Marcia Rocha Parisi

Possui graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FMUFMG) em 1982, título de especialista em pediatria pela SBP, mestrado em saúde da criança e do adolescente pela FMUFMG, em 2004, especialização em saúde do adolescente, em 2007, pela FMUFMG, doutorado em saúde da criança e adolescente pela FMUFMG, em 2011. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria e Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da criança, adolescente, alimentação, obesidade. Tem experiencia na área de gestão de saúde publica, atuando como referencia técnica da saúde da criança e do adolescente desde 2007. Ocupou, dentro do setor Gerência de Assistência, a função de coordenadora da Área Técnica Saúde da Criança e do Adolescente de julho de 2009 a abril de 2017. Trabalhou como docente da Faculdade de Medicina UNIFENAS e da Faculdade de Medicina UNI-BH.

Informações coletadas do Lattes em 22/02/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina, saúde da criança e do adolescente

2007 - 2011

Faculdade de Medicina da UFMG
Título: Concepções e Práticas do Profissional de Saúde no Tratamento da Obesidade
Roberto Assis Ferreira. Coorientador: Cristiane de Freitas Cunha. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil.

Mestrado em Saúde da criança e adolescente

2002 - 2004

Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Adesao ao Tratamento de Obesidade em Crianças e Adolescentes Atendidos no Ambulatório do Hospital das Clínicas da UFMG,Ano de Obtenção: 2004
Joel Alves Lamounier.

Especialização em Medicina do Adolescente

2006 - 2007

Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Nutrição na Adolescência
Orientador: Cristiane de Freitas Cunha

Ensino Médio (2º grau)

1974 - 1976

Colégio Santo Antônio

Formação complementar

1999 - 1999

Radiologia II Jornada de Atualização Em Pneumologi. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Medicina da Ufmg, FM-UFMG, Brasil.

1999 - 1999

Treinamento de Abordagem de Choque. (Carga horária: 8h). , Diretoria Metropolitana de Saúde Secretaria Estado de Saúde, DMS - SES, Brasil.

1998 - 1998

XIV Curso Teórico Prático de Suporte Básico e Avan. (Carga horária: 28h). , Hospital das Clínicas da Ufmg, HC/UFMG, Brasil.

1997 - 1997

Programa da Atenção à Criança que Chia. (Carga horária: 32h). , Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, SMSA - PBH, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil/Especialidade: Pediatria e Nutrição.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina do adolescente.

Participação em eventos

IV Congresso Mineiro de Medicina de Família e Comunidade. Glomerulonefrite Difusa Aguda Pós-estreptocócica: quando suspeitar do quaro clínico. 2009. (Congresso).

IV Congresso Min eiro de Medicina de Família e Comunidade. Obesidade na Infância: importância da abordagem terapêutica na adesão ao tratamento. 2009. (Congresso).

XII Congresso Mineiro de Pediatria. Meu Filho Não Come. 2009. (Congresso).

Jornada de Nutrição em Pediatria.Abordagem da Obesidade na Infância e Adolescência. 2006. (Simpósio).

Programa de Pós-Graduação em Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG. Disciplina: Aspectos Nutricionais na Infância e Adolescência.Abordagem da obesidade na infância e Adolescência. 2006. (Outra).

XI Congresso Mineiro de Pediatria. Palestra: HÁBITOS ALIMENTARES. Curso pré-congresso: ?Desafios do pediatra no atendimento ao adolescente no século XXI?. XI Congresso Mineiro de Pediatria. Belo Horizonte. 2006. (Congresso).

XI Congresso Mineiro de Pediatria. Fatores de Risco para o Abandono do Tratamento de Crianças e Adolescentes Obesos. 2006. (Congresso).

XI Congresso Mineiro de Pediatria. Adesão ao Tratamento de Crianças e Adolescentes Obesos. 2006. (Congresso).

I Congresso Mineiro de Nutrição e Alimentação. TRATAMENTO INTERDISCIPLINAR DA OBESIDADE. Mini-curso: Obesidade da Criança e Adolescência. I Congresso Mineiro de Nutrição e Alimentação, Ouro Preto. 2005. (Congresso).

II Simpósio Mineiro de Nutrição Pediátrica.ADESÃO AO TRATAMENTO DE OBESIDADE. Mesa Redonda: Obesidade. II Simpósio Mineiro de Nutrição Pediátrica, Uberaba.. 2005. (Simpósio).

IV Simpósio Interdisciplinar de Obesidade e Transtornos Alimentares.EPIDEMIA DE OBESIDADE. Obesidade da Criança e Adolescência. IV Simpósio Interdisciplinar de Obesidade e Transtornos Alimentares, promovido pelo Hospital Socor, Belo Horizonte.. 2005. (Simpósio).

II Congresso Mineiro de Nutrição Clínica e I Congresso Mineiro de Nutrição Esportiva. Palestra: Obesidade na infancia e adolescência: como abordar , na mesa redonda - Tópicos Especiais em Obesidade. II Congresso Mineiro de Nutrição Clínica e I Congresso Mineiro de Nutrição Esportiva. 2004. (Congresso).

Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Saúde da Criança e do Adolescente.Palestra: Obesidade na Infância no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Saúde da Criança e do Adolescente. 2004. (Outra).

7° Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Palestra: Adesão ao Tratamento de Crianças e Adolescentes Obesos. 7 Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, promovido pelo SBAN - Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Belo Horizonte. 2003. (Congresso).

II Simpósio Interdisciplinar de Obesidade e Transtornos Alimentares.Palestra: Öbesidade na Infância: uma nova abordagem. II Simpósio Interdisciplinar de Obesidade e Transtornos Alimentares. 2003. (Simpósio).

X Congresso Mineiro de Pediatria. Palestra : Abordagem Multiprofissional do Tratamento de Obesidade. Curso pré-congresso: Doenças Nutricionais. X Congresso Mineiro de Pediatria, promovido pela Sociedade Mineira de Pediatria. 2003. (Congresso).

X Congresso Mineiro de Peditria "do nascer ao adolescer". Adesão ao tratamento e evolução do peso relativo à altura de crianças e adolescentes obesos. 2003. (Congresso).

Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.Palestra: Tratamento de Obesidade. Disciplina: Qualidade de Vida e Estresse. Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.. 2002. (Encontro).

II Encontro para Sensibilização do Trabalho de Grupo - Diabetes.Palestra: Abordagem e Tratamento Multiprofissional da Obesidade. II Encontro para Sensibilização do Trabalho de Grupo - Diabetes.Equipe do Setor de Doenças-degenerativas da Diretoria Metropolitana de Saúde da Secretaria do Estado de Saúde.. 2002. (Encontro).

I Reunião Científica sobre Obesidade.Palestra: Tratamento da Obesidade Infantil.I Reunião Científica sobre Obesidade.Associação Brasileira de Nutrologia - Regional de Minas Gerais, Belo Horizonte.. 2002. (Encontro).

Simpósio Mineiro de Nutrição Pediátrica.Coordenadora de Mesa Redonda : Abordagem Multiprofissional da Obesidade. I Simpósio Mineiro de Nutrição Pediátrica. Uberaba (MG). 2002. (Simpósio).

9° Congresso Mineiro de Pediatria. Crianças e adolescentes com dislipidemia: perfil de 61 casos. 2001. (Congresso).

9° Congresso Mineiro de Pediatria. Dislipidemia secundária a hipotiroidismo: relato de caso. 2001. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Saúde na Adolescência e VII Congresso Internacional de Saúde na Adolescência. Adolescentes com Dislipidemia: perfil de 21 pacientes. 2001. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Pediatria. Atendimento de crianças e adolescentes com dislipidemia no ambulatório de doenças nutricionais do Hospital das Clínicas da UFMG. 2000. (Congresso).

