Talita Marques Vanderlei

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade do Oeste Paulista(2007). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Zootecnia

2003 - 2007

Universidade do Oeste Paulista
Orientador: Ana Claudia Ambiel

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos/Especialidade: Genética Molecular.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVIII Semana de Zootecnia. 2008. (Encontro).

XVII Semana de Zootecnia. 2007. (Encontro).

ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Estudo da Variabilidade Genética de Brachiaria comerciais por Marcadores de RAPD. 2007. (Encontro).

Dia de Campo de Suinocultura.Perspectivas para a Suinocultura. 2006. (Encontro).

ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Seleção de Primers de RAPD em Brachiaria. 2006. (Encontro).

Marketing Pessoal no Agronegócio. 2006. (Outra).

ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Padronização da Técnica de Extração de DNA a partir de Sementes de Brachiaria. 2005. (Encontro).

XVI Semana de Zootecnia. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Claudia Ambiel

AMBIEL, Ana ClaudiaMACHADO NETO, Nelson Barbosa; Hosomi, S. T.. Estudo da variabilidade genética de `Brachirias` comerciais através de marcadores moleculares de RAPD. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade do Oeste Paulista.

Silvério Takao Hosomi

MACHADO NETO, N. B.HOSOMI, S. T.; AMBIEL, Ana Claudia. Estudo da variabilidade genética de `Brachirias` comerciais através de marcadores moleculares de RAPD.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade do Oeste Paulista.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Claudia Ambiel

Estudo da variabilidade genética de `Brachirias` comerciais através de marcadores moleculares de RAPD; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Ana Claudia Ambiel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VANDERLEI, Talita Marques ; GUABERTO, L. M. ; AMBIEL, A. C. ; MACHADO NETO, N. B. . Variabilidade Genética de Brachiarias Comerciais por Marcadores de RAPD. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste - ENEPE, 2007, Presidente Prudente. Anais do XII Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica, 2007. v. 12. p. 428-432.

  • VANDERLEI, Talita Marques ; GUABERTO, L. M. ; AMBIEL, A. C. ; MACHADO NETO, N. B. . Seleção de Primers de RAPD em Brachiarias. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste - ENEPE, 2006, Presidente Prudente. Anais do Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica, 2006. v. 11. p. 472-476.

  • VANDERLEI, Talita Marques ; GUABERTO, L. M. ; AMBIEL, A. C. ; MACHADO NETO, N. B. . Padronização da técnica de extração de DNA a partir de sementes de Brachiaria. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste - ENEPE, 2005, Presidente Prudente. Anais do Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica, 2005. v. 10. p. 121-121.

  • AMBIEL, A. C. ; VANDERLEI, Talita Marques ; MACHADO NETO, N. B. ; GUABERTO, L. M. . Agrupamento de Acessos e Cultivares de Três Espécies de Brachiaria por RAPD. Acta Scientiarum. Zootechny , 2008.

  • AMBIEL, A. C. ; VANDERLEI, Talita Marques ; GUABERTO, L. M. ; MACHADO NETO, N. B. . Genetic dissimilarity among accesses and cultivars of Brachiaria estimated by RAPD markers. Brazilian Archives of Biology and Technology , 2008.

  • VANDERLEI, Talita Marques ; AMBIEL, A. C. ; GUABERTO, L. M. ; MACHADO NETO, N. B. . Estudo da Variabilidade Genética de Brachiarias Comerciais por Marcadores de RAPD. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VANDERLEI, Talita Marques ; AMBIEL, A. C. ; GUABERTO, L. M. ; MACHADO NETO, N. B. . Seleção de Primers de RAPD em Brachiaria. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VANDERLEI, Talita Marques ; AMBIEL, A. C. ; GUABERTO, L. M. ; MACHADO NETO, N. B. . Padronização da Técnica de DNA a partir de Sementes de Brachiaria. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2007

    Estudo das diferenças genéticas de Brachiarias comerciais através de marcadores moleculares de RAPD, Descrição: O gênero Brachiaria pertence a família das gramíneas e é de grande importância para a pecuária brasileira para alimentação do rebanho, elas diferem muito entre si tanto na morfologia quanto em aspectos de produção. Muitas das espécies de Brachiarias foram classificadas de maneira errada, para avaliar esses erros, lançamos mão da técnica PCR-RAPD muito utilizada atualmente no estudo genético animal e vegetal, sendo um meio rápido e de baixo custo para o estudo genético. A técnica de RAPD consiste na amplificação de DNA genômico em PCR utilizando primers de seqüência arbitrária com 10 nucleotídeos. Serão feitas extrações de DNA a partir de folhas de Brachiarias comerciais germinadas em caixas gerbox com utilização do tampão CTAB. Para as reações de RAPD serão testados primers decâmeros de combinações aleatórias, o produto das reações serão aplicados em gel de agarose (1,5%) e visualizados em câmara ultravioleta com captura das imagens. O estudo das diferenças genéticas entre as espécies de Brachiarias foi feito a partir das imagens captadas, avaliando as bandas formadas. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Talita Marques Vanderlei - Integrante / Luciana Machado Guaberto - Integrante / Ana Claudia Ambiel - Coordenador / Nelson Barbosa Machado Neto - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Estudo da variabilidade genética em Brachiaria por marcadores RAPD, Descrição: Esse projeto tem como objetivo construir um dendrograma para avaliar a similaridade genética inter e intra-espécies de Brachiaria, através de marcadores moleculares pela técnica de RAPD. O projeto será realizado no laboratório de genética molecular e citogenética da UNOESTE. Serão utilizadas sementes de Brachiaria de cinco acessos diferentes de seis espécies (B.brizantha; B.decumbens; B.ruziziensis; B.humidicola; B.nigropedata; B.jubata) cedidas pelo banco de germoplasma da Embrapa Gado de Corte, localizada em Campo Grande - MS e sementes de cultivares comerciais fornecidos por empresas da região de Presidente Prudente - SP. Serão testados seis conjuntos de 20 primers decâmero de combinações arbitrárias, denominados Operon A, C, D, Y, X e G, num total de 120 primers. Inicialmente todos os primers serão testados, para avaliação do perfil de amplificação, na B. brizantha cv MG4. Serão eleitos os primers que formarem duas ou três bandas bem visíveis em gel de agarose, com tamanho entre 500 a 1.000 pb preferencialmente. Posteriormente os primers eleitos serão testados em acessos da B.jubata e B.ruziziensis, para então definir os primers, de 7 a 10 , que serão utilizados em todas as amostras (aproximadamente 50). Depois de codificados os géis, a matriz de dados binários (presença/ausência das bandas nas amostras) será utilizada na construção do dendrograma para avaliar a distância genética entre os acessos com base no Índice de Jaccard. A análise foi realizada através do software NTSYS (Numerical Taxonomy and Multivariate Analysis System). . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Talita Marques Vanderlei - Integrante / Luciana Machado Guaberto - Integrante / Ana Claudia Ambiel - Coordenador / Nelson Barbosa Machado Neto - Integrante.

  • 2006 - 2006

    Extração de DNA e seleção de primers de RAPD em Brachiaria, Descrição: O gênero Brachiária, constituído por cerca de cem espécies, é uma gramínea extensamente utilizada em países tropicais. Apresenta uma base genética dos materiais cultivados extremamente estreita, além disso, a maioria das espécies são apomíticas o que diminui ainda mais a variabilidade genética desse gênero. Apesar da baixa diversidade verificada, esse gênero apresenta enorme potencial para o desenvolvimento de cultivares superiores por intermédio do melhoramento genético. A técnica de análise Random Amplified Polymorphic DNA (RAPD), tem sido adotado por alguns pesquisadores na identificação e diferenciação de cultivares, por ser uma técnica simples que não requer nenhuma informação prévia sobre seqüências de nucleotídeos do genoma da espécie, além de ser bastante acessível e de custo relativamente baixo. A extração de DNA de qualidade e a seleção dos primers (formados por seqüências aleatórias de dez nucleotídeos) são fases iniciais e primordiais no processo da técnica de RAPD. Assim sendo, esse projeto tem como objetivos a padronização da extração de DNA a partir de sementes e a seleção de primers para serem utilizados na análise de RAPD. O projeto será realizado no laboratório de genética molecular e citogenética da UNOESTE. Serão utilizadas sementes de Brachiária de seis espécies diferentes. (B. brizantha; B.decumbens; B.ruziziensis; B.humidicola; B.nigropedata; B.jubata) cedidas pelo banco de germoplasma da Embrapa Gado de Corte, localizada em Campo Grande - MS. A técnica de extração DNA que se pretende utilizar é uma adaptação do protocolo de Doyle & Doyle (1987) com tampão CTAB. Serão testados 100 primers decâmero de combinações arbitrárias. Para testar o perfil de amplificação de cada primer será utilizado um acesso de cada espécie. Serão eleitos os primers que formarem bandas bem visíveis em gel de agarose, reproduzíveis em reações de PCR - RAPD com diferentes concentrações de DNA molde e que as mesmas sejam polimórficas e de forma consistente. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Talita Marques Vanderlei - Integrante / Luciana Machado Guaberto - Integrante / Ana Claudia Ambiel - Coordenador / Nelson Barbosa Machado Neto - Integrante., Financiador(es): Universidade do Oeste Paulista - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

1 Colocada da Turma de Zootecnia, Universidade do Oeste Paulista.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional