Mauricéia Gonçalves de Magalhães Santos

Possui graduação em LETRAS pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009) e mestrado em Estudos Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013). Atualmente é professora efetiva - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes estudos:Literatura brasileira, teoria e análise da narrativa.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Estudos Literários

2011 - 2013

Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: O TRÁGICO E A TRAGÉDIA EM ERA UM POAIEIRO, DE ALFREDO MARIEN.,Ano de Obtenção: 2013
DANTE GATTO.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em LETRAS

2005 - 2009

Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: A INTEGRAÇÃO DO PERSONAGEM BRASILINO COM O ESPAÇO EM
Orientador: DANTE GATTO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, M. G. M. . XVI Simpósio de Língua e Literatura da UNEMAT & XVI Encontro Matogrossense dos Estudantes de Letras - XVI SILLMAT & XVI EMEL. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

"Um pouco acima do chão: entre ciência e arte" VII SILLMAT - II Seminário de Dissertação e I Encontro Novos Talentos (CAPES). 2011. (Seminário).

III COLE - Coloquio de Letras. 2009. (Congresso).

"Machado de Assis no século XIX". 2008. (Oficina).

III Fórum de Educação e Diversidade. 2008. (Outra).

V SILLMAT - Simpósio de Língua e Literatura da UNEMAT - IV Encontro de Literatura Comparada. 2008. (Simpósio).

IV SILLMAT Simpósio de Letras e Literatura Mato-Grossense e III Encontro de Literatura Comparada da UNEMAT, "Linguagens no globo: (co) existências e (des) limites". 2007. (Simpósio).

V ELLE "Reflexões sobre o Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas Estrangeiras". 2007. (Encontro).

III SILLMAT - Simpósio de Língua e Literatura da Unemat. 2005. (Simpósio).

Inglês I Centro de Ensino de Línguas - CELTS da UNEMAT. 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luanna Alves Ribeiro Barcelos de Souza

GALLARDO, Bárbara Cristina;SANTOS, M. G. M.; GOMES, R. C. G. E.. Há presença de literatura no livro didático de Língua Inglesa no Ensino Médio: Análise do conteúdo literário e respectivas atividades na coleção Way To Go!. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Wangleyci Jaíne Miranda da Silva

GALLARDO, Bárbara Cristina; MUNIS, I.;SANTOS, M. G. M.. A prática de escrita na Web: considerações sobre o internetês na escrita de adolescentes entre 13 e 17 anos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Indiamara Domingos Silva

BARBOSA, E.; COCCO, M. H.;SANTOS, M. G. M.. Leitura da Literatura: O Livro Didático e a aplicação em sala de aula.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lídia Maria da Silva

MATTOS, Gisele; OLIVEIRA, W. C. D.;SANTOS, M. G. M.. LÍNGUA, LITERATURA E CINEMA: UM MÉTODO DE ENSINO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Flávio Ribeiro Bueno

FRANCA, C. C.; MELO, I. F.;SANTOS, M. G. M.. CONTOS DE FADAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Marcus Vinicius Alves Queiroz

MATTOS, Gisele; MELO, I. F.;SANTOS, M. G. M.. O TERROR E O HORROR EM O GATO PRETO DE EDGAR ALLAN POE E OS GATOS DE ULTHAR DE HOWARD PHILLIPS LOVECRAFT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Luzia de Oliveira

GATTO, DanteSANTOS, M. G. M.; REZENDE, I. S.. A Revelação do Trágico no Conto ?O ÚLTIMO DIA DA MOCIDADE? DE José de Mesquita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Amauri Salvador

MELO, I. F.;SANTOS, M. G. M.; MATTOS, Gisele. Entre Viagens: Aquisição e Transmissão do saber nas obras Odisseia, de Homero e Hotel Atlântico, de João Gilberto Noll. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Tânia Marcina Correia da Silva

FRANCA, C. C.; GOMES, M. E. S.;SANTOS, M. G. M.. Análise da obra Ensaio Sobre a Cegueira, de Saramago: Literatura e Realidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Rosineide Alves Machado

GATTO, Dante; WEBER, C. J.;SANTOS, M. G. M.. O HEROÍSMO EM A HORA DA ESTRELA DE CLARICE LISPECTOR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Regina Temoteo Menezes Penso

SANTOS, M. G. M.. AURÉLIA E MEDEIA: O PAROXISMO DO AMOR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

SANTOS, M. G. M.. PROJETO INTEGRADOR TURMA 2º ANO B - CURSO TECNICO RH INTEGRADO AO NÍVEL MÉDIO (TEMA TRABALHO). 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

SANTOS, M. G. M.; REZENDE, I. S.. Membro da Banca Examinadora do Processo Seletivo nº 065/2015. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SANTOS, M. G. M.. I Concurso Interno de Contos e Poesias. 2009. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jeovani Lemes de Oliveira

OLIVEIRA, J. L. de; BARBOSA, E, A.; Gatto, dante. A integração do personagem Brasilino com o espaço mato-grossense na obra "Era um poaieiro" de Alfredo Marien.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Dante Gatto

GATTO, Dante; MACEDO, Tania Celestino de; MAQUÊA, Vera Lúcia da Rocha. O trágico e a tragédia em Era um Poaieiro de Alfredo Merien. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Dante Gatto

GATTO, Dante; MACEDO, Tania Celestino de; MAQUÊA, Vera Lúcia da Rocha. O trágico e a tragédia em Era um Poaieiro de Alfredo Marian. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Dante Gatto

GATTO, D.; BARBOSA, E. A.; OLIVEIRA, J. L.. A integração do personagem Brasilino com o espaço mato-grossense na obra Era um poaieiro de Alfredo Marien. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

VERA LÚCIA DA ROCHA MAQUÊA

GATTO, Dante;MAQUÊA, Vera.; MACEDO, T.. O trágico e a tragédia em "Era um poaieiro", de Alfredo Marien. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

VIRLEIDE RICARTE PAULINA E MARIA JOSÉ DOS S

DA SILVA; CONTO O ÚLTIMO DIA DE MOCIDADE, DE JOSÉ DE MESQUITA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS - HABILITAÇÃO EM LÍNGUA E LITERATURAS DE L; P; E L; I; ) - DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; Orientador: Mauricéia Gonçalves de Magalhães Santos;

EUDES SOARES DE LIMA E SIRLEI LOPES DE MELO

EGOÍSMO E HIPOCRISIA SOCIAL: UMA LEITURA DOS CONTOS A CARTEIRA E PAI CONTRA MÃE, DE MACHADO DE ASSIS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS - HABILITAÇÃO EM LÍNGUA E LITERATURAS DE L; P; E L; I; ) - DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; Orientador: Mauricéia Gonçalves de Magalhães Santos;

Dayane Miranda Romeira e Giane Patrícia Santos de Lima

UMA ABORDAGEM LITARÁRIA E ESTÉTICA ATRAVÉS DO CONTO TCHAU, DE LÍGIA BOJUNGA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS - HABILITAÇÃO EM LÍNGUA E LITERATURAS DE L; P; E L; I; ) - DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; Orientador: Mauricéia Gonçalves de Magalhães Santos;

Roselaine dos santos gama

O SER ARQUIVADO: Um estudo sobre a personagem no conto O arquivo, de Victor Giudice; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Mauricéia Gonçalves de Magalhães Santos;

Valéria dos Santos Sabarreti

Personagem e espaço como representações da opressão colonial no conto A menina Vitória, de Arnaldo Santos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Mauricéia Gonçalves de Magalhães Santos;

Roselaine dos santos gama

O ser arquivado: um estudo sobre a personagem joão no conto O arquivo, de Victor Giudice; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Mauricéia Gonçalves de Magalhães Santos;

KETYLA NATALIA BASTOS CARMONAE MARILENE Mª ACRISIO SARDINHA

LETRAMENTO LITERÁRIO: O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS - HABILITAÇÃO EM LÍNGUA E LITERATURAS DE L; P; E L; I; ) - DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; Orientador: Mauricéia Gonçalves de Magalhães Santos;

VALERIA SABARRETI

O HEROÍSMO CONTEMPORÂNEO DE ARNALDO SANTOS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Mauricéia Gonçalves de Magalhães Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dante Gatto

O trágico e a tragédia em Era um poaieiro de Alfrede Merien; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dante Gatto;

Dante Gatto

A integração do personagem Brasilino com o espaço mato-grossense na obra Era um poaieiro de Alfredo Marien; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Dante Gatto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, M. G. M. . RELAÇÕES TEMPORAIS E ESPACIAIS NA NARRATIVA ERA UM POAIEIRO DE ALFREDO MARIEN.. Revista Athena , v. 2, p. 13-20, 2011.

