Noara de Oliveira Paoliello

Possui licenciatura em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2007), mestrado em música pela Universidade de São Paulo (ECA/USP, 2011) e doutorado em música pela mesma instituição (ECA/USP, 2016) com período sanduíche na Martin Luther Universität / Telemann-Zentrum (Halle/Magdeburg, Alemanha). Como instrumentista dedica-se à flauta doce, com ênfase na prática historicamente orientada do repertório dos séc. XVII e XVIII. Como pesquisadora dedica-se ao estudo da concepção poético-retórica da música setecentista com ênfase nas questões de gosto, gênero e estilo.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2012 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: Telemann e a França: gênero e estilo nos quartetos de Telemann e a inovação dos Nouveaux Quatuors
Orientador: em Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg ( Wolfgang Hirschmann)
com Mônica Isabel Lucas. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Telemann; estilo; Gênero; quarteto; conversação.

Mestrado em Música

2009 - 2011

Universidade de São Paulo
Título: Os Concertouvertures de Georg Philipp Telemann: um estudo dos Gostos Reunidos segundo as preceptivas setecentistas de Estilo e Gosto,Ano de Obtenção: 2011
Mônica Isabel Lucas.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Telemann; gosto; estilo; gosto nacional; Gostos Reunidos; estilo galante. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Licenciatura em Música

2003 - 2007

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: A Flauta Doce e sua Dupla Função como Instrumento Artístico e de Iniciação Musical
Orientador: Helder Parente

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2012

Extensão universitária em Núcleo de Música Antiga da ECA-USP (dir. M. Lucas). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2009 - 2011

Música Antiga - flauta doce (prof. Ricardo Kanji). , Escola de Música do Estado de São Paulo, EMESP, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Dança Barroca - prof. Dr. Ricardo Barros. (Carga horária: 9h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2009 - 2009

Preparação Pedagógica (Docência em Ens. Superior). (Carga horária: 18h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2007 - 2008

Extensão universitária em Grupo de Estudos em Música Antiga (dir. Laura Ronai). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2002 - 2003

Extensão universitária em Música de Câmara do Período Barroco (dir. Marcelo Faguerlande). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Música barroca e pré-clássica - flauta doce. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Música barroca e pré-clássica (curso de inverno I) dir. Marcelo Faguerlande. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

1997 - 2002

Extensão universitária em Flauta Doce - XVI Oficina de Música (R. Kanji). (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

1996 - 2000

Extensão universitária em Festival Internacional de Música Antiga - flauta doce (prof. Ricardo Kanji). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

1996 - 1997

Extensão universitária em Festival de Música Antiga - flauta doce (prof. Clea Galhano). , Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Atelier de Música Antiga - flauta doce (prof. Helder Parente/Hugo Heyne). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Flauta Doce.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Práticas interpretativas - Música Antiga.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Poética Musical do séc. XVIII.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PAOLIELLO, Noara . Kammerstyl - Música para se ouvir de perto (concerto de música de câmara barroca) Local: Gansaral - Casa de cultura (convite) Formação: flauta doce, oboé, fagote e cravo. Duração: 60 min. Idealização. 2018. (Concerto).

PAOLIELLO, Noara ; TETTAMANTI, G. . Diálogos e contrapontos a duas vozes - concerto para duas flautas doces (séc, XV ao XVIII) - Embap/UNESPAR. Idealização. 2017. (Concerto).

LUCAS, M. ; PAOLIELLO, Noara ; DOMINGOS, Nathalia ; TETTAMANTI, G. . VII Encontro de pesquisadores em Poética Musical dos sécs. XVI, XVII e XVIII. 2015. (Congresso).

PAOLIELLO, Noara ; LUCAS, M. ; DOMINGOS, Nathalia . V Encontro de Pesquisadores em poética Musical dos séc. XVI, XVII e XVIII. 2013. (Congresso).

PAOLIELLO, Noara . Kammerstyl - Música de câmara dos séc. XVII e XVIII (violino barroco, oboé barroco, flauta doce, fagote barroco e cravo). Série de 5 concertos (SESI/SP). Idealização. 2013. (Concerto).

