José Nildo Frutuoso de Arruda
José Nildo Frutuoso de Arruda, possui graduação em Geografia tendo concluído o Bacharelado (2009) e Licenciatura (2010) pela Universidade Federal da Paraíba. Tem mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG / UFPB (2013). Linha de pesquisa: Educação Geográfica. É professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Foi professor de Geografia do curso supletivo do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio (NEJAEM / UFPB), onde também fez parte da equipe de professores do Curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foi tutor à Distância da disciplina de Fundamentos de Geologia no curso de Ciências Biológicas da UFPB/Virtual. Entre (2015 - 2017), desenvolveu atividades na qualidade de professor substituto de Geografia do Instituto Federal da Paraíba - (IFPB). Atualmente desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Cartografia Escolar e Educação Ambiental.
Informações coletadas do Lattes em 18/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Geografia
2011 - 2013
Universidade Federal da Paraíba
Título: Potencialidades e Limitações dos Produtos de Sensoriamento Remoto para o Processo de Ensino - Aprendizagem de Geografia no ensino fundamental II,Ano de Obtenção: 2013
Christianne Maria Moura Reis.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Geografia; Ensino; Escolas.
Graduação em Geografia Bacharelado
2006 - 2010
Universidade Federal da Paraíba
Título: Meio Ambiente e Educação Ambiental na visão de Estudantes do Ensino Fundamental II de Escolas Públicas
Orientador: Rafael Angel Torquemada Guerra
Formação complementar
2020 - 2020
GOOGLE CLASSROOM PARA GESTÃO DE ATIVIDADES REMOTAS NO REGIME ESPECIAL DE EN. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, (SEECT), Brasil.
2018 - 2018
Colaboração de sala de aula digital. (Carga horária: 70h). , Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba, FUNETEC/PB, Brasil.
2018 - 2018
Avaliação na sala de aula do século XXI. (Carga horária: 65h). , Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba, FUNETEC/PB, Brasil.
2018 - 2018
Aprendizagem baseada em projetos. (Carga horária: 65h). , Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba, FUNETEC/PB, Brasil.
2013 - 2014
Alfabetização de Jovens e Adultos. (Carga horária: 40h). , Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba, FUNETEC/PB, Brasil.
2013 - 2014
Avaliação em Educação a Distância (EAD). (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2013 - 2013
Atualização no uso das ferramentas do Moodle 2.4. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2012 - 2012
Tutoria e Mediação no Ambiente Virtual de Aprendiz. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2012 - 2012
Formação Teórica e Metodológica Básica para Atuaçã. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2011 - 2011
Treinamento no uso do Portal de Periódicos CAPES. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2010 - 2010
I Seminário de Atualização Pedagógica. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2010 - 2010
Relação Professor Aluno. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2010 - 2010
Estudo do Meio. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Organização de eventos
ARRUDA, J. N. F. . 1 Encontro Regional de Prática de Ensino em Geografia. 2012. (Outro).
Participação em eventos
III Seminário de Educação Geográfica: formação de professores, metodologias e ensino de Geografia,.III Seminário de Educação Geográfica: formação de professores, metodologias e ensino de Geografia,. 2019. (Seminário).
A Conferência da Terra: Fórum Internacional do Meio Ambiente.Problemas Ambientais no Bairro: reflexão a partir dos olhares de estudantes do ensino fundamental II em escolas públicas de João Pessoa-PB. 2014. (Simpósio).
12 Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia.Imagem como linguagem: reflexões teóricas e metodológicas para o estudo da paisagem no ensino de Geografia. 2013. (Encontro).
II Seminário de Geografia e Ensino da UFCG.Percepção dos alunos sobre as temáticas ambientais existentes nos livros didáticos de Geografia e Ciências no ensino fundamental II. 2013. (Seminário).
1 Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia. 2012. (Encontro).
3 Seminário Regional Norte e Nordeste de Pós-Graduação em Geografia. 2012. (Seminário).
II Congresso Nacioanal de Educação Ambiental e IV Encontro Nordestino de Biogeografia. Fontes de Informaçoes e Problemas ambientais locais: um estudo em escolas públicas em João Pessoa-PB. 2011. (Congresso).
I Seminário de Geografia e Ensino.O papel do Ensino de Geografia Escolar na Construção de Raciocinios Geográficos para a compreensão de problemas do mundo atual. 2011. (Seminário).
VI SEMAGEO Geografi(a)s em Ação: Discurso e Prática.O papel da prática de ensino e do estágio supervisionado na formação do professor de Geografia. 2011. (Outra).
I Seminário de Atualização Pedagógica. 2010. (Seminário).
V SEMAGEO- Teoria e Gestão: Desafios e Alternativas da Ciência Geográfica.PERCEPÇÃO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS POR ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS: UMA REALIDADE DO BAIRRO DO CASTELO BRANCO E DOS BANCÁRIOS, JOÃO PESSOA-PB. 2010. (Outra).
XIII Encontro de Iniciação à Docência.A importância da Interpretação de Imagens Aéreas para os alunos do Curso de Geografia. 2010. (Encontro).
I Congresso Nacional de Educação Ambiental e III Encontro Nordestino de Biogeografia. 2009. (Congresso).
I Encontro Nordestino e Sustentabilidade no Mundo Moderno. 2008. (Encontro).
II Semiluso- Seminário Luso-brasileiro-Agricultura Familiar e Desertificação. 2008. (Seminário).
Participação em bancas
ARRUDA, J. N. F.; MOREIRA, M. F. A. R.; REIS, C. M. M.. Análise dos principais conceitos e instrumentos da cartografia, voltados para o ensino de Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental II Almirante Tamandaré em João Pessoa - PB. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.
Foi orientado por
Relatório de Estágio Docente; 2010; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Avaní Lúcia Dantas;
SENSORIAMENTO REMOTO COMO FERRAMENTA PARA AS ATIVIDADES DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Uma abordagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Médici, João Pessoa-PB; 2013; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Christianne Maria Moura Reis;
Produções bibliográficas
-
ARRUDA, J. N. F. ; DANTAS, A. L. ; REIS, C. M. M. ; ARRUDA, F. N. F. . Problemas Ambientais no Bairro: reflexão a partir dos olhares de estudantes do ensino fundamental II em escolas públicas de João Pessoa-PB. In: Giovanni Seabra. (Org.). TERRA  Saúde Ambiental e Soberania Alimentar. 1ªed.Ituiutaba, MG: Barlavento, 2015, v. III, p. 1249-1261.
-
ARRUDA, J. N. F. . Fontes de Informações e Problemas Ambientais locais: um estudo em escolas públicas de João Pessoa-PB. In: Giovanni Seabra; Ivo Mendonça. (Org.). Fontes de Informações e Problemas Ambientais locais: um estudo em escolas públicas de João Pessoa-PB. 1ªed.João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011, v. 1, p. 1030-1035.
-
ARRUDA, J. N. F. ; GUERRA, R. A. T. . Meio Ambiente nos olhares de Estudantes do Ensino Fundamental II de Escolas Públicas, João Pessoa-PB.. In: Giovanni Seabra; José Antonio Novaes da Silva; Ivo Thadeu Lira Mendonça. (Org.). A Conferência da Terra: Aquecimento global, sociedade e biodiversidade.. 1ªed.João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010, v. II, p. 336-341.
-
MOURA, C. M. ; SILVA, A. F. ; ARRUDA, J. N. F. . PROJETO GEO-ESCOLA: O ESTUDO DO MEIO AMBIENTE A PARTIR DO USO ESCOLAR DAS GEOTECNOLOGIAS. In: PROJETO GEO-ESCOLA: O ESTUDO DO MEIO AMBIENTE A PARTIR DO USO ESCOLAR DAS GEOTECNOLOGIAS, 2019, João Pessoa - PB. PROJETO GEO-ESCOLA: O ESTUDO DO MEIO AMBIENTE A PARTIR DO USO ESCOLAR DAS GEOTECNOLOGIAS, 2019.
-
ARRUDA, J. N. F. ; REIS, C. M. M. ; DANTAS, A. L. . Imagem como linguagem: reflexões teóricas e metodológicas para o estudo da paisagem no ensino de Geografia. In: 12 Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (ENPEG), 2013, João Pessoa - PB. 12 ENPEG, 2013.
-
ARRUDA, J. N. F. ; DANTAS, A. L. . Percepção dos alunos sobre as temáticas ambientais existentes nos livros didáticos de Geografia e Ciências no ensino fundamental II. In: II Seminário de Geografia e Ensino da UFCG, 2013, Campina Grande. II Seminário de Geografia e Ensino da UFCG, 2013.
-
RODRIGUES, L. C. ; ARRUDA, J. N. F. ; MOREIRA, E. R. F. . 'O bolsa família e a luta pela terra: notas introdutórias para pensar de forma relacional'. In: V Semana de Geografia /, 2012, Guarabira- PB. A práxis da Geografia: Reflexões do local para o Global, 2012.
-
ALVES, F. C. das. ; ARRUDA, J. N. F. ; DANTAS, A. L. . Compartilhando Experiências: projetos pedagógicos utilizando a informática educativa no Ensino de Geografia Escolar. In: I Seminário de Geografia e Ensino, 2011, Campina Grande. I Seminário de Geografia e Ensino, 2011.
-
ARRUDA, J. N. F. ; RODRIGUES, L. C. . O Papel da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado na Formação do Professor de Geografia. In: VI SEMAGEO Geografi(a)s em Ação: Discurso e Prática, 2011, João Pessoa. VI SEMAGEO Geografi(a)s em Ação: Discurso e Prática, 2011.
-
LEITE, M. A. C. ; VERAS, T. S. ; ARRUDA, J. N. F. . A Cartografia como recurso nas práticas de ensino em Geografia. In: II Semana de Ciência, Tecnologia, Esporte, Arte e Cultura, 2011, João Pessoa. II Semana de Ciência, Tecnologia, Esporte, Arte e Cultura, 2011.
-
ARRUDA, J. N. F. ; SANTOS, K. R. D. dos. ; DANTAS, A. L. . O papel do Ensino de Geografia Escolar na construção de raciocínios geográficos para a compreensão de problemas do mundo atual. In: I Seminário de Geografia e Ensino, 2011, Campina Grande. I Seminário de Geografia e Ensino, 2011.
-
ARRUDA, J. N. F. ; GUERRA, R. A. T. . A Educação Ambiental e sua importância para a comunidade escolar. In: XI Encontro de Extensão e XII Encontro de Iniciação à Docência, 2009, João Pessoa. A Educação Ambiental e sua importância para a comunidade escolar, 2009.
-
MELO, H. F. P. de. ; ARRUDA, J. N. F. ; GUERRA, R. A. T. . A (Des)continuidade de projetos de educação ambiental em escolas públicas: por quê?. In: XI Encontro de Extensão e XII Encontro de Iniciação à Docência, 2009, João Pessoa. A (Des)continuidade de projetos de educação ambiental em escolas públicas: por quê?, 2009.
-
ARRUDA, J. N. F. ; GUERRA, R. A. T. . A Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública em João Pessoa-PB. In: XI Encontro de Extensão e XII Encontro de Iniciação à Docência, 2009, João Pessoa. XI Encontro de Extensão e XII Encontro de Iniciação à Docência, 2009.
-
ARRUDA, J. N. F. ; GUERRA, R. A. T. . Percepção dos Problemas Ambientais por Estudantes de Escolas Públicas: uma realidade do bairro do Castelo Branco e dos Bancários, João Pessoa-PB. In: V SEMAGEO/UFPB, 2010, João Pessoa. Percepção dos Problemas Ambientais por Estudantes de Escolas Públicas: uma realidade do bairro do Castelo Branco e dos Bancários, João Pessoa-PB, 2010.
-
ARRUDA, J. N. F. ; GARCIA, J. P. M. ; REIS, C. M. M. . A importância da interpretação de imagens aéreas para os alunos do curso de Geografia da UFPB. In: XII Encontro de Extensão Universitária da UFPB, 2010, João Pessoa. XII Encontro de Extensão Universitária da UFPB, 2010., 2010. v. 01.
-
ARRUDA, J. N. F. ; DANTAS, A. L. ; REIS, C. M. M. ; ARRUDA, F. N. F. . Problemas Ambientais no Bairro: reflexão a partir dos olhares de estudantes do ensino fundamental II em escolas públicas de João Pessoa-PB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARRUDA, J. N. F. ; DANTAS, A. L. ; REIS, C. M. M. . Imagem como linguagem: reflexões teóricas e metodológicas para o estudo da paisagem no ensino de Geografia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARRUDA, J. N. F. ; DANTAS, A. L. . Percepção dos alunos sobre as temáticas ambientais existentes nos livros didáticos de Geografia e Ciências no ensino fundamental II.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARRUDA, J. N. F. . Fontes de Informações e Problemas Ambientais locais: um estudo em escolas públicas de João Pessoa-PB. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARRUDA, J. N. F. ; SANTOS, K. R. D. dos. ; DANTAS, A. L. . O Papel do Ensino de Geografia Escolar na Construção de Raciocínios Gegráficos para a compreensão de problemas do mundo atual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALVES, F. C. das. ; ARRUDA, J. N. F. ; DANTAS, A. L. . Compartilhando Experiências: Projetos Pedagógicos utlizando a Informática Educativa no Ensino de Geografia Escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARRUDA, J. N. F. ; RODRIGUES, L. C. . O Papel da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado na Formação do Professor de Geografia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARRUDA, J. N. F. ; GARCIA, J. P. M. ; REIS, C. M. M. . A importância da interpretação de imagens aéreas para os alunos do curso de Geografia da UFPB. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARRUDA, J. N. F. ; GUERRA, R. A. T. . A percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública em João Pessoa-PB. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARRUDA, J. N. F. ; GUERRA, R. A. T. . A educação ambiental e sua importãncia para a comunidade escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
ARRUDA, J. N. F. . Formação Continuada da Proposta Curricular do Estado da Paraíba para o Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais). 2020. .
ARRUDA, J. N. F. ; MOURA, C. M. . O USO ESCOLAR DAS GEOTECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO NO ESTUDO DO MEIO AMBIENTE. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ARRUDA, J. N. F. . A interpretação de fotografias aéreas no ensino de Geografia: possibilidades e limitações. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2017
3 Lugar no concurso para professor Substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Edital 021/2017-PROGESP, UFRN.
2016
4 Lugar na seleção para professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão. Edital 001/2016, IFMA. Instituto Federal do Maranhão.
2016
3 Lugar no concurso para professor Substituto da Universidade Federal de Campina Grande, UFCG. Edital CH N 64 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016, UFCG.
2015
1 Lugar no processo seletivo para professor Substituto do Instituto Federal da Paraíba IFPB. Edital 08/2015, Instituto Federal da Paraíba.
2015
5 Lugar no concurso para professor efetivo do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Edital n 14/ 2015, Instituto Federal de Alagoas.
2015
3 Lugar no concurso para professor assistente da Universidade Estadual do Ceará. Edital N 07/2015 FUNECE, UECE.
2009
Iniciação a Docência 2009, Universidade Federal da Paraíba.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
secretaria de Educação do Estado da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo de Geografia. SEEPB, Carga horária: 21
2013 - 2015
secretaria de Educação do Estado da ParaíbaVínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia do NEJAEM, Carga horária: 8
2013 - 2014
secretaria de Educação do Estado da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Prof Alfabetizador, Carga horária: 10
2012 - 2014
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância da UFPB Virtual, Carga horária: 20
Outras informações:
Foi tutor à Distância da disciplina de Fundamentos de Geologia no curso de Ciências Biológicas da UFPB/Virtual.
2011 - 2011
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente (Ministrante, Colaborador), Carga horária: 96
2010 - 2010
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina Aerofotogrametria UFPB, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2010
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina Aerofotogrametria UFPB, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2009
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação à Docência (PROLICEN-UFPB), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2008
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação à Docência (PROLICEN-UFPB), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2017
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IfpbVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Geografia, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrei aula de Geografia nos cursos técnicos de Mineração, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Petróleo e Gás e Administração (PROEJA).
Você é José Nildo Frutuoso de Arruda?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Nildo Frutuoso de Arruda e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?