Gustavo Spiegelberg

Possui Mestrado em Engenharia Costeira, na COPPE / UFRJ e graduação em Engenharia Civil: Ênfase em Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é sócio da empresa AquaFluxus Consultoria em Recursos Hídricos.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Oceânica

2008 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Paulo Cesar Colonna Rosman.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Naval e Oceânica / Subárea: ENGENHARIA COSTEIRA.

Graduação em Engenharia Civil: Ênfase em Recursos Hídricos

2001 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Paulo Cesar Colonna Rosman

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidráulica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidrologia.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Sedimentologia.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Geraldo Wilson Junior

ROSMAN, P. C. C.;WILSON-JR, G.; STRASSER, M. A.; PRODANOFF, J. H. A.. Um Modelo Morfodinâmico:Desenvolvimento e Aplicaçao no Reservatório da Usina Hidroelétrica de Estreito no Rio Tocantins. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jorge Henrique Alves Prodanoff

ROSMAN, P. C. C.; STRASSER, M. A.; WILSON JR, G.;PRODANOFF, J. H. A.. Desenvolvimento de um Modelo Morfodinâmico com Aplicação no Reservatório de Estreito - Rio Tocantins. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Iene Christie Figueiredo

ROSMAN, P. C. C.; FIALHO, G. O. M.;FIGUEIREDO, I. C.. Modelagem Computacional da Pluma de Contaminantes de um Sistema de Disposição Submarina - Emissário Submarino de Rio das Ostras. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paulo Cesar Colonna Rosman

ROSMAN, P. C. C.; STRASSER, M.;WILSON JUNIOR, G.; PRODANOFF, J.. Um Modelo Morfodinâmico: Desenvolvimento e Aplicação no Reservatório da Usina Hidroelétrica de Estreito no Rio Tocantins. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Cesar Colonna Rosman

Um Modelo Morfodinâmico: Desenvolvimento e Aplicação no Reservatório da Usina Hidroelétrica de Estreito no Rio Tocantins; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Cesar Colonna Rosman;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SPIEGELBERG, G. ; STRASSER, M. A. ; ROSMAN, P.C.C. . Um Modelo Morfodinâmico Acoplado ao Modelo Hidrodinâmico do Sistema Base de Hidrodinâmica Ambiental- SisBaHiA - Aplicação no Reservatório da UHE Estreito.. In: Congresso Latinoamericano de Hidráulica, 2010, Punta del Este. Congresso Latinoamericano de Hidráulica, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SPIEGELBERG, G. ; STRASSER, M. A. ; ROSMAN, P.C.C. . SisBaHiA - Modelo de Sedimentos. 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - Atual

    PENO-11920 Modelagem de Hidrodinâmica Ambiental, Qualidade de Água e Processos Sedimentológicos em Rios Conexos ao Aproveitamento Hidrelétrico de Jirau RO, Descrição: Objetivo 1. Desenvolvimento de sistema de modelagem computacional de hidrodinâmica ambiental para apoio a programa de monitoramento e análises ambientais em rios conexos ao Aproveitamento Hidrelétrico de Jirau, focando em: a. Modelagem hidrodinâmica e de qualidade de água ao longo de ~20 km para ju-sante do AHE Jirau, envolvendo o Rio Madeira e principais afluentes no trecho. b. Modelagem hidrodinâmica e de qualidade de água ao longo do reservatório do AHE Jirau, envolvendo o Rio Madeira e principais afluentes no trecho, cf. Fi-gura 1. c. Modelagem hidrodinâmica e de processos sedimentológicos , com prognóstico de evolução morfológica, ao longo de ~20 km para jusante do AHE Jirau, en-volvendo o Rio Madeira e principais afluentes no trecho. d. Modelagem de hidrodinâmica e de processos sedimentológicos ao longo do re-servatório do AHE Jirau, envolvendo o Rio Madeira e principais afluentes no trecho. Objetivo 2. Programa de Cooperação Tecnológica e Científica (PCTC) entre Coppetec + ESBR + Universidade Federal de Rondônia - UNIR, focando em: a. Repasse do sistema de modelos aos parceiros do PCTC e treinamento para uti-lização em análises ambientais de técnicos e pesquisadores designados através do PCTC. b. Prestação de serviços de assessoria, supervisão, treinamento e suporte técnico no âmbito do PCTC, durante todo o período de desenvolvimento dos serviços.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Spiegelberg - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    PENO-10702 Modelagem de Hidrodinâmica Ambiental, Qualidade de Água e Processos Sedimentológicos em Rios Conexos à UHE Estreito, Descrição: Desenvolvimentos dos seguintes itens: a. Modelagem hidrodinâmica e de qualidade de água ao longo de aproximadamente 80 (oitenta) quilômetros para jusante da barragem da UHE Estreito, envolvendo o Rio Tocantins e principais afluentes no trecho; b. Modelagem hidrodinâmica e de qualidade de água ao longo do reservatório da barragem da UHE Estreito, envolvendo o Rio Tocantins e principais afluentes no trecho; c. Modelagem hidrodinâmica e de processos sedimentológicos, com prognóstico de evolução morfológica, ao longo de aproximadamente 80 (oitenta) quilômetros para jusante da barragem da UHE Estreito, envolvendo o Rio Tocantins e principais afluentes no trecho; e d. Modelagem de hidrodinâmica e de processos sedimentológicos ao longo do reservatório da barragem da UHE Estreito, envolvendo o Rio Tocantins e principais afluentes no trecho. e.Repasse do sistema de modelos aos parceiros do PCTC e treinamento para utilização em análises ambientais de técnicos e pesquisadores designados por meio do PCTC; e f. Assessoria, supervisão, treinamento e suporte técnico no âmbito do PCTC durante o período de desenvolvimento dos SERVIÇOS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Spiegelberg - Coordenador.

  • 2008 - 2008

    PENO-09846 Análises de Impactos Costeiros de um Complexo Turístico Habitacional em Jordão, Município de Governador Celso Ramos, SC, através de Modelagem Computacional, Descrição: Este projeto alcanço os seguintes objetivos: 1. Com o auxílio de modelos computacionais, desenvolveu análises de impactos na zona costeira, para subsidiar estudos de impactos ambientais pertinentes ao licenciamento para um projeto de complexo turístico-habitacional na localidade de Jordão, município de Governador Celso Ramos SC. 2. Proveu treinamento básico para técnicos designados no uso do SisBaHiA . As análises com modelagens computacionais irão subsidiar os estudos gerais de impactos ambientais que serão realizados no futuro. Especificamente, objetiva-se analisar os seguintes aspectos antes e depois da implantação do empreendimento: 1. A circulação hidrodinâmica na enseada, com detalhamento na região focal do empreendimento; 2. A propagação de ondas do largo até a zona de arrebentação. 3. As tendências de deriva dos sedimentos na região sob ação conjunta de ondas e correntes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Spiegelberg - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    PENO-09829 Modelagem Hidrodinâmica Ambiental da Baía de Vitória, Sistema Costeiro e Rios da Região de Abrangência do Projeto Águas Limpas ES, Descrição: Implementação de modelos hidrodinâmico ambienta, circulação hidrodinâmica e qualidade de água, nas bacias hidrográficas costeiras da região metropolitana extendida da grande Vitória/ES, indo da Bacia da Baia de Guarapari até a Bacia do Rio Reis Magos. Transferências dos modelos desenvolvidos para os orgãos estaduais CESAN e IEMA. Treinamento de técnicos da CESAN e IEMA para operação dos modelos. Projeto desenvolvido em parceira com o departamento de Engeharia Ambiental da UFES, com o Prof. Daniel Rigo... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Spiegelberg - Coordenador.

  • 2007 - 2007

    PENO-08931 Avaliação de Vulnerabilidade da Zona Costeira Brasileira às Mudanças Climáticas, Descrição: .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Spiegelberg - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional