Evani Maria Barbosa

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), Especialização em Ensino - Arte e Cultura pela ECA- Universidade de São Paulo e Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004). Atualmente é consultora - Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e professora titular da disciplina de Cultura Visual da Escola Autonomia Ltda para o Ensino Ensino Médio. Atuou como Professora contratada na Faculdade Municipal da Palhoça FMP - na disciplina de Arte Educação para o curso de Pedagogia.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Educação Infantil, Projetos em Arte Educação, Metodologia do Ensino de Artes Visuais, Semiótica e História da Arte e em Tutoria na Produção de Materiais em EAD. Atua como professora pesquisadora em Educação à Distância, na Escola Técnica Federal de Florianópolis - IFSC - Ministrando as disciplinas O Publico e o Privado na Gestão Publica e O Estado e os Problemas Contemporâneos no curso de Pós-Graduação em Gestão Pública. É proprietária e Gestora Cultural do Espaço Cultural ERÊ, desenvolvendo atividades relacionadas as Linguagens Artísticas por meio de cursos e oficinas, exposições de artistas locais e eventos. Atualmente desenvolve seu projeto de doutorado no EGC- UFSC em Designer Thinking.

Informações coletadas do Lattes em 15/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado Em Ciências da Linguagem

2001 - 2004

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Ver com olhos livres" Uma resignificação da obra de arte pública na cidade de Florianópolis, Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Aldo Litaiff

Especialização em Arte Ensino e Cultura

1993 - 1995

Universidade Federal de São Paulo
Título: Quem conta um conto?
Orientador: Regina Machado

Graduação em Pedagogia

1987 - 1991

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

Tarde Literária - Histórias e poesias em celebração ao Dia da Consciência Negra. Tarde Literária - Histórias e poesias em celebração ao Dia da Consciência Negra. 2024. (Exposição).

Participação em bancas

Aluno: LARISSA GOULART DA SILVA SANTOS

BARBOSA, Evani Maria. AS NOVAS EXIGÊNCIAS DA PROFISSÃO PROFESSOR - A Compreensão da Identidade Docente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Prefeitura Municipal de Palhoça.

Aluno: Andreza Fagundes Delfes Cristiano

BARBOSA, Evani Maria. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICIPIO DE PALHOÇA: Uma Perspectiva Social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Prefeitura Municipal de Palhoça.

Aluno: VIVIANE ROSAR

BARBOSA, Evani Maria. EJA NO MUNICIPIO DE PALHOÇA: Historico e novas perspectivas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Prefeitura Municipal de Palhoça.

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, Evani Maria . Geração 2000: Cadê Você?. Revista Pedagógica (Chapecó) , Florianópolis, v. 3, p. 19-20, 2006.

  • BARBOSA, Evani Maria . Ver com olhos livres: O ensino de artes visuais na Escola Sarapiquá. Informativo da Escola Sarapiquá, SC - Florianópolis, v. 24, p. 4-4, 2005.

  • BARBOSA, Evani Maria . O modernismo no Brasil: retratos da arte na Escola Sarapiquá. Sarapiquá Revista Pedagógica, SC Florianópolis, v. 01, n.01, p. 19-19, 2004.

  • BARBOSA, Evani Maria . Isto não é um cachimbo: uma discussão sobre a questão da representação nas artes visuais. Revista Científico Literária Unisul, SC - Florianópolis, v. 03, p. 23-33, 2003.

  • BARBOSA, Evani Maria . A Net Arte e sua autoria. Linguagem e Discurso, SC - Florianópolis, v. 02, p. 12-27, 2003.

  • BARBOSA, Evani Maria . Criador e criatura o projeto Balaio Brasil e a arte popular brasileira. Jornal A Notícia, SC - Florianópolis, p. 08-08, 2003.

  • BARBOSA, Evani Maria . A verdadeira Arte na Escola. Diário Catarinense, SC - Florianópolis, p. 04-04, 1999.

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    NEPAP - Nuclleo de Extensão e Pesquisa em Arte da Palhoça, Descrição: Este projeto tem como objetivo a compreensão e interpretação dos conteúdos e conceitos relacionados à Arte Popular no Municipio de Palhoça e ao reconhecimento dos artistas populares, que com suas produções revelam importantes aspectos da cultura em que surgem, direcionando o nosso olhar para o reconhecimento de nossa história marcada nestas imagens. Outro objetivo importante é ampliar o olhar sobre a arte popular brasileira, feita contemporaneamente em Santa Catarina, especificamente no Municipio de Palhoça sublinhando a participação popular, principalmente no que concerne ao campo da pintura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Evani Maria Barbosa - Coordenador.

  • 1997 - Atual

    Participação em Projetos de Arte, Descrição: Implica na definição de emcaminhamentos pedagógicos relacionados ao Ensino de Artes Visuais no Ensino Infantil e Ensino Fundamental, auxiliando na ampliação do olhar do educador, no desenvolvimento das habilidades de ver, observar, reconhcer, refletir, compreender, analisar e a interpretar imagens artísticas como vetores da construção do saber para um entendimento claro das mensagens visuais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Evani Maria Barbosa - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Autonomia. , Rodovia Admar Gonzaga,, Itacorubi, 88024600 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 33314333, Fax: (48) 33314333, URL da Homepage:

Experiência profissional

1998 - Atual

Escola Autonomia

Vínculo: Professora de Artes Visuais, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 6

Outras informações:
Assessoria em projetos de Arte Educação no Ensino Fundamental e Ensino Medio. Produção de mostras e exposições Artes Visuais.

1997 - Atual

Escola Sarapiquá Ltda

Vínculo: Professor Titular e Assessoria, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2000

    Ensino,Disciplinas ministradas, Artes visuais, Cultura visual

  • 01/2000

    Ensino, Formação de Projetos Em Arte e Educação, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, cultura visual

  • 07/1997

    Pesquisa e desenvolvimento, Particular.Linhas de pesquisa

  • 07/1997

    Treinamentos ministrados , Particular.Treinamentos ministrados, Treinamento de Professores

  • 07/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Particular.Cargo ou função, Consultor.

2010 - 2012

Prefeitura Municipal de Palhoça, PM/Palhoça

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor do curso de PEDAGOGIA, Carga horária: 10

2011 - Atual

Instituto Federal de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 6

Outras informações:
Produção de Materiais em EAD no curso de Graduação em Gestão Pública e atualmente como Professora Pesquisadora nas disciplinas - O Publico e o Privado na Gestão Publica e O Estado e os Problemas Contemporâneos no curso de Pós Graduação em Gestão Publica, na categoria de Ensino à Distância - IFSC- SC

2000 - Atual

Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 8

Atividades

  • 12/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Ssc.Cargo ou função, Consultor.