PAOLIELLO, Noara . Kammerstyl - música de câmara dos séc. XVII e XVIII (Violino barroco, oboé barroco, flauta doce, fagote barroco, cravo). Local: Casa de Dna Yayá. Idealização. 2012. (Concerto).

PAOLIELLO, Noara . Kammerstyl - música de câmara dos séc. XVII e XVIII (Violino barroco, oboé barroco, flauta doce, fagote barroco, cravo). Local: Igreja Sto Antônio (SESC/SP). Idealização. 2012. (Concerto).

DOMINGOS, Nathalia ; LUCAS, M. ; PAOLIELLO, Noara . III Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII. 2011. (Congresso).

LUCAS, M. ; BARROS, C. ; KUHL, P. ; KATO, K ; Domingos, Nathália ; PAOLIELLO, Noara ; TETTAMANTI, G. . 2º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII. 2010. (Congresso).

LUCAS, M. ; BARROS, C. ; KUHL, P. ; TETTAMANTI, G. ; PEREIRA, R. ; PAOLIELLO, Noara . I Encontro Estadual de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII (CMU-ECA/USP). 2009. (Congresso).

PAOLIELLO, Noara ; ALPERT, M. . 3º Mostra de Compositores do CMU (ECA/USP). 2009. (Festival).

LUCAS, M. ; BARROS, R. ; PAOLIELLO, Noara . Curso de Extensão Cultural em Dança Barroca (CMU-ECA/USP). 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Palestrante e professora convidada - IV Simpósio Acadêmico de Flauta Doce da EMBAP.Gosto, gênero e estilo em Telemann. 2017. (Simpósio).

VIII Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos sécs XVI, XVII e XVIII - ECA/USP).O Gênero da Conversação nos Quatuors de Telemann. 2017. (Encontro).

Kolloquium Historische Musikwissenschaft (Martin Luther Universität).Genre and Style in Telemann's Quatours. 2015. (Simpósio).

Musikdrucken Georg Philipp Telemanns - Martin Luther Universität).Telemann's Nouveaux Quartuors - the dialogue style. 2015. (Seminário).

VII Encontro de pesquisadores em Poética Musical dos sécs. XVI, XVII e XVIII (USP/Instituto Goethe).Gênero e Estilo nos Quartetos de Telemann. 2015. (Encontro).

Masterclass de flauta doce com Ricardo Kanji no II Encontro Internacional de Música Antiga (EMESP).Masterclass de flauta doce com Ricardo Kanji no II Encontro Internacional de Música Antiga (EMESP). 2013. (Encontro).

Encontro Internacional de Performance Histórica e Encontro de flauta Doce do Conservatório de Tatuí.Masterclass de Música de Câmara com Hans-Joachim Fuss. 2012. (Encontro).

Encontro Internacional de Performance Histórica e Encontro de flauta Doce do Conservatório de Tatuí.Masterclass de flauta doce com Hans-Joachim fuss. 2012. (Encontro).

Mesa Redonda - "A Música Antiga nas Universidades Brasileiras: como conciliar formação técnica, conhecimento histórico, viabilidade praática, contribuição social e incentivo à pesquisa". 2012. (Encontro).

III Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVII eXVIII.O decoro sacro-teatral-de câmara e seus modos de escrita.. 2011. (Encontro).

Masterclass de Dança Barroca com Ricardo Barros (CMU-ECA/USP). 2011. (Oficina).

XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Acepções de Gosto na Música Setecentista: uma contribuição para a definição do termo gosto na música. 2011. (Congresso).

2º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII.O Gosto na Música Setecentista. 2010. (Encontro).

Curso de Extensão Cultural em Dança Barroca (CMU-ECA/USP). 2009. (Oficina).

I Encontro Estadual de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII (CMU-ECA/USP). 2009. (Encontro).

Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.curso de flauta doce e interpretação de musica barroca (Ricardo Kanji). apresentação musical. 2002. (Outra).

Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.curso de flauta doce e interpretação de musica barroca (Ricardo Kanji). apresentação musical. 2001. (Outra).

Oficina de Música XVIII.curso de flauta doce e interpretação de musica barroca (Pierre Hamon). apresentação musical. 2000. (Outra).

Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.curso de flauta doce e interpretação de musica barroca (Ricardo Kanji). apresentação musical. 1998. (Outra).

Oficina de Música XVI.curso de flauta doce e interpretação de musica barroca (Ricardo Kanji). apresentação musical. 1998. (Oficina).

Festival de Música Antiga.curso de flauta doce e interpretação de musica barroca (Cléa Galhano). apresentação musical. 1997. (Outra).

Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.curso de flauta doce e interpretação de musica barroca (Ricardo Kanji). apresentação musical. 1997. (Outra).

Oficina de Música XV.curso de flauta doce e interpretação de musica barroca (Ricardo Kanji). apresentação musical. 1997. (Oficina).

Festival de Música Antiga.curso de flauta doce e interpretação de musica barroca (Cléa Galhano). apresentação musical. 1996. (Outra).

Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.curso de flauta doce e interpretação de musica barroca (Ricardo Kanji). apresentação musical. 1996. (Outra).

Atelier de Música Antiga Franco-Brasileira.curso de flauta doce e interpretação de musica barroca (Hugo Heyne). l. 1995. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Delphim Rezende Porto Junior

LUCAS, M.; KUHL, P.; BARROS, C.; Furlan, Mauri; ZWILLING, C.;PAOLIELLO, Noara. (Suplente) Perspectivas Humanistas e Musicais na Tratadística Quinhentista: Um estudo das representações retóricas do Exercício Musical no Renascimento italiano.. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Aguilar, Patricia Michelini

LUCAS, M.; BARROS, D. C.; RÓNAI, L.T; HOLLER, M. T.; CARPENA, L.;PAOLIELLO, Noara. (Suplente) A flauta doce no Brasil - da chegada dos jesuítas à década de 1970. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Nathália Domingos

LUCAS, M.; BARROS, C.; VIDEIRA JUNIOR, M. R.; ZWILLING, C.;PAOLIELLO, Noara. (Suplente) Um estudo da solmização e do contraponto por meio de tratados ingleses de música prática nos séculos XVI e XVII. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcus Vinícius Sant'Anna Held Neves

LUCAS, M.; PASCHOAL, S.;PAOLIELLO, Noara. A música inglesa para violino do século XVIII a partir da tradução comentada dos tratados Rules for playing in a true Taste, A Treatise of Good Taste in the Art of Musick e The Art of Playing on the Violin, de Francesco Geminiani. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Laura Tausz Rónai

RÓNAI, L. T.; TONI, F. C.; LUCAS, M.; MONTEIRO, E. H. S.; VIDEIRA JUNIOR, M. R.; BARROS, C. A.; KUHL, Paulo Mugayar; MOREIRA, A. L. C.; PASCHOAL, S.; ALPERT, M. K.. Telemann e a França: Gênero e Estilo nos quartetos de Telemann e a Inovação dos Nouveaux Quatuors. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Música) - Escola de Comunicação e Artes Universidade de São Paulo.

Eduardo Henrique Soares Monteiro

LUCAS, Mônica;MONTEIRO, Eduardo; KUHL, Paulo. Estilo e gosto nas suítes orquestrais de Georg Phillip Teleman. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de São Paulo.

Mônica Isabel Lucas

LUCAS, M. I.; MONTEIRO, E. H. S.; CARPENA, Lúcia Becker. Os Concertouvertures de Georg Philipp Telemann: um estudo dos gostos reunidos segundo preceptivas setecentistas de estilo e gosto. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Mônica Isabel Lucas

LUCAS, M. I.; BARROS, Cassiano de Almeida; JANK, Helena. Uma investigação sobre gênero e gosto em Telemann: os quartetos de Paris. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de São Paulo.

Cassiano de Almeida Barros

BARROS, Cassiano de Almeida; LUCAS, M. I.; KUHL, P. M.; VIDEIRA, M.; MONTEIRO, E. H. S.. Telemann e a França: gênero e estilo nos quartetos de Telemann e a inovação dos Nouveaux Quatours. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Mario Rodrigues Videira Júnior

LUCAS, M. I.; KUHL, P. M.;VIDEIRA , M.; MONTEIRO, E. H. S.; BARROS, C. A.. Telemann e a França: gênero e estilo nos quartetos de Telemann e a inovação nos Nouveaux Quatuors. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mônica Isabel Lucas

O gosto francês nas cortes germânicas no séc; XVIII: os quartetos de Paris de Georg Philipp Telemann; 2016; Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Monica Isabel Lucas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PAOLIELLO, Noara . Estilo segundo um gosto nacional: os estilos italiano e francês como modelos e juízes do bom gosto da música setecentista. MÚSICA HODIE , v. 16 n.1, p. 134-148, 2016.

  • PAOLIELLO, Noara . Gosto e Estilo na Música do XVIII - Os Concertouvertures de Georg Philipp Telemann (Annablume/FAPESP). 1. ed. São Paulo: Annablume, 2017. v. 1. 220p .

  • PAOLIELLO, Noara . Gosto, gênero e estilo em Telemann. In: IV Simpósio Acadêmico de Flauta Doce da EMBAP, 2017, Curitiba. Anais do Simpósio Acadêmico de Flauta Doce da EMBAP/2017, Vol. 4, 2017. v. 4. p. 3-16.

  • PAOLIELLO, Noara . O contexto acadêmico na época de Georg PhilippTelemann. In: I Jornada Acadêmica Discente ? PPGMUS/USP, 2012, São Paulo. I Jornada Acadêmica Discente ? PPGMUS/USP, 2012.

  • PAOLIELLO, Noara . Os gostos reunidos: imitação de gêneros franceses e italianos por Georg Philipp Telemann. In: III Encontro Internacional de Performance Histórica de Tatui, 2012. Anais do III Encontro Internacional de Performance Histórica de Tatui.

  • PAOLIELLO, Noara . Acepções de Gosto na Música Setecentista: uma contribuição para a definição do termo gosto na música.. In: XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM 2011, 2011. p. 1071-1077.

  • PAOLIELLO, Noara . O contexto acadêmico na época de Georg PhilippTelemann. In: I Jornada Acadêmica Discente ? PPGMUS/USP, 2012. I Jornada Acadêmica Discente ? PPGMUS/USP.

  • PAOLIELLO, Noara . Acepções de Gosto na Música Setecentista: uma contribuição para a definição do termo gosto na música. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Caderno de Resumos do XXI Congresso da ANPPOM, 2011.

  • PAOLIELLO, Noara . O Gênero da Conversação nos Quatuors de Telemann. REVISTA MUSICA , 2018.

  • PAOLIELLO, Noara . Gosto, gênero e estilo em Telemann (palestrante convidada no IV Simpósio Acadêmico de Flauta Doce da EMBAP/UNESPAR). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PAOLIELLO, Noara . O Gênero da Conversação nos Quatuors de Telemann (VIII Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos sécs XVI, XVII e XVIII - ECA/USP). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAOLIELLO, Noara . Gênero e Estilo nos Quartetos de Telemann - VII Encontro de pesquisadores em Poética Musical dos sécs. XVI, XVII e XVIII (USP/Instituto Goethe). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAOLIELLO, Noara . Genre and Style in Telemann's Quatours - Palestra no Kolloquium Historische Musikwissenschaft (Martin Luther Universität - Halle, Alemanha). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PAOLIELLO, Noara . Telemann's Nouveaux Quartuors - the dialogue style (Musikdrucken Georg Philipp Telemanns - Martin Luther Universität, Halle/Alemanha). 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PAOLIELLO, Noara . Os gostos reunidos: imitação de gêneros franceses e italianos por Georg Philipp Telemann (III Encontro Internacional de Performance Histórica de Tatui). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAOLIELLO, Noara . Telemann e a Universidade de Leipzig: o contexto acadêmico do séc. XVIII (IV Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos sécs. XVI, XVII e XVIII - ECA/USP). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAOLIELLO, Noara . Acepções de Gosto na Música Setecentista: uma contribuição para a definição do termo gosto na música. (XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAOLIELLO, Noara . O decoro sacro-teatral-de câmara e seus modos de escrita. (III Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVII e XVIII - ECA/USP)). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAOLIELLO, Noara . O Gosto na Música Setecentista - 2º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAOLIELLO, Noara . A Flauta Doce e sua Dupla Função como Instrumento Artístico e de Iniciação Musical (Fórum de Monografias - UNIRIO). 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PAOLIELLO, Noara . Parecerista - ANAIS DO SIMPÓSIO ACADÊMICO DE FLAUTA DOCE DA EMBAP Vol. 4/2017 (elaboração de 3 pareceres). 2017.

PAOLIELLO, Noara . Parecerista da área 'Musicologia e Estética Musical' durante o XXVI Congresso da ANPPOM (elaboração de 2 pareceres). 2016.

PAOLIELLO, Noara . Kammerstyl - Música de câmara dos séc. XVII e XVIII (projeto circulação de concertos/ Proac - Sesi/SP). 2013.

PAOLIELLO, Noara . Kammerstyl - Música de câmara dos séc. XVII e XVIII (Projeto- Sesc/SP). 2012.

LUCAS, M. ; PAOLIELLO, Noara . Ideias Musicais: Música para Ouvintes Engenhosos - Os Gostos Reunidos (Rádio Cultura). 2012.

PAOLIELLO, Noara . Masterclass de flauta doce do IV Simpósio Acadêmico de Flauta Doce da Embap/UNESPAR. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAOLIELLO, Noara . Palestra ministrada na disciplina 'Introdução à retórica da música setecentista (programa de pós graduação - CMU-ECA/USP): Gosto e Estilo: Decoro nacional e de Ocasião. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAOLIELLO, Noara . Palestra ministrada na disciplina História da Música II (graduação) CMU/ECA/USP: Os Gostos Reunidos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAOLIELLO, Noara . Palestra ministrada na disciplina História da Música II (graduação) CMU-ECA/USP: Os Gostos Reunidos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAOLIELLO, Noara . Palestra ministrada na disciplina História da Música II (graduação) CMU-ECA/USP: Os Gostos Reunidos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAOLIELLO, Noara ; NARDI, André ; RAMOSKA, A. ; DINIZ, P. . Kammerstyl - Música para se ouvir de perto (concerto de música de câmara barroca) Local: Gansaral - Casa de cultura (convite) Formação: flauta doce, oboé, fagote e cravo. Duração: 60 min.. 2018. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara ; TETTAMANTI, G. . Diálogos e contrapontos a duas vozes - concerto de música para duas flautas doces (séc, XV ao XVIII) Local: Embap/UNESPAR - Duração: 60 min. Convite.. 2017. Interpretação.

DINIZ, P. ; PAOLIELLO, Noara . Música da Reforma Luterana - Canto, violino, cornetto, flauta doce, sacabuxa, orgão (VIII Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos sécs XVI, XVII e XVIII - Eca/USP) Duração: 60 min. Convite. 2017. Interpretação.

LIESHOUT, M. V. ; AGUILAR, P. M. ; CARPENA, L. ; TETTAMANTI, G. ; PAOLIELLO, Noara ; DOMINGOS, Nathalia . The Image of Melancholy - música inglesa do séc. XVI. Consort renascentista da ECA/USP (dir. Maurice Van Lieshout) Local: Instituto Goethe. Duração: 60 min.. 2015. Interpretação.

DINIZ, P. ; PAOLIELLO, Noara ; ANJOS, G. ; CABRAL, C. ; AUREA, N. . As Leçons de Ténèbres - Flautas doces , canto , fagote barroco e cravo. Local: Mosteiro de São Bento (Vinhedo) Duração: 60 min.. 2013. Interpretação.

ANJOS, G. ; PAOLIELLO, Noara ; DINIZ, P. ; CABRAL, C. ; AUREA, N. ; RAMOSKA, A. . Leçons de Ténèbres - Canto, flautas doces, fagote barroco, cravo. Local: Centro Cultural São Paulo. Duração: 60 min.. 2013. Interpretação.

D'ANTONIO, Alexandre. ; NARDI, André ; PAOLIELLO, Noara ; KANJI, Isabel ; RAMOSKA, A. . Kammerstyl - Música de câmara dos séc. XVII e XVIII (violino barroco, oboé barroco, flauta doce, fagote barroco, cravo) Local: Sesi Ae Carvalho. Edital. Duração: 60 min.. 2013. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara ; D'ANTONIO, Alexandre. ; NARDI, André ; KANJI, Isabel ; RAMOSKA, A. . Kammerstyl - Música de câmara dos séc. XVII e XVIII (violino barroco, oboé barroco, flauta doce, fagote barroco, cravo) Local: Sesi V. Mercês. Edital. Duração: 60 min.. 2013. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara ; D'ANTONIO, Alexandre. ; NARDI, André ; KANJI, Isabel ; RAMOSKA, A. . Kammerstyl - Música de câmara dos séc. XVII e XVIII (violino barroco, oboé barroco, flauta doce, fagote barroco, cravo) Local: Sesi Franca. Duração: 60 min.. 2013. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara ; D'ANTONIO, Alexandre. ; NARDI, André ; KANJI, Isabel ; RAMOSKA, A. . Kammerstyl - Música de câmara dos séc. XVII e XVIII (violino barroco, oboé barroco, flauta doce, fagote barroco, cravo) Local: Sesi Campinas. Edital. Duração: 60 min.. 2013. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara ; D'ANTONIO, Alexandre. ; NARDI, André ; KANJI, Isabel ; RAMOSKA, A. . Kammerstyl - Música de câmara dos séc. XVII e XVIII (violino barroco, oboé barroco, flauta doce, fagote barroco, cravo) Local: Sesi/SP. Edital. Duração: 60 min.. 2013. Interpretação.

MATA, Paulo ; PAOLIELLO, Noara ; FIGUEIREDO, J. G. ; KANJI, Isabel . Duo Sauvages e Convidados - Traverso, flauta doce, violoncelo barroco e cravo. Local: Esplanada do edifício-sede FIesp/Sesi-SP. Duração: 60 min. Edital. 2013. Interpretação.

D'ANTONIO, Alexandre. ; PAOLIELLO, Noara ; NARDI, André ; KANJI, Isabel ; RAMOSKA, A. . Kammerstyl - música de câmara dos séc. XVII e XVIII (Violino barroco, oboé barroco, flauta doce, fagote barroco, cravo) Local: Casa de Dna Yayá. Duração: 60 min.. 2012. Interpretação.

D'ANTONIO, Alexandre. ; NARDI, André ; PAOLIELLO, Noara ; KANJI, Isabel ; RAMOSKA, A. . Kammerstyl - música de câmara dos séc. XVII e XVIII (Violino barroco, oboé barroco, flauta doce, fagote barroco, cravo) Local:Igreja Sto Antônio (SESC/SP) Duração: 60 min. Seleção.. 2012. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara ; FIGUEIREDO, J. G. ; LUCAS, M. ; DOMINGOS, Nathalia . Orquestra de Performance histórica da ECA/USP. 2012. Interpretação.

DOMINGOS, Nathalia ; LUCAS, M. ; PAOLIELLO, Noara . Conjunto de Música Antiga da ECA-USP e Mercurius Company: Les Arts Réunis, Divertissement com Prólogo e 5 Entrées sobre música de Jean-Baptiste Lully (direção Ricardo Barros). Teatro Polytheama, Jundiaí/SP. 2011. Interpretação.

BARROS, R. ; Domingos, Nathália ; FIGUEIREDO, J. G. ; PAOLIELLO, Noara ; LUCAS, M. ; ECA-USP, C. M. A. . LES ARTS RÉUNIS (Divertissement com Prólogo e 5 Entrèes sobre música de Jean-Baptiste Lully). Concerto realizado dias 17 e 18 de setembro de 2011. Sala Olido (São Paulo/SP). 2011. Interpretação.

LUCAS, M. ; FIGUEIREDO, J. G. ; KUHL, P. ; DOMINGOS, Nathalia ; PAOLIELLO, Noara ; COLEPICOLE, C. ; TOFFOLETO, R. ; DINIZ, P. . Conjunto de Música Antiga da ECA-USP - Música Luterana dos sécs. XVI e XVII. Anfiteatro Camargo Guarnieri - USP. 2010. Interpretação.

LUCAS, M. ; FIGUEIREDO, J. G. ; KUHL, P. ; PAOLIELLO, Noara ; DOMINGOS, Nathalia ; TOFFOLETO, R. ; DINIZ, P. ; COLEPICOLE, C. . Conjunto de Música Antiga da ECA-USP - Música Luterana dos sécs. XVI e XVII.Casa das Rosas. 2010. Interpretação.

LUCAS, M. ; FIGUEIREDO, J. G. ; KUHL, P. ; TETTAMANTI, G. ; DOMINGOS, Nathalia ; PAOLIELLO, Noara ; COLEPICOLE, C. ; TOFFOLETO, R. ; DINIZ, P. . Conjunto de Música Antiga da ECA-USP - Música Luterana dos sécs. XVI e XVII. Casa de Dona Yayá. 2010. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara . Recital de alunos do Núcleo de Música Antiga da EMESP. 2010. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara ; Núcleo de Música Antiga da EMESP . Ópera - Acis e Galatea de G. F. Handel. Dir. Luis Otávio Santos. 06 e 07 de novembro de 2010. Teatro Laura Abrahão - Faculdade Santa Marcelina. 2010. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara ; KANJI, R. ; Orquestra do Festival . Concerto de Encerramento do I Encontro Internacional de Performance Histórica de Tatuí (flautista convidada) Dir. Ricardo Kanji. 2009. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara . Ópera L Orfeu de Monteverdi. Integrante da orquestra barroca. Theatro Municipal do Rio de Janeiro/direção de Marcelo Fagerlande. 2007. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara . Camerata Quantz - Temporada de 8 concertos nas Alianças Francesas do Rio de Janeiro (mestres do Barroco). Direção: Laura Rónai. 2007. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara . Camerata Quantz - Telemann, um mestre do Barroco. Direção: Laura Rónai. Teatro Benigno Gaiga - Poços de Caldas. 2007. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara . Camerata Quantz - Série Unirio Musical. Sala Villa Lobos - UNIRIO. Dir. Laura Ronai. 2007. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara ; RIVAL, J. ; ALE, ; ROCHA, L. . AntiquaRio - Série Música no Museu. Forte de Copacabana. 2007. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara ; RIVAL, J. ; VELIZ, V. ; ALE, . AntiquaRio - Concerto de abertura da 4a temporada da série Unirio Musical. Museu de Ciências da Terra. 2006. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara . Camerata Quantz - Sala Baden Powell. 2006. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara . Camerata Quantz - Série Unirio Musical. Direção: Laura Rónai. Sala Villa Lobos - UNIRIO. 2006. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara . Ópera Don Quixote chez La Duchese de Boismortier - Teatro I CCBB/RJ. Direção de Marcelo Fagerlande. 2005. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara ; ALE, ; LHOUMEAU, G. ; RIVAL, J. ; VELIZ, V. . AntiquaRio - Série Música no Museu. Casa França Brasil. 2005. Interpretação.

ALE, ; LHOUMEAU, G. ; PAOLIELLO, Noara ; RIVAL, J. ; RÓNAI, L.T . Camerata Quantz. Série UNIRIO Musical. Sala Villa-Lobos.. 2005. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara ; RIVAL, J. ; ROCHA, L. . Semana do Cravo. Apresentação de concerto de música de câmara. Sala da Congregação - UFRJ. 2004. Interpretação.

ALE, ; PAOLIELLO, Noara ; ROCHA, L. ; RIVAL, J. ; RÓNAI, L.T . Camerata Quantz. Série UNIRIO Musical. Sala Villa-Lobos. 2004. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara ; Helder Parente . Il Flauto Dolce ed Acerbo ? 600 anos de música para flauta doce. 2003. Interpretação.

