Renato Barroso da Silva

Possui graduação em Bacharelado em Esporte, Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Física

2009 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: Influência da modulação do dano muscular e da inflamação sobre o efeito da carga repetida e as vias de sinalização de hipertrofia do músculo esquelético
Valmor Alberto Augusto Tricoli. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Educação Física

2005 - 2007

Universidade de São Paulo
Título: Respostas musculares à realização de ações excentricas em diferentes velocidades e sua influência no efeito da carga repetida,Ano de Obtenção: 2007
Valmor Alberto Augusto Tricoli.Palavras-chave: exercício; excêntrico; Dano muscular; Creatina Quinase.Grande área: Ciências da Saúde

Graduação em Bacharelado em Esporte

1996 - 1999

Universidade de São Paulo
Título: As capacidades condicionais e a técnica na natação: um estudo comparativo
Orientador: Carlos Ugrinowitsch

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Adriano Lira Serra

Barroso, R.. O aumento da massa muscular contribui para o ganho de força?. 2019 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rafael Augusto Aragon Rodrigues

Barroso, R.. Efeitos agudos e crônicos de treinamento aeróbio com restrição de fluxo sanguíneo. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Murilo Cesar Carvalho Christ

Barroso, R.. Efeitos do treinamento de força com restrição de fluxo sanguíneo e superfície instável. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leonardo Henrique Fernandes Carvalho

Barroso, R.. O aumento da força máxima contribui para a maximização das respostas hipertrofias em um período subsequente?. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Aline Capparelli Tritto

Barroso, R.; ARTIOLI, GUILHERME;Roschel, H. Efeito da suplementação de HMB-AL e HMB-Ca sobre as respostas de força e hipertrofia musculares em indivíduos treinados submetidos a treinamento de força. 2018.

Aluno: Ricardo Pereira Neves

Barroso, R.Roschel, HTricoli, V. Efeito de diferentes frequências de treinamento no desempenho de força máxima e hipertrofia muscular em indivíduos treinados. 2018.

Aluno: Rafaela Sander Gonçalves

Barroso, R.; ANDRIES JR, O.; PAPOTI, M.. Treinamento de natação com restrição de fluxo sanguíneo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Talisson Santos Chaves

Barroso, R.; LIBARDI, C. A.; JACOMASSI, D. G.. Efeito da duração de repetição controlada e voluntária sobre a força e massa muscular de homens jovens. 2018. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS UFSCAR - UNESP/ARARAQUARA) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Afrânio de Sousa Silva

Barroso, R.. A Relação entre capacidades físicas e a escolha do padrão de luta em lutadores de Brazilian Jiu-Jitsu. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Denis Fabricio Valerio

Barroso, R.. Análise metabólica no treinamento de força de alta e baixa intensidade e sua influência sobre a hipertrofia. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jader Calzavara Junior

Barroso, R.. Influência da frequência de treinamento de força nas adaptações morfológicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lucas de Paula Oliveira

Barroso, R.; PUGGINA, E. F.. Efeitos agudos de diferentes métodos de alongamento sobre a performance da força máxima, potência e parâmetros neuromusculares em jovens jogadores de futebol. 2017.

Aluno: Emerson Luiz Teixeira

Barroso, R.; LIBARDI, C. A.;Tricoli, V. Efeito da restrição do fluxo sanguíneo durante o intervalo de repouso entre as séries do treinamento de força sobre o estresse metabólico, a ativação muscular e os ganhos de força e de massa muscular. 2017.

Aluno: Wagner Roberto Araújo de Jesus

ANDRIES JR, O.;Barroso, R.; LEITE, G. S.. A relação da intensidade aplicada na etapa do ciclismo e o desempenho na etapa da corrida na prova de longa distância - Ironman. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rodrigo Leite Gomes

Barroso, R.; MOREIRA, A.;Roschel, Hamilton. O uso da percepção subjetiva do esforço da sessão no controle da progressão da carga do treinamento de força: uma alternativa ao modelo tradicional. 2016.

Aluno: Fábio Marzliak Pozzi de Castro

PUGGINA, E. F.;Barroso, R.; SANTIAGO, P. R. P.. Efeitos crônicos do treinamento de força de baixa intensidade com oclusão vascular na atividade eletromiográfica e índices de força dos músculos extensores do joelho e flexores do cotovelo. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Manoel Emílio Lixandrão

Silva, H. A. R.Ugrinowitsch, C.Barroso, R.. Efeitos de diferentes pressões de oclusão e intensidade de exercício sobre as adaptações morfológicas e funcionais a um programa de treinamento de força. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Diego Fortes de Souza Salgueiro

ANDRIES JR, O.;Silva, R. B.; SANTIAGO, P. R. P.. Coordenação do nado crawl em nadadores competitivos usando diferentes tamanhos de parachutes. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gislaine dos Santos Silva

Barroso, R.; MIYABARA, E. H.; WATANABE, I.. Efeita de sessão repetida de exercício excêntrico na expressão de genes pró e anti-inflamatórios no músculo esquelético. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fábio Marzliak Pozzi de Castro

Barroso, R.. Efeitos crônicos do treinamento de força de baixa intensidade com oclusão vascular na atividade eletromiográfica e índices de força dos músculos extensores do joelho e flexores do cotovelo. 2015. Dissertação (Mestrado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Felipe Cassaro Vechin

Ugrinowitsch, C.; LIBARDI, C. A.; BRUM, P. C.;Barroso, R.. Efeito da modulação aguda da concentração hormonal sistêmica, na regulação hormonal local e das células satélites em indivíduos treinados em força. 2019. Tese (Doutorado em Biodinâmica do Movimento do Corpo Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alessandro Custódio Marques

ANDRIES JR, O.; BORIN, J. P.; FERREIRA, R. M.; SIMIM, M. A. M.;Barroso, R.. Análise da força em nado atado e sua relação com variáveis antropométricas utilizando modelos lineares e não lineares. 2018. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Felipe Romano Damas Nogueira

Barroso, R.Ugrinowitsch, CarlosTricoli, V; UCHIDA, M. C.; LIBARDI, C. A.. Dano muscular promove hipertrofia? A queda de um paradigma sustentada pela análise integrada da taxa de síntese protéica. 2017.

Aluno: Gustavo Anônio Meliscki

Barroso, R.; PUGGINA, E. F.. Volume vs. intensidade. Os efeitos de dois modelos de treinamento sobre parâmetros bioquímicos, psicológicos, dano genético e desempenho em nadadores de alto rendimento. 2016.

Aluno: Thiago Mattos Frota de Souza

CHACON-MIKAHIL, M. P. T.; BACURAU, R. F. P.; CESAR, M. C.;Barroso, R.; UCHIDA, M. C.. Treinamento físico combinado com restrição do fluxo sanguíneo: Efeitos sobre marcadores inflamatórios em idosos. 2015. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo Victor Mezzaroba

MACHADO, F. A.; ZAGATTO, A. M.; MORAES, S. M. F.; PESSOA FILHO, D. M.;Barroso, R.. Efeito da LED terapia na cinética do consumo de oxigênio. 2015. Tese (Doutorado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Rodrigo Maciel Andrade

SERRAO, J. C.; AMADIO, A. C.; MOCHIZUKI, L.; PUGGINA, E. F.;Barroso, R.. Corridas de alta velocidade e curta duração: uma abordagem biomecânica para o entendimento dos fatores determinantes de desempenho. 2015. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lucas Duarte Tavares

Tricoli, VFranchini, E.Barroso, R.Aoki, M. S.. Efeitos crônicos do treinamento complexo nas respostas fisiológicas, no comportamento técnico- tático, e no desempenho motor de atletas de taekwondo em competições simuladas. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Biodinâmica do Movimento do Corpo Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fabiano Aparecido Pinheiro

Barroso, R.Tricoli, VBertuzzi, R. C.; CAPUTO, F.. Efeito do treinamento aeróbio associado à restrição do fluxo sanguíneo sobre a força, a massa muscular e o desempenho em ciclistas treinados. 2018.

Aluno: Manoel Emílio Lixandrão

Ugrinowitsch, C; LIBARDI, C. A.;Barroso, R.Roschel, H. Efeito do volume do treinamento de força sobre a variabilidade da hipertrofia muscular em idosos. 2018.

Aluno: Lucas Túlio de Lacerda

CHAGAS, M. H.;Barroso, R.. Influência do treinamento de força realizado até a falha muscular e sua interação com diferentes durações da repetição nas respostas de hipertrofia e força muscular. 2018.

Aluno: Thiago Telles

ANDRIES JR, O.; BARBOSA, A. C.;Silva, R. B.; BORIN, J. P.. Palmares, paraquedas e nadadeiras podem ser utilizados como sobrecarga externa específica na natação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Thiago Mattos Frota de Souza

CHACON-MIKAHIL, M. P. T.; CESAR, M. C.; BACURAU, R. F. P.;Barroso, R.; GOBATTO, C. A.. Efeito do treinamento combinado com restrição do fluxo sanguíneo em marcadores inflamatórios em idosos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vinicius Concon Risso

Barroso, R.; CRIVOI DO CARMO, EVERTON; GOBATTO, F. B. M.. Treinamento de força e potência para corredores experientes. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leonardo Henrique Fernandes Carvalho

Barroso, R.; UCHIDA, M. C.;Ugrinowitsch, C. Efeitos do aumento da força nas respostas hipertrofias em indivíduos treinados em força. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rafael Augusto Aragon Rodrigues

Barroso, R.; ANDRIES JR, O.; CARMO, E.. Efeitos crônicos de treinamento aeróbio com restrição de fluxo sanguíneo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriano Lira Serra

Barroso, R.Ugrinowitsch, C; UCHIDA, M. C.. O aumento da massa muscular contribui para o ganho de força. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rafaela Sander Gonçalves

Barroso, R.; BARBOSA, A. C.; ANDRIES JR, O.. Treinamento de natação com restrição de fluxo sanguíneo. 2017 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Afrânio de Sousa Silva

Barroso, R.Franchini, E.; ALMEIDA, J. J. G.. Comparação das capacidades físicas entre atletas de Brazilian Jiu Jitsu com diferentes padrões de luta. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Murilo Cesar Carvalho Christ

Barroso, R.Tricoli, V; UCHIDA, M. C.. Efeitos do treinamento de força com restrição de fluxo sanguíneo e superfície instável. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Claudio Machado Pinto e Silva

Barroso, R.; CARMO, E.; MOREIRA, A.;Tricoli, V. Efeito do treinamento com diferentes intensidade do exercício hang power clean na potência muscular e no desempenho motor de jogadores de handebol. 2017.

Aluno: Denis Fabricio Valerio

Silva, R. B.; LIBARDI, C. A.; UCHIDA, M. C.. Respostas metabólicas dos treinamento de força de alta e baixa intensidade após oito semanas de treinamento: análise por metabolômica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ricardo Pereira Neves

Barroso, R.Roschel, HTricoli, V. Efeitos de diferentes frequências de treinamento no desempenho de força máxima e hipertrofia muscular em indivíduos treinados. 2016.

Aluno: Wagner Roberto Araújo de Jesus

ANDRIES JR, O.; SILVA NETO, L. V.;Barroso, R.. A relação da intensidade aplicada na etapa do ciclismo e o desempenho na etapa da corrida na prova de longa distância - Ironman. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Diego Fortes de Souza Salgueiro

ANDRIES JR, O.;Barroso, R.; SANTIAGO, P. R. P.. Emprego de estudos científicos em equipes desportivas da academia da força aérea. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Emerson Luiz Teixeira

Tricoli, V.; LIBARDI, C. A.;Silva, H. A. R.Barroso, R.. Efeito da restrição do fluxo sanguíneo durante o intervalo de repouso entre as séries do treinamento de força sobre o estresse metabólico, a ativação muscular e os ganhos de força e de massa muscular. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gislaine dos Santos Silva

Barroso, R.. Efeito de sessão repetida de exercício excêntrico na expressão de genes pró e anti-inflamatórios no músculo esquelético. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Morfofuncionais) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lucio Vitorelli Muramatsu

MARTINS, L. E. B.;Barroso, R.; DUARTE, M.. Alterações no recrutamento de unidades motoras frente ao aumento da velocidade de execução do ciclo alongamento encurtamento. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rodrigo Leite Gomes

Silva, H. A. R.; MOREIRA, A.;Barroso, R.. A utilização da percepção subjetiva do esforço da sessão na progressão da carga do treinamento de força. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Manoel Emílio Lixandrão

Silva, H. A. R.Ugrinowitsch, C.Barroso, R.. Efeito de diferentes pressões de oclusão e intensidade de exercício sobre as adaptações morfológicas e funcionais a um programa de treinamento de força. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Larissa Pereira Cova

Barroso, R.. Música no exercício físico e na corrida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Paula Boito Ramkrapes

CHACON-MIKAHIL, M. P. T.;Silva, R. B.. Contribuição dos sistemas de energia durante sessão de treinamento aeróbio com e sem restrição do fluxo sanguíneo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

UCHIDA, M. C.;Barroso, R.. Percepção subjetiva de esforço da sessão para diferentes intervalos de recuperação no treinamento de força. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Wagner Rodrigues Oliveira

Barroso, R.. Os benefícios da natação para crianças com asma. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto.

Aluno: Daniela Costa dos Santos Dias

Barroso, R.. Treinamento de força: melhora na capacidade funcional do idoso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto.

Aluno: Saulo dos Santos Gil

Barroso, R.. Alterações ósseas nduzidas pelo exercício físico em idosos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto.

Aluno: Rafael Barco dos Santos

Barroso, R.. Prescrição de treinamento de força para idosos através da musculação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto.

Aluno: Bruna dos Passos Alves

Barroso, R.. O profissional de Educação Física e as atividades aquáticas para gestantes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto.

Barroso, R.; DUARTE, E.; GABARRA, A.; COSTA e SILVA, A. A.; ARRUDA, M.. Concurso para Profissional para Assuntos Universitários - Carreira PAEPE. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gerson Eduardo Rocha Campos

TRÍCOLI, Valmor Alberto Augusto; UGRINOWITSCH, Carlos;CAMPOS, G. E. R.. Respostas musculares à ações excêntrics em diferentes velocidades e sua influência no efeito da carga repetida.. 2007. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós Graduação) - Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo.

Gerson Eduardo Rocha Campos

TRÍCOLI, Valmor Alberto Augusto; UGRINOWITSCH, Carlos;CAMPOS, G. E. R.. Respostas neuromusculares à realização de ações excêntricas em diferentes velocidades e sua influência no efeito da carga repetida.. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física) - Universidade de São Paulo.

Fábio Yuzo Nakamura

TRICOLI, V.; Ugrinowitsch, Carlos;ROSCHEL, H.; THOMATIELI, R.;Nakamura, Fábio Yuzo. Influência da modulação do dano muscular e da inflamação sobre o efeito da carga repetida e as vias de sinalização de hipertrofia do músculo esquelético. 2013. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade de São Paulo.

Ronaldo Vagner Thomatieli dos Santos

Tricoli V A A; Ugrinowitsch, C; SILVA, H. A. R.; NAKAMURA, F. Y.;Santos, R V T. Influência da modulação do dano muscular e da inflamação sobre o efeito da carga repetida e as vias de sinalização de hipertrofia do músculo esquelético. 2013. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade de São Paulo.

Hamilton Augusto Roschel da Silva

ROSCHEL, HTRICOLI, V.UGRINOWITSCH, C.; SANTOS, R. V. T.; NAKAMURA, F. Y.. Influência da modulação do dano muscular e da inflamação sobre o efeito da carga repetida e as vias de sinalização de hipertrofia do músculo esquelético. 2013. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade de São Paulo.

Carlos Ugrinowitsch

TRICOLI, ValmorUGRINOWITSCH, CarlosCAMPOS, G.. Respostas musculares à realização de ações excêntricas em diferentes velocidades e sua influência no efeito da carga repetida. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de São Paulo.

Valmor Alberto Augusto Tricoli

TRICOLI, V.UGRINOWITSCH, Carlos; Gerson Campos. Respostas musculares à realização de ações excêntricas em diferentes velocidades e sua influência no efeito da carga repetida. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Física) - Escola de Educação Física e Esporte - USP.

Valmor Alberto Augusto Tricoli

TRICOLI, V.UGRINOWITSCH, Carlos; Roschel, H.;NAKAMURA, F. Y.; THOMATIELI, R.. Influência da modulação do dano muscular e da inflamação sobre o efeito da carga repetida e as vias de sinalização de hipertrofia do músculo esquelético. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências - Educação Física) - Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo.

Valmor Alberto Augusto Tricoli

TRICOLI, V.Ugrinowitsch, C.NAKAMURA, F. Y.. Influência da modulação do dano muscular e da inflamação sobre o efeito da carga repetida e as vias de sinalização de hipertrofia do músculo esquelético. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Física) - Escola de Educação Física e Esporte - USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

GABRIEL ABRAHÃO TRUFFI

Prescrição de treinamento de endurance baseado na variabilidade da frequência cardíaca; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Vinicius Concon Risso

O nível de força máxima afeta os efeitos do treinamento pliométrico sobre a economia de corrida?; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Denis Fabricio Valerio

Devemos treinar como fisiculturistas para maximizar a hipertrofia? Realizar as práticas de fisiculturistas competitivos em praticantes não competitivos; Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Roberto Moriggi Junior

Como fisiculturistas treinam? Análise retrospectiva das sessões de treinamento de fisiculturistas competitivos; Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Gabriel Leal Bissaco

Efeitos crônicos de diferentes focos de atenção durante treinamento de força na força e hipertrofia; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio ao Estudante; (Orientador);

Murilo Cesar Carvalho Christ

Efeito da restrição de fluxo sanguíneo associados ao treinamento em instabilidade na força e hipertrofia; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Rafael Augusto Aragon Rodrigues

EFEITOS AGUDOS E CRÔNICOS DE TREINAMENTO AERÓBIO COM RESTRIÇÃO DE FLUXO SANGUÍNEO; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Leonardo Henrique Fernandes Carvalho

O AUMENTO DA FORÇA MÁXIMA CONTRIBUI PARA A MAXIMIZAÇÃO DAS RESPOSTAS HIPERTRÓFICAS EM UM PERÍODO SUBSEQUENTE?; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Adriano Lira Serra

O AUMENTO DA MASSA MUSCULAR CONTRIBUI PARA O GANHO DE FORÇA?; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Jader Calzavara Junior

INFLUÊNCIA DA FREQUENCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA NAS ADAPTAÇÕES MORFOLÓGICAS EM SUJEITOS DESTREINADOS; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Rafaela Sander Gonçalves

Treinamento de natação com restrição de fluxo sanguíneo; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Denis Fabricio Valerio

METABÓLITOS ASSOCIADO À HIPERTROFIA MUSCULAR APÓS OITO SEMANAS DE TREINAMENTO DE FORÇA: ANÁLISE POR METABOLÔMICA; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Afrânio de Sousa Silva

A RELAÇÃO ENTRE CAPACIDADES FÍSICAS ESPECÍFICAS E A ESCOLHA DO PADRÃO DE LUTA POR LUTADORES DE BRAZILIAN JIU JITSU; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Amanda Bacetti Dias

Lesões no levantamento de peso olímpico: uma revisão bibliográfica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Nickolas Cipola Suzuki

Treinamento de força no aumento da taxa metabólica de repouso para o controle da obesidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Renato Barroso da Silva;

GABRIEL ABRAHÃO TRUFFI

Efeito de um protocolo reduzido de pré-condicionamento isquêmico no desempenho de 4km contrarrelógio de ciclismo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Renato Barroso da Silva;

André Verde Barros

Comparação da atividade elétrica muscular em homens jovens não treinados em exercícios unilateral e bilateral; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Felipe Wesley Guitarrari Silva

Atividade elétrica muscular no exercício multiarticular Supino horizontal e monoarticular Tríceps na polia alta; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Felipe Sodré Bioto

Ativação dos músculos extensores do quadril e joelho nos exercícios de elevação pélvica com apoio das costas no banco, no chão e no exercício de agachamento; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Renan Feliciano Oliveira

Efeitos do exercício com e sem feedback no desempenho, no pacing e na percepção subjetiva de esforço de ciclistas moderadamente treinados; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Francisco Bueno de Araujo Ariza

A ordem de exercícios afeta o número de repetições no supino mas não no leg press; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Marcio Meloni de Oliveira

Efeitos do treinamento de força e potência na economia de energia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Gustavo Ichapo Cruz

Estudo da velocidade crítica para natação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Paula de Melo Arantes Rodrigues

A ginástica artística e o desenvolvimento motor; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Celio Mendes Santos

Alongamento e flexibilidade no ambiente escolar do 3 e 4 ciclos do ensino fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Daniel Colombini Fiori

Efeitos dos treinamentos de força e potência na capacidade funcional dos idosos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Eduardo da Silveira

A relevância do equilíbrio na iniciação ao surfe; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Luiz Alberto Rhoden Mendonça

Desempenho no voleibol- métodos de treinamento para o salto vertical; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Rafael Freire Ribeiro

A funcionalidade dos meniscas na articulação do joelho, tipos de lesões e suas incidências e prevenções nos esportes; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Renato Barroso da Silva;

GABRIEL ABRAHÃO TRUFFI

EFEITO AGUDO DE DIFERENTES PROTOCOLOS DE PRÉ-CONDICIONAMENTO ISQUÊMICO EM UMA PROVA DE 4KM DE CICLISMO CONTRARRELÓGIO; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Felipe Sodré Bioto

Ativação dos músculos extensores do quadril e joelho nos exercícios de elevação pélvica com apoio das costas no banco, no chão e no exercicio de agachamento; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Renan Feliciano Oliveira

EFEITOS DA MÚSICA ANTES E DURANTE O EXERCÍCIO NO DESEMPENHO, NO PACING E NA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO DE CICLISTAS MODERADAMENTE TREINADOS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Ricardo Pereira da Silva

Comparação entre protocolos de treino geral e específico na melhora das atividades de vida diária em indivíduos idosos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Paulista; Orientador: Renato Barroso da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Valmor Alberto Augusto Tricoli

Respostas musculares à realização de ações excêntricas em diferentes velocidades e sua influência no efeito da carga repetida; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Valmor Alberto Augusto Tricoli;

Valmor Alberto Augusto Tricoli

Influência da modulação do dano muscular e da inflamação sobre o efeito da carga repetida e as vias de sinalização de hipertrofia do músculo esquelético; 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Escola de Educação Física e Esporte - USP,; Orientador: Valmor Alberto Augusto Tricoli;

JÚLIO CERCA SERRÃO

?As capacidades condicionais e a técnica na natação: Um estudo comparativo; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Educação Física) - Escola de Educação Física e Esporte da USP; Orientador: Júlio Cerca Serrão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DO CARMO, EVERTON C. ; Barroso, R. ; RENFREE, A. ; SILVA, N. R. ; Gil, S ; Tricoli, V . Affective Feelings and Perceived Exertion During a 10-km Time Trial and Head-to-Head Running Race. International Journal of Sports Physiology and Performance , v. 11, p. 1-4, 2020.

  • BARBOSA, A. C. ; FERREIRA, T. H. N. ; LEIS, L. V. ; GOURGOULIS, V. ; Barroso, Renato . Does a 4-week training period with hand paddles affect front-crawl swimming performance?. JOURNAL OF SPORTS SCIENCES , v. x, p. 1-7, 2020.

  • WALLACE, WILLIAM ; UGRINOWITSCH, Carlos ; STEFAN, MATT ; RAUCH, JACOB ; BARAKAT, CHRISTOPHER ; SHIELDS, KEVIN ; BARNINGER, ANDREW ; Barroso, Renato ; DE SOUZA, EDUARDO . Repeated Bouts of Advanced Strength Training Techniques: Effects on Volume Load, Metabolic Responses, and Muscle Activation in Trained Individuals. SPORTS , v. 7, p. 14, 2019.

  • BARBOSA, A. C. ; VALADAO, P. F. ; WILKE, C. F. ; MARTINS, F. S. ; SILVA, D. C. P. ; VOLKERS, S. A. ; LIMA, C. O. V. ; RIBEIRO, J. ; BITTENCOURT, N. F. ; Barroso, R. . The road to 21 seconds: A case report of a 2016 Olympic swimming sprinter. International Journal of Sports Science & Coaching , p. 174795411982888-13, 2019.

  • VALERIO, D. F. ; BERTON, R. ; BARBIERI, J. F. ; CALZAVARA, J. ; MORAES, A. C. ; Barroso, Renato . The effects of lifting straps in maximum strength, number of repetitions and muscle activation during lat pull-down. Sports Biomechanics , p. 1-8, 2019.

  • BARAKAT, CHRISTOPHER ; Barroso, R. ; ALVAREZ, M. ; RAUCH, JACOB ; MILLER, N. ; BOU-SLIMAN, A. ; DE SOUZA, EDUARDO . The Effects of Varying Glenohumeral Joint Angle on Acute Volume Load, Muscle Activation, Swelling, and Echo-Intensity on the Biceps Brachii in Resistance-Trained Individuals. SPORTS , v. 7, p. 204, 2019.

  • CARVALHO, LEONARDO ; Barroso, Renato . Ischemic Preconditioning Improves Strength Endurance Performance. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 33, p. 1-3337, 2019.

  • CARVALHO, L. ; Barroso, R. . Effects of ischemic preconditioning on the isometric test variables. SCIENCE & SPORTS , v. 34, p. e225-e228, 2019.

  • TEIXEIRA, EMERSON L. ; Barroso, Renato ; SILVA-BATISTA, CARLA ; LAURENTINO, GILBERTO C. ; LOENNEKE, JEREMY P. ; Roschel, Hamilton ; Ugrinowitsch, Carlos ; Tricoli, Valmor . Blood flow restriction increases metabolic stress but decreases muscle activation during high-load resistance exercise. MUSCLE & NERVE , v. 57, p. 107-111, 2018.

  • GASPARI, A. F. ; CARVALHO, L. ; TEODORO, C. L. ; Bertuzzi, R. C. ; Barroso, R. ; MORAES, A. C. . Is Elevation Training Mask a Strategy to Increase Lactate Clearance Through Respiratory Muscle Loading?. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 32, p. e12, 2018.

  • GIL, SAULO ; Barroso, Renato ; CRIVOI DO CARMO, EVERTON ; LOTURCO, IRINEU ; KOBAL, RONALDO ; Tricoli, Valmor ; Ugrinowitsch, Carlos ; Roschel, Hamilton . Effects of resisted sprint training on sprinting ability and change of direction speed in professional soccer players. JOURNAL OF SPORTS SCIENCES , v. 36, p. 1923-1929, 2018.

  • VAQUERA, A. ; SUÁREZ-IGLESIAS, D. ; GUIU, X. ; Barroso, R. ; THOMAS, G. ; RENFREE, A. . Physiological responses to, and athlete and coach perceptions of exertion during small-sided basketball games. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 32, p. 1-2953, 2018.

  • NÓBREGA, SANMY ROCHA ; Barroso, Renato ; UGRINOWITSCH, Carlos ; FERNANDES DA COSTA, JEAN LUCAS ; ALVAREZ, IEDA FERNANDA ; BARCELOS, CINTIA ; LIBARDI, CLEITON AUGUSTO . Self-Selected Vs Fixed Repetition Duration. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 32, p. 1, 2018.

  • KOBAL, R. ; Loturco, I. ; Barroso, R. ; Gil, S. ; Roschel, H. ; Ugrinowitsch, C. ; Tricoli, V . Effects of Different Combinations of Strength, Power, and Plyometric Training on the Physical Performance of Elite Young Soccer Players. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 31, p. 1468-1476, 2017.

  • Silva-Batista, C ; CORCOS, D. M. ; Barroso, R. ; DAVID, F. J. ; KANEGUSUKU, H. ; FORJAZ, C. ; de Melo, M.T. ; Roschel, H. ; Tricoli, V ; Ugrinowitsch, C . Instability Resistance Training Improves Neuromuscular Outcome in Parkinson s Disease. MEDICINE AND SCIENCE IN SPORTS AND EXERCISE , v. 49, p. 652-660, 2017.

  • TELLES, THIAGO ; Barroso, R. ; FIGUEIREDO, PEDRO ; SALGUEIRO, D. F. S. ; VILAS-BOAS, JOÃO PAULO ; JUNIOR, ORIVAL ANDRIES . Effect of hand paddles and parachute on backstroke coordination and stroke parameters. Journal of Sports Sciences (Print) , v. 35, p. 906-911, 2017.

  • KOBAL, R. ; Loturco, I. ; Gil, S. ; Abad, Cesar CC ; CUNIYOCHI, R. ; Barroso, R. ; Tricoli, V. . COMPARISON OF PHYSICAL PERFORMANCE AMONG BRAZILIAN ELITE SOCCER PLAYERS OF DIFFERENT AGE-CATEGORIES. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness (Testo stampato) , v. 56, p. 376-382, 2016.

  • KOBAL, R. ; Barroso, R. ; ABAD, C. C. C. ; CARMO, E. ; KITAMURA, K. ; PEREIRA, L. ; NAKAMURA, F. ; Loturco, I. . Previous participation in FIFA World-Cup: the key to success?. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 22, p. 73-79, 2016.

  • BARBOSA, A. ; Barroso, R. ; ANDRIES, O. . Post-activation Potentiation in Propulsive Force after Specific Swimming Strength Training. International Journal of Sports Medicine , v. 37, p. 313-317, 2016.

  • DO CARMO, EVERTON C. ; Barroso, Renato ; RENFREE, ANDREW ; GIL, SAULO ; Tricoli, Valmor . Influence of an Enforced Fast Start on 10-km-Running Performance. International Journal of Sports Physiology and Performance , v. 11, p. 736-741, 2016.

  • BARREIRA, J. ; CARVALHO, L. ; Barroso, R. . Number of trials and sessions of familiarization in power tests for physically active men. SPORT SCIENCE (TRAVNIK. PRINT) , v. 9, p. 79-83, 2016.

  • Gil, S. ; Roschel, H ; Barroso, R. . O EFEITO DO AQUECIMENTO GERAL NO DESEMPENHO DA FORÇA MÁXIMA DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício , v. 9, p. 493-498, 2015.

  • TELLES, T. ; BARBOSA, A. C. ; Barroso, R. ; SALGUEIRO, D. F. S. ; COLANTONIO, E. ; ANDRIES JR, O. . Effect of hand paddles and parachute on butterfly coordination. Journal of Sports Sciences (Print) , v. 33, p. 1084-1092, 2015.

  • SALGUEIRO, D. F. S. ; Barroso, R. ; BARBOSA, A. C. ; TELLES, T. ; ANDRIES JR, O. . Anthropometric parameters of cadets among different military sports. International Journal of Morphology (Online) , v. 33, p. 831-834, 2015.

  • Roschel, Hamilton ; Barroso, Renato ; Tricoli, Valmor ; BATISTA, MAURO A.B. ; ACQUESTA, FERNANDA M. ; SERRÃO, JÚLIO C. ; UGRINOWITSCH, Carlos . Effects of Strength Training Associated With Whole-Body Vibration Training on Running Economy and Vertical Stiffness. Journal of Strength and Conditioning Research , v. 29, p. 2215-2220, 2015.

  • Barroso, Renato ; SALGUEIRO, DIEGO F. ; DO CARMO, EVERTON C. ; NAKAMURA, FÁBIO Y. . The Effects of Training Volume and Repetition Distance on Session Rating of Perceived Exertion and Internal Load in Swimmers. International Journal of Sports Physiology and Performance , v. 10, p. 848-852, 2015.

  • Barroso, Renato ; CARDOSO, R. K. ; CARMO, E. ; Tricoli, Valmor . Perceived Exertion in Coaches and Young Swimmers With Different Training Experience. International Journal of Sports Physiology and Performance , v. 9, p. 212-216, 2014.

  • Barroso, Renato ; SILVA-BATISTA, CARLA ; Tricoli, Valmor ; Roschel, Hamilton ; UGRINOWITSCH, Carlos . The Effects of Different Intensities and Durations of the General Warm-up on Leg Press 1RM. Journal of Strength and Conditioning Research , v. 27, p. 1009-1013, 2013.

  • Wallerstein, L. ; Tricoli, V. ; Barroso, R. ; RODACKI, A. F. ; RUSSO, L. C. ; AIHARA, A. Y. ; FERNANDES, A. ; de Melo, M.T. ; Ugrinowitsch, C. . Effects of strength and power training on neuromuscular variables in older individuals. Journal of Aging and Physical Activity , v. 20, p. 171-185, 2012.

  • Barroso, R. ; Tricoli, V ; Gil, S ; UGRINOWITSCH, Carlos ; Ugrinowitsch, C ; Roschel, H . Maximal strength, number of repetitions, and total volume are differently affected by static-, ballistic-, and PNF- stretching. Journal of Strength and Conditioning Research , v. 9, p. 1-9, 2012.

  • FAVERO, SERENA ; Roschel, Hamilton ; ARTIOLI, GUILHERME ; UGRINOWITSCH, Carlos ; Tricoli, Valmor ; COSTA, ANDRÉ ; Barroso, Renato ; NEGRELLI, ANA LUA ; OTADUY, MARIA CONCEPCIÓN ; COSTA LEITE, CLÁUDIA ; LANCHA-JUNIOR, ANTONIO HERBERT ; GUALANO, BRUNO . Creatine but not betaine supplementation increases muscle phosphorylcreatine content and strength performance. Amino Acids (Wien. Internet) , v. 42, p. 2299-2305, 2012.

  • Gil, S. ; Roschel, H. ; Batista, M. A. B ; Ugrinowitsch, C. ; Tricoli, V. ; Barroso, R. . Efeito da ordem dos exercícios no número de repetições e na percepção subjetiva de esforço em homens treinados em força. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso) , v. 25, p. 127-135, 2011.

  • Roschel, H. ; Neves-Junior, M. ; Gualano, B. ; Barroso, R. ; ROBLES, C. ; Pinto, A.L. S. ; FULLER, R. ; LIMA, F. R. . Familiarisation with lower limb strength testing in middle-aged women with osteoarthritis of the knee. Physiotherapy , v. 97, p. 350-353, 2011.

  • Roschel, H. ; Ugrinowitsch, C. ; Barroso, R. ; Batista, M. A. B ; Souza, E. O. ; Aoki, M. S. ; SIQUEIRA FILHO, M ; Neves-Junior, M. ; ZANUTTO, R. ; CARVALHO, C. R. O. ; de Melo, M.T. ; Tricoli, V. . Effect of eccentric exercise velocity on akt/mtor/p70 s6k signaling in human skeletal muscle. Applied Physiology, Nutrition and Metabolism (Print) , v. 36, p. 283-290, 2011.

  • Roschel, H. ; Barroso, R. ; Batista, M. A. B ; Ugrinowitsch, C. ; Tricoli, V. ; ARSATI, F. ; LIMA-ARSATI, Y. B. ; ARAUJO, V. C. ; MOREIRA, A. . Do whole-body vibration exercise and resistance exercise modify concentrations of salivary cortisol and immunoglobulin A?. Brazilian journal of medical and biological research , v. 44, p. 592-597, 2011.

  • Barroso, R. ; Roschel, H. ; Gil, S. ; Ugrinowitsch, C. ; Tricoli, V. . Efeito do número e intensidade das ações excêntricas nos indicadores de dano muscular. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 17, p. 401-404, 2011.

  • Barroso, R. ; Roschel, H. ; Gil, S. ; Tricoli, V. . Número de repetições e intensidade relativa em membros superiores e inferiores: implicações para o treinamento. Revista Brasileira de Ciência e Movimento , v. 19, p. 66-71, 2011.

  • BATISTA, MAURO AB ; Roschel, Hamilton ; Barroso, Renato ; UGRINOWITSCH, Carlos ; Tricoli, Valmor . Influence of Strength Training Background on Postactivation Potentiation Response. Journal of Strength and Conditioning Research , v. 25, p. 2496-2502, 2011.

  • ABAD, CESAR CC ; UGRINOWITSCH, Carlos ; Tricoli, Valmor ; PRADO, MARCOS L ; Barroso, Renato . Combination of General and Specific Warm-Ups Improves Leg-Press One Repetition Maximum Compared With Specific Warm-Up in Trained Individuals. Journal of Strength and Conditioning Research , v. 25, p. 2242-2245, 2011.

  • Batista, Mauro Alexandre Benites ; Roschel, Hamilton ; Barroso, Renato ; Ugrinowitsch, Carlos ; Tricoli, Valmor . Potencialização pós-ativação: possíveis mecanismos fisiológicos e sua aplicação no aquecimento de atletas de modalidades de potência. Revista da Educação física (UEM. Online) , v. 21, p. 161-174, 2010.

  • Abad, César Cavinato Cal ; Ito, Leonardo Takamitsu ; Barroso, Renato ; Ugrinowitsch, Carlos ; Tricoli, Valmor . Efeito da massagem clássica na percepção subjetiva de dor, edema, amplitude articular e força máxima após dor muscular tardia induzida pelo exercício. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 16, p. 36-40, 2010.

  • Barroso, Renato ; Roschel, Hamilton ; Ugrinowitsch, Carlos ; Araújo, Rubens ; Nosaka, Kazunori ; Tricoli, Valmor . Effect of eccentric contraction velocity on muscle damage in repeated bouts of elbow flexor exercise. Applied Physiology, Nutrition and Metabolism (Online) , v. 35, p. 534-540, 2010.

  • Wallerstein, L. ; Barroso, R. ; Tricoli, V. ; de Melo, M.T. ; Ugrinowitsch, C. . The influence of familiarization sessions on the stability of ramp and ballistic isometric torque in older adults. Journal of Aging and Physical Activity , v. 18, p. 390-400, 2010.

  • da Silva, Flavia Barroso ; Carneiro, A. K. J. ; STORNI, J. G. ; CARVALHO, N. A. A. ; DAMACENO, N. ; MURAMATU, L. H. ; Barroso, R. . Comparação das variáveis fisiológicas e análise de preferência entre testes de tolerância em portadores de fibrose cística. Medicina de Reabilitação , v. 29, p. 45-51, 2010.

  • FONSECA, R. M. ; Barroso, R. ; PIVETTI, B. M. F. ; SEABRA, F. ; DREZNER, R. ; Franchini, E. . Efeitos crônicos do treinamento de exercícios intermitentes de alta intensidade. Revista Mackenzie de Educacão Física e Esporte , v. 96, p. 99-112, 2010.

  • Roschel, H. ; Barroso, R. ; Batista, M. A. B ; Laurentino, G. ; Ugrinowitsch, C. ; Tricoli, V. . Efeito da velocidade sobre a produção de torque em ações musculares excêntricas. Revista da Educação Física (UEM. Impresso) , v. 20, p. 267-272, 2009.

  • Roschel, H. ; Batista, M. A. B ; Monteiro, R. ; Bertuzzi, R. C. ; Barroso, R. ; Loturco, I. ; Ugrinowitsch, C. ; Tricoli, V. ; Franchini, E. . Association between neuromuscular tests and kumite performance on the Brazilian karate national team. Journal of Sports Science and Medicine , v. 8, p. 20-24, 2009.

  • Barroso, R. ; Tricoli, V. ; Ugrinowitsch, C. . Adaptações neurais e morfológicas ao treinamento de força com ações excêntricas. Revista Brasileira de Ciência e Movimento , v. 13, p. 111-122, 2005.

  • Batista, M. A. B ; Coutinho, J. P. A. ; Barroso, R. ; Tricoli, V. . Potencialização: a influência da contração muscular prévia no desempenho de força rápida. Revista Brasileira de Ciência e Movimento , v. 11, p. 7-12, 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Barroso, R. . Parecerista Ad-Hoc. 2019.

Barroso, R. . Parecerista Ad-Hoc. 2017.

Barroso, R. . Parecerista Ad-Hoc - Bolsa doutorado. 2019.

Barroso, R. . Força e potência na natação. 2017. .

Barroso, R. . Força e potência no futebol. 2017. .

Silva, R. B. . Fundamentos e técnicas da metodologia científica do treinamento esportivo em natação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Barroso, R. . Biomecânica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Barroso, R. . Metodologia da Pesquisa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Barroso, R. . Estatística. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Barroso, R. . Avaliação do desempenho físico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Barroso, R. . Avaliação de Força. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barroso, R. . Treinamento de jovens e portadores de deficiências. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Barroso, R. . Avaliação de força. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Barroso, R. . Treinamento de força. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Efeito da manipulação das variáveis do treino de força sobre a hipertrofia, Descrição: O treinamento de força é utilizado para aumentar a força e a massa muscular de indivíduos em todas as faixas etárias com finalidade de estética, saúde ou desempenho. No entanto, a forma como as variáveis de treino (volume, intensidade, frequência, tipo de exercício, intervalo) são manipuladas para maximizar as adaptações ainda permanecem a ser esclarecidas. Grande parte das pesquisas cientificas não encontra diferença na magnitude das adaptações oriundas do treinamento de força quando essas variáveis são manipuladas. Diversas são as críticas referentes às pesquisas científicas, como por exemplo: tempo de estudo, população estudada, estado de treinamento. É prática comum dos fisiculturistas ( aqueles atletas que mais buscam maximizar as adaptações do treino de força) a manipulação constante dessas variáveis, sugerindo que essa manipulação gere alguma vantagem ao longo de períodos prolongados de treinamento. O objetivo desse projeto é avaliar a hipertrofia decorrente de diferentes treinamentos com e sem manipulação de variáveis do treinamento de força.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Renato Barroso da Silva - Coordenador / Denis Fabricio Valério - Integrante / Roberto Moriggi Júnior - Integrante / Gabriel Leal Bissaco - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Efeitos do treinamento de força e pliométrico sobre o desempenho de endurance e economia de corrida, Descrição: A economia de corrida é considerada uma das principais variáveis preditoras de desempenho de corridas de média e longa distância, e pode ser avaliada através da análise do consumo de oxigênio em uma velocidade submáxima. Diversos fatores podem influenciar na melhora da economia de corrida, e o treinamento é um deles. O treinamento de força e potência, executado como um complemento dos treinos de corrida, têm demonstrado ser uma estratégia eficiente para induzir a melhora da economia. Mais precisamente o treinamento pliométrico têm apresentado ótima transferência em decorrência da exigência do ciclo alongamento-encurtamento durante os saltos, algo muito similar ao movimento da corrida. Apesar de nunca ter sido avaliado, alguns autores afirmam que iniciar o treinamento pliométrico com um nível de força elevado pode potencializar os efeitos deste método, possivelmente resultando em maiores valores de economia de corrida. Portanto, o objetivo do presente estudo é avaliar a influência do treino de força máxima, de treinamento pliométrico na economia de corrida e desempenho de 10km de corredores experientes. Além disso, a mudança do stiffness muscular associada ao treinamento de força pode ser responsável por grande parte dessas mudanças. A suplementação de gelatina tem demonstrado aumento na síntese de colágeno em tecidos moles como ligamentos e tendões, especialmente quando esses são submetidos a sobrecargas tensionais. Considerando que a quantidade de colágeno está associada ao maior stiffness dessas estruturas, e que o maior stiffness é responsável por parte das mudanças na economia de corrida, é possível que a suplementação de gelatina juntamente com o treinamento pliométrico aumente o stiffens da unidade músculo tendão e reflita em maior economia de corrida. Sendo assim, o segundo objetivo dessa pesquisa é investigar as atlerações observadas na economia de corrida e no desempenho após um período de treinamento polimétrico com e sem suplmenetação de gelatina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Renato Barroso da Silva - Coordenador / Leonardo Carvalho - Integrante / Gabriel Truffi - Integrante / Vinícius Concon Risso - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Efeito da restrição de fluxo sanguíneo prática no desempenho de nadadores velocistas e de nadadores e corredores de longa distância, Descrição: A restrição de fluxo sanguíneo (RFS) tem sido mostrada como um potente estímulo para o aumento da força e da resistência aeróbia em ambientes controlados (laboratório). No entanto, a utilização da RFS em campo não pode seguir as recomendações pois não é possível utilizar um manguito de pressão na pista de corrida, ou na piscina. Assim, foi desenvolvido a RFS prática (RFS-p) que utiliza faixas elásticas. O objetivo desse projeto é investigar se a utilização da RFS-p durante o treinamento de força, e durante o treinamento de resistência aeróbia de nadadores e corredores afeta o desempenho de velocidade e de resistência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Renato Barroso da Silva - Coordenador / Rafaela Sander Gonçalves - Integrante / Rafael Augusto Aragon Rodrigues - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Influência da hipertrofia muscular no ganho de força, Descrição: Há muitos anos acreditava-se que a hipertrofia estava associada ao ganho de força. contudo, recentemente essa associação está sendo questionada, uma vez que os ganhos de forças não apresentam forte correlação com o ganho de força. Estudos com fibras isoladas demonstram que o ganho de força está relacionado com o aumento da área da fibra muscular. No entanto, alguns pesquisadores tem sugerido que a hipertrofia não apresenta nenhuma correlação com o ganho de força e que essas são adaptações independentes. É conhecido que adaptações neurais também contribuem para o ganho de força e portanto podem afetar essa correlação. No entanto, é muito difícil dissociar a contribuição de adaptação neural e de hipertrofia para o ganho de força. O objetivo desse estudo é verificar se a hipertrofia pode contribuir para o ganho de força muscular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Renato Barroso da Silva - Coordenador / Adriano Lira Serra - Integrante.

  • 2017 - 2019

    O aumento de força pode contribuir para o ganho de hipertrofia em período subseqüente?, Descrição: O treinamento de força se configura através da manipulação de diversas variáveis, tais como o volume e a intensidade. Alterações nessas duas variáveis podem promover incrementos na capacidade de produção de força através das adaptações neurais e da hipertrofia do músculo esquelético. Os protocolos de treinamento que enfatizam as adaptações neurais são caracterizados por altas intensidade [>90% de 1 repetição máxima (RM) ]. Já em relação as adaptações hipertróficas, os protocolos de treino com intensidade entre 30-90% de 1RM quando realizados até a falha apresentam respostas semelhantes. No entanto, quando a carga de treino (número de séries x número de repetições x peso) é equiparada, protocolos com maiores intensidades desencadeiam maiores incrementos na produção de força e hipertrofia, possivelmente devido ao maior estresse mecânico imposto nas fibras musculares. Pensando nisso, o objetivo do presente projeto é investigar se o aumento da capacidade de produção de força, poderia contribuir para a maximização das respostas hipertróficas em indivíduos treinados em força. Para isso, 30 sujeitos treinados em força serão divididos em 3 grupo. O primeiro grupo realizará 5 semanas de treino com um protocolo com ênfase nas respostas hipertróficas. O segundo grupo realizará três semanas de um protocolo de treino com ênfase nas adaptações neurais e logo em seguida realizará 5 semanas do mesmo protocolo empregado no grupo RF. O terceiro grupo, realizará um protocolo de treino com o mesmo volume do grupo FMRF, sendo que na mesma sessão de treino será realizado um protocolo com ênfase nas adaptações neurais e um protocolo com ênfase nas respostas hipertróficas. Serão analisadas a espessura muscular dos sujeitos e a capacidade de produção de força por meio do teste de 1RM.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renato Barroso da Silva - Coordenador / Leonardo Carvalho - Integrante.

  • 2016 - 2019

    Efeito agudos e crônicos do pré-condicionamento isquêmico na força, massa muscular e contribuição energética em provas de 4km de ciclismo., Descrição: O pré-condicionamento isquêmico (PCI) consiste de períodos de isquemia aplicados ao músculo esquelético interpassados com períodos de reperfusão. Essa estratégia pode melhorar o desempenho aeróbio e de força. O objetivo desse projeto é investigar os efeitos agudos e crônicos do PCI no número de repetições realizadas durante o treinamento de força de alta intensidade, no ganho de força e de massa muscular. Adicionalmente, considerando que os efeitos positivos do PCI foram observados em provas com características aeróbias, esse projeto também investigará se o PCI afeta a contribuição energética durante uma prova de ciclismo de 4km.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renato Barroso da Silva - Coordenador / Leonardo Carvalho - Integrante / Gabriel Truffi - Integrante / Vinícius Concon Risso - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Como maximizar a hipertrofia? Sugestões a partir de estudos da ativação muscular, Descrição: A hipertrofia muscular parece estar associada a capacidade de ativação dos músculos exercitados.Portanto, exercícios que consigam aumentar a ativação muscular de determinados músculos poderiam ser utilizados para maxilar a hipertrofia muscular. Informações da literatura foram utilizadas para a investigação da ativação em alguns exercícios nesse intuito. Por exemplo, considerando a existência do déficit bilateral (menor produção de força quando dois músculos homólogos são recrutados simultaneamente comparado com a soma dos mesmo exercício unilateralmente), é possível que a ativação muscular do músculo agonista também seja menor em exercícios bilaterais comparado com exercícios bilaterais. De maneira semelhante, exercícios uniarticulares tem sido sugeridos para aumentar a ativação de determinados músculos. Porém, alguns pesquisadores sugerem que a realização de exercícios multiarticulares podem promover a mesma ativação desses músculos. Assim a comparação da ativação muscular em exercícios uni e multiarticulares também é importante para poder aprimorar a prescrição do treinamento de força.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Renato Barroso da Silva - Coordenador / Felipe Guitarrari - Integrante / André Verde Barros - Integrante / Felipe Sodré Bioto - Integrante / Denis Fabricio Valério - Integrante / Jade Calzavara - Integrante., Número de orientações: 3

  • 2015 - 2017

    Efeito da restrição de fluxo sanguíneo no treinamento de força de alta intensidade, Descrição: As adaptações neuromusculares ao treinamento de força (TF) envolvem o aumento da força e da massa muscular (hipertrofia). Recomendações tradicionais para hipertrofia incluem volumes (séries x repetições) de moderados a altos com intensidades acima de 70% do máximo (>70% 1RM). Porém, o TF em baixa intensidade (20-50% 1RM) associado à restrição de fluxo sanguíneo (RFS) promove hipertrofia semelhante àquela encontrada com o TF de alta intensidade. Os benefícios da RFS para a hipertrofia incluem a redução da oferta de oxigênio e o aumento do estresse metabólico e da ativação muscular. Esses efeitos parecem ser mais pronunciados quando a RFS é aplicada não somente durante as contrações, mas também durante os intervalos entre séries. O objetivo desse estudo é comparar o estresse metabólico e a ativação muscular no TF de alta intensidade com a aplicação da RFS somente durante as contrações ou somente durante os intervalos. Quinze voluntários serão submetidos a sessões experimentais em que deverão realizar 4 séries de 8 repetições com 70% de 1RM e 1 min de intervalo no exercício extensão de joelhos em uma das três condições experimentais: sem RFS, RFS durante as contrações e RFS durante os intervalos. Será avaliado o lactato sanguíneo antes, no intervalo entre as séries e 3, 5, 7 e 10 min após o término do exercício. A ativação muscular será avaliada através da eletromiografia de superfície coletada durante as contrações musculares. A força isométrica máxima será avaliada antes e ao término da sessão de TF. É esperado que a aplicação da RFS durante os intervalos aumente o estresse metabólico e a ativação muscular. Esses resultados indicariam que a associação da RFS com a alta intensidade pode trazer benefícios desde que a RFS seja aplicada durante o intervalo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renato Barroso da Silva - Coordenador / Carlos - Integrante / Roschel, Hamilton - Integrante / Carlinha - Integrante / Tricoli, V - Integrante / Emerson Teixeira - Integrante / Jeremy Paul Loenneke - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2014 - 2017

    Efeitos do treinamento de força específico no desempenho de natação e na economia de nado, Descrição: O treinamento de força tem sido utilizado como uma forma de melhorar o desempenho de atletas de diferentes modalidades. No entanto, devido a pouca similaridade mecânica entre o treinamento de força tradicional com equipamentos de academia e os gestos motores específicos, estratégias têm sido desenvolvidas para melhorar a aplicação de força da maneira correta. Na natação, essa forma de treinamento de força específica contempla a utilização do paraquedas. O paraquedas é um implemento que aumenta o arrasto do nadador. Assim, o nadador deve aplicar mais força para conseguir deslocar-se na água durante a fase propulsiva da braçada. Em outras modalidades cíclicas como a corrida, o treinamento de força tem sido incluído nos programas de treinamento para melhorar a economia do gesto motor, variável que está altamente relacionada com o desempenho. Contudo, esse tipo de avaliação ainda não foi realizado na natação. É conhecido que a economia de nado melhorou ao longo das últimas décadas, mas infelizmente não se sabe se esse fator está associado à melhora do desempenho, e se o treinamento de força influencia tanto o desempenho como a economia de nado.. Portanto, o objetivo desse estudo é investigar se o treinamento de força específica com a utilização de paraquedas afeta o desempenho e a economia de nado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Renato Barroso da Silva - Coordenador / Orival Andries Jr - Integrante / Rafaela Sander Gonçalves - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2014 - 2015

    Efeito da restrição de fluxo sanguíneo no estresse metabólico e na ativação muscular durante o treinamento de força de alta intensidade, Descrição: As adaptações neuromusculares ao treinamento de força (TF) envolvem o aumento da força e da massa muscular (hipertrofia). Recomendações tradicionais para hipertrofia incluem volumes (séries x repetições) de moderados a altos com intensidades acima de 70% do máximo (>70% 1RM). Porém, o TF em baixa intensidade (20-50% 1RM) associado à restrição de fluxo sanguíneo (RFS) promove hipertrofia semelhante àquela encontrada com o TF de alta intensidade. Os benefícios da RFS para a hipertrofia incluem a redução da oferta de oxigênio e o aumento do estresse metabólico e da ativação muscular. Esses efeitos parecem ser mais pronunciados quando a RFS é aplicada não somente durante as contrações, mas também durante os intervalos entre séries. O objetivo desse estudo é comparar o estresse metabólico e a ativação muscular no TF de alta intensidade com a aplicação da RFS somente durante as contrações ou somente durante os intervalos. Quinze voluntários serão submetidos a sessões experimentais em que deverão realizar 4 séries de 8 repetições com 70% de 1RM e 1 min de intervalo no exercício extensão de joelhos em uma das três condições experimentais: sem RFS, RFS durante as contrações e RFS durante os intervalos. Será avaliado o lactato sanguíneo antes, no intervalo entre as séries e 3, 5, 7 e 10 min após o término do exercício. A ativação muscular será avaliada através da eletromiografia de superfície coletada durante as contrações musculares. A força isométrica máxima será avaliada antes e ao término da sessão de TF. É esperado que a aplicação da RFS durante os intervalos aumente o estresse metabólico e a ativação muscular. Esses resultados indicariam que a associação da RFS com a alta intensidade pode trazer benefícios desde que a RFS seja aplicada durante o intervalo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renato Barroso da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Professor Paraninfo, UNAERP.

2013

Professor Paraninfo, Universidade Paulista.

2012

Professor Paraninfo, Universidade Paulista.

2011

Professor Paraninfo, Universidade Paulista.

2010

Professor Paraninfo, Universidade Paulista.

2009

Professor Paraninfo, Universidade Paulista.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Departamento de Ciências do Esporte. , Avenida Érico Veríssimo, 701, Cidade Universitária, 13083851 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 35216804, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2016

    Direção e administração, Faculdade de Educação Física, .,Cargo ou função, Coordenador do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Educação Física - LabFEF.

  • 07/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pro-Reitoria de Pesquisa.,Cargo ou função, Membro Titular da Comissão Central de Pesquisa.

  • 01/2015

    Ensino, Doutorado em Educação Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, FF195 - Aspectos técnicos e científicos do treinamento de natação, FF118 - Avaliação Motora em Treinamento Desportivo e Atividade Física

  • 01/2014

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EF415 - Nado, EF428 - Natação, EF648 - Aprofundamentos em natação

  • 09/2014 - 01/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Interna de Avaliação de Livros.

  • 05/2016 - 06/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Interna para Avaliação do Prêmio Capes de Tese.

  • 07/2014 - 06/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão (representante de departamento).

  • 01/2015 - 01/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física, .,Cargo ou função, Membro Suplente da Comissão de Pós Graduação.

  • 05/2015 - 05/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Interna para Avaliação do Prêmio Capes de Tese.

2012 - 2014

Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Especialista de Laboratório, Carga horária: 40

2005 - 2013

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular

Atividades

  • 02/2005 - 12/2013

    Ensino, Educação Fisica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, natação

2007 - 2012

Universidade de Ribeirão Preto

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8

Atividades

  • 10/2009 - 06/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação Física, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2007 - 06/2012

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Esportes Aquáticos I, Esportes Aquáticos II, Metodologia e Prática do Treinamento I, Metodologia e Prática do Treinamento II