Edmundo Pacheco Hora

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Artística pela Universidade Metodista de Piracicaba (1980), Mestrado em Clavecymbel Uitvorend Musicus - Amsterdamse Hogeschool voor de Kunsten (Escola Superior de Artes de Amsterdam) (1989) e Doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical - Cravo, Órgão Barroco, Fortepiano e Clavicórdio atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas do barroco, afinação e temperamentos antigos, musicologia histórica brasileira e retórica musical.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2001 - 2004

Universidade Estadual de Campinas
Título: As obras de Froberger no contexto do temperamento mesotônico
Orientador: Profa Dra. Helena Jank
Palavras-chave: Mesotônico.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Clavecymbel Uitvorend Musicus

1984 - 1989

Amsterdam Hoge School voor de Kunsten
Título: Recital comentado,Ano de Obtenção: 1989
Orientador: Jacques Ogg
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Solista de Cravo - título UM Uitvorend Musicus (Mu.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Licenciatura Em Educação Artística

1978 - 1980

Universidade Metodista de Piracicaba

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Holandês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: MUSICOLOGIA HISTÓRICA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ALMEIDA, A. Z. ; HORA, E. P. ; Eduardo Monteiro ; KERR, Dorotéa ; SAYURE, L. ; VIDEIRA, M. . PERFORMA CLAVIS 2016. 2016. (Congresso).

Eduardo Monteiro ; HORA, E. P. ; SAYURE, L. . PERFORMA CLAVIS 2014 - Internacional. 2014. (Congresso).

HORA, E. P. . QUINTAS COM O CRAVO. 2012. (Concerto).

HORA, E. P. . PERFORMA CLAVIS 2012 - Internacional. 2012. (Congresso).

HORA, E. P. . QUINTAS COM O CRAVO. 2011. (Concerto).

HORA, E. P. . "QUINTAS COM O CRAVO". 2010. (Concerto).

HORA, E. P. ; Eduardo Monteiro ; JANK, H. ; HOLLER, Marcos ; KERR, Dorotéa ; SAYURE, L. ; MARTIN, M. M. ; VIDEIRA, M. ; TOMAS, L. . PERFORMA CLAVIS 2010 - Internacional. 2010. (Congresso).

HORA, E. P. . QUINTAS COM O CRAVO - 2a. edição. 2009. (Concerto).

HORA, E. P. . "Música no Mosteiro de São Bento". 2009. (Concerto).

HORA, E. P. . QUINTAS COM O CRAVO. 2008. (Concerto).

HORA, E. P. . Música no Mosteiro de Vinhedo SP. 2008. (Concerto).

HORA, E. P. . "Música no Mosteiro de São Bento". 2007. (Concerto).

HORA, E. P. . "Musica no Mosteiro de São Bento". 2006. (Concerto).

HORA, E. P. . "Música no Mosteiro de São Bento". 2005. (Concerto).

HORA, E. P. . "Música no Mosteiro de São Bento". 2004. (Concerto).

HORA, E. P. . "Música no Mosteiro de São Bento. 2003. (Concerto).

HORA, E. P. . "Música no Mosteiro de São Bento". 2002. (Concerto).

HORA, E. P. . "Música no Mosteiro de São Bento". 2001. (Concerto).

HORA, E. P. . "Música no Mosteiro de São Bento". 2000. (Concerto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

PERFORMA CLAVIS 2014 - Internacional.Metodologias de estudo nos diferentes instrumentos de teclado e suas inter-relações. 2014. (Simpósio).

Performa'13. For a Harpsichord expressivity: Two forgotten samples by Geminiani.. 2013. (Congresso).

A Lingua Portuguesa em Música. Eloquência e Afetos em Herói, Egrégio, Douto Peregrino. Salvador Bahia, 1759.. 2012. (Congresso).

PERFORMA CLAVIS 2012 - Internacional.Recitais noturnos dos Professores Convidados. Cravo e Fortepiano.. 2012. (Simpósio).

13h International RIdIM Conference e I Congresso Brasileiro de Iconografia Musical. O portal da reverência eucarística no altar-mor da Catedral Basílica de Salvador: uma revelação pictórica.. 2011. (Congresso).

III Semana de Música Antiga da Escola de Música da UFMG.Sonora misteriosa. A escolha da afinação como atributo à prática eloquente.. 2011. (Encontro).

PERFORMA'11. Brasil Brasilico - The age of Keyboard on Luso-Brazilian lands of the 18th Century. 2011. (Congresso).

PERFORMA CLAVIS 2010 - Internacional.Interpretação hisrtoricamente orientada e suas implicações. 2010. (Simpósio).

PERFORMA CLAVIS 2010 - Internacional.De todos e para todos: considerações sobre a Sonata 2ª. (Sabará).. 2010. (Simpósio).

PERFORMA CLAVIS 2010 - Internacional.Pesquisa acadêmica em Interpretação. 2010. (Simpósio).

PERFORMA CLAVIS 2010 - Internacional.A Pronuncia nos Instrumentos de Teclado. 2010. (Simpósio).

SIMCAM 6 Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Dos coloridos sonoros na música ocidental proporcionados pelos diferentes semitons. 2010. (Simpósio).

Congresso ANPPOM. Joaquina Lapinha, atriz. Da sua participação na cena lírico-dramática luso-brasileira. 2009. (Congresso).

PERFORMA'09. The Affects on Amor Brazileiro. 2009. (Congresso).

V SIMCAM Simpósio de Cognição e Artes Musicais - Internacional. O Amor Brazileiro. Caprice pour le Pianoforté de Neukomm e seus signos musicais insubstituíveis!. 2009. (Congresso).

XVIII Congresso da ANPPOM. 2008. (Congresso).

XVII Congresso da ANPPOM. 2007. (Congresso).

XVII Congresso da ANPPOM 2007. O Órgão da Freguesia de Nossa Senhora Aparecida de Córregos: Renasce das cinzas, revelando uma história fantástica. 2007. (Congresso).

XVI CONGRESSO DA ANPPOM. O órgão setecentista de Diamantina: Em Busca da Identidade deste Instrumento.. 2006. (Congresso).

XV Congresso da ANPPOM. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Aline da Silva Alves

HORA, E. P.; MARTIN, M. M.; SILVA - Esdras Rodrigues. Recital de Mestrado. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Eugênia Sacco

HORA, E. P.; Scarduelli, Fabio.; NOGUEIRA, L. W. M.. Recital de Mestrado. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo Ricardo Gazzaneo

HORA, E. P.; MARTIN, M. M.; BIAGGI, E. L.. Trio Marítimo de Almeida Prado: Análise e Interpretação. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Beatriz Carneiro Pavan

HORA, E. P.; RAYMUNDO, S. M. R.; DIAS, A. de O.. O Cravo na Música de Câmera Contemporânea Brasileira. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Erika Maria Ribeiro

HORA, E. P.; LUCAS, M.; MONTEIRO, Eduardo. Aspectos interpretativos da Sonata op. 110 de Beethoven.. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alexandre José de Abreu

HORA, E. P.; GOLDEMBERG - Ricardo; NOGUEIRA, L. W. M.. José Pedro de Santana Gomes e a atividade das Bandas de música em Campinas do século XIX. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ulisses Santos Rolfini

HORA, E. P.; JANK, H.; GOLDEMBERG - Ricardo. O Clarim - Um resgate para a historia do Trompete no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Stella Jocelina Almeida Rosa

HORA, E. P.; JANK, H.; MELLO FILHO, S. F.. Teoria e Prática do Baixo contínuo: Uma abodagem segundo as Instruções de J.S.Bach.. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Andréia Miranda de Moraes Nascimento

HORA, E. P.; MARTIN, M. M.; MEYER, A. T.. Recital I - Programa com obras brasileiras.. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Andréia Miranda de Moraes Nascimento

HORA, E. P.; MARTIN, M. M.; MEYER, A. T.. Recital de Mestrado em Música - Andréia Nascimento. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cassiano de Almeida Barros

HORA, E. P.; LUCAS, M.. A orientação retórica no processo de composição do Classicismo observada a partir do tratado Versuch einer Anleitung zur Composition (1782-1793) de H.C. Koch.. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniela Andrea Torres Cabezas

HORA, E. P.; CARRASCO, C. R.; GARCIA JUNIOR, E. A. C.. Edmundo Villani-Côrtes: Uma análise pianística da Sonata 2 (A Lenda dos Alatás).. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Darwin Alexandre Ronconi da Rocha

HORA, E. P.; FAGERLANDE, M.; ELBERT, H.. Um Cravo Bem Explicado. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Beatriz Carneiro Pavan

HORA, E. P.; JANK, H.; GHERLING, C. C.; ZUMPANO, N.; LANZELOTTE - ROSANA. ASPECTOS DA PROSODIA DA LINGUA FRANCESA E SUA INFLUENCIA NOS QUATRO LIVROS PARA CRAVO DE FRANÇOIS COUPERIN. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Patrícia Gatti

HORA, E. P.; LANZELOTTE - ROSANA; JANK, H.; PASCHOAL, M. L. S.; PIEDADE, A.. CRAVO CABOCLO - Uma reflexão sobre o cravo e sua abordagem na musica brasileira popular - acompanhada de dois estudos de caso.. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alexandra van Leeuwen

HORA, E. P.; ROBATTO, L.; SCARINCI, S.; KÜHL, P. M.; FERNANDES, A. J.. O canto feminino na America Portuguesa: diálogos e intersecções na representação colonialde. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Renata Pereira

Eduardo Monteiro;HORA, E. P.; LUCAS, M.; RONAI, L. T.; VIDEIRA JUNIOR, M. R.. Gosto ou Licença? Como interpretar as Suite Sonates de Jacques Martin Hotteterre - na flauta doce. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jamil Mamedio Bark

HORA, E. P.; MARTIN, M. M.; BIAGGI, E. L.. Exame de Monografia de Doutorado de Jamil Mamedio Bark. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Geraldo Majela Brandão Ribas

HORA, E. P.; FIORINI, Carlos; MARTIN, M. M.. L.van Beethoven - 33 variações sobre uma valsa de A. Diabelli Op 120. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Kenny Alberto Simões Pereira

HORA, E. P.; KERR, Dorotéa; NOGUEIRA, G. G. P.. Recital de Doutorado de Kenny Alberto Simões Pereira. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.

Aluno: Alexandra van Leeuwen

HORA, E. P.; FIORINI, Carlos; FERNANDES, A. J.. Recital de Doutorado de Alexandra van Leeuwen. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nivia Gasparini Zumpano

HORA, E. P.. Os parâmetros expessivos na execução ao cravo e suas abordagens: um estudo sobre a expressividade cravística. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo Gazzaneo

HORA, E. P.; MARTIN, M. M.; BIAGGI, E. L.. Paulo Gazzaneo - Recital de Doutorado. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Beatriz Pavan

HORA, E. P.; JANK, H.; MARTIN, M. M.. BEATRIZ PAVAN - Recital de Doutorado. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luiz Néri Pfützenreuter Pacheco dos Reis

HORA, E. P.; MARTIN, M. M.; PIRES, Roberto Cesar. Luiz Neri Pfützenreuter Pacheco dos Reis - Exame de Monografia. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luiz Néri Pfützenreuter Pacheco dos Reis

HORA, E. P.; KAYAMA, A. G.; MARTIN, M. M.. Luiz Neri Pfützenreuter Pacheco dos Reis - Recital de Doutorado. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Patrícia Gatti

HORA, E. P.; Esdras Rodrigues Silva; NOGUEIRA, L. W. M.. Cravo caboclo: Reflexões sobre o Cravo na úsica brasileira poular, um enfoque em peças de José Eduardo Gramani e Ricardo Matsuda.. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alfeu Rodrigues de Araujo Filho

HORA, E. P.; MARTIN, M. M.; FIORINI, Carlos; VILLANI-CÔRTES, Edmundo; Costa, Carlos Wick da. Timbres e Ritmatas para piano solo de E. Villani-Côrtes: Conceito, Análise e Interpretação Pianística.. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Stella Jocelina Almeida Rosa

HORA, E. P.; JANK, H.; Carrasqueira, Maria José. As 12 Polonaises de W.F.Bach. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alfeu Rodrigues de Araujo Filho

HORA, E. P.; MARTIN, M. M.; VILLANI-CÔRTES, Edmundo. Timbres e Ritmatas para piano solo de Edmundo Villani-Côrtes: Conceito, Análise e Interpretação Pianística. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nivia Gasparini Zumpano

HORA, E. P.; GOLDEMBERG - Ricardo; TORRIANI, Tristan Guillermo. Expressividade musical no século XVIII: considerações sobre o Ensaio de Charles Avison. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alexandra van Leeuwen

HORA, E. P.; KÜHL, P. M.; ALGRANTI, Leila Mezan. Elementos de gênero e sexualidade na arte do canto: os castrati e sua inserção na música luso-brasileira dos séculos XVIII e XIX.. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Conrado Augusto Gandara Federici

HORA, E. P.; AYOUB, Eliana; SCHROEDER, Silvia C. N.; MADUREIRA, José Rafael; ALMEIDA, Milton José. "Giullio Caccini e suas novas músicas - Um elogio ao canto". 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luís Otávio de Souza Santos

HORA, E. P.; OSTERGREN - Eduardo Augusto; SILVA - Esdras Rodrigues. J.S.BACH: Sonatas e Partitas para violino solo. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria da Conceição Costa Perrone

HORA, E. P.; VEIGA Jr., Manuel V. R.; GARCIA, Sonia Maria Chada; SANTOS, Roberto Figueira; BORDINI, Ricardo Manzini. Música, contexto e Tradição: Estudo sobre a criação de uma Instituição de Ensino. 2008. Tese (Doutorado em Etnomusicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Andréia Miranda de Moraes Nascimento

HORA, E. P.; MEYER, A. T.; MARTIN, M. M.. Brasilianas: uma sinopse da cultura musical brasileira. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luís Otávio de Souza Santos

HORA, E. P.; SILVA - Esdras Rodrigues; JANK, H.. Música e Pedagogia: definindo uma praxis. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lúcia Becker Carpena

HORA, E. P.; JANK, H.; FAGERLANDE, M.; LUCAS, M.; KAYAMA, A. G.. Caracterização e uso da flauta doce nas óperas de Reinhard Keiser (1674-1739). 2007. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lilia de Olveira Rosa

HORA, E. P.; CARRASCO, C. R.; MEYER, A. T.. O Processo de indeterminação em três peças de L.C.Vinholes. 2007. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcos da Cunha Lopes Virmond

HORA, E. P.; NOGUEIRA, L. W. M.; NOGUEIRA, M. F. P.; VOLPE, M. A.; ARRUDA, S. S.. Construindo a ópera Condor: o pensamento composicional de Antônio Carlos Gomes. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nahim Marun Filho

HORA, E. P.; MARTIN, M. M.; SANTOS, A. R. C.; RANGEL, A. L.; MASTROGIOVANNI, A.. A técnica para piano de Johannes Brahms - origens, Os 51 Exercícios e as relações com a obra pianística do compositor. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcos Tadeu Holler

HORA, E. P.; KÜHL, P. M.; JANK, H.; CASTAGNA, P. A.; BUDASZ, R.. Uma história de cantares de Sion na terra dos brasis: a música na atuação dos jesuítas na América Portuguesa.. 2006. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcos da Cunha Lopes Virmond

HORA, E. P.; NOGUEIRA, L. W. M.; NOGUEIRA, M. F. P.. Restauração e análise das alternativas composicionais no primeiro ato de Condor de Antônio Carlos Golmes.. 2006. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mary Ângela Biason

HORA, E. P.; REILY, S. A.; NOGUEIRA, L. W. M.. Os Festejos pelo facasso da Inconfidência mineira - 1792. 2006. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alexandre Zamith Almeida

HORA, E. P.; MARTIN, M. M.; GARCIA, E. C.. Recital de Doutoado. 2006. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Áuea Helena de Jesus Ambiel

HORA, E. P.; JANK, H.; OSTERGREN, E. A.. In me transierunt irae tuae de Orlando de Lassus. 2006. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mary Ângela Biason

HORA, E. P.; NOGUEIRA, L. W. M.; KAYAMA, A. G.. Os músicos e seus manuscritos. 2006. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriana Lopes da Cunha Moreira

HORA, E. P.. Aspectos do timbre na composição para piano do século XVIII. 2005. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alberto José Vieira Pacheco

HORA, E. P.; KAYAMA, A. G.; NOGUEIRA, L. W. M.. O Album Melodias Brasileiras de José Amat: um exemplo do nacionalismo brasileiro Pré-andradino.. 2005. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

HORA, E. P.; JANK, H.; LUCAS, M.. . Recital de Cantatas e Sonata do Barroco Francês. 2005. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcelo Stasi

HORA, E. P.; JANK, H.; LUCAS, M.. Recital de Cantatas e Sonata do Baroco Francês. 2005. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carlo Vinicius Rosa de Arruda

HORA, E. P.; JANK, H.; GARCIA, D. H. L.. Tentativas de conciliação: Simetrias entre a música "antiga" e a música eletroaústica. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo Ricardo Gazzaneo

HORA, E. P.; MARTIN, M. M.; ALMEIDA, A. Z.. Trio op. 10 em Si bemol maior de Alexandre Levy: Edição Crítica.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Beatriz Carneiro Pavan

HORA, E. P.; JANK, H.; NOGUEIRA, L. W. M.. ASPECTOS DA PROSÓDIA DA LINGUA FRANCESA E SUA INFLUÊNCIA NOS QUATRO LIVROS PARA CRAVO DE FRANÇOIS COUPERIN. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Áurea Helena de Jesus Ambiel

JANK, H.;HORA, E. P.; MÓDOLO, P.. Ártifícios Retóricos em Lamentationes Jeremiae Prophetae de Orlando Di Lasso.. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vívian Lis Ferreira Nogueira Dias

HORA, E. P.; BIAGGI, E. L.; NOGUEIRA, L. W. M.. Um Resgate do patrimônio musical campineiro: transcrições musicológicas de obras de Manoel José Gomes, o mestre-de-capela de Campinas.. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lúcia Becker Carpena

HORA, E. P.; JANK, H.; KÜHL, P. M.; JUSTI, V. P.. A caracterização do uso da flauta doce em árias obbilgati de Reinhard Keiser. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

HORA, E. P.; MARTINS, José Henrique; BRANDÃO, José Mauricio V.. Professor de Piano e LEM - Literatura e Estruturação Musical. 2011. Universidade Federal da Bahia.

HORA, E. P.; PROSSER, Elixabeth; SCARINCI, Silvana. PROFESSOR DE CRAVO. 2014. Universidade Estadual do Paraná.

Buscacio, Cesar Maia;HORA, E. P.. Concurso Público para Escolha de Professor Adjunto no DEMUS Universidade Federal de Ouro Preto.. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

HORA, E. P.; LUCAS, M.; SILVA, T. C. O.; ALPERT, Michael. Concurso para Professor da TOM JOBIM - Escola Estadual de Música (Antiga ULM). 2009. Tom Jobim - Escola Estadual de Música.

HORA, E. P.; SACCO, M. E.; PERSONNE, P.A.. Seleção dos Professores de Música Antiga do Conservatório de Tatuí - SP. 2008. Conservatório de Tatuí.

HORA, E. P.. I Prêmio José Maria Neves ANPPOM 18/07/2005.. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

HORA, E. P.; KÜHL, P. M.; LUCAS, M.; JANK, H.. II Encontro de perquisadores em Poética Musical dos e´scs XVI, XVII e XVIII. 2010. Universidade de São Paulo.

HORA, E. P.; JANK, H.; HOLLER, Marcos; MARUN, Nahim. PERFORMA CLAVIS 2010 - Internacional. 2010. Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Esdras Rodrigues Silva

Jank, Helena; TUGNY, R. P.; LANZELOTTE, R. S. G.;SILVA, E. R.; NOGUEIRA, L. W. M.. "As obras de Froberger no contexto do mesotônico".. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Esdras Rodrigues Silva

SILVA, E. R.. Doutorado: As obras de Froberger no contexto do temperamento mesotônico. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Instituto de Artes da UNICAMP.

ADOLFO MAIA JUNIOR

Rosângela Pereira de Tugny; Rosana de Saldanha da Gama Lanzelotte; Esdras Rodrigues Silva; Denise Garcia;MAIA JR., A.. As Obras de Froberger no Contexto do Mesotonico. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Helena Jank

JANK, H.; TUGNY, R. P.; LANZELOTE, Rosana. As obras de Froberger no contexto do mesotônico. 2004. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Lenita Waldige Mendes Nogueira

JANK, Helena; TUGNY, R. P.; LANZELOTTE, R. S. G.; SILVA, Esdras Rodrigues;NOGUEIRA, Lenita W. M.. As obras de Froberger no contexto do mesotônico. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Lenita Waldige Mendes Nogueira

NOGUEIRA, Lenita W. M.; JANK, Helena; LANZELOTTE, R. S. G.. As obras de Froberger no contexto do temperamento mezotônico. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Sandro Gomes Matias

José Maurício: Missa em Si bemol (1801) e Missa de Nossa Senhora da Conceição (1810); Uma análise comparativa; ; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Arcripo Francisco Gomes Neves

A Música do Recife Colonial: Motetos Inéditos de Luiz Álvares Pinto no Acervo de Jaime Diniz no Instituto Brennand de Recife ? Pernambuco?; 2012; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

Alexandre José de Abreu

José Pedro de Sant'Anna Gomes e a atividade das bandas de música na Campinas do século XIX; "; 2010; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

Ulisses Santos Rolfini

Um Repertório Real e Imperial para Clarins - Resgate para a História do Trompete no Brasil; 2009; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

Alexandra va Leeuwen

A cantora Joaquina Lapinha: sua contribuição para o repertório de soprano coloratura no período colonial brasileiro; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

Miriam Emerick de Souza Carpinetti

A Exuberância do órgão tubular - Guia prático sobre seu idiomático com ilustrações dos Quadros de uma Exposição de Moussorgsky; 2008; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

Patricia Michelini Aguillar

Fala Flauta: Um estudo sobre as articulações indicadas por Silvestro Ganassi e Bartolomeo Bismantova e sua aplicabilidade a intérpretes Brasileiros de Flauta Doce; 2008; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

Alexandre José de Abreu

Bandas e Bandas: Um resgate de José Santana Gomes; 2008; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

Handel Cecilio Pinto da Silva

O Órgão setecentista da Igreja do Carmo de Diamantina: seus enigmas e sua estreita ligação com o órgão de Córregos; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

Stella Jocelina Almeida Rosa

Teoria e Prática do Baixo Contínuo: Uma abordagem segundo as Instruções de J; S; Bach; 2007; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

Carlo Vinicius Rosa Arruda

Mutaione I de Claudio Santoro:A identidade composicional da obra em dialogo com instrumentos de copias historicas; 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

Beatriz Carneiro Pavan

ASPECTOS DA PROSODIA DA LINGUA FRANCESA E SUA INFLUÊNCIA NOS QUATRO LIVROS PARA CRAVO DE FRANÇOIS COUPERIN; 2015; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

Alexandra van Leeuwen

O Canto Feminino na América Portuguesa:Diálogos e Intersecções na representação colonial de La Modista Raggiratrice de Paisielo; 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

Patrícia Gatti

Cravo Caboclo - uma reflexão sobre o cravo e a sua abordagem na música brasileira popular acompanhada de dois estudos de caso; ; 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

Nivia Gasparini Zumpano

Os parâmetros expressivos na execução ao cravo e suas abordagens: um estudo sobre a expressividade cravística; 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

Beatriz Carneiro Pavan

OS QUATRO LIVROS DE PEÇAS PARA CRAVO DE FRANÇOIS COUPERIN (Paris, 1713,1716-17,1722,1730): ASPECTOS DA PROSÓDIA DA LÍNGUA FRANCÊSA NA ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DAS OBRAS; 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

Teresa Cristina Rodrigues Silva

Ao gosto de Il Foribondo, um estudo das seis Sonates Pour le violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcrições; 2009; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

Pedro Augusto Jubran Bortolin

A INFLUÊNCIA ITALIANA NO REPERTÓRIO FRANCÊS PARA VIOLONCELO DURANTE O SÉCULO XVIII; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

HENRIQUE CANTALOGO COUTO

Estudo sobre as similaridades poético-musicais entre a Seconda Prattica e a Bossa Nova; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

Cristiane de Paula Milesi Polonio

VAMOS MUSICALIZAR!!!ESTUDANDO OS MÉTODOS DE MUSICALIZAÇÃO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edmundo Pacheco Hora;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Helena Jank

As obras de Froberger, no contexto do temperamento mesotônico; 2004; 232 f; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Helena Jank;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PAVAN, BEATRIZ ; HORA, EDMUNDO ; RAY, SONIA . As allemandes para cravo de François Couperin: características linguísticas do discurso oratório francês do século XVIII como recurso interpretativo. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 22, p. 217-258, 2016.

  • HORA, E. P. . Por uma gramática aplicada à prática sonora cravística: duas vertentes nacionais para a compreensão do estilo nas execuções.. Per Musi (UFMG) , v. 24, p. 125-134, 2011.

  • HORA, E. P. . As allemandes frobergianas : um modelo musical do discurso eloq üente? The allemandes frobergianas: a musical example of the eloquent discourse?. Música Hodie , v. 9, p. 141-152, 2009.

  • LEEUWEN, Alexandra van ; HORA, E. P. . Um olhar sobre as atividades musicais nos teatros do Rio de Janeiro em fins do século XVIII e início do XIX: a atuação da cantora Joaquina Lapinha. Per Musi (UFMG) , v. 17, p. 18-25, 2008.

  • HORA, E. P. . A Afinação Mesotônica do século XVII e sua aplicação prática.. ICTUS (PPGMUS/UFBA) , v. 8, p. 49-64, 2007.

  • HORA, E. P. . Diálogos e interseções cravísticas na vida musical brasileira atual. In: Rocha, Edite (org.).. (Org.). Semana de Música Antiga da UFMG. 1ed.Belo Horizonte: Minas de Som, UFMG, 2015, v. X, p. 13-28.

  • COUTO, H. C. ; HORA, E. P. . Do canto falado à fala cantada ? as ideias de Caccini e Hermeto Pascoal. In: PERFORMA '15 Conference on Musical Performance, 2015, Aveiro-Portugal. ANAIS do Performa '15. Aveiro: Editora da Universidade, 2015. v. 01.

  • HORA, E. P. . Sonate que me veux-tu? Ou, o fazer soar pelo prazer de tocar. Considerações sobre a Sonata Wq 65, 17 de C. P. E. Bach. In: PERFORMA CLAVIS 2014, 2014, São Paulo. ANAIS do Simpósio Internacional Performa Clavis 2014. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2014. v. 01. p. 94-104.

  • HORA, E. P. . Eloquência e Afetos em Herói, Egrégio, Douto, Peregrino.. In: Congresso A Lingua Portuguesa em Música, 2012, Lisboa. Anais do Congresso A Lingua Portuguesa em Música. Lisboa, 2012.

  • HORA, E. P. ; PAVAN, B. C. . Leitura e Decodificação de Claviharpsicravocembalochord de Willy Corrêa de Oliveira: alguns aspecto segundo as visões de Bourdieu e de Bakhtin. In: I Enconctro Ibero-americano de Jovens Musicólogos - Por uma Musicologia Criativa..., 2012, Lisboa. ACTAS do I Enconctro Ibero-americano de Jovens Musicólogos - Por uma Musicologia Criativa.... Lisboa-Portugal: Tagus Atlanticus Associação Cultural, 2012. p. 126-139.

  • HORA, E. P. ; GATTI, P. . CRAVO iê- iê - iê: criatividade brasileira!. In: I Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos - Por uma Musicologia criativa...., 2012, Lisboa. ACTAS do I Enconctro Ibero-americano de Jovens Musicólogos - Por uma Musicologia Criativa.... Lisboa-Portugal: Tagus Atlanticus Associação Cultural, 2012. p. 861-870.

  • HORA, E. P. ; LEEUWEN, A. V. . Lapinha canta America: originalidades e tradição - um estudo para a performance.. In: I Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos - Por uma Musicologia criativa...., 2012, Lisboa. ACTAS do I Enconctro Ibero-americano de Jovens Musicólogos - Por uma Musicologia Criativa.... Lisboa-Portugal: Tagus Atlanticus Associação Cultural, 2012. p. 45-59.

  • ZUMPANO, N. ; HORA, E. P. . Recursos técnico-expressivos do cravo e sua abordagem por um grupo de estudantes cravistas.. In: Simpósio PERFORMA CLAVIS INTERNACIONAL, 2012, Campinas SP. ANAIS do Simpósio PERFORMA CLAVIS 2012, 2012.

  • PAVAN, B. C. ; HORA, E. P. . Leitura e Decodificação de Claviharpsicravocembalochord de Willy Corrêa de Oliveira: Alguns aspectos segundo as visões de Bourdieu e de bakhtin.. In: I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos - por uma musicologia criativa...,, 2012, Lisboa, Portugal. I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos - por uma musicologia criativa..., 2012.. Lisboa, 2012.

  • HORA, E. P. . O portal da reverência eucarística no altar-mor da Catedral Basílica de Salvador: uma revelação pictórica. In: 13h International RIdIM Conference e I Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, 2011, Salvador. Anais do RIDIM 2011. Salvador Ba.: UFBa., 2011.

  • HORA, E. P. . Brasil Brasilico - The age of Keyboard on Luso-Brazilian lands of the 18th Century. In: PERFORMA'11, 2011, Aveiro. ANAIS do PERFORMA'11. Aveiro-Portugal: Editora da Universidade de Aveiro, 2011.

  • HORA, E. P. . Sonora misteriosa. A escolha da afinação como atributo à prática eloquente. In: III Semana de Música Antiga da Escola de Música da UFMG, 2011, Belo Horizonte. Anais da III Semana de Música Antiga. Belo Horizonte: Editora da Universidade, 2011.

  • HORA, E. P. . Dos coloridos sonoros na música ocidental proporcionados pelos diferentes semitons. In: SIMCAM 6, 2010, Rio de Janeiro. Aais do SIMCAM 6 - VI SImpósio de Cogniçãao e Artes Musicais, 2010. p. 100-107.

  • HORA, E. P. . De todos e para todos. Considerações sobre a Sonata 2a.. In: PERFORMA CLAVIS 2010 - Internacional, 2010, São Paulo. Anais do PERFORMA CLAVIS, 2010.

  • ZUMPANO, N. ; HORA, E. P. . Expressividade musical no tratado de C. P. E. Bach: uma análise das diferentes abordagens e aplicação ao ensino de cravo.. In: Performa Clavis Internacional 2010, 2010, São Paulo. Anais do I Performa Clavis Internacional, 2010.. São Paulo: USP, 2010.

  • ZUMPANO, N. ; HORA, E. P. . O papel do dedilhado na expressividade cravística: aspectos cognitivos no ensino e preparação para a performance.. In: SIMCAM VI - Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2010, Rio de Janeiro RJ. Anais do SIMCAM VI - UFRJ, 2010.. Rio de Janeiro, 2010.

  • HORA, E. P. . The Affects on Amor Brazileiro. In: PERFORMA'09, 2009, Aveiro. PERFORMA'09 Encontros de Investigação em Performance. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009. p. 17.

  • HORA, E. P. . O Amor Brazileiro. Caprice pour le Pianoforté de Neukomm e seus signos musicais insubstituíveis.. In: V SIMCAM Simpósio de Cognição e Artes Musicais - Internacional, 2009, Goiânia. V SIMCAM Simpósio de Cognição e Artes Musicais - Internacional. Goiânia: Editora de Univbersidade Federal de Goias, 2009. p. 314-325.

  • HORA, E. P. . Desceu aos Trópicos... baixou meio tom. Considerações sobre os dois Les Adieux de Neukomm e seus afetos. In: SIMCAM 4 Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2008, São Paulo SP. Anais do 4 SIMCAM - Simpósio Internacional de Cogniçaõ e Artes Musicais. São Paulo: Paulistana, 2008. p. 35-41.

  • HORA, E. P. . Experimentando o mesotônico com Froberger. In: III Simpósio de Cognição e Artes Musicais - Internacional, 2007, Salvador. Anais do III Simpósio de Cognição e Artes Musicais - Internacional. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2007. v. 01. p. 569-573.

  • SILVA, H. C. P. ; HORA, E. P. . O órgão da Freguesia de Nossa Senhora Aparecida de Córregos: renasce das cinzas , revelando uma história fantástica.. In: XVII Congresso da ANPPOM 2007, 2007, São Paulo. Anais do XVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). São Paulo: Unesp, 2007. v. XVII.

  • HORA, E. P. . Olundum em lá: um discurso musical brasileiro?. In: Encontro Nacional de organistas e Encontro Latino-americano de organeiros, 2004, Porto Alegre, 2004.

  • HORA, E. P. . O que podemos compreender a partir da ornamentação do Adagio da sonata Sabará. In: V Encontro de Musicologia Histórica, 2002, Juiz de Fora. Anais do V Encontro. Juiz de Fora MG: Centro Cultural Pró Música, 2002. v. I. p. 298-307.

  • HORA, E. P. . Artista em formação? Processo criativo, disciplina e prática profissional. In: A formação do artista, 2000, Campinas, 2000.

  • HORA, E. P. . A retórica musical nas interpretações de obras barrocas. In: Seminário interno, 1999, Campinas, 1999.

  • HORA, E. P. . Sobre os quatro temperamentos musicais do manuscrito anônimo da Bahia. In: II Simpósio Latino-Americano de Musicologia, 1998, Curitiba. Anais do II Simpósio, 1998.

  • HORA, E. P. . Um manuscrito anônimo sobre afinação na Bahia. In: I Simpósio de Musicologia Latino-Americana, 1997, Curitiba. Anais, 1997.

  • HORA, E. P. . Considerações sobre os 4 temperamentos descritos np manuscrito anônimo da Bahia.. In: I Encontro interno de pesquisa em Artes e Multimeios, 1997, Campinas, 1997.

  • HORA, E. P. . As técnicas específicas de Bach para os instrumentos de teclado. In: I Simpósio de Música Antiga do Rio de Janeiro, 1995, Rio de Janeiro, 1995.

  • HORA, E. P. . Afinação e Temperamentos Antigos. In: Afinação e Temperamentos Antigos (sua prática e sua utilização), 1993, Aveiro, 1993.

  • HORA, E. P. . Lecture and demonstration on tuning instructions by Jean Denis. In: International Harpsichord Symposium, 1990, Utrecht. Internationaal Clavecymbel Symposium Utrecht 1990, 1990.

