Tamiris Campari de Souza Luz

Graduanda em Direito na Universidade Paulista, pesquisadora de Iniciação Científica (Santander) na área de Direito Administrativo. Graduada pela Universidade de São Paulo (2012), com habilitação em Letras - Línguas Portuguesa e Italiana e Literaturas Portuguesa, Brasileira e Italiana (Bacharelado - FFLCH e Licenciatura - FE) e curso de extensão na mesma instituição (FFLCH) até o Nível 5 em Francês (Língua). Foi pesquisadora na área de Filologia Portuguesa com as pesquisas de Iniciação Científica "Revivendo a língua antiga pelo teatro de Macau ? Doci papiaçam de Macau" (2011-2012) e "Rebelo Gonçalves - Uma vida revelada através das cartas" (2010-2011) com ênfase na vida e na obra de Rebelo Gonçalves e sua contribuição para a Universidade de São Paulo.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Direito

2016 - Atual

Universidade Paulista
Orientador: Fábio Bellote Gomes

Graduação em Letras

2008 - 2012

Universidade de São Paulo
Orientador: Maria Célia Pereira Lima Hernandes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 -

Extensão universitária em Francês Nível III. (Carga horária: 45h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2018 - 2018

Administração de Condomínios. (Carga horária: 8h). , Faculdade Legale, FALEG, Brasil.

2017 - 2017

Curso Avançado em Direito Constitucional. (Carga horária: 30h). , Faculdade Legale, FALEG, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Francês Nível V. (Carga horária: 45h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2012 - 2012

THE DEVELOPMENT OF KEY FEATURES IN THE ROMANCE-LAN. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Francês Nível IV. (Carga horária: 45h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2010 - 2011

Teatro Profissional. (Carga horária: 252h). , Estúdio de Treinamento Artístico, ETA, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Francês Nível I e II. (Carga horária: 90h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Legendagem - Aspectos teóricos e práticos. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Latim

Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Administrativo.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Penal.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Filologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso da Jovem Advocacia. 2018. (Congresso).

Erro Médico-Ademir Baptista Da Silva. 2017. (Outra).

Júri Simulado. 2017. (Outra).

OS DESAFIOS DO NOVO CPC UM ANO APÓS A SUA VIGÊNCIA. 2017. (Outra).

OS SEGREDOS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO. 2017. (Outra).

XXVIII Semana Jurídica da UNIP. 2017. (Simpósio).

PRINCIPAIS REFLEXOS DO NOVO CPC NO PROCESSO DO TRABALHO: PETIÇÃO INICIAL, PROVAS, AUDIÊNCIAS E RECURSOS. 2016. (Outra).

XXVII Semana Jurídica da UNIP. 2016. (Simpósio).

II Congresso Internacional de Linguística Histórica "Castilho". Revivendo a língua antiga pelo teatro de Macau Doci papiaçam de Macau. 2012. (Congresso).

3º Encontro de Licenciatura Usp. 2011. (Encontro).

Encontro Anual de Estudos do Grupo de Pesquisa CNPq/USP "Mudança Gramatical do Português"."Rebelo Gonçalves e sua contribuição à filologia da USP". 2010. (Encontro).

V ENCONTRO ANUAL DE PESQUISA Mudança Gramatical do Português - Gramaticalização.Rebelo Gonçalves e sua contribuição à filologia da USP. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fábio Bellote Gomes

Cadastro Reserva e os Princípios da Administração Pública; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Paulista; (Orientador);

Maria Célia Pereira Lima Hernandes

Revivendo a língua antiga pelo teatro de Macau ? Doci papiaçam de Macau; 2011; Iniciação Científica - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP; Orientador: Maria Célia Lima-Hernandes;

Maria Célia Pereira Lima Hernandes

'Rebelo Gonçalves e sua contribuição à filologia da USP'; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, PRO-REITORIA GRADUAÇÃO USP; Orientador: Maria Célia Lima-Hernandes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LUZ, T. C. S. . Rebelo Gonçalves ? uma vida revelada através das cartas. In: VICENTE, R.B.; LIMA-HERNANDES, M.C.; DEFENDI, C.L.; RAUBER, A.L.; SARTIN, E.B.G.; SANTOS, E.C.S.. (Org.). Cognição, gramaticalização e cultura: um diálogo sem fronteiras.. 1ed.SÃO PAULO: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2011, v. 1, p. 7-248.

  • LUZ, T. C. S. . "Revivendo a língua antiga pelo teatro de Macau Doci papiaçam de Macau". 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUZ, T. C. S. . Rebelo Gonçalves ? uma vida revelada através das cartas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUZ, T. C. S. . REBELO GONÇALVES E SUA CONTRIBUIÇÃO À FILOLOGIA DA USP. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LUZ, T. C. S. ; et al. . Desencantando o mundo encantado. 2010. Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Revivendo a língua antiga pelo teatro de Macau ? Doci papiaçam de Macau, Descrição: A língua de Macau, lingu maquista ou patois de Macau, objeto da presente pesquisa, é uma língua que foi extinta, segundo afirma BATALHA em Glossário do Dialeto Macaense: notas linguísticas, etnográficas e folclóricas, de 1988. Dando lugar ao português padrão, pela interferência da colonização portuguesa na sociedade, Batalha afirma ainda que, mesmo assim, não foram extintos traços dialetais de origem crioula na fala dos macaenses. Essa língua travou contato linguístico com o português e com o cantonês, mas, com a oficialização da língua portuguesa no território e sua exigência, os antigos falantes deixaram de utilizar sua língua perante a sociedade, principalmente porque o português permitia um bom emprego, um status e possibilidade de ascensão social para os que o dominassem. Por conseguinte, a língua foi esquecida e não foi passada às gerações seguintes; só foi recordada pelo movimento teatral que surgiu, o qual se apresenta ao menos três vezes ao ano com peças totalmente em língua maquista. Nesta pesquisa, pretende-se estudar a língua de Macau e compreender a evolução da língua portuguesa nesse território. O material que compõe o corpus é a peça teatral Doce Papiaçam de Macao. Na revisitação aos conceitos discutidos por Silva Neto em História da língua portuguesa, também é possível reconhecer a necessidade de um estudo de atitude linguística, dados os preconceitos que recaíam sobre essa língua antigamente. Apesar da forte presença do português no papiaçam de Macau, há opiniões que defendem a origem na Malásia, motivo pelo qual será feito também um estudo do léxico da peça teatral, procurando-se recuar ao tempo em que essa língua era falada para, assim, poder-se compreendê-la melhor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tamiris Campari de Souza Luz - Integrante / Maria Célia Lima-Hernandes - Coordenador.Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    'Rebelo Gonçalves e sua contribuição à filologia da USP'. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em Língua Portuguesa), Descrição: O objetivo desta apresentação é trazer informações sobre a pesquisa desenvolvida sobre o Prof. Rebelo Gonçalves, primeiro catedrático de Filologia Portuguesa na Universidade de São Paulo. Para tanto, buscaram-se documentos sobre o professor na correspondência passiva do Prof. Fidelino de Figueiredo, que doou à FFLCH um considerável acervo. Além disso, foram consultados artigos e publicações sobre o tema, tais como os artigos publicados nos Anuários de 1934 a 1938 da FFCL (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), atual FFLCH, e nas revistas da FFCL, de 1936 a 1937. Justifica-se essa pesquisa pelo seu valor histórico e porque quando se conhece o passado, sabe-se mais claramente a missão e o objetivo desta que se tornou a maior universidade da América Latina e uma das mais importantes do mundo. Conhecer a rota de formação bem como a inclinação da maior área da FFLCH é o que objetiva este trabalho. Saber como a cátedra de Filologia nasceu e como foi agregada à Língua Portuguesa, bem como os discípulos deixados nas posições catedráticas após o retorno do catedrático a Portugal também são interesses primários desta pesquisa, pois o resgate das inclinações científicas da área pode ajudar a compreender para onde estamos caminhando hoje na Universidade. Para isso, desloca-se o foco de atenção para a missão portuguesa, representada por Rebelo Gonçalves, fundador da cátedra de Filologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tamiris Campari de Souza Luz - Integrante / Maria Célia Lima-Hernandes - Coordenador.Financiador(es): Ensinar com Pesquisa - USP - Bolsa. - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2012

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica/Estudante, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.