Laís Carvalho Martins

Graduada em Odontologia pela Universidade de Uberaba ? UNIUBE (2012-2016). Mestre em Odontologia (Clínica Odontológica Integrada) com ênfase em materiais dentários pelo programa de Pós-graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade de Uberaba ? Uniube (Conceito 6 CAPES) sob orientação do Professor Dr. Gilberto Borges (2019). Doutoranda em Odontologia (Clínica Odontológica Integrada) na linha de Pesquisa Biomecânica Aplicada a Odontologia - pela Universidade Federal de Uberlândia UFU (Conceito 6 CAPES) sob orientação do Professor Dr. Paulo César de Freitas Santos Filho. Especialização em prótese dentária com na HD ensinos odontológicos com término previsto para abril de 2022. Professora do Centro de Ensino Superior Morgana Potrich (Faculdade FAMP), responsável pelas disciplinas de Oclusão e Prótese Fixa.

Informações coletadas do Lattes em 08/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Odontologia

2019 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia
Paulo César de Freitas Santos Filho. Coorientador: Crisnicaw Veríssimo. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: Biomecânica; Retentores Intra-radiculares; Elementos Finitos; Pinos de Fibra de Vidro.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Materiais Dentários.

Mestrado em Odontologia

2017 - 2019

Universidade de Uberaba
Título: EFEITO DO TIPO DE RESINA E TÉCNICA RESTAURADORA SOBRE A TENSÃO DE POLIMERIZAÇÃO, DEFORMAÇÃO DE CÚSPIDE E RESISTÊNCIA À FRATURA EM PRÉ-MOLARES COM PERDA ESTRUTURAL SEVERA, Ano de Obtenção: 2019
Gilberto Antônio Borges.Coorientador: Crisnicaw Veríssimo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Dentística Operatória; Odontologia; Preparo da Cavidade Dentária; Materiais Dentários.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em andamento em Especialização em Prótese Dentária

2020 - Atual

HD Ensinos Odontológicos

Aperfeiçoamento em andamento em Ciência e Arte da Odontologia Reabilitadora Funcional e Estética.

2019 - Atual

Centro de Excelência Odontológica

Graduação em Odontologia

2013 - 2016

Universidade de Uberaba
Título: Uso de laminados cerâmicos em dentes com alterações diversas - Uma Revisão
Orientador: Luis Henrique Borges
Bolsista do(a): Prouni, PROUNI, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Técnica em Informática Integrado ao Ensino Médio

2010 - 2012

Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Ituiutaba

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Atuação Técnica e Científica na Área Odontológica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontologia.

Participação em eventos

SBPqO. Influência de diferentes materiais resinosos no reembasamento de pinos de fibra de vidro. 2020. (Congresso).

SBPqO. 2020. (Congresso).

5ª Semana Multiprofissional da Dor Orofacial - Alterações Articulares Degenerativas na ATM - Do diagnóstico ao Tratamento. 2019. (Seminário).

A visão odontológica na perícia e ciências forenses. 2019. (Simpósio).

GBMD. Efeito do tipo de resina e técnica restauradora na tensão de contração, deformação e resistência à fratura de pré-molares enfraquecidos. 2019. (Congresso).

EXTENSÃO EM RESINAS BULK. 2018. (Outra).

Jornada Odontológica da Universidade Federal de Uberlândia. ?Efeito da linha de cimentação, tipo de cimento e substrato na distribuição de tensões em molares restaurados com coroas cerâmicas?, dos autores Martins LC*, Dos Santos JJT, Queiróz GJ, Borges GA, Soares CJ, Veríssimo C. 2018. (Congresso).

19 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DE GOIÁS. 2017. (Congresso).

34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.Efeito do tipo de resina e técnica restauradora sobre a tensão de polimerização, deformação e resistência em pré-molares socavados.. 2017. (Outra).

34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2017. (Outra).

11 JOUNIUBE. 2015. (Outra).

1 Simpósio de Evidência Científica em Odontologia Voltado à realidade Clínica. 2015. (Simpósio).

22ª Jornada Mineira de Estomatologia. 2015. (Outra).

2 Seminário Regional de Pesquisa das Instituições Integradas de Ensino Superior e Técnico do Pontal do Triângulo Mineiro.Identificação e qualificação dos resíduos sólidos gerados no refeitorio do IFTM/Campus Ituiutaba. 2012. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: ANA CAROLINA EVANGELISTA COLAFÊMINA

OLIVEIRA, G. J. P. L.; PRADO, A. M. C.; BERNARDINO JUNIOR, R.;MARTINS, L. C.. Análise da carga voluntária máxima na dependência do tempo, resistência e repetição. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Lucas Gabriel França Borges

FURTADO, L. M.; HENRIQUES, J. C. G.; LUIZ, F. F. M.;MARTINS, L. C.. Características clínico-radiográficas e tratamento de ameloblastoma convencional mandibular: relato de caso. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Aline Rodrigues Renovato

SANTOS FILHO, P. C. F.; LOUREIRO, K. R. T.; MAGALHAES, D.;MARTINS, L. C.. Reposicionamento labial e otimização estética: relato de caso clínico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Deborah Cristina Teixeira Alves

Morgana Guilherme de Castro; Veridiana Resende Novais Simamoto; Priscilla Barbosa Ferreira Soares;MARTINS, L. C.. Abordagem Multidisciplinar na Reabilitação Oral de Paciente Idoso: Relato de Caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Fernanda Botelho Martins

Morgana Guilherme de Castro; Veridiana Resende Novais Simamoto; Priscilla Barbosa Ferreira Soares;MARTINS, L. C.. Efeito da Manipulação e da Classificação nas Propriedades Físicas e Mercânicas do Gesso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Tatiane Alves Delfino Torres

Herval AM; Zancope K; Araújo PC;MARTINS, L. C.. Conhecimentos dos graduandos de odontologia da Universidade Federal de Uberlândia a respeito da hepatite B. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Comissão julgadora das bancas

Anna Luiza Szesz

VALENTINO, T. A.; LEPRI, C. P.;SZESZ, A. L.. Efeito do tipo de resina e técnica restauradora sobre a tensão de polimerização deformação e resistência em pré-molares enfraquecidos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Odontologia) - Universidade de Uberaba.

RENATA OLIVEIRA SAMUEL

BORGES, G. A.; VERISSIMO, C.; VALENTINO, T. A.;SAMUEL, R. O.. Efeito do tipo de resina e técnica restauradora sobre a tensao de polimerização, deformação e resistência em pré-molares enfraquecidos. 2019. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade de Uberaba.

RENATA OLIVEIRA SAMUEL

SAMUEL, R. O.; VALENTINO, T. A.; LEPRI, C. P.; SZESZ, A. L.. Efeito do tipo de resina e técnica restauradora sobre a tensao de polimerização, deformação e resistência em pré-molares enfraquecidos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Odontologia) - Universidade de Uberaba.

Saturnino Calabrez Filho

BORGES, L. H.CALABREZ-FILHO, S. USO DE LAMINADOS DE CERÂMICA PARA RESTABELECIMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL EM DENTES COM ALTERAÇÕES DIVERSAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - Universidade de Uberaba.

César Penazzo Lepri

VALENTINO, T. A.;LEPRI, C. P.; SZESZ, A. L.. Efeito do tipo de resina e técnica restauradora sobre a tensão de polimerização, deformação e resistência em pré-molares enfraquecidos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Odontologia) - Universidade de Uberaba.

Orientou

Laura Pedrosa Arantes

Avaliar a resistência de união de diferentes de pinos fibra de vidro variando a condição do remanescente dentário no interior do conduto; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Foi orientado por

Crisnicaw Veríssimo

Efeito do tipo de resina composta e técnica restauradora sobre a tensão de polimerização, resistência à fratura e características interfaciais em pré-molares com perda estrutural; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade de Uberaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Crisnicaw Veríssimo;

Gilberto Antonio Borges

Efeito do tipo de resina composta e técnica restauradora sobre a tesão de polimerização, resistência 'a fratura e características interfaciais em pré-molares com perda estrutural; ; 2019; Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM ODONTOLOGIA) - Universidade de Uberaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilberto Antonio Borges;

Humberto Ferreira Silva Minéu

Estratégias para a implantação e condução da gestão integrada de resíduos sólidos do IFTM/Câmpus Ituiutaba; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Informática) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Ferreira Silva Mineu;

Paulo César de Freitas Santos Filho

Avaliação das propriedades biomecânicas de diferentes pinos de fibra de vidro e cimentos resinosos; Início: 2019; Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • MARTINS, L. C. ; OLIVEIRA, L. R. S. ; BRAGA, S. S. L. ; SOARES, C. J. ; VERSLUIS, A. ; BORGES, G. A. ; VERISSIMO, C. . Effect of Composite Resin and Restorative Technique on Polymerization Shrinkage Stress, Cuspal Strain and Fracture Load of Weakened Premolars. The Journal of Adhesive Dentistry , v. 5, p. 503-514, 2020.

  • SILVA, CAMILA FERREIRA ; MARTINS, VICTOR MOTA ; MELO, ANAHI DE PAULA ; MARTINS, LAÍS CARVALHO ; SANTOS-FILHO, PAULO CESAR FREITAS . The Use of Bulk-Fill Flow in the Customization of Glass Fiber Post. European Journal of Dentistry , v. 1, p. 1, 2020.

  • MARTINS, V. M. ; OLIVEIRA, I. A. ; SILVA, C. F. ; MARTINS, L. C. ; DIETRICH, L. ; SILVA, G. R. ; SANTOS-FILHO, P. C. F. . Degree of Conversion Analysis of Bulk Fill Composite Resins. Wulfenia Journal , v. 27, p. 60-69, 2020.

  • BORGES, GILBERTO ANTONIO ; MARTINS, L. C. ; FERRAZ, A. G. B. ; SZESZ, ANNA LUIZA ; VALENTINO, THIAGO ASSUNÇÃO ; BORGES, LUIS HENRIQUE ; CALABREZ-FILHO, SATURNINO . Efeito do tempo e da intensidade de luz na adesão entre pinos de fibra e dentina radicular: uma revisão da literatura. Journal of Clinical Dentistry and Research , v. 15, p. 34-43, 2018.

Outras produções

AYRES, A. P. A. ; SZESZ, A. L. ; FERRAZ, A. G. B. ; BORGES, GILBERTO ANTONIO ; MARTINS, LAÍS CARVALHO . Capacitação em Clareamento Dental. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Avaliação do uso de cimentos CORE: resistência de união, deformação, tensão de polimerização, características interfaciais e resistência à fratura, Descrição: O uso pinos de fibra de vidro vem se consolidando cada vez mais para o tratamento de dentes tratados endodonticamente e é comum que exista a dúvida de qual cimento utilizado para cimentar os pinos possui as melhores propriedades mecânicas e longevidade. Assim, o objetivo geral deste estudo é avaliar por meio de estudos laboratoriais e análises computacionais o comportamento e as propriedades biomecânicas de raízes bovinas tratadas endodonticamente, reabilitadas com o pino de fibra de vidro (White Post, FGM), e cimentado com três tipos diferentes de cimentos. Portanto, esse trabalho pretende utilizar 30 raízes bovinas retas e dividi-las em 3 grupos (n=10), sendo eles: Grupo 1- Resina Z350 + Relyx U200 (3M); Grupo 2- Alceem Core (FGM); Grupo 3- Rebilda DC (VOCO).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Laís Carvalho Martins - Coordenador / Crisnicaw Veríssimo - Integrante / Mariana Fernandes Pires - Integrante / Laura Pedrosa Arantes - Integrante / Victor da Mota Martins - Integrante / Paulo César Freitas Santos Filho - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Avaliação da resistência de união de diferentes de pinos fibra de vidro variando a condição do remanescente dentário no interior do conduto, Descrição: O uso pinos de fibra de vidro vem se consolidando cada vez mais para o tratamento de dentes tratados endodonticamente e o uso de um pino de fibra ?universal? visa facilitar o uso e indicação destes materiais. Assim, o objetivo geral deste estudo é avaliar a interface, resistência adesiva e padrão de falha de raízes bovinas fragilizadas ou não, tratadas endodonticamente e reabilitadas com diferentes tipos de pinos de fibra de vidro. Cem dentes bovinos, com raízes reta, com comprimentos de raiz 15 mm, de tamanho e formato anatômico semelhantes, serão selecionadas e armazenadas em água destilada a 4 ° C até o uso. Os espécimes serão seccionados cortando transversalmente as raízes a 15 mm do ápice todas as raízes serão instrumentadas de forma padronizadas aplicando a técnica coroa ápice e obturadas usando uma técnica de condensação lateral com um cone mestre e cones acessórios de guta-percha convencionais e hidróxido de cálcio cimento à base de água. As raízes tratadas endodonticamente serão armazenadas a 37 ° C e 100% de umidade relativa por 7 dias. Após 7 dias um instrumento aquecido será utilizado para remover o guta-percha a uma profundidade de 10 mm. Os espécimes serão divididos aleatoriamente em 4 grupos (n = 20). Após a preparação do espaço com um condensador aquecido a 10 mm a broca Gates-Glidden será utilizada a 8 mm. Será utilizada uma broca específica para cada sistema de pinos com dimensões semelhantes ao post de fibra de vidro. O protocolo de cimentação será o mesmo para todos os pinos testados e os pinos de fibra serão cimentados utilizando cimento resinoso dual autoadesivo utilizando ponta Automix / endotip. Serao preparadas 10 amostras de cada grupo para realização do ensaio mecânico de pull out e 10 amostras realização do ensaio mecânico de push out. Os espécimes fraturados serao analisados em lupa estereoscópica (Leica) com aumento de 10X e 40X para determinar o padrão de falha, observando onde ocorrera: interface pino/cimento, pino/resina, cimento/dentina, resina/dentina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Laís Carvalho Martins - Coordenador / Crisnicaw Veríssimo - Integrante / Mariana Fernandes Pires - Integrante / Laura Pedrosa Arantes - Integrante / Victor da Mota Martins - Integrante / Paulo César Freitas Santos Filho - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Avaliação da resistência e características da camada hibrida entre pinos de fibra de vidro e canal radicular com diferentes métodos de limpeza e preparo do conduto, Descrição: O objetivo deste estudo será avaliar o efeito de diferentes estratégias adesivas na cimentação de pinos de fibra de vidro. 80 pré-molares inferiores permanentes humanos extraídos serão seccionados transversalmente imediatamente após a junção cemento-esmalte, e as raízes serão tratadas endodonticamente. Após, será realizado o preparo padronizado dos condutos, os dentes serão aleatoriamente divididos em 03 grupos de acordo com a estratégia adesiva a ser testada (sistema adesivo convencional + cimento resinoso convEncional; ativador+primer+catalizador+cimento resinoso convencional; sistema adesivo universal+cimento resinoso convencional). A fotoativação será realizada com um aparelho fotopolimerizador a base de LED, sendo que a intensidade será monitorada durante o experimento com um radiômetro. Em cada grupo, os dentes serão avaliados em resistência de união por push out, padrão de fratura e caracterização da camada hibrida por MEV. E então será realizada a análise estatística.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Laís Carvalho Martins - Coordenador / LAIS CARVALHO MARTINS - Integrante / GILBERTO ANTÔNIO BORGES - Integrante / ANÁLIA GABRIELLA BORGES FERRAZ - Integrante / ANNA LUIZA SZESZ - Integrante / ANA MARIA SPOHR - Integrante / CRISNICAW VERÍSSIMO - Integrante / RENATA OLIVEIRA SAMUEL - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Efeito da espessura da linha de cimentação, tipo de cimento e tipo de substrato de adesão no comportamento biomecânico de molares restaurados com coroas cerâmicas de dissilicato de lítio., Descrição: A reabilitação com coroas totais unitárias em cerâmica pura tem sido amplamente utilizada com o advento da adesão à estrutura dentária e por razões estéticas. Este estudo tem como objetivo avaliar efeito da espessura da linha de cimentação, tipo de cimento resinoso e tipo de substrato de adesão por meio da análise de tensões pelo método de elementos finitos, deformação pelo método de extensometria, resistência à fratura e análise do padrão de fratura, correlacionando os resultados das diferentes metodologias experimentais. Serão selecionados 104 molares humanos inferiores de acordo com padrão de similaridade morfológica. Os dentes serão divididos aleatoriamente em 4 grupos (n=13) de acordo com os seguintes fatores em estudo: (1) Espessura da linha de cimentação (100 e 500 M); (2) tipo de cimento resinoso (Convencional e autoadesivo); e (3) tipo de substrato para adesão (dentina e resina composta). Inicialmente, os dentes serão incluidos em resina de poliestireno para simulação do ligamento periodontal com material a base de poliéter. Em seguida os dentes serão preparados levando em consideração o tipo de substrato (resina composta ou dentina). Finalizado os preparos serão definidas as espessuras da linha de cimentação, seguido da confecção de coroas totais em cerâmica pura (Emax Press) e cimentação resinosa. Os dentes restaurados com coroas cerâmicas serão então submetidos à ciclagem térmica e mecânica, teste de extensometria, resistência à fratura e análise do padrão de falha. Os valores de deformação e resistência à fratura serão submetidos à análise estatística apropriada (ANOVA e tukey HSD). A contração pós-gel dos cimentos resinosos utilizados (convencional e autoadesivo) será calculada através do ensaio de extensometria. Os cimentos resinosos ainda serão submetidos ao teste de resistência à compressão e tração diametral, bem como a cerâmica utilizada para confecção das coroas totais (Emax Press). As tensões de contração de polimerização do cimento resinoso e as tensões geradas pela aplicação imediata da carga serão avaliadas pelo método de elementos finitos (MEF). Para tanto, serão gerados modelos bidimensionais (2D) referentes aos fatores em estudo descritos acima. Os modelos serão solucionados no software MSC Marc & Mentat e as tensões serão avaliadas pelo critério de Von Mises modificado. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Laís Carvalho Martins - Integrante / GILBERTO ANTÔNIO BORGES - Coordenador / ANÁLIA GABRIELLA BORGES FERRAZ - Integrante / ANNA LUIZA SZESZ - Integrante / CRISNICAW VERÍSSIMO - Integrante / CARLOS JOSÉ SOARES - Integrante / THIAGO ASSUNÇÃO VALENTINO - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade Morgana Potrich, FACULDADE MINEIRENSE. , Rua Dois, Setor Mundinho, 75832007 - Mineiros, GO - Brasil, Telefone: (64) 36612655

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna Bolsista FAPEMIG - Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2019

Universidade de Uberaba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna Bolsista Capes - Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - Atual

Faculdade Morgana Potrich

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de Estágio em Docência, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.