  • HORA, E. P. . Por uma expressividade cravística. Dois exemplos esquecidos de Geminiani.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HORA, E. P. . Sonora eloquente - aspectos e harmonizações das afinações históricas para o discurso musical aos teclados.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HORA, E. P. . Modulierende Praeludia de Mozarti. Bizarria versus Tradução perpetuada.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HORA, E. P. . Eloquência e Afetos em Herói, Egrégio, Douto Peregrino. Salvador Bahia, 1759.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HORA, E. P. . O portal da reverência eucaristica no altar-mor da Catedral Basílica de Salvador: uma revelação pictóica.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HORA, E. P. . Sonora Misteriosa. A escolha da afinação como atributo à prática eloqüente.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HORA, E. P. . Brasil, Brasílico - The age of keyboard on Luso-Brazilian lands of the 18th Century. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HORA, E. P. . SIMCAM 6 Simpósio de Cognição e Artes Musicais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • HORA, E. P. . PERFORMA'09. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HORA, E. P. . As Allemandes Forbergerianas - Um discurso musical do discurso eloqüente?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HORA, E. P. . Por uma Gramática aplicada à prática sonora cravística. Duas vertentes nacionais para a compreensão do estilo nas execuções.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEEUWEN, Alexandra van ; HORA, E. P. . Joaquina Lapinha, atriz. Da sua participação na cena lírico-dramática luso-brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, H. C. P. ; HORA, E. P. . O órgão setecentista de Diamantina: Em busca da Identidade deste Instrumento.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HORA, E. P. . O lundum em lá: um discurso musical brasileiro?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZUMPANO, Nivia Gasparini ; HORA, E. P. . O papel do dedilhado na expressividade cravística: aspectos cognitivos no ensino e preparação para a performance. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2010 (Pôster no SIMCAM 6).

  • STASI, Carlos Eduardo Di ; HORA, E. P. . O instrumento do 'diabo': música, imaginação e marginalidade. São Paulo - SP: Fundação Editora da UNESP, 2009 (Assessoria Técnico-Científica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

HORA, E. P. . integrante da Comissão Científica para avaliação de trabalhos.. 2010. (Particpaçõ em Comissão Científica para Avaliação de Trabalhos no 2o. Encontro de Pesquisadores em Po).

HORA, E. P. . As questões de contemporaneidade na Música histórica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HORA, E. P. ; FROBERGER, J.J. . A afinação Mesotônica Relacionada Às obras de J. J. Froberger (1616-1677). 2008. (Seminário n.9 do Grupo Sant'Anna Gomes).

HORA, E. P. . Quintas com o Cravo. 2010. Interpretação.

HORA, E. P. . Obras para Cravo de autores do século XVII. 2009. Interpretação.

HORA, E. P. . 80 anos Maestro Ernst Mahle. 2009. Interpretação.

HORA, E. P. . A herança musical da familia Bach. 2009. Interpretação.

HORA, E. P. . V Semana do Cravo. 2008. Interpretação.

HORA, E. P. . As Sete últimas palavras do nosso Salvador na Cruz. 2008. Interpretação.

HORA, E. P. . A família Bach - Johann Sebastian Bach e seus filhos.. 2008. Interpretação.

HORA, E. P. . Concertos para 1, 2 3 e 4 Cravos de J.S Bach. 2008. Interpretação.

HORA, E. P. . QUINTAS COM O CRAVO. 2008. Interpretação.

HORA, E. P. ; JANK, H. ; BACH, C. Ph. E. . Concerto Dia do Quimico. 2008. Interpretação.

HORA, E. P. . VI Encontro de Música Antiga Recife/Olinda. 2008. Interpretação.

HORA, E. P. . Série dos Concertos de Brandemburgo. 2008. Interpretação.

HORA, E. P. . Concertos de Brandemburgo. 2008. Interpretação.

HORA, E. P. . Concert autour du Claveciniste bresilien Edmundo Hora. 2008. Interpretação.

HORA, E. P. . Música no Mosteiro de Vinhedo. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

HORA, E. P. ; JANK, H. ; OSTERGREN - Eduardo Augusto . Concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp. 2008. Interpretação.

HORA, E. P. ; JANK, H. ; OSTERGREN - Eduardo Augusto . Concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp. 2008. Interpretação.

HORA, E. P. . Neukomm no Brasil - Música para Pianoforte a 4 mãos. 2008. Interpretação.

HORA, E. P. . QUINTAS COM O CRAVO. 2008. Interpretação.

HORA, E. P. ; SILVA, T. C. O. ; STASI, M. . Recital de Doutorado Geminiani. 2007. Interpretação.

HORA, E. P. . Concerto Barroco. 2007. Interpretação.

HAYDN, J. ; HORA, E. P. . Abertura da Temporada 2007 de Música no Mosteiro de São Bento em Vinhedo. 2007. Interpretação.

HORA, E. P. . Temporada Oficial da Sinfônica de Campinas. 2007. Interpretação.

HORA, E. P. ; FLORES, Tiago . Domingo Clássico Juvenil. 2007. Interpretação.

HORA, E. P. ; ÚBEDA, Gustavo . Concerto Sinfônico. 2007. Interpretação.

HORA, E. P. ; LIMA, Rosangela de ; BACH, C. Ph. E. . V Encontro de Música Antiga Recife/Olinda. 2007. Interpretação.

HORA, E. P. ; MAGALHÃES Filho, Homero ; LIMA, Rosangela de . Concerto de Abertura 1. ENFLAMA. 2007. Interpretação.

HORA, E. P. ; Henrique Liam ; Pablo de Léon . As quatro Estações de Vivaldi e Piazolla à Pós-Modernidade. O Verão.. 2007. Interpretação.

HORA, E. P. . Música no Mosteiro - março 2006. 2006. Interpretação.

HORA, E. P. ; SANTOS, L. O. . Violino baroco e Cravo. 2006. Interpretação.

HORA, E. P. . Construindo uma ponte.. 2006. Interpretação.

HORA, E. P. . Festival de Música Clássica na Basílica. 2006. Interpretação.

HORA, E. P. ; BUENO, L. . Um sarau na corte brasileira.. 2006. Interpretação.

HORA, E. P. ; MÓDOLO, P. . Sinfônica de Campinas. 2006. Interpretação.

