Marcos Filipe Martins Pereira

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Participou como voluntário e bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq-Facepe) sob a orientação das professoras Dr.Sc. Lúcia Maria Mafra Valença e Ph.D. Vaderez Pinto Ferreira, respectivamente. Realizou estudos em sedimentológicos nos estuários dos rios Massangana e Tatuoca, municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, estado de Pernambuco e no Plúton Santana do Mundaú (estado de Alagoas) por meio de geologia, geoquímica e petrografia. Também participou do trabalho de mapeamento geológico da porção centro-norte do Plúton Cacimbinhas e suas rochas encaixantes, região a oeste de Palmeiras dos Índios, estado de Alagoas, que consistiu no estudo petrológico da região. Atualmente é graduando no curso superior em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Pernambuco. Atuou também como pesquisador (CNPq-IFPE).

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Gestão Ambiental

2016 - Atual

Instituto Federal de Pernambuco

Graduação em Geologia

2005 - 2011

Universidade Federal de Pernambuco
Título: MAPEAMENTO GEOLÓGICO E ESTUDO PETROLÓGICO DA ÁREA ENTRE OS MUNICÍPIOS DE MINADOR DO NEGRÃO (AL) E O SUL DE IATI (PE), TERRENO PERNAMBUCO-ALAGOAS, PROVÍNCIA BORBOREMA
Orientador: Valderez Pinto Ferreira
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

Colégio GEO Guararapes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Sedimentologia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geoquímica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Petrologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

14ª Jornada de Iniciação Científica PIBIC/FACEPE/CNPq. Geologia e Petrografia da porção centro-norte do Pluton Cacimbinhas e rochas encaixantes, região a oeste de Palmeiras dos Índios, Alagoas. 2010. (Congresso).

XIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FACEPE/CNPQ. : Geologia, Petrografia e Geoquímica do Plúton Santana do Mundaú, Alagoas. 2009. (Congresso).

XXIII Simpósio de Geologia do Nordeste.PETROGRAFIA E GEOQUÍMICA DO PLÚTON SANTANA DO MUNDAÚ, ALAGOAS, NORDESTE DO BRASIL. 2009. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alcides Nóbrega Sial

SIAL, A. N.; SANTOS, E. J.; SOUZA NETO, João Adauto de. Mapeamento geológico e estudo petrológico da área entre os municípios de Minador do Negrão (AL) e o Sul de Iati (PE), Terrenos Pernabuco-Alagoas, Provincia Borborema. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

João Adauto de Souza Neto

SOUZA NETO, J. A.SANTOS, Edilton José dosSIAL, Alcides Nóbrega. Mapeamento Geológico e Estudo Petrológico da Área entre os municípios de Minador do Negrão (AL) e o sul de Iati (PE), Terreno Pernambuco-Alagoas, Província Borborema. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lúcia Maria Mafra Valença

Estudos sedimentológicos e diagnóstico geoquímico (recente e histórico) nos estuários dos rios Estudos sedimentológicos dos sedimentos de fundo dos estuários dos rios Massangana e Tatuoca, municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, estado de Pernambuco; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Lúcia Maria Mafra Valença;

Valderez Pinto Ferreira

Mapeamento geológico e estudo petrológico da área entre os municípios de Minador do Negrão (AL) e o sul de Iati (PE), Terreno Pernambuco-Alagoas, Província Borborema; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Valderez Pinto Ferreira;

Valderez Pinto Ferreira

Geologia e Petrografia da porção centro-norte do Pluton Cacimbinhas e Rochas Encaixantes, região a oeste de Palmeira dos Índios, Alagoas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Valderez Pinto Ferreira;

Valderez Pinto Ferreira

Petrografia e geoquímica do Pluton Santana do Mundaú, Alagoas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Valderez Pinto Ferreira;

Hernande Pereira da Silva

Estudo sobre a erosão marinha no litoral de Pernambuco e sua relação com às mudanças climáticas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hernande Pereira da Silva;

Hernande Pereira da Silva

Monitoria do componente curricular Fundamentos de Geologia; 2017; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco; Orientador: Hernande Pereira da Silva;

Alcides Nóbrega Sial

Mapeamenmto geológico e estudo petrológico da área entre os municípios de Minador do Negrão (AL) e o Sul de Iati (PE), Terrenos Pernabuco-Alagoas, Provincia Borborema; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alcides Nóbrega Sial;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, Marcos F. M. ; VALENCA, L. M. M. . ESTUDOS SEDIMENTOLÓGICOS DOS SEDIMENTOS DE FUNDO DOS ESTUÁRIOS DOS RIOS MASSANGANA E TATUOCA, MUNICÍPIOS DE IPOJUCA E CABO DE SANTO AGOSTINHO, ESTADO DE PERNAMBUCO. In: XVI Congresso de Iniciação Científica (CONIC) da UFPE, 2008, Recife. Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica (CONIC) da UFPE, 2008.

  • PEREIRA, M. F. M. ; Ferreira, V. P. . Geologia e Petrografia da porção centro-norte do Pluton Cacimbinhas e rochas encaixantes, região a oeste de Palmeiras dos Índios, Alagoas. In: 14ª Jornada de Iniciação Científica PIBIC/FACEPE/CNPq, 2010, Recife. 14ª Jornada de Iniciação Científica PIBIC/FACEPE/CNPq Joaquim Nabuco e a luta pela cidadania., 2010.

  • SILVA JUNIOR, N. L. ; PEREIRA, M. F. M. ; Ferreira, V. P. ; CEZARIO, W. S. ; LIMA FILHO, F. C. ; PESSÔA, R. J. R. . PETROGRAFIA E GEOQUÍMICA DO PLÚTON SANTANA DO MUNDAÚ, ALAGOAS, NORDESTE DO BRASIL. In: XXIII Simpósio de Geologia do Nordeste, 2009, Fortaleza. Anais do XXIII Simpósio de Geologia do Nordeste, 2009, 2009.

  • CEZARIO, W. S. ; LIMA FILHO, F. C. ; Ferreira, V. P. ; SILVA JUNIOR, N. L. ; PEREIRA, M. F. M. ; PESSÔA, R. J. R. . PETROGRAFIA E GEOQUÍMICA DO GRANITO CALCIO-ALCALINO CHÃ PRETA, DOMÍNIO PERNAMBUCO-ALAGOAS. In: XXIII Simpósio de Geologia do Nordeste, 2009, Fortaleza. Anais do XXIII Simpósio de Geologia do Nordeste, 2009.

  • PEREIRA, M. F. M. ; Ferreira, V. P. . : Geologia, Petrografia e Geoquímica do Plúton Santana do Mundaú, Alagoas. In: XIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FACEPE/CNPQ, 2009, Recife. XIII JORNADA DE INICIACAO CIENTÍFICA PIBIC/FACEPE/CNPq: 200 ANOS DE CHARLES DARWIN, 2009.

  • PEREIRA, M. F. M. ; Ferreira, V. P. . Geologia e Petrografia da porção centro-norte do Pluton Cacimbinhas e rochas encaixantes, região a oeste de Palmeiras dos Índios, Alagoas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).