Carla Ferragut

Tenho graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Santo Amaro (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente, sou pesquisadora no Instituto de Botânica e docente no programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Meio Ambiente do Instituto de Botânica de São Paulo. Participei como Corpo Editorial da revista Hoehnea (2006-2010) e, atualmente, atuo como Editora Assistente na Brazilian Journal of Botany (2016-). Tenho experiência na área de Limnologia, com ênfase em Ecologia de Algas Perifíticas. Tenho particular interesse no papel do perifíton no funcionamento dos ecossistemas aquáticos. Especificamente, busco entender melhor a relação causa-efeito entre a dinâmica das comunidades algais (estrutura e estado nutricional) e a variabilidade dos fatores ambientais.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal)

2000 - 2004

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Respostas das algas perifíticas e planctônicas à manipulação de nutrientes (N e P) em reservatório urbano (Lago do IAG, São Paulo)
Denise de Campos Bicudo. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: perifíton; fitoplâncton.

Mestrado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal)

1997 - 1999

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Efeito do enriquecimento por N e P sobre a colonização e sucessão da comunidade de algas perifíticas: biomanipulação em reservatório oligotrófico em São Paulo,Ano de Obtenção: 1999
Denise de Campos Bicudo.

Graduação em Ciencias Biologicas

1985 - 1990

Universidade de Santo Amaro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Center for Water Sciences. (Carga horária: 250h). , Michigan State University, MSU, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Limnologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecologia de Algas.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecologia do Perifíton.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Ladeira, A.M. ; Tavares, A.R. ; FERRAGUT, C. ; Nievola, C.C. ; Peralta, D.F. ; Souza, J.I. ; Fiuza de Melo, M.M. ; Santos, V.R. . 15ª Raibt ?reunião anual do Instituto de Botânica?. 2008. (Outro).

FERRAGUT, C. . Ciclo de palestras e seminários desenvolvidos na Seção de Ecologia do Instituto de Botânica. 2002. (Outro).

FERRAGUT, C. . Conheça o Instituto de Botânica e aprenda a gostar dele. 2001. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

22ª Reunião Anual do Instituto de Botânica de São Paulo. 2015. (Encontro).

XV Congresso Brasileiro de Limnologia. CARACTERÍSTICAS LIMNOLÓGICAS DA ZONA PELÁGICA E LITORÂNEA DE DUAS LAGOAS RASAS COM ELEVADA COBERTURA DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS. 2015. (Congresso).

32nd Congress of the International Society of Limnology. Spatial heterogeneity in shallow tropical reservoir: determining the linkage between littoral and pelagic zone. 2013. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. INFLUÊNCIA DA COMPLEXIDADE DE HÁBITAT SOBRE A BIOMASSA ALGAL E DO CONTEÚDO DE FÓSFORO DO PERIFÍTON E DO PLÂNCTON EM RESERVATÓRIO RASO. 2013. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Influência da sazonalidade e da heterogeneidade espacial sobre a biomassa algal e estado nutricional do perifíton, metafíton e plâncton. 2011. (Congresso).

17ª Reunião Anual do Instituto de Botânica ? Biodiversidade: uma missão institucional.Variação sazonal do estado nutricional e estrutura da comunidade de algas do perifíton em substrato natural (Panicum sp.) no Lago das Ninféias (PEFI, São Paulo). 2010. (Outra).

XIII Congresso Brasileiro de Ficologia. Influência da heterogeneidade espacial sobre a variabilidade da biomassa algal e estado nutricional do perifíton e plâncton no período chuvoso. 2010. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Limnologia. Fatores controladores da variação temporal do incremento de biomassa e conteúdo de fósforo do perifíton durante três anos de estudo em reservatório hipereutrófico. 2009. (Congresso).

15ª Reunião anual do Instituto de Botânica.Variação temporal da biomassa fotossintética da comunidade perifítica durante três no Lago das Garças (PEFI, São Paulo). 2008. (Outra).

Shalow Lakes Conference - ?Structure and function of World Shallow lakes?. Effect of different levels of phosphorus enrichment on periphyton community structure in a tropical oligotrophic reservoir (São Paulo, Brazil). 2008. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Ficologia. Colonização e sucessão da comunidade perifítica em diferentes condições de disponibilidade de N e P. 2008. (Congresso).

58º Congresso Nacional de Botânica. Levantamento florístico das diatomáceas (Gomphonemataceae) do lago das Garças, no Parque estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), São Paulo. 2007. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Limnologia. Efeitos de diferentes níveis de enriquecimento por fósforo sobre a estrutura da comunidade perifítica. 2007. (Congresso).

XIII Reunião Anual do Instituto de Botânico.Comparação entre a biomassa fotossintética da comunidade de algas perifíticas desenvolvida em substrato natural e artificial no Lago das Ninféias (PEFI, São Paulo). 2007. (Outra).

XIII Reunião Anual do Instituto de Botânica.Variação Vertical e Sazonal da Estrutura Específica da Comunidade Fitoplanctônica em Reservatório Oligotrófico (Lago do IAG, São Paulo).. 2006. (Outra).

XII Reunião Anual do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo.Estrutura térmica e oxigênio dissolvido ao longo de dois anos em um reservatório urbano oligotrófico raso (Lago do IAG, PEFI, São Paulo). 2005. (Outra).

Simpósio de reservatórios: impactos potenciais, ações de manejo e sistemas em cascata.Efeitos do represamento sobre a estrutura da comunidade fitoplanctônica do reservatório de Rosana, baixo rio Paranapanema, São Paulo.. 2004. (Simpósio).

IX Congresso Brasileiro de Limnologia. Efeito do enriquecimento com diferentes níveis de fósforo sobre a composição química do perifíton em reservatórios oligotróficos (Lago do IAG, São Paulo). 2003. (Congresso).

IX Reunião Anual do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo.Efeitos do enriquecimento por N e P sobre a estrutura e funcionamento da comunidade ficoperifíticas e fitoplanctônicas em um reservatório urbano oligotrófico (Lago do IAG, PEFI, São Paulo). 2002. (Outra).

VI Congresso Latino-americano e Reunião Ibero-americana de Ficologia. Efeitos do enriquecimento por N e P sobre a estrutura e funcionamento da comunidade de algas perifíticas e planctônicas em um reservatório tropical oligotrófico, Brasil. 2002. (Congresso).

XIV Congresso da Sociedade de Botânica de São Paulo. Influência do enriquecimento com N e P sobre a diversidade de espécies de algas perifíticas em um reservatório urbano oligotrófico (Lago IAG, PEFI, São Paulo). 2002. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Influência do enriquecimento com N E P sobre a estrutura específica da comunidade de algas perifíticas em um reservatório urbano oligotrófico (Lago do IAG, PEFI, São Paulo). 2001. (Congresso).

VIII Reunião Anual do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo.Utilização do perifíton na avaliação da disponibilidade de N e P (Lago do IAG, PEFI, São Paulo). 2001. (Outra).

V Congresso Latino-americano, III Reunião Ibero-americana e VII Simpósio de Algas Marinhas Chilenas. Respostas da comunidade perifítica ao enriquecimento experimental com N e P em reservatório urbano oligotrófico, São Paulo, Brasil. 1999. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Limnologia. Respostas da comunidade perifítica ao enriquecimento artificial por N e P em reservatório urbano oligotrófico. 1999. (Congresso).

IV Reunião Anual do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo.Efeitos do enriquecimento artificial por N e P sobre a comunidade perifítica em um lago oligotrófico: Avaliação preliminar através da biomassa. 1997. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Limnologia. Comunidade fitoplanctônica em tanques de aqüicultura. 1997. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Diego Alberto Tavares

FERRAGUT, C.CROSSETTI, L. O.; SANTOS, A. C. A.. Efeitos do enriquecimento por N e P e da razão luz:nutrientes sobre a estrutura da comunidade de algas planctônicas e epipélicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Richard Wilander Lambrecht

FERRAGUT, C.; PERES, C. K.; HENRY, R.. Efeitos do enriquecimento por N e P e da razão luz:nutriente sobre a estrutura da comunidade de algas perifíticas em reservatório mesotrófico raso. 2018. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Jennifer Paola M Davila

TUCCI, A.FERRAGUT, C.BICUDO, C. E. M.. Zygnemaphyceae: o que são sistemas de classificação e uso como indicadores da qualidade ecológica da água. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Denise Amazonas Pires

TUCCI, A.Ferragut, Carla; LAMPARELLI, M. C.. Diversidade (alfa, beta e gama) da comunidade fitoplanctônica de quatro reservatórios do Alto Tiête, Estado de São Paulo, com diferentes graus de trofia. 2014. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Mayara Ribeiro Casartelli

Ferragut, CarlaFonseca, B.M.; MORMUL, R. P.. Efeitos da complexidade de habitat sobre o estado nutricional e estrutura da comunidade de algas do perifíton: estudo observacional e experimental. 2014. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Mariane Lima de Souza

Ferragut, Carla; SEMENSATTO JUNIOR, D. L.;Fonseca, B.M.. Influência da complexidade de habitat sobre a estrutura e estado nutricional da comunidade de algas perifíticas em escala sazonal. 2013. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Tiago Haruo Ishibashi

Branco, L.H.Z.; NECCHI JUNIOR, O.;Ferragut, Carla. Macroalgas lóticas do Parque nacional Chapada dos Veadeiros (GO): levantamento florístico e distribuição ecológica das comunidades. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Bárbara Golebski Pellegrini

Ferragut, CarlaFonseca, B.M.; RODRIGUES, L.. Influência da heterogeneidade espacial sobre a estrutura e estado nutricional (N, P, C) da comunidade perifítica em substrato natural (Nymphaea spp.). 2012. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Stéfano Zorzal de Almeida

Ferragut, Carla; Fernandes, V.O.; MILANEZ, C. R. D.; Dias, C.. Ecologia de Algas Perifíticas em uma lagoa costeira com múltiplos usos. 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Adriano Goldner Costa

Ferragut, Carla; Fernandes, V.O.; Dias, C.. Respostas das algas perifíticas em substrato artificial sob diferentes intensidades luminosas na lagoa da UFES (Vitória-ES). 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Murilo Borduqui

Ferragut, CarlaBICUDO, D. C.; NECCHI JUNIOR, O.. Avaliação sucessional da estrutura e estado nutricional da comunidade perifítica e sua interrelação com o fitoplâncton, em pontos de entrada de água de nascente e efluente doméstico, em reservatório hipereutrófico. 2011. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Marianna de Queiroz Louro

Soares, M.C.;Ferragut, Carla; Andrade, P.P.; Suzuki, M.S.. Respostas relacionais entre nitrato, ortofosfato e biomassa fitoplanctônica da Lagoa de Cima (RJ): uma abordagem experimental. 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Aurélio Fajar Tonetto

Branco, C.C.Z.;FERRAGUT, C.; NECCHI JUNIOR, O.. Efeitos da influencia da intensidade e qualidade da luz sobre o estabelecimento e desenvolvimento de comunidades de macroalgas lóticas. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marcos Amoyr Khnayfes

Branco, C.C.Z.; NECCHI JUNIOR, O.;FERRAGUT, C.. Efeitos da textura e heterogeneidade do substrato em função da velocidade da correnteza e da flutuação temporal sobre as comunidades de macroalgas de ambientes lóticos.. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fernanda Vital Ramos de Almeida

NECCHI JUNIOR, O.;FERRAGUT, C.; Branco, C.C.Z.. Flora e distribuição ecológica de comunidades de macroalgas lóticas de fragmentos florestais da região noroeste do estado de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Kléber Renan de Souza Santos

Sant'Anna,C.;FERRAGUT, C.; DE-LAMONICA-FREIRE, E.. Biodiversidade de algas e cianobactérias de três lagoas (?salina?, ?salitrada? e ?baía?) do Pantanal da Nhecolândia, MS, Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Raquel Cristian Silva França

LOPES, M. R. M.; RODRIGUES, L.;FERRAGUT, C.; MORATO, E.; TRAIN, S.. Colonização e sucessão das algas perifíticas sobre substrato artificial em um lago raso, Rio Branco, Acre. 2008. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Nadir Souza Dantas

LOPES, M. R. M.; TRAIN, S.;FERRAGUT, C.; SALIMON, C. I.; RODRIGUES, L.. Influências de variáveis abióticas na estrutura e dinâmica da comunidade fitoplanctônica de um lago artificial raso. 2008. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Jussara Bordin

YANO, O.; GOMES, E. P. C.; LUIZI-PONZO, A. P.;FERRAGUT, C.; GUGLIOTA, A. M.. Briófitas do centro urbano de Caxias do Sul, rio Grande do Sul, Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Natália Siqueira Silveira

RODRIGUES, L.;FERRAGUT, C.; RODRIGUES, L. C.. Perifíton em tanques de cultivo de peixes em reservatório: o processi de colonização e sucessão utilizando substrato artificial. 2008. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Fábio Renato Borges

NECCHI JUNIOR, O.;BICUDO, D. C.FERRAGUT, C.. Padrões de distribuição espacial e dinâmica sucessional de comunidades de macroalgas lóticas tropicais. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rosano Ramos Marcelino

LOPES, M. R. M.FERRAGUT, C.; SALIMON, C.. Variações de curto prazo de parâmetros físicos e químicos, associados às estratificações de um lago da planície de inundação do Rio Acre, Rio Branco-AC, Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Cydia de Menezes Furtado

LOPES, M. R. M.FERRAGUT, C.; REIS, V. L.. Caracterização limnológica e avaliação da qualidade da água de um trecho urbano do Rio Acre, Rio Branco-AC, Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Maria Carolina de Almeida Castilho

HENRY, R.; NOGUEIRA, M. G.; NOLL, M. S. M. C.; PORTINHO, J. L.;FERRAGUT, C.. O papel da comunidade zooplanctônica em estados limnológicos alteranativos em uma lagoa rasa. 2018. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Samantha Borges Faustino

BICUDO, D. C.; MARQUARTD, G. C.; RIBEIRO, F. C. P.; HENRY, R.;FERRAGUT, C.. Diatomáceas na reconstrução paleoambiental de sedimentos Holocênicos do rio Xingu, Bacia Amazônica, Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Thiago Rodrigues dos Santos

Ferragut, Carla; HENRY, R.; NABOUT, J. C.; RODRIGUES, L.;TUCCI, A.. Dinâmica da comunidade de algas planctônicas, perifíticas e metafíticas em reservatório tropical raso: um estudo observacional e experimental. 2017. Tese (Doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Mónica Tatiana López Muñoz

FERRAGUT, C.; GONZALEZ, E.; CAMACHO, A.. Aspectos taxonómicos y ecológicos del fitoplancton eucariótico del embalse Ríogrande II (Antioquia, Colombia). 2016. Tese (Doutorado em Posgrado del Instituto de Biología de la Facultad de Ciencias Exactas y Nat) - Universidad de Antioquia.

Aluno: Simone Wengrat

FONTANA, L.; HENRY, R.;FERRAGUT, C.; SEMENSATTO JUNIOR, D. L.;BICUDO, D. C.. Avaliação das alterações da biodiversidade das diatomáceas recentes e pretéritas em reservatórios com diferentes estados tróficos (áreas de mananciais RMSP e arredores, SP). 2016. Tese (Doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Lucineide Maria Santana

FERRAGUT, C.CROSSETTI, L. O.; NABOUT, J. C.; HENRY, R.;BICUDO, C. E. M.. Avaliação espacial e sazonal da estrutura da comunidade fitoplanctônica e ficoperifítica em reservatórios de diferentes estados tróficos (sub-bacia do alto rio Tietê, SP). 2016. Tese (Doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Stéfano Zorzal de Almeida

FERRAGUT, C.BICUDO, D. C.; HENRY, R.; SEMENSATTO JUNIOR, D. L.; BARROS, T. S.. Biodiversidade e distribuição das diatomáceas de represas do Estado de São Paulo, com enfase na Bacia de Piracicaba e Cantareira. 2016. Tese (Doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Wanessa Majewski Algarte

RODRIGUES, L.;Ferragut, Carla; GUBIANI, E. A.; SILVA, N. R. S.; JATI, S.. O efeito dos fatores locais e regionais sobre a estrutura das algas perifiticas em planície de inundação: uma perspectiva de metacomunidade. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Aurélio Fajar Tonetto

BRANCO, C. C. Z.; NECCHI JUNIOR, O.; PERES, C. K.;Ferragut, Carla; Campos Bicudo, Denise. Efeito das relações bióticas sobre estabelecimento de macroalgas de ecossistemas lóticos tropicais: interação com microalgas e pressão de herbivoria. 2014. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Bárbara Dunk Oliveira

RODRIGUES, L.;FERRAGUT, C.; NABOUT, J. C.; BONECKER, C. C.; RODRIGUES, L. C.. Diversidade Funcional e estratégias adaptativas de algas perifíticas em planície de inundação. 2013. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Nadia Martins Lemes da Silva

Branco, L.H.Z.;BICUDO, C. E. M.; Sant'Anna,C.;Ferragut, Carla; CASSANO, V.. Trentepohliales (Ulvophyceae, Chlorophyceae) de biomas brasileiros: flora, taxonomia e filogenia. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rogério Antonio Krupek

Branco, C.C.Z.;Ferragut, Carla; NECCHI JUNIOR, O.;TUCCI, A.BICUDO, D. C.. Análise da influência da heterogeneidade espaço-temporal em diferentes escalas de estudo sobre a distribuição ecológica das comunidades de macroalgas em riachos de duas bacias de drenagem do Estado do Paraná. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Eliza Akame Murakami

RODRIGUES, L.;BICUDO, D. C.FERRAGUT, C.; TRAIN, S.. Respostas de algas perifíticas da planície de inundação do alto do rio Paraná às alterações de temperatura e ao enriquecimento artificial de nutrientes. 2008. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Sidney Fernandes

BICUDO, C. E. M.; Silva, S.M.A.; DE-LAMONICA-FREIRE, E.;TUCCI, A.FERRAGUT, C.. As famílias Chlorococcacea e Coccomyxaceae no Estado de São Paulo: levantamento florístico. 2008. Tese (Doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Silvia Maria Faustino

BICUDO, C. E. M.; Menezes; TUCCI-MOURA, A.;FERRAGUT, C.; Jorge. O gênero Staurastrum (Zygnemaphyceae) no estado de São Paulo: levantamento florístico. 2007. Tese (Doutorado em Biologia Comparada) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fabiana Schumacher Fermino

BICUDO, D. C.; RODRIGUES, L.; HENRY, R.; NECCHI JUNIOR, O.; Branco, L.H.Z.;FERRAGUT, C.. Avaliação sazonal dos efeitos do enriquecimento por N e P sobre o perifíton em represa tropical rasa mesotrófica (Lago das Ninféias, São Paulo). 2007. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ilka Schinchariol Vercellino

BICUDO, D. C.; HENRY, R.; RODRIGUES, L.;FERRAGUT, C.; CAMARGO, A.. Respostas do Perifíton aos pulsos de enriquecimento em níveis crescentes de fósforo e nitrogênio em represa tropical mesotrófica (Lago das Ninféias, São Paulo). 2007. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Luisiana Andressa Carneiro

BICUDO, D. C.FERRAGUT, C.; LUDWIG, T. A. V.; OLIVEIRA, P. E.;TUCCI, A.. Fragillariophyceae (Bacillariophyta) de água doces do Estado de São Paulo: levantamento florístico. 2007. Tese (Doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Andrea de Araujo

BICUDO, C. E. M.; Sant'Anna,C.;FERRAGUT, C.; NECCHI JUNIOR, O.; Branco, L.H.Z.. Diversidade específica e de hábitat dos Cosmarium de parede lisa (Zygnemaphyceae) do estado de São Paulo. 2006. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Luciane Oliveira Crossetti

BICUDO, C. E. M.; HUSZAR, V. L. M.;FERRAGUT, C.. Estrutura e dinâmica da comunidade fitoplanctônica no período de oito anos em ambiente eutrófico raso (Lago das Garças), Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo. 2006. Tese (Doutorado em Biologia Comparada) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Silvia Maria Faustino

Menezes;FERRAGUT, C.BICUDO, C. E. M.; TUCCI-MOURA, A.; Jorge. O gênero Staurastrum (Zygnemaphyceae) no estado de São Paulo: levantamento florístico. 2006. Tese (Doutorado em Biologia Comparada) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Camila Barbosa de Araújo

FERRAGUT, C.; VERCELLINO, I. S.; NORDI, C. S. F.. Micrasterias arcuata (Desmidiaceae, Zygnemaphyceae) no Estado de São Paulo: revisão taxonômica e nomenclatural. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Gisele Marquardt

FERRAGUT, C.TUCCI, A.; Peralta, D.F.. Comparação da biodiversidade e distribuição das diatomáceas planctônicas, perifíticas e de sedimentos superficiais em seis reservatórios no sul do Estado de São Paulo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Gustavo Henrique Jerônimo

FERRAGUT, C.; SANTOS, A. C. A.; MENOLLI JUNIOR, N.. Análise taxonômica, molecular, ecológica e/ou ultraestrutural de Blastocladiomycota, Chytridiomycota e Oomycota de represas do Médio Tietê/Alto Sorocaba, estado de São Paulo, Brasil. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Pryscilla Denise Almeida da Silva

Ferragut, CarlaTUCCI, A.; CARVALHO, M. C.. Diatomáceas penadas arrafídeas: taxonomia e ecologia de representantes dos gêneros Fragilaria, Fragilariforma, Synedra e Ulnaria no Estado De São Paulo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Elisa Araújo Cunha Carvalho Alvim

VIEIRA, L. C. G.;Ferragut, Carla; NARDOTO, G. B.. Biogeoquímica e diversidade funcional de lagoas rasas do Cerrado. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ecologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Gabrielle Joanne Medeiros Araujo

Ferragut, Carla; Sant'Anna,C.; NORDI, C. S. F.. Euglenophyta de águas continentais do Estado de São Paulo: Inventário taxonômico. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Denise Matias de Faria

Ferragut, Carla; TORGAN, L. C.; RODRIGUES, L. H. R.. Periphytic algae life-forms as good tools for evidence the successional phases in a subtropical shallow lake. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandra Vieira Costa

FERRAGUT, C.; OLIVEIRA, P.; LUZ, C. F. P.. Histórico da eutrofização do Lago das garças (PEFI, São Paulo) durante o século XX com base na sucessão das diatomáceas em sedimentos. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Luisiana Andresa Carneiro

BICUDO, D. C.; CRUZ-BARROS, M. A. V.; TUCCI-MOURA, A.;FERRAGUT, C.. Fragilariophyceae (Bacillariophyta) de águas doces do Estado de São Paulo:levantamento florístico. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Paola Moyon Davila

TUCCI, A.BICUDO, C. E. M.FERRAGUT, C.. Zygnemaphyceae: o que são sistemas de classificação e uso como indicadores da qualidade ecológica da água. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Dimas Marchi do Carmo

Ferragut, Carla; VISNARDI, S.. Diversidade e Ecologia de briófitas do Parque Nacional da Serra da Canastra, Minas Gerais, Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Simone Alves de Oliveira

Ferragut, Carla; NORDI, C. S. F.; CARVALHO, M. C.. Comparação da biodiversidade e distribuição das diatomáceas planctônicas e de sedimentos superficiais nos reservatórios Cabuçu e Tanque Grande, Região Metropolitana de São Paulo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Mariane Lima de Souza

COSTA, S. V.;FERRAGUT, C.. Influência da micro-topografia do substrato sobre a estrutura e estado nutricional da comunidade perifítica (Lago das Ninféias, PEFI, São Paulo). 2010 - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Murilo Borduqui

FERRAGUT, C.; MOREIRA, C. G.; VERCELLINO, I. S.. Variação vertical e sazonal da composição química e biomassa da comunidade perifítica em reservatório raso eutrófico (Lago das Garças, São Paulo). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Alexandre Ferreira Rodello

FERRAGUT, C.; BERARDO, M. T. V.; Fermino, F.S.. Variação temporal da composição química e biomassa da comunidade perifítica em diferentes substratos no reservatório mesotrófico do Lago das Ninféias (PEFI, São Paulo). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Daniella da Silva

FERRAGUT, C.. Avaliação do estado trófico a partir da clorofila-a e fósforo em 20 pesqueiros da região metropolitana de São Paulo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Ferragut, Carla; SEMENSATTO JUNIOR, D. L.; SOUZA, A. L. T.; CHOUERI, R. B.; DIAS, G. M.. Ecologia / Ecologia de Populações. 2014. Universidade Federal de São Paulo.

Ferragut, Carla; MAIA-BARBOSA, P.; BIANCO, S.; GASTAUER, M.; VELOSO, M. D. M.. Ecologia de ecossistemas. 2013. Universidade do Estado de Minas Gerais.

BULBOVAS, P.; BIANCHINI, R. S.; CORDEIRO, I.; GRANDI, R. A. P.; GARCIA, V. A.; SUZUKI, R. M.; BERTOZZO, T. M. C.; ARZOLLA, F. A. R. D. P.;Ferragut, Carla. Processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente. 2017. Instituto de Botânica.

BRAGA, M. R.; FUJII, M. T.; WANDERLEY, M. G. L.; ROMANIUC NETO, S.; ZOTTARELLI, C. L. A. P.; SALATINO, M. L. F.; SANTOS, A. C. A.;Ferragut, Carla. Processo Seletivo do Programa de Pós- Graduação do Instituto de Botânica. 2012. Instituto de Botânica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Denise de Campos Bicudo

BICUDO, D. C.; et al.. Efeito do enriquecimento por N e P sobre a colonização e sucessão da comunidade de algas perifíticas: manipulação em reservatório oligotrófico, São Paulo. 1999. Dissertação (Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos, Área de Gestão I) - Universidade Estadual Paulista - Rio Claro.

Denise de Campos Bicudo

BICUDO, D. C.; CALIJURI, M. C.; HUSZAR, V. L. M.;RODRIGUES, L.; NECCHI JR, O.. Resposta das algas perifíticas e planctônicas à manipulação de nutrientes (N e P) em reservatório urbano (Lago do IAG, São Paulo). 2004. Tese (Doutorado em Curso de Ciências Biológicas, Área de Biologia Veg) - Universidade Estadual Paulista - Rio Claro.

Denise de Campos Bicudo

BICUDO, D. C.; NECCHI JR, O.; Sant'Anna, C.L.. Ficoflórula perifítica e planctônica (exceto Bacillariophyceae) de um reservatório oligotrófico raso (Lago do IAG, São Paulo). 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Ciências Biológicas, Área de Biologia Veg) - Universidade Estadual Paulista - Rio Claro.

Orlando Necchi Junior

NECCHI JUNIOR, O.. Respostas das algas perifíticas e planctônicas à manipulação de nutrientes (N e P) em reservatório urbano (Lago do IAG, São Paulo). 2004. Tese (Doutorado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Antônio Fernando Monteiro Camargo

BICUDO, D. C.;CAMARGO, Antonio Fernando Monteiro; HENRY, R.. Efeito do enriquecimento por N e P sobre a colonização e sucessão da comunidade em reservatório oligotrófico, São Paulo. 1999. Dissertação (Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Cea) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

VIviane Moschini Carlos

MOSCHINI-CARLOS, V.. Efeito do enriquecimento por N e P sobre a colonização e sucessão da comunidade de algas perifíticas: biomanipulação em reservatório raso oligotrófico de São Paulo.. 1999 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Raoul Henry

BICUDO, D. C.; CAMARGO, A. F. M.;HENRY, R.. Efeito do enriquecimento por N e P sobre a colonização e sucessão da comunidade de alguas perifíticas: Biomanipulação em Reseratório Oligotrófico, São Paulo.. 1999. Dissertação (Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Liliana Rodrigues

BICUDO, Denise CRODRIGUES, L.; HUSZAR, Vera Lúcia; CALIJURI, Maria Do Carmo; NECCHI JUNIOR, Orlando. Resposta das algas perifíticas e planctônicas à manipulação de nutrientes (N e P) em reservatório urbano (Lago do IAG, São Paulo). 2004. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Luyza Mayary Amaral Silva

Efeitos da oligotrofização sobre a biomassa e estrutura do fitoplâncton e do epipélon e de suas interrelações; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica; (Orientador);

Maria Aparecida dos Santos

Comunidade de desmídias perifíticas e sua relação com a arquitetura de três espécies de macrófitas aquáticas no Pantanal dos Marimbus (Baiano), Chapada Diamantina, Bahia; Início: 2017; Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Coorientador);

Mayara Ribeiro Casartelli

Variação temporal e espacial da estrutura da comunidade de algas planctônicas, epifíticas, epipélicas e metafíticas em lagoa marginal ao Rio Paranapanema (São Paulo, Brasil); Início: 2015; Tese (Doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Richard Wilander Lambrecht

Efeitos do enriquecimento por N e P e da razão luz:nutriente sobre a estrutura da comunidade de algas perifíticas em reservatório mesotrofico raso; 2018; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carla Ferragut;

Diego Alberto Tavares

Efeitos do enriquecimento por N e P e da razão luz:nutrientes sobre a estrutura da comunidade de algas planctônicas e epipélicas; 2018; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica,; Orientador: Carla Ferragut;

Mayara Ribeiro Casartelli

Comparação da estrutura da comunidade de algas e do estado nutricional do perifíton em diferentes condições de heterogeneidade espacial: estudo observacional e experimental; 2014; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica,; Orientador: Carla Ferragut;

Mariane Lima de Souza

Influência da heterogeneidade espacial sobre a estrutura da comunidade de algas e estado nutricional do perifíton em escala sazonal; 2013; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carla Ferragut;

Thiago Rodrigues dos Santos

Avaliação sazonal da estrutura e estado nutricional (N, P) da comunidade perifítica desenvolvida em substrato artificial e associada à macrófita carnívora Utricularia spp; no Lago das Ninféias (PEFI, São Paulo); 2012; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Coorientador: Carla Ferragut;

Bárbara Golebski Pellegrini

Influência da heterogeneidade espacial sobre a estrutura e estado nutricional (N, P) da comunidade perifítica em substrato natural; 2012; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carla Ferragut;

Murilo Borduqui

Avaliação sucessional da estrutura e estado nutricional da comunidade perifítica e sua inter-relação com o fitoplâncton, em pontos de entrada de água de nascente e efluente doméstico, em reservatório hipereutrófico; 2011; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carla Ferragut;

Thiago Rodrigues dos Santos

Dinâmica da comunidade de algas planctônicas, perifíticas e metafíticas em reservatório tropical raso: um estudo observacional e experimental; 2017; Tese (Doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica,; Orientador: Carla Ferragut;

Lucineide Maria Santana

Avaliação espacial e sazonal da estrutura da comunidade fitoplanctônica e ficoperifítica em reservatórios de diferentes estados tróficos (sub-bacia do alto rio Tietê, São Paulo, SP); 2015; Tese (Doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carla Ferragut;

Ruan de Oliveira Carneiro

Efeitos do enriquecimento por N e P sobre a biomassa e composição de espécies da comunidade de algas perifíticas em reservatório eutrófico; 2018; Iniciação Científica - Instituto de Botânica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carla Ferragut;

Veronica Aparecida Costa Ribeiro

Efeitos do enriquecimento combinado e isolado por N e P sobre a produção do primária do perifíton em um reservatório eutrófico; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carla Ferragut;

Paloma Cerqueira

Efeitos da oligotrofização sobre a produção do primária em um reservatório eutrófico; 2017; Iniciação Científica - Instituto de Botânica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carla Ferragut;

Suele Aparecida Mendes Santos

Fósforo e nitrogênio do perifíton como métricas para avaliação da retenção de nutrientes na comunidade em um reservatório raso hipereutrófico (Lago das Garças, PEFI, São Paulo); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carla Ferragut;

Suele Aparecida Mendes Santos

Efeitos do enriquecimento por fósforo sobre a colonização do perifíton em substrato artificial: experimento em mesocosmos de fundo aberto; 2016; Iniciação Científica - Instituto de Botânica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carla Ferragut;

Luyza Mayary Amaral Silva

Produção primária do perifíton sobre substrato artificial e macrófitas aquáticas em um reservatório mesotrófico raso; 2016; Iniciação Científica - Instituto de Botânica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carla Ferragut;

Caroline da Silva Pilla

Efeitos da disponibilidade de luz sobre a taxa de acumulação de biomassa perifítica em reservatório raso; 2016; Iniciação Científica - Instituto de Botânica; Orientador: Carla Ferragut;

Camila Rodrigues

Variação espacial da comunidade metafítica no Lago das Ninféias (São Paulo, Brasil); 2015; Iniciação Científica - Instituto de Botânica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carla Ferragut;

Mariane Lima de Souza

Influência da micro-topografia do substrato sobre a estrutura e estado nutricional da comunidade perifítica; 2014; Iniciação Científica - Instituto de Botânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carla Ferragut;

Juliana Campos Nardo

Efeitos do enriquecimento por fósforo sobre a comunidade perifítica em folhas de Nymphaea spp; : um estudo em mesocosmos de fundo aberto; 2014; Iniciação Científica - Instituto de Botânica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carla Ferragut;

Vanessa Moraes Camargo

Avaliação sazonal da estrutura da comunidade de algas perifíticas no Lago das Ninféias (PEFI, São Paulo); 2013; Iniciação Científica - Instituto de Botânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carla Ferragut;

Gabriela de Jesus Lavagnolli

Avaliação das fases de desenvolvimento da comunidade de algas perifíticas durante o processo sucessional em reservatório mesotrófico raso; 2012; Iniciação Científica - Instituto de Botânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carla Ferragut;

Mayara Ribeiro Casartelli

Variação sazonal do estado nutricional e estrutura da comunidade de algas do perifíton em substrato natural (Panicum sp; ) no Lago das Ninféias (PEFI, São Paulo); 2011; Iniciação Científica - Instituto de Botânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carla Ferragut;

Murilo Borduqui

Mudanças sucessionais da estrutura da comunidade perifítica em reservatório hipereutrófico (Lago das Garças, PEFI, São Paulo); 2008; Iniciação Científica - Instituto de Botânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carla Ferragut;

Danielle Escudeiro de Oliveira

Variação vertical e sazonal da estrutura específica da comunidade fitoplanctônica em reservatório oligotrófico (Lago do IAG, São Paulo); ; 2007; Iniciação Científica - Instituto de Botânica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carla Ferragut;

Bárbara Golebski Pellegrini

Sucessão e colonização das comunidades de algas perifíticas no Lago das Ninféias em substrato natural; 2007; Iniciação Científica - Instituto de Botânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carla Ferragut;

Thiago Rodrigues dos Santos

Sucessão e colonização das comunidades de algas perifíticas em substrato artificial no Lago das Ninféias; 2007; Iniciação Científica - Instituto de Botânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carla Ferragut;

Murilo Borduqui

Variação vertical e sazonal da comunidade perifítica no reservatório eutrófico Lago das Garças; 2007; Iniciação Científica - Instituto de Botânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carla Ferragut;

Alexandre Rodello

Variação sazonal da composição química e biomassa da comunidade perifítica em diferentes tipos de substratos no reservatório mesotrófico Lago das Ninféias; 2007; Iniciação Científica - Instituto de Botânica; Orientador: Carla Ferragut;

Jennifer Walter Liu

Variação vertical e sazonal da estrutura específica da comunidade fitoplanctônica em reservatório oligotrófico (Lago do IAG, São Paulo); ; 2006; Iniciação Científica - Instituto de Botânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carla Ferragut;

Bárbara Golebski Pellegrini

Determinação das principais variáveis físicas, químicas e biológicas da água em escala horizontal no Lago das Ninféias (PEFI, São Paulo); 2013; Orientação de outra natureza - Instituto de Botânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carla Ferragut;

Mariane Lima de Souza

Identificação e contagem das algas perifíticas em substrato artificial; 2011; Orientação de outra natureza - Instituto de Botânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carla Ferragut;

Larissa Stevanato

Determinação das principais variáveis físicas, químicas e biológicas da água em escala horizontal no Lago das Ninféias (PEFI, São Paulo); 2011; Orientação de outra natureza - Instituto de Botânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carla Ferragut;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Zuleika Beyruth

O fitoplâncton e a reabilitação de cavas de areia de Jacareí; ; 1996; 0 f; Monografia - Instituto de Pesca Secretaria Agricultura e Abastecimento de São Paulo; Orientador: Zuleika Beyruth;

Zuleika Beyruth

Avaliação do perifíton de tanques de aquicultura; ; 1995; 0 f; Monografia - Instituto de Pesca Secretaria Agricultura e Abastecimento de São Paulo; Orientador: Zuleika Beyruth;

Denise de Campos Bicudo

Efeito do enriquecimento por N e P sobre a colonização e sucessão da comunidade de algas perifíticas: biomanipulação em reservatório oligotrófico, São Paulo, SP; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Área Gestão Integ) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Denise de Campos Bicudo;

Denise de Campos Bicudo

Resposta das algas perifíticas e planctônicas à manipulação de nutrientes (N e P) em reservatório urbano (Lago do IAG, São Paulo; 2004; Tese (Doutorado em Curso de Ciências Biológicas, Área de Biologia Veg) - Universidade Estadual Paulista - Rio Claro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Denise de Campos Bicudo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CROSSETTI, LUCIANE OLIVEIRA ; BICUDO, DENISE DE CAMPOS ; BINI, LUIS MAURICIO ; DALA-CORTE, RENATO BOLSON ; Ferragut, Carla ; DE MATTOS BICUDO, CARLOS EDUARDO . Phytoplankton species interactions and invasion by Ceratium furcoides are influenced by extreme drought and water-hyacinth removal in a shallow tropical reservoir. HYDROBIOLOGIA , v. 831, p. 71-85, 2019.

  • SANTANA, L. M. ; NABOUT, J. C. ; FERRAGUT, C. . Taxonomic and functional classifications of phytoplankton in tropical reservoirs with different trophic states. REVISTA BRASILEIRA DE BOTÂNICA (IMPRESSO) , v. 41, p. 91-102, 2018.

  • PELLEGRINI, B. G. ; FERRAGUT, C. . Associations between epiphyton species composition and macrophyte diversity in a shallow tropical reservoir. Fundamental and Applied Limnology , v. 191, p. 111-122, 2018.

  • SANTOS, T. R. ; Ferragut, Carla . Changes in the taxonomic structure of periphytic algae on a free-floating macrophyte (Utricularia foliosa L.) in relation to macrophyte richness over seasons. ACTA BOTANICA BRASILICA , v. 32, p. 595-601, 2018.

  • SANTOS, T. R. ; BICUDO, C. E. M. ; Ferragut, Carla . Relationship among carnivorous macrophyte Utricularia foliosa L. and species composition and life forms of periphytic algae community. ACTA LIMNOLOGICA BRASILIENSIA (ONLINE) , v. 30, p. e208-e208, 2018.

  • CASTRO, REINALDO JOSÉ DE ; HENRY, RAOUL ; Ferragut, Carla ; CASARTELLI, MAYARA . Comparing lacustrine environments: the importance of the kind of habitat on the structure of fishes. ACTA LIMNOLOGICA BRASILIENSIA (ONLINE) , v. 30, p. 303, 2018.

  • SANTANA, LUCINEIDE MARIA ; WEITHOFF, G. ; FERRAGUT, C. . Seasonal and spatial functional shifts in phytoplankton communities of five tropical reservoirs. AQUATIC ECOLOGY , v. 51, p. 531-543, 2017.

  • Casartelli, M.R. ; Ferragut, Carla . The effects of habitat complexity on periphyton biomass accumulation and taxonomic structure during colonization. HYDROBIOLOGIA , v. 807, p. 233-246, 2017.

  • SANTOS, S. A. M. ; SANTOS, THIAGO RODRIGUES ; FURTADO, M. S. ; HENRY, R. ; FERRAGUT, C. . Periphyton nutrient content, biomass and algal community on artificial substrate: response to experimental nutrient enrichment and the effect of its interruption in a tropical reservoir. LIMNOLOGY , v. 19, p. 209-218, 2017.

  • SANTANA, LUCINEIDE MARIA ; CROSSETTI, LUCIANE OLIVEIRA ; Ferragut, Carla . Ecological status assessment of tropical reservoirs through the assemblage index of phytoplankton functional groups. REVISTA BRASILEIRA DE BOTÂNICA (IMPRESSO) , v. 40, p. 695-704, 2017.

  • SANTANA, L. M. ; MORAES, M. E. B. ; SILVA, D. M. L. ; Ferragut, Carla . Spatial and temporal variation of phytoplankton in a tropical eutrophic river. Brazilian Journal of Biology (Impresso) , v. 76, p. 600-610, 2016.

  • CASARTELLI, MAYARA RIBEIRO ; LAVAGNOLLI, GABRIELA DE JESUS ; Ferragut, Carla . Periphyton biomass accrual rate changes over the colonization process in a shallow mesotrophic reservoir. Acta Limnologica Brasiliensia (Online) , v. 28, p. 9, 2016.

  • SANTANA, LUCINEIDE MARIA ; Ferragut, Carla . Structural changes of the phytoplankton and epiphyton in an urban hypereutrophic reservoir. Acta Limnologica Brasiliensia (Online) , v. 28, p. e29, 2016.

  • Casartelli, M.R. ; Ferragut, Carla . Variação sazonal da estrutura da comunidade de algas perifíticas emPanicum repens em um reservatório raso. Rodriguesia , v. 66, p. 745-757, 2015.

  • Souza, M.L. ; PELLEGRINI, B. G. ; Ferragut, Carla . Periphytic algal community structure in relation to seasonal variation and macrophyte richness in a shallow tropical reservoir. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 755, p. 183-196, 2015.

  • Casartelli, M.R. ; Ferragut, Carla . Influence of seasonality and rooted aquatic macrophyte on periphytic algal community on artificial substratum in a shallow tropical reservoir. International Review of Hydrobiology , v. 100, p. 1-11, 2015.

  • CAMARGO, V. M. ; FERRAGUT, C. . Estrutura da comunidade de algas perifíticas em Eleocharis acutangula (Roxb.) Schult (Cyperaceae) em reservatório tropical raso, São Paulo, SP, Brasil. Hoehnea , v. 41, p. 31-40, 2014.

  • Fonseca, B.M. ; Ferragut, Carla ; TUCCI, A. ; CROSSETTI, L. O. ; Ferrari, F. ; BICUDO, D. C. ; Sant'Anna,C. ; BICUDO, C. E. M. . Biovolume de cianobactérias e algas de reservatórios tropicais do Brasil com diferentes estados tróficos. Hoehnea , v. 41, p. 9-30, 2014.

  • SANTOS, THIAGO RODRIGUES ; Ferragut, Carla ; MATTOS BICUDO, CARLOS EDUARDO . Does macrophyte architecture influence periphyton? Relationships among Utricularia foliosa, periphyton assemblage structure and its nutrient (C, N, P) status. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 714, p. 71-83, 2013.

  • SANTOS, T. R. ; FERRAGUT, C. . The successional phases of a periphytic algal community in a shallow tropical reservoir during the dry and rainy seasons. Limnética (Madrid) , v. 32, p. 337-352, 2013.

  • Borduqui, Murilo ; Ferragut, Carla . Factors determining periphytic algae succession in a tropical hypereutrophic reservoir. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 683, p. 109-122, 2012.

  • PELLEGRINI, B. G. ; FERRAGUT, C. . Variação sazonal e sucessional da comunidade de algas perifíticas em substrato natural em um reservatório mesotrófico tropical. Acta Botanica Brasilica , v. 26, p. 810-821, 2012.

  • Ferragut, Carla ; Bicudo, Denise . Effect of N and P enrichment on periphytic algal community succession in a tropical oligotrophic reservoir. Limnology (Tokyo. Print) , v. 13, p. 131-141, 2012.

  • Souza, M.L. ; FERRAGUT, C. . Influence of substratum surface roughness on periphytic algal community structure in a shallow tropical reservoir. Acta Limnologica Brasiliensia , v. 24, p. 397-407, 2012.

  • França, R.C. ; LOPES, M. R. M. ; Ferragut, Carla . Structural and successional variability of periphytic algal community in a Amazonian lake during the dry and rainy season (Rio Branco, Acre). Acta Amazonica (Impresso) , v. 41, p. 257-266, 2011.

  • Gil-Gil, F. ; Ferragut, Carla ; BICUDO, C. E. M. . Do phytoplankton fractions < 20 μm dominate in tropical reservoirs independent of their trophy?. Limnética (Madrid) , v. 30, p. 143-158, 2011.

  • FERRAGUT, C. ; Campos Bicudo, Denise . Periphytic algal community adaptive strategies in N and P enriched experiments in a tropical oligotrophic reservoir. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 646, p. 295-309, 2010.

  • Ferragut, Carla ; RODELLO, A. F. ; BICUDO, C. E. M. . Seasonal variability of periphyton nutrient status and biomass on artificial and natural substrates in a tropical mesotrophic reservoir. Acta Limnologica Brasiliensia (Online) , v. 22, p. 397-409, 2010.

  • De Oliveria, Danielle Escudeiro ; Ferragut, Carla ; De Campos Bicudo, Denise . Relationships between environmental factors, periphyton biomass and nutrient content in Garças Reservoir, a hypereutrophic tropical reservoir in southeastern Brazil. Lakes and Reservoirs , v. 15, p. 129-137, 2010.

  • LOPES, M. R. M. ; FERRAGUT, C. ; BICUDO, C. E. M. . Phytoplankton diversity and strategies in regard to physical disturbances in a shallow, oligotrophic, tropical reservoir in Southeast Brazil. Limnética (Madrid) , v. 28, p. 159-174, 2009.

  • BICUDO, C. E. M. ; FERRAGUT, C. ; MASSAGARDI, M. R. . Cryptophyceae population dynamics in an oligo-mesotrophic reservoir (Ninféias pond) in São Paulo, southeast Brazil. Hoehnea , v. 36, p. 99-111, 2009.

  • FRANCA, R.C.S. ; LOPES, M. R. M. ; FERRAGUT, C. . Temporal variation of biomass and status nutrient of periphyton in shallow Amazonian Lake (Rio Branco, Brazil). Acta Limnologica Brasiliensia (Online) , v. 21, p. 175-183, 2009.

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Efeito de diferentes níveis de enriquecimento por fósforo sobre a estrutura da comunidade perifítica em represa oligotrófica tropical (São Paulo, Brasil). REVISTA BRASILEIRA DE BOTÂNICA (IMPRESSO) , v. 32, p. 571-585, 2009.

  • Borduqui, Murilo ; Ferragut, Carla ; BICUDO, C. E. M. . Chemical composition and taxonomic structure vertical and seasonal variation of periphyton community in a shallow hypereutrophic reservoir (Garças Reservoir, São Paulo, Brazil). Acta Limnologica Brasiliensia (Online) , v. 20, p. 381-392, 2008.

  • BICUDO, D. C. ; BICUDO, C. E. M. ; Oliveira, A.M. ; FERRAGUT, C. ; Fonseca, B.M. ; LOPES, M. R. M. . Criptógamos do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, SP. Algas, 21: Xanthophyceae.. Hoehnea (São Paulo) , v. 33, p. 291-293, 2006.

  • LOPES, M. R. M. ; BICUDO, C. E. M. ; FERRAGUT, C. . Short term spatial and temporal variation of phytoplankton in a shallow tropical oligotrophic reservoir, southeast Brazil. HYDROBIOLOGIA , Holanda, v. 542, p. 235-247, 2005.

  • FERRAGUT, C. ; LOPES, M. R. M. ; BICUDO, D. C. ; BICUDO, C. E. M. . Ficoflórula perifítica e planctônica (exceto Bacillariophyceae) do Lago do IAG, Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo.. Hoehnea (São Paulo) , São Paulo, v. 32, p. 137-184, 2005.

  • BICUDO, D. C. ; MORAES, A. ; FERRAGUT, C. ; BICUDO, C. E. M. . Criptógamos do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, SP. Algas, 18: Eustigmatophyceae. Hoehnea (São Paulo) , São Paulo, v. 31, p. 97-101, 2004.

  • BICUDO, C. E. M. ; BICUDO, D. C. ; FERRAGUT, C. ; LOPES, M. R. M. ; PIRES, P. R. . Criptógamos do Parque estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, SP. Algas, 17: Chrysophyceae.. Hoehnea (São Paulo) , São Paulo, v. 30, n.2, p. 127-153, 2003.

  • BEIRUTH, Z. ; CALEFFI, S. ; FERRAGUT, C. . Fases da reabilitação natural de lagos originados por extração de areia: macrófitas e organismos associados.. Acta Limnologica Brasiliensia (Online) , Botucatu, v. 10, n.1, p. 49-65, 1998.

  • BEIRUTH, Z. ; TUCCI-MOURA, A. ; FERRAGUT, C. ; MENEZEZ, . Caracterização e variação sazonal do fitoplâncton de tanques de aqüicultura.. Acta Limnologica Brasiliensia (Online) , Botucatu, v. 10, n.1, p. 21-36, 1998.

  • SANTOS, THIAGO RODRIGUES ; Casartelli, M.R. ; FERRAGUT, C. . Bioindicadores Aquáticos. In: Vercellino, I.S. (Org.). Biodiversidade da Mata Atlântica na Estação Ambiental São Camilo, Itanhaém, SP.. 1ed.São Paulo: Publicações Centro Universitário São Camilo, 2018, v. , p. 197-207.

  • ZORZAL-ALMEIDA, S. ; BICUDO, D. C. ; LAMPARELLI, M. ; FAUSTINO, S. ; Ferragut, Carla ; BICUDO, C. E. M. . Avaliação do Índice de Estado Trófico e sua aplicação na represa Guarapiranga em longa série temporal. 100 anos da Represa Guarapiranga: lições e desafios. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2017, v. , p. 401-428.

  • Ferragut, Carla ; BICUDO, D. C. ; VERCELLINO, I. S. . Amostragem e Medidas de Estrutura da Comunidade Perifítica. In: Albano Schwarzbold, Ana Luíza Burliga & Lezilda Carvalho Torgan. (Org.). Ecologia do perifíton. 1ed.São Carlos: , 2013, v. , p. 157-177.

  • LOPES, M. R. M. ; BICUDO, C. E. M. ; FERRAGUT, C. . Spatial and temporal variation of phytoplankton in a shallow tropical oligotrophic reservoir, southeast Brazil. In: Hendrik Segers & Koen Martens (eds.). (Org.). The diversity of Aquatic Ecosystems. Developments in Hydrobiology 180. Aquatic Biodiversity II. : Springer, 2006, v. 542, p. 235-247.

  • HUSZAR, V. L. M. ; BICUDO, D. C. ; GIANI, A. ; FERRAGUT, C. ; MARTINELLI, L. A. ; HENRY, R. . Subsídios para a compreensão sobre a limitação de nutrientes ao crescimento do fitoplâncton e do perifíton em ecossistemas continentais lênticos do Brasil.. In: Roland, F; Cesar, D; Marinho, M.. (Org.). Lições de Limnologia. 1ed.São Carlos: Rima, 2005, v. , p. 1-517.

  • BICUDO, D. C. ; FERRAGUT, C. ; CROSSETTI, L. O. ; BICUDO, C. E. M. . Efeitos do represamento sobre a estrutura da comunidade fitoplanctônica do reservatório de Rosana, Baixo Rio Paranapanema, Estado de São Paulo.. In: Nogueira, M.G.; Henry, R.; Jorcin, A.. (Org.). Ecologia de reservtaórios: impactos potenciais, ações de manejo e sistemas em cascata.. 1ed.São Carlos: Rima, 2005, v. 1, p. 349-377.

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Influência do enriquecimento (N e P) sobre a diversidade da comunidade de algas perifíticas em reservatório oligotrófico (Lago do IAG, São Paulo). In: IX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003, Juiz de Fora, MG. IX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003.

  • FERRAGUT, C. ; SANTOS, T. R. ; CASTILHO, M. C. A. ; HENRY, R. . Características limnológicas da zona pelágica e litorânea de duas lagoas rasas com elevada cobertura de macrófitas aquáticas. In: XV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2015, Maringá, Paraná. XV Congresso Brasileiro de Limnologia: Perspectivas Evolutivas, 2015.

  • SANTOS, T. R. ; CASTILHO, M. C. A. ; HENRY, R. ; Ferragut, Carla . Implicações do enriquecimento por P sobre a biomassa e a alternância da comunidade de algas planctônicas, epipélicas e epifíticas em condições naturais e experimentais. In: XV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2015, Mariangá, Paraná. XV Congresso Brasileiro de Limnologia: Perspectivas Evolutivas, 2015.

  • SANTANA, L. M. ; FERRAGUT, C. . Comparação da classificação funcional e morfológica da comunidade fitoplanctônica em reservatórios de diferentes estados tróficos (Sub-Bacia do Alto Rio Tietê, São Paulo, Brasil). In: XV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2015, Maringá, Paraná. XV Congresso Brasileiro de Limnologia: Perspectivas Evolutivas, 2015.

  • SANTOS, THIAGO RODRIGUES ; Ferragut, Carla . Variação temporal e espacial da biomassa fotossintética do epipélon. In: IV Seminário sobre Estudos Limnológicos em Clima Subtropical, 2014, Florianópolis, Santa Catarina. IV Seminário sobre Estudos Limnológicos em Clima Subtropical, 2014.

  • NEVES, K. M. S. ; Tavares, A.R. ; Ferragut, Carla ; VERCELLINO, I. S. . Biomassa de fitotelma em Bromeliaceae na Reserva de Paranapiacaba, SP, Brasil. In: ANAIS DA 21ª REUNIÃO ANUAL DO INSTITUTO DE BOTÂNICA ­ RAIBT, 2014, São Paulo. 21ª Reunião Anual do Instituto de Botânica (RAIBt ). "Interação Ciência e Sociedade", 2014.

  • SANTANA, L. M. ; Ferragut, Carla . Temporal variation of phytoplankton biomass and functional groups in oligotrophic, mesotrophic and eutrophic reservoirs in the upper Tietê river basin(São Paulo State, Brazil). In: XVII Congress of the Iberian Association of Limnology, 2014, Santander. XVII Congress of the Iberian Association of Limnology, 2014.

  • Ferragut, Carla ; SOUZA, M. L. ; PELLEGRINI, B. G. ; Casartelli, M.R. . Influência da complexidade de hábitat sobre a biomassa algal e do conteúdo de fósforo do perifíton e do plâncton em reservatório raso. In: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito/MS. XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, Águas Brasileiras: conservação, gestão e sustentabilidade, 2013.

  • SANTANA, L. M. ; Ferragut, Carla . Variação espacial e temporal da comunidade fitoplanctônica em reservatórios mesotrófico e eutrófico (sub-bacia do alto rio Tietê, São Paulo). In: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito/MS. XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, Águas Brasileiras: conservação, gestão e sustentabilidade, 2013.

  • SOUZA, M. L. ; Ferragut, Carla . Influência da heterogeneidade espacial sobre a estrutura da comunidade de algas perifíticas. In: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito/MS. XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, Águas Brasileiras: conservação, gestão e sustentabilidade, 2013.

  • Casartelli, M.R. ; Ferragut, Carla . Efeitos da complexidade de hábitat sobre a biomassa o estado nutricional de algas do perifíton em condições naturais e experimentais. In: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito/MS. XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, Águas Brasileiras: conservação, gestão e sustentabilidade, 2013.

  • SANTOS, T. R. ; Ferragut, Carla ; BICUDO, C. E. M. . Complexo macrófita-perifíton em ecossistema raso: o efeito da arquitetura de Utricularia foliosa L. sobre a diversidade e a composição de algas perifíticas. In: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito/MS. XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, Águas Brasileiras: conservação, gestão e sustentabilidade, 2013.

  • FERRAGUT, C. ; Ferrari, F. ; BORDUQUI, M. ; OLIVEIRA, D. E. ; BICUDO, C. E. M. . Fatores controladores da variação temporal do incremento de biomassa e conteúdo de fósforo do perifíton durante três anos de estudo em reservatório hipereutrófico. In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado. XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009.

  • PELLEGRINI, B. G. ; FERRAGUT, C. . Colonização e sucessão da comunidade de algas perifíticas em substrato natural no Lago das Ninféias (PEFI, SP). In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado. XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009.

  • SANTOS, T. R. ; FERRAGUT, C. . Colonização e sucessão da comunidade de algas perifíticas em substrato artificial Lago das Ninféias (PEFI, SP). In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado. XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009.

  • BORDUQUI, M. ; FERRAGUT, C. . Influência de entradas com contrastantes concentrações de nutrientes sobre biomassa e conteúdo de P da comunidade perifítica em reservatório raso hipereutrófico. In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado. XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009.

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Effect of different levels of phosphorus enrichment on periphyton community structure in a tropical oligotrophic reservoir (São Paulo, Brazil). In: Shalow Lakes Conference, 2008, Puenta del Este. Shalow Lakes Conference - ?Structure and function of World Shallow lakes?. Montevideo. p. 29.

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Periphytic algal community adaptive strategies in N and P enriched experiments. In: Shalow Lakes Conference, 2008, Puenta del este. Shalow Lakes Conference - ?Structure and function of World Shallow lakes. Montevideo: Impressa Grega, 2008. p. 28.

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Efeitos de diferentes níveis de enriquecimento por fósforo sobre a estrutura da comunidade perifítica. In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007, Macaé. Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007.

  • LIU, J. W. ; FERRAGUT, C. . Variação Vertical e Sazonal da Estrutura Específica da Comunidade Fitoplanctônica em Reservatório Oligotrófico (Lago do IAG, São Paulo).. In: XIII Reunião Anual do Instituto de Botânica, 2006, São Paulo. XIII RaiBt - Descobrindo novos rumos para a pesquisa, 2006.

  • RODELLO, A. F. ; FERRAGUT, C. . Variação da composição química e biomassa da comunidade perifítica em diferentes substratos no reservatório mesotrófico do Lago das Ninféias (PEFI, São Paulo). Resultados preliminares.. In: XIII Reunião Anual do Instituto de Botânica, 2006, São Paulo. XIII Reunião Anual do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo ?Descobrindo novos rumos para pesquisa?, 2006.

  • BORDUQUI, M. ; FERRAGUT, C. . Variação vertical da estrutura da comunidade perifítica no reservatório eutrófico raso Lago das Garças (PEFI, São Paulo). Resultados preliminares.. In: XIII Reunião Anual do Instituto de Botânica, 2006, São Paulo. XIII Reunião Anual do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo ?Descobrindo novos rumos para pesquisa", 2006.

  • OLIVEIRA, D. E. ; FERRAGUT, C. . Variação sazonal da composição química e biomassa da comunidade perifítica em reservatório eutrófico Lago das Garças (PEFI, São Paulo).. In: XIII Reunião Anual do Instituto de Botânica, 2006, São Paulo. XIII Reunião Anual do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo ?Descobrindo novos rumos para pesquisa?, 2006.

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Dinâmica sucessional da comunidade de algas perifíticas e planctônicas em função do enriquecimento por N e P. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus. Água para todos, água repsonsabilidade de todos, 2005.

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. ; LIU, J. W. ; COUTINHO, P. H. M. . Estrutura térmica e oxigênio dissolvido ao longo de dois anos em um reservatório urbano oligotrófico raso (Lago do IAG, PEFI, São Paulo). In: XII Reunião Anual do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, 2005, São Paulo. produção de Conhecimento e Conservaçao da Biodiversidade Vegetal, 2005.

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Perifíton como sensor da disponibilidade de fósforo em reservatório urbano (Lago do IAG, São Paulo). In: § Simpósio de reservatórios: impactos potenciais, ações de manejo e sistemas em cascata, 2004, Avaré, São Paulo. § Simpósio de reservatórios: impactos potenciais, ações de manejo e sistemas em cascata, 2004. p. 46.

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Efeitos do represamento sobre a estrutura da comunidade fitoplanctônica do reservatório de Rosana, baixo rio Paranapanema, São Paulo.. In: Simpósio de reservatórios: impactos potenciais, ações de manejo e sistemas em cascata, 2004, Avaré, São Paulo. Simpósio de reservatórios: impactos potenciais, ações de manejo e sistemas em cascata, 2004. p. 46.

  • FERRAGUT, C. . Resposta da comunidade perifítica a diferentes condições experimentais de disponibilidade de fósforo em reservatório oligotrófico (Lago do IAG, São Paulo).. In: X Reunião da Sociedade Brasileira de Ficologia, 2004, Salvador, Ba. X Reunião da Sociedade Brasileira de Ficologia, 2004.

  • FERRAGUT, C. . Resposta da comunidade perifítica a diferentes condições experimentais de disponibilidade de fósforo em reservatório oligotrófico (Lago do IAG, São Paulo).. In: X Reunião da Sociedade Brasileira de Ficologia, 2004, Salvador, Ba. X Reunião da Sociedade Brasileira de Ficologia, 2004.

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Influência do enriquecimento com N e P sobre a diversidade de espécies de algas perifíticas em um reservatório urbano oligotrófico (Lago IAG, PEFI, São Paulo). In: § XIV Congresso da Sociedade de Botânica de São Paulo, 2002, Rio Claro. § XIV Congresso da Sociedade de Botânica de São Paulo, 2002.

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Efeitos do enriquecimento por N e P sobre a estrutura e funcionamento da comunidade de algas perifíticas e planctônicas em um reservatório tropical oligotrófico, Brasil. In: § VI Congresso Latino-americano e Reunião Ibero-americana de Ficologia, 2002, Ponce, Porto Rico. § VI Congresso Latino-americano e Reunião Ibero-americana de Ficologia, 2002. p. 4.

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Efeitos do enriquecimento por N e P sobre a estrutura e funcionamento da comunidade ficoperifíticas e fitoplanctônicas em um reservatório urbano oligotrófico (Lago do IAG, PEFI, São Paulo). In: IX Reunião Anual do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, 2002, São Paulo. IX Reunião Anual do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, 2002. p. 40.

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Influência do enriquecimento com N E P sobre a estrutura específica da comunidade de algas perifíticas em um reservatório urbano oligotrófico (Lago do IAG, PEFI, São Paulo). In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, João Pessoa. VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001. p. 260.

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Utilização do perifíton na avaliação da disponibilidade de N e P (Lago do IAG, PEFI, São Paulo). In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001. VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001. p. 261.

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Utilização do perifíton na avaliação da disponibilidade de N e P (Lago do IAG, PEFI, São Paulo). In: VIII Reunião Anual do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, 2001. VIII Reunião Anual do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, 2001. p. 26.

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Respostas da comunidade perifítica ao enriquecimento artificial por N e P em reservatório urbano oligotrófico. In: VII Congresso Brasileiro de Limnologia, 1999. VII Congresso Brasileiro de Limnologia, 1999. p. 568.

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Respostas da comunidade perifítica ao enriquecimento experimental com N e P em reservatório urbano oligotrófico, São Paulo, Brasil. In: § V Congresso Latino-americano, III Reunião Ibero-americana e VII Simpósio de Algas Marinhas Chilenas, 1999. § V Congresso Latino-americano, III Reunião Ibero-americana e VII Simpósio de Algas Marinhas Chilenas, 1999. p. 4.

  • FERRAGUT, C. . Efeitos do enriquecimento artificial por N e P sobre a comunidade perifítica em um lago oligotrófico: Avaliação preliminar através da biomassa. In: VI Congresso Brasileiro de Limnologia, 1997, São Carlos. VI Congresso Brasileiro de Limnologia, 1997. p. 166.

  • BEIRUTH, Z. ; TUCCI-MOURA, A. ; FERRAGUT, C. ; MENEZEZ, . Comunidade fitoplanctônica em tanques de aqüicultura. In: VI Congresso Brasileiro de Limnologia, 1997, São Carlos. VI Congresso Brasileiro de Limnologia, 1997. p. 166.

  • FERRAGUT, C. . Reabilitação de lagos originados por extração de areia: macrófitas e organismos associados. In: VI Congresso Brasileiro de Limnologia, 1997, São Carlos. §VI Congresso Brasileiro de Limnologia, 1997. p. 56.

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Efeitos do enriquecimento artificial por N e P sobre a comunidade perifítica em um lago oligotrófico: Avaliação preliminar através da biomassa. In: IV Reunião Anual do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, 1997, São Paulo. § IV Reunião Anual do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, 1997. p. 30.

  • ALVES, G. H. ; Ferragut, Carla ; ZOTTARELLI, C. L. A. P. . Estrutura da comunidade de organismos zoospóricos na coluna d?água e sedimento superficial de três reservatórios brasileiros. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Ferragut, Carla . As comunidades algais como sensores da qualidade da água em reservatórios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERRAGUT, C. . Conservação e uso sustentável da biodiversidade dos ecossistemas aquáticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Ferragut, Carla . O papel do perifíton na biodiversidade e conservação de reservatórios no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Ferragut, Carla ; Sant'Anna,C. ; TUCCI, A. ; BICUDO, D. C. ; BICUDO, C. E. M. . Crise da água e a conservação da Biodiversidade em reservtaórios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERRAGUT, C. ; PELLEGRINI, B. G. ; SOUZA, M. L. ; SANTOS, T. R. . Influência da sazonalidade e da heterogeneidade espacial sobre a biomassa algal e estado nutricional do perifíton, metafíton e plâncton. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PELLEGRINI, B. G. ; FERRAGUT, C. . Ferragut. Influência da heterogeneidade espacial sobre a biomassa e estado nutricional do perifíton em substrato natural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, T. R. ; FERRAGUT, C. ; BICUDO, C. E. M. . Avaliação da biomassa e do estado nutricional da comunidade perifítica desenvolvida em diferentes substratos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Casartelli, M.R. ; Ferragut, Carla . Variação sazonal do estado nutricional e estrutura da comunidade de algas do perifíton em substrato natural (Panicum repens Linnaeus). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Lavagnolli, G.J. ; Ferragut, Carla . Avaliação das fases de acumulação de biomassa algal no perifíton em reservatório mesotrófico raso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PELLEGRINI, B. G. ; FERRAGUT, C. . Colonização e sucessão da comunidade de algas perifíticas em substrato natural no período seco e chuvoso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, M. L. ; FERRAGUT, C. . Influência da micro-topografia do substrato sobre a estrutura e estado nutricional da comunidade perifítica (lago das Ninféias, PEFI, São Paulo). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, T. R. ; FERRAGUT, C. ; BICUDO, C. E. M. . Avaliação do estado nutricional e da biomassa da comunidade perifítica em substratos artificial e natural no Lago das Ninféias, São Paulo: período chuvoso.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERRAGUT, C. ; PELLEGRINI, B. G. ; Sant'Anna,C. ; SANTOS, T. R. . Influência da heterogeneidade espacial sobre a variabilidade da biomassa algal e estado nutricional do perifíton e plâncton no período chuvoso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Casartelli, M.R. ; FERRAGUT, C. . Variação sazonal do estado nutricional e estrutura da comunidade de algas do perifíton em substrato natural (Panicum sp.) no Lago das Ninféias (PEFI, São Paulo). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORDUQUI, M. ; FERRAGUT, C. . Influência da entrada de efluente doméstico e água de nascente sob estado nutricional, biomassa e modelo sucessional da comunidade de algas perifíticas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERRAGUT, C. ; Ferrari, F. ; BORDUQUI, M. ; OLIVEIRA, D. E. ; BICUDO, C. E. M. . Fatores controladores da variação temporal do incremento de biomassa e conteúdo de fósforo do perifíton durante três anos de estudo em reservatório hipereutrófico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. R. M. ; FERRAGUT, C. ; DANTAS, N. S. ; França, R.C. . Influência da escala sazonal sobre as condições limnológicas de três lagos rasos amazônicos em processo de colmatação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PELLEGRINI, B. G. ; FERRAGUT, C. . Colonização e sucessão da comunidade de algas perifíticas em substrato natural no Lago das Ninféias (PEFI, SP). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, T. R. ; FERRAGUT, C. . Colonização e sucessão da comunidade de algas perifíticas em substrato artificial Lago das Ninféias (PEFI, SP). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORDUQUI, M. ; FERRAGUT, C. . Influência de entradas com contrastantes concentrações de nutrientes sobre biomassa e conteúdo de P da comunidade perifítica em reservatório raso hipereutrófico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, T. R. ; PELLEGRINI, B. G. ; FERRAGUT, C. . Variação sazonal da biomassa fotossintética da comunidade perifítica desenvolvida em substrato natural e artificial no lago das ninféias (PEFI, São Paulo). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Colonização e sucessão da comunidade perifítica em diferentes condições de disponibilidade de N e P. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Periphytic algal community adaptive strategies in N and P enriched experiments. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Effect of different levels of phosphorus enrichment on periphyton community structure in a tropical oligotrophic reservoir (São Paulo, Brazil). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, D. E. ; Ferrari, F. ; FERRAGUT, C. ; BICUDO, C. E. M. . Variação temporal da biomassa fotossintética da comunidade perifítica durante três no Lago das Garças (PEFI, São Paulo). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORDUQUI, M. ; FERRAGUT, C. . Variação vertical e sazonal da estrutura da comunidade perifítica em reservatório raso eutrófico (PEFI, São Paulo). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, T. R. ; PELLEGRINI, B. G. ; FERRAGUT, C. . Comparação entre a biomassa fotossintética da comunidade de algas perifíticas desenvolvidas no período de seca e chuva em substrato natural e artificial no Lago das Ninféias (PEFI, São Paulo). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORDUQUI, M. ; FERRAGUT, C. . Variação vertical e temporal da composição química e biomassa da comunidade perifítica no reservatório eutrófico raso, Lago das Garças (PEFI, São Paulo).. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, D. E. ; FERRAGUT, C. . Variação anual da composição química e biomassa da comunidade perifítica em reservatório eutrófico lago das garças (PEFI São Paulo). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Ferrari, F. ; OLIVEIRA, D. E. ; FERRAGUT, C. ; BICUDO, C. E. M. . Diatomoflórula perifítica de um reservatório eutrófico raso, Lago das Garças, Parque estadual das fontes do Ipiranga (PEFI), São Paulo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Perifíton como sensor da disponibilidade de fósforo em reservatório urbano (Lago do IAG, São Paulo). 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERRAGUT, C. ; BICUDO, D. C. . Efeito do enriquecimento com diferentes níveis de fósforo sobre a composição química do perifíton em reservatórios oligotróficos (Lago do IAG, São Paulo).. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Ferragut, Carla . Microalgas como indicadores da qualidade da água dos ecossistemas aquáticos continentais.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BARROS, F. ; FERRAGUT, C. ; GOMES, E. P. C. ; Tavares, A.R. ; TUCCI, A. . Hoehnea. 2009. (Editoração/Periódico).

Rinaldi, M.C. ; FERRAGUT, C. . Procedimentos básicos em Laboratório. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERRAGUT, C. . Algas perifíticas: taxonomia e ecologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BARROS, F. ; TUCCI, A. ; Tavares, A.R. ; GOMES, E. P. C. ; FERRAGUT, C. . Hoehnea. 2008. (Editoração/Periódico).

CRUZ-BARROS, M. A. V. ; Gaspar, M. ; Guaratini-Grombone, M.T. ; PRADO, J. ; TUCCI, A. ; FERRAGUT, C. . Hoehnea. 2007. (Editoração/Periódico).

CRUZ-BARROS, M. A. V. ; TUCCI-MOURA, A. ; Tavares, A.R. ; FERRAGUT, C. ; Vitta, F.A. ; PRADO, J. ; Guaratini-Grombone, M.T. ; Gaspar, M. ; Grandi, R.A.P. . Hoehnea. 2006. (Editoração/Periódico).

FERRAGUT, C. . Algas como bioindicadores. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAGUT, C. . Introdução as plantas bioindicadoras.. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Desafios para conservação da biodiversidade frente a mudanças climáticas, poluição e uso e ocupação do solo. Modulo 3 - Restauração Ecológica, Descrição: A grande maioria dos ecossistemas estão sendo rapidamente transformados e reconfigurados devido à uma variedade de mudanças locais e globais. A combinação de mudanças bióticas (extinção e/ou invasão) e abióticas (ex. uso do solo ou mudanças climáticas) e a combinação de ambos formaram novos sistemas e, consequentemente, alteraram seus serviços ecossistêmicos. A restauração ecológica tem sido amplamente utilizada para reverter a degradação ambiental causada pelas atividades antrópicas, mas a eficácia das ações de restauração para o aumento da biodiversidade e oferta de serviços ecossistêmicos não ainda estabelecida, principalmente nos ecossistemas tropicais onde o conhecimento é escasso. Considerando os diferentes aspectos da restauração ecológica em áreas degradadas, incluindo os compartimentos solo, água, atmosfera e suas interações, a presente proposta tem como objetivo geral realizar estudos observacionais e experimentais, bem como a utilização de bancos de dados para validação de modelos preditivos. Em relação à restauração de florestas, pretende-se realizar avaliações periódicas em área em processo de recuperação e/ou recuperadas para determinar o desempenho das espécies plantadas e dos processos de regeneração, além de investigar a dinâmica de florestas em formação, inclusive de agroflorestas, visando à restauração ecológica em áreas degradadas, especialmente nas Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais. Em ecossistemas aquáticas, a restauração depende predominantemente da reversão do processo de eutrofização, que é um problema mundial e tende a ser agravado nos trópicos, pois a eutrofização e o aquecimento climático são coalescentes em lagos globalmente. Considerando que as algas e macrófitas aquáticas são importantes componentes na restauração de lagos rasos eutrofizados, pretende-se avaliar os efeitos isolados e interativos da disponibilidade de luz e de nutrientes sobre a relação entre macrófitas, fitoplâncton e epipélon em experimentos in situ de curta e longa duração, visando investigar o papel das macrófitas e epipélon na oxigenação e retenção do fósforo no sedimento e declínio da floração da fitoplâncton. Os resultados dos subprojetos desta linha de pesquisa podem subsidiar o estabelecimento de ações de restauração focadas no aumento da biodiversidade e na provisão de serviços ecossistêmicos em florestas (fragmentos, agroflorestas) e lagos e reservatórios rasos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carla Ferragut - Coordenador / Denise de Campos Bicudo - Integrante / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Integrante / Célia Sant'Anna - Integrante / Andrea Tucci - Integrante / Eduardo Cabral Gomes - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Efeitos do enriquecimento por N e P e da razão luz:nutriente sobre as comunidades algais (perifíton, fitoplâncton, metafíton) e suas inter-relações em reservatório raso mesotrófico e eutrófico, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Carla Ferragut - Coordenador.

  • 2013 - 2018

    Influência da heterogeneidade espacial sobre a estrutura das comunidades algais, zooplanctônicas, zoobentônicas e de macroinvertebrados associados à macrófitas aquáticas nas Lagoas das Ninféias e do Barbosa em diferentes estados limnológicos, Descrição: O presente projeto de pesquisa visa avaliar a dinâmica espacial e temporal das comunidades algais (plâncton, epipélon, epifíton e metafíton) e de micro- (zooplâncton) e macro-invertebrados (zoobentos e associados a plantas aquáticas) nos diferentes estados de equilíbrio do ecossistema, visando elaborar um modelo conceitual baseado na caracterização limnológica de dois ecossistemas rasos com elevada abundância de macrófitas aquáticas. A pesquisa foi realizada em reservatório(Lago das Ninféias, Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo) e na lagoa marginal ao Rio Paranapanema (Lagoa do Barbosa, São Paulo, Brasil). Amostragens mensais das variáveis físicas, químicas e biológicas foram realizadas na região pelágica e litorânea.A pesquisa envolve estudos observacionais e experimentais. A avaliação conjunta das comunidades pode promover uma visão holística do funcionamento dos ecossistemas, promovendo um avanço no conhecimento da ecologia de lagos e reservatórios rasos tropicais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Carla Ferragut - Integrante / Raoul Henry - Coordenador / Mayara R. Casartelli - Integrante / SANTOS, THIAGO RODRIGUES - Integrante / Lucineide Maria Santana - Integrante.

  • 2010 - 2015

    Reconstrução paleolimnológica da represa Guarapiranga e diagnóstico da qualidade atual da água e dos sedimentos de mananciais da RMSP com vistas ao gerenciamento do abastecimento., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Eduardo de Mattos Bicudo em 11/07/2013., Descrição: A pesquisa adotará abordagens inovadoras que consistem na integração entre a paleolimnologia e a neolimnologia, bem como no uso de multitraçadores de impactos antropogênicos. Seus objetivos visam às três metas principais seguintes: (a) avaliar a evolução do processo de eutrofização e o histórico dos impactos antropogênicos da represa Guarapiranga (1906-presente); (b) caracterizar os multitraçadores presentes nos sedimentos recentes de 30 represas circunscritas na área de mananciais da RMSP; e (c) integrar as metas (a) e (b) para elaborar um modelo de função de transferência diatomácea-fósforo, que permitirá estimar os níveis pretéritos de fósforo na água da represa Guarapiranga, bem como situar os demais mananciais ao longo de um gradiente trófico reconstituído. A paleolimnologia incluirá os níveis de base (pré-impacto) da represa Guarapiranga e será avaliada mediante testemunho sedimentar datado (210Pb). A neolimnologia será feita a partir de variáveis oriundas dos sedimentos superficiais e da água de 30 represas (20 de abastecimento). Os multitraçadores incluirão: bioindicadores de eutrofização (diatomáceas); granulometria; geoquímica orgânica (COT, PT, NT, 13C e 15N) e esteróis; geoquímica de poluentes persistentes (metais, HPAs, BPC, pesticidas, hormônios, surfactantes e plastificantes). A elaboração do modelo inferencial será baseada na distribuição quantitativa das espécies de diatomáceas na água e nos sedimentos recentes. Serão também analisadas as respectivas bacias contribuintes das represas no que tange ao meio físico (geologia e geomorfologia) e ao uso e ocupação do solo. Tais informações permitirão avançar para a proposição de metas de recuperação e/ou conservação e na elaboração de cenários ambientais, trazendo subsídios inovadores para o gerenciamento dos mananciais da RMSP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carla Ferragut - Integrante / Denise de Campos Bicudo - Integrante / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Coordenador.

  • 2009 - 2015

    Influência da heterogeneidade espacial sobre a estrutura e estado nutricional (C, N, P) da comunidade perifítica, fitoplanctônica e metafítica no Lago das Ninféias em dois períodos climáticos, Descrição: Dentre os fatores ambientais que atuam sobre a variabilidade espacial das algas, a heterogeneidade espacial é o menos conhecido, principalmente em região tropical. O presente projeto pretende avaliar a influência da heterogeneidade espacial sobre a estrutura e estado nutricional (N,P,C) da comunidade perifítica (substrato natural e artificial), fitoplanctônica e metafítica em escala sazonal no Lago das Ninféias (São Paulo, PEFI). A estrutura das comunidades será acessada através da biomassa (clorofila-a, MSLC), composição de espécies, densidade, biovolume e índices biológicos. O estado nutricional das comunidades será analisado pelo conteúdo de N, P e C e estequiometria C:N:P. O conhecimento gerado contribuirá para elaboração de protocolos eficientes de amostragem das comunidades algais em ecossistema tropical, bem como a elaboração de modelos conceituais que incluam estado nutricional e a estrutura das comunidades algais em diferentes hábitats.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Carla Ferragut - Coordenador / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Integrante / Andrea Tucci - Integrante / Norma Catarina Bueno - Integrante / Eduardo Cabral Gomes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2010

    Flora Ficológica do Estado de São Paulo, Descrição: O projeto visa ao levantamento das formas marinhas macroscópicas bentônicas, de águas continentais, edáficas e de ambientes subaéreos de algas que existem no estado de São Paulo. Utilizando o acervo de mais de 40 anos de coletas realizadas no estado por pesquisadores do Instituto de Botânica, publicar uma série de 13 volumes ("Flora Ficológica do Estado de São Paulo") contendo as espécies, variedades e formas taxonômicas de algas que existem no estado. Cada espécie, variedade ou forma taxonômica será descrita em detalhes e fartamente ilustrada. Chaves artificiais complementarão os diferentes grupos taxonômicos estudados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carla Ferragut - Integrante / Denise de Campos Bicudo - Integrante / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 1997 - Atual

    Tipologia, Monitoramento e recuperação dos reservatórios da reserva biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, Descrição: Gerar longa série temporal de dados limnológicos (5-15 anos) sobre os principais reservatórios do PEFI, de forma a contribuir com a ecologia de lagos urbanos artificiais de região tropical e com o gerenciamento desses sistemas. Ordenar e descrever gradientes espaciais e temporais a fim de avaliar padrões de circulação, flutuação de biomassa fitoplanctônica e de nutrientes (N e P). Gerar um banco de dados organizado e sistematizado que permita avançar para a limnologia preditiva. Avaliar a utilização de organismos aquáticos na bioindicação (algas planctônicas e perifíticas, zooplâncton, invertebrados bentônicos, fungos). Fornecer uma caracterização das sub-bacias hidrográficas nas quais se inserem os reservatórios em estudo, incluindo mapas com localização das nascentes, geológico, estrutural, pedológico, da vegetação, temático sobre o uso e a ocupação do solo, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Ferragut - Integrante / Denise de Campos Bicudo - Coordenador / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Integrante.

  • 1997 - Atual

    Tipologia, Monitoramento e recuperação dos reservatórios da reserva biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, Descrição: Gerar longa série temporal de dados limnológicos (5-15 anos) sobre os principais reservatórios do PEFI, de forma a contribuir com a ecologia de lagos urbanos artificiais de região tropical e com o gerenciamento desses sistemas. Ordenar e descrever gradientes espaciais e temporais a fim de avaliar padrões de circulação, flutuação de biomassa fitoplanctônica e de nutrientes (N e P). Gerar um banco de dados organizado e sistematizado que permita avançar para a limnologia preditiva. Avaliar a utilização de organismos aquáticos na bioindicação (algas planctônicas e perifíticas, zooplâncton, invertebrados bentônicos, fungos). Fornecer uma caracterização das sub-bacias hidrográficas nas quais se inserem os reservatórios em estudo, incluindo mapas com localização das nascentes, geológico, estrutural, pedológico, da vegetação, temático sobre o uso e a ocupação do solo, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Ferragut - Integrante / Denise de Campos Bicudo - Coordenador / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Integrante.

  • 1997 - Atual

    Tipologia, Monitoramento e recuperação dos reservatórios da reserva biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, Descrição: Gerar longa série temporal de dados limnológicos (5-15 anos) sobre os principais reservatórios do PEFI, de forma a contribuir com a ecologia de lagos urbanos artificiais de região tropical e com o gerenciamento desses sistemas. Ordenar e descrever gradientes espaciais e temporais a fim de avaliar padrões de circulação, flutuação de biomassa fitoplanctônica e de nutrientes (N e P). Gerar um banco de dados organizado e sistematizado que permita avançar para a limnologia preditiva. Avaliar a utilização de organismos aquáticos na bioindicação (algas planctônicas e perifíticas, zooplâncton, invertebrados bentônicos, fungos). Fornecer uma caracterização das sub-bacias hidrográficas nas quais se inserem os reservatórios em estudo, incluindo mapas com localização das nascentes, geológico, estrutural, pedológico, da vegetação, temático sobre o uso e a ocupação do solo, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Ferragut - Integrante / Denise de Campos Bicudo - Coordenador / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Integrante.

  • 1997 - Atual

    Tipologia, Monitoramento e recuperação dos reservatórios da reserva biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, Descrição: Gerar longa série temporal de dados limnológicos (5-15 anos) sobre os principais reservatórios do PEFI, de forma a contribuir com a ecologia de lagos urbanos artificiais de região tropical e com o gerenciamento desses sistemas. Ordenar e descrever gradientes espaciais e temporais a fim de avaliar padrões de circulação, flutuação de biomassa fitoplanctônica e de nutrientes (N e P). Gerar um banco de dados organizado e sistematizado que permita avançar para a limnologia preditiva. Avaliar a utilização de organismos aquáticos na bioindicação (algas planctônicas e perifíticas, zooplâncton, invertebrados bentônicos, fungos). Fornecer uma caracterização das sub-bacias hidrográficas nas quais se inserem os reservatórios em estudo, incluindo mapas com localização das nascentes, geológico, estrutural, pedológico, da vegetação, temático sobre o uso e a ocupação do solo, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Ferragut - Integrante / Denise de Campos Bicudo - Coordenador / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Integrante.

  • 1997 - Atual

    Tipologia, Monitoramento e recuperação dos reservatórios da reserva biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, Descrição: Gerar longa série temporal de dados limnológicos (5-15 anos) sobre os principais reservatórios do PEFI, de forma a contribuir com a ecologia de lagos urbanos artificiais de região tropical e com o gerenciamento desses sistemas. Ordenar e descrever gradientes espaciais e temporais a fim de avaliar padrões de circulação, flutuação de biomassa fitoplanctônica e de nutrientes (N e P). Gerar um banco de dados organizado e sistematizado que permita avançar para a limnologia preditiva. Avaliar a utilização de organismos aquáticos na bioindicação (algas planctônicas e perifíticas, zooplâncton, invertebrados bentônicos, fungos). Fornecer uma caracterização das sub-bacias hidrográficas nas quais se inserem os reservatórios em estudo, incluindo mapas com localização das nascentes, geológico, estrutural, pedológico, da vegetação, temático sobre o uso e a ocupação do solo, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Ferragut - Integrante / Denise de Campos Bicudo - Coordenador / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Integrante.

  • 1997 - Atual

    Tipologia, Monitoramento e recuperação dos reservatórios da reserva biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, Descrição: Gerar longa série temporal de dados limnológicos (5-15 anos) sobre os principais reservatórios do PEFI, de forma a contribuir com a ecologia de lagos urbanos artificiais de região tropical e com o gerenciamento desses sistemas. Ordenar e descrever gradientes espaciais e temporais a fim de avaliar padrões de circulação, flutuação de biomassa fitoplanctônica e de nutrientes (N e P). Gerar um banco de dados organizado e sistematizado que permita avançar para a limnologia preditiva. Avaliar a utilização de organismos aquáticos na bioindicação (algas planctônicas e perifíticas, zooplâncton, invertebrados bentônicos, fungos). Fornecer uma caracterização das sub-bacias hidrográficas nas quais se inserem os reservatórios em estudo, incluindo mapas com localização das nascentes, geológico, estrutural, pedológico, da vegetação, temático sobre o uso e a ocupação do solo, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Ferragut - Integrante / Denise de Campos Bicudo - Coordenador / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Integrante.

  • 1997 - Atual

    Tipologia, Monitoramento e recuperação dos reservatórios da reserva biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, Descrição: Gerar longa série temporal de dados limnológicos (5-15 anos) sobre os principais reservatórios do PEFI, de forma a contribuir com a ecologia de lagos urbanos artificiais de região tropical e com o gerenciamento desses sistemas. Ordenar e descrever gradientes espaciais e temporais a fim de avaliar padrões de circulação, flutuação de biomassa fitoplanctônica e de nutrientes (N e P). Gerar um banco de dados organizado e sistematizado que permita avançar para a limnologia preditiva. Avaliar a utilização de organismos aquáticos na bioindicação (algas planctônicas e perifíticas, zooplâncton, invertebrados bentônicos, fungos). Fornecer uma caracterização das sub-bacias hidrográficas nas quais se inserem os reservatórios em estudo, incluindo mapas com localização das nascentes, geológico, estrutural, pedológico, da vegetação, temático sobre o uso e a ocupação do solo, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Ferragut - Integrante / Denise de Campos Bicudo - Coordenador / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Integrante.

  • 1997 - Atual

    Tipologia, Monitoramento e recuperação dos reservatórios da reserva biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, Descrição: Gerar longa série temporal de dados limnológicos (5-15 anos) sobre os principais reservatórios do PEFI, de forma a contribuir com a ecologia de lagos urbanos artificiais de região tropical e com o gerenciamento desses sistemas. Ordenar e descrever gradientes espaciais e temporais a fim de avaliar padrões de circulação, flutuação de biomassa fitoplanctônica e de nutrientes (N e P). Gerar um banco de dados organizado e sistematizado que permita avançar para a limnologia preditiva. Avaliar a utilização de organismos aquáticos na bioindicação (algas planctônicas e perifíticas, zooplâncton, invertebrados bentônicos, fungos). Fornecer uma caracterização das sub-bacias hidrográficas nas quais se inserem os reservatórios em estudo, incluindo mapas com localização das nascentes, geológico, estrutural, pedológico, da vegetação, temático sobre o uso e a ocupação do solo, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Ferragut - Integrante / Denise de Campos Bicudo - Coordenador / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Integrante.

  • 1997 - Atual

    Tipologia, Monitoramento e recuperação dos reservatórios da reserva biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, Descrição: Gerar longa série temporal de dados limnológicos (5-15 anos) sobre os principais reservatórios do PEFI, de forma a contribuir com a ecologia de lagos urbanos artificiais de região tropical e com o gerenciamento desses sistemas. Ordenar e descrever gradientes espaciais e temporais a fim de avaliar padrões de circulação, flutuação de biomassa fitoplanctônica e de nutrientes (N e P). Gerar um banco de dados organizado e sistematizado que permita avançar para a limnologia preditiva. Avaliar a utilização de organismos aquáticos na bioindicação (algas planctônicas e perifíticas, zooplâncton, invertebrados bentônicos, fungos). Fornecer uma caracterização das sub-bacias hidrográficas nas quais se inserem os reservatórios em estudo, incluindo mapas com localização das nascentes, geológico, estrutural, pedológico, da vegetação, temático sobre o uso e a ocupação do solo, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Ferragut - Integrante / Denise de Campos Bicudo - Coordenador / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Integrante.

  • 1997 - Atual

    Tipologia, Monitoramento e recuperação dos reservatórios da reserva biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, Descrição: Gerar longa série temporal de dados limnológicos (5-15 anos) sobre os principais reservatórios do PEFI, de forma a contribuir com a ecologia de lagos urbanos artificiais de região tropical e com o gerenciamento desses sistemas. Ordenar e descrever gradientes espaciais e temporais a fim de avaliar padrões de circulação, flutuação de biomassa fitoplanctônica e de nutrientes (N e P). Gerar um banco de dados organizado e sistematizado que permita avançar para a limnologia preditiva. Avaliar a utilização de organismos aquáticos na bioindicação (algas planctônicas e perifíticas, zooplâncton, invertebrados bentônicos, fungos). Fornecer uma caracterização das sub-bacias hidrográficas nas quais se inserem os reservatórios em estudo, incluindo mapas com localização das nascentes, geológico, estrutural, pedológico, da vegetação, temático sobre o uso e a ocupação do solo, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Ferragut - Integrante / Denise de Campos Bicudo - Coordenador / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Integrante.

  • 1997 - Atual

    Tipologia, Monitoramento e recuperação dos reservatórios da reserva biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, Descrição: Gerar longa série temporal de dados limnológicos (5-15 anos) sobre os principais reservatórios do PEFI, de forma a contribuir com a ecologia de lagos urbanos artificiais de região tropical e com o gerenciamento desses sistemas. Ordenar e descrever gradientes espaciais e temporais a fim de avaliar padrões de circulação, flutuação de biomassa fitoplanctônica e de nutrientes (N e P). Gerar um banco de dados organizado e sistematizado que permita avançar para a limnologia preditiva. Avaliar a utilização de organismos aquáticos na bioindicação (algas planctônicas e perifíticas, zooplâncton, invertebrados bentônicos, fungos). Fornecer uma caracterização das sub-bacias hidrográficas nas quais se inserem os reservatórios em estudo, incluindo mapas com localização das nascentes, geológico, estrutural, pedológico, da vegetação, temático sobre o uso e a ocupação do solo, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Ferragut - Integrante / Denise de Campos Bicudo - Coordenador / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Integrante.

  • 1997 - Atual

    Tipologia, Monitoramento e recuperação dos reservatórios da reserva biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, Descrição: Gerar longa série temporal de dados limnológicos (5-15 anos) sobre os principais reservatórios do PEFI, de forma a contribuir com a ecologia de lagos urbanos artificiais de região tropical e com o gerenciamento desses sistemas. Ordenar e descrever gradientes espaciais e temporais a fim de avaliar padrões de circulação, flutuação de biomassa fitoplanctônica e de nutrientes (N e P). Gerar um banco de dados organizado e sistematizado que permita avançar para a limnologia preditiva. Avaliar a utilização de organismos aquáticos na bioindicação (algas planctônicas e perifíticas, zooplâncton, invertebrados bentônicos, fungos). Fornecer uma caracterização das sub-bacias hidrográficas nas quais se inserem os reservatórios em estudo, incluindo mapas com localização das nascentes, geológico, estrutural, pedológico, da vegetação, temático sobre o uso e a ocupação do solo, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Ferragut - Integrante / Denise de Campos Bicudo - Coordenador / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Integrante.

  • 1997 - Atual

    Tipologia, Monitoramento e recuperação dos reservatórios da reserva biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, Descrição: Gerar longa série temporal de dados limnológicos (5-15 anos) sobre os principais reservatórios do PEFI, de forma a contribuir com a ecologia de lagos urbanos artificiais de região tropical e com o gerenciamento desses sistemas. Ordenar e descrever gradientes espaciais e temporais a fim de avaliar padrões de circulação, flutuação de biomassa fitoplanctônica e de nutrientes (N e P). Gerar um banco de dados organizado e sistematizado que permita avançar para a limnologia preditiva. Avaliar a utilização de organismos aquáticos na bioindicação (algas planctônicas e perifíticas, zooplâncton, invertebrados bentônicos, fungos). Fornecer uma caracterização das sub-bacias hidrográficas nas quais se inserem os reservatórios em estudo, incluindo mapas com localização das nascentes, geológico, estrutural, pedológico, da vegetação, temático sobre o uso e a ocupação do solo, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Ferragut - Integrante / Denise de Campos Bicudo - Coordenador / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Integrante.

  • 1997 - Atual

    Tipologia, Monitoramento e recuperação dos reservatórios da reserva biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, Descrição: Gerar longa série temporal de dados limnológicos (5-15 anos) sobre os principais reservatórios do PEFI, de forma a contribuir com a ecologia de lagos urbanos artificiais de região tropical e com o gerenciamento desses sistemas. Ordenar e descrever gradientes espaciais e temporais a fim de avaliar padrões de circulação, flutuação de biomassa fitoplanctônica e de nutrientes (N e P). Gerar um banco de dados organizado e sistematizado que permita avançar para a limnologia preditiva. Avaliar a utilização de organismos aquáticos na bioindicação (algas planctônicas e perifíticas, zooplâncton, invertebrados bentônicos, fungos). Fornecer uma caracterização das sub-bacias hidrográficas nas quais se inserem os reservatórios em estudo, incluindo mapas com localização das nascentes, geológico, estrutural, pedológico, da vegetação, temático sobre o uso e a ocupação do solo, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 1997 - Atual

    Tipologia, Monitoramento e recuperação dos reservatórios da reserva biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, Descrição: Gerar longa série temporal de dados limnológicos (5-15 anos) sobre os principais reservatórios do PEFI, de forma a contribuir com a ecologia de lagos urbanos artificiais de região tropical e com o gerenciamento desses sistemas. Ordenar e descrever gradientes espaciais e temporais a fim de avaliar padrões de circulação, flutuação de biomassa fitoplanctônica e de nutrientes (N e P). Gerar um banco de dados organizado e sistematizado que permita avançar para a limnologia preditiva. Avaliar a utilização de organismos aquáticos na bioindicação (algas planctônicas e perifíticas, zooplâncton, invertebrados bentônicos, fungos). Fornecer uma caracterização das sub-bacias hidrográficas nas quais se inserem os reservatórios em estudo, incluindo mapas com localização das nascentes, geológico, estrutural, pedológico, da vegetação, temático sobre o uso e a ocupação do solo, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Ferragut - Integrante / Denise de Campos Bicudo - Coordenador / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Prêmio Frederico Carlos Hoehne: categoria Doutorado (1º lugar), Reunião Anual do Instituto de Botânica.

2012

Prêmio Frederico Carlos Hoehne: categoria Iniciação Científica, Reunião Anual do Instituto de Botânica.

2010

Prêmio Ailthon Brandão Joly - Categoria Mestrado (2º lugar), Congresso Brasileiro de Ficologia.

2009

Prêmio Frederico Carlos Hoehne - Categoria Iniciação Cientifica (1º lugar), Reunião Anual do Instituto de Botânica.

2008

Prêmio Frederico Carlos Hoehne - Categoria Iniciação Científica (1º lugar), Reunião Anual do Instituto de Botânica.

2006

Prêmio Frederico Carlos Hoehne - Categoria: iniciação científica (3º lugar), Reunião Anual do Instituto de Botânica.

2002

Prêmio Frederico Carlos Hoehne (categoria doutorado - 1º lugar), Reunião Anual do Instituto de Botânica.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Botânica, Divisão do Jardim Botânico de São Paulo. , Rua Miguel Estefano,3687, Água Funda, 04301-012 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 50736300, Ramal: 297

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2004 - Atual

    Instituto de Botánica

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2007

      Ensino, Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ambientes Aquáticos: diversidade, ecologia e aplicações em estudos ambientais., Ecologia de algas do perifíton de águas continentais

    • 06/2013 - 12/2017

      Direção e administração, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Assistente Técnico.

    • 05/2013 - 12/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente, .,Cargo ou função, Coordenação da Área de Plantas Avasculares e Fungos - Programa de Pós-Graduação Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente.

    • 01/2005 - 12/2017

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Pesquisa em Ecologia e Fisiologia, Centro de Pesquisa em Ecologia e Fisiologia.,Atividade realizada, Coordenação do Laboratório de Ecologia Aquática.

    • 05/2009 - 01/2012

      Direção e administração, Centro de Pesquisa em Ecologia e Fisiologia, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 1997 - 2004

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 40