Elisa de Souza Bento Fernandes

Graduada em Geologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e mestre em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é geóloga - Depart. de Recursos Minerais do ERJ. Experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia e geotecnia.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Geologia

2004 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Gerson Cardoso da Silva Júnior
Palavras-chave: Aquíferos Aluvionares; hidrogeoquímica.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Hidrogeologia. Setores de atividade: Outros Setores.

Graduação em Geologia

1998 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Hidrogeologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geologia Ambiental.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geotecnia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geoquímica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Braga, C.E ; Lage, I.C. ; BENTO, E. S. . O comportamento hidroquímico e hidrodinâmico de Aqüífero sob influência do efeito-maré. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Cruz, A. C. ; BENTO, E. S. ; Almeida, J. C. H. ; Valeriano, C. M. . Análise da deformação no Gnaisse Facoidal, Municípios de Niterói e Rio de Janeiro, RJ.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BENTO, E. S. . Particionamento da Deformação em Augen Gnaisses na Escala de Afloramento: Um Estudo do Gnaisse Facoidal na Pedra do Arpoador, Cidade do Rio de Janeiro. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Recursos Minerais. , Rua Marechal Deodoro, 351, salão dos técnicos, Centro, 24030-060 - Niteroi, RJ - Brasil, Telefone: (21) 27173468, Ramal: 21, Fax: (21) 27174191, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2001 - 2003

Petroflex Indústria e Comércio S/A

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária/Pesquisadora Meio Ambiente, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades: Planejamento, instalação e operação de poços de monitoramento, amostragem de solo e água subterrânea e levantamentos geofísicos (SEV, GPR, Sísmica de Refração).

2011 - Atual

Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Geóloga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atualmente trabalha com risco geológico no Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos - NADE, onde realiza mapeamento geológico-geotécnico, trabalhos de campo para identificação de áreas de risco e atendimentos emergenciais junto as Defesas Civis Municipais.

2009 - 2011

Instituto Estadual do Ambiente

Vínculo: Extra Quadro, Enquadramento Funcional: Coordenadora Serviço de Outorga Uso da Água, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades: Analista Ambiental/Geóloga do Serviço de Outorga pelo Uso da Água (SEAGUA). Análise técnica de relatórios geológicos/hidrogeológicos e elaboração de parecer de concessão de autorização para perfuração e tamponamento de poços e de outorga do uso de água subterrânea, superficial e de lançamento de efluentes em corpos hídricos. Vistorias de campo e fiscalização, elaboração de normas técnicas e legislações referentes a recursos hídricos e elaboração de cursos, treinamentos e palestras para a sociedade, setor industrial e para as superintendências do INEA.

2008 - 2009

AECOM do Brasil Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Especialista de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades: Especialista de Projetos de Investigação e Remediação de Solo e Águas Subterrâneas. Auxílio ao Gerente de Projetos na condução dos projetos no dia a dia e coordenação de tarefas específicas associadas ao escopo do projeto. Coordenação e organização de atividades de campo e elaboração de relatórios. Requer treinamentos em OSHA e Saúde e Segurança.

2006 - 2008

Superintendência Estadual de Rios e Lagos do Rio de Janeiro

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Geóloga, Carga horária: 27

Outras informações:
Atividades: Geóloga da Divisão de Outorga. Análise técnica de processos de solicitação de perfuração de poços e de outorga do uso de água subterrânea.

2003 - 2005

Departamento de Recursos Minerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Geóloga, Carga horária: 40

Outras informações:
Execução, acompanhamento e fiscalização das atividades de geologia e hidrogeologia, referentes ao projeto "Pesquisa de Águas Subterrâneas na Bacia do Rio Macaé". Projeto vinculado ao termo de compensação ambiental a ser executado pelas Usinas Termelétricas El Paso e Norte Fluminense para sua instalação e funcionamento.