Reunião Científica do Comitê de Endocrinologia Pediátrico da SMP.Conferência: Obesidade na Infância e adolescência. Reunião Científica do Comitê de Endocrinologia da Sociedade Mineira de Pediatria. 1993. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ana Angélica Braga de Oliveira Silva, Regina Célia de Castro

PARIZZI, Marcia Rocha; OLIVEIRA, Tatiana Resende Prado Rangel; CASTRO, Regina Célia de. Sistematização da Assistência às Crianças com Alterações Nutricionais: Subnutrição, Sobrepeso, Obesidade. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização em Processos Educativos) - Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais.

Comissão julgadora das bancas

Roberto Assis Ferreira

FERREIRA,R.A.. Avaliação das atitudes e práticas do profissional de saúde na abordagem da criança e adolescente obesos.. 2011. Tese (Doutorado em Ciênc.da Saúde (Saúde da Criança e do Adolescente)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Anelise Impelizieri Nogueira

TORRES, H. O. G.; FERREIRA, R. A.; CUNHA, C. F.; GOULART, L. M. H. F.;NOGUEIRA,A.I.. Atitudes e práticas do profissional de saúde no atendimento da criança e adolescente obesos.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciênc.da Saúde (Saúde da Criança e do Adolescente)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Lúcia Maria Horta de Figueiredo Goulart

FERREIRA, Roberto Assis; CUNHA, Cristiane Freitas;GOULART, Lúcia M. H. Figueiredo; TORRES, Henrique Oswaldo Gama; GROSSMAN, E.; LAMOUNIER, Joel Alves. ATITUDES E PRÁTICAS DO MÉDICO NO ATENDIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE OBESOS. 2011. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Henrique Oswaldo da Gama Torres

Torres, HOG. Atitudes e Práticas do Profissional da Saúde no Atendimento da Criança e do Adolescente Obesos. 2011. Tese (Doutorado em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Cristiane de Freitas Cunha

CUNHA, C. F.. Atitudes e práticas do profissional de saúde no atendimento da criança e do adolescente obesos.. 2011. Tese (Doutorado em Ciênc.da Saúde (Saúde da Criança e do Adolescente)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Cristiane de Freitas Cunha

CUNHA, C. F.. Abordagem terapêutica da criança e do adolescente com obesidade.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Adolescente) - Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Tatiana Resende Prado Rangel de Oliveira

CUNHA, C. F.;OLIVEIRA, T. R. P. R.FERREIRA, R A; GOULART, L. M. H. F.; TORRES, H. O. G.. ATITUDES E PRÁTICAS DO MÉDICO NO ATENDIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE OBESOS. 2011. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Foi orientado por

Roberto Assis Ferreira

Avaliação das atitudes e práticas do profissional de saúde na abordagem da criança e adolescente obesos; ; 2011; Tese (Doutorado em Ciênc; da Saúde (Saúde da Criança e do Adolescente)) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Roberto Assis Ferreira;

Cristiane de Freitas Cunha

Atitudes e práticas do profissional de saúde no tratamento de crianças e adolescentes obesos; 2008; Tese (Doutorado em Ciênc; da Saúde (Saúde da Criança e do Adolescente)) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Cristiane de Freitas Cunha;

Produções bibliográficas

  • PARIZZI, Marcia Rocha ; Cunha, CF ; Ferrreira, R.A. ; LAMOUNIER, Joel Alves ; Listgarten, M.A. ; Magalhães, G.A. . Abordagem interdisciplinar do adolescente obeso com ênfase nos aspectos psicossociais e nutricionais. Revista médica de Minas Gerais (Belo Horizonte) , v. 18, p. 154-160, 2008.

  • LAMOUNIER, Joel Alves ; PARIZZI, Marcia Rocha . Obesidade e saúde pública. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 23, p. 1497-1499, 2007.

  • PARIZZI, Marcia Rocha ; LAMOUNIER, Joel Alves . . Adesão ao tratamento de obesidade. In: Virgínia Resende Silva Weffort, Joel Alves Lamounier. (Org.). Nutrição em Pediatria - da neonatologia à adolescência. 1ed.Barueri: Manole, 2009, v. 1, p. 393-401.

  • FONSECA, Joao Gabriel Marques ; PARIZZI, Marcia Rocha . Nutrição na gestante e nutriz. In: N. Alves Filho; M.D. Correa; J.M.S Alves Júnior; M.D. Correa Júnior. (Org.). Perinatologia Básica. 3aed.Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2006, v. 1, p. 74-85.

  • FONSECA, João Gabriel Marques ; PARIZZI, Marcia Rocha . Nutrição Materna. In: Mario Dias Correa. (Org.). Noções Práticas de Obstetrícia. 13ed.Belo Horizonte: Coopmed, 2004, v. , p. -.

  • FONSECA, Joao Gabriel Marques ; PARIZZI, Marcia Rocha . Nutrição na Gestante e Nutriz. In: Faustino Teixeira Neto. (Org.). Nutrição Clínica. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003, v. 1, p. 257-266.

  • PARIZZI, Marcia Rocha ; TASSARA, Valéria . Obesidade na Infância. In: João Gabriel Marques Fonseca. (Org.). Obesidade e outros distúrbios alimentares - Revista Clínica Médica. 2ed.Rio de Janeiro: Medsi, 2001, v. 1, p. 279-289.

  • FONSECA, Joao Gabriel Marques ; PARIZZI, Marcia Rocha . Nutricao na gravidez. In: Mario Dias Correa. (Org.). Noções Práticas de Obsterícia. Rio de Janeiro: Editora Medsi, 1999, v. , p. 53-69.

  • PARIZZI, Marcia Rocha ; FONSECA, Joao Gabriel Marques ; PARIZZI, Luciana . Principios Fundamentais da Dietoterapia. In: Rocha, M.O.C.; Pedroso, E.R.P; Fonseca, J.G.M; Silva, A.O. (Org.). Terapêutica Clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998, v. 1, p. 188-192.

  • PARIZZI, Marcia Rocha ; LAMOUNIER, Joel Alves . Adesão ao Tratamento de Obesidade. In: II Simpósio Mineiro de Nutrição Pediátrico, 2005, Uberaba. ANAIS DO II SIMPÓSIO MINEIRO DE NUTRIÇÃO PEDIÁTRICA. Belo Horizonte: Cooperativa Editora e de Cultura Médica Ltda., 2005. v. 15. p. 228-231.

  • PARIZZI, Marcia Rocha ; LAMOUNIER, Joel Alves ; NORTON, Rocksane de Carvalho . Adesão ao tratamento de crianças e adolescentes obesos. In: I Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica., 2006, São Paulo. Anais do 1º Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica: programa final. Resumos de Temas Livres, 2006. v. 1. p. 58.

  • PARIZZI, Marcia Rocha ; LAMOUNIER, Joel Alves ; FIGUEIREDO FILHO, Paulo Pimenta ; NORTON, Rocksane de Carvalho . Fatores de risco para o abandono do tratamento de crianças e adolescentes obesos. In: XI Congresso Mineiro de Pediatria, desafios da pediatria no século XXI: do dilema da fome ao uso de células-tronco., 2006, Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais. Belo Horizonte: Coopmed, 2006. v. 15.

  • PARIZZI, Marcia Rocha ; LAMOUNIER, Joel Alves ; NORTON, Rocksane de Carvalho ; TASSARA, Valeria . Adesão ao tratamento de crianças e adolescentes obesos.. In: XI Congresso Mineiro de Pediatria,desafios da pediatria no século XXI: do dilema da fome ao uso de células-tronco., 2006, Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais. Belo Horizonte: Coopmed, 2006. v. 15.

  • PARIZZI, Marcia Rocha ; LAMOUNIER, Joel Alves . Adesão ao tratamento de crianças e adolescentes obesos. In: 14° Congresso Latino-Americano de Nutrição, 2006, Florianópolis. Anais do 14° Congresso Latino-Americano de Nutrição, 2006.

  • PARIZZI, Marcia Rocha ; LAMOUNIER, Joel Alves . Fatores de risco para o abandono do tratamento de de crianças e adolescentes obesos. In: 14° Congresso Latino-Americano de Nutrição, 2006, Florianópolis. Anais do 14° Congresso Latino-Americano de Nutrição, 2006.

  • PARIZZI, Marcia Rocha ; LAMOUNIER, Joel Alves ; NORTON, Rocksane de Carvalho . Fatores de risco para o abandono do tratamento de crianças e adolescentes obesos. In: I Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica, 2006, São Paulo. Anais do 1º Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica: programa final. Resumos de Temas Livres, 2006. v. 1. p. 59.

  • DIAMANTE, Rosângela ; FIGUEIREDO FILHO, Paulo Pimenta ; PARIZZI, Marcia Rocha ; KANUFRE, Viviane ; LAMOUNIER, Joel Alves ; NORTON, Rocksane de Carvalho ; PRETE, Luciana Del ; SATARLING, Ana Lúcia Pimenta ; LEÃO, Enio . Crianças e Adolescentes Obesos Atendidos no Ambulatório de Doenças Nutricionais do Hospital das Clínicas da UFMG. In: I Congresso Mineiro de Nutrição Clínica, 2003, Belo Horizonte. Anais do I Congresso de Nutrição Clínica, 2003.

  • PARIZZI, Marcia Rocha ; DIAMANTE, Rosângela ; FIGUEIREDO FILHO, Paulo Pimenta ; GOULART, Eugênio Marcos Andrade ; KANUFRE, Viviane ; LAMOUNIER, Joel Alves ; NORTON, Rocksane de Carvalho ; STARLING, Ana Lucia Pimenta ; LEÃO, Enio . Adesão ao tratamento e evolução do peso relativo à altura de crianças e adolescentes obesos. In: X Congresso Mineiro de Pediatria, 2003, Belo Horizonte. Anais do X Congresso Mineiro de Pediatria, 2003.

  • TASSARA, Valéria ; PARIZZI, Marcia Rocha ; PRETE, Luciana Del . Experiência de Atuação Multiprofissional no Tratamento de Obesidade na Infância e Adolescência. In: VII Congresso Brasileiro de Nutrologia, 2002, Ribeirão Preto. Anais do VII Congresso Brasileiro de Nutrologia, 2002.

  • PARIZZI, Marcia Rocha ; DIAMANTE, Rosangela ; FIGUEIREDO, Ricardo Castanheira Pimenta ; FIGUEIREDO FILHO, Paulo Pimenta ; KANUFRE, Viviane ; LEÃO, Ennio . Adolescentes com Dislipidemia - Perfil de 21 casos. In: VIII Congresso Brasileiro de Saúde na Adolescência e VII Congresso Internacional de Saúde na Adolescência, 2001, Salvador. Anais do VIII Conresso Brasileiro de Saúde na Adolescência e no VIII Congresso Internacional de Saúde na Adolescência, 2001.

  • DIAMANTE, Rosangela ; PARIZZI, Marcia Rocha ; FIGUEIREDO, Ricardo Castanheira Pimenta ; FIGUEIREDO FILHO, Paulo Pimenta ; LAMOUNIER, Joel Alves . Crianças e adolescentes com dislipidemia: perfil em 61 casos. In: 9° Congresso Mineiro de Pediatria, 2001, Caxambu. Anais do 9° Congresso Mineiro de Pediatria, 2001.

  • PARIZZI, Marcia Rocha ; DIAMANTE, Rosangela ; LEÃO, Ennio ; CASTRO, Judson H ; FIGUEIREDO FILHO, Paulo Pimenta . Atendimento de Crianças e Adolescentes com Dislipidemias no Ambulatório de Doenças Nutricionais do Hospital das Clínicas da UFMG. In: XXXI Congresso Brasileiro de Pediatria, 2000, Fortaleza. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Pediatria, 2000.

