Giorgio Vicenzo Filomeno

Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina(2011). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas.

Informações coletadas do Lattes em 08/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Artes Plásticas

2007 - 2011

Universidade do Estado de Santa Catarina
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Crítica da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.

Participação em eventos

Autodesk University. 2011. (Simpósio).

(des)Continuidades do Cotidiano.Caro Fumante:. 2010. (Seminário).

Academicismo e Modernismo em Santa Catarina.A obra de arte no limbo da memória notas a partir da formação dos arquivos. 2010. (Simpósio).

Workshop de Computação Criativa Para Games. 2010. (Oficina).

Imagens ilegíveis, incríveis e inevitáveis, com Rosangela Rennó. 2010. (Oficina).

As polaroides visíveis e o descondicionamento do olhar, com Tom Lisboa. 2009. (Seminário).

III Simpósio Internacional de Arte Contemporânea do Paço das Artes, com Rosalind Krauss. 2009. (Simpósio).

2º Fórum Municipal de Políticas Públicas.Academicismo e Modernismo na América Latina. 2009. (Outra).

Processo Criativo. 2008. (Seminário).

I Simpósio de Fotografia e Cultura Visual. 2008. (Simpósio).

Festival de Vídeos sobre Arte Cerâmica. 2007. (Seminário).

Festival de Vídeos sobre Arte Cerâmica. 2007. (Seminário).

Pintura de Vasos na Grécia Antiga. 2007. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Maria Raquel da Silva Stolf

COSTA, D. R.; CUNHA, R. M.;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel. Sem título. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Diego Rayck da Costa

RAYCK, DiegoMELIM, R.STOLF, M. R.. sem título. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Foi orientado por

Sandra Makowiecky

Imagem-acontecimento: contemporizações da modernidade artística em Santa Catarina; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandra Makowiecky;

Sandra Makowiecky

Academicismo e Modernismo em Santa Catarina; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Artes Plásticas) - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Sandra Makowiecky;

Diego Rayck da Costa

sem título; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Diego Rayck da Costa;

Produções bibliográficas

  • FILOMENO, G. V. ; MAKOWIECKY, S. . A obra de arte no limbo da memória - notas a partir da formação de arquivos da pesquisa " Academicismo e Modernismo em Santa Catarina". DAPesquisa , v. 2, p. 1-6, 2009.

  • FILOMENO, G. V. ; MAKOWIECKY, S. . Arquivos: sobre os limites e os destinos de uma pesquisa. DAPesquisa , v. 1, p. 1-10, 2008.

  • FILOMENO, G. V. ; MAKOWIECKY, S. . A obra de arte no limbo da memória notas a partir da formação dos arquivos. In: Makowiecky, Sandra; Cherem, Rosangela. (Org.). Academicismo e Modernismo em Santa Catarina. 1ed.Florianópolis: Editora da UDESC, 2010, v. 1, p. 11-20.

  • FILOMENO, G. V. ; MAKOWIECKY, S. . Sobre os limites e destinos de uma pesquisa. In: Cherem, Rosangela Miranda; Makowiecky. (Org.). Academicismo e Modernismo na América Latina. 1ed.Florianópolis: Editora da UDESC, 2008, v. 1, p. 1-10.

  • FILOMENO, G. V. ; MAKOWIECKY, S. . A participação de Santa catarina na Bienal Internacional de São Paulo. In: 21º Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2011, Florianópolis. Anais do 21º Seminário de Iniciação Científica da UDESC. Florianópolis: Editora da UDESC, 2011. v. 1. p. 34-34.

  • FILOMENO, G. V. ; MAKOWIECKY, S. . Academicismo e Modernismo em Santa Catarina: reconhecendo os lapsos , potencializações e alterações como dimensões da memória. In: 20º Seminário de Iniciação Científica, 2010, Florianópolis. Anais do 20º Seminário de Iniciação Científica. Florianópolis: Editora da UDESC, 2010. v. 1. p. 44-44.

  • FILOMENO, G. V. ; MAKOWIECKY, S. . A participação de Santa catarina na Bienal Internacional de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FILOMENO, G. V. . Caro Fumante:. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FILOMENO, G. V. ; MAKOWIECKY, S. . A obra de arte no limbo da memória notas a partir da formação dos arquivos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FILOMENO, G. V. ; MAKOWIECKY, S. . A obra de arte no limbo da memória notas a partir da formação dos arquivos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FILOMENO, G. V. . Academicismo e Modernismo na América Latina. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FILOMENO, G. V. ; MAKOWIECKY, S. . Arquivos: sobre os limites e os destinos de uma pesquisa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

FILOMENO, G. V. . Ants Fosse. 2008. (Obra de artes visuais/Instalação).

FILOMENO, G. V. . Sensações Terminais. 2008. (Obra de artes visuais/Fotografia).

FILOMENO, G. V. . Alfinetes. 2008. (Obra de artes visuais/Instalação).

FILOMENO, G. V. . Convivência. 2004. (Obra de artes visuais/Fotografia).

FILOMENO, G. V. . Caro Fumante:. 2004. (Obra de artes visuais/Instalação).

FILOMENO, G. V. ; Monteiro, Breithner . Igreja do Rosário - Video Mapping. 2012 (Video Mapping).

FILOMENO, G. V. . Alfinetes, Sensações Terminais, TCC, Convivência, Ants fosse. 2012 (vários).

FILOMENO, G. V. . Alfinetes. 2011 (Instalação).

FILOMENO, G. V. . Energia - Vídeo Instalação. 2011 (Vídeo Instalação).

FILOMENO, G. V. ; Monteiro, Breithner . Futebol Arte - Video Mapping. 2010 (Video Mapping).

FILOMENO, G. V. . Alfinetes. 2009 (Instalação/Escultura).

FILOMENO, G. V. . Ants Fosse. 2009 (Instalação).

FILOMENO, G. V. . Alfinetes. 2009 (Instalação/Escultura).

FILOMENO, G. V. . Sensações Terminais. 2008 (Fotografia).

FILOMENO, G. V. . Alfinetes. 2008 (Instalação/Escultura).

FILOMENO, G. V. . Convivência. 2008 (Fotografia).

FILOMENO, G. V. . Convivência. 2007 (Fotografia).

FILOMENO, G. V. . Convivência. 2007 (Fotografia).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2010

    Academicismo e Modernismo em Santa Catarina - Contemplado no Edital Universal CNPQ 2008, Descrição: Descrição: Utilizando os acervos bibliográficos e disponíveis na Internet e partindo da pesquisa realizada para a elaboração da tese de doutorado: MAKOWIECKY, Sandra. A representação da cidade de Florianópolis na visão dos artistas plásticos. 2003.543 f. Tese ( Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas)- Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, bem como acervo e documentos complementares como catálogos existentes, arquivos particulares de artistas catarinenses e também consultas no Museu de Arte de Santa Catarina,Museu Victor Meirelles e outros museus do Estado, a presente pesquisa deverá mapear e agrupar os principais artistas e sua produção no âmbito das academias de arte e dos movimentos identificados com o modernismo em Santa Catarina. Em função da ausência de estudos mais abrangentes e sistematizados sobre o assunto, este trabalho se configura como um levantamento e catalogação de dados, seguido por uma análise preliminar dos mesmos, indicando possibilidades posteriores de análise e estudo. Abordará desde as produções de Victor Meirelles até aproximadamente a década de 50. Obs: O presente projeto será desenvolvido em consonância com o projeto Academicismo e Modernismo na América Latina, coordenado pela Profª.Rosângela de Miranda Cherem, possuindo a mesma matriz teórico-metodológica e bibliográfica, entretanto, com ampliação da bibliografia existente para Santa Catarina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Giorgio Vicenzo Filomeno - Coordenador / Sandra Makowiecky - Integrante / Rosangela Miranda Cherem - Integrante.

  • 2003 - Atual

    Arte e Vida nos Limites da Representação, Descrição: Arte e vida nos limites da representação tem por meta a produção de subjetividade a partir da experiencia no que entendemos por arte relacional em sua forma complexa. Esta se desloca dos marcos convencionalizados da instituição Arte e aproxima daqueles intertícios inseridos nos mundo de vida cotidiana que atuam gerando participação, reflexão e diálogo. Dentro da lógica representacional da arte relacional em sua forma complexa a atitude reflexiva e o diálogo são fundamentais na estrutura de qualquer proposta que promova consciência sobre o contexto. Nesta nova situação, o artista atua como um mediador, um facilitador que provoca seu contexto social a reconhecer diferenças e a instalar formas de convívio. A proposta em arte vê transformada sua ação sobre o simbólico, e passa a estar estruturada como situação e acontecimento permitindo diálogo reflexivo sobre o contexto no qual escreve sua história. O objeto de estudo deste grupo passa a englobar estas situações onde o laço representacional que fundamenta o campo específico da arte se vê diluído em favor de estratégias que atuam nos limites do que entendemos por campos representacionais. Tem por fundamento uma atitude ético-estética capaz de, ao identificar oportunidades no contexto social, provocar descontinuidades criticas e reflexivas no cotidiano que permitam desenvolver subjetividades, sejam da ordem do singular ou do coletivo. Modela processos de convívio, de diálogo e contaminação nos quais o conteúdo humano atua como fator determinante da prática artística.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Giorgio Vicenzo Filomeno - Coordenador / José Luiz Kinceler - Integrante.

Prêmios

2009

Prêmio Jovem pesquisador do XIX Seminário de Iniciação Científica da UDESC, CNpq.

Histórico profissional

Experiência profissional

2007 - 2010

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.