Ewelter de Siqueira e Rocha

Professor/Coordenador do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Professor do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal do Ceará - IFCE. Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, graduado em Música pela Universidade Estadual do Ceará, mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo - USP. Possui uma produção acadêmica abrangendo os campos da Fotografia, Música, Educação e Antropologia Visual. Suas pesquisas abordam as seguintes temáticas: educação musical; fotografia e memória; a estética e as performances do sagrado relativas ao catolicismo popular nordestino; estudo das relações entre música e localidade; o campo da arte na escola e no terceiro setor. Utiliza a fotografia e o filme etnográfico como métodos e fontes de pesquisa, havendo também realizado diversas exposições fotográficas e trabalhos audiovisuais autorais. Foi coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2013/2017). Com artista, desenvolve trabalhos na área de composição de trilhas musicais, design sonoro, fotografia e cinema. É pesquisador associado da Universidade de São Paulo integrando os grupos PAM - Pesquisa em Antropologia Musical (USP/CNPQ) e GRAVI - Grupo de Antropologia Visual (USP/CNPQ). É membro do grupo de pesquisa Cultura Brasileira, Educação e Práticas Pedagógicas (UECE/CNPQ). É Líder do grupo Pesquisa em Música, Cultura e Educação Musical (UECE/CNPQ).

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia Social

2008 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: Vestígios do sagrado: uma etnografia sobre formas e silêncios
Rose Satiko Gitirana Hikiji. Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: Antropologia Visual; Etnomusicologia; Religiosidade popular; Formas sagradas; Altares domésticos.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Visual. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte Religiosa. Setores de atividade: Educação Superior; Outros Setores.

Mestrado em Etnomusicologia

2000 - 2002

Universidade Federal da Bahia
Título: A sagrada obediência de cantar os mortos: um estudo da função do canto fúnebre na sentinela do Cariri,Ano de Obtenção: 2002
Dr Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: Morte; Cariri; Fúnebre; Rito; Velório; Penitente. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação.

Graduação em Música Licenciatura Plena

1990 - 1999

Universidade Estadual do Ceará
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.

Graduação em Matemática Bacharelado

1994 - 1995

Universidade Federal do Ceará
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Matemática Licenciatura Plena

1990 - 1995

Universidade Federal do Ceará
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Mecânica

1984 - 1988

Escola Técnica Federal do Ceará

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2003

Extensão universitária em Curso de Cinema e Vídeo. (Carga horária: 470h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Etnomusicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Música.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Visual.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ROCHA, E. S. E. ; FARIAS, A. C. S. ; MACENA FILHA, M. L. . Museu Vivo do Padre Cícero. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Conferência Regional Latino-Americana de Educação Musical ? ISME ? International Society for Music Education.. Quartzo Verde: música de câmara para grupo de violões.. 2017. (Congresso).

Reconhecimento de Saberes e Ofícios tradicionais de Povos e Comunidades? D. 2016. (Outra).

Concertos do Nordeste.Música e penitência no sertão nordestino: vestígios de um canto sagrado. 2014. (Encontro).

Encontro Internacional de Antropologia Visual - EIAV.Mostra audiovisual - EIAV (Filme etnográfico: "Beata, uma santa que não sorri"). 2014. (Encontro).

Encontro Internacional de Antropologia Visual - EIAV.Mini curso com professor Peter fer Crawford. 2014. (Encontro).

Encontro Internacional de Antropologia Visual - EIAV.Beata, uma santa que não sorri. 2014. (Encontro).

Encontro Internacional de Antropologia Visual - EIAV. Exposição fotográfica: "Dois Silêncios".. 2014. (Exposição).

Mimo. 2014. (Encontro).

Semana Universitária (UECE).Encontro do PIBID UECE (GT) - Coordenador. 2014. (Encontro).

VI ENABET. Mostra de filmes sobre religiosidade popular. 2013. (Congresso).

Terra em trânsito: as múltiplas imagens da modernidade.Imagens em debate: estudos e abordagens. 2007. (Outra).

XI Semana Universitária.Som e Imagem no Cinema:redundância e desconstrução do sentido. 2006. (Encontro).

SBPC-2005.Introdução a narrativa sonoro-visual no cinema e na publicidade. 2005. (Encontro).

Semana da Música.Ary Barroso: Cem anos de música no Brasil. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Raimundo Edson Santos Tavora Filho

ROCHA, E. S. E.; ROGERIO, P.; ALBUQUERQUE, L. B.. Aprendizagem Técnico-musical Coletiva no IFCE-Campus Fortaleza Usando o Teclado Eletrônico. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Artes) - iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ.

Aluno: VANESSIA GOMES DOS SANTOS

ROCHA, E. S. E.; TEIXEIRA, F. N.; CARREIRA, A. L. A. N.. Cicatriz: desmontagem de uma trajetória em teatro de rua. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Artes) - iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ.

Aluno: Frederico Bezerra de Macêdo

ROCHA, E. S. E.; PAULA, F. S.; OLIVEIRA FILHO, J. V.. Experimentos em gravura no campo ampliado: a estética do cangaço, o grotesco e o fantástico a partir do imaginário popular. 2019 - iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ.

Aluno: Rebeka Lúcio e Neves

ROCHA, E. S. E.; CASTRO, S. O.; SAMPAIO, I. V.. Arte para a infância, alem dos clichês: um olhar do fazedor de arte infantil sobre o espectador mirim. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Artes) - iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ.

Aluno: Francisco Michel Alves Barros

ROCHA, E. S. E.; ALBUQUERQUE, L. B.; CASTRO, H. S. B.; ROGERIO, P.. Augusto Pontes: uma trajetória formadora no campo musical cearese. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Eddy Lincolln Freitas de Souza

ROCHA, E. S. E.; ROGERIO, P.; ALBUQUERQUE, L. B.; RIBEIRO, G. M.; LIMA, J. M. A. X.; ANJOS, F. W. dos. José Mario de Araújo e o violão: memória e trajetória na constituição de um campo de ensino do violão no Ceará. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Marco Antônio Silva

ALBUQUERQUE, L. B.; DIAS, A. M. I.; CASTRO, H. S. B.; NASCIMENTO, M. A. T.;ROCHA, E. S. E.; SALES, J. A. M.. A sinfonia da vida: narrativas sobre a constituição do habitus docente musical. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: JORGE ANTONIO CARDOSO MOURA

ROCHA, E. S. E.; ALBUQUERQUE, L. B.; ROGERIO, P.; AGUIAR, R. R.; RUEDA, C. V.. Vibrações de um choro da escola: singularidades culturais da escola do Choro. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: João Luiz Soares Studart Guimarães

ROCHA, E. S. E.; ROGERIO, P.; ALBUQUERQUE, L. B.. Descartes Gadelha: Formação da autoridade no Campo Artístico. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Eddy Lincoln Freitas de Souza

ROCHA, E. S. E.; ROCHA, P.G.S.; ALBUQUERQUE, L. B.; COSTA, M. T. F.. José Mário de Araújo e o violão: a trajetória e o legado do músico educador. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: JORGE ANTONIO CARDOSO MOURA

ALBUQUERQUE, L. B.; ROGERIO, P.; AGUIAR, R. R.; RUEDA, C. V.;ROCHA, E. S. E.. Vibrações de um choro na escola: o desvelamento do habitus do choro e sua aplicabilidade na educação musical brasileira. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Vanessia Gomes sos Santos

ROCHA, E. S. E.; CARREIRA, A. L. A. N.; TEIXEIRA, F. N.. Cicatriz - Experiências de Cena: um corte de rua para dentro. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Artes) - iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ.

Aluno: Rebeka Lúcio e Neves

ROCHA, E. S. E.; CASTRO, S. O.; SAMPAIO, I. V.. Arte, infância e tabu: para além do era uma vez. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Artes) - iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ.

Aluno: Ana Claudia de Sousa

ROCHA, E. S. E.; LIMA, J. M. A. X.; VILACA, S. H. C.. O Museu Vivo do Padre Cícero e seu Projeto Educativo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Artes) - iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ.

Aluno: Frederico Bezerra de Macêdo

ROCHA, E. S. E.; OLIVEIRA FILHO, J. V.; PAULA, F. S.. Experimentos em Gravura no Campo Ampliado: a estética do cangaço, o grotesco e o fantástico a partir do imaginário popular. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Artes) - iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ.

Aluno: Camila Pinho Lima

ROCHA, E. S. E.; SAMPAIO, I. V.; TEIXEIRA, F. N.. Poéticas da Corporeidade. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Artes) - iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ.

Aluno: Francisco Michel Alves Barros

ALBUQUERQUE, L. B.; CASTRO, H. S. B.; ROGERIO, P.;ROCHA, E. S. E.. Biografia - análise da trajetória para a formação do/no campo musical cearense - Augusto Pontes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Luiz Rebouças Neto

ROCHA, E. S. E.; BARROS, M. T. S.;GIFONI, L. R.. Sounding Branding e Music Branding: uma introdução ao universo dos sons aplicados à publicidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ezequiel da Silva Moreira

ROCHA, E. S. E.; MARTINS, I. B. C.; SANTOS, T. S.. Fundação Raimundo Fagner e o Projeto aprendendo com Arte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Sandro Mota Lopes

ROCHA, E. S. E.; ELLERY, M. A. R.; SILVA, W. A. C.. Ouvindo os Sons da Escola: musicalizando através de atividades de educação sonora. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Natanael Pereira Teixeira

ROCHA, E. S. E.GIFONI, L. R.; COSTA, P. G.. Musicalizando através da harmônica diatônica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: João Paulo Rocha Façanha

ROCHA, E. S. E.; COSTA, P. G.;GIFONI, L. R.. Ensino Coletivo de Violão: uma reflexão sobre práticas docentes na escola municipal Francisco Andrade Teófilo Girão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Karina Alves de Toledo

ROCHA, E. S. E.; JORGE, N. M. M. D.; VERISSIMO, E. C.. Um relato de estudo na peça Regard de Lóntion terrible de Olivier Messiaen. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Francisco Maycon Honório Lopes

ROCHA, E. S. E.; COSTA, P. G.;GIFONI, L. R.. Ensino de acordeom à distância: um estudo multicaso sobre interações síncronas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Jorge Paulo da Silveira

GIFONI, L. R.ROCHA, E. S. E.; VERISSIMO, E. C.. A música como elemento de formação humana: a experiência da banda de música Pe. Valdery. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Antônio Bruno Verga Pinto

ROCHA, E. S. E.GIFONI, L. R.; COSTA, P. G.. Acompanhamentos Fraseólogicos: Violão Sete Cordas de Tarcísio Sardinha No Choro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: José Wellington Sousa de Castro

ROCHA, E. S. E.; JORGE, N. M. M. D.; BARROS, A. J.. Naturalis, para orquestra sinfônica: procedimentos composicionais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Argemiro Correia de Oliveira Neto

ROCHA, E. S. E.; JORGE, N. M. M. D.; BARROS, A. J.. Reflexões para orquestra sinfônica: breve análise do processo composional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Antonio Roberto Barbosa Moraes

ROCHA, E. S. E.; COSTA, P. G.;GIFONI, L. R.. A música urbana no Brasil em sua fase mecânica de gravação (1902-1927). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Francisco Gilberlândio Pereira Felizardo

ROCHA, E. S. E.GIFONI, L. R.; MARTINS, I. B. C.. Banda de música municipal de Maracanaú: um estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Iraci de Oliveira Moraes

MORAIS, V. M.; Carvalho, F.G.C.;ROCHA, E. S. E.. Jingle: uma tática que dar certo. Um estudo da importância do Jingle na estratégia publicitária. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Henderson de Jesus Rodrigues dos Santos

ROCHA, E. S. E.. Música eletroacústica no Brasil. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará.

ROCHA, E. S. E.; CAPDEVILLE, S. C.; ALBUQUERQUE, E. S.. Concurso para a disciplina Som e Realização para a Cinema e Audiovisual. 2018. Universidade Federal do Ceará.

ROCHA, E. S. E.; ALBUQUERQUE, E. S.; DIDIMO, M.. Concurso para a disciplina Som e Realização para Cinema e Audiovisual. 2018. Universidade Federal do Ceará.

ROCHA, E. S. E.; VERISSIMO, E. C.; BARROS, M. T. S.. Concurso para Poéticas Visuais. 2018. Universidade Estadual do Ceará.

ROCHA, E. S. E.; VERISSIMO, E. C.; BARROS, M. T. S.. Concurso Professor Substituto - Artes Visuais. 2018. Universidade Estadual do Ceará.

ROCHA, E. S. E.; LANDI, M. S.; PORTO FILHO, H. C.. Professor de Música - Composição/Teoria Musical. 2017. Universidade Estadual do Ceará.

ROCHA, E. S. E.; VERISSIMO, E. C.; FONTENELE, P. F.. Concurso para professor de música - Violão/Teoria Musical. 2017. Universidade Estadual do Ceará.

ROCHA, E. S. E.. Concurso para Professor Substituto. 2014. Universidade Estadual do Ceará.

ROCHA, E. S. E.; DI CAVALCANTI, M. J. B.; DUARTE, V. M.. Concurso para professor efetivo. 2013. Universidade Estadual do Ceará.

ROCHA, E. S. E.; MATTOS, M.; AZEVEDO, I. L.. Concurso público professor temporário (Educação Musical). 2012. Universidade Federal do Ceará.

MAIA, M. S.;ROCHA, E. S. E.; Martins, Inez B. C.. Concurso professor substituto (Metodologia de Pesquisa em Música). 2012.

ROCHA, E. S. E.; DUARTE, V. M.; DI CAVALCANTI, M. J. B.. Professor de Teoria Musical. 2012. Universidade Estadual do Ceará.

ROCHA, E. S. E.. Professor substituto - Prática Instrumental (Violão). 2006. Universidade Estadual do Ceará.

ROCHA, E. S. E.. Professor substituto: Teoria Musical. 2006. Universidade Estadual do Ceará.

ROCHA, E. S. E.. Técnica Vocal. 2006. Universidade Estadual do Ceará.

ROCHA, E. S. E.. Prática Instrumental violão. 2004. Universidade Estadual do Ceará.

ROCHA, E. S. E.. Professor efetivo - Prática Instrumental (Violão). 2004. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

ROCHA, E. S. E.. IV Concurso de Música Jovens Talentos. 2016. Escola de Arte e Cultura Casa de Vovó Dedé.

ROCHA, E. S. E.; BARROS, A. J.; VERISSIMO, E. C.. Professor Substituto. 2015. Universidade Estadual do Ceará.

ROCHA, E. S. E.; Moura, Dalton; Lima, T. José de. Prêmio UECE de Música - Jurado. 2006. Universidade Estadual do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior

VEIGA, M.. A sagrada obediência de cantar os mortos: Um estudo da função do canto fúnebre na sentinela do Cariri.. 2002. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

Elba Braga Ramalho

RAMALHO, E. B.. A Sagrada Obediência de Cantar os Mortos: um estudo da função do canto fúnebre na Sentinela do Cariricariri. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Rose Satiko Gitirana Hikiji

CAIUBY NOVAES, S.; DAWSEY, J. C.;Hikiji, Rose Satiko Gitirana; GONÇALVES, M.A.; sandroni, C.. Vestígios do sagrado: uma etnografia sobre formas e silêncios. 2012. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de São Paulo.

Rose Satiko Gitirana Hikiji

HIKIJI, R. S. G.; DAWSEY, J. C.; MONTES, M.L.. Para além do verbo: etnografia e estética de uma religião penitente. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade de São Paulo.

John Cowart Dawsey

HIKIJI, R. S. G.;DAWSEY, J. C.; NOVAES, Sylvia Caiuby; GONCALVES, M. A.; SANDRONI, C.. Vestígios do sagrado: uma etnografia sobre formas e silêncios. 2012. Tese (Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.

John Cowart Dawsey

HIKIJI, R. S. G.;DAWSEY, J. C.; MONTES, Maria Lucia. Para além do verbo: etnografia e estética de uma religião penitente. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.

Sylvia Caiuby Novaes

HIKIJI, R. S. G.; DAWSEY, J.;CAIUBY NOVAES, S.; GONCALVES, M. A.; SANDRONI, L.. Vestígios do sagrado: uma etnografia sobre formas e silêncios. 2012. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Angélica Maria Gadelha Guimarães Pompeu

Ensino de arte para além da escola: possibilidade de inserção do ensino de Arte no contexto da saúde mental; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Artes) - iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ; (Orientador);

Thaise Cristina Marcelino Matias

O canto popular numa perspectiva cênica: considerações sobre ensino e aprendizagem na formação do cantor solo; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Artes) - iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ; (Orientador);

Camila Pinho Lima

Poéticas da corporeidade: Identidades desveladas em sala de aula; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Artes) - iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ,; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

Ana Claudia Sousa

O Museu Vivo do Padre Cícero e seu Projeto Educativo; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Artes) - iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ,; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

Brena Neilyse Correia dos Santos

Educação sonora na escola: interações entre educação musical e ecologia acústica; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pesquisa Científica) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

Henderson de Jesus Rodrigues dos Santos

Tecnologia e Educação Musical: elaboração de um tutorial multimídia; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte e Educação) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

Henderson de Jesus Rodrigues dos Santos

Música eletroacústica e educação musical: subsídios e desafios; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Música) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

Sarah Fontenelle Catrib

Avaliação sobre a aprendizagem musical: um estudo sobre quatro contextos educacionais de Fortaleza; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

Felipe Rubens Bandeira Lima

Imagem, texto e som: considerações sobre o uso da Missa de Réquiem no filme animado ''O Corcunda de Notre Dame"; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

Brena Neilyse Correia dos Santos

Arte, som, vida e escola: interações entre educação musical e ecologia acústica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

Daila Pereira de Almeida Gomes

A aplicação da lei 11769/08 no município de General Sampaio: percalços e alternativas pedagógicas na prática docente; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Interface e interação musical: o homem e a máquina na técnica circuitbending; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

Francisca Antonia Marcilane Gonçalves Cruz

Bandas de Música e Educação Musical: uma investigação sobre a banda de música de Paraipaba; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

Paulo Sérgio Sousa Costa

É assim que se canta pro santo: Aspectos etnomusicológicos da festa de santo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

Rebecca Lima de Oliveira

A metodologia proprioceptiva na pedagogia pianistica de José Alberto Kaplan; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Piano) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

Felipe Vieira

Etnografia sonora da Feira da Parangaba; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

Leo Fabrício Cavalcante de Medeiros

Uma etnografia sonoro-musical da Feira da Parangaba; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

Cláudio Fontenele de Oliveira Filho

Confissão religiosa e formação musical: notas sobre o curso de música da UECE; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

Brena Neilyse Correia dos Santos

Etnografia sonora e identidade religiosa: escutando o culto pentecostal; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

Pedro Gustavo de Sousa Rocha

Ícones de sofrimento nos benditos do Cariri: problemas de transcrição musical (Iniciação Científica); 2014; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

George de Almeida Pessoa

Monitoria da disciplina de Harmonia; 2008; Orientação de outra natureza; (Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

Cristiano da Costa Cardoso

Monitoria da disciplina de Harmonia; 2007; Orientação de outra natureza; (Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

José Robson Maia de Almeida

Monitoria - graduação; 2005; Orientação de outra natureza; (Música Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Ewelter de Siqueira e Rocha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior

A sagrada obdiência de Cantar os Mortos: Um estudo da função do canto fúnebre na Sentinela do Cariri; ; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Interinstitucional de Música UECE/ UFBA) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior;

Rose Satiko Gitirana Hikiji

Vestígios do sagrado: uma etnografia sobre formas e silêncios; 2012; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de São Paulo, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rose Satiko Gitirana Hikiji;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROCHA, E. S. E. ; Martins, Inez B. C. ; LANDI, M. S. . Analise de Processo de Estágio Probatório do professor Pablo Garcia da Costa. 2019.

ROCHA, E. S. E. ; Martins, Inez B. C. ; LANDI, M. S. . Analise de Processo de Estágio Probatório do professor Tenison Santana dos Santos. 2019.

ROCHA, E. S. E. . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica ? BICT/FUNCAP. 2019.

ROCHA, E. S. E. . Parecer em artigo científico: Proa - Revista de Antropologia e Arte (IFCH - Unicamp). 2018.

ROCHA, E. S. E. . Parecer sobre resumos submetidos à Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral - CIEMS. 2017.

ROCHA, E. S. E. . Avaliação de processo de estágio probatório de Luciana Rodrigues Gifoni. 2017.

ROCHA, E. S. E. . Parecer científico. ILHA ? Revista de Antropologia do PPGAS-UFSC.. 2017.

ROCHA, E. S. E. . Parecer em trabalhos submetidos a XXII Semana Universitária (UECE). 2017.

ROCHA, E. S. E. . Comitê científico do VIII Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2017.

ROCHA, E. S. E. . Comissão organizadora da mostra de filmes - ABET. 2017.

ROCHA, E. S. E. . Parecer artigo científico - Revista de Antropologia da USP. 2016.

ROCHA, E. S. E. . Parecer de artigo científico - Revista da Tulha / USP. 2016.

ROCHA, E. S. E. . Coordenação de Grupo de Trabalho - Arte e Educação (III Seminário de Práticas Educativas Memórias e Oralidades - SEPEMO). 2016.

ROCHA, E. S. E. ; BARROSO, R. O. C. ; VERISSIMO, E. C. . Processo de avaliação de ascensão Funcional do professor Alfredo Jacinto de Barros. 2015.

ROCHA, E. S. E. . Parecer para a revista Cadernos de Campos - USP. 2015.

ROCHA, E. S. E. ; LANDI, M. S. ; VERISSIMO, E. C. . Análise do processo de estágio probatório do professor Márcio Carvalho Resende. 2015.

ROCHA, E. S. E. . Coordenação de sessão de trabalhos científicos - Semana do Pibid. 2015.

ROCHA, E. S. E. . Coordenação de grupo de trabalho - Semana do Pibid. 2014.

ROCHA, E. S. E. . Parecer - Concurso ANPOCS de obras científicas e teses. 2013.

ROCHA, E. S. E. . Parecer - Revista Amazônica. 2013.

ROCHA, E. S. E. . Design Sonoro (filme) - Esaú o catador de história (9 min - André Dias). 2011.

ROCHA, E. S. E. ; DARCIO, M. . Pós-produção de áudio para o filme documentário Lá do Leste (Rose Satiko e Carolina Café). 2010.

ROCHA, E. S. E. . Design Sonoro (filme) - La do Leste (26 min Rose Satiko e Carolina Café). 2010.

ROCHA, E. S. E. . Parecer Ad Hoc Revista Três Pontos - UFMG. 2009.

ROCHA, E. S. E. . Masterização de som direto - Vídeo Arte "Colabore" - Mauricio Taveira. 2009.

ROCHA, E. S. E. . Design Sonoro (filme) - Amores de Circo (40 min - Ana Lúcia Ferraz). 2009.

ROCHA, E. S. E. . Projeto e implantação do Laboratório de Música Eletroacústica da UECE. 2007.

Fernandes, G. F. ; ROCHA, E. S. E. . Projeto do Laboratório de Audiovisual da Universidade Regional do Cariri. 2007.

ROCHA, E. S. E. ; MATTOS, M. . Seleção de Bolsistas - Iniciação Artística. 2007.

ROCHA, E. S. E. ; MATTOS, M. . Seleção de Bolsistas - Iniciação Artística. 2006.

ROCHA, E. S. E. ; SANTOS, B. N. C. ; ROCHA, P.G.S. . A Morte Seja Louvada. 2014; Tema: Música penitencial do sertão do Cariri. (Blog).

ROCHA, E. S. E. . Corpo e voz: uma abordagem integrada em Arte Educação. 2017. .

ROCHA, E. S. E. . Performances do Silêncio: ouvindo corpos, espaços e movimentos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROCHA, E. S. E. ; GIFONI, L. R. . Relatório anual - PIBID UECE (Música). 2014. (Relatório de pesquisa).

ROCHA, E. S. E. . Sound Design - Vídeo Amores de Circo (Ana Lúcia Ferraz - 39 min). 2009. (Sound Design).

ROCHA, E. S. E. . Sound Design - Cinema de Quebrada (vídeo, 45 min, Dir. Rose Satiko). 2008. (Sound Design).

ROCHA, E. S. E. ; VILAR, H. D. . Introdução à Narrativa Sonoro-visual no Cinema e na Publicidade. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROCHA, E. S. E. ; AGUIAR, D. ; VILAR, H. D. . A História de um Sonho. 2016. Audiovisual.

ROCHA, E. S. E. ; SILVA, J. F. . Finalização de áudio - filme Afro-Sampas. 2020. Outra.

ROCHA, E. S. E. ; SILVA, J. F. . Itinerâncias. 2019. Trilha Sonora.

ROCHA, E. S. E. ; SILVA, J. F. . Finalização de áudio - Filme Woya Hayi Mawe. 2018. Outra.

ROCHA, E. S. E. . João sem Maria. 2017. Composição (estréia).

ROCHA, E. S. E. . Quartzo verde: música de câmara para grupo de violões. 2017. Interpretação.

ROCHA, E. S. E. . Trilha sonora original para o filme A História de um Sonho. 2016. Trilha Sonora.

ROCHA, E. S. E. ; DARCIO, M. . Trilha musical original para o filme Baile da Saudade (Longametragem de Erica Giesbrecht ). 2015. Trilha Sonora.

ROCHA, E. S. E. . Trilha musical original para o filme Fabrik Funk, a realidade de um sonho (Diretoras: Alexandrine Boudreault, Rose Satiko e Sylvia Caiuby). 2015. Trilha Sonora.

ROCHA, E. S. E. . Trilha musical original para o filme 'Beata, uma santa que não sorri' (Diretor: Ewelter Rocha). 2014. Trilha Sonora.

ROCHA, E. S. E. . Lispector. 2012. Trilha Sonora.

ROCHA, E. S. E. . Trilha sonora original para o filme 'Esaú, o Catador de Histórias'. 2011. Trilha Sonora.

ROCHA, E. S. E. ; DARCIO, M. . Trilha sonora original para o filme 'Amores de Circo ( de Filme de Ana Lúcia Ferraz)'. 2009. Trilha Sonora.

ROCHA, E. S. E. . Trilha musical original para o filme Cinema de Quebrada (Diretora: Rose Satiko). 2008. Trilha Sonora.

ROCHA, E. S. E. . Trilha musical original para o filme A Cerca (Diretor: Glauco Fernandes). 2004. Trilha Sonora.

ROCHA, E. S. E. . Sala de Santo. 2019. Fotografia.

ROCHA, E. S. E. . Era um Corpo de Mulher.... 2019. Filme.

ROCHA, E. S. E. . Era um corpo de Mulher.... 2018. Vídeo.

ROCHA, E. S. E. . Sala de Santo. 2018. Fotografia.

ROCHA, E. S. E. ; VILAR, H. . João sem Maria. 2018. Vídeo.

ROCHA, E. S. E. . Um Sonho Azul. 2016. Vídeo.

ROCHA, E. S. E. ; VILAR, H. D. ; AGUIAR, D. . A história de um sonho.... 2016. Vídeo.

ROCHA, E. S. E. . Ecce Corpus (videoarte). 2015. Vídeo.

ROCHA, E. S. E. . Beata, uma santa que não sorri. 2014. Vídeo.

ROCHA, E. S. E. . Dois Silêncios. 2014. Fotografia.

ROCHA, E. S. E. . Altares de Juazeiro. 2012. Fotografia.

ROCHA, E. S. E. . Rosários. 2011. Fotografia.

ROCHA, E. S. E. . Contemplação e Forma (exposição fotográfica). 2011. Fotografia.

ROCHA, E. S. E. . Em algum lugar azul. 2011. Fotografia.

ROCHA, E. S. E. . Mulheres de Imburana. 2010. Vídeo.

Martins, Marcos ; ROCHA, E. S. E. . Fio de Pedra (videoarte). 2009. Vídeo.

ROCHA, E. S. E. . Direção artística do Projeto Revelarte - Lançamento Edição 2020. 2020 (Direção artística).

ROCHA, E. S. E. . Direção artística do show Patativando - Quinteto Agreste. 2019 (Direção artística).

ROCHA, E. S. E. . Direção artística do show Sons do Nordeste. 2019 (Direção artística).

ROCHA, E. S. E. . Direção Artística Projeto Revelarte - 5a. Edição. 2019 (Direção artística).

ROCHA, E. S. E. . Direção Artística Projeto Revelarte 4o. Edição. 2019 (Direção artística).

ROCHA, E. S. E. . Show Sons do Nordeste 2. 2018 (Direção artística).

ROCHA, E. S. E. . Show A Era do Rádio. 2018 (Direção artística).

ROCHA, E. S. E. . Show Sons do Nordeste 1. 2017 (Direção artística).

ROCHA, E. S. E. . Sensibilizar-te. 2017 (Espetáculo).

ROCHA, E. S. E. . Trilha sonora (vídeo\fime animação "Esaú o catador de história\ 9 min). André Dias), Fortaleza, CE.. 2011.

ROCHA, E. S. E. . "Lispector" (Trilha Musical Vídeoarte\5 min "Coragem e Corvardia" de Fernanda Bacelar). 2011.

ROCHA, E. S. E. . Trilha sonora (tema principal do vídeo "Amores de Circo"\ 39 min). Ana Lúcia Ferraz, São Paulo.. 2009.

ROCHA, E. S. E. . Trilha sonora (videoarte "Fio de Pedra" 5 min). Marcos Martins, São Paulo, SP.. 2009.

ROCHA, E. S. E. . Trilha Sonora (vídeo "Cinema de Quebrada"\40min ) - Rose Satiko, São Paulo, SP.. 2008.

ROCHA, E. S. E. . Trilha Sonora (vídeo "Cerca"/15 min ) - Glauco Vieira, Fortaleza, CE.. 2006.

ROCHA, E. S. E. . Suíte Protomundo - Trio de Violões. 2005.

ROCHA, E. S. E. . Trilha Sonora ( vídeo "Entre as Luzes" \9 min ) - Haroldo, Fortaleza, CE.. 2004.

ROCHA, E. S. E. . ARUPEMA. 1999.

ROCHA, E. S. E. . Sonata n 2 - Flauta e Piano. 1997.

ROCHA, E. S. E. . Invenção N 1. 1996.

ROCHA, E. S. E. . Sonata N 1- Flauta e Piano. 1994.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Espaços de nostalgia: uma etnografia dos percursos da música romântica (1970/1980) no centro velho de Fortaleza, Descrição: Partindo de um inventário sobre a música romântica brasileira considerada pejorativamente como Brega, produzida, sobretudo, nas décadas de 1970 e 1980, e problematizando as pesquisas que enquadram várias tendências e estilos musicais sobre essa mesma terminologia, desenvolvemos, neste projeto, uma reflexão sobre os regimes de afetividade que elaboram nos ouvintes uma experiência musical nostálgica associada à audição desse repertório. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Musicar Local - novas trilhas para a Etnomusicologia, Descrição: O Projeto Temático visa investigar como o musicar constrói a localidade e como é construído por ela. Ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se chamar atenção para o papel da música na articulação deste contexto, independentemente da origem do estilo em questão. Localidades são contextos dinâmicos; são pontos de encontros contínuos entre pessoas, ideias, práticas, tecnologias, objetos que vão convergindo no local ao longo do tempo. A especificidade da localidade deriva de suas relações com outras localidades, mais do que com o seu isolamento. Busca-se, aqui, documentar como o engajamento musical se articula com as interações sociais que ocorrem durante o musicar, sejam os participantes amadores ou profissionais. O projeto, portanto, volta-se para a investigação da relação entre música e localidade a partir das práticas das pessoas envolvidas no musicar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (4) . , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Rose Satiko Gitirana Hikiji - Integrante / Suzel Ana Reily - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Arte, representação e etnografia: o artista de Juazeiro do Norte como Etnógrafo de formas e silêncios, Descrição: A presente pesquisa ancora-se em uma das reflexões desenvolvidas na tese de doutorado Vestígios do sagrado: uma etnografia sobre formas e silêncios (FFLCH\USP, 2012). Iluminados pelo pensamento de Hal Foster (2001), que provoca pensar o artista como etnógrafo, daremos continuidade ao processo de acompanhamento da produção de esculturas de "beatas" realizadas por escultores do município de Juazeiro do Norte-CE . Durante a concepção das obras, discutimos com os artistas os artifícios a que recorrem na elaboração da obra, desde a seleção da madeira até os últimos acabamentos. O centro de nossa reflexão opera sobre a hipótese de que o significado das formas esculpidas deriva de uma biografia que lhes confere virtudes particulares e que define as intenções de sua aparência, desde a escolha do tronco certo até o aprumo dos últimos contornos. Nesta perspectiva, mobilizamos o conceito de "agência" (GELL, 1988) de uma obra de arte, dispositivo teórico que permite transcender o domínio do simbólico e depositar sobre as obras prerrogativas humanas, capazes de produzir, afetar e emular espaços e atitudes, não se limitando a acondicionar informações, mas interferindo no mundo, na experiência, nas ações. A pesquisa pretende registrar na forma de ensaios fotográficos e em dispositivo audiovisual as relações entre a arte e a tradição penitencial de Juazeiro do Norte, enfatizando a figura das beatas, mulheres que constituem uma espécie de arauto de uma corporeidade penitente, cuja identidade visual constituísse a partir de uma ambiguidade, que faz convergirem signos de uma santa e de uma "mulher do mundo".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Coordenador / Jean Fernandes da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    Música, Corpo e Penitência: O sofrimento como instância do sagrado no sertão do Cariri, Descrição: O presente projeto dá prosseguimento a uma pesquisa em andamento desde o ano de 2000, referente ao mapeamento, reconstituição e análise dos antigos cantos de sentinela do Sertão do Cariri. Portanto, o substrato etnográfico e teórico reside numa pesquisa de 15 anos que desenvolvemos no sertão do Cariri-CE, compreendendo em especial as cidades de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. O tema circunscreve-se no rico panorama musical da religiosidade popular nordestina, enfocando em particular o repertório associado aos antigos velórios nordestinos, frequentemente designados sentinelas. Durante esse período realizamos uma dissertação de mestrado, junto ao programa de pós-graduação em Música da Universidade Federal da Bahia e uma Tese de doutorado, defendida em 2012 no programa de Antropologia Social da Universidade de São Paulo (FFLCH\USP). Além desses trabalhos de maior porte, escrevemos diversos artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais e realizamos diversas apresentações em congressos, divulgando a pesquisa em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Salvador, Belém, Recife, Fortaleza e Vitória, além de Santiago, Buenos Aires e Califórnia, em âmbito internacional. Por intermédio dessa pesquisa fomos agraciados com a menção honrosa no IV Prêmio latino-americano de Musicologia/2004, com o Prêmio Funarte de Música Brasileira/2012, e com o primeiro lugar no Prêmio Sílvio Romero/2013, maior distinção concedida a uma pesquisa na área de cultura popular no Brasil, concurso em que concorremos com cinquenta pesquisas de grande envergadura, em sua maioria teses de doutorado de todo o Brasil. Depois de havermos realizado um exaustivo processo de documentação e análise do material que produzimos ao longo dos últimos 15 anos, propomos desenvolver uma pesquisa que congregue os campos da Etnomusicologia e da Antropologia Visual, desafio que o proponente vem travando há vários anos, já tendo publicado e apresentado vários trabalhos sobre esse tema, no Brasil do no exterior. Em síntese, propomos reunir, sonoridades, iconografia e textos antigos na intenção de disponibilizar um acervo material e analítico relativo ao cantos de penitência do sertão do Cariri, matéria extremamente importante para pesquisadores, artistas e músicos em geral que lidam com questões relacionadas à religiosidade popular nordestina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Coordenador / Brena Neilse Correia dos Santos - Integrante / Laire Paulino de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    O artista como etnógrafo: representação e agência na arte popular de Juazeiro do Norte, Descrição: A presente pesquisa ancora-se em uma das reflexões desenvolvidas na tese de doutorado Vestígios do sagrado: uma etnografia sobre formas e silêncios (FFLCH\USP, 2012). Iluminados pelo pensamento de Hal Foster (2001), que provoca pensar o artista como etnógrafo, daremos continuidade ao processo de acompanhamento da produção de esculturas de "beatas" realizadas por escultores do município de Juazeiro do Norte-CE . Durante a concepção das obras, discutimos com os artistas os artifícios a que recorrem na elaboração da obra, desde a seleção da madeira até os últimos acabamentos. O centro de nossa reflexão opera sobre a hipótese de que o significado das formas esculpidas deriva de uma biografia que lhes confere virtudes particulares e que define as intenções de sua aparência, desde a escolha do tronco certo até o aprumo dos últimos contornos. Nesta perspectiva, mobilizamos o conceito de "agência" de uma obra de arte, dispositivo teórico que permite transcender o domínio do simbólico e depositar sobre as obras prerrogativas humanas, capazes de produzir, afetar e emular espaços e atitudes, não se limitando a acondicionar informações, mas interferindo no mundo, na experiência, nas ações. A pesquisa pretende registrar na forma de ensaios fotográficos e em dispositivo audiovisual as relações entre a arte e a tradição penitencial de Juazeiro do Norte, enfatizando a figura das beatas, mulheres que constituem uma espécie de arauto de uma corporeidade penitente, cuja identidade visual constituise a partir de uma ambiguidade, que faz convergirem signos de uma santa e de uma mulher do mundo, sofrida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Coordenador / Brena Neilse Correia dos Santos - Integrante / Pedro Gustavo de Sousa Rocha - Integrante.

  • 2013 - 2015

    A morte seja louvada: mapeamento, registro e reconstituição dos antigos cantos de sentinela do Sertão do Cariri, Descrição: O projeto pretende dar continuidade às pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidas pelo pesquisador durante os últimos 12 anos. Enfoca em especial o repertório musical relacionado à tradição penitencial do catolicismo popular que se estabeleceu no Cariri cearense, revisitando e organizando o acervo (sonoro e iconográfico) produzido durante os últimos doze anos. O projeto prevê a produção de um DVD-ROM contendo todo material musical, artigo científico, fotografias e os principais depoimentos já reunidos e os que ainda serão incorporados durante o transcurso do projeto, todos acompanhados da referida transcrição textual e musical; a realização de um documentário audiovisual intitulado ?Cantos de Sentinela?; o desenvolvimento de um website e a escritura de um folheto de cordel contendo uma versão poética da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Coordenador / Brena Neilse Correia dos Santos - Integrante / Pedro Gustavo de Sousa Rocha - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2

  • 2010 - 2014

    Projeto Temático: A Experiência do Filme na Antropologia, Descrição: Este projeto temático centra-se em duas vertentes. Uma delas trata da reflexão acerca das relações entre a Antropologia, o Cinema e a Fotografia, relação que se inicia nos primórdios da invenção da máquina fotográfica, do cinematógrafo e da própria disciplina antropológica. Se os encontros iniciais entre antropologia e estas novas técnicas de reprodução da imagem marcam as primeiras descobertas das possibilidades de contato e contágio, cem anos mais tarde as tensões são tantas quanto as efetivas aproximações entre as áreas. Um dos objetivos deste projeto é, pois, refletir sobre as experiências de apropriação mútua entre elas a partir da teoria antropológica, e também experimentar as possibilidades deste encontro, por meio da realização de filmes etnográficos e ensaios fotográficos. A segunda vertente está mais ligada ao que se convencionou chamar de Antropologia da Arte. Trata-se nesta segunda linha de pesquisa de perceber a realização audiovisual no âmbito da produção de conhecimento antropológico como expressão de um diálogo entre a teoria antropológica clássica e outros campos da própria antropologia como o da antropologia da arte e a etnoestética, bem como com campos vizinhos como os das artes visuais e cênicas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Renato Sztutman - Integrante / Edgar Teodoro da Cunha - Integrante / Andréa Barbosa - Integrante / Paula Morgado - Integrante / Ana Lucia Marques Camargo Ferraz - Integrante / Evelyn Schuler - Integrante / Aristóteles Barcelos Neto - Integrante / Alexandre Kishimoto - Integrante / Francirosy Ferreira - Integrante / Andrea Cavalheiro - Integrante / Lilian Cezar - Integrante / Rose Satiko Gitirana Hikiji - Integrante / Syvia Caiuby - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2007

    Instalação e implantação do Laboratório de Eletro-acústica, Descrição: A criação de um estúdio de gravação e do laboratório de eletro acústica da Universidade Estadual do Ceará (UECE) é uma idéia antiga do colegiado do Curso de Música. A premente necessidade de atualização tecnológica por parte dos professores e alunos, a importância na capacitação do manuseio dos modernos recursos musicais e equipamentos de áudio empregados na atualidade, bem como, a composição de novas músicas utilizando tecnologia motivaram alguns professores do Curso de Música da UECE a realização desse projeto. A criação do estúdio e do laboratório de eletro acústica visa constituir-se num espaço onde todas essas possibilidades de trabalho possam ser vivenciadas por alunos e professores. Tal espaço servirá como suporte para as atividades de ensino. Uma vez instalado o estúdio laboratório servirá aos alunos do Curso de Música para uma aprendizagem prática e familiarização com programas que auxiliam em diversas atividades musicais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Inez Beatriz de Castro Martins - Integrante / Elba Braga Ramalho - Coordenador / Mário Tadeu Siqueira Barros - Integrante / Raimundo Santiago dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2004 - 2007

    Projeto Político Pedagógico do Curso de Música, Descrição: Definição das diretrizes pedagógicas e reformulação do currículo do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Inez Beatriz de Castro Martins - Integrante / Elba Braga Ramalho - Integrante / Elídia Clara Veríssimo - Coordenador.

  • 2004 - 2007

    Projeto Político Pedagógico do Curso de Música, Descrição: Definição das diretrizes pedagógicas e reformulação do currículo do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Inez Beatriz de Castro Martins - Integrante / Elba Braga Ramalho - Integrante / Elídia Clara Veríssimo - Coordenador.

  • 2004 - 2007

    Projeto Político Pedagógico do Curso de Música, Descrição: Definição das diretrizes pedagógicas e reformulação do currículo do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Inez Beatriz de Castro Martins - Integrante / Elba Braga Ramalho - Integrante / Elídia Clara Veríssimo - Coordenador.

  • 2004 - 2007

    Projeto Político Pedagógico do Curso de Música, Descrição: Definição das diretrizes pedagógicas e reformulação do currículo do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Inez Beatriz de Castro Martins - Integrante / Elba Braga Ramalho - Integrante / Elídia Clara Veríssimo - Coordenador.

  • 2004 - 2007

    Projeto Político Pedagógico do Curso de Música, Descrição: Definição das diretrizes pedagógicas e reformulação do currículo do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Inez Beatriz de Castro Martins - Integrante / Elba Braga Ramalho - Integrante / Elídia Clara Veríssimo - Coordenador.

  • 2004 - 2007

    Projeto Político Pedagógico do Curso de Música, Descrição: Definição das diretrizes pedagógicas e reformulação do currículo do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Inez Beatriz de Castro Martins - Integrante / Elba Braga Ramalho - Integrante / Elídia Clara Veríssimo - Coordenador.

  • 2004 - 2007

    Projeto Político Pedagógico do Curso de Música, Descrição: Definição das diretrizes pedagógicas e reformulação do currículo do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Inez Beatriz de Castro Martins - Integrante / Elba Braga Ramalho - Integrante / Elídia Clara Veríssimo - Coordenador.

  • 2004 - 2007

    Projeto Político Pedagógico do Curso de Música, Descrição: Definição das diretrizes pedagógicas e reformulação do currículo do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Inez Beatriz de Castro Martins - Integrante / Elba Braga Ramalho - Integrante / Elídia Clara Veríssimo - Coordenador.

  • 2004 - 2007

    Projeto Político Pedagógico do Curso de Música, Descrição: Definição das diretrizes pedagógicas e reformulação do currículo do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Inez Beatriz de Castro Martins - Integrante / Elba Braga Ramalho - Integrante / Elídia Clara Veríssimo - Coordenador.

  • 2004 - 2007

    Projeto Político Pedagógico do Curso de Música, Descrição: Definição das diretrizes pedagógicas e reformulação do currículo do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Inez Beatriz de Castro Martins - Integrante / Elba Braga Ramalho - Integrante / Elídia Clara Veríssimo - Coordenador.

  • 2004 - 2007

    Projeto Político Pedagógico do Curso de Música, Descrição: Definição das diretrizes pedagógicas e reformulação do currículo do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2004 - 2007

    Projeto Político Pedagógico do Curso de Música, Descrição: Definição das diretrizes pedagógicas e reformulação do currículo do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Inez Beatriz de Castro Martins - Integrante / Elba Braga Ramalho - Integrante / Elídia Clara Veríssimo - Coordenador.

  • 2004 - 2007

    Projeto Político Pedagógico do Curso de Música, Descrição: Definição das diretrizes pedagógicas e reformulação do currículo do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Inez Beatriz de Castro Martins - Integrante / Elba Braga Ramalho - Integrante / Elídia Clara Veríssimo - Coordenador.

  • 2004 - 2007

    Projeto Político Pedagógico do Curso de Música, Descrição: Definição das diretrizes pedagógicas e reformulação do currículo do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Inez Beatriz de Castro Martins - Integrante / Elba Braga Ramalho - Integrante / Elídia Clara Veríssimo - Coordenador.

  • 2004 - 2007

    Projeto Político Pedagógico do Curso de Música, Descrição: Definição das diretrizes pedagógicas e reformulação do currículo do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ewelter de Siqueira e Rocha - Integrante / Inez Beatriz de Castro Martins - Integrante / Elba Braga Ramalho - Integrante / Elídia Clara Veríssimo - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Prêmio Funarte de Música Brasileira, FUNARTE.

2013

Prêmio Sílvio Romero (1o. Lugar), Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular.

2004

IV Prêmio Latino-americano de Musicologia, Instituto de Música de la Universidad Católica de Chile.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades. , Av. Paranjana s/n, Serrinha, 60000000 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 31019760, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2003 - Atual

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2003 - 09/2006

    Ensino, Música Licenciatura Plena, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Etnomusicologia, Estética, Harmonia

1992 - 1995

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1994 - 07/1995

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Direito, Biblioteca da Faculdade de Direito.,Serviço realizado, Instalação da Base de Dados SAU-Sistema de Automação de Materiais.

  • 02/1992 - 07/1994

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências da Saúde, Biblioteca da Saúde.,Serviço realizado, Tradução de Artigos de Periodicos de Língua Inglesa.

2010 - 2014

Universidade de São Paulo

Vínculo: Aluno Pesquisador, Enquadramento Funcional: Integrante

1995 - 2000

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

Outras informações:
O vínculo empregatício com o TJCE continuará existindo até o cumprimento do peíodo do estágio probatório junto a UECE

Atividades

  • 07/1995 - 06/2000

    Serviços técnicos especializados , Fórum Clovis Beviláqua, 11ª Vara de Família.,Serviço realizado, Assessoramento ao Juiz em audiênciaa.

2017 - Atual

Instituto Federal do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação

Outras informações:
Professor efetivo do Programa de Pós-graduação em Artes.