Márcia Vanessa dos Santos Souza

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e graduada em Letras-Português pela Faculdade de Letras (FALE/UFAL). Participou no desenvolvimento (execução) de projetos culturais na área de Literatura no SESC Alagoas entre 2009 e 2010. De 2014 a 2017, atuou como professora e pesquisadora do projeto de extensão "Práticas de leitura e produção textual: Português para Estrangeiros" na UFAL. É integrante do grupo de estudos Ensino e Aprendizagem de Línguas (diretório CNPq), atuando como pesquisadora na área de ensino/aprendizagem de Português para Estrangeiros. Professora de Português para Estrangeiros desde 2011.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras e Lingüística

2015 - 2017

Universidade Federal de Alagoas
Título: As constituições do ethos especular de estudantes estrangeiros/as no aprendizado de Português como Segunda Língua dentro de uma perspectiva dialógica de ensino,Ano de Obtenção: 2017
Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Perspectiva dialógica de ensino; Ethos especular; Português como Segunda Língua; Ensino sensível.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa

2006 - 2010

Universidade Federal de Alagoas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 -

Curso de Inglês. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AL, SENAC, Brasil.

2017 - 2017

Capacitação a distância para Avaliação de Redações do Enem 2017. (Carga horária: 90h). , Fundação Vunesp, VUNESP, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Qualificação e Seleção de Avaliadores do ENEM 2014. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CEBRASPE, Brasil.

2003 - 2004

Tecnologia da Informação. (Carga horária: 460h). , SENAI - Departamento Regional de Alagoas, SENAI/DR/AL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos . II Jornada SESC de Literatura. 2010. (Outro).

SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos . Participação no desenvolvimento da 1ª etapa do Mapeamento de Literatura Oral de Alagoas. 2010. (Exposição).

SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos . I Mostra Gogó da Ema de Contadores de Histórias do SESC Alagoas. 2009. (Exposição).

SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos . IV Bienal do Livro em Alagoas - SESC Alagoas. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

AILA World Congress Rio 2017. O ethos da comparação cultural em um contexto de ensino/aprendizagem de Português como Língua Estrangeira.. 2017. (Congresso).

Palestra do grupo de Estudos Ensino e Aprendizagem de Línguas. 2017. (Encontro).

II Colóquio de Letras e Linguística e XI Seminário Discente.A construção do ethos especular de brasileiros/as por não brasileiros/as. 2016. (Seminário).

III Colóquio em Letras e Linguística e XII Seminário Discente. 2016. (Seminário).

III Colóquio em Letras e Linguística e XII Seminário Discente.Uma perspectiva dialógica de ensino de português como língua estrangeira/segunda língua, considerando as construções discursivas do ETHOS especular. 2016. (Seminário).

Seminário de Estudos do Grupo de Estudos Ensino e Aprendizagem de Línguas (CNPq/Capes).O ethos dos/as brasileiros/as nos discursos de alunos/as estrangeiros/as da Ufal. 2016. (Seminário).

II Congresso de Português Língua Internacional. 2015. (Congresso).

Pragmática Intercultural em aulas de PLE. 2015. (Oficina).

VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - ECLAE.O ethos do/a brasileiro/ numa relação de alteridade e dialogismo. 2015. (Encontro).

VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - ECLAE. 2015. (Encontro).

XI Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro. 2015. (Encontro).

XI Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro.Uma abordagem dialógica: O olhar do estrangeiro sobre o brasileiro. 2015. (Encontro).

I Simpósio Internacional Celpe-Bras (I SINCELPE). 2013. (Simpósio).

IX Encontro de Português Língua Estrangeira. 2013. (Congresso).

Elaboração de materiais didáticos: desafios para o professor de PBE. 2012. (Congresso).

VIII Encontro de Português Língua Estrangeira. 2012. (Congresso).

Minicurso Crítica e Ficção no Brasil. 2010. (Oficina).

Curso de Formação de Contadores de Histórias - Um conto atrás do outro. 2009. (Oficina).

Diálogos entre Literatura e Cena. 2009. (Encontro).

Minicurso Poesia Visual. 2008. (Congresso).

Semana de Letras. 2008. (Seminário).

IV Congresso Acadêmico da UFAL. 2007. (Congresso).

IX Encontro Regional dos Estudantes de Letras. 2007. (Encontro).

Minicurso Línguas indígenas brasileiras. 2007. (Encontro).

I Semana de Estudos Clássicos. 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marinaide Lima de Queiroz Freitas

LIMA, R. C. S. M. S.;FREITAS, Marinaide; BARBOSA, E.. Perspectiva Dialógica no Ensino de Português como Língua Estrangeira/Segunda Línguae as Constituições do Ethos Especular dos-as Dixcentes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Fábio José dos Santos

LIMA, Rita de Cássia S M S;SANTOS, Fábio José dos; BARBOSA, E.; FREITAS, M.. Perspectiva dialógica no ensino de Português como Língua Estrangeira / Segunda Língua e as constituições de ethos dos/as discentes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Fábio José dos Santos

LIMA, Rita de Cássia S M S; BARBOSA, E.; FREITAS, M.;SANTOS, Fábio José dos. As construções do ethos especular de estudantes estrangeiros/as no aprendizado do português como segunda língua dentro de uma perspectiva dialógica de ensino. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Eliane Barbosa da Silva

SILVA, E. B.. Perspectiva dialógica no ensino de português como língua estrangeira/segunda língua e as constituições de ethos especular dos/as discentes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística - PPGLL - FALE/UFAL) - Universidade Federal de Alagoas.

Eliana Kefalás Oliveira

OLIVEIRA, Eliana Kefalás. Retrato neoclássico-romântico de Aurélia: uma ambigüidade estética. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima

Freitas, Marinaide L. de Q.; SILVA, Eliane Barbosa da;SOUTO MAIOR, Rita. (orientadora) As constituições do Ethos especular de estudantes estrangeiros/as no aprendizado de português como segunda língua dentro de uma perspectiva dialógica de ensino. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima

SILVA, Eliane Barbosa da; Freitas, Marinaide L. de Q.;SOUTO MAIOR, Rita. (Orientadora) Perspectiva Dialógica no Ensino de Português como Língua Estrangeira/Segunda Língua e as Constituições de Ethos Especular dos/as discentes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima

As constituições do Ethos especular de estudantes estrangeiros/as no aprendizado de português como segunda língua dentro de uma perspectiva dialógica de ensino; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima;

Roberto Sarmento Lima

Senhora entre o olhar clássico e o romântico; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos ; SOUTO MAIOR, Rita. . PERSPECTIVA DIALÓGICA DE ENSINO NO APRENDIZADO DO PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS E AS CONSTITUIÇÕES DE ETHOS. Percursos Linguísticos (UFES) , v. 8, p. 23-38, 2018.

  • SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos ; SOUTO MAIOR, Rita. . O ensino/aprendizagem de português como segunda língua: a constituição do ethos especular num entrelugar cultural. In: Paulo Marinho; Marinaide Freitas. (Org.). Educação e Cultura Escolar: Focus contemporâneos.. 1. ed. Maceió: Edufal, 2018. v. 1. 248p .

  • SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos ; SOUTO MAIOR, Rita. . O ethos do(a) brasileiro(a) numa relação de alteridade e dialogismo. In: VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - ECLAE, 2015, Garanhuns. Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Garanhuns: Pipa Comunicações, 2015. p. 207-217.

  • SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos . Estudos sobre ethos numa abordagem dialógica no ensino de língua portuguesa como LE/L2. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos . O ethos da comparação cultural em um contexto de ensino/aprendizagem de Português como Língua Estrangeira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos . O ethos dos/as brasileiros/as nos discursos de alunos/as estrangeiros/as da Ufal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos . A construção do ethos especular de brasileiros/as por não brasileiros/as: um estudo de cunho etnográfico em um curso de extensão de português para estrangeiros na UFAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos . Uma perspectiva dialógica de ensino de Português como Língua Estrangeira/Segunda Língua, considerando as construções discursivas do Ethos especular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos . Uma abordagem dialógica: o olhar do estrangeiro sobre o brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos . O ethos do brasileiro numa relação de alteridade e dialogismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos . Retrato neoclássico-romântico de Aurélia: Uma ambiguidade estética 2011 (Trabalho de Conclusão de Curso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos ; SOUTO MAIOR, Rita. . Práticas de Produção Textual: Português para Estrangeiros. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos . Práticas de Leitura e Produção em Língua Portuguesa para Estrangeiros. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

AILA Solidarity Award, International Association of Applied Linguistics.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2018

    Escola Estadual Rotary

    Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Ensino Fundamental II

  • 2016 - 2016

    Curso de Extensão de Português para Estrangeiros

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora-pesquisadora, Carga horária: 3

  • 2014 - 2014

    Curso de Extensão de Português para Estrangeiros

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora-pesquisadora, Carga horária: 3

  • 2011 - 2014

    Fast Forward Language Institute

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora/Coordenadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ensino de Português para Estrangeiros; Elaboração de atividades culturais; Acompanhamento de trabalho voluntário realizado por alunos estrangeiros; Criação e organização de materiais lúdicos; Suporte aos professores e alunos.

  • 2011 - 2011

    Colégio Diógenes Jucá Bernardes

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 15

  • 2010 - 2010

    Centro de Reforço Individualizado

    Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 20

  • 2010 - 2010

    Colégio Planeta

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 20

  • 2009 - 2010

    Serviço Social do Comércio (AL)

    Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Estagiária de Literatura, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Em 2009: Participação no desenvolvimento (elaboração e execução) de projetos culturais na área de Literatura e demais linguagens artísticas: Acompanhamento da IV Bienal Internacional do Livro em Alagoas; I Mostra Gogó da Ema de Contadores de Histórias do SESC Alagoas. Revisão textual para postagem em blog e material gráfico; Elaboração de documentos burocráticos e atendimento ao público. Em 2010 (Assessora Cultural): Participação no desenvolvimento: da 1ª etapa do Mapeamento da Literatura Oral de Alagoas; Estruturação da obra literária ?O Amor de Graça e Liano e Outras Histórias?; Planejamento e execução das Pré-jornadas Literárias, da II Jornada SESC Alagoas de Literatura, Aldeia SESC Guerreiro das Alagoas e Núcleo SESC de Formação e Pesquisa na Arte de Contar Histórias (NUFOPES).

  • 2007 - 2009

    Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar administrativa, Carga horária: 20

  • 2003 - 2004

    Gazeta de Alagoas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Menor Aprendiz, Carga horária: 20