTOS, M. F. S.; ALMEIDA, A. M. O.;PEDROSA, M. I.. Convivendo com a alteridade: representações sociais sobre o aluno com deficiência no contexto de educação inclusiva. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Karine Maria Porpino Viana

PEDROSA, M. I.; Ades, C.; MENEZES-SANTOS, J. A.. Observando crianças e refletindo sobre o papel do movimento na comunicação.. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Sandra Carolina Farias de Oliveira

PEDROSA, M. I.; LEAL, M. C. C.;SANTOS, M. F. S.. O olhar do idoso sobre a finitude: um estudo sobre as representações sociais da morte em idosos de uma cidade do sertão pernambucano. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Mariana Aguiar Jabur

SILVA, A. P. S.; OLIVEIRA, Z. M. R.;PEDROSA, M. I.. Retratando uma creche: um encontro de olhares e dizeres revelando sentidos para uma educação infantil de qualidade.. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Angélica Amanda Campos Seixas

BICHARA, I. D.;PEDROSA, M. I.; LORDELO, E. R.. Brincando na Ilha dos Frades. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daisy Fliriza Cavalcanti Amaral

EICKMANN, S. H.; MANCINI, M. C.;PEDROSA, M. I.. Fatores biosociais de proteção ao desenvolvimento cognitivo de crianças em idade escolar. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Luíza Rodrigues da Rocha

SANTOS, M. F. S.PEDROSA, M. I.; CORDEIRO, R. L. M.. A representação social da Doença de Parkinson e sua relação com a qualidade de vida dos associados da ASP-PE. 2006. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Adriana Mara dos Anjos

PEDROSA, M. I.ROSSETTI FERREIRA, M. C. R.. Processos interativos de bebês, no decorrer do primeiro ano de vida, analisados a partir de uma perspectiva dialógica. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Aluno: Maria Regiane Vidal Costa Simonetti Gomes

COSTA, M. F. V.;PEDROSA, M. I.; COLACO, V. F. R.. Gostei mais de correr atrás dos pombos: o itinerário do lúdico na escola de educação infantil. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Adriana Maria dos Santos Maciel

LIMA, M. C.; LIMA, A. C. V. M. S.;PEDROSA, M. I.. Desenvolvimento mental e motor de crianças em creches da rede municipal do Recife.. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Tacyana Karla Gomes Ramos

PEDROSA, M. I.AMORIM, K. S.; Brandão, A. C. P. A.. Investigando o desenvolvimento da linguagem no ambiente pedagógico da creche: o que falam as crianças do Berçário?. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marlene Burégio Freitas

SANTIAGO, M. E.; SILVA, A. M. T.;PEDROSA, M. I.. O brincar em foco: um estudo sobre as representações sociais de professoras que atuam em escolas de educação infantil. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Adrianna Helena Tavares Lobato de Paiva

SANTOS, M. F. S.; ARCOVERDE, A. C. B.;PEDROSA, M. I.. Representações Sociais sobre a violência doméstica contra crianças e adolescentes: comparação entre assistentes sociais do judiciário e de empresa. 2005. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Heise Cristine Aires Leal

PEDROSA, M. I.; CAMINO, C. P. S.; MAIA, L. S. L.. A compreensão das relações sociais no espaço de brincadeira: a Educação Infantil em busca da autonomia da criança. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Orlane Rosálie Nascimento Silva

PEDROSA, M. I.; SMOLKA, A. L. B.; MORAIS, A. G.. Crianças consideradas fracas, por suas professoras, no processo da alfabetização, diante da escrita e da leitura.. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Waldenice Maria de Mendonça Pereira

SIQUEIRA, Maria Luiza; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de;PEDROSA, M. I.. O lugar de meninas e meninos do ensino fundamental da rede municipal do Recife no contexto da sala de aula. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marise Matwijszin

PEDROSA, M. I.; Ribeiro, R; Salsa, C.. A imitação no desenvolvimento infantil e suas implicações para a educação segundo as concepções antroposófica e walloniana. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Walter da Rocha Araújo

SANTOS, M. F. S.PEDROSA, M. I.; ARCOVERDE, A. C. B.. Representações Sociais sobre família e classes sociais. 2002. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Jaqueline Paes de Carvalho

PEDROSA, M. I.; MELO, M. F. V.; CAVALCANTE, P. S.. Brincar, para quê? A brincadeira como espaço de apropriação de conhecimentos em crianças de três anos. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Janína Paz de Melo

MORAIS, A. G.;PEDROSA, M. I.; REGO, L. B.. Alternativas didáticas para o ensino das regras ortográficas de tipo morfológico: um estudo em didática da língua protuguesa. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Flávia Araujo Pinho

PEDROSA, M. I.; OLIVEIRA, Z. M. R.; MORAES, A.. Brincando, a gente se entende. Análise da brincadeira na creche como espaço de desenvolvimento infantil. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Helena Pedrosa de Oliveira Leite

PEDROSA, M. I.; LEITE, H. P. O.. A identidade psicológica da mãe e o aleitamento materno. 2000. Dissertação (Mestrado em Saúde Materno Infantil) - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.

Aluno: Paula Gabrielly Rasia Lira

RESENDE, B. D.; PONTES, F. A. R.;PEDROSA, M. I.; PAULA, F. V.; LUCENA, J. M. F.; CHALINE, R. S. F.. O impacto da brincadeira livre na facilitação de afiliações sociais. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Clarissa Cristina Gonçalves Correia

SANTOS, M. F. S.; WACHELKE, J. F. R.; FELIX, L. B.; ALESSIO, R. L. S.;PEDROSA, M. I.. Obesidade, práticas e sistemas de representações sociais. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Fernando Antônio da Silva

CRUZ, F. M. L.;SANTOS, M. F. S.PEDROSA, M. I.; VALENTIM, J. P.; GOMES, A. M. T.. Representações sociais, minorias religiosas, pertenças identitárias no Brasil e em Portugal. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Shiniata Alvaia Menezes

BICHARA, I. D.; BECKER, B.;PEDROSA, M. I.; SANTANA, J. P.; ZUCOLOTO, P. C. S. V.. Interações criança-criança em um pátio escolar: a constituição do grupo de brincadeira como lugar político. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marcella de Holanda Padilha Dantas da Silva

PEDROSA, M. I.; SANTANA, J. P.; LUCENA, J. M. F.; LYRA-DA-SILVA, J. L. C.; ALESSIO, R. L. S.. Processos de significação de meninas sobre pertencimento étnico-racial: um olhar para as interações sociais em grupos de brinquedo. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Renê Marcelino da Silva Junior

NASCIMENTO, A. M.; CALDAS, M. T.; ROCHA, S. A. F. F.;PEDROSA, M. I.; ROAZZI, A.. Autoconsciência em adolescentes e adultos e indicadores psicopatológicos: análise sincrônica e diacrônica de suas relações. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Giselle Souza de Paiva

EICKMANN, S. H.; GONTIJO, D. T.; BUENO, J. M. H.; SILVA, L. V. C.;PEDROSA, M. I.. Influência da habilidade cognitiva, traço de inteligência emocional e depressão maternos no desenvolvimento neuropsicomotor infantil. 2019. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Manoel de Lima Acioli Neto

SANTOS, M. F. S.; TRINDADE, Z. A.; MORAES, M. M.; OLIVEIRA, E. A. M.;PEDROSA, M. I.. Pobreza e identidades humilhadas: processos de significação relacionados ao uso do crack. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Raíza Barros de Figuerêdo

CRUZ, F. M. L.; ZANELLA, A. V.; FERREIRA, S. P. A.;SANTOS, M. F. S.Maria Isabel Pedrosa. Criatividade na docência no contexto da educação superior: uma leitura psicossocial. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Vanessa Cavalcanti de Torres

Maria Isabel Pedrosa; SOUSA, B. S. A.; SIMÕES, P. M. U.; SILVA, E. H.;SANTOS, M. F. S.. Trajetória de vida de jovens índios Xukuru do Ororubá (Pesqueira e Poção - PE): pertencimento à etinia e projeto para o futuro. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Danyelle Almeida de Andrade

Maria Isabel Pedrosa; SANTOS, C. P.; VASCONCELLOS, K. M.;SANTOS, M. F. S.; ALESSIO, R. L. S.. Ontogênese da representação social sobre velho/velhice em crianças: constituindo e diferenciando o "nós" e o "eles". 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Carla Lima Ribeiro Accioly

SEIDL-DE-MOURA, M. L.; MENDES, D. M. L. F.;PEDROSA, M. I.; PESSOA, L. F.; BASTOS, A. C. M. F.. Fatores associados à sensibilidade materna em um grup de primíperas cariocas. 2017. Tese (Doutorado em Pós-doutorado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: ELTON ANDRÉ SILVA DE CASTRO

PEDROSA, M. I.; COLACO, V. F. R.; VILLACHAN-LYRA, P.; CAVALCANTE, T. C. F.; LIMA, A. K. M.. Inclusão e constituição do sujeito com paralisia cerebral no cotidiano de uma pré-escola. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Pedro Paulo Bezerra de Lira

PEDROSA, M. I.ROSSETTI FERREIRA, M. C. R.; SEIDL-DE-MOURA, M. L.;SANTOS, M. F. S.; ALESSIO, R. L. S.. Cuidado, educação e vínculo na perspectiva de educadores de creches e instituições de acolhimento. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Renata da Costa Maynart

HADDAD, L.; PRADO, E. C.; MARINHO, P. M. T.; AGOSTINHO, K. A.;PEDROSA, M. I.. Brincadeira de família em contexto de Educação Infantil. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Gabriella Garcia Moura

AMORIM, K. S.ROSSETTI FERREIRA, M. C. R.PEDROSA, M. I.; MARIN, I. S. K.; GUARA, I. M. F. R.. Interações e relações de bebês em contextos de acolhimento familiar e institucional. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto.

Aluno: Letícia Silveira Vasconcelos

SAMPAIO, S. M. R.; MARTINS, B. D. G. S.;PEDROSA, M. I.; DAZZANI, M. V. M.; OLIVEIRA, T. C. B. C.. Por outra psicologia da outra surdez. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Kiara Tatianny Santos da Costa

MAIA, L. S. L.;PEDROSA, M. I.SANTOS, M. F. S.; RAMOS, K. M. C.; BATISTA NETO, J.. Docência na Educação Infantil em instituições educacionais no interior da Paraíba:práticas profissionais e representações sociais. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Simone Patrícia da Silva

OLIVEIRA FILHO, P.; GOUVEIA, R. C.; TORRES, A. R. R.;PEDROSA, M. I.; MEDRADO-DANTAS, B.. Retratos da educação pública brasileira em relatos da mídia impressa. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Elisabete Pereira Silva

LUDERMIR, A. B.; LIMA, M. C.; LIRA, P. I. C.;PEDROSA, M. I.; FRIAS, P. G.. Desenvolvimento psicossocial de crianças expostas à violência contra a mãe cometida por parceiro íntimo. 2016. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Paulo Nin Ferreira

HADDAD, L.;Maria Isabel Pedrosa; OSTTETTO, L. E.; LIMA, W. M.; MENEZES, A. A.. A gente tá fazendo um feitiço: cultura de pares e experiência estética no ateliê de artes plásticas em contexto de educação infantil. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lívia Botelho Félix

SANTOS, M. F. S.; ALMEIDA, A. M. O.; BARROS, C. M. D. L.;PEDROSA, M. I.; ALESSIO, R. L. S.. (In)visibilidades no campo da saúde mental infantojuvenil: tessituras e desenlaces na construção psicossocial e do cuidado em rede. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Carina Pessoa Santos

PEDROSA, M. I.; ALMEIDA, A. M. O.; HADDAD, L.;SANTOS, M. F. S.; ALESSIO, R. L. S.. Ontogênese das representações sociais de família em crianças de quatro a seis anos. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Telma Vitoria

PEDROSA, M. I.ROSSETTI FERREIRA, M. C. R.; HADDAD, L.; CRUZ, F. M. L.; Brandão, A. C. P. A.. Aguçando o olhar para compreender a criança na creche: contribuições à formação de estudantes de Pedagogia. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Tacyana Karla Gomes Ramos

PEDROSA, M. I.; HADDAD, L.;SANTOS, M. F. S.; ROSA, E. C. S.; BARBOSA, M. L. F. F.. A criança em interação social no berçário da creche e suas interfaces com a organização do ambiente pedagógico. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Lúcia Maria de Andrade da Silva Caraúbas

PEDROSA, M. I.; OLIVEIRA, Z. M. R.; LIMA, M. J. A.;AGUIAR, M. C. A.; SANTIAGO, M. E.. Desenvolvimento de conceitos espontâneos e científicos por crianças de 6 e 7 anos. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Georgia Albuquerque de Toledo Pinto

COSTA, M. F. V.;PEDROSA, M. I.; TEIXEIRA, L. C.; PORTO, B. S.; COLACO, V. F. R.. Sentidos do lúdico na educação infantil: dos dispositivos institucionais aos modos de fazer. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Vilmária Fernandes Sales

PEDROSA, M. I.; DIAS, A. A.;AGUIAR, M. C. A.; CRUZ, F. M. L.; MACHADO, L. B.. Afetividade de crianças em situação de fracasso e de suas professoras: dimensões do aprender a ler em dois contextos culturais. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Nery Barbosa de Araújo

PEDROSA, M. I.CARVALHO, A. M. A.; OLIVEIRA FILHO, P.; ROSA, E. C. S.; ALBUQUERQUE, E. B. C.. A narrativa oral literária na educação infantil: quem conta um conto aumenta um ponto. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Tatiana Noronha de Souza

CAMPOS-DE-CARVALHO, M. I.; OLIVEIRA, Z. M. R.; BHERING, E. M. B.;PEDROSA, M. I.; BARRETO, A. M. R. F.. Qualidade na educação infantil: uma perspectiva ecológica na análise de indicadores em documentos brasileiros e estrangeiros. 2008. Tese (Doutorado em Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão PReto -USP) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Divaneide Lira Lima Paixão

ALMEIDA, A. M. O.;PEDROSA, M. I.; ROSSI, T. M. F.; RIBEIRO, A. S. M.; DINIZ, G. R. S.. Direitos Humanos e adolescência no contexto de uma sociedade violenta: um estudo de Representações Sociais. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília.

Aluno: Josiane da Silva Delvan da Silva

ROSSETTI FERREIRA, M. C. R.; NOGUEIRA, A. L. H.; GOMES, M. O.;PEDROSA, M. I.; ZANELLA, A. V.. Um estudo sobre os processos interativos de crianças de 2 a 4 anos em situação de brincadeira a partir da noção de Rede de Significações - RedSig. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Maria Cecília Antunes de Aguiar

PEDROSA, M. I.CARVALHO, A. M. A.; MELO, M. F. V.; MAIA, L. S. L.; LIMA, P. F.. O desenvolvimento do conceito de espaço da criança e a educação infantil: esquemas e interações socioafetivas em situações problemas. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: JOSEANE APARECIDA OTÁVIO BOMFIM

CAMPOS-DE-CARVALHO, M. I.;VASCONCELLOS, V. M. R.PEDROSA, M. I.GIL, M. S. C. A.AMORIM, K. S.. Trocas sociais de crianças de 1-2 anos e arranjos espaciais em creches. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Aluno: Fernanda Marques de Queiroz

SANTOS, M. F. S.; DINIZ, N. M. F.; SCOTT, R. P.;PEDROSA, M. I.; LUCENA, M. F. G.. Não se rima amor e dor: representações sociais sobre violência conjugal. 2005. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Nadia Maria Delevati

BERGAMASCO, N. H. P.PEDROSA, M. I.; OTTA, E.; BUSSAB, V.; CARAMASCHI, S.. Reações à dor em bebês de 0 a 9 meses de idade.. 2000. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ligia Ribeiro Ferreira

ALESSIO, R. L. S.; MEDRADO-DANTAS, B.;PEDROSA, M. I.. Processos de significação e narrativas acerca de "família" por pessoas LGBTQIA+. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Juliana Oliveira Albuquerque de Souza

PEDROSA, M. I.; SILVA, A. P. S.; CAGNIN, S.;SANTOS, M. F. S.; ALESSIO, R. L. S.. A velhice em tempos de pandemia: transformações no curso de vida e representações sociais de idosos sobre a velhice. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Manuela de Queiroz Cruz

PEDROSA, M. I.; VIANA, K. M. P.; LUCENA, J. M. F.; ALESSIO, R. L. S.; MORAIS, E. R. C.. Apropriação cultural de crianças ribeirinhas na Amazônia por meio da brincadeira. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Shiniata Alvaia de Menezes

BICHARA, I. D.;PEDROSA, M. I.; BECKER, B.. Interações criança-criança no parquinho escolar: a construção do grupo de brinquedo como lugar político. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Taciana Feitosa de Melo Breckenfeld

LIMA, A. K. M.; VILLACHAN-LYRA, P.;PEDROSA, M. I.. Educadores sociais imaginando situações de cuidado às institucionalizadas na região metropolitana de Recife. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marcella de Holanda Padilha Dantas da Silva

PEDROSA, M. I.; COSTA, M. F. V.; LUCENA, J. M. F.;SANTOS, M. F. S.; ALESSIO, R. L. S.. Processos de significação de crianças sobre o pertencimento etnicorracial. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Giselle Souza de Paiva

EICKMANN, S. H.;PEDROSA, M. I.; BUENO, O. M. H.; LIRA, P. I. C.. Influência da depressão, habilidade cognitiva e traço de inteligência emocional maternos no desenvovlimento neuropsicolmotor infantil. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Fernando Antônio da Silva

CRUZ, F. M. L.; GOMES, A. M. T.; BURITY, J. A.;SANTOS, M. F. S.PEDROSA, M. I.. Na liberdade e na censura: sentidos da (in)tolerância religiosa em contextos de democracia e de dtadura na mídia pernambucana. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Elisabete Pereira Silva

LUDERMIR, A. B.;PEDROSA, M. I.; LIRA, P. I. C.. Desenvolvimento psicossocial de crianças expostas à violência contra a mãe cometida por parceiro íntimo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Paulo Nin Ferreira

HADDAD, L.;PEDROSA, M. I.; LIMA, W. M.. A arte infantil na perspectiva das interações sociais: vínculo social e cultura. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Renata da Costa Maynart

HADDAD, L.;PEDROSA, M. I.; OLIVEIRA, A. A. S.; LIMA, W. M.. Processos de significação sobre família e relações familiares em crianças de pré-escola: contribuições da psicologia sociointeracionista e da abordagem interpretativa da sociologia da infância. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ana Carla Lima Ribeiro Accioly

SEIDL-DE-MOURA, M. L.; MENDES, D. M. L. F.; PESSOA, L. F.;PEDROSA, M. I.. Preditores biopsicossociais da responsividade materna em primíparas cariocas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriella Garcia Moura

AMORIM, K. S.PEDROSA, M. I.; FURLAN, R.. Construção de vínculos afetivos por bebês em diferentes contextos de acolhimento. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto.

Aluno: Manoel de Lima Acioli Neto

SANTOS, M. F. S.; TRINDADE, Z. A.;PEDROSA, M. I.. A dimensão ética das representações sociais: a produção da subjetividade nos contextos de uso de crack. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Lívia Botelho Félix

SANTOS, M. F. S.; ALMEIDA, A. M. O.;PEDROSA, M. I.; ALESSIO, R. L. S.. As redes de assistência à saúde mental infantil: sobre sistemas de representações sociais, práticas e experiências. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Danyelle Almeida de Andrade

PEDROSA, M. I.; VALENTIM, J. P.; COSTA, M. F. V.;SANTOS, M. F. S.; ALESSIO, R. L. S.. O "velho" e o "novo" das representações sociais de velhice: uma análise intergeracional. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Kiara Tatianny Santos da Costa

MAIA, L. S. L.; MACHADO, L. B.;PEDROSA, M. I.; RAMOS, K. M. C.. Ser professor ou professora da educação infantil: representações sociais da docência no interior da Paraíba. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Raíza Barros de Figuerêdo

CRUZ, F. M. L.; ZANELLA, A. V.;PEDROSA, M. I.; FERREIRA, S. P. A.. A docência na educação superior como processo de criação: uma leitura psicossocial. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Yuri Sá Oliveira Souza

SANTOS, M. F. S.; APOSTOLIDIS, T.; TRINDADE, Z. A.;PEDROSA, M. I.; OLIVEIRA FILHO, P.. Drogas e representações sociais: a construção discursiva das substâncias psicoativas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Vanessa Cavalcanti de Torres

PEDROSA, M. I.; PONTES, V. V.; SOUSA, B. S. A.; SILVA, E. H.;SANTOS, M. F. S.. Sentido de pertencimento e desenvolvimento do self nos índios Xukuru do Ororubá. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: ELTON ANDRÉ SILVA DE CASTRO

PEDROSA, M. I.; COLACO, V. F. R.; VILLACHAN-LYRA, P.; LAUTERT, S.; CAVALCANTE, T. C. F.. Inclusão e constituição do sujeito com deficiência: estudo longitudinal dos porecessos de significação no dotidano de uma sala de aula. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Pedro Paulo Bezerra de Lira

PEDROSA, M. I.ROSSETTI FERREIRA, M. C. R.; LORDELO, E. R.;SANTOS, M. F. S.; ALESSIO, R. L. S.. Cuidado/Educação de crianças e vinculação: o olhar do adulto em contextos coletivos de desenvolvimento. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Carina Pessoa Santos

PEDROSA, M. I.ROSSETTI FERREIRA, M. C. R.; BRITO, C. M. S.;SANTOS, M. F. S.; ALESSIO, R. L. S.. Perscrutando a ontogênese das representações sociais de família no processo de significação de antinomias. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Simone Patrícia da Silva

OLIVEIRA FILHO, P.; GOUVEIA, R. C.; WEBER, S.;PEDROSA, M. I.; CRUZ, F. M. L.. Retórica, argumentação e ideologia no debate sobre os problemas da educação pública brasileira. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marlene Burégio Freitas

AGUIAR, M. C. C.; FORTUNA, T. R.; PORTO, Z. G.;PEDROSA, M. I.; RAMOS, K. M. C.. Brincar na formação do professor infantil: campo de saber na especificidade da profissionalidade docente. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Nery Barbosa de Araújo

PEDROSA, M. I.; ROSA, E. C. S.; ALBUQUERQUE, E. B. C.. A narrativa oral na educação infantil: quem conta um conto aumenta um ponto. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Tacyana Karla Gomes Ramos

PEDROSA, M. I.; ROSA, E. C. S.; Brandão, A. C. P. A.. Examinando as competëncias sociocomunicativas de bebês no contexto da creche: interfaces com a organização do ambiente pedagógico.. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Lúcia Maria de Andrade da Silva Caraúbas

PEDROSA, M. I.; LIMA, M. J. A.;AGUIAR, M. C. A.; SANTIAGO, M. E.. Desenvolvimento de conceitos espontâneos e científicos por crianças na educação infantil. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Vilmária Fernandes Sales

PEDROSA, M. I.AGUIAR, M. C. A.; MACHADO, L. B.. Afetividade de crianças que fracassam e de suas professoras: dimensões afetivas e cognitivas do aprender a ler em dois contextos culturais diferentes. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Josiane da Silva Delvan da Silva

ROSSETTI FERREIRA, M. C. R.; HORTA, A. L.;PEDROSA, M. I.. A interação de crianças de 2 a 4 anos de idade durante a brincadeira espontânea.. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Cecília Antunes de Aguiar

PEDROSA, M. I.; OLIVEIRA, Z. M. D.; MAIA, L. S. L.; FERREIRA, V. G. G.. O conceito de espaço da criança e a Educação Infantil. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Alessandra Maria dos Santos

SIMAS, M. L. B.;PEDROSA, M. I.. Processamento sensorial e seletividade alimentar em crianças com autismo. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Larissa Aniely Leonilo Almeida

PEDROSA, M. I.; LUCENA, J. M. F.; ALESSIO, R. L. S.. Desenvolvimento infantil em contexto pós-pandêmico: a inserção das crianças na pré-escola e a relação com seus pares. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Emília Juliana Correia do Nascimento

SIMÕES, P. M. U.; SILVA, E. C. C.;PEDROSA, M. I.. Repercussões da pandemia: o que emerge dos bebês em seus modos de ser e estar no mundo. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Antônia Valesca Romão de Lima

LEME, M. I. S.; ASSUMPCAO, F.;PEDROSA, M. I.. Estilos parentais e desenvolvimento cognitivo de bebês nascidos prematuros: uma revisão sistemática. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Grasiele Almeida Borba

PEDROSA, M. I.; PAIVA, S. O. C. E.; ALESSIO, R. L. S.. O cuidado sob a ótica dos coordenadores das Instituições de Longa Permanência para Idosos em Recife durante a pandemia da COVID 19para Idosos PARA IDOSOS EM RECIFE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Taciana Elaine de Moura Dias

MORAIS, E. R. C.; ANDRADE, D. A.;PEDROSA, MARIA ISABEL. Memória e envelhecimento: um estudo sobre o significado das falhas de memória para idosos. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Diego Henrique Barbosa da Silva

PEDROSA, M. I.; SILVA, C. F. S.; ALESSIO, R. L. S.. Significados de autonomia para pessoas idosas residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Carolina Marques dos Santos

VILLACHAN-LYRA, P.;PEDROSA, M. I.; PERES, F. M. A. E.. A relação entre educador-criança no acolhimento institucional e possíveis contribuições de uma intervenção teórica-expeiencial para a qualidade dos cuidados. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Renata Pereira da Silva

LUDERMIR, A. B.;PEDROSA, M. I.; SILVA, E. P.. Temperamento de crianças expostas à violência contra a mãe cometida por parceiro íntimo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: harumi Matsumiya Alves Arruda

SIMÕES, P. M. U.;PEDROSA, M. I.. O brincar no contexto da Educação Infantil: o que dizem as crianças?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Isabela Bezerra Ribeiro

SANTOS, M. F. S.PEDROSA, M. I.; SOUSA, Y. S. O.. Alice através do espelho: representações sociais e corpo entre adolescentes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Rosália Daniela Medeiros da Silva

LIMA, L. S.; SILVA, G. A. P.;PEDROSA, M. I.. Uso do brinquedo terapêutico no preparo da criança para o cateterismo cardíaco: ensaio clínico randomizado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Vivianne Calado Leal Marques

PEDROSA, M. I.; SIMÕES, P. M. U.; ALESSIO, R. L. S.. Cooperação entre crianças no grupo de brinquedo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Eduarda Araújo Gonçalves

PEDROSA, M. I.OLIVEIRA, S. C. F.; ALESSIO, R. L. S.. Transição e processos de significação: relatos de idosos institucionalizados. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Paula Gabrielly Rasia Lira

PEDROSA, M. I.GIL, M. S. C. A.; ALESSIO, R. L. S.. Compreensão de estados emocionais de parceiros: a empatia na brincadeira de crianças de 2 e 3 anos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Pedro Pinheiro Borges Neto

Maria Isabel PedrosaROSSETTI FERREIRA, M. C. R.; ALESSIO, R. L. S.. Família homoparental: com a palavra a criança!. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marisa von Dentz

AMORIM, K. S.PEDROSA, M. I.ROSSETTI FERREIRA, M. C. R.. Expressões emocionais de sorriso e choro na relação do bebê com seus pares, na creche. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto.

Aluno: Patricia Guimarães Interaminense

PEDROSA, M. I.; VASCONCELLOS, K. M.; FERNANDEZ, E. M. C.. Sentidos sobre família na perspectiva de crianças em conflito familiar judicializado. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Thais Oliveira de Souza

DIAS, A. A.; PORTO, R. C. C.; LOPES, D. M. C.;PEDROSA, M. I.. Formar e formar-se na Educação Infantil: construindo qualidade nas interações adulto-crianças na creche. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Isabel Pedrosa de Souza

PEDROSA, M. I.; SOUZA, M. T. C. C.;SANTOS, M. F. S.. Um estudo sobre processos de significação em crianças na contação de histórias. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Sayonara da Silva Soares

PEDROSA, M. I.CARVALHO, A. M. A.SANTOS, M. F. S.. Cuidado de crianças e rede de apoio em uma comunidade de baixa renda. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Melina de Carvalho Pereira

PEDROSA, M. I.; MULLER, F.;SANTOS, M. F. S.. Examinando os valores atribuídos às temáticas abordadas em filmes infantis contemporâneos: um estudo intergeracional. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Paulo Andre Sousa Teixeira

PEDROSA, M. I.; AMAZONAS, M. C. L. A.; OLIVEIRA FILHO, P.. Sentidos de família produzidos nos relatórios psicológicos das ações de guarda. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Creuza Frinéia Rolim de Crastro

PEDROSA, M. I.; ROCHA, V. M. M.;SANTOS, M. F. S.. Do ato motor à arte do movimento: um estudo sobre processos de significação do movimento corporal na dança.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Érika Christina Feitosa Cabral

PEDROSA, M. I.; VILLACHAN-LYRA, P.;SANTOS, M. F. S.. As (im)possibilidades do ato motor e o desenvolvimento da criança com deficiência física. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Pedro Paulo Bezerra de Lira

PEDROSA, M. I.ROSSETTI FERREIRA, M. C. R.SANTOS, M. F. S.. Concepções de família em crianças abrigadas. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Patrícia Monteiro Ribeiro

CRUZ, F. M. L.; RODRIGUES, L. B. M.;PEDROSA, M. I.. Abuso sexual infantil intrafamiliar: os sentidos compartilhados pelos professores do Ensino Fundamental 1 da rede de ensino público municipal do Recife. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Orlane Rosálie Nascimento Silva

PEDROSA, M. I.; MORAES, A.; MACHADO, L. B.. A interação professor aluno na aprendizagem da leitura. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização do Pré Escolar a Quarta Sé) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ligia Ribeiro Ferreira

ALESSIO, R. L. S.; MEDRADO-DANTAS, B.;PEDROSA, M. I.. A experiência drag queen como possibilidade no desenvolvimento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Roberta da Silva Pereira

PEDROSA, M. I.; LIMA, A. K. M.;LIRA, P. P. B.. Amizade entre crianças: um estudo sobre parcerias privilegiadas em crianças pequenas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Nicolle Vaz da Cruz

PEDROSA, M. I.; LIMA, A. K. M.; MEDEIROS, J. C. M.. Brincadeiras infantis: como crianças pequenas resolvem conflitos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Pedro Pinheiro Borges Neto

PEDROSA, M. I.; COSTA, T. A.; MENEZES, K. L. M.. Do olhar da criança ao olhar do adulto: o que pensam crianças e adultos sobre famílias homoparentais?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Sayonara da Silva Soares

PEDROSA, M. I.; ALESSIO, R. L. S.; SANTOS, C. P.. A concepção dos pais sobre o brincar na creche: uma reflexão teórico-metodológica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Lassana Danfá

SANTOS, M. F. S.PEDROSA, M. I.. Aids e África: representações sociais na mídia impressa brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Melina de Carvalho Pereira

PEDROSA, M. I.; RODRIGUES, M. L. F. M.; MEDRADO-DANTAS, B.. Representação e construção de valores relacionados à família em filmes infantis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Manoel de Lima Acioli Neto

SANTOS, M. F. S.PEDROSA, M. I.; GOUVEIA, R. C.. Em busca de uma hermenêutica da representação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Cristina Taunay Gusmão Cavalcanti

N. A. Santos;PEDROSA, M. I.. O fenômeno "muitas-faces": em busca de novos aspectos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Renata Lira dos Santos

SANTOS, M. F. S.; Ana Maria Galvão;PEDROSA, M. I.. A representação social da violência na literatura de cordel sobre cangaço. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

CARVALHO, D. C.; PIMENTEL, A. S. G.;PEDROSA, M. I.; MEDRADO-DANTAS, B.. Comissão Julgadora para Docente Titular da docente Joselma Tavares Frutuoso. 2022. Universidade Federal de Santa Catarina.

OLIVEIRA, E. C.;PEDROSA, M. I.; CRUZ, S. H. V.; ROCHA, E. A. C.. Comissão Julgadora para Docente Titular da docente: Lenira Haddad. Entre trajetórias e memórias: contribuição para o campo da Educação Infantil. 2022. Universidade Federal de Alagoas.

RISTUM, M.; TRINDADE, Z. A.; MENANDRO, P. R. M.;PEDROSA, M. I.; ALVES, J. L.. Progressão para Docente Titular:Marcos Emanoel Pereira. 2018. Universidade Federal da Bahia.

ALMEIDA, R. N.;SANTOS, M. F. S.Maria Isabel Pedrosa; CASTRO, R. M.. Progressão para docente titular. 2018. Universidade Federal da Paraíba.

BASTOS, A. V. B.; TRINDADE, Z. A.; GUZZO, R. S. L.; MENANDRO, P. R. M.;PEDROSA, M. I.. Progressão para Docente Titular: Marilena Ristum. 2017. Universidade Federal da Bahia.

MONTENEGRO, A. T.; PESSOA, M. B.;PEDROSA, M. I.. Progressão para Docente Titular: Edson Hely Silva. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

PEDROSA, M. I.; ROCHA, E. C.; AZEVEDO, J. M. L.. Progressão para docente titular: Edwin Boudewijn Reesink; Eliane Maria Monteiro da Fonte; etc.. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

ROSEMBERG, F. M. B. M.; CRAIDY, C. M.;PEDROSA, M. I.. Construindo um percurso na Educação Infantil. 2013. Universidade Federal do Ceará.

PEDROSA, M. I.; MENDES, D. M. L. F.; CAGNIN, S.. Concurso Público de provas e títulos para provimento de cargo de professor de magistério superior, área Psicologia do Desenvolvimento. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

HADDAD, L.; RIBEIRO, N. N. A.;PEDROSA, M. I.. Concurso Público para seleção de docentes do magistério superior, Adjunto - DE - Área de Educação Infantil. 2015. Universidade Federal de Alagoas.

BICHARA, I. D.; MOTA, M. M. P. E.;PEDROSA, M. I.. Cuncurso Público para Professor Adjunto na área de Psicologia do Desenvolvimento. 2010. Universidade Federal da Bahia.

GONDIM, S. M. G.; SANTOS, M. F.;PEDROSA, M. I.. Banca Examinadora de Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor Efetivo na disciplina de Processos Psicológicos Básicos com ênfase em Motivação e Emoção. 2006. Universidade Federal da Bahia.

PEDROSA, M. I.; LUIZA, M.. Banca Examinadora do Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor Efetivo na área de Educação Especial - Adjunto. 2002. Universidade Federal de Pernambuco.

MACHADO, A. B.; SILVA, J. A. A.;PEDROSA, M. I.. Banca Examinadora de Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor Efetivo na disciplina de Orientação Educacional - Assistente. 2002. Universidade Regional do Cariri.

CHALINE, N. G.; SEKKEL, M. C.;PEDROSA, M. I.; TOKUMARO, R. S.; SOUZA, A. A.. Concurso para Livre Docência na área: Etologia, Cognição e Sistemas em Desenvolvimento. 2019. Psicologia USP.

FIGUEIREDO, M. A. C.; MASSIMI, M.;PEDROSA, M. I.; SEIDL-DE-MOURA, M. L.; SIRGADO, A. P.. Linguagem, comunicação e significação em bebes. 2013. Universidade de São Paulo.

LORDELO, E. R.; TOURINHO, E. Z.;PEDROSA, M. I.; BRAZ, N. M.. Verificar as condições iniciais existentes para a ofeta do curso de Psicologia, bacharelado, a ser ministrado pelo Centro Universitário de Araraquara - UNIARA. 2002. Centro Universitário de Araraquara.

JANCZURA, G. A.; ROSE, T. M. S.;PEDROSA, M. I.. Verificar as condições iniciais existentes para a ofeta do curso de Psicologia, a ser ministrado em Uberlância - MG, pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais, mantida pela União Educacional Minas Gerais S/C Ltda.. 2002. União Educacional Minas Gerais S C Ltda.

LORDELO, E. R.;PEDROSA, M. I.; BARBOSA, W.. Verificar as condições iniciais existentes para a ofeta do curso de Psicologia, bacharelado, a ser ministrado pela Faculdade Redentor. 2001. Faculdade Redentor.

PEDROSA, M. I.; GIMENEZ, L. S.. Avaliação das condições de oferta do Curso de Psicologia da UFPA. 2000. Universidade Federal do Pará.

PEDROSA, M. I.; ROSE, J.. Avaliação das condições de oferta do Curso de Psicologia da UFAL. 2000. Universidade Federal de Alagoas.

WEBER, S.;PEDROSA, M. I.. Integrante da Comissão Avaliadora dos Critérios de Priorização dos Projetos submetidos ao Edital 14/2013 - Concessão de Bolsas de Pós-graduação. 2014. Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

ANDERY, M. A. P. A.; MENANDRO, P. R. M.;LYRA, M. C. D. P.PEDROSA, M. I.; OLIVEIRA, M. C. S. L.; QUEIROZ, E.. Comissão de Julgamento do Prêmio Capes de Tese ? 2014 da área de Psicologia. 2014. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

PEDROSA, M. I.; MORATO, H. T. P.. VI Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pòs Graduação dem Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PEDROSA, M. I.; CAMPOS-TAKAK, G. M.; ISEPPON, A. M. B.. Integrante da Comissão Avaliadora do Seminário de Avaliação DCR (Programa de Desenvolvimento Científico Tecnológico e Regional). 2013. Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

ASSIS, G. J. A.; PEREIRA, M. E.;PEDROSA, M. I.. Comissão de Julgamento do Prêmio Capes de Tese ? 2012 da área de Psicologia. 2012. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

PEDROSA, M. I.; SANTOS, P. J. P.. Comissão para Avaliação do Edital de Apoio à Infra-estrutura dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da UFPE. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.

AMORIM, K. S.PEDROSA, M. I.ROSSETTI FERREIRA, M. C. R.. Qualificação de Mestrado: Luciana Aparecida Rodrigues. Processos de (trans)formação da comunicação e linguagem, ao longo do primeiro ano de vida: um estudo de caso. 2010. Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto.

PEDROSA, M. I.; LAUTERT, S.; ARAÚJO, C. M.. Qualificação de Mestrado: Rachel Menezes Freitas. As concepções das crianças sobre a inclusão de surdos na Educação Infantil. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

MACHADO, L. B.;PEDROSA, M. I.; BATISTA NETO, J.. Qualificação de Mestrado: Taynan de Brito Barra Nova. A escola para crianças da rede pública de ensino: um estudo de representações sociais. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

PEDROSA, M. I.; COUTINHO, M. L.. Pré-qualificações Mestrado e Doutorado. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MACHADO, L. B.;PEDROSA, M. I.; SANTIAGO, M. E.. Qualificação de Mestrado: Patrícia Irene dos Santos. Representações socias do professor: um olhar sobre a profissão. 2009. Universidade Federal de Pernambuco.

MENEZES-SANTOS, J. A.; SILVA, A. P. S.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado: Ludmila Martins de Souza. Concepções e práticas de educadores sobre a infância em contexto de abrigo. 2009. Universidade Federal de Pernambuco.

PEDROSA, M. I.CARVALHO, A. M. A.SANTOS, M. F. S.. Qualificação de Mestrado: Juliana Maria Ferreira Lucena. Construção, compartilhamento e persistência de significados: o fenômeno da culltura em crianças num grupo de brinquedo. 2009. Universidade Federal de Pernambuco.

N. A. Santos; LIMA, M. D. C.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado: Ellen Dias Nicácio da Cruz. Efeitos do alcolismo na percepção visual de contraste.. 2009. Universidade Federal de Pernambuco.

PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado: Ana Célia de Brito Miranda. A ludicidade como ferramenta na construção de conceitos na educação infantil. 2009. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

COLACO, V. F. R.; COSTA, M. F. V.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado: Rubens André Carloto de Souza. Um estudo sobre a formação da singularidade de crianças na educação infantil através do jogo protagonizado. 2009. Universidade Federal do Ceará.

PEDROSA, M. I.CARVALHO, A. M. A.SANTOS, M. F. S.. Qualificação de Mestrado: Julio Cesar Macário de Medeiros. Investigando a compreensão social de crianças surdas de nascença. 2009. Universidade Federal de Pernambuco.

HADDAD, L.;PEDROSA, M. I.; OLIVEIRA, Z. M. R.; COSTA, C. J. S. A.. Qualificação de Mestrado: Renata Costa Maynart. A importância da brincadeira no processo de constituição do eu psiquico da criança. 2009. Universidade Federal de Alagoas.

PEDROSA, M. I.; PROTO, R. M. A.;SANTOS, M. F. S.. Qualificação de Mestrado: Thaís de Albuquerque da Costa Lins. O vínculo entre crianças institucionalizadas.. 2008. Universidade Federal de Pernambuco.

AMORIM, K. S.PEDROSA, M. I.; LAPLANE, A. L. F.. Qualificação de Mestrado: Larissa de Negreiros Ribeiro Elmôr. Recursos comunicativos utilizados por bebês, em interação com diferentes interlocutores, em creche: um estudo de caso.. 2008. Universidade de São Paulo.

PEDROSA, M. I.; POLICARPO JÚNIOR, J.; NASCIMENTO, L. F. R.. Qualificação de Mestrado: Delano Roosevelt de Melo Florêncio. Linguagem e intersubjetivação: um olhar sobre os processos interacionais em crianças surdas.. 2008. Universidade Federal de Pernambuco.

SILVA, A. P. S.;PEDROSA, M. I.; OLIVEIRA, Z. M. R.. Qualificação de Mestrado. Mariana Aguiar Jabur. Retratos de minha creche: os olhares e dizeres das crianças para a Educação Infantil. 2007. Universidade de São Paulo.

SANTOS, M. F. S.; ARAÚJO, C. M.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado: Karina de Mendonça Vasconcellos. Convivendo com a alteridade: representações sociais sobre o aluno com deficiência no contexto da educação inclusiva. 2007. Universidade Federal de Pernambuco.

PEDROSA, M. I.AGUIAR, M. C. A.; SIMAS, M. L. B.. Qualificação de Mestrado: Karine Maria Porpino Viana. A Ontogênese do pensamento: um estudo sobre as relações entre movimento e formulação mental.. 2007. Universidade Federal de Pernambuco.

PEDROSA, M. I.; LEAL, M. C. C.;SANTOS, M. F. S.. Qualificação de Mestrado: Sandra Carolina Farias de Oliveira. O olhar do idoso sobre a finitude: um estudo sobre as representações sociais da morte em idosos de uma cidade do sertão pernambucano. 2007. Universidade Federal de Pernambuco.

PEDROSA, M. I.; LIMA, M. E. O.. Qualificação de Mestrado II: Maria das Graças de Carvalho Henriques Áspera. Adolescer em um ambiente adverso: duas histórias de resiliência. 2006. Universidade Federal da Bahia.

LIMA, M. E. O.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado II: Talyson Amorim Tenório de Carvalho. Psicólogos brasileiros: uma análise da escolha e do comprometimento com a carreira profissional. 2006. Universidade Federal da Bahia.

PEDROSA, M. I.; LIMA, M. E. O.. Qualificação de Mestrado II: Joice Ferreira da Silva. Ameaça dos estereótipos na performance intelectual de estudantes universitários ingressos pelo sistema de cotas. 2006. Universidade Federal da Bahia.

LIMA, M. E. O.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado II: Mino Correia Rios. Atribuições iguais, recompensas desiguais.. 2006. Universidade Federal da Bahia.

PEDROSA, M. I.; LIMA, M. E. O.. Qualificação de Mestrado II: Silvia Regina Viodres Inoue. Violência sexual infantil: significações e estratégias de enfrentamnto adotadas pelas mães.. 2006. Universidade Federal da Bahia.

LIMA, M. E. O.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado II: Altair dos Santos Paim. Aparência física, estereótipos e inserção profissional.. 2006. Universidade Federal da Bahia.

PEDROSA, M. I.; LIMA, M. E. O.. Qualificação de Mestrado II: Odilza Lines de Almeida. Histórias de (des)vínculos: um estudo em autores de delitos em privação de liberdade. 2006. Universidade Federal da Bahia.

LIMA, M. E. O.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado II: Lívia Cruz Tourinho de Melo. Competências gerenciais e estratégias de aprendizagem no trabalho: subsídio para o desenvolimento gerencial. 2006. Universidade Federal da Bahia.

PEDROSA, M. I.; LIMA, M. E. O.. Qualificação de Mestrado II: Maria Isabel Drummond Oppel Silva. Teletrabalho domiciliar: impactos sobre as redes sociais informais dos teletrabalhadores - uma experiência inovadora no SERPRO. 2006. Universidade Federal da Bahia.

LIMA, M. E. O.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado II: Pricila de Lima e Silva. Explorando as representações sociais de drogas entre familiares de usuários em trataento. 2006. Universidade Federal da Bahia.

PEDROSA, M. I.; LIMA, M. E. O.. Qualificação de Mestrado II: Nilton Raimundo Rêgo Casaes. Suporte social e vivência de estigma: um estudo entre pessoas com HIV/AIDS. 2006. Universidade Federal da Bahia.

LIMA, M. E. O.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado II: Gilberto Lima dos Santos. Significados que as crianças atribuem aos direitos da infância. 2006. Universidade Federal da Bahia.

LIMA, M. E. O.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado II: Angélica Amanda Campos Seixas. Brincando na Ilha dos Frades: um estudo contextualizado sobre bincadeiras infantis. 2006. Universidade Federal da Bahia.

PEDROSA, M. I.; LIMA, M. E. O.. Qualificação de Mestrado II: Matheus Batalha Moreira Nery. A violência no ambiente escolar. A ótica dos alunos acerca do cotidiano de uma escola pública do ensino fundamental. 2006. Universidade Federal da Bahia.

PEDROSA, M. I.. XIV Encontro de Iniciação Científica. 2006. Universidade Federal da Paraíba.

ROSSETTI FERREIRA, M. C. R.PEDROSA, M. I.AMORIM, K. S.. Qualificação de Mestrado: Adriana Mara dos Anjos. Processos dialógicos em bebês, no decorrer do primeiro ano de vida.. 2005. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

PEDROSA, M. I.; YAMAMOTO, O.. Qualificação de Mestrado I: Aline Lira Villafane Gomes. Fatores de investimento parental em crianças com deficências numa instituição de prevenção e reabilitação da cidade de Salvador - BA. 2005. Universidade Federal da Bahia.

YAMAMOTO, O.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado I: Gilberto Lima dos Santos. Significados atribuídos por crianças aos direitos da infância. 2005. Universidade Federal da Bahia.

PEDROSA, M. I.; YAMAMOTO, O.. Qualificação de Mestrado I: Altair dos Satos Paim. Esteriótipos sobre a aparência física de mulheres negras e inclusão no mercado de trabalho: o caso das secretárias. 2005. Universidade Federal da Bahia.

YAMAMOTO, O.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado I: Nilton Raimundo Rêgo Casaes. Suporte social e vivência de estigma: um estudo entre pessoas com AIDS. 2005. Universidade Federal da Bahia.

PEDROSA, M. I.; YAMAMOTO, O.. Qualificação de Mestrado I: Odilza Lines de Almeida. Histórias de vínculos: um estudo em autores de delitos, privados de liberdade. 2005. Universidade Federal da Bahia.

YAMAMOTO, O.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado I: Angélica Amanda Campos Seixas. Brincando na ilha dos frades: um estudo contextualizado sobre bincadeiras infantis. 2005. Universidade Federal da Bahia.

PEDROSA, M. I.; YAMAMOTO, O.. Qualificação de Mestrado I: Priscila de Lima Silva. Explorando as representações sociais de drogas entre familiares de usuários em tratamento. 2005. Universidade Federal da Bahia.

YAMAMOTO, O.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado I: Tályson Amorim Tenório de Carvalho. Psicólogos brasileiros: uma análise da escolha e do comprometimento com a carreira profissional. 2005. Universidade Federal da Bahia.

PEDROSA, M. I.; YAMAMOTO, O.. Qualificação de Mestrado I: Joice Ferreira da Silva. Ameaça dos estereótipos na performance intelectual de estudantes universitários ingressos pelo sistema de cotas. 2005. Universidade Federal da Bahia.

YAMAMOTO, O.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado I: Maria das Graças de Carvalho Henriques Áspera. Evitando práticas infracionais: um estudo sobre resiliência em adolescentes que se desenvolvem em ambientes socialmente adversos. 2005. Universidade Federal da Bahia.

PEDROSA, M. I.; YAMAMOTO, O.. Qualificação de Mestrado I: Rebeca Grangeiro. Construção e validação de uma escala de diagnóstico de modelo de gestão Agency-Community em organizações brasileiras. 2005. Universidade Federal da Bahia.

YAMAMOTO, O.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado I: Silvia Regina Viodres Inoue. Violência sexual em crianças: significações e estratégias de enfrentamento adotadas pelas mães. 2005. Universidade Federal da Bahia.

PEDROSA, M. I.; YAMAMOTO, O.. Qualificação de Mestrado I: Mino Correia Rios. Atribuições iguais, recompensas desiguais: uma investigação do contrato psicológico de terceirizados com o trabalho. 2005. Universidade Federal da Bahia.

YAMAMOTO, O.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado I: Matheus Batalha Moreira Nery. A violência no ambiente escolar. A ótica dos alunos acerca do cotidiano de uma escola pública do ensino funadmental. 2005. Universidade Federal da Bahia.

PEDROSA, M. I.; YAMAMOTO, O.. Qualificação de Mestrado I: Livia Cruz Tourinho de Melo. Competências gerencias e estratégias de aprendizagens no trabalho: subsídios para o desenvolvimento gerencial. 2005. Universidade Federal da Bahia.

YAMAMOTO, O.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado I: Maria Isabel Drummond Oppel Silva. Teletrabalho domiciliar: impactos sobre as redes sociais informais dos teletrabalhadores - uma experiência inovadora no SERPRO. 2005. Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, M. F. S.; CORDEIRO, R. L. M.;PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado. A relação da Associação Amigos dos Parkinsonianos (ASP-PE) com a representação da qualidade de vida dos idosos com dependência ocupcional.. 2005. Universidade Federal de Pernambuco.

PEDROSA, M. I.; CAVALCANTE, M. C. B.; Brandão, A. C. P. A.. Qualificação de Mestrado. Relações afetivo-sociais no ambiente pedagógico da creche: espaço de constituição da linguagem da criança.. 2005. Universidade Federal de Pernambuco.

SANTOS, M. F. S.PEDROSA, M. I.; Dênis Bernardes. Qualificação de Mestrado: Adrianna Helena Tavares Lobato de Paiva. Assistente Social Judiciário: representações sociais sobre a violência doméstica contra crianças e adolescentes.. 2004. Universidade Federal de Pernambuco.

PEDROSA, M. I.. Processo de seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) / UFPE. 2004. Universidade Federal de Pernambuco.

SANTIAGO, M. E.; FRANCA, T.;PEDROSA, M. I.. Exame de Qualificação. O brincar na educação infantil: uma análise das representações sociais de professores.. 2004. Universidade Federal de Pernambuco.

PEDROSA, M. I.; COSTA, T. A.; OLIVEIRA, Z. M. D.; MIRANDA, C.; COELHO, A.. Processo de seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) / UFPE. 2003. Universidade Federal de Pernambuco.

MAIA, L. S. L.;SANTOS, M. F. S.PEDROSA, M. I.. Qualificação de Mestrado: Maria Isabel Ramos da Silva. Representações sociais do professor de matemática sobre o aluno da escola pública e suas relações com a prática pedagógica. 2003. Universidade Federal de Pernambuco.

PEDROSA, M. I.SANTOS, M. F. S.; MAIA, L. S. L.. Qualificação de Mestrado: Heise Cristine dos Santos Aires. A construção da brincadeira para a construção da autonomia da criança. 2003. Universidade Federal de Pernambuco.

PEDROSA, M. I.; COSTA, T. A.; OLIVEIRA, Z. M. D.; MIRANDA, C.; POLICARPO JÚNIOR, J.; SELLARO, L.; MILDNER, T.. Processo de seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). 2002. Universidade Federal de Pernambuco.

PEDROSA, M. I.; MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE, E. B. C.. Qualificação de Mestrado: Orlane Rosálie Nascimento Silva. Alfabetização através do diálogo: o papel do professor na aprendizagem de leitura.. 2002. Universidade Federal de Pernambuco.

PEDROSA, M. I.; ROHR, F.;AGUIAR, M. C. A.. Qualificação de Mestrado: Marise Matwijszyn. O livre rincar no jardim de infância: pressuposto da Educação Waldorf. 2002. Universidade Federal de Pernambuco.

PEDROSA, M. I.. Avaliação dos trabalhos apresentados na área de Ciências Humanas apresentados no IX Congresso de Iniciação Científica (CONIC), da UFPE. 2001. Universidade Federal de Pernambuco.

PEDROSA, M. I.AGUIAR, M. C. A.; TEXEIRA, F.. Qualificação de Mestrado: Maria Jaqueline Paes de Carvalho. Brincadeira de faz-de-conta como espaço de apropriação de conteúdos da área de natureza e sociedade, em crianças de 3 anos. 2001. Universidade Federal de Pernambuco.

Comissão julgadora das bancas

Cesar Ades

PEDROSA, M. I. P. C.;ADES, C.. Interação criança-criança: um lugar de construção do sujeito. 1989. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

Orientou

Letícia Karinne Muniz Moura

Processos de significação entre crianças evangélicas sobre a vacinação contra a Covid-19; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; (Orientador);

Larissa Aniely Leonilo Almeida

Desenvolvimento infantil em contexto pós pandêmico: a inserção das crianças na pré-escola e a relação com seus pares; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; (Orientador);

Mayara Vieira Damasceno

A construção da Reabilitação Psicossocial de pessoas em sofrimento e decorrência do uso de drogas, acompanhadas em seu cotidiano nos CAPS?s AD em Recife; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Ana Flávia Araujo Pinho

O brincar nas escolas municipais de tempo integral do Recife: a transição da Educação Infantil para o ensino fundamental; Início: 2023; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Jaelson Rodrigo Ricardo de Sousa

Transtorno do espectro autista: representações sociais e itinerários terapêuticos de pais sertanejos; Início: 2021; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Juliana Oliveira Albuquerque de Souza

A velhice em tempos de pandemia: transformações no curso de vida e representações sociais de idosos sobre a velhice; Início: 2020; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Manuela de Queiroz Cruz

Entre a floresta e a cidade: representações sociais do brincar em crianças na Amazônia; Início: 2019; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Lindolfo José Costa de Holanda Cavalcanti

Caracterização das redes de relações interpessoais pelo critério de arranjos interacionais em brincadeiras de crianças de 3 anos; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rafaela Nascimento dos Santos

Uso de diferentes critérios para o registro de interação entre crianças de 2 anos: caracterização das redes de relações interpessoais; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; (Orientador);

Grasiele Almeida Borba

O cuidado sob a ótica dos coordenadores das Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas em Pernambuco durante a pandemia da COVID-19; 2023; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Diego Henrique Barbosa da Silva

Significados de autonomia para pessoas idosas residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI); 2022; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Maria Eduarda Araújo Gonçalves

Processos de significação de idosos sobre sua transição do lar para instituições de Longa Permanência (ILPI); 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Maria Manuela Correia Barbosa de Sá

Estudantes em situações de conflito interpessoal no ambiente escolar: como reagem os pré-adolescentes; 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Vivianne Calado Leal Marques

Cooperação entre crianças e construção de parcerias privilegiadas em um grupo de brinquedo; 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Paula Gabrielly Rasia Lira

A empatia na brincadeira de crianças de 2 e 3 anos; 2017; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Pedro Pinheiro Borges Neto

Família e homoparentalidade: o que pensam as crianças?; 2016; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Patricia Guimarães Interaminense

Sentidos de família na percepção de crianças em conflito familiar judicializado; 2015; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Melina de Carvalho Pereira

Entre pais e filhos: um estudo intergeracional sobre valores; 2014; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Sayonara da Silva Soares

Rede de cuidadores de crianças em uma comunidade de baixa renda; 2014; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Secretaria de Ensino Superior; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Isabel Pedrosa de Souza

E viveram felizes para sempre? Um estudo sobre processos de significação em crianças na contação de histórias; 2013; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Paulo Andre Sousa Teixeira

Da constatação à construção: sentidos de família nos laudos psicológicos das Ações de Guardas de crianças e adolescentes; 2013; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Pedro Paulo Bezerra de Lira

Processos de significação sobre família em crianças acolhidas institucionalmente; 2012; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Érika Christina Feitosa Cabral

Do ato motor à comunicação de crianças com paralisia cerebral; 2012; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Creuza Frinéia Rolim de Crasto

Examinando processos de significação do movimento dançante na interação de crianças; 2012; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Secretaria de Ensino Superior; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Júlio Cesar Macario de Medeiros

Singularidade na compreensão social e comunicação em crianças surdas; 2011; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Amanda Marques Duque

No faz de conta e na realidade: as narrativas de crianças sobre adoção; 2011; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Rachel Menezes Freitas

Concepções infantis sobre inclusão de crianças com deficiência: um estudo a partir do brincar; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Juliana Maria Ferreira de Lucena

Processos de apropriação, transformação, construção e compartilhamento de cultura entre crianças de dois anos no ambiente da creche; 2010; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Delano Rooselvet de Melo Florêncio

Comunicação e intersubjetividade: um olhar sobre os processos interacionais em crianças surdes; 2009; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Thais de Albuquerque da Costa Lins Menelau

Construção de vínculos entre crianças numa situação transitória de abrigo; 2009; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Karine Maria Porpino Viana

Observando crianças e refletindo sobre o papel do movimento na comunicação; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Sandra Carolina Farias de Oliveira

O olhar do idoso sobre a finitude: um estudo sobre representações sociais da morte em idosos de uma cidade do sertão pernambucano; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Tacyana Karla Gomes Ramos

Investigando o desenvolvimento da linguagem no ambiente pedagógico da creche: o que falam as crianças do Berçário?; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Heise Cristine Aires Leal

A compreensão das relações sociais no espaço de brincadeira; 2004; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Marise Matwijszyn

A imitação no desenvolvimento infantil e suas implicações para a educação segundo as concepções antroposófica e walloniana; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Orlane Rosálie Nascimento Silva

Crianças consideradas fracas, por suas professoras, no processo da alfabetização, diante da escrita e da leitura; 2003; 112 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Maria Jaqueline Paes de Carvalho

Brincar para quê? A brincadeira como espaço de apropriação de conhecimentos em crianças de três anos; 2002; 86 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Ana Flávia Araujo Pinho

Brincando, a gente se entende; Análise da brincadeira na creche como espaço de desenvolvimento infantil; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Maria da Conceição Carrilho de Aguiar

Construindo e reconstruindo o processo de capacitação: o professor das séries iniciais da rede pública estadual; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Laêda Bezerra Machado Rodrigues

Reencaminhando o ensino da leitura e da escrita a partir das interações sociais em sala de aula; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Jorge Xavier dos Santos Filho

Transição e perspectiva de futuro de adolescentes ao término do ensino médio; 2023; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Marcella de Holanda Padilha Dantas da Silva

Processos de significação de meninas sobre pertencimento étnico-racial: um olhar para as interações sociais em grupos de brinquedo; 2020; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Danyelle Almeida de Andrade

Ontogênese da representação social sobre velho/velhice em crianças: constituindo e diferenciando o "nós" e o "eles"; 2018; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Vanessa Cavalcanti de Torres

Trajetória de vida de jovens índios Xukuru do Ororubá (Pesqueira e Poção - PE): pertencimento à etinia e projeto para o futuro; 2018; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Juliana Maria Ferreira de Lucena

Sociabilidade, brincadeira e compreensão social: um estudo psicoetológico em crianaçs pré-escolares; 2018; Tese (Doutorado em Psicologia) - Psicologia USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

ELTON ANDRÉ SILVA DE CASTRO

Inclusão e constituição do sujeito com paralisia cerebral no cotidiano de uma pré-escola; 2017; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Pedro Paulo Bezerra de Lira

Cuidado, educação e vínculo na perspectiva de educadores de creches e instituições de acolhimento; 2017; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Carina Pessoa Santos

Ontogênese das representações sociais de família em crianças de quatro a seis anos; 2015; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Telma Vitoria

Aguçando o olhar para compreender a criança na creche: contribuições à formação de estudantes de Pedagogia; 2013; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Lúcia Maria de Andrade da Silva Caraúbas

Desenvolvimento de conceitos espontâneos e científicos por crianças de 6 e 7 anos; 2010; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Tacyana Karla Gomes Ramos

A criança em interação social no berçário da creche e suas interfaces com a organização do ambiente pedagógico; 2010; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Vilmária Fernandes Sales

Afetividade de crianças em situação de fracasso e de suas professoras: dimensões do aprender a ler em dois contextos culturais; 2009; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Ana Nery Barbosa de Araújo

A narrativa oral literária na educação infantil: quem conta um conto aumenta um ponto; 2009; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Maria Cecília Antunes de Aguiar

O desenvolvimento do conceito de espaço da criança e a Educação Infantil: esquemas e interações socioafetivas em situações problemas; 2006; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Maria de Fátima Vasconcelos da Costa

2016; Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Patrícia Freire Veríssimo do Nascimento

Processo de Significação e escrita númerica; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em C de Especialização do Pré Escolar à Quarta Série) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Letícia Karinne Muniz Moura

Diálogos entre a Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia Social: uma análise da influência social na interação criança-criança; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Pedro Pinheiro Borges Neto

Do olhar da criança ao olhar do adulto: o que pensam crianças e adultos sobre famílias homoparentais?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Nicolle Vaz da Cruz

Brincadeiras infantis: como crianças pequenas resolvem conflitos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Sayonara da Silva Soares

A concepção dos pais sobre o brincar na creche: uma reflexão teórico-metodológica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Melina de Carvalho Pereira

Representação e construção de valores relacionados à família em filmes infantis; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Viviane Lopes Miranda Almeida Mendes

Estagio Curricular Obrigatório; Projeto Crescendo com a criança; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Fernanda Freire de Lira Braga

Estágio Curricular Obrigatório; Projeto Crescendo com a criança; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Adriano de Arruda Silva

Estágio Curricular Obrigatório; Projeto Crescendo com a criança; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Cilene Rejane Ramos Alves

Interação de crianças em um grupo de desnutridos hospitalizados; 1994; 33 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Maria Teresa Barros Falcão

Orientação do olhar: indicador de parceria preferencial em crianças pequenas?; 1992; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Augusto Vagner Soares Martins de Lira

Vínculo e rede de relações interpessoais no grupo de brinquedo em crianças de 3 anos; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Bruna Soares Monteiro

Vínculo e rede de relações interpessoais no grupo de brinquedo em crianças de 4-5 anos; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Lindolfo José Costa de Holanda Cavalcanti

Redes de relações interpessoais em grupos de crianças de 3 anos: construção de vínculos com parceiros preferenciais; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Maria Luísa Fonsêca dos Anjos

Redes de relações interpessoais em grupos de crianças de 2 anos: construção de vínculos com parceiros preferenciais; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Letícia Karinne Muniz Moura

Dimensões da dinâmica interacional de um grupo de brinquedo e emergência de atitudes raciais em crianças de 4-5 anos; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Augusto Vagner Soares Martins de Lira

Dimensões da dinâmica interacional de um grupo de brinquedo e emergência de atitudes raciais em crianças de 3 anos; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Bruna Soares Monteiro

Emergência de atitudes raciais em crianças de 3 anos: análise qualitativa de episódios interacionais; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Joana Cecília Gomes de Medeiros

Emergência de atitudes raciais em crianças de 4-5 anos: análise qualitativa de episódios interacionais; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Letícia Karinne Muniz Moura

Dimensões da dinâmica interacional de um grupo de brinquedo e emergência de atitudes raciais em crianças de 4-5 anos; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Joana Cecília Gomes de Medeiros

Emergência de atitudes raciais em crianças de 4-5 anos: análise qualitativa de episódios interacionais; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Augusto Vagner Soares Martins de Lira

Dimensões da dinâmica interacional de um grupo de brinquedo e emergência de atitudes raciais em crianças de 3 anos; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Bruna Soares Monteiro

Emergência de atitudes raciais em crianças de 3 anos: análise qualitativa de episódios interacionais; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Augusto Vagner Soares Martins de Lira

Caracterização da dinâmica interacional de grupos de brinquedo em crianças de 3 anos: explorando dimensões do processo; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Letícia Karinne Muniz Moura

Caracterização da dinâmica interacional de grupos de brinquedo em crianças de 4-5 anos: explorando dimensões do processo; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Joana Cecília Gomes de Medeiros

Caracterização da dinâmica interacional de grupos de brinquedo em crianças de 2 anos: explorando dimensões do processo; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Bruna Soares Monteiro

Caracterização da dinâmica interacional de grupos de brinquedo em crianças de 3 anos: explorando dimensões do processo; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Letícia Karinne Muniz Moura

Dinâmica interacional de grupos de brinquedo e gênero dos participantes, em crianças de 4-5 anos; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Augusto Vagner Soares Martins de Lira

Dinâmica interacional do grupo de brinquedo e gênero dos participantes em crianças de 3 anos; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Joana Cecília Gomes de Medeiros

Dinâmica interacional dos grupos de brinquedo e gênero dos participantes, em crianças de 2 anos; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Letícia Karinne Muniz Moura

Apropriação e construção de cultura entre pares de idades, em crianças de 4 anos; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Karolyne Silva Costa

Objetivos e metas para o desenvolvimento de crianças: a perspectiva de adultos profissionais de Instituição de Acolhimento; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Jonas Wilson Tomaz da Silva

Apropriação e construção de cultura entre pares de idades, em crianças de 5 anos; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Ravena Maria Amaral de Arruda

Apropriação e construção de cultura entre pares de idades, em crianças de 5 anos; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Ravena Maria Amaral de Arruda

Negociações entre crianças de 3 anos e estratégias usadas em um grupo de brinquedo; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Karolyne Silva Costa

Objetivos e metas de educadores infantis para o desenvolvimento de crianças; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Adriane da Silva Gomes

Resistência à intervenção do adulto: crianças de 2 e 3 em um grupo de brinquedo, no cotidiano de uma creche; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Adriane da Silva Gomes

Negociações e acordos entre crianças na construção de autonomia e interdependência; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Roberta da Silva Pereira

Competências sociais em crianças pequenas: negociações e acordos com e sem o uso da linguagem verbal; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Nicolle Vaz da Cruz

Competências sociais em crianças pequenas: negociações e acordos sem a linguagem verbal; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Maria Gislaine dos Santos

Competências sociais em crianças pequenas: negociações e acordos com e sem o uso da linguagem verbal; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Daniela Leal Dantas Vasconcelos

Competências sociais em crianças: negociações e acordos sem a linguagem verbal; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Melina de Carvalho Pereira

Valores relacionados à família em filmes infantis contemporâneos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Priscila de Aguiar Bastos

As relações de irmãos nas animações infantis; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Nicolle Vaz da Cruz

Valores relacionados à família em filmes infantis contemporâneos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Nicolle Vaz da Cruz

Regras e valores em uso nas brincadeiras infantis: crianças de 2 e 3 anos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Priscila de Aguiar Bastos

Regras e valores em uso nas brincadeiras infantis: crianças de 4 e 5 anos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Pedro Pinheiro Borges Neto

Estratégias sociais de crianças de 3 a 6 anos para sua inserção e a de parceiro numa brincadeira já em curso; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Priscila de Aguiar Bastos

A presença do irmão no faz de conta sobre família; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Melina de Carvalho Pereira

Conversando com crianças pequenas sobre família; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Melina de Carvalho Pereira

Observando a brincadeira de faz-de-conta e inferindo a compreensão de gênero em crianças de 3-4 anos; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Mayara Lacerda de Mello

Assimilação e construção de cultura de um grupo de brinquedo; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-graduação - UFPE; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Pedro Paulo Bezerra Lira

Conversas de crianças de 3-4 anos sobre objetos, rotinas e papéis marcados socialmente pelo gênero; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Heitor Valença Cavalcanti

Concepções de família evidenciadas em brincadeiras de faz-de-conta em crianças de 4-5 anos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Renata Afonso Gomes

O desenvolvimento da compreensão social e da capacidade de assumir a perspectiva do outro em crianças; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Laila da Câmara Lima Kurtinaitis

Compreensão social e desempenho verbal de crianças de 13 a 48 meses; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-graduação - UFPE; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Juliana Maria Ferreira de Lucena

Estratégias utilizadas por crianças para participar de brincadeiras previamente estruturadas por parceiros; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Pedro Paulo Bezerra de Lira

Examinando a compreensão de gênero no brincar infantil; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Juliana Maria Ferreira de Lucena

Construção, compartilhamento e persistência de significados em crianças num grupo de brinquedo; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Laila da Câmara Lima Kurtinaitis/ Mayara Lacerda de Mello

Construção de brincadeira social e comunicação verbal em crianças de 13 a 36 meses; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-graduação - UFPE; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Renata Afonso Gomes/ Melina de Carvalho Pereira

A mímica, o gesto e a imitação como meios de comunicação em crianças de 2 e 3 anos; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Karine Maria Porpino Viana

O surgimento de ações cooperativas coordenadas em crianças de 19 a 31 meses; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Cyntia Coelho Barreto

Explorando ações não-verbais e meios verbais em brincadeiras infantis, em crianças de 31 a 42 meses; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Thaís de Albuquerque da Costa Lins

Desenvolvimento e brincadeira no primeiro ano de vida da criança; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Karine Maria Porpino Viana

Desenvolvimento e brincadeira no segundo ano de vida da criança; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Andrea Campelo Peixoto

Desenvolvimento e brincadeira no terceiro ano de vida da criança; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Mariana Siqueira de Lemos

Desenvolvimento e brincadeira no primeiro ano de vida da criança; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Viviane Lopes Miranda Almeida Mendes

Aprendendo sobre eventos físicos com parceiros de idade; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Juliana Cáu Durante

Aprendendo sobre eventos físicos com parceiros de idade; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Maria Antonieta da Silva Galvão

Observando o desenvolvimento em brincadeiras na creche; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Luciana Tavares de andrade

Crescendo em casa e na creche: ambiente familiar e brincadeiras; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Fernanda Freire de Lira Braga

Aprendendo sobre eventos físicos com parceiros de idade; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Fernanda Freire de Lira Braga

Do movimento à representação: um olhar sobre a ontogênese da criança e sobre a educação infantil; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Erika Linard de Morais Rezende

Do movimento à representação: um olhar sobre a ontogênese da criança e sobre a educação infantil; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Mariana Carpentieri

Do movimento à representação: um olhar sobre a ontogênese da criança e sobre a educação infantil; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Cláudio Ladys

O processo de interação social criança-criança e adulto-crianças em tarefas de inferência causal e de consideração da perspectiva do outro; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Alice Campelo de Albuquerque

O processo de interação social criança-criança e adulto-crianças em tarefas de inferência causal e de consideração da perspectiva do outro; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Maíra Barros Guerra

O processo de interação social criança-criança e adulto-crianças em tarefas de inferência causal e de consideração da perspectiva do; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Erika Linard de Morais Rezende

O processo de interação social criança-criança e adulto-crianças em tarefas de inferência causal e de consideração da perspectiva do outro; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Maíra Barros Guerra

Do movimento à representação: um olhar sobre a ontogênese da criança e sobre a educação infantil; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Micheline Alves Moraes

Ontogênese da sociabilidade humana; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Micheline Alves Moraes

O processo de interação social criança-criança e adulto-crianças em tarefas de inferência causal e de consideração da perspectiva do outro; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Ana Flávia Araujo Pinho

O processo de interação social criança-criança e adulto-crianças em tarefas de inferência causal e de consideração da perspectiva do outro; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Ana Flávia Araujo Pinho

Ontogênese da sociabilidade humana: empatia em crianças pequenas; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Cláudio Ladys

Ontogênese da sociabilidade humana: empatia em crianças pequenas; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Alice Campelo de Albuquerque

Ontogênese da sociabilidade humana: empatia em crianças pequenas; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Edilaine Lins Gouveia

Ontogênese da sociabilidade humana: empatia em crianças pequenas; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Rachel Cossich Furtado Diniz

Ontogênese da sociabilidade humana: empatia em crianças pequenas; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Lucas Barreto Cabral

Monitoria; 2022; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Pró-Reitoria Acadêmica da UFPE; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Nathália Patrícia Teófilo Bezerra de Melo

Monitoria; 2022; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Ícaro Xavier de Meneses

Crenças parentais sobre brincadeiras de crianças e seu desenvolvimento; 2021; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Jorge Xavier dos Santos Filho

Monitoria; 2019; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Letícia Karinne Muniz Moura

Monitoria; 2019; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Luiz Henrique Coelho de Siqueira Teixeira

Monitoria; 2019; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

José Ítalo Francolino da Silva

Monitoria; 2018; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Pró-Reitoria Acadêmica da UFPE; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Adriane da Silva Gomes

Monitoria; 2018; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Nayara Cybelle Lima Oliveira

Monitoria; 2017; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Pró-Reitoria Acadêmica da UFPE; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Roberta da Silva Pereira

Amizade entre crianças: um estudo sobre parcerias privilegiadas em crianças pequenas; 2016; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Roberta da Silva Pereira

Monitoria; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Pró-Reitoria Acadêmica da UFPE; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Pedro Pinheiro Borges Neto

Monitoria na disciplina Psicologia do Desenvolvimento 1 - PS250; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, L. R. ; ALESSIO, R. L. S. ; PEDROSA, M. I. . Autobiographical Narrative as a Methodological Instrument of the Network of Meanings. PAIDÉIA (USP. ONLINE) , v. 33, p. 1-9, 2023.

  • MAYNART, R. C. ; HADDAD, L. ; PEDROSA, M. I. . Listening to children as they play. LINHAS CRÍTICAS (UNB) , v. 29, p. 1-17, 2023.

  • LUCENA, J. M. F. ; AMORIM, K. S. ; PEDROSA, M. I. . Aprendizagem cultural por crianças de dois anos em seu grupo de brinquedo. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE) , v. 21, p. 1087-1107, 2021.

  • LIRA, P. G. R. ; PEDROSA, M. I. . Empathic Communication in Cooperative Play of 2 and 3 Year Olds. PAIDÉIA (USP. ONLINE) , v. 29, p. 1-2, 2019.

  • BORGES NETO, P. P. ; PEDROSA, M. I. . Processos de significação de crianças sobre famílias homoparentais. ARQUIVOS BRASILEIROS DE PSICOLOGIA , v. 69, p. 21-35, 2017.

  • LIRA, P. P. B. ; PEDROSA, M. I. . Processos de significação sobre família em brincadeiras de crianças em acolhimento institucional. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (UNB. IMPRESSO) , v. 32, p. 1-9, 2016.

  • PEREIRA, M. C. ; PEDROSA, M. I. . Brincadeiras de casinha e significações de gênero. Revista Brasileira de Psicologia , v. 3, p. 50-63, 2016.

  • PEREIRA, MELINA CARVALHO ; PEDROSA, MARIA ISABEL . De Pais para Filhos: Modos Intencionais de Transmitir Valores. INTERAÇÃO EM PSICOLOGIA (ONLINE) , v. 19, p. 243-253, 2016.

  • VIANA, K. M. P. ; PEDROSA, M. I. . Brincadeiras coordenadas cooperativas e o compartilhamento de intenções em crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso) , v. 27, p. 564-572, 2014.

  • LUCENA, J. M. F. ; PEDROSA, M. I. . Estabilidade e transformação na construção de rotinas compartilhadas no grupo de brinquedo. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso) , v. 27, p. 556-563, 2014.

  • PEDROSA, M. I. ; CARVALHO, A. M. A. . Aprendendo sobre eventos físicos com parceiros de idade. Psicologia USP (Impresso) , v. 20, p. 355-373, 2009.

  • AGUIAR, M. C. A. ; PEDROSA, M. I. . Desenvolvimento do conceito de espaço em crianças e a educação infantil. Psicologia USP (Impresso) , v. 20, p. 389-415, 2009.

  • PEDROSA, M. I. . A surpreendente descoberta: quem é e o que pode apreender uma criança de até três anos. Salto para o Futuro , v. XIX, p. 17-24, 2009.

  • OLIVEIRA, S. C. F. ; PEDROSA, M. I. ; SANTOS, M. F. S. . Quem está mais próximo da morte? Percepção dos idosos sobre que faixa etária se associa mais à morte. RBCEH. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano , v. 6, p. 146-152, 2009.

  • OLIVEIRA, S. C. F. ; PEDROSA, M. I. ; SANTOS, M. F. S. . Doença versus saúde: como os idosos se percebem diante desses conceitos. RBCEH. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano , v. 6, p. 181-188, 2009.

  • BUSSAB, V. ; PEDROSA, M. I. ; CARVALHO, A. M. A. . Encontros com o outro: empatia e intersubjetividade no primeiro ano de vida. Psicologia USP , v. 18, p. 99-132, 2007.

  • PEDROSA, M. I. ; CARVALHO, A. M. A. . Construction of communication during young children's play. Revista de Etologia (São Paulo) , São Paulo - SP, v. 8, p. 1-11, 2006.

  • CARVALHO, A. M. A. ; PEDROSA, M. I. ; AMORIM, K. S. . Retomando o debate qualidade X quantidade: uma reflexão a partir de experiências de pesquisa. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto) , v. 14, p. 51-62, 2006.

  • PEDROSA, M. I. ; CARVALHO, A. M. A. . Análise qualitativa de episódios de interação: uma reflexão sobre procedimentos e formas de uso. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso) , Porto Alegre, v. 18, n.3, p. 431-442, 2005.

  • CARVALHO, A. M. A. ; BERALDO, K. E. A. ; PEDROSA, M. I. ; COELHO, M. T. F. . O uso da entrevista em estudos com crianças. Psicologia em Estudo , Maringá - PR, v. 9, n.2, p. 291-300, 2004.

  • CARVALHO, A. M. A. ; PEDROSA, M. I. . Territoriality and social construction of space in children's play. Revista de Etologia (São Paulo) , São Paulo - SP, v. 6, n.1, p. 63-69, 2004.

  • CARVALHO, A. M. A. ; PEDROSA, M. I. . Precursores filogenéticos e ontogenéticos da linguagem: reflexões preliminares. Revista de Ciências Humanas (Florianópolis) , Florianópoles - SC, v. 34, n.1, p. 219-252, 2003.

  • CARVALHO, A. M. A. ; PEDROSA, M. I. . Cultura no grupo de brinquedo. Estudos de Psicologia (Natal) , Natal, v. 7, n.1, p. 181-188, 2002.

  • CARVALHO, A. M. A. ; BRANCO, A. U. ; PEDROSA, M. I. ; GIL, M. S. C. A. . Dinâmica interacional de crianças em grupo: um ensaio de categorização. Psicologia em Estudo , v. 7, n.2, p. 91-99, 2002.

  • CARVALHO, A. M. A. ; IMPÉRIO HAMBURGER, A. ; PEDROSA, M. I. . Dados e tirados: teoria e experiência na pesquisa em Psicologia. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto) , Ribeirão Preto, v. 7, n.3, p. 205-212, 1999.

  • CARVALHO, A. M. A. ; BERGAMASCO, N. H. P. ; LYRA, M. C. D. P. ; PEDROSA, M. I. ; RUBIANO, M. R. B. ; ROSSETTI FERREIRA, M. C. R. ; OLIVEIRA, Z. M. R. ; VASCONCELLOS, V. M. R. . Registro em vídeo na pesqisa em psicologia: reflexões a partir de relatos de experiência. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso) , Brasília, v. 12, n.3, p. 261-267, 1996.

  • CARVALHO, A. M. A. ; IMPÉRIO HAMBURGER, A. ; PEDROSA, M. I. . Interação, regulação e correlação no contexto do desenvolvimento humano: discussão conceitual e exemplos empíricos. Publicações Ifusp, São Paulo, v. 1196, p. 1-34, 1996.

  • PEDROSA, M. I. ; CARVALHO, A. M. A. . A interação social e a construção da brincadeira. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) , São Paulo, v. 93, p. 60-65, 1995.

  • PEDROSA, M. I. . A imitação como um processo de significados compartilhados. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto) , v. 2, p. 111-121, 1994.

  • BRANCO, A. U. ; CARVALHO, A. M. A. ; GIL, M. S. C. A. ; PEDROSA, M. I. . Fluxo de interações entre crianças, numa situação de brinquedo em grupo. Psicologia, São Paulo, v. 15, n.1, p. 13-27, 1989.

  • PEDROSA, M. I. ; SOUZA, M. T. C. C. (Org.) ; LEME, M. I. S. (Org.) . Psicologia do Desenvolvimento humano, justiça social e contextos sustentáveis. 1. ed. São Paulo - SP: Edicon, 2021. v. 1. 185p .

  • CARVALHO, A. M. A. (Org.) ; PEDROSA, M. I. (Org.) . Física e psicologia : um ensaio de interdisciplinaridade. 1. ed. São Paulo - SP: Edicon, 2020. v. 1. 176p .

  • LUCENA, J. M. F. (Org.) ; SOUZA, S. B. (Org.) ; FERNANDEZ, E. M. C. (Org.) ; PEDROSA, M. I. (Org.) . Pesquisa em psicologia: diversidade e modos de fazer (Coleção Interação social e desenvolvimento humano, vol. 2)). 1. ed. Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2019. v. 1. 410p .

  • MEDEIROS, J. C. M. ; PEDROSA, M. I. . Qual a primeira coisa que seu bebê lhe disse?. 1ª. ed. Curitiba: Editora CRV, 2017. v. 1. 98p .

  • CARVALHO, A. M. A. ; PEDROSA, M. I. ; ROSSETTI FERREIRA, M. C. R. . Aprendendo com a criança de zero a seis anos. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012. v. 1. 256p .

  • PEDROSA, M. I. . Coletâneas da ANPEPP: Investigação da criança em interação social. Recife: EditoraUniversitária da UFPE, 1996. v. 1. 155p .

  • LUCENA, J. M. F. ; PEDROSA, M. I. . O brincar e a construção de um meio culturalmente sustentável. In: Pedrosa, M.I.; Souza, M.T.C.C.; Leme, M.I.S. (Org.). Desenvolvimento humano, justiça social e contextos sustentáveis. 1ed.São Paulo - SP: Edicon, 2021, v. 1, p. 48-67.

  • GOMES, A. S. ; PEDROSA, M. I. . Resistência e enfrentamento entre parceiros em brincadeiras coletivas. In: Pedrosa, M.I.; Souza, M.T.C.C.; Leme, M.I.S. (Org.). Desenvolvimento humano, justiça social e contextos sustentáveis. 1ed.São Paulo - SP: Edicon, 2021, v. 1, p. 103-122.

  • PEDROSA, M. I. ; AGUIAR, M. C. A. . Apropriação do espaço por crianças em um grupo de brinquedo: diferenciando dois modos de análise. In: Carvalho, A.M.A.; Pedrosa, M.I.. (Org.). Física e psicologia : um ensaio de interdisciplinaridade. 1ed.São Paulo - SP: Edicon, 2020, v. 1, p. 107-138.

  • CARVALHO, A. M. A. ; PEDROSA, M. I. ; IMPÉRIO HAMBURGER, A. . Revendo conceitos e princípios para a análise da dinâmica interacional de crianças. In: Carvalho, A.M.A.; Pedrosa, M.I.. (Org.). Física e psicologia : um ensaio de interdisciplinaridade. 1ed.São Paulo - SP: Edicon, 2020, v. 1, p. 43-70.

  • CARVALHO, A. M. A. ; PEDROSA, M. I. . Uma reflexão necessária: afinidades e diferenças intra e interdisciplinares no uso de conceitos. In: Carvalho, A.M.A.; Pedrosa, M.I.. (Org.). Física e psicologia : um ensaio de interdisciplinaridade. 1ed.São Paulo - SP: Edicon, 2020, v. 1, p. 71-78.

  • LUCENA, J. M. F. ; PEDROSA, M. I. . Sociabilidade humana e a brincadeira de crianças: reflexões teóricas e exemplos empíricos. In: Carvalho, A.M.A.; Pedrosa, M.I.. (Org.). Física e psicologia : um ensaio de interdisciplinaridade. 1ed.São Paulo - SP: Edicon, 2020, v. 1, p. 139-174.

  • FELIX, L. B. ; SANTOS, M. F. S. ; ACIOLI NETO, M. L. ; PEDROSA, M. I. . (Re)significando as infâncias: as experiências de pais e avós no cuidado de crianças em sofrimento psíquico. In: Morais, E.R.C.; Cruz, F.M.L.; Santos, M.F.S.; Aléssio, R.L.S.. (Org.). Interfaces entre a psicologia do desenvolvimento e a psicologia social. (Coleção Interação social e desenvolvimento humano). 1ed.Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2019, v. 1, p. 87-116.

  • CORREIA, C. C. G. ; MORAIS, E. R. C. ; PEDROSA, M. I. . Rupturas e transformações na idade adulta: a hemodiálise e a cirurgia bariátrica como ponto de viragem no curso de vida. In: Morais, E.R.C.; Cruz, F.M.L.; Santos, M.F.S.; Aléssio, R.L.S.. (Org.). Interfaces entre a psicologia do desenvolvimento e a psicologia social. (Coleção Interação social e desenvolvimento humano). 1ed.Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2019, v. 1, p. 117-145.

  • PEREIRA, M. C. ; PEDROSA, M. I. . Histórias de filme recontadas por crianças: investigando o processo de apropriação e construção da realidade social. In: Juliana Maria Ferreira de Lucena; Sidclay Bezerra de Souza; Elaine Magalhães Costa-Fernandez; Maria Isabel Pedrosa. (Org.). Pesquisa em psicologia: diversidade e modos de fazer (Coleção Interação social e desenvolvimento humano, vol. 2). 1ed.Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2019, v. 2, p. 31-56.

  • GONCALVES, M. E. A. ; GIANORDOLI-NASCIMENTO, I. F. ; PEDROSA, M. I. . Subjetivações e significação coletiva: um caminho fenomenológico para estudar a institucionalização de idosos. In: Juliana Maria Ferreira de Lucena; Sidclay Bezerra de Souza; Elaine Magalhães Costa-Fernandez; Maria Isabel Pedrosa. (Org.). Pesquisa em psicologia: diversidade e modos de fazer (Coleção Interação social e desenvolvimento humano, vol. 2). 1ed.Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2019, v. 2, p. 379-401.

  • SANTOS, C. P. ; SILVA, S. P. ; PEDROSA, M. I. . Oficina de teatro como recurso metodológico para a pesquisa com crianças. In: Juliana Maria Ferreira de Lucena; Sidclay Bezerra de Souza; Elaine Magalhães Costa-Fernandez; Maria Isabel Pedrosa. (Org.). Pesquisa em psicologia: diversidade e modos de fazer (Coleção Interação social e desenvolvimento humano, vol. 2). 1ed.Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2019, v. 2, p. 89-118.

  • PEDROSA, M. I. ; BORGES NETO, P. P. ; LIRA, P. G. R. . Escutar a criança no enredo de suas relações sociais: dimensões éticas da pesquisa em desenvolvimento humano. In: Maria Isabel da Silva Leme; Simone Cagnin; Sérgio Antônio da Silva Leite. (Org.). Pesquisa aplicada em psicologia: implicações éticas. 1ed.Campinas-SP: Mercado de Letras, 2018, v. 1, p. 49-68.

  • PEDROSA, M. I. ; PEREIRA, M. C. ; MELLO, M. L. . Brincar por brincar: o espaço de criação, apropriação e conquistas na educação infantil. In: Maria Walburga dos Santos; Cleonice Maria Tomazzetti; Suely Amaral Mello. (Org.). Eu ainda sou criança: Educação Infantil e resistência. 1ed.São Carlos: EDUFSCar, 2018, v. 1, p. 217-234.

  • CARVALHO, A. M. ; PEDROSA, M. I. . Ambientes de desenvolvimento humano: reflexões teórico-empíricas sobre especificidade e diversidade. In: Ana Luiza Bustamante Smolka; Sérgio Antônio da Silva Leite. (Org.). Psicologia do desenvolvimento: teorias e práticas em diferentes contextos. 1ed.Campinas - SP: Mercado de Letras, 2016, v. 1, p. 13-30.

  • INTERAMINENSE, P. G. ; Maria Isabel Pedrosa . Família sob múltiplas perspectivas: o que pensam crianças e adolescentes. In: Fernando Lins; Sandra Farias; Walfrido Menezes. (Org.). Direitos Humanos: múltiplos olhares. 1ªed.Recife: Libertas, 2016, v. 1, p. 123-142.

  • CARVALHO, A. M. A. ; SESTINI, A. E. ; PEDROSA, M. I. . Interação criança-criança e comunicação na primeira infância. In: Bianca Arruda Manchester de Queiroga; Adriana de Oliveira Camargo Gomes; Hilton Justino da Silva. (Org.). Desenvolvimento da comunicação humana nos diferentes ciclos de vida. 1ed.Barueri: Pró-Fono, 2015, v. 1, p. 89-106.

  • PEDROSA, M. I. . Vamos observar cuidadosamente a criança no berçário. In: Tacyana Karla Gomes Ramos; Ester Calland de Souza Rosa. (Org.). Os saberes e as falas de bebês e suas professoras. 2ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2012, v. 1, p. 35-38.

  • ARAUJO, A. N. B. ; PEDROSA, M. I. . A narrativa oral literária na Educação Infantil: quem conta um conto aumenta um ponto. In: Ana Lúcia Borba de Arruda; Karla Reis Gouveia. (Org.). Pesquisas em políticas e práticas educativas: questões e desafios. 1ed.Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2012, v. 1, p. 173-184.

  • PEDROSA, M. I. ; MENELAU, T. A. C. L. . Histórias de aproximação: construção e manutenção de vínculos afetivos entre crianças em uma situação provisória de abrigo. In: Maria Isabel da Silva Leme; Paulo de Salles Oliveira. (Org.). Proximidade e Distanciamento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011, v. 1, p. 75-90.

  • AMORIM, K. S. ; SIMAO, L. M. ; PEDROSA, M. I. . Aproximações e distanciamentos eu-outro nos processos de desenvolvimento: a questão do tempo. In: Maria Isabel da Silva Leme; Paulo de Salles Oliveira. (Org.). Proximidade e Distanciamento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011, v. 1, p. 109-118.

  • PEREIRA, M. C. ; LIRA, P. P. B. ; PEDROSA, M. I. . Observando brincadeiras e conversando com crianças sobre família. In: Lúcia Vaz de Campos Moreira; Elaine Pedreira Rabinovich. (Org.). Família e parentalidade: olhares da Psicologia e da História. 1ed.Curitiba: Juruá, 2011, v. 1, p. 41-62.

  • PEDROSA, M. I. ; SANTOS, M. F. S. . Educação Infantil do 1 ao 6 ano. Proposta curricular: Educação Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. 1ed.Camaragibe - PE: Prefeitura, 2009, v. 1, p. 19-47.

  • OLIVEIRA, S. C. F. ; SANTOS, G. L. G. ; SANTOS, M. F. S. ; PEDROSA, M. I. . O que é saúde? Produção de sentido sobre o conceito de saúde para idosos de asilos e grupo de terceira idade.. In: Ludgleydson Fernandes de Araújo; Cecília Maria Resende Gonçalves de Carvalho; Virginia Ângela M. de Lucena e Carvalho. (Org.). As diversidades do envelhecer: uma abordagem multidisciplinar. 1ed.Curitiba - PR: Editora CRV, 2009, v. 1, p. 37-48.

  • PEDROSA, M. I. ; SANTOS, M. F. S. . Aprofundando reprodução interpretativa e cultura de pares em diálogo com Corsaro. In: Fernanda Müller; Ana Maria Almeida Carvalho. (Org.). Teoria e Prática na pesquisa com crianças. Diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez Editora, 2009, v. 1, p. 51-58.

  • PEDROSA, M. I. . Vamos observar cuidadosamente a criança do berçário. In: Tacyana Karla Gomes Ramos; Ester Calland de Sousa Rosa. (Org.). Os saberes e as falas de bebês e suas professoras. 1ed.Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2008, v. 3, p. 30-33.

  • LIRA, P. P. B. ; PEDROSA, M. I. . Compreensão social de gênero pela criança. In: Maria de Fátima Vasconcelos da Costa; Veriana de Fátima Rodrigues Colaço; Nelson Barros da Costa. (Org.). Modos de brincar, lembrar e dizer: discursividade e subjetivação. 1ed.Fortaliza - CE: UFC Edições, 2007, v. 1, p. 82-98.

  • PEDROSA, M. I. ; AGUIAR, M. C. A. . Ontogênese e Práticas Educativas na Educação Infantil. In: Maria Thereza C. Coelho de Souza; Vera Silvia Raad Bussab. (Org.). Razão e Emoção: diálogos em construção. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006, v. , p. 173-192.

  • CARVALHO, A. M. ; PEDROSA, M. I. ; LEITE, S. A. S. . Educar, sentir e brincar: transitividade em ação. In: Maria Thereza C. Coelho de Souza; Vera Silvia Raad Bussab. (Org.). Razão e Emoção: diálogos em construção. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006, v. , p. 255-262.

  • CARVALHO, A. M. A. ; PEDROSA, M. I. . Communication in early infancy: Some reflections from an evolutionary perspective. In: Angela Uchoa Branco; Jean Valsiner. (Org.). Communication and metacommunication in human development. 1ed.Greenwich, CT: Infomation Age Publishing Inc. (successor to Ablex Publishing Company), 2004, v. , p. 83-105.

  • PEDROSA, M. I. . Redes de Significações: um debate conceitual e empírico. In: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira; Katia de Souza Amorim; Ana Paula Soares da Silva; Ana Maria Almeida Carvalho. (Org.). Rede de Significações e o estudo do desenvolvimento humano. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2004, v. 1, p. 211-215.

  • CARVALHO, A. M. A. ; PEDROSA, M. I. . Teto, ninho, território: brincadeiras de casinha. In: Ana Maria Carvalho; Celina Maria Magalhães; Fernando Augusto Pontes; Ilka Dias Bichara. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca.. 1ªed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, v. 2, p. 31-48.

  • CARVALHO, A. M. A. ; PEDROSA, M. I. . Bonecos de todos os tamanhos. In: Ana Maria Carvalho; Celina Maria Magalhães; Fernando Augusto Pontes; Ilka Dias Bichara. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. 1ªed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, v. 2, p. 49-62.

  • IMPÉRIO HAMBURGER, A. ; CARVALHO, A. M. A. ; PEDROSA, M. I. . Movimentos ao acaso e princípios de ordenação em grupos de crianças brincando. In: Tânia Tomé. (Org.). Tendências da física estatística no Brasil. 1ªed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2003, v. , p. 105-109.

  • PEDROSA, M. I. ; SANTOS, M. F. S. ; SANTOS, W. N. . Princípios norteadores para a educação infantil. In: F. Angelim, I. Oliveira, I. Vasconcelos. (Org.). Proposta curricular: educação infantil. Camaragibe, PE: Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Camaragibe, 2002, v. , p. 27-42.

  • CARVALHO, A. M. A. ; IMPÉRIO HAMBURGER, A. ; PEDROSA, M. I. . Interaction, regulation, and correlation in the context of human development: Conceptual discussion and empirical examples. In: M. C. D. P. Lyra; J. Valsiner. (Org.). Construction of psychological processes in interpersonal communication. Stamford, Connecticut: Ablex Publishing Corpoation, 1998, v. 4, p. 155-180.

  • PEDROSA, M. I. ; CARVALHO, A. M. A. ; IMPÉRIO HAMBURGER, A. . From disordered to ordered movement: Attractor configuration and development. In: A. Fogel; M. C. D. Lyra; J. Valsiner. (Org.). Dynamics and indeterminism in developmental and social processes. 1ed.Mahwah, New Jersey: LEA, Inc. Publishers, 1997, v. , p. 135-151.

  • IMPÉRIO HAMBURGER, A. ; PEDROSA, M. I. ; CARVALHO, A. M. A. . Auto-organização em brincadeiras de crianças: de movimentos desordenados à realização de atratores. In: M. Debrun; M. E. Q. Gonzales; O. Pessoa Jr.. (Org.). Coleção CEA - Auto-Organização: estudos interdisciplinares. São Paulo: Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência - UNICAMP, 1996, v. 18, p. 343-361.

  • PEDROSA, M. I. . A emergência de significados entre crianças nos anos iniciais de vida. In: M. I. Pedrosa. (Org.). Coletâneas da ANPEPP: Investigação da criança em interação social. RECIFE: Editora Universitária da UFPE, 1996, v. 1, p. 49-67.

  • COELHO, M. T. F. ; PEDROSA, M. I. . Faz-de-conta: construção e compartilhamento de significados. In: Z. M. R. Oliveira. (Org.). A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a educação infantil. São Paulo: Cortez, 1995, v. , p. 51-65.

  • CRUZ, M. Q. ; VIANA, K. M. P. ; PEDROSA, M. I. . É como eles brincam na floresta Amazônica: expectativas e crenças parentais sobre o brincar na comunidade São Francisco ? AM. In: II Simpósio Internacional da ABBRI, 2023, São Paulo. Brincar e Criar um Mundo Sustentável para Todos: Anais de Artigos Completos do II Simpósio Internacional da ABBri. São Paulo: Even3 Publicações, 2023. v. 1. p. 1-9.

  • PEDROSA, M. I. . Homenagem a Ana Maria Almeida Carvalho. In: XL Encontro Anual de Etologia. Decolonizando a Etologia: um convite para novos caminhos, 2023, São Paulo. Anais do XL EAE. Decolonizando a Etologia: um convite para novos caminhos. . São Paulo: Sociedade Brasileira de Etologia / Instuto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2023. v. 1. p. 30-34.

  • ARRUDA, R. M. A. ; PEDROSA, M. I. . Apropriação e construção de cultura entre pares de idades, em crianças de 5 anos. In: VI Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2019, Campina Grande. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019. v. 1. p. 1-12.

  • PEREIRA, M. C. ; PEDROSA, M. I. . O que pensam as crianças sobre a conduta de pai e filho, protagonistas de um dilema moral?. In: II Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança: desafios éticos e metodológicos, 2014, Porto Alegre. II Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança. Pesquisas com crianças: desafios éticos e metodológicos. v. 1. p. 1-16.

  • LIRA, P. P. B. ; PEDROSA, M. I. . O desenrolar de processos de significação na 'brincadeira de família' de crianças acolhidas institucionalmente. In: III Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, 2012, Aracaju. Anais do III Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2012. v. 1. p. 31-45.

  • PEDROSA, M. I. . E é só brincar, é?. In: III Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, 2012, Aracaju. Anais do III Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2012. v. 1. p. 1-15.

  • LUCENA, J. M. F. ; PEDROSA, M. I. . Estabilidade e transformação na construção de rotinas compartilhadas no grupo de brinquedo. In: III Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, 2012, Aracaju. Anais do III Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2012. v. 1. p. 16-30.

  • PEREIRA, M. C. ; PEDROSA, M. I. . Perscrutando modos de alçar os significados que pais e mães atribuem aos valores perpassados nos filmes infantis. In: III Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, 2012, Aracaju. Anais do III Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2012. v. 1. p. 46-59.

  • CARAUBAS, L. M. A. S. ; PEDROSA, M. I. . Construção de conceitos por meio da interação com parceiros de idade na Educação Infantil.. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste., 2011, Manaus. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2011. v. 1. p. 1-12.

  • AGUIAR, M. C. A. ; PEDROSA, M. I. . Análise vergnaudiana sobre a exploração espontânea do espaço pela criança: implicações didáticas. In: 2 SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática., 2008, Recife - Brasil. Anais do 2 SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Matemática formal e Matemática não-formal 20 anos depois: sala de aula e outros contextos.. Recife: Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências ? UFRPE, 2008. v. Único. p. 1-12.

  • AGUIAR, M. C. A. ; PEDROSA, M. I. . Abordagens do conceito de espaço e a educação matemática. In: 2 SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática., 2008, Recife - Brasl. Anais do 2 SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Matemática formal e Matemática não-formal 20 anos depois: sala de aula e outros contextos.. Recife: Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências ? UFRPE, 2008. v. Único. p. 1-12.

  • CARVALHO, M. J. P. ; PEDROSA, M. I. . Brincar na pré-escola é diferente? A brincadeira e a construção de conhecimentos. In: 18 EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió-AL. Anais. Maceió-AL: Universidade Federal de Alagoas ? Programa de Pós-graduação em Educação, 2007. v. 1. p. 1-10.

  • PEDROSA, M. I. . A brincadeira como um lugar ?ecologicamente relevante? para a investigação da criança. In: Simpósio Nacional de Psicologia Social e do Desenvolvimento, 2005, Vitória - ES. Anais do Simpósio Nacional de Psicologia Social e do Desenvolvimento. Vitória - ES: Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UFES, 2005. p. 37-42.

  • AIRES, H. C. S. ; PEDROSA, M. I. . A contribuição da brincadeira para a construção da autonomia da criança (Completo). In: XVI EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, São Cristóvão - SE. Anais EPENN 2003. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe / Núcleo de Pós-Graduação em Educação, 2003. v. 1. p. 1-4.

  • PEDROSA, M. I. ; SIRGADO, A. P. ; ROSSETTI FERREIRA, M. C. R. ; DIAS, M. G. B. B. ; GIL, M. S. C. A. ; CIVILETTI, M. V. ; SPERB, T. M. ; VASCONCELLOS, V. M. R. ; OLIVEIRA, Z. M. R. . Investigação da criança em interação social. In: 6 Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, 1996, Teresópolis - RJ. Anais. Rio de Janeiro: ANPEPP, 1996. v. 2. p. 91-97.

  • PEDROSA, M. I. ; SIRGADO, A. P. ; ROSSETTI FERREIRA, M. C. R. ; LYRA, M. C. D. P. ; GIL, M. S. C. A. ; CIVILETTI, M. V. ; SPERB, T. M. ; VASCONCELLOS, V. M. R. ; OLIVEIRA, Z. M. R. . Investigação da criança em interação social. In: 5 Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, 1994, Caxambu - MG. Anais. Belo Horizonte: ANPEPP, 1994. v. 1. p. 71-76.

  • ROSSETTI FERREIRA, M. C. R. ; SMOLKA, A. L. B. ; BRANCO, A. U. ; PEDROSA, M. I. ; CIVILETTI, M. V. ; VASCONCELLOS, V. M. R. ; OLIVEIRA, Z. M. R. . Interação na creche e na pré-escola. In: 4 Simpósio Brasileiro de Pesquisa Intercâmbio Científico, 1992, Brasília - DF. Anais. Brasília: ANPEPP, 1992. p. 109-118.

  • PEDROSA, M. I. ; CARVALHO, A. M. A. . Análise qualitativa da interação entre crianças como processo de construção mútua. In: XXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, 1991, Ribeirão Preto - SP. Anais. Ribeirão Preto: SPRP, 1991. p. 285-290.

  • TORRES, V. C. ; PEDROSA, M. I. . O sentido de pertença nos índios Xukuru do Ororubá. In: IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2015, Belém - PA. Anais do IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Belém - PA: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2015. v. 1.

  • LIRA, P. P. B. ; PEDROSA, M. I. . Contextos de desenvolvimento infantil na perspectiva de profissionais educadores/cuidadores. In: X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2015, Belém - PA. Anais do X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Belém - PA: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2015. v. 1.

  • INTERAMINENSE, P. G. ; PEDROSA, M. I. . Significações de conflitos familiares compartilhados por crianças no grupo de brinquedo. In: X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento., 2015, Belém - PA. Anais do X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento.. Belém - PA: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2015. v. 1.

  • LIRA, P. G. R. ; PEDROSA, M. I. . Interações empáticas de crianças de 2 e 3 anos. In: X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2015, Belém - PA. Anais do X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Belém - PA: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2015. v. 1.

  • CARVALHO, A. M. ; SMOLKA, A. L. B. ; ROSSETTI, C. B. ; AMORIM, K. S. ; CARAUBAS, L. M. A. S. ; LEME, M. I. S. ; PEDROSA, M. I. ; SOUZA, M. T. C. C. ; LEITE, S. A. S. ; CAGNIN, S. . GT10 ? Contextos sociais de desenvolvimento: aspectos evolutivos e culturais. In: XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, 2014, 2014, Bento Gonçalves - RS. Anais do XV Simpósio da ANPEPP. Bento Gonçalves: ANPEPP, 2014. v. 1. p. 54-57.

  • MELLO, M. L. ; PEDROSA, M. I. . Conflitos e resolução em brincadeiras de crianças com 3-4 anos. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Brasília. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Brasília - DF: Universidade de Brasília, 2011. v. 1. p. 1-3.

  • LIRA, P. P. B. ; PEDROSA, M. I. . Família sob a perspectiva de crianças em acolhimento institucional. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Brasília - DF: Universidade de Brasília, 2011. v. 1. p. 1-3.

  • PEREIRA, M. C. ; LIRA, P. P. B. ; PEDROSA, M. I. . A compreensão de gênero em crianças em duas situações de brincadeira. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Brasília. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Brasília - DF: Universidade de Brasília, 2011. v. 1. p. 1-3.

  • LUCENA, J. M. F. ; PEDROSA, M. I. . Brincando com parceiros de idade e se apropriando do espaço físico da creche. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Brasília. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Brasília - DF: Universidade de Brasília, 2011. v. 1. p. 1-3.

  • PEDROSA, M. I. ; MEDEIROS, J. C. M. . Estratégias de resolução de conflito entre pares por crianças que ainda não falam: examinando a compreensão social. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro - RJ. Anais. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Psicoligia do Desenvolvimento, 2009. v. 1. p. 533-534.

  • PEDROSA, M. I. ; MENELAU, T. A. C. L. . Histórias de aproximação: construção e manutenção de vínculos afetivos entre crianças em uma situação provisória de abrigo. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro - RJ. Anais VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento: Desenvolvimento e Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Psicoligia do Desenvolvimento, 2009. v. 1. p. 560-561.

  • LUCENA, J. M. F. ; PEDROSA, M. I. . Construindo e transformando significações na microcultura do grupo de brinquedo. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro - RJ. Anais. Rio de Janeiro - RJ: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2009. v. 1. p. 210-211.

  • VIANA, K. M. P. ; PEDROSA, M. I. . Observando a interação de crianças no contexto educacional: reflexões acerca da relação entre movimento e pensamento. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro - RJ. Anais. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2009. v. 1. p. 176-178.

  • MELLO, M. L. ; PEDROSA, M. I. . Assimilação e construção de cultura de um grupo de brinquedo. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro - RJ. Anais. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2009. v. 1. p. 291-292.

  • RAMOS, T. K. G. ; PEDROSA, M. I. . O papel das emoções na comunicação entre crianças no berçário da creche. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro - RJ. Anais. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Psicoligia do Desenvolvimento, 2009. v. 1. p. 284-285.

  • RAMOS, T. K. G. ; PEDROSA, M. I. . Ajustamento de intenções sociocomunicativas entre bebês e seu papel no desenvolvimento da linguagem. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro - RJ. Anais. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Psicoligia do Desenvolvimento, 2009. v. 1. p. 281-282.

  • PEREIRA, M. C. ; PEDROSA, M. I. . Brincando de casinha e revelando suas concepções de gênero: um estudo com crianças de 3 e 4 anos. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro - RJ. Anais. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Psicoligia do Desenvolvimento, 2009. v. 1. p. 213-214.

  • CRUZ, M. Q. ; VIANA, K. M. P. ; PEDROSA, M. I. . É como eles brincam na floresta Amazônica: expectativas e crenças parentais sobre o brincar na comunidade São Francisco ? AM. In: II Simpósio Internacional da ABBRI, 2023, São Paulo. Brincar e criar um mundo sustentável para todos: Anais de artigos completos do Simpósio Internacional da ABBri. São Paulo: Even3 Publicações, 2023. p. 1-1.

  • PEDROSA, M. I. ; GOMES, A. S. . Resistência e enfrentamento entre parceiros para construção e persistência de brincadeiras coletivas. In: XVIII Simpósio de Intercâmbio Científico da ANPEPP, 2020, On line. XVIII Simpósio de Intercâmbio Científico da ANPEPP - Trabalhos submetidos. Belo Horizonte: Airá Eventos Técnicos Científicos, 2020. v. 1. p. 01-13.

  • PEDROSA, M. I. ; ANDRADE, D. A. . Protagonismos das crianças em contexto de creche ou pré-escola: construção do reconhecimento individual e identidade social. In: 17 Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, 2018, Brasília - DF. 17 Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. Brasília - DF: ANPEPP, 2018. v. 1. p. 1-1.

  • PEDROSA, M. I. ; GOMES, A. S. . Resistência ao adulto: um exercício de autonomia e de pertença ao grupo de brinquedo em crianças de 2-3 anos. In: XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2017, Aracaju - SE. XI CBPD - XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Site: WWW.cbpd.psc.br: Associação Brasilleira de Psicologia do Desenvovlimento, 2017. v. 1.

  • LUCENA, J. M. F. ; PEDROSA, M. I. ; BUSSAB, V. . Observando estratégias de negociação para uso de brinquedos e inferindo compreensão social de crianças de três anos. In: XXXIII ENCONTRO ANUAL DE ETOLOGIA, 2015, Belém - PA. XXXIII ENCONTRO ANUAL DE ETOLOGIA. Belém - PA, 2015. v. 1. p. 50-50.

  • LIRA, P. P. B. ; PEREIRA, M. C. ; PEDROSA, M. I. . Brincar e conversar: implicações e desdobramentos metodológicos na pesquisa com crianças. In: 8 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2013, Fortaleza-CE. Anais do 8 CONPSI, 2013.

  • PEDROSA, M. I. . Educar e cuidar crianças pequenas em instituições educacionais. In: 8 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2013, Fortaleza-CE. Anais do 8 CONPSI, 2013.

  • PEDROSA, M. I. . Afetividade no contexto educacional: desafios em práticas e projetos educacionais - Mesa Redonda. In: 8 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2013, Fortaleza-CE. Anais do 8 CONPSI, 2013.

  • LIRA, P. P. B. ; PEREIRA, M. C. ; PEDROSA, M. I. . Famílias brincadas em dois contextos de desenvolvimento: um estudo comparativo. In: IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013, João Pessoa - PB. Anais do IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. João Pessoa: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2013. v. 1. p. 341-343.

  • SILVA, S. P. ; SANTOS, C. P. ; PEDROSA, M. I. . Estratégias de negociação entre crianças em situações de cooperação num planejamento de um teatro sobre família. In: IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013, João Pessoa. Anais do IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. João Pessoa: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2013. v. 1. p. 571-572.

  • PEDROSA, M. I. . Brinquedos e brincadeiras: explorando aprendizagens de crianças com parceiros. In: IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013, João Pessoa - PB. Anais do IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. João Pessoa - PB: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2013. v. 1. p. 292-293.

  • PEDROSA, M. I. . Significações sobre família: apropriação e transmissão de regras e valores culturais. In: Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013, João Pessoa - PB. Anais do IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. João Pessoa - PB: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2013. v. 1. p. 338-339.

  • SANTOS, C. P. ; PEDROSA, M. I. . Construção de sentidos compartilhados sobre família por crianças: ontogênese de representações sociais. In: IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013, João Pessoa - PB. Anais do IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. João Pessoa - PB: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2013. v. 1. p. 340-341.

  • PEREIRA, M. C. ; PEDROSA, M. I. . Estratégias parentais de transmissão de valores. In: Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013, João Pessoa - PB. Anais do Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. João Pessoa - PB: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2013. v. 1. p. 343-344.

  • LIRA, P. P. B. ; PEDROSA, M. I. . A importância da família nos documentos legais: o direito à vinculação interpessoal.. In: 7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Anais do 7 CONPSI. Salvador: Universidade Federal da Bahia e Conselho Regional de Psicologia, 2011. v. 1. p. 1-1.

  • LIRA, P. P. B. ; PEREIRA, M. C. ; PEDROSA, M. I. . A brincadeira como contexto de investigação das significações de família em crianças. In: 7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Anais do 7 CONPSI. Salvador: Universidade Federal da Bahia e Conselho Regional de Psicologia, 2011. v. 1. p. 1-1.

  • PEREIRA, M. C. ; LIRA, P. P. B. ; PEDROSA, M. I. . Brincadeiras e conversas sobre família: um estudo com crianças de 3-5 anos. In: 7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Anais do 7 CONPSI. Salvador: Universidade Federal da Bahia e Conselho Regional de Psicologia, 2011. v. 1. p. 1-1.

  • DUQUE, A. M. ; PEDROSA, M. I. . As narrativas de crianças sobre adoção: uma reflexão à luz da teoria de Jerome Bruner. In: 1 Congresso Franco-Brasileiro sobre Psicanálise, Filiação e Sociedade, 2010, Recife - PE. Anais do 1 Congresso Franco-Brasileiro sobre Psicanálise, Filiação e Sociedade. Recife, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • PEREIRA, M. C. ; PEDROSA, M. I. . Observando a brincadeira de faz-de-conta e inferindo a compreensão de gënero. In: 6 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009, Belém - PA. Anais. Belém - PA: Universidade Federal do Pará e Conselho Regional de de Psicologia 10ª Região, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • LUCENA, J. M. F. ; PEDROSA, M. I. . Explorado a construção e transmissão da ?cultura de pares? em crianças pequenas. In: 6 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009, Belém ? PA. Anais. Belém ? PA: Universidade Federal do Pará e Conselho Regional de de Psicologia 10ª Região. v. 1. p. 1-1.

  • LIRA, P. P. B. ; PEDROSA, M. I. . Assimilação e construção cultural de papéis e valores relacionados ao gênero. In: 6 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009, Belém ? PA. Anais. Belém ? PA: Universidade Federal do Pará e Conselho Regional de Psicologia 10ª Região, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • RAMOS, T. K. G. ; PEDROSA, M. I. . Funções do movimento na comunicação entre crianças do berçário e sua professora. In: 6 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009, Belém ? PA. Anais. Belém ? PA: Universidade Federal do Pará e Conselho Regional de de Psicologia 10ª Região, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • RAMOS, T. K. G. ; PEDROSA, M. I. . Compreensão de intenções compartilhadas de bebês que disputam objetos. In: 6 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009, Belém ? PA. Anais. Belém ? PA: Universidade Federal do Pará e Conselho Regional de de Psicologia 10ª Região, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • CARAUBAS, L. M. A. S. ; PEDROSA, M. I. . A formação de conceitos científicos a partir de conceitos espontâneos. In: 6 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009, Belém ? PA. Anais. Belém ? PA: Universidade Federal do Pará e Conselho Regional de Psicologia 10ª Região, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • AGUIAR, M. C. A. ; PEDROSA, M. I. . Análise vergnaudiana sobre a exploração espontânea do espaço pela criança: implicações didáticas. In: 2 SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2008, Recife - Brasil. Programação e Cadernos de Resumos do 2 SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Matemática formal e Matemática não-formal 20 anos depois: sala de aula e outros contextos. Recife: Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências ? UFRPE, 2008. v. Único. p. 101-101.

  • AGUIAR, M. C. A. ; PEDROSA, M. I. . Abordagens do conceito de espaço e a educação matemática. In: 2 SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Matemática formal e Matemática não-formal 20 anos depois: sala de aula e outros contextos, 2008, Recife - Brasil. Programação e Cadernos de Resumos do 2 SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Matemática formal e Matemática não-formal 20 anos depois: sala de aula e outros contextos. Recife: Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências ? UFRPE, 2008. v. Único. p. 68-69.

  • VASCONCELLOS, K. M. ; VIANA, K. M. P. ; SANTOS, M. F. S. ; PEDROSA, M. I. . E eu com isso; um estudo sobre representação social da saúde para as docentes de uma instituição pública de educação infantil. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais de congresso. Maceió - AL: Unviersidade Federal de Alagoas, 2007. v. 1. p. 970-971.

  • GUEIROS, L. C. M. ; BONA, V. ; PEDROSA, M. I. ; SANTOS, M. F. S. . Saúde e brincar no discurso infantil. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2007. v. 1. p. 971-972.

  • PEDROSA, M. I. . O processo de diferenciação eu-outro na interação social. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais. Maceio: Universidade Federal de Alagoas, 2007. v. 1. p. 1014-1015.

  • RAMOS, T. K. G. ; PEDROSA, M. I. . Criação e partilha de significados na brincadeira. Interfaces com as competências sociocomunicativas da criança.. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2007. v. 1. p. 878-879.

  • AGUIAR, M. C. A. ; PEDROSA, M. I. . A construção do conceito de localização espacial em brincadeiras espontâneas.. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais. Maceió: Universidade Fedral de Alagoas, 2007. v. 1. p. 879-880.

  • VIANA, K. M. P. ; PEDROSA, M. I. . Movimento e formulação mental. Um caminho possível para discutir a ontogênese do pensamento.. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais. Mació: Universidade Federal de Alagoas, 2007. v. 1. p. 880-881.

  • KURTINAITIS, L. C. L. ; BARRETO, C. C. ; PEDROSA, M. I. . Compreensão social de crianças do terceiro ao quinto ano de vida, um estudo comparativo.. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Aais. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2007. v. 1. p. 989-989.

  • GOMES, R. A. ; PEDROSA, M. I. . O clima afetivo e a compreensão social de crianças em grupo no ambiente educacional.. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2007. v. 1. p. 1073-1074.

  • OLIVEIRA, S. C. F. ; PEDROSA, M. I. ; ALESSIO, R. L. S. ; MEDEIROS, J. C. M. . A relação do idoso com o trabalho: um estudo sobre motivação. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais. Maceió: Universdiade Federal de Alagoas, 2007. v. 1. p. 926-926.

  • OLIVEIRA, S. C. F. ; SANTOS, G. L. G. ; PEDROSA, M. I. ; SANTOS, M. F. S. . O que é saúde. Sentidos sobre o conceito de saúde para idosos de asilos e grupo de. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2007. v. 1. p. 555-556.

  • BELEM, R. C. ; SANTOS, M. A. ; SANTOS, M. F. S. ; PEDROSA, M. I. . Representações sociais de saúde em dois grupos de adolescentes. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2007. v. 1. p. 554-555.

  • BONA, V. ; GUEIROS, L. C. M. ; SANTOS, M. F. S. ; PEDROSA, M. I. . Saúde: uma construção na infância. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2007. v. 1. p. 182-183.

  • OLIVEIRA, V. B. ; CALABRIA, T. A. ; FERNANDES, J. G. ; SILVA, K. V. ; OLIVEIRA, F. ; SILVA, F. C. M. ; ALMEIDA, L. B. ; PEDROSA, M. I. . Papel lido, papel vivido. Aprendendo com a criança sobre seu desenvolvimento com 'lentes' de quem aprecia a experiência lúdica. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2007. v. 1. p. 999-1000.

  • BARRETO, C. C. ; PEDROSA, M. I. . De ações coordenadas à comunicação verbal: explorando o percurso ontogenético em crianças de 13 a 48 meses. In: XIV Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2006, Recife. Anais do XIV Congresso de Iniciação Científica da UFPE; II Jornada de Iniciação Científica da FUNDAJ. Recife: PROPESQ - UFPE, 2006.

  • GOMES, R. A. ; PEDROSA, M. I. . O desenvolvimento da comprensão social de crianças e o 'clima afetivo' da Intituição educacional. In: XIV Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2006, Recife. Anais do XIV Congresso de Iniciação Científica da UFPE; II Jornada de Iniciação Científica da FUNDAJ. Recife: PROPESQ - UFPE, 2006.

  • PEDROSA, M. I. ; CARVALHO, A. M. A. . Examinando o desenvolvimento da compreensão social de crianças pequenas. In: X Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio científico da ANPEPP, 2004, Aracruz - ES. X Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico - Anais. Vitória - ES: ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, 2004. v. 1. p. 47-47.

  • CARVALHO, A. M. A. ; PEDROSA, M. I. ; SESTINI, A. E. . Communication in child-child interactions: qualitative and quantitative indicators. In: 18th Biennial Meeting of ISSBD, 2004, Ghent. Abstracts ISSBD. Ghent: ISSBD, 2004. p. 219.

  • OIWA, N. N. ; IMPÉRIO HAMBURGER, A. ; CARVALHO, A. M. A. ; PEDROSA, M. I. . Modelos estatísticos para auto-organização social - Estudo de caso. In: Reunião Anual de Física da Matéria Condensada da SBF, 2004, Poços de Caldas - MG. Resumos. Poços de Caldas: Sociedade Brasileira de Física, 2004.

  • OIWA, N. N. ; IMPÉRIO HAMBURGER, A. ; CARVALHO, A. M. A. ; PEDROSA, M. I. . Modelos estatísticos para auto-organização social (II). In: XXXIV Reunião Anual de Psicologia, 2004, Ribeirão Preto - SP. Resumos de Comunicações Científicas. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004.

  • PEDROSA, M. I. ; Galvão, M. A. ; Andrade, L. T. . Explorando a brincadeira para compreender a ontogênces da criança. In: IV Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2003, João Pessoa. Anais do IV Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003. v. 1. p. 60-61.

  • CARVALHO, A. M. A. ; PEDROSA, M. I. . Bonecos: um pouco de história, usos e funções. In: IV Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2003, João Pessoa. Anais do IV Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003. v. 1. p. 61-62.

  • PEDROSA, M. I. ; CARVALHO, A. M. A. . Aprendizagem de crianças pequenas por meio de brincadeiras. In: III Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2003, João Pessoa. Construindo a Psicologia Brasileira: desafios da ciência e prática psicológica. João Pessoa: Associação de Pesquisa em Psicologia, 2003. v. 2. p. 82-83.

  • AIRES, H. C. S. ; PEDROSA, M. I. . A contribuição da brincadeira para a construção da autonomia da criança. In: XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, São Cristóvão - SE. Anais EPENN 2003. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe / Núcleo de Pós-Graduação em Educação, 2003. v. 1. p. 0-0.

  • Andrade, L. T. ; OLIVEIRA, L. M. ; Galvão, M. A. ; PEDROSA, M. I. . Análise da brincadeira em crianças: uma contibuição para compreender a sua ontogênese. In: XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003, Belo Horizonte - MG. Resumos de Comunicação Científica. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003. v. 1. p. 169-170.

  • CARVALHO, M. J. P. ; PEDROSA, M. I. . A brincadeira como espaço de apropriação de conhecimentos em crianças de três anos. In: 55ª Reunião Anual da SBPC, 2003, Recife - PE. 55ª Reunião Anual da SBPC. Recife: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2003. v. 1.

  • PEDROSA, M. I. ; CARVALHO, A. M. A. . Aprendendo sobre eventos físicos com parceiros de idade. In: IX Simpósio de pesquisa e intercâmbio científico, 2002, Águas de Lindóia - SP. ANPEPP: IX Simpósio de Pesquisa e intercâmbio Científico. Anais. Rio de Janeiro: ANPEPP: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, 2002. v. 1. p. 173-174.

  • CARVALHO, A. M. A. ; PEDROSA, M. I. . O ninho e o teto: sobre brincadeiras de construir casinhas. In: XXXII Reunião Anual de Psicologia, 2002, Florianópolis - SC. Resumos de Comunicações Científicas. Ribeirão Preto - SP: Sociedade Brasileira de Psicologia. v. 1. p. 55.

  • PEDROSA, M. I. . A formação específica do psicólogo para atuar na educação infantil. In: II Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2001, Salvador - Bahia. Anais do II Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Salvador: CRP 3ª região / Universidade da Bahia, 2001. v. 1.

  • PEDROSA, M. I. . A análise qualitativa e a busca de generalidade. In: II Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2001, Salvador - Bahia. Anais do II Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Salvador: CRP 3ª região / Universidade da Bahia, 2001. v. 1.

  • PEDROSA, M. I. . Criação de códigos a partir de ações acidentais em crianças pequenas:a questão da intencionalidade. In: 28 Congresso Interamericano de Psicologia, 2001, Santiago - Chile. 28 Congresso Interamericano de Psicologia. Santiago de Chile: SIP - Sociedade Interamericana de Psicologia, 2001. v. 1.

  • CARVALHO, A. M. A. ; PEDROSA, M. I. . Cultura no grupo de brinquedo. In: XXXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. Resumos de Comunicações Científicas da XXXI Reunião Anual de Psicologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001. v. 1. p. 91-91.

  • MENDES, V. L. M. A. ; PEDROSA, M. I. . Brincando e aprendendo com o parceiro. In: IX Congresso de Iniciação Científica, 2001, Recife: PE. Anais. Recife: Universidade Federal de Pernambuco/ PROPESQ, 2001. v. II. p. 345.

  • PEDROSA, M. I. ; ECKERMAN, C. . Sharing means: How infants construct joint action from movement, space, and objects. In: XVIth Biennial meetings of International Society for the Study of Behavioural Development, 2000, Peking - China. Abstracts. Peking: ISSBD, 2000. v. 1. p. 438-438.

  • PEDROSA, M. I. ; SANTOS, M. F. S. . Ontogeny of social representations in young children. In: XXVII International Congress of Psychology, 2000, Stockholm - Sweden. International Journal of Psychology (Print). Stockholm: International Union of Psychological Science - IUPsyS, 2000. v. 35. p. 161-161.

  • BRAGA, F. F. L. ; MENDES, V. L. M. A. ; PEDROSA, M. I. . Movimentar objetos: qual o seu papel na interação de crianças de 2-3 anos. In: VIII Congresso de Iniciação Científica, 2000, Recife - PE. Anais do VIII Congresso de Iniciação Científica. Recife: PROPESQ/UFPE, 2000. v. II. p. 379-379.

  • PEDROSA, M. I. ; COELHO, M. T. F. . A sensibilidade da criança aos estados afetivos de outra avaliada através do registro em vídeo. In: 7 Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, 1998, Gramado - RG. Anais. Porto Alegre: ANPEPP, 1998. p. 19-20.

  • AGUIAR, M. C. C. ; PEDROSA, M. I. . Construindo e reconstruindo o processo de capacitação: o professor das séries iniciais da rede pública estadual. In: Jornada Internacional sobre representação social: teoria e campos de aplicação, 1998, Natal - RN. Anais. Natal: Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRN, 1998. v. 1. p. 90-91.

  • REZENDE, E. L. M. ; ALBUQUERQUE, A. C. ; GUERRA, M. B. ; PEDROSA, M. I. . O papel da interação social na manifestação da inferência causal. In: XXVII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1997, Ribeirão Preto - SP. Resumos de Comunicações Científicas. São Paulo: SBP, 1997. p. 93-94.

  • LADYS, C. ; PINHO, A. F. A. ; MORAES, M. A. ; PEDROSA, M. I. . Inferência de crianças pequenas em interação social ou em situação experimental. In: XXVII Reunião Anual de Psicologia da SBP, 1997, Ribeirão Preto - SP. Resumos de Comunicações Científicas. São Paulo: SBP, 1997. p. 94.

  • PEDROSA, M. I. . Do arranjo ao atrator: evolução conceitual na análise de interações sociais. In: XXVII Reunião Anual de psicologia de Sociedade Brasileira de Psicologia, 1997, Ribeirão Preto - SP. Resumos de Comunicações Científicas. São Paulo: SBP, 1997. p. 23-24.

  • CARVALHO, A. M. A. ; PEDROSA, M. I. . The roles of laughter in young children's aggressive interactions. In: XIVth Biennial Meetings of ISSBD, 1996, Québec. Abstracts, 1996. p. 314-314.

  • PEDROSA, M. I. . Perspectiva psicobiológica - ontogênese e vida social.. In: XXVI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1996, Ribeirão Preto. Resumos de Comunicações Científicas. São Paulo: SBP, 1996. p. 16-16.

  • PEDROSA, M. I. ; CARVALHO, A. M. A. ; IMPÉRIO HAMBURGER, A. . Interação Social: um contexto do desenvolvimento humano. In: I Simpósio de Pesquisas Brasileiras em Desenvolvimento Sócio-Cognitivo, 1996, Rio de Janeiro - RJ. Anais. Rio de Janeiro: SBPD, 1996. p. 27.

  • PEDROSA, M. I. . A emergência de significados entre crianças no primeiro ano de vida. In: VI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, 1996, Teresópolis - RJ. Anais. Rio de Janeiro: ANPEPP, 1996. v. I. p. 30.

  • PEDROSA, M. I. . A comunicação afetiva entre crianças no primeiro ano de vida. In: XXV Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1995, Ribeirão Preto - SP. Resumos. São Paulo: SBP, 1995. p. 69-69.

  • ALVES, C. R. R. ; PEDROSA, M. I. . Interação de crianças em um grupo de desnutridos hospitalizados. In: XXIV Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1994, Ribeirão Preto - SP. Comunicações Científicas. São Paulo: SBP, 1994. p. 361-361.

  • PEDROSA, M. I. . Investigação da criança em interação social. In: V Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, 1994, Caxambu - MG. Anais. Belo Horizonte: ANPEPP, 1994. v. 1.

  • PEDROSA, M. I. . Avanços e entraves: uma avaliação de projetos educacionais. In: 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 1993, Recife - PE. Anais (Comunicações). São Paulo - SP: SBPC, 1993. v. II. p. 388-388.

  • GOUVEIA, E. L. ; PINHO, A. F. A. ; PEDROSA, M. I. . Comportamento imitativo com e sem objeto, no terceiro ano de vida da criança. In: 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 1993, Recife - PE. Anais (Comunicações). São Paulo: SBPC, 1993. v. II. p. 881-881.

  • PINHO, A. F. A. ; LIMA, A. K. M. ; GOUVEIA, E. L. ; SILVA, M. S. ; CAMARA, P. C. ; PEDROSA, M. I. . Processo de construção de uma brincadeira numa situação de grupo. In: 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 1993, Recife - PE. Anais (Comunicações). São Paulo: SBPC, 1993. v. II. p. 882-882.

  • PEDROSA, M. I. . A tomada de consciência da escrita e a compreensão da leitura. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 1981, Salvador - BA. Resumos. São Paulo - SP: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 1981. p. 821-821.

  • SILVA, M. H. P. D. ; PEDROSA, M. I. . Hair and Meanings of Ethnic-Racial Belonging in Girls' Conversations. ESTUDOS DE PSICOLOGIA , 2023.

  • PEDROSA, M. I. ; LUCENA, J. M. F. . Caracterização das relações sociais de crianças em seus grupos de brinquedo. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEDROSA, M. I. ; CRUZ, M. Q. . Interação de crianças e diferenças de gênero. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEDROSA, M. I. ; GOMES, A. S. . Resistência e enfrentamento entre parceiros para construção e persistência de brincadeiras coletivas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIRA, P. G. R. ; PEDROSA, M. I. . Comunicação empática na brincadeira cooperativa de criança de 2 e de 3 anos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LUCENA, J. M. F. ; PEDROSA, M. I. . Observação da interação de crianças em brincadeiras com pares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LUCENA, J. M. F. ; BUSSAB, V. ; PEDROSA, M. I. . Sociabilidade, brincadeira e compreensão social: um estudo psicoetológico em crianças pré-escolares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEDROSA, M. I. . O brincar como prioridade da infância. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, T. A. ; PEDROSA, M. I. ; WEBER, S. ; ROSAS, A. S. ; MEDEIROS, J. A. . Apresentação em Mesa Redonta: Origens do Departamento de Psicologia e seus seus cursos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LUCENA, J. M. F. ; PEDROSA, M. I. ; BUSSAB, V. ; VIANA, K. M. P. . Apresentação em Mesa Redonta: Efeito da idade, gênero e parceria preferencial no comportamento de acesso à brincadeira de crianças pré-escolares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEDROSA, M. I. ; GOMES, A. S. . Apresentação em Mesa Redonta. Resistência ao adulto: um exercício de autonomia e de pertença ao grupo de brinquedo em crianças de 2-3 anos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEDROSA, M. I. . A ética na pesquisa com crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, V. C. ; PEDROSA, M. I. . Resumo: O sentido de pertença e a luta dos movimentos indígenas no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEDROSA, M. I. . Mesa Redonda. Formação inicial e continuada dos/as docentes de educação infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIRA, P. P. B. ; PEDROSA, M. I. . Contextos de desenvolvimento infantil na perspectiva de profissionais educadores/cuidadores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEDROSA, M. I. ; SALLES, C. G. N. L. ; LIMA, J. B. . Mesa Redonda: Avaliação da Educação Infantil: desafios para uma educação de qualidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEDROSA, M. I. ; LIRA, P. P. B. . A compreensão social de gênero. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHIAVO, M. R. ; ANDRADE, M. G. ; PEDROSA, M. I. . Direito da criança ao atendimento de suas necessidades de cuidado e de educação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEDROSA, M. I. ; SOUZA, M. T. C. C. ; LEME, M. I. S. . Desenvolvimento humano, justiça social e contextos sustentáveis. São Paulo, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SANTOS, M. F. S. ; PEDROSA, M. I. . Interação social e desenvolvimento humano. Recife, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • LAUTERT, S. ; CONTI, L. ; LIMA, A. K. M. ; SANTOS, M. F. S. ; PEDROSA, M. I. ; RODRIGUES, M. L. F. M. ; HIGINO, Z. . Projeto pedagógico do curso de graduação em Psicologia. Perfil 6613. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013 (Coletânea).

