Giselle Maria Magnossão Vilar de Carvalho

Possui graduação em Português/Francês pela Universidade de São Paulo (1988), graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2000) e mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006). Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é membro do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividade no Contexto Escolar (LACE), desenvolvendo pesquisa sobre gestão escolar e construção de culturas de colaboração, com foco na teoria da atividade, na formação crítica, na análise do discurso e na argumentação. Atuou como professora, coordenadora pedagógica e diretora em escolas particulares na cidade de São Paulo e, atualmente, é diretora do Colégio Albert Sabin.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem

2011 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Gestão em cadeias criativas: a escrita do Projeto Político-Pedagógico e a produção da cultura de colaboração
Fernanda Coelho Liberali. Palavras-chave: Gestão; Cadeias Criativas; Cultura Organizacional; Argumentação; Colaboração.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura

2004 - 2006

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: Comunicação Organizacional: a contribuição das tecnologias da informação e da comunicação para a gestão escolar,Ano de Obtenção: 2006
Marcos Tarciso Masetto.Palavras-chave: Gestão escolar; Tecnologias da Informação e Comunicação; Comunicação organizacional.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional / Especialidade: Administração de Unidades Educativas. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Pedagogia

1999 - 2000

Universidade Bandeirante de São Paulo

Graduação em Português/Francês

1984 - 1988

Universidade de São Paulo

Curso técnico/profissionalizante

1981 - 1984

Instituto Madre Mazzarello

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

Programa de Desenvolvimento em Gestão Acadêmica. (Carga horária: 64h). , Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia, SAO CAMILO, Brasil.

2001 - 2001

Atualização Gerencial e Qualificação de Lideranças. (Carga horária: 13h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende BemLê Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Educadores, Professores, Diretores e Coordenadores.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5o Simpósio Ação Cidadã - Rompendo barreiras pela cidadania.O discurso do gestor e a construção de culturas de colaboração em contextos escolares. 2011. (Simpósio).

II Encontro de Educação Mackenzie.Organização e administração de evneto científico de pequeno porte.. 2005. (Encontro).

II Forum de Educação.Oficina ministrada em Forum de Educação. 2001. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ilka Schapper Santos

SCHAPPER, Ilka.; LIBERALI, F.. O discurso do gestor e a construção da cultura de colaboração em contextos escolares. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Lin) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Renata Philippov

LIBERALI, F.; MAGALHAES, M. C. C.; PLACCO, V. M. N. S.;PHILIPPOV, R.; LIBANEO, J. C.. Gestão em Cadeias Criativas: a atividade de escrita do Projeto Político-Pedagógico para a construção da Cultura de Colaboração. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Renata Philippov

LIBERALI, F.; MAGALHAES, M. C. C.;PHILIPPOV, R.; PLACCO, V. M. N. S.. Gestão em Cadeias Criativas: a atividade de escrita do Projeto Político-Pedagógico para a construção da Cultura de Colaboração. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Renata Philippov

LIBERALI, F.; MAGALHAES, M. C. C.;PHILIPPOV, R.. Gestão em Cadeias Criativas: a atividade de escrita do Projeto Político-Pedagógico para a construção da Cultura de Colaboração. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Marcos Tarciso Masetto

MASETTO, M. T.. Comunicação organizacional: a contribuição das Tecnologias da Informação e da comunicação para a gestão escolar. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Maria Cecília Camargo Magalhães

LIBERALI, Fernanda CoelhoMAGALHAES, M. C. C.; PLACCO, V. M. N. S.; PHILIPPOV, R.. Gestão em Cadeias Criativas: a escrita do Projeto Político-Pedagógico e a Produçõa da Cultura de Colaboração. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Cecília Camargo Magalhães

LIBERALI, Fernanda CoelhoMAGALHAES, M. C. C.; PHILIPPOV, R.; PLACCO, V. M. N. S.. Gestão em Cadeias Criativas: a atividade de escrita do Projeto PolíticoPedagógico. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Cecília Camargo Magalhães

LIBERALI, Fernada;MAGALHAES, M. C. C.; PHILIPPOV, R.. Gestão em Cadeias Criativas: a atividade de escrita do Projeto Político-Pedagógico para a construção da Cultura e Colaboração. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Vera Maria Nigro de Souza Placco

LIBERALI, Fernanda C.; MAGALHAES, Maria Cecilia C.;PLACCO, V. M. N. S.; PHILIPPOV, Renata; LIBÂNEO, José Carlos. Gestão em cadeias criativas: a escrita do projeto político - pedagógico e a produção da cultura de colaboração. 2015. Tese (Doutorado em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Vera Maria Nigro de Souza Placco

PLACCO, V. M. N. S.; LIBERALI, Fernanda C.; MAGALHAES, Maria Cecilia C.; PHILIPPOV, Renata. Gestão em Cadeias Criativas: a atividade de escrita do Projeto Político-Pedagógico e a produção da Cultura de Colaboração. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Fernanda Coelho Liberali

LIBERALI, F. C.MAGALHÃES, M. C. C.; PLACCO, V. M. N. S.; PHILIPPOV, R.; LIBANEO, J. C.. Gestão em cadeias criativas: a escrita do projeto político-pedagógico e a reprodução da cultura de colaboração. 2015. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Pós em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem Pontifícia Universidade.

Fernanda Coelho Liberali

LIBERALI, F. C.MAGALHÃES, Maria Cecília C; PHILIPPOV, R.; PLACCO, V. M. N. S.. Gestão em cadeias criativas: a atividade de escrita do projeto político-pedagógico e a produção da cultura de colaboração. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística Aplicada) - Pós em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem Pontifícia Universidade.

Fernanda Coelho Liberali

PLACCO, V. M. N. S.; SANTOS, I. S.; FUGA, V. P.;LIBERALI, F. C.. Gestão em Cadeias Criativas: a atividade de escrita do Projeto Político-Pedagógico para a construção da Cultura de Colaboração. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística Aplicada) - Pós em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem Pontifícia Universidade.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernanda Coelho Liberali

Gestão em cadeias criativas: a escrita do Projeto Político-Pedagógico e a produção da cultura de colaboração; 2015; Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernanda Coelho Liberali;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, Giselle Maria Magnossão Vilar de ; II Encontro de Educação Mackenzie: O discurso pedagógico de Paulo Freire. In: II Encontro de Educação Mackenzie: O discurso pedagógico de Paulo Freire, 2005, São Paulo, 2005.

  • CARVALHO, Giselle Maria Magnossão Vilar de ; O discurso do gestor e a construção de culturas de colaboração em contextos escolares. In: 5o. Simpósio Ação Cidadã - Rompendo barreiras pela cidadania, 2011, São Paulo. 5o Simpósio Ação Cidadã - Rompendo barreiras pela cidadania. São Paulo: Editora Aprender, 2011. v. Unico. p. 65-65.

  • CARVALHO, Giselle Maria Magnossão Vilar de ; O olhar da música na Educação Básica. In: II Forum de Educação do Centro Universitário São Camilo, 2001, São Paulo. Anais do II Forum de Educação do centro Universitário São Camilo, 2001. v. unico.

  • CARVALHO, Giselle Maria Magnossão Vilar de ; O discurso do gestor e a construção de culturas de colaboração em contextos escolares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARVALHO, Giselle Maria Magnossão Vilar de ; Mosaico. 2002 (Direção Musical de CD).

CARVALHO, Giselle Maria Magnossão Vilar de ; Nossas mais belas canções vol V. 2000 (Direção Musical de CD).

CARVALHO, Giselle Maria Magnossão Vilar de ; Nossas mais belas canções vol IV. 1999 (Direção Musical de CD).

CARVALHO, Giselle Maria Magnossão Vilar de ; Nossas mais belas canções vol III. 1998 (Direção Musical de CD).

CARVALHO, Giselle Maria Magnossão Vilar de ; Nossas mais belas canções vol II. 1997 (Direção Musical de CD).

CARVALHO, Giselle Maria Magnossão Vilar de ; Nossas mais belas canções vol I. 1996 (Direção Musical de CD).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2014

    Gestão das Cadeias Criativas: a atividade de escrita do Projeto Político-Pedagógico para a construção da Cultura de Colaboração, Descrição: Esta pesquisa, vinculada ao Projeto "Gestão Escolar em Cadeias Criativas- Argumentos na produção criativa de significados em contextos escolares de formação de educadores", coordenado pela Profa. Dra. Fernanda Coelho Liberali, tem como objetivo geral investigar criticamente práticas de gestão escolar a partir do estudo das redes de atividades propostas para a composição do Projeto Político-Pedagógico de uma escola particular de São Paulo. A partir da análise das interações discursivas ocorridas durante a produção do documento e dos textos do documento anterior e do documento final, esta pesquisa pretende compreender se a gestão das atividades e a estrutura da argumentação apresentadas permitiram a configuração de Cadeias Criativas para a construção de significados compartilhados entre os participantes em uma Cultura de Colaboração. Este projeto de pesquisa está fundado na Pesquisa Crítica de Colaboração - PCCol (MAGALHÃES, 1994/2007, 1998/2007, 2009p). O arcabouço teórico está embasado na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC), considerando as discussões de Vygotsky, (1927/2004, 1934/2001,1925/2004, 1930/2004, 1926/2004), Leontiev (1977, 1978, 1983, 2004), Daniels (1993/1999, 2002, 2003), Newman & Holzman (1993/2002) e Engeström (1987, 1999a1999b, 1999c). Este projeto escolhe como corpus para a pesquisa as interações discursivas entre os participantes da atividade, que serão colhidas para análise por meio de áudio-gravações, e os textos dos documentos original e final. Os dados serão analisados numa perspectiva dialógico-enunciativa, com apoio dos estudos do Círculo de Bakhtin (1929-1930/2006,1934-35/1998). Espera-se, a partir deste trabalho, o aprofundamento da discussão teórica sobre o conceito de gestão dentro do quadro sócio-histórico-cultural, bem como o levantamento de propostas de novas práticas de gestão escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giselle Maria Magnossão Vilar de Carvalho - Coordenador / Fernanda Coelho Liberali - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Gestão Escolar em Cadeias Criativas - Argumentos na produção criativa de significados em contextos escolares de formação de educadores, Descrição: Este projeto enfoca o conceito de gestão em resposta à crescente demanda na área por estudos que reconceitualizem criticamente o termo em um quadro sócio-histórico-cultural. Além disso, responde a um anseio prático de transformar o conceito em uma base operacionalizável em espaços escolares. O projeto tem como objetivo a investigação crítica do conceito de gestão e das ações que a realizam no quadro da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, em sua interface com a organização argumentativa das atividades de Cadeias Criativas. Este estudo se fundamenta na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, pois compreende que os sujeitos, historicamente, constituem-se e aos demais por meio de relações mediadas com o mundo. Para a realização deste trabalho na perspectiva da Pesquisa Crítica de Colaboração, dois movimentos serão realizados. Primeiro, o estudo se desenvolve por meio de pesquisa bibliográfica sobre o conceito de gestão em contextos empresariais e escolares e estabelece relação com discussões no quadro da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural. Segundo, para a pesquisa sobre a prática, o corpus será construído a partir de dados do Programa Ação Cidadã e de assessorias junto à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Esses dados serão recuperados na forma de gravações em áudio e vídeo, notas de campo e cópias de materiais impressos e de tarefas realizadas em meio digital. O corpus será analisado conforme a perspectiva dialógico-enunciativa, cujas categorias enunciativo-discursivas-linguísticas são construídas a partir dos contextos das atividades enfocadas. O trabalho pretende contribuir tanto para a discussão teórica sobre o conceito de gestão como para a implementação prática de novas propostas de gestão escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Giselle Maria Magnossão Vilar de Carvalho - Integrante / Fernanda Coelho Liberali - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Colégio Albert Sabin, Colégio Albert Sabin. , Av Darcy Reis, 1901, Parque dos Príncipes, 05396-050 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 37120713, Ramal: 3, Fax: (11) 37120713, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2013

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Outro (integrante), Enquadramento Funcional: Aluna

  • 2001 - 2001

    Colegio Nossa Senhora Consolata

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

    Atividades

    • 02/2001 - 12/2001

      Serviços técnicos especializados , Colégio Nossa Senhora Consolata, .,Serviço realizado, Regência do Coral Infanto-juvenil.

    • 01/2001 - 12/2001

      Direção e administração, Colégio Nossa Senhora Consolata, .,Cargo ou função, Coordenadroa Pedagógica de 3ª e 4ª séries.

    • 06/2001 - 11/2001

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Líteratura Portuguesa e Brasileira

  • 1991 - 2000

    Colégio Salesiano Santa Teresinha

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora de Língua Portuguesa e Ensino Religioso Escolar

    Atividades

    • 03/2000 - 12/2000

      Direção e administração, Colégio Salesiano Santa Teresinha, .,Cargo ou função, Assessora Pedagógico-pastoral.

    • 03/1998 - 12/2000

      Serviços técnicos especializados , Colégio Salesiano Santa Teresinha, .,Serviço realizado, Regência do Coral de Professores.

    • 10/1991 - 12/2000

      Serviços técnicos especializados , Colégio Salesiano Santa Teresinha, .,Serviço realizado, Regência do Coral Infanto-juvenil.

    • 04/1997 - 03/2000

      Direção e administração, Coordenação Pedagógica, .,Cargo ou função, Coordenadora Pedagógica de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental.

    • 10/1992 - 04/1997

      Direção e administração, Pastoral, .,Cargo ou função, Coordenadora de Educação Pastoral.

    • 02/1991 - 10/1992

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de Língua Portuguesa, Professora de Ensino Religioso Escolar

  • 1990 - 1991

    Succes Nef Escola de Idiomas

    Vínculo: Prestação de serviços(autônoma, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/1990 - 03/1991

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de Francês para executivos, Professora de português para executivos estrangeiros

  • 1989 - 1991

    Unique Language Center

    Vínculo: Prestação de serviços(autônoma, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/1989 - 03/1991

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de Francês para executivos, Professora de Língua Portuguesa para executivos estrangeiros

  • 1985 - 1989

    Colégio Maria Imaculada

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Professora de Educação Infantil

    Atividades

    • 02/1985 - 12/1989

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Polivalente

  • 2005 - Atual

    Colegio Albert Sabin

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Direção/Administração, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2007

      Direção e administração, Colégio Albert Sabin, .,Cargo ou função, Diretora Pedagógica.

    • 01/2005 - 12/2006

      Direção e administração, Educação Infantil Ensino Fundamental, 1.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 01/2005 - 12/2006

      Direção e administração, Educação Infantil Ensino Fundamental, 1.,Cargo ou função, Assessora de Língua Portuguesa.

  • 2001 - 2004

    Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de Unidade, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/2003 - 12/2004

      Direção e administração, Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia, .,Cargo ou função, Diretora de Educação Básica.

    • 02/2003 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial da Revista Cadernos.

    • 02/2003 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pastoral.

    • 03/2002 - 12/2004

      Extensão universitária , Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia, .,Atividade de extensão realizada, Regência do Coral Universitário do Campus Pompéia.

    • 03/2002 - 12/2004

      Extensão universitária , Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia, .,Atividade de extensão realizada, Regência do Coral Infanto-juvenil do Campus Cardeal Motta.

    • 03/2002 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Editorial dos Informativos "O Cardeal" e "São Camilo Informa".

    • 08/2001 - 12/2004

      Extensão universitária , Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia, .,Atividade de extensão realizada, Regência do Coral Universitário do Campus Ipiranga.

    • 02/2003 - 11/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial da Revista Mundo da Saúde.

    • 01/2002 - 02/2003

      Direção e administração, Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia, .,Cargo ou função, Coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental.