Guilherme Rodrigues Moritz

Psicólogo clínico formado pela PUC-RS (2014), mestrando em psiquiatria e ciências do comportamento pelo departamento do medicina da UFRGS (2019). É especialista em Terapia Dialético-Comportamental pelo CEFI, e também especialista em Terapia Sistêmica pelo CEFI. Atua como psicoterapeuta clínico com Familias, Casais, e Individualmente ? com adultos e adolescentes em consultório e como membro do corpo clínico de terapia sistêmica do CEFI. É responsável pelo núcleo de pesquisa em terapias para o luto do núcleo de luto do CEFI. Atua como professor substituto no curso de pós-graduação em terapia sistêmica do CEFI, e em cursos de extensão e palestras. As principais areas de atuação incluem TDAH, terapia familiar, desregulação emocional, e pesquisa clínica.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Médicas: Psiquiatria

2017 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO COM O USO DO GRUPO DE TREINAMENTO DE HABILIDADES DA TERAPIA DIALÉTICO COMPORTAMENTAL COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR A MEDICAÇÃO EM ADULTOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE,Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Luis Augusto Rohde
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Terapia Dialético Comportamental; TDAH; Ensaio Clínico.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em Curso de Especialização em Terapia Sistêmica com Individuos, Casais e Famíl

2015 - 2017

centro de estudos da família e do Indivíduo, cefi
Título: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE ENSAIOS CLÍNICOS AVALIANDO TERAPIAS DE CASAL
Orientador: Mara Lins

Especialização em Curso de Especialização em Terapia Comportamental Dialética

2014 - 2017

centro de estudos da família e do Indivíduo, cefi
Título: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE EFICÁCIA DO GRUPO DE HABILIDADES DA TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉCTICA NOTRATAMENTO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
Orientador: Mara Lins

Graduação em Psicologia

2008 - 2014

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: DIAGNÓSTICO DO TDAH E O AMBIENTE ESCOLAR BRASILEIRO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Orientador: Mary Sandra Carlotto

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2006

Colégio Cenecista Nossa Senhora do Carmo (MG)

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Terapia do Luto e Reconstrução de Significado com Robert Neimeyer. (Carga horária: 8h). , centro de estudos da família e do Indivíduo, cefi, Brasil.

2018 - 2018

Curso Avançado de Análise do Comportamento. (Carga horária: 20h). , centro de estudos da família e do Indivíduo, cefi, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Intervenção Psicológia em Situações de Extrema Vulnerabilidade: Como Fazer?. (Carga horária: 20h). , centro de estudos da família e do Indivíduo, cefi, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Intervenção Psicológia em Situações de Extrema Vulnerabilidade: Como Fazer?. (Carga horária: 12h). , centro de estudos da família e do Indivíduo, cefi, Brasil.

2016 - 2016

Curso Imersão em Terapias de 3ª Onda: ACT FAP DBT.. (Carga horária: 44h). , Centro Integral de Psicoterapias Contextuales (Cordoba), CIPCO, Argentina.

2014 - 2015

Curso de Formação em Terapias Contextuais de Terceira Geração. (Carga horária: 240h). , centro de estudos da família e do Indivíduo, cefi, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Sensibilização a teoria piscossomática. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Interfaces entre psicologia cognitiva e neurociência. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Terapia de Aceitação e Compromisso. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Congresso Internacional CEFI. Terapia de Aceitação e Compromisso com pacientes enlutados: Uma perspectiva integrativa. 2019. (Congresso).

XV Encontro Anual do ProDAH/HCPA.Group Dialectical Behavior Therapy as add-on Treatment for Adults With Attention Deficit/Hyperactive Disorder. 2018. (Encontro).

XIV Encontro Anual do ProDAH/HCPA. 2017. (Encontro).

IV Jornada do CORA: Luto em circunstâncias críticas. 2015. (Encontro).

A Clínica da Adoção. 2014. (Encontro).

II Jornada Sul-Brasileira de Neuropsicologia. 2014. (Encontro).

Intervenção Psicológica no Suicídio. 2014. (Seminário).

XII Annual Meeting of the ADHD Outpatient Program (ProDAH ? HCPA).NIRS Neurofeedback in children with ADHD: an open clinical trial. 2014. (Encontro).

21st Congress of the World Association for Sexual Health. 2013. (Congresso).

2 Simpósio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNISINOS. 2013. (Simpósio).

Curso: Transtorno de Hiperatividade e Déficit de Atenção: diagnóstico e clínica em adultos. 2013. (Oficina).

Jornada SPRGS 2013: Há vida no tempo da vida?. 2013. (Outra).

Workshop: Terapia de Aceitação e Compromisso. 2013. (Oficina).

X Jornada CELPCYRO sobre saúde mental. 2013. (Outra).

Curso: Confrontação Empática: A terapia do esquema com pacientes refratários e com transtorno de personalidade. 2011. (Oficina).

III Jornada WP. 2011. (Outra).

Vi Jornada de Psicologia Hospitalar do Hospital São Lucas - PUCRS. 2011. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Margareth da Silva Oliveira

OLIVEIRA, Margareth da Silva; MANFRO, Gisele Gus; ROCHA, N. S.. Ensaio Clínico Randomizado Com o Uso do Grupo de Treinamento de Habilidades da Terapia Dialético Comportamental Como Tratamento Complementar à Medicação em Adultos Com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2019 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Neusa Sica da Rocha

ROCHA, N. S.; MANFRO, G. G.; OLIVEIRA, M. S.. Ensaio clínico randomizada com o uso do grupo de treinamento de habilidades da Terapia Dialético Comportamental como tratamento complementar a medicação em adultos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2019. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Ciências do Comportamento) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DE OLIVEIRA ROSA, VIRGINIA ; MOREIRA-MAIA, CARLOS RENATO ; WAGNER, FLÁVIA ; SIMIONI, ANDRÉ ; DE FRAGA BASSOTTO, CAROLINE ; MORITZ, GUILHERME R. ; SCHMITZ, MARCELO ; ROHDE, LUIS AUGUSTO PAIM . Computerized Cognitive Training for ADHD as an Add-On Treatment to Stimulants: A Randomized Clinical Trial. Journal of Attention Disorders , v. 1, p. 108705471881681, 2018.

  • ROSA, VIRGINIA DE OLIVEIRA ; SCHMITZ, MARCELO ; MOREIRA-MAIA, CARLOS ROBERTO ; WAGNER, FLAVIA ; LONDERO, IGOR ; BASSOTTO, CAROLINE DE FRAGA ; MORITZ, GUILHERME ; DE SOUZA, CAROLINE DOS SANTOS ; ROHDE, LUIS AUGUSTO PAIM . Computerized cognitive training in children and adolescents with attention deficit/hyperactivity disorder as add-on treatment to stimulants: feasibility study and protocol description. TRENDS IN PSYCHIATRY AND PSYCHOTHERAPY , v. 39, p. 65-76, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Terapia de aceitação e compromisso para pacientes com Luto Complicado, Descrição: O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia da Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) para desenvolver a flexibilidade psicológica em pacientes enlutados. A partir disto verificar se há correlação entre o alternancia de polos proposta no modelo dual do luto proposto por Stroebe e Schut, e a flexibilidade piscológica proposta pela ACT.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Guilherme Rodrigues Moritz - Coordenador / Renata Kroeff - Integrante.

