Tiago Sanches Nogueira

Psicólogo, Psicanalista, Doutor em Psicologia Clínica pela USP, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Autor do livro "Ensaio sobre um Infinito: Música e Psicanálise"; Músico-criador, autor do Álbum Musical ESGRITOS: ROMANCE DE FORMAÇÃO e de trilhas sonoras para teatro. Membro do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política USP. Seus interesses se situam no campo da Psicanálise, mais especificamente em questões da clínica psicanalítica, saúde mental, clínica com crianças, clínica com imigrantes refugiados, clínica do traumático, artes, em especial a música, teatro e cinema. tiagosanchesnogueira@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia Clínica

2016 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: A canção de si: Um estudo acerca da música como instrumento de intervenção na clínica do traumático
Orientador: em Université de Nice Sophia Antipolis ( Jean-Michel Vives)
com Miriam Debieux Rosa. Coorientador: Jean-Michel Vives. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Clínica-Lacan-Freud-Psicanálise; Cultura e Psicanálise; Mediação Terapêutica pelas artes.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)

2007 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Notas sobre um Infinito: Música e Psicanálise,Ano de Obtenção: 2010
Renato Mezan.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Psicanálise e Música.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Psicologia

2002 - 2006

Centro Universitário de Santo André
Título: O vôo da Harpias - Um estudo acerca da paixão amorosa como um sintoma
Orientador: Jorge Fouad Maalouf

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 -

O Gozo. (Carga horária: 3h). , Grupo de Estudos com Ricardo Goldenberg, GE, Brasil.

2009 - 2012

Seminário A prática da Psicanálise. , Fórum de São Paulo, FCL/SP, Brasil.

2008 - 2008

"Educação Terapêutica - Uma proposta de tratamento. (Carga horária: 36h). , Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica, LV, Brasil.

2007 - 2007

Psicanálise e Processos Criativos. (Carga horária: 7h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2006 - 2006

Psicofarmacologia. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário de Santo André, UNIA, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Trabalho Corporal Reichiano em Grupo. (Carga horária: 27h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

2005 - 2005

Michel Foucault. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário de Santo André, UNIA, Brasil.

2004 - 2004

Técnica, Ética e Cultura na Psicanálise. (Carga horária: 9h). , Centro Universitário de Santo André, UNIA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Psicologia da arte.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NOGUEIRA, T. S. ; PERETI, L. ; RAMPIM, R. . Ser Psicanalista. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Seminário do Grupo Veredas: A Psicanálise no Front e nas Fronteiras.Para a roda poder inventar: clínica e refúgio. 2017. (Seminário).

Seminário "A clínica do traumático e a Psicanálise.Seminário "A clínica do traumático e a Psicanálise. 2017. (Seminário).

A Voz e a Fala: Advento e Interrupção na Clínica do Psicanalista. 2013. (Encontro).

AS TRÊS EPISTEMES FUNDAMENTAIS DE LACAN: 1) INTERPRETAR O DESEJO; 2) INTERPRETAR O MAIS DE GOZAR E 3) INTERPRETAR O DISCURSO. 2011. (Seminário).

Mesa Redonda "Psicanálise e Políticas Públicas". Unianhanguera."O impossível do Encontro". 2011. (Encontro).

Psicólogo: quem somos?.O Romance da Formação do Analista. 2011. (Simpósio).

II Colóquio Internacional - Práticas e Usos do Corpo na Modernidade. 2010. (Outra).

II Jornada Paulista de Cinema e Psicanálise. 2010. (Outra).

Novos paradigmas da clínica com crianças - Alfredo Jerusalinsky. 2010. (Outra).

Conferência "Psicanálise e Universidade". Conferencista: Profª Sophie de Mijolla-Mellor (Université Denis Diderot - Paris VII), tradução Renato Mezan. PUC-SP. 2008. (Outra).

Conferência "Santiago - a passagem do tempo". Debate com o cineasta João Moreira Salles. Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. 2008. (Outra).

Debate: "Trauma e Testemunho". Debatedores: Caterina Koltai, Paulo Endo, Renata Udler Cromberg - CEP: Centro de Estudos Psicanalíticos. 2008. (Encontro).

III Congresso interno de Psicologia do Unia/Unianhanguera. Criação de Peter-Pans: Relato de uma experiência psicanalítica com crianças em um ambulatório de DST/AIDS. 2008. (Congresso).

I Simpósio Latino-Americano de Psicanálise, Cultura e Comunidade - "A Psicanálise nas tramas da cidade". Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBPSP). 2008. (Simpósio).

IV Simpósio DERDIC-ESCRITA, promovido pela Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação da PUC-SP (participação de Gerard Pommier). 2008. (Simpósio).

Jornada Internacional de Pesquisa em Psicanálise e Fenomenologia - PUC Campinas.A metáfora da doença: um diálogo entre a criação artística e as dimensões do adoecer humano. 2008. (Outra).

"O brincar e a sua interpretação - suportes imaginários dos significantes na infância" com Alfredo Jerusalinsky. 2007. (Encontro).

I Encontro Latino-americano de Psicanálise de Crianças e Adolescentes da SBPSP. 2007. (Encontro).

Jornada da Teoria dos Campos: Relação entre teoria e clínica: a questão da interpretação. 2007. (Outra).

V Simpósio de Psicoterapia Psicanalítica.Vinte aforismos para um tratamento. 2007. (Simpósio).

."Café com Psicanálise: Um encontro entre Psicanálise e música" com Arrigo Barnabé e Ignácio Gerber (Sociedade Brasileira de Psicanálise). 2006. (Encontro).

.Jornada Psicanalítica Incesto: Violência Sexua na Família - Sociedade Brasileiro de Psicanálise. 2006. (Outra).

.Conferência "O psicanalista no hospital" - Formações Clínicas do Campo Lacaniano: Fóruns do Campo Lacaniano. 2006. (Outra).

A Psicanálise com Crianças na Contemporaneidade: Extensões da Clínica - Instituto Sedes Sapientiae. 2006. (Simpósio).

Ciclo de Conferências de Psicologia: O inconsciente em debte e seus desdobramentos na clínica psicanalítica. 2006. (Outra).

Jornada de Psicanálise e Educação: Prevenção de Violência - Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. 2006. (Outra).

.IV Simpósio de Psicoterapia Psicanalítica promovida pela APEP - Associação de Psicoterapia e Estudos Psicanalíticos: " O adoecer na clínica contemporânea". 2005. (Simpósio).

.Workshop sobre Improvisação e Jazz Piano com o pianista, compositor, arranjador e professor David Berkman (EUA). 2005. (Oficina).

.Workshop com o grupo de Percussão Corporal "Barbatuques". 2005. (Oficina).

.Workshop sobre composição no Jazz a partir das linguagens do Swuing, Bebop, Hard Bop, Cool Jazz e Free Jazz. Com Alexandre Mihanovich. 2005. (Oficina).

.Seminário "Combate à Violência contra a mulher: compromisso no exercício profissional com participação da Profª Drª Heleieth I. B. Saffioti. 2004. (Seminário).

.V Jornada Psicanalítica sobre Educação - "A arte de Educar" - Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. 2004. (Outra).

.Reunião Temática "A escuta Musical como paradigma possível para a escuta psicanalítica" Docente Alfredo Naffah Neto: Sociedade Brasileira de Psicanálise. 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: JESSICA FALCHI CAÇADOR; MARÍLIA FERNANDA DE OLIVEIRA; THAIS

RUBIO, A. R.; RODRIGUES, J. S.;NOGUEIRA, T. S.. A ESTRUTURA PSICÓTICA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE FREUD A LACAN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Renan Matias Zucato e Rayra Martin

NOGUEIRA, T. S.; AVOGLIA, H. R. C.. Relações conjugais insatisfatórias: uma leitura psicanalítica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Chayane Fernandes Pinheiro

NOGUEIRA, T. S.. Alguns paradoxos e divergências conceituais acerca do autismo e psicose infantil: uma análise a partir da abordagem psicanalítica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Marcello Bruno Campos

NOGUEIRA, T. S.. A metapsicologia do amor na obra freudiana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: CAROLINE APARECIDA AGUIAR e VICTOR DE SALES ALEXANDRE

NOGUEIRA, T. S.; REZENDE, M. M.. O CONSUMO DO OUTRO COMO OBJETO/COISA: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Silvia de Alencar Silva

NOGUEIRA, T. S.. As interferências da ausência paterna no desenvolvimento cognitivo e afetivo de crianças - um estudo de caso da clínica psicanalítica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Amanda Novato

NOVATO, A.;NOGUEIRA, T. S.. Tornar-se mulher - um estudo sobre a construção da feminilidade em uma perspectiva psicanalítica e seus possíveis impasses na contemporaneidade.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Ana Carolina B

NOGUEIRA, T. S.. dos Santos.O impacto da música na subjetividade das pessoas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

David Calderoni

CALDERONI, David. ?Do grito esquizofônico original à singular experiência musical: reflexões sobre música e psicanálise na obra de um certo André Abujamra? (EGQ). 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Christian Ingo Lenz Dunker

ROSA, M. D.DUNKER, CHRISTIAN INGO LENZ; LOUREIRO, I.R.B.; Vives; Tati. A Canção de Si: a música como instrumento de intervenção na clínica do traumático. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Miriam Debieux Rosa

ROSA, MIRIAM DEBIEUXDUNKER, C. I. L.; TATIT, Luiz Augusto de Moraes. A canção de si: Um estudo acerca de música como instrumento de intervenção na clínica do traumático. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Luiz Augusto de Moraes Tatit

ROSA, M. D.; ESTEVAO, I. R.; VIVES, J.; DUNKER, C. I. L.; LOUREIRO, I. R. B.;TATIT, L.. A canção de si: a música como instrumento de intervenção na clínica do traumático. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Adriana Bezerra da Silva

A psicanálise no domínio das paixões: uma análise a partir do conceito de pulsão; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Tiago Sanches Nogueira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Miriam Debieux Rosa

Um estudo acerca da música como instrumento de intervenção na clínica do traumático,; Início: 2016; Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROSA, M. D. ; BINKOVISK, G. ; SEICMAN, P. ; GEBRIM, A. ; NOGUEIRA, T. S. . Migrando pelas veredas: a psicanálise no trabalho clínico-político com migrantes e refugiados.. Travessia (São Paulo) , v. 84, p. 35-54, 2018.

  • NOGUEIRA, T. S. . A arte da fuga: Sobre a personalidade reativa e o tratamento psicanalítico de um adolescente em crise.. ESTILOS DA CLÍNICA , v. 22, p. 212-219, 2017.

  • NOGUEIRA, T. S. ; ROSA, M. D. . Intimidade e alteridade: a experiência do refúgio e a clínica psicanalítica. CALIBÁN - REVISTA LATINO AMERICANA DE PSICANÁLISE , v. 15, p. 186-198, 2017.

  • NOGUEIRA, T. S. . O trauma do nascimento na Nave Maria de Tom Zé. LETRAS EM REVISTA (UESPI) , v. 08, p. 316-331, 2017.

  • NOGUEIRA, T. S. ; ROSA, M. D. . The Trauma Clinic: A Brief Comment. Journal of Trauma & Treatment , v. 06, p. 10.4172/21, 2017.

  • NOGUEIRA, T. S. . Reflexões sobre Música e linguagem. EXPRESSÃO (SANTA MARIA) , v. 20, p. 175-181, 2016.

  • NOGUEIRA, T. S. . Espectador de uma vida: Entrevista com Contardo Calligaris. História Oral , v. 19, p. 155-162, 2016.

  • NOGUEIRA, T. S. . O eterno desencontro - Resenha do livro Prostituição o eterno feminino. Encontro (Santo André) , v. 11, p. 281-284, 2007.

  • NOGUEIRA, T. S. . Corpo de Braile: um estudo acerca da sedução como veículo de ataque nas relações objetais. Mudancas (IMS) , v. 1, p. 41-47, 2007.

  • NOGUEIRA, T. S. . Ensaio sobre um Infinito: Música e Psicanálise. 1. ed. São Paulo: Zagodoni, 2013. v. 1. 143p .

  • NOGUEIRA, T. S. . A arte da eloquência: três notas confessionais sobre a música e eu.. In: Leonardo Luiz. (Org.). Loucos por música. 1ed.São Paulo: Patuá, 2018, v. 1, p. 63-68.

  • NOGUEIRA, T. S. . UMA CANÇÃO DE ANÁLISE: O MEDO É UM DESEJO QUE VEM DO CORAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NOGUEIRA, T. S. . Para a roda poder inventar: clínica e refúgio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NOGUEIRA, T. S. . ?A arte da eloquência: três notas confessionais sobre a música e eu?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, T. S. . A arte da fuga: sobre a personalidade reativa e o tratamento psicanalítico de um adolescente em crise. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOGUEIRA, T. S. . Amor Psicanaliticamente Correto: O processo de transformação de um grito em ex-grito. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, T. S. . A consciência na performance musical. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, T. S. . Ensaio sobre um inifinito: Música e Psicanálise. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, T. S. . Psicanálise com crianças: a clínica de Freud a Lacan. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, T. S. . A palavra no amor ou porque preciso dizer eu te amo?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, T. S. . A metáfora da doença: um diálogo entre a criação artística e as dimensões do adoecer humano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NOGUEIRA, T. S. . O vôo das harpias: um estudo acerca da paixão amorosa como um sintoma 2006 (Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NOGUEIRA, T. S. . Grupo de estudos sobre Freud. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NOGUEIRA, T. S. . Clínica Lacaniana: Dos Saberes Fronteiriços à crítica aos dogmas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NOGUEIRA, T. S. . Psicanálise com crianças:A clínica segundo Dolto. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NOGUEIRA, T. S. . Psicanálise com Crianças: TOD e o que não cabe em Siglas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NOGUEIRA, T. S. . Clínica Lacaniana. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NOGUEIRA, T. S. . Psicanálise com Crianças: Autismo - a direção da cura do que não se cura. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NOGUEIRA, T. S. . Psicanálise com crianças. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NOGUEIRA, T. S. . Psicanálise com Crianças: "A clínica com pessoas pequenas". 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NOGUEIRA, T. S. . Esgritos - Romance de Formação. 2015. Registro Fonográfico.

NOGUEIRA, T. S. . ESGRITOS. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

NOGUEIRA, T. S. . Trilha sonora do espetáculo "Dezesseis anos". 2006. Audiovisual.

NOGUEIRA, T. S. . Trilha sonoroa do curta-metragem "Sobrevida". 2006. Audiovisual.

NOGUEIRA, T. S. . Conto "O som do meio". 2006. Composição (estréia).

NOGUEIRA, T. S. . Sonoplastia do espetáculo Marat-Sade. 2004. Audiovisual.

NOGUEIRA, T. S. . "Serafim" - Trilha sonora do Curta-metragem: "Um Q de doçura". 2005.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2014

    Faculdade de Medicina do ABC

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 3

  • 2011 - 2011

    Universidade Metodista de São Paulo

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 26

  • 2009 - 2011

    PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PIRES

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atendimento individual e em grupo à pacientes com transtornos globais do desenvolvimento e outros transtornos mais moderados; atuação institucional permanente.

  • 2007 - 2008

    CRT/COAS MAUÁ

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atendimento a pacientes portadores de doenças sexualmente infecciosas, em especial HIV/AIDS. Desenvolvimento de atividades no campo da clínica psicanalítica com crianças e atuação institucional permanente.

  • 2005 - 2007

    Hospital e Maternidade São Lucas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Além do trabalho efetuado na área hospitalar, desenvolvo atendimento ambulatorial à pessoas em situação de violência doméstica e sexual.

    Atividades

    • 02/2005 - 11/2007

      Estágios , Hospital e Maternidade São Lucas, .,Estágio realizado, Atendimento a pacientes internados; Planejamento familiar; Atendimento ambulatorial à pessoas em situação de violência sexual e doméstica.

  • 2005 - 2006

    Lar Mãe Maria Izabel

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arte-Educador, Carga horária: 8

    Atividades

    • 01/2005 - 01/2006

      Serviços técnicos especializados , Lar Mãe Maria Izabel, .,Serviço realizado, Procurar descobrir todo o potencial criativo das crianças ou do jovem, para que possam fazer música por si mesmas; - Apresentar aos jovens os sons do ambiente, fazendo-lhes compreender a paisagem sonora do mundo..

  • 2004 - 2004

    Cruz Azul de São Paulo - Colégio da Polícia Militar

    Vínculo: Contratado (Ciee), Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    As atividades exercidas durante o estágio eram: Explicar os requisitos exigidos em cada profissão; Atualizar o banco de informações sobre as profissões e mercado de trabalho; Explicar sobre os benefícios oferecidos aos funcionários.

    Atividades

    • 03/2004 - 03/2004

      Estágios , Cruz Azul de São Paulo - Colégio da Polícia Militar, .,Estágio realizado, Explicar sobre os requisitos exigidos em cada profissão; Atualizar o banco de informações sobre as profissões e mercado de trabalho; Explicar sobre benefícios oferecidos aos funcionários..

  • 2002 - 2002

    Centro de Recuperação Camille Flamarion

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário

    Atividades

    • 03/2002 - 06/2002

      Estágios , Centro de Recuperação Camille Flamarion, .,Estágio realizado, Avaliação e triagem dos pacientes para admissão na Instituição; Sessões semanais de terapia de grupo; Atendimentos individuais de emergência; Acompanhamento a passeios e encontros.

  • 2016 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Graduando, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2017 - 2017

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário no PAE, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estagiário no PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino) na disciplina "Diferenças, Construção Social e Constituição Subjetiva" ? disciplina coordenada pelos professores Miriam Debieux Rosa, Leila Tardivo, e Luis Guilherme Galeão.