HORA, E. P. . Concerto de encerramento da temporada 2006.. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

HORA, E. P. . Série Clássicos e Românticos. 2005. Interpretação.

HORA, E. P. . Fantasia para Fortepiano em dó menor. 2005. Interpretação.

HORA, E. P. . Concerto de Música Antiga. 2005. Interpretação.

HORA, E. P. . RECITAL BACH. 2004. Interpretação.

HORA, E. P. . Música no Mosteiro. 2004. Interpretação.

HORA, E. P. . Recitais de Órgão no espaço Cachuera. 2004. Interpretação.

HORA, E. P. . Concertos BANK BOSTON. 2004. Interpretação.

HORA, E. P. . BACH e BRAHMS. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

HORA, E. P. . IV Semana de Teclados. 2004. Interpretação.

HORA, E. P. . Sacro e Profano. 2004. Interpretação.

HORA, E. P. . Concertos Matinais. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

HORA, E. P. . Música Erudita. 2004. Interpretação.

HORA, E. P. . Concerto de Aniversário da Cidade - Rio Claro 177 anos. 2004. Interpretação.

HORA, E. P. . As obras de Froberger no contexto do mesotônico. 2004. Interpretação.

HORA, E. P. . Meditações para a Quaresma. 2004. Interpretação.

HORA, E. P. . ERUDITU. 2003. Interpretação.

HORA, E. P. . Lamentações. 2003. Interpretação.

HORA, E. P. . A Música na Realeza. 2003. Interpretação.

HORA, E. P. . Concertos no Museu do Oratório. 2003. Interpretação.

HORA, E. P. . XVIII Seminários Internacionais de Música. 2003. Interpretação.

HORA, E. P. . Johann Sebastian BACH e filhos. 2003. Interpretação.

HORA, E. P. . Johann Sebastian BACH e filhos. 2003. Interpretação.

HORA, E. P. . Paradigmas do século XXI - A familia BACH. 2003. Interpretação.

HORA, E. P. . Música Poética. 2003. Interpretação.

HORA, E. P. . Bach e filhos. 2003. Interpretação.

HORA, E. P. . Armonico Tributo. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

HORA, E. P. . BACH antes de BACH depois de BACH. 2002. Interpretação.

HORA, E. P. . III Semana de Teclados. 2002. Interpretação.

HORA, E. P. . III Semana de Teclados. 2002. Interpretação.

HORA, E. P. . Estes nossos Brasis. 2002. Interpretação.

HORA, E. P. . De Froberger à Bach: seus repertórios no temperamento desigual. 2002. Interpretação.

HORA, E. P. . Série BDMG de Música Antiga. 2002. Interpretação.

HORA, E. P. . Música das Nações. 2001. Interpretação.

HORA, E. P. . IX Maio Musical. 2001. Interpretação.

HORA, E. P. . Música das Nações. 2001. Interpretação.

HORA, E. P. . Concerto na Matriz de São João Batista. 2000. Interpretação.

HORA, E. P. . Série BDMG de música. 2000. Interpretação.

HORA, E. P. . Paixão segundo S. João. 2000. Interpretação.

HORA, E. P. . Paixão segundo São João. 2000. Interpretação.

HORA, E. P. . Festival Bach. 2000. Interpretação.

HORA, E. P. . Concerto para 1, 2 e 4 cravos. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

HORA, E. P. . Série BDMG de Música. 2000. Interpretação.

HORA, E. P. . Música no Mosteiro. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

HORA, E. P. . Música na Sala Dourada. 2000. Interpretação.

HORA, E. P. . V Festival de Música Antiga do Rio de Janeiro. 2000. Interpretação.

HORA, E. P. . Música no Mosteiro. 2000. Interpretação.

HORA, E. P. . Brasil 500 anos. 2000. Interpretação.

HORA, E. P. ; MAGALHÃES Filho, Homero ; SERAFIN, K. ; CALVEYRA, Rodrigo ; LIMA, Rosangela de ; ORLANDO, Mário ; ARANHA, Raquel . VII Encontro de Música Antiga Recife/Olinda. 2009 (Encontro).

HORA, E. P. ; FAGERLANDE, M. ; JANK, H. ; TAVARES, A. C. . III Semana do Cravo. 2006 (Didática) .

HORA, E. P. . Cravo, Fortepiano e Baixo contínuo. 2005 (Didática) .

HORA, E. P. . XII Oficina de Música de Curitiba. 1994 (Didática) .

HORA, E. P. . XIII Festival de Música de Londrina. 1993 (Didática) .

HORA, E. P. . IV Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 1993 (Didática) .

HORA, E. P. . XII Festival de Música de Londrina. 1992 (Didática) .

HORA, E. P. . III Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 1992 (Didática) .

HORA, E. P. . XI Festival de Música de Londrina. 1991 (Didática) .

HORA, E. P. . II Festival de Música Antiga e Colonial Brasileira. 1991 (Didática) .

HORA, E. P. . X Festival de Música de Londrina. 1990 (Didática) .

HORA, E. P. . Afinação e Temperamentos Antigos. 1988 (Didática) .

HORA, E. P. . VII Festival de Música de Londrina. 1987 (Didática) .

HORA, E. P. . VI Festival de Música de Londrina. 1986 (Didática) .

HORA, E. P. . V Festival de Música de Londrina. 1985 (Didática) .

HORA, E. P. . Professo de Cravo e música barroca. 1984 (Didática) .

HORA, E. P. . A ornamentação na Flauta doce durante o período barroco. 1981 (Palestra) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2000

Medalha Carlos Gomes, Câmara Municipal de Campinas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Departamento de Música. , Rua Elis Regina, n. 50, Cidade Universitária, 13083-854 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6159, Telefone: (19) 35217485, Fax: (19) 35217485, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1982 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atua como professor colaborador desde 1993.

    Atividades

    • 01/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

    • 03/1993

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CRAVO I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, Baixo cifrado I, II, III, IV, V, VI, Música de Câmara Barroca