Sabrina Mecca de Menezes

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (2000) e Mestre em Ciência e Tecnologia de Sementes pela mesma. Entre os anos de 2005 e 2008 lecionou na União de Escolas Superiores de Rondonópolis, ministrando aulas para alunos da graduação em Agronomia. Em 2008 concluiu o Curso de Formação Pedagógica de docentes em nível de Especialização. Atualmente está concluindo o curso de Doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas e desempenhou a função de Responsável Técnica do Laboratório de Qualidade de Sementes de Algodão da Bayer S.A.e atualmente desempenha a função de Supervisora de Produção de Sementes de Soja na Syngenta Seeds. Possui experiência na área de formação, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Sementes, Melhoramento Vegetal e Gestão de Qualidade.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciência e Tecnologia de Sementes

2009 - Atual

Universidade Federal de Pelotas
Título: Atividade Enzimática como M;etodo Alternativo na Diferenciação do Vigor em Lotes de Sementes,
Dario Munt de Moraes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes

2002 - 2004

Universidade Federal de Pelotas
Título: Identificação das ezimas da germinação de soja transgênica,Ano de Obtenção: 2004
Maria Ângela André Tillmann.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: enzimas; germinação; transgênica; soja.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Produção e Beneficiamento de Sementes. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas. Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos; Informacao e Gestao C&T; Produção Vegetal.

Graduação em Engenharia Agronômica

1996 - 2000

Universidade Federal de Pelotas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2009

Programa Especial de Formação Pedagógica de Docent. (Carga horária: 585h). , Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Produção e Beneficiamento de Sementes.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Melhoramento Vegetal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Entomologia Agrícola.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Jornada de Excelência Operacional. 2016. (Outra).

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. 2016. (Seminário).

Treinamento Tecnico sobre Qualidade de Aplicação em Tratamento de Sementes. 2016. (Outra).

Comunicação Aberta: Assertividade e Transparência. 2015. (Outra).

Treinamento Tecnico sobre Qualidade de Aplicação em Tratamento de Sementes. 2013. (Outra).

Análise de Sementes de Algodão. 2011. (Outra).

ETS - Gestão Responsável de Podutos Vegetais Obtidos por meio da Biotecnologia. 2011. (Simpósio).

I Curso de Fisiologia de Sementes. 2011. (Outra).

ISO17025 - Interpretação e Implantação da Gestão da Qualidade em Laboratórios. 2010. (Outra).

ISO 9001:2008 Lead Auditor Trainig Course. 2010. (Outra).

Reunião Técnica sobre Instrumentos Legis da Produção, Beneficiamento, Armazenamento, Comercialização e Utilização d Sementes de Grandes Cultura. 2010. (Encontro).

Utilização de Kit de Diagnóstico Rápido de OGM e Algodão. 2010. (Outra).

XVI Congresso Brasileiro de Sementes. Qualidade Fisiológica e Fitossanitária de Sementes de Milheto. 2009. (Congresso).

Encontro Regional de Professores Universitários de Defesa Vegetal. 2006. (Encontro).

MÉTODOS BASEADOS NA ATIVIDADE DA PEROXIDASE NA DETECÇÃO DE SOJA TOLERANTE AO GLIFOSATO.CONGESSO PANAMERICANO DE SEMENTES. 2004. (Seminário).

XIX Seminário Panamericano de Semillas. 2004. (Congresso).

DIFERENCIAÇÃO DE CULTIVARES DE SOJA RESISTENTE AO GLIFOSATOATRAVÉS DA ANÁLISE QUALITATIVA DA ATIVIDADE DA ENZIMA PEROXIDASE. CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES. 2003. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Sementes. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ramon GOmes

MENEZES, S. M.. Desempenho de Grupos Genéticos em Bovinos no Confimamento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DE RONDONÓPOLIS.

Aluno: Adão Alves Filho

MENEZES, S. M.. Efeito da Dessecação da Cobertura Morta na Cultura da Soja Transgênica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DE RONDONÓPOLIS.

Aluno: Carlos Henrique Boaventura Júnior

MENEZES, S. M.. Saturação de Aluminio e sua Interação com o Zinco em Relação ao crescimento da soja. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DE RONDONÓPOLIS.

Aluno: ÉVERSON CHIODI

CHIODI, E.;MENEZES, S. M.. EFEITO DA ADUBAÇÃO COM MAP E NPK NA NODULAÇÃO DA SOJA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - União das Escolas Superiores de Rondonópolis.

Aluno: CLARICE DE FÁTIMA JAENISCH

JAENISCH. C.F;MENEZES, S. M.. EFEITO DA REDUÇÃO DO ESPAÇAMENTO NA PRODUTIVIDADE DE HÍBRIDOS DE MILHO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - União das Escolas Superiores de Rondonópolis.

Aluno: BALTAZAR SILVEIRA PEREIRA JÚNIOR

PEREIRA JÚNIOR, B.S;MENEZES, S. M.. APLICAÇÃO DE GESSO AGRÍCOLA NA CULTURA DA SOJA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - União das Escolas Superiores de Rondonópolis.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Angela André Tillmann

TILLMANN, M. A. A.; PESKE, S. T.; LUCCA FILHO, O. A.;DODE, L. B.. Métodos baseados na atividade de de enzimas para detecção de soja geneticamente modificada tolerante ao glifosato. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes) - Universidade Federal de Pelotas.

Luciana Bicca Dode

DODE, L. B.. Métodos Baseados na Atividade de Enzimas para Detecção de soja geneticamente modificada, tolerante ao glifosato. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rafael Mosele

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES HÍBRIDAS DE MILHO SUBMETIDAS A DIFERENTES TIPOS DE DESPENDOAMENTO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DE RONDONÓPOLIS; Orientador: Sabrina Mecca de Menezes;

Érica Teles

Inventário dos Visitantes Florais da Cultura do Algodoeiro na Região de Rondonópolis; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DE RONDONÓPOLIS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sabrina Mecca de Menezes;

Thaysa Alves

Avaliação de Diferentes Cepas do Fungo Beauveria bassiana no controle do Bicudo do Algodoeiro; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DE RONDONÓPOLIS; Orientador: Sabrina Mecca de Menezes;

Daneila Freitas da Silva

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE BRAQUIÁRIA SOB DIFERENTES MÉTODOS DE ESCARIFICAÇÃO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DE RONDONÓPOLIS; Orientador: Sabrina Mecca de Menezes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Angela André Tillmann

Métodos baseados na atividade de enzimas para detecção de soja geneticamente modificada tolerante ao glifosato; ; 2004; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Angela Andre Tillmann;

Dario Munt de Moraes

Avaliação da atividade enzimática na germinação correlacionada ao vigor em sementes de soja; 2008; Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dario Munt de Moraes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MENEZES, S. M. ; TILLMANN, M.A.A ; DODE, L.B. ; VILLELA, F.A. . Detecção de soja geneticamente modificada tolerante ao glifosato por métodos baseados na atividade de enzimas. Revista Brasileira de Sementes , v. 26, p. 1-9, 2004.

  • BERTAGNOLLI, C.M. ; CUNHA, C.S.M. ; MENEZES, S. M. . Qualidade fisiológica de sementes de soja submetidas ao estresse salino. Revista Brasileira de Agrociência , v. 10, p. 287-291, 2004.

  • . .

  • LUCCA FILHO, O.A. ; ZAMBRINI, C.I. ; MENEZES, N.L. ; MENEZES, S. M. . Dado Históricos da Eficiência Produtiva em Cooperativas Produtoras de Semenes de Soja. In: Francisco Amaral Villela; Antônio Carlos Souza de Albuquerue Barros; Geri Eduardo Meneghelo. (Org.). Prospecção da Produção Técnico-Científca em Sementes. 1ed.Pelotas: Editora e Gráfica Universitária PREC - UFPel, 2008, v. 1, p. 216-230.

  • MENEZES, S. M. ; TILLMANN, M.A.A ; DODE, L.B. . Métodos baseados na atividade da enzima peroxidase para a detecção de soja tolerante ao glifosato. In: CONGRESO PANAMERICANO DE SEMENTES, 2004, ASSUNÇÃO. ANAIS DO XIX SEMINÁRIO PANAMERICANO DE SEMENTES. p. 347.

  • MENEZES, S. M. ; TILLMANN, M.A.A ; DODE, L.B. . Diferenciação de cultivares de soja resistente ao glifosato através da análise qualitativa de enzima peroxidase. In: congresso brasileiro de sementes, 2003, gramado. ANAIS DO XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES. v. 13. p. 330.

  • CUNHA, C.S.M. ; SOFIATTI, V. ; MENEZES, S. M. . Avaliação de pureza genética em cultivares de aveia. In: XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES, 2003. ANAIS DO XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES. v. 13. p. 328.

  • BERTAGNOLLI, C.M. ; CUNHA, C.S.M. ; MENEZES, S. M. . Avaliação da qualidade fisiológica de dois genótipos de soja submetidas ao estresse salino. In: XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES, 2003, GRAMADO. ANAIS DO XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES. v. 13. p. 330.

  • MENEZES, S. M. ; CUNHA, C.S.M. ; BERTAGNOLLI, C.M. . Alterações na qualidade fisiológica e constituição química de sementes de soja induzidas por estresse salino. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES, 2003, GRAMADO. ANAIS DO XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES, 2003.

  • BALERINI, F. ; CUNHA, C.S.M. ; MENEZES, S. M. . Comparação de diferentes métodos na identificação de cultivares de soja. In: IX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E IV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2002, PELOTAS. ANAIS DO XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES. p. 403.

  • CONCEIÇÃO, L. H. D. ; BARBOSA NETO, J. F. ; VACARO, E. ; SERENO, M. J. C. M. ; MENEZES, S. M. . Variabilidade genética em populações de milho através de marcadores moleculares. Anais da 45 Reunião Técnica do Milho e 28 Reunião Técnica Anual do Sorgo Embrapa, Pelotas/RS, 2000.

  • MENEZES, S. M. ; CUNHA, C.S.M. ; TILLMANN, M.A.A . INFLUÊNCIA DO VIGOR NA QUANTIFICAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA TRANSGÊNICA ATRAVÉS DO BIOENSAIO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MENEZES, S. M. ; BERTAGNOLLI, C.M. ; CUNHA, C.S.M. . Organismos Geneticamento Modificados. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

"Esforço Digno de Nota" - rocesso de Certificação ISO 9001:2008, DNV - Det Norske Veritas.

2004

Melhor Trabalho Científico apresentado, Congresso Panamericano de Sementes - FELAS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Syngenta Seeds - Filial Uberlândia. , Rodovia BR 452 Km 142, Zona Rural, 38405000 - Uberlândia, MG - Brasil, Telefone: (049) 991468149, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - 2012

Bayer - BioScience

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Responsável Técnica, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação no controle de qualidade de semente como responsável técnica do laboratório de análise de sementes; formação e atuação como auditor líder em processos de auditoria interna; implementação e manuenção do sistema de gestão de qualidade voltado para a ISO 9001:2008 e ISO IEC 17.025.

2005 - 2008

União das Escolas Superiores de Rondonópolis

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2005 - 01/2008

    Ensino, AGRONOMIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica, Ecologia, Entomologia Agrícola, Genética Geral, Melhoramento Genético Vegetal, Produção e Tecnologia de Sementes, Tecnologia de Produtos Agropecuários

2003 - 2003

Universidade Católica de Pelotas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 8

Outras informações:
Treinamentos ministrados no Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Biologia com Identificação de sementes transgênicas

2009 - 2009

Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil

Vínculo: Tutor a distância, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20

1998 - 2000

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria da Disciplina de Melhoramento Genét, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades técnico-científicas no departamento de Fitotecnia

1999 - 1999

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária Laboratório de Biologia Molecular, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágis em Técnicas aplicadas a cereais de inverno (Di-haploidização)

2012 - Atual

Syngenta Seeds - Matriz

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor de Produção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando como responsável pela multiplicação de sementes de soja na região de Santa Catarina / SC, desempenhando atividades de campo, negociação de volumes, prospecção de clientes e parceiros de multiplicação; Atua na manutenção do sistema de gestão de qualidade interno voltado para a ISO 9001:2015 e Códigos de Prática internos.