  • FREITAS ; SANTOS, M. G. M. ; GATTO, Dante . Aspectos da romanesca mato-grossense. In: Walnice Vilalva. (Org.). Um pouco acima de chão... entre ciência e arte. 1ed.Tangará da Serra: Diário da Serra, 2012, v. , p. 77-88.

  • SANTOS, M. G. M. . O SER AQUIVADO. TRIBUNA TANGARÁ DA SERRA, TANGARÁ DA SERRA, 08 nov. 2017.

  • SANTOS, M. G. M. . RELAÇÕES TEMPORAIS E ESPACIAIS NA NARRATIVA ERA UM POAIEIRO DE ALFREDO MARIEN.. REVISTA ATHENA.

  • SANTOS, M. G. M. . RELAÇÕES ENTRE ESPAÇO E PERSONAGEM NA OBRA ?ERA UM POAIEIRO? DE ALFREDO MARIEN. In: VIII SIMPÓSIO DE LÍNGUA E LITERATURA DE MATO GROSSO e o II SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO EM ANDAMENTO, 2011, Tangará da Serra. VIII SIMPÓSIO DE LÍNGUA E LITERATURA DE MATO GROSSO e o II SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO EM ANDAMENTO, 2011.

  • SANTOS, M. G. M. . Questões Geniais - entendendo nas entrelinhas - Todas as áreas do conhecimento, a partir da Língua Portuguesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. G. M. . Questões Geniais: entendendo nas entrelinhas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. G. M. . A integração do personagem Brasilino com o espaço mato-grossense na obra Era um poaieiro, de Alfredo Mariem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, M. G. M. . CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM. 2017. .

SANTOS, M. G. M. . LITERATURA MATOGROSSENSE. 2016. .

SANTOS, M. G. M. . A REVOLUÇÃO DOS BICHOS, DE GEORGE ORWELL: UMA LEITURA HISTÓRICA, ESTÉTICA E DELEITE. 2016. .

SANTOS, M. G. M. . Preparativo para o ENEM. 2014. .

SANTOS, M. G. M. . Inglês para fins acadêmicos - Módulo I'. 2014. .

SANTOS, M. G. M. . Inglês para fins acadêmicos - Módulo II. 2014. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Para uma teoria do romance brasileiro mato-grossense, Descrição: A hipótese que se anuncia é que no processo de formação da nossa literatura, do Estado, procurou-se sintetizar as heranças culturais anteriores, metabolizando-as antropofagicamente, que resultou em particularidades estéticas bem específicas. Tais particularidades constituem uma teoria que nos propomos a trazer à luz, na publicação de um livro, como resultado final do projeto. As prerrogativas da pós-modernidade inauguraram novas perspectivas para a abordagem do objeto literário, bem como a revisão do cânone. A adjetivação mato-grossense para o substantivo literatura ganhou relevância neste novo contexto. A grupo de pesquisa estudos da literatura de Mato Grosso, coordenado pelo Núcleo Wlademir Dias-Pino, trabalhou e trabalha, desde 2004, vários projetos em torno da literatura brasileira mato-grossense que substanciam este que ora apresentamos. A terminologia instituída por Wolfgang Kayser, romance de espaço, encontrou em Mato Grosso um ambiente fecundo que se combina às particularidades específicas no processo de criação de personagem (personagens metonímicas). Isto tudo configura uma estética do regionalismo que merece luz, inclusive, como referência profunda de uma identidade cultural. Contamos, até agora, estudados, de alguns romances da formação da nossa literatura que reforça a nossa tese e estão sendo republicados como resultado de pesquisas anteriores. A saber, entre outros: de Bianco Filho, Mirko (1927); de José de Mesquita, Piedade (1937); de Alfredo Merien Era um poaieiro (1944).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mauricéia Gonçalves de Magalhães Santos - Integrante / FREITAS, Bruna Marcelo (Bruna Marcelo Freitas) - Integrante / GATTO, Dante (Dante Gatto) - Coordenador / Walnice Matos Vilalva - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2016 - 2016

    PROJETO A HISTÓRIA E A LITERATURA MATOGROSSENSES: MOMENTOS PECULIARES, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (30) . , Integrantes: Mauricéia Gonçalves de Magalhães Santos - Coordenador / Ronivon Alves de Jesus - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional