Gláucia de Oliveira Fialho

GLAUCIA DE OLIVEIRA FIALHO é Geógrafa formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005). É Mestre em Geografia do curso de Pós-Graduação em Geografia (2012) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus II, Três Lagoas-MS. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária. É autora da dissertação intitulada: AS ESTRATÉGIAS PARA PERMANECER NA TERRA: os assentados do projeto Estrela da Ilha em Ilha Solteira/SP.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Geografia

2010 - 2012

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: AS ESTRATÉGIAS PARA PERMANECER NA TERRA: os assentados do projeto Estrela da Ilha em Ilha Solteira/SP,Ano de Obtenção: 2012
Rosemeire Aparecida de Almeida.Palavras-chave: Estratégias na terra.Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia Agrária.

Graduação em GEOGRAFIA

2002 - 2005

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: LUTA E RESISTÊNCIA NO ACAMPAMENTO/ASSENTAMENTO TERRA É VIDA EM ILHA SOLTEIRA-SP
Orientador: FRANCISCO JOSÉ AVELINO JUNIOR

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2009

Gestão Empresarial. (Carga horária: 1500h). , Escola Técnica Estadual de Ilha Solteira/SP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Agrária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V JORNADA DE ESTUDOS EM ASSENTAMENTOS RURAIS.Espaço, Território, Identidade e a Organização de Assentamentos de Reforma Agrária: o Assentamento Estrela da Ilha em Ilha Solteira/SP. 2011. (Encontro).

XVI ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS- ENG 2010. O Processo de Conquista do Assentamento Estrela da Ilha em Ilha Solteira/SP: Luta pela Terra e para nela Permanecer. 2010. (Congresso).

III Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA.O Território e a Territorialização da Luta Pela Terra em Castilho/SP. 2010. (Seminário).

XVIII ENSUL- Encontro Sul Mato-Grossense de Geógrafos. 2010. (Encontro).

XII Encontro Sul-Mato Grossense: Produção e Preservação do Espaço Regional. 2003. (Encontro).

Semana de História "Perspectivas Históricas e Historiográficas da Região do Alto-Paraná". 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Conceição Aparecida de Queiróz Gomes

Avelino Jr. Francisco José; Teixeira, Jodenir Calixto;GOMES, C. A. Q.. Luta e resistência no Acampamento/Assentamento Terra é Vida em Ilha Soteira-SP. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e bacharelado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Francisco José Avelino Júnior

ALMEIDA, Rosemeire Aparecida;AVELINO JUNIOR; BORGES, M. C.. As estratégias para permanecer na terra: Os assentados do Projeto Estrela da Ilha/SP. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Francisco José Avelino Júnior

ALMEIDA, Rosemeire Aparecida;AVELINO JUNIOR; BORGES, M. C.. As estratégiaspara permanecer na terra: Os assentados do projeto Estrela da Ilha em Ilha Solteira/SP. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Francisco José Avelino Júnior

AVELINO JUNIOR; GOMES, Conceição Aparecida de Queiroz; TEIXEIRA, Jodenir Calixto; OLIVEIRA, W.. Luta e Resistência no Acampamento/Assentamento Terra é Vida em Ilha Solteira - SP. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Maria Celma Borges

AVELINO JUNIOR, F.; ALMEIDA, R. Ap.;BORGES, M. C.. As Estratégias para Permanecer na Terra: os assentados do projeto Estrela da Ilha Solteira/SP. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Jodenir Calixto Teixeira

TEIXEIRA, J. C.; GOMES, Conceição Aparecida de Queiroz; AVELINO JÚNIOR, Francisco José. LUTA E RESISTÊNCIA NO ACAMPAMENTO/ASSENTAMENTO TERRA É VIDA EM ILHA SOLTEIRA-SP. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena E Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Rosemeire Aparecida de Almeida

ALMEIDA, Rosemeire A.; AVELINO JÚNIOR, Francisco José; BORGES, Maria Celma. As estratégias para permanecer na terra: os assentados do projeto Estrela da Ilha em Ilha Solteira/SP. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisco José Avelino Júnior

Luta e Resistência no Acampamento/Assentamento Terra é Vida em Ilha Solteira - SP; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Francisco José Avelino Júnior;

Rosemeire Aparecida de Almeida

As estratégias camponeses para na terra permanecer: o caso do assentamento Estrela da Ilha em ilha Solteira/SP; 2012; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FAILHO, G. O. ; FIALHO, G. O. . A CONQUISTA E AS ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA DOS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA NO PROJETO ESTRELA DA ILHA EM ILHA SOLTEIRA/SP. CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, REVISTA CAMPO TERRITÓRIO, p. 256 - 281, 06 maio 2014.

  • FIALHO, G. O. ; A CONQUISTA E AS ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA DOS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA NO PROJETO ESTRELA DA ILHA EM ILHA SOLTEIRA/SP. In: SIMPÓSIO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 2011, BELÉM. V Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária - Questões Agrárias na Panamazônia no Século XXI: Usos e Abusos do Território. BELÉM: Editora Açaí, 2011. v. 6.

  • FIALHO, G. O. ; Espaço, Território, Identidade e a organização de Assentamentos de Reforma Agrária: o Assentamento Estrela da Ilha em Ilha Solteira/SP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIALHO, G. O. ; O Processo de Conquista do Assentamento Estrela da Ilha em Ilha Solteira/SP: luta pela terra e para nela permanecer. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Dóri Edson Lopes ; FIALHO, G. O. . Território e a Territorialização da Luta pela Terra em Castilho/SP. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    A formação do vale da celulose: desdobramentos socioterritoriais do plantio de eucalipto na região Leste de Mato Grosso do Sul., Descrição: A proposta de pesquisa busca evidenciar as condicionantes e os desdobramentos socioterritoriais da expansão do plantio de eucalipto em Mato Grosso do Sul, de forma específica na região Leste que é formada por 17 municípios. A escolha desta região para estudo se justifica por ser uma área de rápida expansão territorial do monocultivo de eucalipto aliada a instalação, em Três Lagoas, da maior fábrica de linha contínua celulose-papel da atualidade (2,1 milhões de metros quadrados - 200 ha). Potencialmente o futuro epicentro deste modelo. Corroborando nesta análise evidenciamos que o aumento do plantio de eucalipto em Mato Grosso do Sul foi de 83% no período de 2005 a 2007, a maioria sob controle da FIBRIA por meio da unidade sediada em Três Lagoas. (ABRAF, 2007). Segundo o anuário da ABRAF (2010), a referida expansão do plantio de eucalipto deu a Mato Grosso do Sul, ano base 2009, a 4ª posição, ficando atrás apenas de MG, SP e BA. Antes o Estado ocupava a 8ª posição em área plantada. É preciso destacar que esta expansão do setor na região Leste do Estado se faz sob comando da FIBRIA, cuja presença na região data de 2006, período em que adquiriu na região, por meio da troca de ativos com a International Paper, 90 mil ha plantados com eucalipto e 30 mil arrendados. Atualmente, a área plantada na região Leste do MS já atinge 330 mil ha, sob controle da FIBRIA (empresa resultado da fusão da VCP e Aracruz celulose em 2009, situação que deu a FIBRIA o posto de maior empresa do setor). Dentre os impactos imediatos desta expansão do complexo eucalipto-papel destaca-se o arrendamento das fazendas da região que diminui o estoque de terras disponíveis e aquece o mercado. Soma-se a isso, o cerco do eucalipto aos assentamentos como é possível perceber no caso do assentamento São Joaquim, em Selvíria/MS. Por conseguinte, esta situação de dominação territorial nos instiga a indagar: há lugar para as pequenas e médias unidades de produção neste modelo? Quais os impactos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Glaucia de Oliveira Fialho - Integrante / Rosemeire Aparecida de Almeida - Coordenador / Eliane Tomiasi Paulino - Integrante / Bernardo Mançano Fernandes - Integrante / Edima Aranha Silva - Integrante / Júlio César Ribeiro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional