Juliana Jardim Barboza

Professora, atriz, diretora em artes da cena, pós doutora pela FEUSP, com a pesquisa Ensaio, ignorância, desobramento: uma prática intervalar entre a aula e a cena, desenvolvida com bolsa FAPESP entre 2013 e 2016. Realiza, em 2014, pesquisa de pós doutorado na Universidad Complutense de Madrid, sob supervisão do Catedrático Fernando Bárcena, com a pesquisa Incêndios e Fernand Deligny: paisagens errantes entre a aula e a cena, com bolsa BEPE-FAPESP. Em Madri, coordena, entre setembro e dezembro de 2014, a ação Incendios: dejar hacer (leer y decir) un texto, posta em cena ensaística, da qual participam artistas e pesquisadores de áreas educacionais e artísticas. Participa da pesquisa Constella(c)tios como compositora cênica em parceria com a compositora e pesquisadora Michelle Agnes Magalhaes- dentro de sua pesquisa como residente S+T+Arts, Ircam/Pompidou -, é autora do texto e dirige a performance como mediadora em cena, para as apresentações de fevereiro/2020 entre Ircam/Pompidou e Centquatre Paris. É mestre (2001) e doutora (2009) em Teatro pela ECA-USP, com pesquisa sobre ator e comicidade e relação entre texto, escuta e trabalho de ator. O núcleo artístico que coordena em São Paulo é contemplado com o Programa Municipal de Fomento ao Teatro na Cidade de São Paulo de julho de 2016 a janeiro de 2018 com o projeto Ensaios ignorantes: o comum e o gesto ensaístico entre cena e público. Doutora em teatro pela ECA-USP com a pesquisa Vestígios do dizer de uma escuta (repouso e deriva na palavra), com orientação da Profª. Drª. Silvia Fernandes. Idealiza e dirige, desde 2010, o projeto Ensaios Ignorantes, que transita entre áreas do teatro e da filosofia da educação, em diálogo com Joseph Jacotot, Jacques Rancière, Michel de Montaigne, Agnès Varda, dentre outros. Esteve duas vezes no oeste africano (Mali e Burkina Faso), a convite do griot, ator e diretor Sotigui Kouyaté (parceiro de Peter Brook por 23 anos), e participa do seu estágio Jeu d'Acteur, Directon d"Acteur et de Mis en scène, para atores africanos de seis países. Professora, entre 2004 e 2012, da graduação e da pós em Artes Cênicas da Universidade São Judas Tadeu. Professora colaboradora dos cursos de Teatro da USP (2006,2008, 2011), Unicamp (2011) e artista formadora na SP Escola de Teatro (2011/12). Preparadora de atores, performers e artistas do circo desde 1992, em peças, grupos, principalmente em SP e RJ.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Cenicas

2005 - 2009

Universidade de São Paulo
Título: Vestígios do dizer de uma escuta (repouso e deriva na palavra)
Silvia Fernandes da Silva Telesi. Palavras-chave: ator; Escuta; Dizer; repouso; Palavra; deriva. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Formação do artista. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Ator. Setores de atividade: Educação; Artes, cultura, esporte e recreação.

Mestrado em Artes Cenicas

1999 - 2001

Universidade de São Paulo
Título: O ator transparente: o treinamento contemporâneo com as máscaras do Palhaço e do Bufão e a experiência de um espetáculo - Madrugada,Ano de Obtenção: 2001
Armando Sérgio da Silva.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: ator; bufão; interpretação; palhaço; relação com público; cômico. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Ator. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro. Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Educação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Graduação em Bacharelado em Interpretação Teatral

1990 - 1995

Universidade de São Paulo
Título: Esperando Godot (atriz, Vladimir)
Orientador: Fausto Fuser/Robson Camargo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2013 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.

2014 - 2014

Pós-Doutorado. , Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Encontros com Jurij Alschitz, A carteira, de Tchek. (Carga horária: 42h). , Teatro do Tempo, TEATRO DO TEMPO, Brasil.

2011 - 2011

Estágio Hassane Kouyaté, Santo Amaro em Rede. (Carga horária: 12h). , Serviço Social do Comércio, SESC SP, Brasil.

2011 - 2011

O ator-narrador: estudos de Rei Lear, de William S. (Carga horária: 25h). , Serviço Social do Comércio, SESC SP, Brasil.

2010 - 2010

Texto literário e improvisação, Anatoli Vassiliev. (Carga horária: 40h). , ECUM Centro Internacional de Pesquisa sobre a Formação em Artes Cênicas, ECUM, Brasil.

2009 - 2009

Performance, coord. Eleonora Fabião - Próximo Ato. (Carga horária: 20h). , Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.

2008 - 2008

Estágio para atores coordenado por Sotigui Kouyaté. (Carga horária: 116h). , LA VOIX DU GRIOT, NÃO HÁ, Burkina Fasso.

2008 - 2008

A solidão das crianças. (Carga horária: 3h). , MAis diferenças, educação e inclusão social, MAIS DIFERENÇAS, Brasil.

2000 - 2008

TAI CHI CHUAN. (Carga horária: 4000h). , Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, SBTCC, Brasil.

2007 - 2007

Stage de conte. (Carga horária: 20h). , Maison de la parole de Bobo Dioulasso (Burkina Faso), NÃO HÁ, Burkina Fasso.

2006 - 2006

Práticas p/ a escuta, a comunicação a sensibilidad. (Carga horária: 24h). , SESC Consolação Teatro Anchieta, SESC, Brasil.

2004 - 2004

Regras do Jogo, com Sotigui Kouyaté. (Carga horária: 24h). , Teatro Fábrica São Paulo, TFSP, Brasil.

2004 - 2004

Treinamento energético, Ricardo Pucetti. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2003 - 2003

A palavra em cena, com Sotigui Kouyaté. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2003 - 2003

Mímesis Corpórea. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2003 - 2003

Regras do Jogo, com Sotigui Kouyaté. (Carga horária: 24h). , SESC Ipiranga, SESC, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Quel Buffone di Arlequino, Coord Enrico Bonavera. (Carga horária: 33h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2002 - 2002

Oficina para atores com Sotigui Kouyaté. (Carga horária: 24h). , Senac, Centro de Comunicação e Artes, SENAC, Brasil.

2001 - 2001

Workshop de Yoshi Oida. (Carga horária: 18h). , Fundação Calouste Goulbenkian, FCG, Brasil.

1998 - 1998

Os espaços inusitados do espetáculo teatral. (Carga horária: 100h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1998 - 1998

Relação entre TEATRO E EDUCAÇÃO (Maria Lucia Pupo). (Carga horária: 100h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1998 - 1998

O jogo da máscara teatral. (Carga horária: 15h). , SESC Ipiranga, SESC, Brasil.

1997 - 1997

O corpo e a cena (coord. Leila Rabih). (Carga horária: 11h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

1997 - 1997

Clown, Philippe Gaulier. (Carga horária: 25h). , Estúdio Nova Dança, END, Brasil.

1996 - 1996

Retiro de Clown -LUME. (Carga horária: 240h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

1996 - 1996

A PESQUISA DE JERZY GROTOWSKI,A ARTE COMO VEÍCULO. (Carga horária: 20h). , SESC Consolação - Teatro Anchieta, SESC, Brasil.

1994 - 1995

Kung-fu, com Dan Chaoi Hu. (Carga horária: 500h). , Teatro Popular do Sesi, SESI, Brasil.

1994 - 1995

Lian gong. (Carga horária: 500h). , Via 5, Sesi, SESI, VIA 5, Brasil.

1994 - 1994

Seminário E o teatro infantil, como vai?. (Carga horária: 16h). , SESC Pompéia, SESC, Brasil.

1994 - 1994

Seminário: E o teatro infantil, como vai?. (Carga horária: 16h). , SESC Pompéia, SESC, Brasil.

1993 - 1993

Estruturação Corporal e Tango. (Carga horária: 96h). , Escola Klauss Vianna, EKV, Brasil.

1992 - 1992

Oficina Intensiva de Clown, Cristiane Paoli-Quito. (Carga horária: 40h). , Centro Cultural São Paulo, CCSP, Brasil.

1992 - 1992

Três autores americanos: Coppola, Scorsese e Allen. (Carga horária: 24h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1992 - 1992

Releitura Corporal. (Carga horária: 48h). , Escola Klauss Vianna, EKV, Brasil.

1992 - 1992

Aperfeiçoamento Clown, Cristiane Paoli-Quito. (Carga horária: 160h). , Livre, LIVRE, Brasil.

1991 - 1991

A lógica da criação, com Eugenio Barba. (Carga horária: 20h). , Festival Internacional de Teatro de Londrina PR, FILO, Brasil.

1990 - 1990

Extensão universitária em Wksp Técnica Vocal, coord Andreas Sippel. (Carga horária: 10h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1990 - 1990

Extensão universitária em Seminário Mátio Schenberg. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1990 - 1990

Trein. Cotidiano do Ator coord Luiz Otávio Burnier. (Carga horária: 64h). , Oficina Cultural Oswald de Andrade, OCOA, Brasil.

1990 - 1990

Técnica do Movimento Consciente. (Carga horária: 96h). , Escola Klauss Vianna, EKV, Brasil.

1986 - 1986

Poesia, ministrado por Paulo Leminski. (Carga horária: 18h). , Editora Brasiliense, BRASILIENSE, Brasil.

1985 - 1985

Cinema 6 Lições. (Carga horária: 18h). , Editora Brasiliense, BRASILIENSE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

JARDIM, Juliana . BOTECO DA DIVERSIDADE LOUCURA. 2018. (Outro).

JARDIM, Juliana ; Kouyaté, Sotigui . Estágio Práticas para a escuta, a comunicação e a sensibilidade. 2006. (Outro).

JARDIM, Juliana . Conferência de Sotigui Kouyaté. 2004. (Outro).

JARDIM, Juliana ; Kouyaté, Sotigui . Estágio REGRAS DO JOGO, Sotigui Kouyaté. 2004. (Outro).

JARDIM, Juliana . Conferência de Sotigui Kouyaté. 2003. (Outro).

JARDIM, Juliana ; Kouyaté, Sotigui . Estágio REGRAS DO JOGO, Sotigui Kouyaté. 2003. (Outro).

JARDIM, Juliana . TERRITÓRIO CULTURAL. 2002. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

MEDIAÇÃO/EDUCAÇÃO: PARA PENSAR A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI.TENTAR EMANCIPAR: TRAÇOS ENSAÍSTICOS ENTRE CENA E AULA. 2018. (Outra).

Otoo dramatúrgico: ciclo de conferencias palabra y memoria.Delinear un proyecto ensayistico como claro en el bosque (pensar sobre algún textocentrismo). 2018. (Outra).

Las prácticas escènicas como forma de conocimiento social: una visión crítica a la idea de participación.Ponencia sobre los Ensaios ignorantes. 2015. (Encontro).

Seminario Interdisciplinar de Investigación en Educación.El tercer ojo del teatro: enseanza, cuidado y ficción. 2014. (Seminário).

The pedadogics of unlearning. 2014. (Seminário).

ANJOS DO PICADEIRO, 11a EDIÇÃO, IV Seminário de Comicidade.Pistas para pensar a relação Monsieur-Aprendiz no aprendizado da máscara do Palhaço (dentro e fora da tradição). 2012. (Seminário).

4 Festival Internacional de Teatro para Infância e Juventude. MESA DE REFLEXÃO: Temas tabus no teatro para crianças e jovens Bebê de Soares (Alemanha/Brasil), Amauri Falseti (São Paulo) e Andréa Gronemeyer (Alemanha) Mediação: Juliana Jardim. 2010. (Congresso).

ECUM Anatoli Vassiliev Texto Literário e Improvisação.Anatoli Vassiliev Texto Literário e Improvisação. 2010. (Encontro).

Seminário "Teatro necessário?".Seminário "Teatro necessário?". 2010. (Seminário).

Seminário "Teatro necessário?".Seminário "Teatro necessário?". 2009. (Seminário).

A arte como dispositivo temporal, Jorge Larrosa. 2008. (Encontro).

A solidão das crianças, Jorge Larrosa. 2008. (Encontro).

Jeu d'acteur, Direction d'acteur et de Mis en scène.Participante convidada. 2008. (Encontro).

Festival Yeleen.Estágio de conto. 2007. (Encontro).

PRÁTICAS PARA A ESCUTA, A COMUNICAÇÃO E A SENSIBILIDADE, Sotigui Kouyaté.Colaboradora. 2006. (Oficina).

Regras do Jogo, estágio com Sotigui Koyaté.Colaboradora. 2004. (Oficina).

Conferência de Sotigui Kouyaté. 2003. (Encontro).

Regras do Jogo, estágio com Sotigui Kouyaté.Colaboradora. 2003. (Oficina).

Conferência de Yoshi Oida. 1999. (Outra).

SIMPÓSIO INTERNACIONAL JERZY GROTOWSKI E THOMAS RICHARDS: A ARTE COMO VEÍCULO. 1996. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luiz Paulo Pimentel de Souza

Gropa, Júlio;JARDIM, Juliana. Do governo das patas: um estudo sobre a emergência do espectador no teatro brasileiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tatiana Schunck

JANUZELLI, A.; Christov, Luiza Helena;JARDIM, Juliana. Experiências de conversas nas ruas: aprendizados e questões no estar com o outro. 2015. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ana Carolina Carvalho Torres Barbosa

JARDIM, Juliana; KAISERMAN, N.; Soares, Ana Lúcia Martins. Caminhos para uma palhaçada: investigação a partir da obra de Avner, the Excentric. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Moretti Pereira de Faria

JARDIM, Juliana; Pinto, Karen Astrid Muller; Viana, Fausto Roberto Poço. A eutonia e o trabalho do ator: experimentos. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Juscelino Moreira de Assis

JARDIM, Juliana; Maria Izabel Tafuri; Ileno Izídio da Costa; Tânia Rivera. O riso pela lógica do Palhaço na Clinicanálise do sofrimento psíquico grave. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ricardo Alexandre Ribeiro Rodrigues

JARDIM, Juliana; Bolognesi, Mário Fernando; Raulino, Berenice. Griots africanos e jograis medievais europeus: busca de princípios para uma atuação. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Giuliano Tierno de Siqueira

JARDIM, Juliana; Christov, Luiza Helena; Moraes, Fabiano de Oliveira; Coutinho, Rejane Galvão; Bredariolli, Rita Luciana Berti. O narrador. Considerações sobre a arte de contar histórias na cidade. 2016. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Turma 53 EAD

JANUZELLI, A.;JARDIM, Juliana. OITO. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico de ATOR) - Escola de Arte Dramática, ECA, USP.

Aluno: Aline Silva, Bianca Barbosa, Danilo Yabiku, Gabriela L, etc

JARDIM, Juliana; Soares, Henrique Idoetta. .Hamlet. 2011 - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Anderson Costa, Celia Mietto, Fabiano de Almeida, etc

JARDIM, Juliana; Soares, Henrique Idoetta. .Da miséria ao acordo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Liz Nátali Sória

JARDIM, Juliana; Pupo, Maria Lúcia de Souza B. O ?teatro como meio? no contexto da escola pública. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Suelen Ribeiro, Juliana Zulato, Jefferson Brito, etc

JARDIM, Juliana; Soares, Henrique Idoetta. .A cantora careca. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: TCC Artes Cênicas, grupo de 8 alunos

JARDIM, Juliana. Aquele que diz sim, Aquele que diz não. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: TCC, 8 alunos, pesquisa e montagem

JARDIM, Juliana. Insulto ao público. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: TCCs, 10 alunos Teatro

JARDIM, Juliana. Vereda da Salvação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: ANA JULIA MARKO

JARDIM, Juliana; Pupo, Maria Lúcia de Souza B. Artifício e liberdade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Catarina São Martinho

JARDIM, Juliana; Pupo, Maria Lúcia de Souza B; Gropa, Júlio. Corpo e memória: exercícios de dança e ruminação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Flávia Araujo

JARDIM, Juliana; Pupo, Maria Lúcia de Souza B. O teatro como espaço possível para a experiência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Nicole Oliveira

JARDIM, Juliana; Pupo, Maria Lúcia de Souza B. (De)Formações: o texto, a imagem e a cena na construção do improvável. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thiago Leite

JARDIM, Juliana; Pupo, Maria Lúcia de Souza B. Do jogo teatral à dramaturgia da cena, um caminho possível. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Turma 2, formanda da Univ

JARDIM, Juliana. São Judas, Teatro.Jogos na hora da sesta. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Turma 1, USJT, Teatro

Pellizon, Selma;JARDIM, Juliana. Ralé (No fundo). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Paula Antonia Silva Carrara

JARDIM, Juliana. Corpo do som e som do corpo uma perpectiva de exploração vocal num processo de aprendizagem de teatro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Turma 2 da USJT, Teatro

JARDIM, Juliana. Jardim de Polvos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Turma 2, USJT, Teatro

JARDIM, Juliana. Desdêmona. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Turma 2 da USJT, Teatro

JARDIM, Juliana. Pluma. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Turma 2, USJT, Teatro

JARDIM, Juliana. Tchau. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Turma 2, USJT, Teatro

JARDIM, Juliana. A troca e a tarefa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Ana Weiss

JARDIM, Juliana; Andrade, Welington Wagner; ARAUJO, M. A.. Livro reportagem: Parlapatões, Patifes e Paspalhões. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

JARDIM, Juliana; MARTINS, F.; GUEDES, L.. Membro da Comissão avaliadora do Concurso público de Orientador de Arte Dramática para o Teatro da USP. 2012. Teatro da USP.

JARDIM, J.;JARDIM, Juliana. Comissão de Avaliação dos projetos de Teatro inscritos no Comunicado 001/2011 - SMC.. 2012. Secretaria Municipal de Cultura SP.

JARDIM, Juliana; Medeiros, Francisco; Weinberg, Denise; Esteves, Cristiane Zuan; Antunes, Thiago. Comissão de seleção para o curso Atuação. 2010. SP Escola de Teatro, Centro de Formação das Artes do Palco.

JARDIM, Juliana; Medeiros, Francisco. Edital de Seleção TUSP, Ocupação 2sem de 2010.. 2010. Teatro da USP.

SANTOS, M. T. L.;JARDIM, Juliana; Goldman, Ariela. Edital 01 de seleção de projetos de ocupação do TUSP. 2007. Universidade de São Paulo.

Gorgam, Elizabete;JARDIM, Juliana; Goldman, Ariela. Edital 02 de seleção de projetos de ocupação do TUSP. 2007. Universidade de São Paulo.

JARDIM, Juliana; Julio Adrião; Soia Lira; Marcos Henrique Rego. Festival de Teatro de Fortaleza. 2003. Serviço Social do Comércio.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Roberto Simioni

Armando Sérgio da Silva;SIMIONI, C. R.; TELESI, S. F. S.. O ator transparente: o Treinamento com as máscaras do Palhaço e do Bufão e a experiência de um espetáculo: MADRUGADA. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Cassiano Sydow Quilici

TELESI, S. F.;QUILICI, C. S.; ARAUJO, Antonio; JANUZELLI, A. L. D.; LAZZARATTO, M. R.. Vestígios do dizer de uma escuta (repouso e deriva na palavra). 2009. Tese (Doutorado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Marcelo Ramos Lazzaratto

LAZZARATTO, M. R.; Silvia Fernandes da Silva Telesi; Antonio Carlos de Araujo Silva; Antonio Luiz Dias Januzelli; Cassiano Sydow Quilici. "Vestígios do Dizer de uma Escuta: repouso e deriva na palavra". 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicação e Artes.

Antônio Carlos de Araújo Silva

FERNANDES, Sílvia; JANUZELLI, A. L. D.; QUILICI, Cassiano S.; LAZZARATTO, Marcelo;ARAÚJO, Antônio. Vestígios do Dizer de uma Escuta (repouso e deriva na palavra). 2009. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ana Suely de Santana

O silêncio e as palavras caladas no processo de narração: A viagem; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em A Arte de Contar Histórias) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão; Orientador: Juliana Jardim Barboza;

Aline Silva, Bianca Barbosa, Danilo Yabiku, Gabriela Leite e

Hamlet; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Juliana Jardim Barboza;

Anderson Costa, Celia Mietto, Fabiano de Almeida, etc

; Da miséria ao acordo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Juliana Jardim Barboza;

Daniel Mazzarollo

A missão; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Juliana Jardim Barboza;

Juliana Rodrigues Valente

Horácio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Juliana Jardim Barboza;

Rosi Lira, Taciana Lacerda, Luciana Souza, etc

; Aquele que diz sim, Aquele que diz não; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Juliana Jardim Barboza;

Mariana Molina, Gerson Santana, Cristiana Fabrício, etc

; Vereda da salvação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Juliana Jardim Barboza;

Patrícia Pasquivis, Stephani Stozek, Luana Santos, etc

; A troca e a tarefa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Juliana Jardim Barboza;

João Henrique, Tatiana Pedroso, Hemilin Andrade, etc

; Tchau; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Juliana Jardim Barboza;

Thiago de Castro Leite

Essências e genealogias de práticas do ator; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Juliana Jardim Barboza;

Bianca Muniz Pontes de Almeida

Essências e genealogias de práticas do ator; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Juliana Jardim Barboza;

ANA JULIA MARKO

Essências e genealogias de práticas do ator; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Juliana Jardim Barboza;

Livia Piccolo

Essências e genealogias de práticas do ator; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Juliana Jardim Barboza;

Doutores da Alegria

Trabalho de ator palhaço narrador; 2019; Orientação de outra natureza - DOUTORES DA ALEGRIA; Orientador: Juliana Jardim Barboza;

CIA JOGANDO NO QUINTAL

Orientação artística: comicidade, relação com público, palhaçada, narração; 2007; Orientação de outra natureza - JOGANDO NO QUINTAL; Orientador: Juliana Jardim Barboza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Júlio Roberto Groppa Aquino

2016; Faculdade de Educação da USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Julio Roberto Groppa Aquino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

JARDIM, Juliana ; BARTOLI, Jean . Diálogos de Aprendizagem, A conversa e a escuta: práticas e reflexões. 2011.

BARBOZA, Juliana J. ; Prata, Miguel ; SOUZA, L. P. P. ; TISSI, T. . ENSAIOS IGNORANTES. 2018; Tema: Ensaio, cena, aula, literatura, encenação, público participante, emancipação do espectador. (Site).

JARDIM, Juliana . ENSAIO, IGNORÂNCIA, DESOBRAMENTO: uma prática intervalar entre a aula e a cena. 2016. (Relatório de pesquisa).

JARDIM, Juliana . Paisajes errantes entre el aula y la escena: Incendios y Fernand Deligny. 2015. (Relatório de pesquisa).

JARDIM, Juliana ; SIQUEIRA, G. T. . Disciplina A corporeidade da palavra na Pós graduaçào Lato senso A arte de contar histórias: abordagens poética, literária e performática. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JARDIM, Juliana . Jogos de Bufonaria. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

JARDIM, Juliana . Alguns risos: práticas e conversas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JARDIM, Juliana . Seminário "Teatro necessário?". 2010. (Curadoria e Mediação de Seminário).

JARDIM, Juliana ; Falsetti, Amauri . Seminário "Teatro necessário?". 2010. (Curadoria e Mediação de Seminário).

JARDIM, Juliana ; Falsetti, Amauri . Seminário "Teatro necessário?". 2009. (Curadoria e Mediação de Seminário).

JARDIM, Juliana ; Falsetti, Amauri . Seminário "Teatro necessário?". 2009. (Curadoria e Mediação de Seminário).

JARDIM, Juliana . Seimnário "Teatro necessário?". 2008. (Curadoria e Mediação de Seminário).

JARDIM, Juliana . Orientação artística do grupo Jogando no Quintal. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JARDIM, Juliana . Teatro ou Teatros? Sentidos para a prática contemporânea.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JARDIM, Juliana . Desdramatização da cena teatral contemporãnea. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JARDIM, Juliana . Ver Teatro: modos de apreciação possíveis. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JARDIM, Juliana . Diálogos e Reflexões com Educadores: Teatro. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materia didático).

JARDIM, Juliana . Orientação Artística do grupo Jogando no Quintal. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JARDIM, Juliana . CEFAC, Centro de Formação de Artistas Circenses. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Ceccato, Maria ; JARDIM, Juliana . Artista-Orientadora do projeto TEATRO VOCACIONAL, Secretaria Municipal de Cultura-SP. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JARDIM, Juliana . DRAMATURGIA-LEITURAS EM CENA. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

JARDIM, Juliana . O jogo e a cena. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JARDIM, Juliana . A palavra e a cena. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JARDIM, Juliana . O jogo do Bufão. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JARDIM, Juliana . O cômico e as histórias de vida. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JANUZELLI, A. ; JARDIM, Juliana . Procedimentos metodológicos do ator de teatro em São Paulo: primeiras investigações. 2000. (Relatório de pesquisa).

JARDIM, Juliana ; MAGALHAES, M. A. . Constella(c)tions. 2020. Performática.

JARDIM, Juliana . Família Formigueiro Casa Condomínio. 2019. Teatral.

JARDIM, Juliana ; Souza, Luiz Paulo Pimentel ; Prata, Miguel ; TISSI, T. . ENSAIOS IGORANTES: Jacotot, um José. 2018. Teatral.

JARDIM, J. ; JARDIM, Juliana . Boteco da Diversidade LOUCURA. 2018. Diversas.

JARDIM, Juliana ; Souza, Luiz Paulo Pimentel ; Prata, Miguel ; TISSI, T. . ENSAIOS IGNORANTES: O LUGAR MAIS INÚTIL. 2017. Teatral.

JARDIM, Juliana ; Souza, Luiz Paulo Pimentel ; Prata, Miguel ; TISSI, T. . ENSAIOS IGNORANTES: Poremos fim algum dia a essa mania de interpretar?. 2017. Teatral.

João Miguel ; JARDIM, Juliana . BISPO. 2016. Teatral.

JARDIM, Juliana ; SABAG, L. . ELEKTRA. 2016. Operística.

JARDIM, Juliana ; Souza, Luiz Paulo Pimentel ; Prata, Miguel ; TISSI, T. . Ensaios ignorantes: o comum e o gesto ensaístico entre cena e público. 2016. Teatral.

BARBOZA, Juliana J. ; JARDIM, J. . Família Formigueiro Casa Condomínio. 2016. Teatral.

JARDIM, Juliana ; Luiz Paulo Pimentel de Souza ; Prata, Miguel ; TISSI, T. . Ensaios ignorantes: Nada. 2015. Teatral.

JARDIM, Juliana ; Souza, Luiz Paulo Pimentel ; Prata, Miguel ; BETTINELLI, A. ; Paduan, Caio ; BIFF, M. ; TISSI, T. . ENSAIOS IGNORANTES PARA CRIANÇAS IMPOSSÍVEIS. 2013. Outra.

JARDIM, Juliana ; Souza, Luiz Paulo Pimentel ; Prata, Miguel ; Bettinelli, Auber ; Paduan, Caio ; MOURA, A. V. ; GODARD, M. ; BIFF, M. ; LARROSA, J. . ENSAIOS IGNORANTES. 2012. Teatral.

JARDIM, Juliana . ENSAIOS IGNORANTES. 2012. Teatral.

JARDIM, Juliana . Leituras ignorantes: 100 Cage (80 de vida + 20 de morte). 2012. Performática.

JARDIM, Juliana ; SOUZA, L. P. P. ; PRATA, M. A. ; BETTINELLI, A. ; PADUAN, C. A. ; MOURA, A. V. ; GODARD, M. ; PRADO, L. E. ; BARCENA, F. . LEITURAS IGNORANTES: repousos e derivas com O mestre ignorante, de Jacques Rancière. 2011. Diversas.

Coracini, Erika ; JARDIM, Juliana . VIZINHANÇAS. 2010. Teatral.

Falsetti, Amauri ; JARDIM, Juliana . Na arca, às oito. 2010. Teatral.

JARDIM, Juliana . PEÇA AOS POUCOS, experiências de repouso sobre o texto Tímon de Atenas, de William Shakespeare. 2009. Teatral.

Falsetti, Amauri ; JARDIM, Juliana . COM O REI NA BARRIGA. 2009. Teatral.

JARDIM, Juliana . Dom Quixote. 2008. Teatral.

Pacheco, Deise Abreu ; Ceccato, Maria ; JARDIM, Juliana . Experimento do Acordo, sobre A peça didática e Baden Baden sobre o acordo, de Bertolt Brecht. 2007. Teatral.

JARDIM, Juliana ; JANUZELLI, A. . OITO. 2005. Teatral.

JARDIM, Juliana ; Regina Oliveira . Guardados, de Regina Oliveira - Teatro de Anônimo (RJ). 2003. Teatral.

JARDIM, Juliana . VIA DUTRA: teatro de São Paulo no Humaitá. 2002. Teatral.

JARDIM, Juliana . Madrugada. 2001. Teatral.

JARDIM, Juliana . Madrugada. 2000. Teatral.

Theobaldo, Renato ; JARDIM, Juliana . Jardins suspensos de Alice. 2000. Teatral.

JARDIM, Juliana . É o fim do mundo!, de Renato Modesto. 1996. Teatral.

JARDIM, Juliana . Esperando Godot, de Samuel Beckett. 1995. Teatral.

JARDIM, Juliana . Péricles, Príncipe de Tiro, de William Shakespeare. 1995. Teatral.

JARDIM, Juliana . Maria Clara Clareou, peças teatrais. 1994. Teatral.

JARDIM, Juliana . Oração, de Fernando Arrabal. 1993. Teatral.

JARDIM, Juliana . Reinações da Teimosia, peças teatrais. 1993. Teatral.

JARDIM, Juliana ; Pacheco, Deise Abreu ; VIDOR, H. B. . Esta propriedade está condenada, de Tennessee Williams. 1990. Teatral.

JARDIM, Juliana . ENSAIOS IGNORANTES. 2012. Composição (estréia).

JARDIM, Juliana ; Valverde, Alexandre ; Souza, Luiz Paulo Pimentel ; Prata, Miguel ; Bettinelli, Auber ; Paduan, Caio ; Prado, Luê . LEITURAS IGNORANTES: repousos e derivas com O mestre ignorante, de Jacques Rancière. 2011. Composição (estréia).

JARDIM, Juliana . Festival Yeleen - Burkina FAso, itinerante. 2007 (Festival Internacional).

JARDIM, Juliana . LER É UMA VIAGEM. 2007 (Preparação do grupo para leituras públicas de obras literárias).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Escrita e Clínica - interferências de uma Terapia Ocupacional em dimensões do cuidado e da vida comum, Descrição: Conduzo pesquisa sobre corpo e escrita, a partir da prática e do pensamento advindo de minha área de investigação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) . , Integrantes: Juliana Jardim Barboza - Coordenador / INFORSATO, ERIKA ALVAREZ - Integrante.

  • 2017 - 2018

    GRUPO DE PESQUISA Pedagogia das Artes Cênicas, Descrição: Coordenei etapas da pesquisa de alunos de graduação pós-graduação na UDESC, no DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS, na LICENCIATURA EM TEATRO, dentro do PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM TEATRO, MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES/ PROFARTES, sob coordenação da professora Heloise Vidor. Ministrei aulas para pós-graduação e para o grupo de pesquisa, coordenando treinamento a partir de minha pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Juliana Jardim Barboza - Integrante / Heloíse Baurich Vidor - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    Paisajes errantes entre el aula y la escena: Incendios y Fernand Deligny, Descrição: Projeto de estágio de pesquisa pós doutoral desenvolvido entre Espanha e França, durante o qual a pesquisadora deu aulas para alunos da graduação e da pós-graduação em Educação na Universidade Complutense de Madri; criou um grupo de pesquisa nomeado INCENDIOS: DEJAR HACER (LEER Y DECIR) UN TEXTO, que explorava a relação entre ensaio, texto e cena, que gerou apresentações públicas entre a referida Universidade e a comunidade, do qual participou o principal ator espanhol, Carmelo Gpmez, dentre outros artistas e pedagogos; frequentou e atuou em grupo de pesquisa com professores e alunos, dedicado a Fernand Deligny, realizou encontro com o filósofo Jacques Rancière em Paris, participou das Conferências The Pedagogics of unlearning, em Dublin, no Trinity College, ao redor do pensamento de Rancière e Jacotot; e realiza uma estância na torre de Michel de Montaigne, no ambiente no qual o ensaísta se retirou e criou o Ensaio como gênero literário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Juliana Jardim Barboza - Coordenador / Fernando Bárcena - Integrante / D'HOEST, Florelle - Integrante / SANCHEZ ROJO, Alberto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2013 - Atual

    ENSAIO, IGNORÂNCIA, DESOBRAMENTO: uma prática intervalar entre a aula e a cena, Descrição: Projeto de Pós Doutorado, Apoio FAPESP, desenvolvido na Faculdade de Educação da USP, entre maio de 2013 e abril de 2015.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Jardim Barboza - Integrante / Juliana Jardim - Coordenador / Júlio Gropa Aquino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    ENSAIOS IGNORANTES e LEITURAS IGNORANTES, Descrição: Projeto híbrido entre as áreas Teatro, Literatura e Educação. Desenvolvido fora do ambiente acadêmico, realizou 8 eventos públicos entre novembro de 2011 e março de 2012. Invete em modos de realizar cena e curso/formação ao mesmo tempo, que difere dos modelos mais correntes: inspira-se, como seu nome procura dizer, em oferecer aos participantes maneiras de fazer mais ensaísticas, nos campos privado e público, que envolvem, em sua maioria, leituras coletivas públicas e com o público (todos são leitores em solo de igualdade) que se fundam em conteúdos que trazem temas para pensar estudar, ensinar, aprender, encenar, tornar público as ações, emancipar, embrutecer, gestos de ler, de repousar sobre um texto, de derivar a partir do texto, de excursionar por outros terrenos sem perder a aproximação de um texto, escutar coletivamente, relacionar-se com o mesmo e com o diferente/o outro no desafio de um gesto em comum. Nos Ensaios ignorantes, sublinhamos o sentido do ensaio como gênero literário. Perguntamo-nos incessantemente como os encontros de aprendizagem nos acontecem. O sujeito da cena, ator, atuante, jogador, é sempre alguém que lida com um outro corpo, outras vozes, novas palavras, novos públicos. O teatro ? pensamos juntos ? vem sendo um lugar também de muita busca por uma única voz, a voz da direção, a voz de algo aprendido que será comunicado aos outros a partir de um comum acordo prévio. Essa atitude emudece um dos fundamentos da linguagem teatral e da própria ficção literária: o convívio entre pontos de vista distintos e a abertura para que o outro, o público, possa escolher que caminho quer seguir, que trajetória o convida a estar mais perto daquilo que ele vê. Essas relações repetem o que vivemos na escola. E se perpetua uma relação com a inteligência que a mantém a serviço de outra, a do mestre explicador, que ?sempre guarda na manga um saber, isto é, uma ignorância do aluno?. Nossa inquietação leva-nos, inevitavelmente, a pensar o aprender e o ensin. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Jardim Barboza - Coordenador / Luiz Paulo Pimentel de Souza - Integrante.

  • 2005 - 2009

    Aspectos Orgânicos na Dramaturgia do Ator, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Juliana Jardim Barboza - Integrante / Antonio Januzelli - Coordenador / Ferracini, Renato - Integrante / Marko, Ana julia - Integrante / Piccolo, Lívia - Integrante / Leite, Thiago - Integrante / Muniz, Bianca - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 4

  • 1999 - 2000

    Procedimentos metodológicos do ator de teatro em São Paulo: primeiras investigações, Descrição: Pesquisa que registrou 8 metodologias de pesquisadores-práticos do trabalho do ator de teatro, autores de suas metodologias há, no mínimo, 10 anos à época da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Juliana Jardim Barboza - Coordenador / Antonio Januzelli - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

28ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo., Secretaria Municipal de Cultura, Sâo Paulo, SP.

2015

ProAC, Secretaria da Cultura, Governo do Estado de São Paulo.

2012

ProAC, Secretaria da Cultura, Governo do Estado de São Paulo.

2012

Vence o Edital de Apoio às Culturas, Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis, Fundação Cultural de Florianópolis, Franklin Cascaes.

2008

ProAC - Concurso de Apoio a Projetos de Produção de Espetáculo Inédito de Teatro, SP, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

2007

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, MinC.

1995

Jornada SESC, SESC São Paulo.

1993

Prêmio Nascente, USP/Editora Abril.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2014

Universidad Complutense de Madrid

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2014

Universidad Complutense de Madrid

Vínculo: Pesquisa de Pós Doutorado, Enquadramento Funcional: Coordenadora de pesquisa, Carga horária: 6

Outras informações:
Coordena grupo de pesquisa INCENDIOS: dejar hacer (leer y decir) un texto, com atores, pedagogos, estudantes, antropólogos. Prácticas entre cena e aula.

Atividades

  • 08/2014 - 12/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Facultad de Educación, Centro de Formación del Profesorado, .,Linhas de pesquisa

2008 - 2008

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora das disciplinas Interpretação III e IV para a graduação em Artes Cênicas.

2006 - 2006

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora convidada, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora da disciplina Improvisação, para a Graduação em Teatro (ECA).

Atividades

  • 02/2006 - 06/2006

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Improvisação 1

  • 02/1999 - 07/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, .,Linhas de pesquisa

  • 03/1999 - 06/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes.,Atividade realizada, Palestra: Teatro popular: uma introdução.

  • 03/1999 - 05/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes.,Atividade realizada, Palestra: Em busca da autoria: Ricardo III de Al Pacino.

  • 08/1998 - 12/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes.,Atividade realizada, Palestra: Cultura e tragédia: o humano revelado.

  • 08/1997 - 12/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes.,Atividade realizada, Palestra: Peter Brook e o espaço vazio.

  • 08/1997 - 12/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes.,Atividade realizada, Palestra: O homem político em Shakespeare.

2005 - 2012

Universidade Sao Judas Tadeu

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Outras informações:
Professora das disciplinas Interpretação e Encenação, sendo orientadora dos TCCs de 2006 a 2011, todos envolvendo montagens teatrais e pesquisa.

2006 - 2006

Universidade Sao Judas Tadeu

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministrou a disciplina Encenação-Direção no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Artes Cênicas, Teatro.

2004 - 2004

Universidade Sao Judas Tadeu

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora pós graduação, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministra a disciplina Encenação-Direção no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Artes Cências, Teatro.

2003 - 2003

Universidade Sao Judas Tadeu

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora pós graduação, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministrou a disciplina Didática do Ensino Superior e Prática do Magistério no curso de Pós-Draduaçao Lato sensu em Artes Cênicas, Teatro.

Atividades

  • 01/2005

    Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interpretação, Encenação

2019 - 2019

Faculdade de Medicina de Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação de pesquisa e ação prática, aulas

Outras informações:
Entre março e novembro de 2019, numa intersecção entre arte e saúde mental, coordenei um trabalho prático para alunos de graduação, pós-graduação e professores, dentro da pesquisa Escrita e Clínica. Interferências de uma Terapia Ocupacional em dimensões do cuidado e da vida comum, coordenada pela professora doutora Erika Alvarez Inforsato, na Faculdade de Medicina da USP.

2010 - 2010

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Convidado, Carga horária: 10

Outras informações:
Ministra o curso de extensão O jogo do bufão, junto ao Programa de extensão Enfermaria do Riso.

2002 - 2002

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora convidada, Carga horária: 3

Outras informações:
Curso de Extensão "O ator transparente", no departamento de Teatro.

Atividades

  • 06/2002 - 10/2002

    Extensão universitária , Departamento de Teatro, .,Atividade de extensão realizada, Ministra o Curso de Extensão O ATOR TRANSPARENTE..

2017 - 2018

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - 2011

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora da Disciplina Improvisação I: O Silêncio

2016 - 2016

Teatro Municipal de São Paulo

Vínculo: Atriz, Enquadramento Funcional: Atriz para o filme da encenação de uma ópera

Outras informações:
Atriz de videoprojeções da ópera ELEKTRA, Strauss/Hofmannsthal, concepção e direção cênica de Livia Sabag.

1998 - Atual

Nós três teatro e palavra

Vínculo: Sócia-proprietária, Enquadramento Funcional: Sócia proprietária

2011 - 2011

SP Escola de Teratro, Centro de Formaçào das Artes do Palco

Vínculo: Artista Residente, Formadora, Enquadramento Funcional: Artista residente, Carga horária: 20

Outras informações:
Formadora do curso de Humor, orientadora dos Experimentos dos aprendizes nos módulos Elementos do realismo e Narratividade, colaboradora do curso de Atuação módulo Performatividade.

1992 - 1994

Colégio de São Bento

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Teatro, Carga horária: 8

2019 - 2019

Escola ALEF PERETZ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Artes, Carga horária: 5

Outras informações:
Ministra o curso O ensaio como forma, EM. Orienta pesquisas Síntese de alunos do EM. Participa de bancas. Orienta debates e um documentário feitos pelos alunos do EM:

2012 - Atual

FACON, Faculdade de Conchas

Vínculo: Professora colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora horista alternada, Carga horária: 3

Outras informações:
Professora da disciplina A palavra como tema: entre escuta, corpo, texto, do curso de Pós-Graduação lato sensu A Arte de Contar Histórias na contemporaneidade.

1994 - 1995

Teatro Popular do Sesi

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Atriz, Carga horária: 30

Outras informações:
Atriz da criação e temporada da peça Péricles, Príncipe de Tiro, de William Shakespeare, direção de Ulysses Cruz, com sete sessões públicas semanais.

1996 - 1999

Escola Waldorf Rudolf Steiner

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Diretora de peças de teatro, Carga horária: 12

Outras informações:
Dirige as peças Sonho de uma noite de verão, Guilherme Tell, O Guarani e Joana D'Arc.

2020 - 2020

Institut de Recherches et Coordination Acoustique/Musique

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora e diretora convidada, Carga horária: 30

Outras informações:
Convidada para criar texto e dirigir a composição cênica do projeto Constella(c)tions, pesquisa S+T+ARTS realizada pela compositora musical Michelle Agnes Magalhaes no Ircam-Pompidou (https://vertigo.starts.eu/calls/starts-residencies-call-3/residencies/constellactions/detail/), dirijo os ensaios no Centro Pompidou (20 a 27/2) e apresentações (28 e 29/2) no Centquatre/Paris, coordenando a posta em cena e o delineamento da relação com o público, entre artistas, performers e pesquisadores/tecnólogos.

2020 - 2020

Lycée Français International D'Alicante Pierre Deschamps

Vínculo: Coordenadora de workshops, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 8

Outras informações:
Coordeno dois workshops práticos para alunos do ensino médio (penúltimo ano e terminal), a convite do curso de Filosofia: 1. Parole, corps: jouer l?art de l?écoute, Thème: nous avons abordé les thèmes de la discrimination et de la domination, en mettant l'accent sur les relations avec les femmes et entre les sexes, le cours se déroulera en alliance avec la nouvelle Les premiers ânes, de Jacques Prévert. 2. Todo homem precisa de uma mãe: deux essais philosophiques (joués et filmés) autour des femmes. Thème: nous avons abordé des thèmes ouverts aux étudiants à partir de fragments des films Une journée particulière, d'Ettore Scola, et du film Réponse de femmes: notre corps, notre sexe, d'Agnès Varda, tous deux en dialogue avec la chanson Todo homem precisa de uma mãe, de Zeca Veloso.

2020 - Atual

Secretaria Municipal de Cultura SP

Vínculo: Educadora, Enquadramento Funcional: Artista Articulador de Àrea, Carga horária: 17