Eliane Cristina Pires do Rego

Doutorado em Química (2015) e mestrado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2007), e graduação em Química - Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Pesquisador-tecnologista do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), atuando como chefe do Laboratório de Análise Orgânica da Divisão de Metrologia Química. Experiência na área de Química, com ênfase em química analítica e qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de material de referência certificado (MRC), ensaios de proficiência (EP), validação de métodos, cálculo da estimativa de incerteza de medição, determinação de pureza de substâncias, cromatografia à gás e à líquido, espectrometria de massas, análises da área ambiental, alimentos, fármacos, biocombustíveis e toxicologia, além de gestão da qualidade de laboratórios pela norma ISO/IEC 17025:2005 e para produtores de materiais de referência pela ABNT ISO Guia 34:2012.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Química

2011 - 2015

Universidade Federal Fluminense
Título: Produção de Material de Referência Certificado (MRC) de cloranfenicol em leite
Annibal Duarte Pereira Netto. Coorientador: Janaína Marques Rodrigues. Palavras-chave: material de referência certificado.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Química

2005 - 2007

Universidade Federal Fluminense
Título: Determinação de 1-Hidroxipireno como Indicador Biológico da Exposição a Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos,Ano de Obtenção: 2007
Annibal Duarte Pereira Netto.

Graduação em Química - Licenciatura

1999 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Educação Ambiental ? Um desafio para o ensino de química
Orientador: Fátima Kzam Damaceno de Lacerda

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em química

1994 - 1998

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Requisitos para provedor de EP- ISO/IEC 17043:2010. (Carga horária: 12h). , Fundação de Ciência e Tecnologia, CIENTEC, Brasil.

2009 - 2009

Produção e Certificação de Materiais de Referência. (Carga horária: 13h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.

2009 - 2009

Espectrometria de massas. (Carga horária: 32h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.

2009 - 2009

Formação de auditores internos - NBR/IEC 17025. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.

2007 - 2007

Otimização de métodos de análise. (Carga horária: 24h). , Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, FIRJAN, Brasil.

2007 - 2007

Métodos estatísticos para PI e Certificação de MR. (Carga horária: 24h). , Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, REDE/RJ, Brasil.

2007 - 2007

Confiabilidade Metrológica para Laboratórios. (Carga horária: 16h). , Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, REDE/RJ, Brasil.

2006 - 2006

CEP - Controle Estatístico de Processo. (Carga horária: 16h). , Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, REDE/RJ, Brasil.

2005 - 2005

Calibração de Instrumentos para laboratório. (Carga horária: 40h). , Instituto Brasileiro do Petróleo, IBP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Certificação de Materiais de Referência.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Validação de métodos.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ciências Ambientais.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Educação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensaios de Proficiência.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

SIMCRO 2010 - Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Afins.Validação de método cromatográfico para determinação de substâncias relacionadas no MRC de captopril. 2010. (Simpósio).

SIMCRO 2010 - Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Afins.Desenvolvimento de material de referência certificado de captopril. 2010. (Simpósio).

15º Encontro Nacional de Química Analítica e 3º congresso Ibero-americano de Química Analítica. Estudo de estabilidade de curta duração para certificação do candidato a material de referência de HPAs em solução. 2009. (Congresso).

5° Congresso Brasileiro de Metrologia 2009. Validação de metodologia analítica para a determinação de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em solução. 2009. (Congresso).

XIX IMEKO World Congress. Implementation, validation and application of a method of evaluation of urinary 1-hydroxypyrene as a indicator of human exposure to polycyclic aromatic hydrocarbons in Rio de Janeiro State, Brazil. 2009. (Congresso).

XIX IMEKO World Congress. Homogeneity study for certification of a candidate reference material for Polycyclic Aromatic Hydrocarbons. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Russo

RUSSO, C.. Educação Ambiental: um desafio para o ensino da Química. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Carlos Eduardo Martins Carvalho

NETTO, A. D. P.;Carvalho, Carlos Eduardo M.. Implementação e validação do método de avaliação de hidroxipireno urinário. 2007. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal Fluminense.

Joana Mara Teixeira Santos

LACERDA, Fátima Kzam Damaceno de;SANTOS, Joana Mara; RUSSO, Carlos. Educação Ambiental: Um Desafio para o Ensino de Química. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

RAQUEL DUARTE DA COSTA CUNHA BANDEIRA

CUNHA, R. D. C.. Ocratoxina A : avaliação da contaminação do café brasileiro e avaliação da exposição humana através amostras de urina de consumidores de café. 2013 - Universidade Federal Fluminense.

Vanderlea de Souza

SOUZA, VANDERLÉA DECAIXEIRO, J. M. R.. Produção de Material de Referência Certificado (MRC) de cloranfenicol em leite. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Química) - Universidade Federal Fluminense.

Ana Paula Xavier de Brito

deBrito, A. P. X.. Implantação de Sistema de Qualidade NBR ISO/IEC 17025. 2005 - SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro.

Paula Fernandes de Aguiar

DE AGUIAR, P. F.. Implementação e validação de método de avaliação do hidróxipireno urinário. 2007. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal Fluminense.

Flávia Ferreira de Carvalho Marques

PEREIRA NETTO, A. D.; CAIXEIRO, J. M. R.;MARQUES, F. F. C.; SILVA JÚNIOR, A. I.; SOUZA, V.; AGUIAR, P. F.. Produção de material de referência certificado (MRC) de cloranfenicol em leite. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Química) - Universidade Federal Fluminense.

Flávia Ferreira de Carvalho Marques

MARQUES, F. F. C.; KRAUSS, T. M.. Ocratoxina A: avaliação da contaminação do café brasileiro e avaliação da exposição humana através de amostras de urina de consumidores de café. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Química) - Universidade Federal Fluminense.

Flávia Ferreira de Carvalho Marques

MARQUES, F. F. C.; DONAGEMMA, R. A.; CAIXEIRO, J. M. R.; PEREIRA NETTO, A. D.. Produção e certificação de Material de Referência Certificado (MRC) de cloranfenicol em leite. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Química) - Universidade Federal Fluminense.

Fátima Kzam Damaceno de Lacerda

LACERDA, F. K. D.; RUSSO, Carlos; SANTOS, Joana Mara Teixeira. Educação Ambiental: um desafio para o ensino de química. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Annibal Duarte Pereira Netto

PEREIRA NETTO, A. D.; Carvalho, Carlos EM; Aguiar, P.F.. Determinação de 1-hidroxipireno como indicador biológico da exposição a Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos. 2007. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal Fluminense.

Annibal Duarte Pereira Netto

PEREIRA-NETTO, ANNIBAL DUARTE; RODRIGUES, JANAÍNA MARQUES; Aguiar, P.F.;Marques, F.F.C.; souza, W. Produção de material de referência certificado (MRC) de cloranfenicol em leite. 2015. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal Fluminense.

Ricardo Jorgensen Cassella

CASSELLA, R.J.; CARVALHO, Carlos Eduardo Martins; PEREIRA NETTO, Annibal Duarte. Determinação de 1-hidroxipireno como Indicador Biológico da Exposição aos Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos. 2006. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Guilherme Pereira Patricio

DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA EXTRAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE OCRATOXINA A EM CAFÉ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional de Metrologia e Qualidade) - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Inmetro/Pronametro; (Coorientador);

Elaine Batista Santana

Desenvolvimento de material de referência certificado de BTEX em água; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade) - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia,; Orientador: Eliane Cristina Pires do Rego;

Rosangela Rita Serpa Rajoy

Avaliação da incerteza de amostragem de material particulado atmosférico através de amostradores de grande volume e determinação de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos nas amostras coletadas; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade) - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia,; Coorientador: Eliane Cristina Pires do Rego;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Janaína Marques Rodrigues Caixeiro

PRODUÇÃO DE MATERIAL DE REFERÊNCIA CERTIFICADO (MRC) DE CLORANFENICOL EM LEITE; 2015; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Janaína Marques Rodrigues Caixeiro;

Fátima Kzam Damaceno de Lacerda

Educação Ambiental: um desafio para o ensino de química; ; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Fátima Kzam Damaceno de Lacerda;

Annibal Duarte Pereira Netto

Determinação de 1-hidroxipireno como indicador biológico da exposição a Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos; 2007; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Annibal Duarte Pereira Netto;

Annibal Duarte Pereira Netto

Produção de material de referência certificado (MRC) de cloranfenicol em leite; 2015; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Annibal Duarte Pereira Netto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2018 REGO, E C P ; SIMON, M E ; LI, XIUQIN ; LI, XIAOMIN ; DAIREAUX, A ; CHOTEAU, T ; WESTWOOD, S ; JOSEPHS, R D ; WIELGOSZ, R I ; CUNHA, V S . Mycotoxin metrology: Gravimetric production of zearalenone calibration solution. JOURNAL OF PHYSICS. CONFERENCE SERIES (ONLINE) , v. 975, p. 012014, 2018.

  • 2017 MEDVEDEVSKIKH, MARIA ; KRASHENININA, MARIA ; DO REGO, ELIANE C P ; WOLLINGER, WAGNER ; MONTEIRO, TÂNIA M ; DE CARVALHO, LUCAS J ; GARCIA, STEVE ALI ACCO ; HARALDSSON, CONNY ; RODRIGUEZ, M ALEJANDRA ; RODRIGUEZ, GABRIELA ; SALVO, KARINO ; GAVRILKIN, VLADIMIR ; KULYK, SERGIJ ; SAMUEL, LALY . Final report of CCQM-K130 nitrogen mass fraction measurements in glycine. Metrologia (Online) , v. 54, p. 08004-08004, 2017.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Diretoria de Metrologia Científica e Industrial. , Av. N. S. das Graças, 50, Xerém, 25250-020 - Duque de Caxias, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26799069, Ramal: 3069, Fax: (21) 26799069, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - Atual

    Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador-Tecnologista, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade, atuando como chefe e pesquisadora do Laboratório de Análise Orgânica (Labor) da Divisão de Metrologia Química (Dquim) da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial (Dimci). Área de atuação: Coordenação da qualidade do Labor, dando suporte ao sistema de gestão da qualidade baseado na norma NBR ISO/IEC 17025:2005; pesquisa, desenvolvimento e certificação de Materiais de Referência na área ambiental; otimização de metodologias em cromatografia à gás com espectrometria de massas; aplicação de treinamentos na área de validação de métodos; gerenciamento dos resíduos químicos gerados pelos laboratórios da Dquim; suporte às atividades gerenciais do laboratório.

  • 2006 - 2015

    Governo do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de química - ensino médio, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Atuando como professora de química no ensiono médio (1°, 2° e 3° anos).

  • 2007 - 2008

    ENERGÉTICA IND. E COM. LTDA

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Laboratório / Gerente da Qualidade, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Gerente de Laboratório, atuando como membro da gerência técnica e como gerente da qualidade do Laboratório de Metrologia da Energética (LME), que é responsável por serviços de calibração e ensaio de equipamentos de medição relacionados à qualidade do ar exterior e emissões atmosféricas. Área de atuação: Implantação da norma NBR ISO/IEC 17025:2005 no Laboratório de Metrologia da Energética, visando a acreditação dos serviços de ensaios relacionados ao equipamento chamado CIPA (Coletor Isocinético de Poluentes Atmosféricos), que é utilizado na amostragem de chaminés industriais. Além disso, responsabilidade pela gestão técnica de todas as atividades do mesmo laboratório.

  • 1999 - 2007

    Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnica/Trainee/Analista em química, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Técnica em química (09/1999 a 08/2004): Reposnsável pelo laboratório de cromatografia à gás e espectrometria de massas do Centro de Tecnologia Ambiental, realizando análises em matrizes ambientais (ar, água, solo) e biológicas (urina): análises toxicológicas em urina, análises de compostos orgânicos no ar, água, efluentes, resíduos sólidos e solo através de cromatografia à gás e espectrometria de massas. Experiência também com outras técnicas instrumentais, como: Cromatografia à líquido, Espectrofotometria de Absorção Atômica, Espectrofotometria no UV-Visível , Espectrofotometria no Infra-vermelho, Espectrometria de emissão ótica e potenciometria. Trainee (08/2004 a 01/1006): Responsável pela estruturação de todo o sistema de gestão da qualidade dos laboratórios do Centro de Tecnologia Ambiental, de modo a atender aos requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025 para ensaios das 3 áreas de atuação do laboratório: Meio Ambiente, Toxicologia Ocupacional e Higiene Industrial. Durante este período, houve a formação necessária para gerenciar o sistema de gestão da qualidade (gerente da qualidade) e conduzir todas as etapas de implantação do mesmo. Experiência também com a norma ISO 9001:2000. Analista em Química (de 02/2006 a 12/2007), atuando como gerente da qualidade dos laboratórios de ensaios físico-químicos, instrumentais e microbiológicos e como gerente da qualidade e gerente técnico do laboratório de calibração volumétrica. Responsável por todas as atividades do setor da qualidade que levaram à acreditação do laboratório pelo Cgcre/Inmetro segundo os requisitos estabelecidos na norma NBR ISO/IEC 17025:2005. A manutenção do sistema de gestão da qualidade inclui atividades voltadas para organização do laboratório e adequação aos requisitos da norma: redação/revisão e distribuição de documentos do sistema de gestão da qualidade, controle de registros, treinamentos, acompanhamento do tratamento de não-conformidades e trabalhos não conformes entre outras.