  • AGUIAR, M. C. A. ; PEDROSA, M. I. . Resgatando a credibilidade do ensino público municipal: a experiência de Jaboatão dos Guararapes - PE 89/92. São Paulo: Centro de Pesquisa para Educação e Cultura - CENPEC, 1993 (Coletânea).

Outras produções

PEDROSA, M. I. ; DELLAGILO, D. D. ; LIMA, M. E. O. . Comissão de Seleção de Teses do PPG-Psicologia da UFPB visando ao Prêmio CAPES 2018. 2018.

BICHARA, I. D. ; VASCONCELLOS, V. M. R. ; PONTES, F. A. R. ; PEDROSA, M. I. ; OLIVA, A. D. . X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2015.

THOMA, A. S. ; BOSA, C. A. ; FLEITH, D. S. ; PEDROSA, M. I. ; NASCIMENTO, M. L. B. P. ; KODATO, S. ; CRUZ, S. H. V. ; SPERB, T. M. . Comissão Assessora de Elaboração da Matriz de Referência do Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. 2010.

PEDROSA, M. I. . Orientações Curriculares para a Educação Infantil. 2009.

PEDROSA, M. I. . Comissão de Avaliadores Externos do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal da Paraíba. 2007.

PEDROSA, M. I. . XIV Encontro de Iniciação Científica (ENIC), da UFPB/CNPq. 2007.

PEDROSA, M. I. . Comissão de Avaliadores Externos do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal da Paraíba. 2006.

PEDROSA, M. I. . XIV Encontro de Iniciação Científica (ENIC), da UFPB/CNPq.. 2006.

PEDROSA, M. I. . Membro do Conselho Editorial das revistas Temas em Psicologia da SBP e Cadernos de Psicologia da SBP. 2000.

PEDROSA, M. I. ; SANTOS, M. F. S. . Aulas no Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente do CCS/UFPE. 2010.

PEDROSA, M. I. ; CLAUDIO, . Seminário de Dissertação 2009.2 do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2009.

PEDROSA, M. I. . Parecer de Projeto de Tese (nome omitido), visando à seleção de Doutorado. 2007.

PEDROSA, M. I. . Parecer sobre Projeto de Pesquisa (omitido para não possibilitar identificação). Finalidade: Fomento. 2007.

PEDROSA, M. I. . Pareceres de trabalhos submetidos à Jornada Internacional de Representação Social. 2007.

PEDROSA, M. I. . Pareceres de trabalhos submetidos ao V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 2007.

PEDROSA, M. I. . Programa de Incentivo à Formação Profissional do SESC-PE. 2006.

PEDROSA, M. I. . Parecer de trabalhos submetidos ao XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). 2006.

PEDROSA, M. I. . Parecer sobre o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. 1998.

PEDROSA, M. I. . Parecer sobre artigo visando à publicação na Revista Psicologia Reflexão e Crítica. 1998.

PEDROSA, M. I. . Avaliação de trabalhos submetidos à Reunião Anual da SBP. 1997.

PEDROSA, M. I. ; LUCENA, J. M. F. . Formação de professores da Creche Francisco do Amaral. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LUCENA, J. M. F. ; PEDROSA, M. I. . Foramção de professores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) 8 de Março. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAUTERT, S. ; CONTI, L. ; PEDROSA, M. I. ; SANTOS, M. F. S. ; HIGINO, Z. ; RODRIGUES, M. L. F. M. ; LIMA, A. K. M. . Proposta de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Psicologia - UFPE. 2012. (Membro de Comissão de Reforma Curricular).

PEDROSA, M. I. ; SANTOS, M. F. S. ; VIANA, K. M. P. . Examinando a compreensão social e comunicação de crianças pequenas. 2007. (Relatório de pesquisa).

PEDROSA, M. I. . Coleção Diálogos Intempestivos. 2007. (Membro de Conselho Editorial de Coleção).

PEDROSA, M. I. . Brincadeira infantil: divertindo-se, aprendendo e tecendo seu próprio desenvolvimento. 2004. (Relatório de pesquisa).

PEDROSA, M. I. . Capacitação Intensiva dos Educadores da Rede Municipal. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Práticas sociais e cultura do grupo de brinquedo: concepções de adultos e perspectivas de crianças, Descrição: O estudo de crianças pequenas em situação cotidiana com seus pares de idade tem revelado inúmeras habilidades cognitivas, socioafetivas e comunicativas em desenvolvimento, evidenciando um contínuo esforço para a compreensão, apropriação e transformação de seu entorno social, num ?árduo trabalho? de um jogo compartilhado. Numa abordagem interpretativa, Corsaro cunhou o termo cultura de pares ao se referir ao modo como crianças produzem e reproduzem a cultura, participando de rotinas diárias e atividades. De acordo com seus estudos, a cultura de pares infantis é definida como ?um conjunto estável de atividades ou rotinas, artefatos, valores e preocupações que as crianças produzem e compartilham em interação com as demais? (Corsaro, 2011, p. 128). Por outro lado, os adultos que lidam com a criança em diferentes situações e práticas sociais, em contextos formais e institucionais, ou em contextos cotidianos de família, concebem a criança a partir de suas vivências e elaboram programas ou atividades rotineiras que repercutem na vida da criança, com propósitos de respaldarem aquisições ou promoverem seu bem-estar. Faz-se necessário conhecer essas concepções do adulto sobre criança, sobre seu desenvolvimento, sobre o modo de cuidar e educar, buscando confrontá-las com o conhecimento sobre a ontogênese infantil. Com o presente projeto de pesquisa se propõe investigar percursos de significação e apropriação de diferentes objetos sociais em crianças pequenas, de modo a compreender processos de aquisição social compartilhados em grupos de brinquedo. Também se propõe examinar práticas sociais de adultos cuidadores ou educadores de crianças pequenas, a partir do que eles próprios relatam a respeito do que fazem, planejam, idealizam e justificam visando à criança, bem como a partir do que seja possível observar e descrever sobre recursos que eles selecionam e disponibilizam para as crianças, ou arranjos que promovem no meio físico e sociocultural em suas atuações cotidianas, buscando favorecer aquisições e proteção à criança. Participarão dessa investigação cerca de 50 crianças de creche ou pré-escola e 30 crianças de instituição de acolhimento ambas da cidade do Recife, com idade variando entre 6 meses e 6 anos, pertencentes a agrupamentos etários das instituições. Também participarão adultos profissionais que trabalham nas instituições em que as crianças serão investigadas; e adultos familiares ou cuidadores, de uma mesma comunidade ou bairro do Recife. Existirão quatro tipos de coleta: (1) sessões de observação de crianças em atividades livres numa sala da própria instituição, organizada previamente; elas comporão trios ou quartetos de modo a possibilitar um registro de melhor qualidade para análise; (2) observação na própria sala que as crianças frequentam, no caso do grupo de menor idade, que reage negativamente se for afastado de seu lugar conhecido. As observações serão videoregistradas na presença da educadora e de suas auxiliares; (3) um terceiro tipo de observação planejado com crianças de 4-6 anos, para as quais se propõe uma oficina de brincadeira (de casinha, de escolinha, de um teatro sobre família etc.). As oficinas diferem da brincadeira livre porque são especificados temas para o brincar e espaços a serem organizados; (4) narrativas autobiográficas ou entrevistas com adultos profissionais ou com pais e cuidadores em que se sugerem tópicos a serem comentados ou são feitas perguntas específicas para se obter informações sobre a diversidade no modo de criação e cuidado de crianças. As sessões de observação e de oficinas serão analisadas microgeneticamente, e as entrevistas e os relatos autobiográficos dos adultos serão analisados com o auxílio do Alceste, um software utilizado para análise de dados textuais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa - Coordenador / Juliana Maria Ferreira de Lucena - Integrante / Pedro Paulo Bezerra de Lira - Integrante / Melina Carvalho Pereira - Integrante / Carina Pessoa Santos - Integrante / Roberta da Silva Pereira - Integrante / Danyelle Almeida de Andrade - Integrante / Pedro Pinheiro Borges Neto - Integrante / Paula Gabrielly Rasia Lira - Integrante / Adriane da Silva Gomes - Integrante / Joana Cecília Gomes de Medeiros - Integrante / Leticia Karinne Muniz Moura - Integrante / Ravena Maria Amaral de Arruda - Integrante / Vivianne Calado Leal Marques - Integrante., Número de produções C, T & A: 23

  • 2011 - 2014

    Relações sociais, rotinas e valores culturais infantis: compreensão da criança e olhar do adulto, Descrição: Tradicionalmente, o estudo da cognição humana foi embasado em pesquisas que examinavam o domínio da criança sobre o mundo físico e técnico. Mais recentemente, uma vertente de estudos sobre o desenvolvimento infantil vem sendo guiada por uma hipótese de que existe uma ?inteligência social? precursora da cognição humana (Ottoni, 2009; e Seidl de Moura & Ribas, 2009). Estudos recentes com crianças em situações interacionais, mesmo em seus primeiros anos de vida, têm evidenciado competências precoces para lidar com demandas cognitivas da vida social. Eles evidenciam que as crianças, mesmo sem o domínio de estratégias reflexivas são capazes de lidar, de forma competente, com situações sociais. Tomasello (2003) discute que na ontogênese humana surgem, em torno dos nove meses, tentativas de compartilhar a atenção com o outro e de aprender por imitação do parceiro. Para ele, isso representa uma adaptação sociocognitiva única, ou seja, a identificação da criança com co-específicos e, em decorrência, a possibilidade de compreendê-los como agentes intencionais iguais a ela mesma. Segundo esse autor há três tipos de aprendizagem cultural humana: por imitação, por instrução e por colaboração. Corsaro (2009) aborda o processo de socialização na infância a partir de uma perspectiva a que denominou de ?reprodução interpretativa?. Segundo esta perspectiva, as crianças são circunscritas em sociedades e culturas das quais participam e reproduzem valores e normas compartilhadas, mas não fazem isso de modo passivo; ao reproduzirem, elas também produzem mudanças culturais, por isso o termo interpretativa que enfatiza o aspecto inovador de sua participação. A partir desses estudos torna-se relevante olhar para o que acontece na ontogênese humana e formular hipóteses sobre processos de significação da criança que resultam em mudanças comportamentais, cognitivas e socioafetivas. Por outro lado, depreende-se a necessidade de investigar como adultos profissionais, que lidam com a criança, con. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa - Coordenador / Maria de Fátima de Souza Santos - Integrante / Pedro Paulo Bezerra de Lira - Integrante / Melina de Carvalho Pereira - Integrante / Telma Vitoria - Integrante / Priscila de Aguiar Bastos - Integrante / Nicolle Vaz da Cruz - Integrante / Sayonara da Silva Soares - Integrante / Creuza Frinéia Rolim de Crasto - Integrante / Érika Christina Feitosa Cabral - Integrante / Isabel Pedrosa de Souza - Integrante / Carina Pessoa Santos - Integrante / Rachel Menezes Freitas - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 17

  • 2008 - 2011

    Cultura do grupo de brinquedo: o exame de processos de significação com parceiros, Descrição: A pesquisa anterior sobre a compreensão social e comunicação de crianças identificou uma riqueza de dados que evidenciaram muitas estratégias entre parceiros para compartilhar brinquedos, introduzir-se na brincadeira, dirimir conflitos, negociar papéis, etc. A despeito de uma linguagem ainda incipiente, as crianças demonstraram comportamentos que podiam ser chamados de interpretativos e expressivos, uma vez que comunicavam aos outros sua intencionalidade no brincar e ativamente construíam roteiros que se apoiavam em sincronias de movimentos, revezamento de turnos de ações, fragmentos de fala apoiados no gesticular e nas nuances fisionômicas, permitindo capturar interesses, discordâncias, surpresas, valores e regras sociais. Esses achados estão em consonância com a perspectiva de Tomasello (2003) e Tomasello, Carpenter, Call, Behne & Moll (2005) que apontam a mútua interdependência da capacidade humana para intersubjetividade e a evolução e institucionalização da cultura. Os autores argumentam que quando o adulto se dirige à criança usando um símbolo comunicativo para direcionar sua atenção ao brinquedo, ele envolve a própria criança, isto é, tem intenções de atingir seu estado de atenção. A aquisição da criança não é apenas a aprendizagem do funcionamento do brinquedo. Em suas trocas interativas, em busca de um compartilhamento com o outro, a criança também aprende o uso de símbolos comunicativos para dirigir a atenção do outro para seus propósitos. A isso Tomasello chama de imitação com inversão de papéis: a criança tem de colocar o outro como alvo de seu próprio ato intencional. Desse processo resulta o símbolo lingüístico: um mecanismo comunicativo entendido intersubjetivamente pelos interagentes. A partir desse referencial teórico, a presente proposta de investigação tem como objetivos gerais examinar o processo de significação que se explicita com o outro para diferentes propósitos interacionais, em crianças de diferentes idades, explorando recursos pré-verbais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa - Coordenador / Maria de Fátima de Souza Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 17

  • 2005 - 2008

    Examinando a compreensão social e comunicação de crianças pequenas, Descrição: O presente estudo tem como objetivo examinar a compreensão social e comunicação de crianças pequenas, passíveis de serem reveladas por meio de suas interações com os parceiros de idade, ou com os educadores e outros adultos da creche ou pré-escola que freqüentam. Além do interesse no exame desses processos e descrição de seu desenrolar, comparando as crianças em diferentes idades (13 a 60 meses), buscar-se-á articular as características das relações das crianças com seu parceiro social com as diferentes experiências vivenciadas por elas, no ambiente educacional e que supostamente afetam o seu desenvolvimento. Serão observadas e examinadas crianças de duas instituições educacionais, que atendem famílias de baixa renda. As crianças, de ambos os sexos, serão recrutadas dos agrupamentos etários existentes na instituição (Salas 1, 2, 3 e 4). Pretende-se examinar 48 crianças de cada uma das instituições, 12 de cada idade, perfazendo um total de 96 crianças. Existirão dois tipos de sessão de observação: em situações cotidianas da creche ou pré-escola (por exemplo, na ?hora da conversa da rodinha? com a educadora e as outras crianças do grupo), ou em situações organizadas com brinquedos ou sucatas, deixados à disposição de pares e trios de crianças, objetos que supostamente propiciam brincadeiras de faz-de-conta. Essas sessões de observação darão subsídios para a formulação de indicadores da compreensão e comunicação sociais da criança, avaliando estratégias usadas por ela ao interagir com diferentes parceiros. Poder-se-ão observar estratégias do tipo: iniciar e manter uma brincadeira, engajar-se numa atividade já iniciada, disputar objetos ou papéis sociais, expressar sua opinião, resolver conflitos, coagir ou persuadir o parceiro numa direção desejada, confrontar-se com ou confortar o outro, etc. A hipótese de que a atividade imitativa não verbal facilita o domínio de meios verbais para realizar ações coordenadas, tal como foi indicada por Eckerman, Davis, & Didow (1989);. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa - Coordenador / Maria Cecília Antunes de Aguiar - Integrante / Maria de Fátima de Souza Santos - Integrante / Karine Maria Porpino Viana - Integrante / Juliana Maria Ferreira de Lucena - Integrante / Laila da Camara Lima Kurtinaitis - Integrante / Renata Afonso Gomes - Integrante / Tacyana Karla Gomes Ramos - Integrante / Pedro Paulo Bezerra de Lira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 31

Prêmios

2019

Prêmio Capes de Tese - Coorientação da tese "Sociabilidade, brincadeira e compreensão social: um estudo psicoetológico em crianças pré-escolares" defendida por Jliana Maria Ferreira de Lucena, CAPES.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia, 9º andar. Av. da Arquitetura, s/n., Cidade Universitária, 50740-550 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21268270, Fax: (81) 21268270

Experiência profissional

2021 - Atual

University of Oslo, UiO

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1974 - 2011

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realizei concurso de Professora Titular e fui nomeada para este exercício a partir de agosto de 2011.

Atividades

  • 03/2006

    Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da psicologia: teorias e métodos, Metodologia de pesquisa em psicologia, Interação social e desenvolvimento humano, Pesquisa qualitativa: concepções, estilos e modos de fazer, Processos de significação, Teorias do desenvolvimento

  • 03/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

  • 11/1981

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Linhas de pesquisa

  • 08/1974

    Ensino, Curso de Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do desenvolvimento, Psicologia da infância, Introdução à pesquisa, Técnicas de análise qualitativa de dados, Projeto de pesquisa, Prática de pesquisa, Estágio de observação

  • 05/2013 - 07/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Acompanhamento do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas (CMEI-Paulo Rosas).

  • 09/2012 - 07/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Avaliação para Progressão Horizontal/Vertical de Professor Associado do Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

  • 06/2009 - 07/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Membro da Câmara de Pesquisa - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFPE. As Câmaras de Pesquisa e Pós-graduação são uma instância de assessoramento do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão.

  • 02/2014 - 02/2014

    Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Curso de externsão:: Focando as crianças em interação - 20h.

  • 03/1995 - 12/2013

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo Individualizado - Pós-graduação Educação, Fundamentos Psicológicos da Educação e Teorias da Aprendizagem - Mestrado no Pós-graduação em Educação, Pesquisa em Didática de Conteúdos Específicos - Mestrado no Pós-graduação Educação, Seminário de Teoria e Metodologia da Pesquisa em Educação - Doutorado no Pós-graduação Educação

  • 03/2006 - 07/2012

    Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

  • 03/2006 - 07/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental do Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

  • 08/2009 - 07/2010

    Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão: Conhecendo a criança de zero a seis anos e planejando ações pedagógicas mais ao seu alcance.

  • 04/2009 - 03/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação.,Cargo ou função, Membro suplente da Comissão de Avaliação de Progressão Horizontal do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação.

  • 04/2009 - 04/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Comissão avaliadora dos processos do Edital Apoio à Editoração de Periódicos Científicos.

  • 12/2003 - 09/2006

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenação Geral de Iniciação Científica.,Cargo ou função, Coordenadora Geral de Iniciação Científica da UFPE.

  • 07/2005 - 04/2006

    Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Orientadora do Projeto Papel Lido, Papel Vivido.

  • 06/1996 - 10/1998

    Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Vice-Diretor de Centro.

  • 06/1996 - 10/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, enquanto Vice-Diretora do Centro.

  • 07/1997 - 07/1997

    Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Capacitação Intensiva dos Educadores da Rede Municipal.

  • 05/1990 - 05/1992

    Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.