Alexandre Fernandes da Silva
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica, Pronto Atendimento Odontológico e Estratégia em Saúde da Família, atuando principalmente no seguinte tema: Estratégia da Saúde da Família. Atualmente encontra-se fazendo graduação em Direito com o objetivo de interagir Saúde Pública e Direitos subjetivos.
Informações coletadas do Lattes em 11/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização - Residência médica
2006 - 2008
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Residência médica em: Saúde da FamíliaNúmero do registro: 12834. Bolsista do(a): Ministério da Saúde / NERJ. Palavras-chave: ESF; PSF; Clínica Odontológica; Estratégia de Saúde da Família; Programa de Saúde da Família.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Clínica Odontológica. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontologia Social e Preventiva. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.
Formação complementar
2009 - 2009
Pcientes com Necessidades Especiais. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo.
2007 - 2007
Novos Recursos Estéticos em Dentes Anteriores. (Carga horária: 4h). , DENTSPLY - Líder Mundial em Odontologia.
2007 - 2007
SIMPLIFICANDO A PRÓTESE FIXA: ASPECTOS CLÍNICOS. (Carga horária: 4h). , 18º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro.
2007 - 2007
TRAUMATISMO DENTÁRIO. (Carga horária: 4h). , 18º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro.
2006 - 2006
Cozinha Brasil. (Carga horária: 10h). , Serviço Social da Industria.
2005 - 2005
Extensão universitária em Antibióticos - Atualização e Uso Prático. (Carga horária: 36h). , Fundação Médica e Educacional Fernando Paulino.
2004 - 2004
Extensão universitária em Atualização em Estética. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Odontologia do Rio de Janeiro.
2004 - 2004
Terapêutica Medicamentosa em Odontologia. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2004 - 2004
Diagnóstico das Doenças de Boca. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense.
2003 - 2003
Promoção de Saúde em Odontologia. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Odontologia do Rio de Janeiro.
2003 - 2003
Dentística Para Estudantes, C.G. e Especialistas. (Carga horária: 4h). , 16 Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro.
2003 - 2003
Avanços Recentes no Tratamento Orto-Cirúrgico. (Carga horária: 4h). , 16 Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro.
2003 - 2003
Dentística / Estética. (Carga horária: 8h). , 16 Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro.
2003 - 2003
Endodontia / Cirurgia. (Carga horária: 8h). , 16 Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro.
2003 - 2003
Implante / Prótese. (Carga horária: 8h). , 16 Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro.
2003 - 2003
Infecções de Interesse Odontológico. (Carga horária: 4h). , 16 Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro.
2003 - 2003
Emergências Médicas no Consultório Dentário. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Odontologia do Rio de Janeiro.
2002 - 2002
Terapia Medicamentosa Aplicada à Cirurgia O. Menor. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2002 - 2002
Aspectos Contemporâneos da Odontopediatria Clínica. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2002 - 2002
Dentística Restauradora Contemporânea. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2001 - 2001
Aspectos Gerais da Doença Periodontal. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2001 - 2001
Promoção de Saúde na Clínica Odontológica. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2001 - 2001
Correta Utilização de Materiais na Prática Clínica. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Clínica Odontológica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Participação em eventos
XII Congresso Odontológico do Espírito Santo. 2009. (Congresso).
IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família.A percepção de mulheres hipertensas da USF GROTÃO, RJ, a respeito da relação Violência Urbana X Saúde. 2008. (Seminário).
III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família.A percepção de mulheres hipertensas da USF GROTÃO, RJ, a respeito da relação Violência Urbana X Saúde. 2008. (Outra).
18º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro. 2007. (Congresso).
18º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro. Uso de plantas medicinais no tratamento de doenças periodontais. 2007. (Congresso).
VII Seminário do Projeto Integralidade - Razões públicas para a integralidade em saúde: o cuidado como valor. 2007. (Seminário).
III CICLO DE DEBATES: Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. 2007. (Encontro).
VI Seminário do Projeto Integralidade Gestão em Redes - Racionalidades e Práticas Novas de Avaliação, Formação e Participação na Saúde. 2006. (Seminário).
Simpósio Nacional sobre Experiências de Ensino da Integralidade na Formação de Profissionais de Saúde. 2006. (Simpósio).
II CICLO DE DEBATES: COVERSANDO SOBRE A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2006. (Encontro).
Fórum de Promoção de Saúde - 2006: Experiências Inovadoras no Ensino para o SUS. 2006. (Outra).
22 Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. 2004. (Congresso).
XLII Jornada Fluminense de Odontologia Prof. Coelho e Souza. 2004. (Outra).
XIV Jornada Científica do Programa Especial de Treinamento - PET / Odontologia. 2004. (Outra).
16 Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro. 2003. (Congresso).
III Encontro de Estagiários, Bolsistas e Residentes do Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau - III R.A..Xô Degue. 2003. (Encontro).
Campanha de Prevenção em Estomatologia - Projeto Rio de Janeiro.Participação como examinador e orientador clínico. 2003. (Outra).
XII Jornada Científica do Programa Especial de Treinamento - PET / Odontologia. 2002. (Outra).
15 Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro. 2001. (Congresso).
XI Jornada Científica do Programa Especial de Treinamento - PET / Odontologia. 2001. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SILVA, K. A. ; SILVA, Alexandre Fernandes da ; SILVA, Kelly Assad . Uso de Plantas Medicinais no Tratamento de Doenças Periodontais. In: 18º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. CD dos Anais do 18º CIORJ. Rio de Janeiro, 2007.
-
GONÇALVES, Silvia Maria R Alencar ; MELLO, José Benedicto de ; IAZZETTI, Gelsomina ; SILVA, Alexandre Fernandes da ; FERNANDES, Daniel J ; PIRES, Thiago R . LASER EM ODONTOGERIATRIA: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL. In: XL Jornada Fluminense de Odontologia Prof. Coelho e Souza, 2003, Niterói. Revista Fluminense de Odontologia, 2003. p. 20-21.
-
SILVA, K. A. ; SILVA, Alexandre Fernandes da ; SILVA, Kelly Assad . Uso de Plantas Medicinais no Tratamento de Doenças Periodontais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GONÇALVES, Silvia M R de Alencar ; SILVA, Alexandre Fernandes da ; FERNANDES, Daniel Jogaib ; IAZZETTI, Gelsomina . Laser em Odontogeriatria - Uma Alternativa Viável. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GONÇALVES, Silvia M R A ; SILVA, Alexandre Fernandes da ; FERNANDES, Daniel Jogaib ; MELLO, J B ; IAZZETTI, Gelsomina ; PIRES, Thiago Romero . Laser em Odontogeriatria - Uma Alternativa Viável. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2010 - Atual
A Saúde Pública como direito social: uma análise da judicialização da saúde no Estado do Espírito Santo., Descrição: Apesar da atual Constituição brasileira eleger a saúde como direito de todos e dever do Estado é notória a infinidade de obstáculos que a saúde pública enfrenta para efetivar-se como um real direito social e universal, o que leva à crescente interferência do Judiciário no trato do tema. Dessa forma, esse estudo objetivou, especificamente, analisar a intervenção do Poder Judiciário na prestação, pelo Executivo, de serviços de saúde à coletividade no Estado do Espírito Santo no intuito de identificar as variáveis socioeconômicas presentes no âmbito das decisões judiciais nos anos de 2005 a 2009. Para análise foram utilizadas as decisões proferidas pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ/ES) colhidas por meio do sítio web oficial. Também se utilizou do endereçamento de questionários à Procuradoria Geral de Justiça, à Defensoria Geral e à Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, a fim de identificar as práticas concernentes à judicialização da saúde no Estado e confrontar as informações colhidas com as decisões do TJ/ES. Os resultados evidenciaram a majoritária procedência dos pedidos pelo Judiciário, obrigando o Executivo a reordenar a prestação de serviços de saúde para atender aos pleitos individualizados, os quais em grande extensão versam sobre o fornecimento de medicamentos não padronizados pelo SUS. Além disso, identificou-se uma deficiência de fundamentação quando da concessão dos pedidos, o aumento dos gastos públicos, a falta de procedimentos administrativos prévios que incentivassem a conciliação entre as partes e, finalmente, o descontrole dos dados por parte da Administração Pública.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandre Fernandes da Silva - Integrante / Karlla Assad da Silva - Integrante / Stefania Becattini Vaccaro - Coordenador / Fabiane Machado Barbosa - Integrante.
Prêmios
2002
Menção Horosa, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - Atual
FACULDADE ESTACIO DE SÁ VITÓRIAVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Acadêmico, Carga horária: 20
2009 - Atual
Prefeitura Municipal de AnchietaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cirurgião-Dentista (Saúde da Família), Carga horária: 40
2007 - Atual
Prefeitura Municipal de VitóriaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cirurgião-Dentista Clínico, Carga horária: 20
2006 - 2008
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Aluno de Especialização, Enquadramento Funcional: Cirurgião-Dentista em Saúde da Família, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2006 - 04/2008
Treinamentos ministrados , Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, .,Treinamentos ministrados, Treinamento em Serviço referênte ao curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família nos moldes da residência.
2004 - 2004
Secretaria Estadual de Saúde do Rio de JaneiroVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Acadêmico Bolsista, Carga horária: 24
Atividades
-
01/2004 - 12/2004
Estágios , Hospital Estadual Azevedo Lima, Setor de Emergência.,Estágio realizado, Acadêmico-Bolsista de Odontologia do Hospital Estadual Azevedo Lima (Total: 1248 horas)..
2004 - 2004
Serviço Social do ComércioVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Odontologia, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2004 - 03/2004
Estágios .,Estágio realizado, Estágio realizado no SESC-RJ (Niterói), na área de Odontologia (Total: 96 horas)..
2003 - 2003
secretaria municipal de saude do rio de janeiroVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário Acadêmico, Carga horária: 12
Atividades
-
04/2003 - 03/2004
Estágios , Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau 3ªra, Setor de Odontologia.,Estágio realizado, Programa de Estagiário Bolsista Remunerado no Serviço de Odontologia (Programa Dentescola). Total: 610 horas..
-
06/2003 - 12/2003
Estágios , Hospital Central de São Gonçalo, Pronto Socorro.,Estágio realizado, Estágio no Setor de Odontologia do Pronto Socorro do Hospital Central de São Gonçalo (Total: 288 horas)..
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alexandre Fernandes da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?