Helder Parente ; PAOLIELLO, Noara . Collegium Musicum da UNIRIO (dir. Helder Parente). Apresentação na série UNIRIO Musical. Sala Villa-Lobos. 2003. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara ; ROCHA, L. ; RIVAL, J. ; LIMA, P. . Verão Barroco - Concerto com os alunos do Curso de Extensão de Música de Câmara do Período Barroco (dir. Marcelo Fagerlande). Sala da Congregação - UFRJ. 2003. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara . Symphonia Brasil Barroco (dir. Marcelo Palhares). Flautista convidada junto à orquestra Brasil Barroco (RJ). Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa/RJ. 2003. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara ; LIMA, P. ; RIVAL, J. ; ROCHA, L. . Projeto Jovens Concertistas do Rio de Janeiro. Conjunto de Música Antiga Musicata (UFRJ) - Apresentação no Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim/RJ. 2002. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara ; RIVAL, J. ; ROCHA, L. . Apresentação de música de câmara durante a série Concertos Didáticos - Escola de Música da UFRJ. Salão Leopoldo Miguez. 2002. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara . Estúdio Musicante - Conjunto de Música Antiga do Conservatório Brasileiro de Música (RJ) Dir. Ruy Wanderley. Saraus do Rio Negro - Palácio Rio Negro, Petrópolis/RJ. 2002. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara ; ROCHA, L. ; RIVAL, J. ; LIMA, P. . Telemann, o compadre de Bach - concerto de música vocal e instrumental. Direção Marcelo Fagerlande. Sala da Congregação - UFRJ. 2002. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara ; RIVAL, J. . Música de Câmara Barroca. Recital com as classes de cravo e prática de baixo contínuo. prof. Marcelo Fagerlande. Sala da Congregação - UFRJ. 2002. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara . Concerto com a Orquestra Barroca do XII Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Dir. Sigiswald Kuijken. Juiz de Fora. 2001. Interpretação.

PAOLIELLO, Noara . Estúdio Musicante - Conjunto de Música Antiga do Concervatório Brasileiro de Música (RJ). Apresentação no Festival de Música de Inverno de Campos - Femúsica.. 1999. Interpretação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Programa Auxilio Publicações Científicas, FAPESP/2014 (Dissertação de Mestrado), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

2013

Kammerstyl - selecionado no Edital SESI-SP / Música 2013 - Série Erudita (Proac), SESI-SP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2011

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário (bolsa PAE), Carga horária: 6

  • 2009 - 2009

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário (bolsa PAE), Carga horária: 6

    Atividades

    • 03/2009 - 12/2015

      Extensão universitária , Escola de Comunicações e Artes, .,Atividade de extensão realizada, Flautista colaboradora do Projeto de Extensão do Conjunto de Música Antiga da ECA-USP. Coordenação: Mônica Isabel Lucas.

    • 07/2011 - 12/2011

      Estágios , Escola de Comunicações e Artes, .,Estágio realizado, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - Atividades didáticas junto à disciplina História da Música II. Departamento de Música.

    • 07/2009 - 12/2009

      Estágios , Escola de Comunicações e Artes, .,Estágio realizado, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - Atividades didáticas junto à disciplina Música de Câmara. Departamento de Música.

  • 2006 - 2007

    Prefeitura Municipal de Niteroi (RJ)

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de flauta doce, Carga horária: 8

    Atividades

    • 08/2006 - 12/2007

      Ensino, Flauta Doce, Nível: Outro,Disciplinas ministradas, Professora do programa Aprendiz - música na escola. Projeto de iniciação musical da rede municipal de ensino - instrumento: flauta doce

  • 2007 - 2007

    Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de flauta doce e teoria musical, Carga horária: 8

    Atividades

    • 02/2007 - 12/2007

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de flauta doce e teoria musical no Projeto TIM Música nas Escolas junto à rede municipal de ensino.

  • 2008 - 2009

    Colégio Irmã Catarina

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de flauta doce, Carga horária: 4

    Atividades

    • 07/2008 - 07/2009

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de flauta doce do projeto Orquestra de Flautas.

  • 2006 - 2006

    Colégio N. S. de Lourdes, .

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora - flauta doce e educação musical, Carga horária: 16

    Atividades

    • 02/2006 - 06/2006

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de flauta doce e musicalização