  • 2017 - 2019

    ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO COM O USO DO GRUPO DE TREINAMENTO DE HABILIDADES DA TERAPIA DIALÉTICO COMPORTAMENTAL COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR A MEDICAÇÃO EM ADULTOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE, Descrição: RESUMO: Apesar das diretivas clínicas recomendarem tratamentos combinados para o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), poucos estudos tiveram como alvo terapias de grupos. O Grupo de Habilidades (DBT-ST) da Terapia Dialético Comportamental (DBT) tem sido proposto como uma alternativa viável, e já foi adaptado para outros transtornos. Objetivo: Explorar a viabilidade da DBT-ST em um novo contexto cultural, e avaliar sua efetividade como tratamento complementar a medicação para TDAH em adultos. Método: Adultos com TDAH (n=31) usando medicação para o tratamento de TDAH, com sintomas residuais (ASRS >20) foram aleatoriamente arrolados para DBT-ST (n=16) ou para tratamento convencional (TaU) (n=15), por 12 semanas. A viabilidade foi acessada pela aderência e abandono. O Desfecho primário escolhido foi a Adult Self-Report Scale (ASRS). Vários desfechos secundários foram avaliados, incluindo testes neuropsicológicos. Os desfechos foram investigados na linha basal e com 6, 12, e 16 semanas. Resultados: A DBT-ST teve uma taxa de 87,25% de comparecimento, e 12,50% de abandono. Não foram encontradas interações estatísticas significativas entre o grupo e tempo em nenhum desfecho primário. Em relação aos desfechos secundários, a variável média de tempo de resposta do Go/No-Go, o DBT-ST apresentou um prolongamento do tempo de resposta durante o protocolo (p=0,034). Discussão: O grupo se mostrou viável para tratamento complementar de adultos com TDAH em uma cultura Latina. Fomos capazes de reproduzir os achados de estudos anteriores que apontaram ausência de eficácia da DBT-ST na redução dos escores nas escalas de sintomas para TDAH. Nossos achados indicam que os ganhos conseguidos com a terapia não justificam a aplicação de uma intervenção tão complexa e sofisticada, uma vez que a literatura sugere ganhos similares com intervenções que podem ser aplicadas com menos recuros. Contudo, nossos achados indicam uma tendência a um padrão de resposta mais conservador nos testes de neuropsicologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Guilherme Rodrigues Moritz - Coordenador / Luis Augusto Rohde - Integrante.

  • 2014 - 2019

    Treinamento cognitico em crianças e adolescentes como tratamento complementar a medicação para o TDAH, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Rodrigues Moritz - Coordenador / Luis Augusto Rohde - Integrante / Virginia de Oliveira Rosa - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Ensaio Clínico com uso de NIRS Neurofeedback em crianças e com TDAH, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Rodrigues Moritz - Coordenador / Luis Augusto Rohde - Integrante / Igor Londero - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - Atual

centro de estudos da família e do Indivíduo, cefi

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de extensão

Outras informações:
Como professor convidado dos curos de extensão em terapia sistêmica foi responsável por preparar e ministrar aulas e palestras oferecidas a alunos de nível superior.

2019 - Atual

centro de estudos da família e do Indivíduo, cefi

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pesquisa do núcleo de Luto, Carga horária: 4

2014 - Atual

centro de estudos da família e do Indivíduo, cefi

Vínculo: Terapeuta, Enquadramento Funcional: Membro da Equipe Clínica

2019 - 2020

centro de estudos da família e do Indivíduo, cefi

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Programa de Monitoria

Outras informações:
Assesorar os professores titulares, e ministrar aulas.

2017 - 2017

centro de estudos da família e do Indivíduo, cefi

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador substituto do estágio clínico, Carga horária: 16

2013 - 2014

centro de estudos da família e do Indivíduo, cefi

Vínculo: Estgiário, Enquadramento Funcional: Estágio em Psicologia Clínica (sistêmica), Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2019

    Extensão universitária , SYS - Núcleo de terapia sistêmica, .,Atividade de extensão realizada, Organização, planejamento e execução de Cursos, Workshops, e palestras.

  • 03/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , CORA, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2014

    Serviços técnicos especializados , SYS - Núcleo de terapia sistêmica, .,Serviço realizado, Atendimento Clínico especializado.

2012 - 2013

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Vínculo: Estagiário de Psicologia, Enquadramento Funcional: CRAI, Carga horária: 16

Outras informações:
Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil.

2014 - Atual

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa

Outras informações:
Projeto em participação: "Ensaio Clínico Randomizado com uso de Treinamento Cognitivo para crianças e adolescentes com TDAH". Participação efetiva no processo de alocação dos participantes, implementação do protocolo de pesquisa e acompanhamento dos participantes durante o processo do treino.

2014 - 2015

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa

Outras informações:
Participação na pesquisa: Near-Infrared Spectroscopy neurofeedback (NIRS neurofeedback) em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Realizava os treinamentos de neurofeeback.

Atividades

  • 07/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Linhas de pesquisa

2019 - 2019

Faculdades Integradas de Taquara

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor convidado da pós-graduação em terapia sistêmica, responsável pelo módulo de configurações familiares. Atividades: preparar e ministrar a aula. Preparar, aplicar, e corrigir atividade avaliativa sobre esta aula.