  • TASSARA, Valeria ; PARIZZI, Marcia Rocha ; PRETE, Luciana Del . Experiência de atuação multiprofissional no tratamento de obesidade na infância e adolescência. Revista Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 12, 2002.

  • DIAMANTE, Rosangela ; PARIZZI, Marcia Rocha ; FIGUEIREDO FILHO, Ricardo Castanheira Pimenta ; KANUFRE, Viviane ; LEAO, Ennio . Crianças e Adolescentes com Dislipidemia. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte, v. 11, n.1, 2001.

  • PARIZZI, Marcia Rocha ; DIAMANTE, Rosangela ; FIGUEIREDO FILHO, Paulo Pimenta ; STARLING, Ana Lucia Pimenta ; NICOLI, Rosangela ; DIAS, Vera Maria Alves ; LEAO, Ennio . Displipidemia secundária a hipoireoidismo. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte, v. 11, n.1, 2001.

  • PARIZZI, Marcia Rocha . Meu Filho Não Come. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAMOUNIER, Joel Alves ; PARIZZI, Marcia Rocha ; DIAMANTE, Rosângela . Obesidade e dislipidemia. ´Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pediatria, 2007 (PRONAP - Programa Nacional de Educação Continuada em Pediatria da SBP).

  • WEFFORT, V. R. S. ; NORTON, Rocksane de Carvalho ; LEAO, Ennio ; LAMOUNIER, Joel Alves ; PARIZZI, Marcia Rocha ; STARLING, Ana Lucia Pimenta . Anemia Ferropriva na Infância. Belo Horizonte: Sociedade Mineira de Peditaria, 2006 (Documento cintífico da Sociedade Mineira de Pediatria).

  • WEFFORT, V. R. S. ; LAMOUNIER, Joel Alves ; NORTON, Rocksane de Carvalho ; FIGUEIREDO FILHO, Paulo Pimenta ; PARIZZI, Marcia Rocha . Alimentação da Criança nos dois primeiros anos de vida.. Belo Horizonte: Sociedade Mineira de Pediatria, 2005 (Texto científico para Sociedade Mineira de pediatria).

  • WEFFORT, V. R. S. ; FIGUEIREDO FILHO, Paulo Pimenta ; LEAO, Ennio ; NORTON, Rocksane de Carvalho ; PARIZZI, Marcia Rocha ; Brasil, Adriana Reis . Alimentação no primeiro ano de vida. Belo Horizonte: Sociedade Mineira de Pediatria, 2005 (Texto científico para Sociedade Mineira de pediatria).

  • WEFFORT, V. R. S. ; LAMOUNIER, Joel Alves ; LEAO, Ennio ; STARLING, Ana Lucia Pimenta ; NORTON, Rocksane de Carvalho ; FIGUEIREDO FILHO, Paulo Pimenta ; PARIZZI, Marcia Rocha ; DIAMANTE, Rosangela . Avaliação do Crescimento e desnutrição infantil. Belo Horizonte: Sociedade Mineira de pediatria, 2004 (Documento científico da Sociedade Mineira de Pediatria).

  • PARIZZI, Marcia Rocha ; LAMOUNIER, Joel Alves ; LEÃO, Ennio ; STARLING, Ana Lucia Pimenta ; NORTON, Rocksane de Carvalho ; FIGUEIREDO FILHO, Paulo Pimenta ; DIAMANTE, Rosângela ; INABA, M. K. ; WEFFORT, V. R. S. . Tratamento da obesidade da criança e do adolescente. Belo Horizonte: Sociedade Mineira de Pediatria, 2004 (Documento científico da Sociedade Mineira de Pediatria).

  • PARIZZI, Marcia Rocha . Adesão ao Tratamento de Obesidade em Crianças e Adolescentes atendidos no Ambulatório do Hospital das Clínicas da UFMG. HC/UFMG. Belo Horizonte: Dissertação Mestrado - Universidade DFederal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina, 2004 (Dissertação de mestrado).

Outras produções

PARIZZI, Marcia Rocha . Arroz com Feijão. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PARIZZI, Marcia Rocha . Aleitamento materno e Alimentação da Criança. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PARIZZI, Marcia Rocha ; Cavalcante, Saulo ; Fonseca, Barbara . Alimentação Saudável e Transtornos Alimentares. 2006. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PARIZZI, Marcia Rocha . Uso de suplementos na alimentação da criança: é necessário?. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PARIZZI, Marcia Rocha . Obesidade na Infância. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PARIZZI, Marcia Rocha . Cuidados com a alimentação no carnaval. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PARIZZI, Marcia Rocha . O excesso nas festas de fim de ano. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PARIZZI, Marcia Rocha . O excesso nas festas de fim de ano. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PARIZZI, Marcia Rocha . Obesidade na Infância. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PARIZZI, Marcia Rocha ; TASSARA, Valéria . Obesidade na Infância. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PARIZZI, Marcia Rocha . Epidemia de Obesidade. 1996. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PARIZZI, Marcia Rocha ; DIAMANTE, Rosângela ; Braz, Marcia . Tratamento Interdisciplinar da Obesidade na Infância. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Saúde. , Av Afonso Pena, 2336, Funcionários, 30130007 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32777796, URL da Homepage:

Experiência profissional

2007 - 2009

Universidade José do Rosário Vellano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 16

Atividades

  • 08/2007 - 07/2009

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ambulatório de Pediatria, Fisiologia Médica

2002 - 2008

Sociedade Mineira de Pediatria

Vínculo: Membro do Comitê de Nutrição, Enquadramento Funcional: Suporte tecnico - científico, Carga horária: 0

Outras informações:
Assessoria sobre assuntos relacionados com aspectos nutricionais de crianças e adolescentes

Atividades

  • 01/2002 - 01/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Sociedade Mineira de Pediatria, Sociedade Mineira de Pediatria.,Atividade realizada, Suporte Tecnico científico aos profissionais de saúde da crianças e à comunidade.

2006 - Atual

Hospital das Clínicas da UFMG

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 4

Outras informações:
Membro do Setor de Saúde do Adolescente do Hospital das Clínicas/UFMG

1999 - 2007

Hospital das Clínicas da UFMG

Vínculo: Médico voluntário, Enquadramento Funcional: médico, Carga horária: 4

Outras informações:
Médica voluntária do Grupo de Nutrição em Pediatria do Ambulatório de Doenças Nutricionais do Hospital das Clínicas da UFMG: atendimento a crianças e adolescentes com problemas nutricionais.

Atividades

  • 02/2005

    Ensino, Ambulatório de Adolescência, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição na adolescência

  • 02/1999 - 02/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Ufmg, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Ufmg.,Atividade realizada, Atendimento de crianças e adolescentes com problemas nutricionais.

  • 09/1998 - 03/1999

    Estágios , Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Ufmg, Serviço de Pronto Atendimento Em Pediatria.,Estágio realizado, Estágio realizado no Serviço de Pronto-atendimento em Pediatria do Hospital das Clínicas da UFMG, sob a supervisão da Professora Maria Beatriz Marcos Bedran.

  • 03/1998 - 08/1998

    Estágios , Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Ufmg, Ambulatório de Pneumologia Em Pediatria do Hospital das Clínicas da Ufmg.,Estágio realizado, Estágio realizado no Ambulatório de Pneumologia em Pediatria do Hospital das Clínicas da UFMG, sob a supervisão da Professora Maria Jussara Fernandes Fontes.

  • 02/1998 - 07/1998

    Estágios , Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Ufmg, Serviço de Pronto Atendimento Em Pediatria.,Estágio realizado, Estágio realizado no serviço de pronto-atendimento em pediatria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais sob a supervisão da Professora Rocksane de Carvalho Norton.

  • 03/1990 - 08/1990

    Estágios , Hospital das Clínicas da Ufmg, Ambulatório de Endocrinologia Em Pediatria.,Estágio realizado, Estágio realizado no Ambulatório de Endocrinologia em Pediatria do Hospital das Clínicas da UFMG, sob a supervisão do Professor Antônio José das Chagas..

  • 01/1985 - 04/1985

    Estágios , Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Ufmg, Enfermaria de Pediatria.,Estágio realizado, Estágio realizado na enfermaria de pediatria do Hospital das Clínicas da UFMG sob a orientação da Professora Ana Lúcia Pimenta Starling.

  • 03/1983 - 07/1983

    Estágios , Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Ufmg, Enfermaria de Cuidados Intermediários.,Estágio realizado, Estágio realizado na enfermaria de Clínica Médica, no setor de cuidados intermediários do Hospital das Clínicas da UFMG, sob a supervisão do Professor João Gabriel Marques Fonseca e sob a coordenação do Professor Sílvio de Almeida Basques.

1985 - Atual

Sommos Centro de Promoção

Vínculo: Diretora Clínica, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 8

Outras informações:
Diretora clínica e médica da Clínica Sommos - Centro de Promoção de Saúde. Atividades exercidas: atendimento clínico pediátrico, puericultura, palestras educativas que visam a promoção da saúde, atendimento de crianças e adolescentes com distúrbios nutricionais.

Atividades

  • 03/1985

    Serviços técnicos especializados , Sommos Centro de Promoção, .,Serviço realizado, Atividades de promoção da saúde: atendimento médico, puericultura, atividades de prevenção e promoção da saúde da crianças e sua família.

  • 01/1993 - 10/1996

    Treinamentos ministrados , Sommos Centro de Promoção da Saúde, Consultório Médico.,Treinamentos ministrados, Treinamento em habilidades de relacionamento interpessoal direcionado para pais, baseado na "Tecnica de Relação de Ajuda "

1984 - Atual

Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médica e referência técnica em pediatra, Carga horária: 40

Outras informações:
Médica pediatra e referência téecnica da Gerência de Assistência à Saúde, departamento de coordenação de atenção da saúde da criança e do adolescente.

Atividades

  • 07/2009

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde, .,Cargo ou função, Coordenadora da Atenção à Saúde da Criança e Adolescente da SMSA/PBH.

  • 08/2006

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde, .,Serviço realizado, Referência Técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente da Gerência de Assistência à Saude.

  • 03/1996

    Serviços técnicos especializados , Distrito Sanitário Oeste, .,Serviço realizado, 1.Atendimento pediátrico em Centro de Saúde. 2.Médica do Programa da Criança que Chia: atendimento terapêutico e preventivo de crianças e adolescentes com problemas respiratórios através de acompanhamento clínico individual e coletivo (palestras e gr.

  • 03/1984

    Serviços técnicos especializados , Distrito Sanitário Oeste, Centro de Saúde Noraldino de Lima.,Serviço realizado, Atenção à saúde da criança: atendimento clínico de atenção primária, puericultura, promoção da saúde da família com cuidados de higiene, nutrição , lazer e relacionamento interpessoal..

  • 03/2003 - 06/2003

    Treinamentos ministrados , Distrito Sanitário Oeste, Unidade de Pronto Atendimento Oeste.,Treinamentos ministrados, Treinamento de médicos generalistas (Prorama da Saúde da Família) no atendimento da asma aguda da criança.

  • 02/2002 - 04/2003

    Serviços técnicos especializados , Distrito Sanitário Oeste, Centro de Saúde Noraldino de Lima.,Serviço realizado, Médico do Programa de Saúde da Família (PSF).

  • 09/1985 - 02/1991

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Saúde.,Cargo ou função, Gerente de Centro de Saúde (cargo de chefia).