Gabriel Carrara Vieira

Doutorando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor de Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Médio. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, com especialização em Imagens e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos Literários

2015 - 2019

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Da ausência à visibilidade: repertórios de literatura brasileira contemporânea
Marli de Oliveira Fantini Scarpelli. Palavras-chave: literatura brasileira; Contemporaneidade; heterogeneidade; fragmentação.

Mestrado em Estudos Literários

2010 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Autonomia e referencialização em Eles muito cavalos, de Luiz Ruffato,Ano de Obtenção: 2012
Marcus Vinicius de Freitas.Palavras-chave: ética narrativa; Luiz Ruffato; referencialização; autonomia literária.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Comunicação: Imagens e culturas mediáticas

2008 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Tempo da cultura: uma proposta de abordagem do jornalismo cultural do caderno Ilustrada do jornal A Folha de S. Paulo
Orientador: Prof. Dr. Elton Antunes

Graduação em Letras

2003 - 2008

Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

Graduação em Comunicação

2004 - 2007

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Vozes do Gueto: linguagem e grupos culturais contemporâneos
Orientador: José Luiz Ribeiro

Formação complementar

2018 - 2018

Capacitação a Distância para Seleção de Avaliadores do Enem 2018 ? Redações. (Carga horária: 93h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2016 - 2016

Seminário AMPLIFICA. (Carga horária: 8h). , Seminário Amplifica, AMPLIFICA, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Curso de Atualização em Ferramentas de Comunicação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2014 - 2014

Introdução à Visualização de Dados e Infografia. (Carga horária: 20h). , Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, CENTRO KNIGHT, Estados Unidos.

2010 - 2010

Curso de Economia para Jornalistas. (Carga horária: 16h). , Ibmec, IBMEC/MG, Brasil.

2010 - 2010

Planejamento em Mídias Sociais. (Carga horária: 8h). , Digitalks, DIGITALKS, Brasil.

2006 - 2007

Bekka - Japanese Language and Culture Program. , Kanda University of International Studies, KUIS, Japão.

2005 - 2005

Trilha Musical para Cinema, Animação e Games. (Carga horária: 20h). , Mostra de Cinema de Tiradentes, MOSTRA DE CINEMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo de revista.

Participação em eventos

XV Congresso Internacional da Abralic. A dívida como recurso narrativo contemporâneo: leituras de Laub e Lísias. 2017. (Congresso).

XV Encontro da ABRALIC.Estratégias do narrador contemporâneo e a construção da experiência em "Reprodução", de Bernardo Carvalho. 2016. (Encontro).

II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções.Processos de fragmentação do real em ?Eles eram muitos cavalos?. 2014. (Simpósio).

III Jornada Jacques Derrida.Desumanização e resistência subjetiva em Eles eram muitos cavalos. 2012. (Encontro).

XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Temporalidade jornalística e crítica literária em cadernos culturais do jornal A Folha de S. Paulo. 2012. (Congresso).

I Congresso de Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. A personagem em Angústia. 2007. (Congresso).

XII Seminário de Iniciação Científica.Imagem, narrativa e vanguardas cinematográficas. 2007. (Outra).

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2005. (Congresso).

II Encontro Regional de Comunicação. 2004. (Encontro).

I Jornada de Estudos Literários. 2004. (Seminário).

X Semana de Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. 2004. (Encontro).

IV Seminário 'A Pesquisa na Instituição de Ensino Superior'. 2003. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • VIEIRA, G. C. . Estratégias do narrador contemporâneo em Reprodução, de Bernardo Carvalho. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS (ONLINE) , v. 17, p. 17-31, 2017.

  • VIEIRA, G. C. . Fragmentação textual e crítica em 'Eles eram muitos cavalos'. EM TESE (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 19, p. 308-320, 2013.

  • VIEIRA, G. C. ; COSTA, V. S. . Contribuições das redes sociais para a EaD: implementação do Plano de Integração em Redes Sociais no Programa Nacional Escola de Gestores na UFOP. In: Breynner Ricardo de Oliveira; Adriana Maria Tonini. (Org.). Educação a distância e formação continuada de professores: múltiplas dimensões e desafios da implementação do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. 1ed.Juiz de Fora: Editar, 2016, v. 1, p. 239-254.

  • VIEIRA, G. C. . Acabe com os desperdícios!. Revista Amipão, 01 jul. 2015.

  • VIEIRA, G. C. . A força da micro e pequena empresa. Revista Amipão, 01 jun. 2015.

  • VIEIRA, G. C. . Atualize seu ponto de venda!. Revista da Papelaria, , v. 201, 01 maio 2014.

  • VIEIRA, G. C. . Tradição judaica em NY. Verdemar em revista, Belo Horizonte, , v. 36, 15 maio 2013.

  • VIEIRA, G. C. . Acerte no sal. Revista Amipão, Belo Horizonte, , v. 102, p. 42 - 43, 20 maio 2012.

  • VIEIRA, G. C. . Conheça seu cliente. Revista Amipão, Belo Horizonte, , v. 100, p. 46 - 47, 10 jun. 2011.

  • VIEIRA, G. C. . SPED Fiscal. Revista Amipão, Belo Horizonte, , v. 99, p. 36 - 37, 01 abr. 2011.

  • VIEIRA, G. C. . Ajustando os ponteiros. Revista Amipão, Belo Horizonte, , v. 98, p. 32 - 33, 20 nov. 2010.

  • VIEIRA, G. C. . Culinária inteligente. Verdemar em revista, Belo Horizonte, , v. 23, p. 52 - 64, 20 jul. 2010.

  • VIEIRA, G. C. . A raiz do Brasil. Verdemar em revista, Belo Horizonte, , v. 19, p. 16 - 24, 10 jun. 2009.

  • VIEIRA, G. C. . Para romper a inércia. Verdemar em revista, Belo Horizonte, , v. 17, p. 42 - 45, 20 dez. 2008.

  • VIEIRA, G. C. . Estratégias do narrador contemporâneo e a construção da experiência em 'Reprodução', de Bernardo Carvalho. In: XV Encontro da ABRALIC, 2016, Rio de Janeiro. Estratégias do narrador contemporâneo e a construção da experiência em 'Reprodução', de Bernardo Carvalho, 2016.

  • VIEIRA, G. C. . Temporalidade jornalística e crítica literária em cadernos culturais do jornal A Folha de S. Paulo. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2012, Ouro Preto. Anais do XVI Congresso de Comunicação da Região Sudeste, 2012.

  • VIEIRA, G. C. . A dívida como recurso narrativo contemporâneo: leituras de Laub e Lísias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, G. C. . Estratégias do narrador contemporâneo e a construção da experiência em 'Reprodução', de Bernardo Carvalho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, G. C. . Processo de fragmentação do real em 'Eles eram muitos cavalos'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, G. C. . Desumanização e resistência subjetiva em 'Eles eram muitos cavalos'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIEIRA, G. C. . A personagem em Angústia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVARENGA, N. A. ; VIEIRA, G. C. ; LUCINDA, T. V. . Imagem, narrativa e vanguardas cinematográficas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

VIEIRA, G. C. . Gerenciamento de redes sociais no PNEG do CEAD/UFOP. 2016; Tema: Gerenciamento de temas de interesse da Escola de Gestores do O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFOP). (Rede social).

VIEIRA, G. C. . 4ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (FEBRAT). 2016. (Avaliador de projetos científicos).

VIEIRA, G. C. . Programa de Atualização e Qualificação de Avaliadores das Redações do Enem 2015. 2015. (Avaliador de redações).

VIEIRA, G. C. . Jornalismo gastronômico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIEIRA, G. C. . Planejamento e gerenciamento editorial. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIEIRA, G. C. . Cinema FM. 2005.

VIEIRA, G. C. ; ARAUJO, C. H. V. ; SALES, L.N. . Entrelinhas. 2006 (Jornal interno) .

Projetos de pesquisa

  • 2005 - 2006

    Graciliano e Doistoiévski: angústias em diálogo, Descrição: Projeto vinculado ao Programa Institucional de Iniciação Científica do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gabriel Carrara Vieira - Integrante / Edinéia de Oliveira Rocha - Coordenador., Financiador(es): Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Faculdade COTEMIG

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

2014 - Atual

Colegio Cotemig

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de português, Carga horária: 32

2015 - 2016

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor de CEAD

Outras informações:
Tutor do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEG) do Centro de Ensino a Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP)

2014 - 2015

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Curso

Outras informações:
Supervisor de curso do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEG) do Centro de Ensino a Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP)

2014 - 2014

Colégio Rui Barbosa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

2008 - 2013

Editora Tangiranda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 30

Outras informações:
Atua como jornalista em empresa de produção editorial, participando da elaboração de revistas. Exerce as seguintes atividades: produção textual, gerenciamento de projeto, revisão e produção.

2012 - 2013

LV Agência Interativa

Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Redator, Carga horária: 6

Outras informações:
Produção de conteúdo para mídias sociais

2006 - 2006

Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor de Literatura Brasileira e Portuguesa.

2007 - 2007

Prefeitura de Juiz de Fora

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Comunicação, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiário de comunicação durante o II Fest Ler, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora, através da Secretaria de Educação, no período de 28 de maio a 02 de junho de 2007, com carga horária de 30 horas.