Matheus Cicero da Silva Ribeiro

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Católica Dom Bosco (2016). Mestre em Ciência dos Materiais pelo Programa de Pós Graduação em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2019). Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Durante a graduação participou do projeto de pesquisa intitulado INFLUÊNCIA DE TRATAMENTO TÉRMICOS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E TÉRMICAS DE COMPÓSITOS UTILIZANDO COMO MATRIZ UMA RESINA TERMOFIXA DGEBA/TETA E FIBRAS NATURAIS DE CANA-DE-AÇÚCAR (Projeto PIBIC), na qual estudou a influência do tratamento térmico nas propriedades do sistema epoxídico DGEBA/TETA, através das análises de Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC) e da Termogravimetria (TGA). Como Projeto de Graduação, realizou a construção e análise estrutural, através da resistência dos materiais, de um Rolo Livre de Treinamento para Ciclismo, verificando se a estrutura não falharia devido ás solicitações de cargas aplicadas no sistema. Mestrado em Ciência dos Materiais com a Dissertação intitulada DIFERENCIAÇÃO ENTRE GRÃOS DE MILHO TRANSGÊNICO E CONVENCIONAIS UTILIZANDO ESPECTROSCOPIA ÓPTICA, na qual desenvolveu uma rotina computacional que diferencia amostras transgênicas de amostras não transgênicas, em grãos de milho, utilizando informações de seu espectro óptico. Realizou estágio em uma empresa de gases medicinais em Campo Grande, MS, na qual auxiliou na confecção de redes de oxigênio medicinal e de ar comprimido medicinal, adquiriu conhecimento sobre o sistema de concentração de oxigênio PSA (Pressure Swing Adsorption - Adsorção por Alternância de Pressão), e elaborou um plano de controle de manutenções preventivas dos equipamentos de responsabilidade da empresa.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciência dos Materiais

2019 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Bruno Spolon Marangoni. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciência dos Materiais

2017 - 2019

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Diferenciação entre grãos de milho transgênicos e convencionais utilizando Espectroscopia Óptica.,Ano de Obtenção: 2019
Bruno Spolon Marangoni.Coorientador: Gustavo Nicolodelli. Palavras-chave: ESPECTROSCOPIA; MILHO; LIBS; FT-IR.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química / Especialidade: Espectroscopia.

Graduação em Engenharia Mecânica

2012 - 2016

Universidade Católica Dom Bosco
Título: ROLO LIVRE DE TREINAMENTO PARA CICLISMO
Orientador: FERNANDO MONTANARE BARBOSA

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

E.E. 26 de agosto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V CONGRESSO INTERNACIONAL DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO - SABERES EM AÇÃO. DIFERENCIAÇÃO ENTRE AMOSTRAS TRANSGÊNICAS E CONVENCIONAIS DE GRÃOS DE MILHO UTILIZANDO ABSORÇÃO UV-Vis. 2018. (Congresso).

1 ENCONTRO EM SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO, APLICAÇÕES E MODELAGEM EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS.APLICAÇÃO DE TÉCNICAS ÓPTICAS PARA DIFERENCIAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE NUTRITENTES EM GRÃOS DE MILHO TRANSGÊNICO. 2017. (Encontro).

III CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UCDB - SABERES EM AÇÃO. ROLO LIVRE DE TREINAMENTO PARA CICLISMO. 2016. (Congresso).

II CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UCDB - SABERES EM AÇÃO. INFLUÊNCIA DE TRATAMENTOS TÉRMICOS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E TÉRMICAS DE COMPÓSITOS UTILIZANDO COMO MATRIZ UMA RESINA TERMOFIXA DGEBA/TETA E FIBRAS NATURAIS DE CANA-DE-AÇÚCAR. 2015. (Congresso).

I CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UCDB - SABERES EM AÇÃO. NEPPI - Exposição de Documentos do Centro de Documentação. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cícero Rafael Cena da Silva

MARANGONI, B. S.; NICOLODELLI, G.;CENA, C.R.; TEODORO, M. D.. Diferenciação entre grãos de milho transgênicos e convencionais utilizando Espectroscopia Optica. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Cícero Rafael Cena da Silva

MARANGONI, B. S.; NICOLODELLI, G.;CENA, C.R.REIS, D. D.. Aplicação de técnicas ópticas com métodos supervisionados de aprendizagem computacional para diferenciação entre grãos de milho convencionais e transgênicos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Bruno Spolon Marangoni

MARANGONI, BRUNO SPOLON; TEODORO, M. D.;CENA, C. R.NICOLODELLI, G.. Diferenciação entre grãos de milho transgênicos e convencionais utilizando espectroscopia óptica. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Bruno Spolon Marangoni

MARANGONI, BRUNO SPOLONREIS, D. D.CENA, C. R.NICOLODELLI, GUSTAVO. Aplicação de técnicas ópticas com métodos supervisionados de aprendizagem computacional para diferenciação entre grãos de milho convencionais e transgênicos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Gustavo Nicolodelli

Cena, C. R.; TEODORO, M. D.;Marangoni, B SNICOLODELLI, G.. DIFERENCIAÇÃO ENTRE GRÃOS DE MILHO TRANSGÊNICOS E CONVENCIONAIS UTILIZANDO ESPECTROSCOPIA ÓPTICA. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Gustavo Nicolodelli

Nicolodelli, Gustavo; Cena, C. R.; REIS, D. D.;Marangoni, B S. Aplicações de técnicas ópticas com métodos supervisionados de aprendizagem computacional para diferenciação entre grãos de milho convencionais e transgênicos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vinicius Souza Morais

Projeto e acompanhamento da construção do Gerador eólico de baixo custo para viabilizar a eficiência energética; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Vinicius Souza Morais;

Fernando Montanare Barbosa

Análises das propriedades térmicas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Montanare Barbosa;

Fernando Montanare Barbosa

Projeto e acompanhamento da construção do Gerador eólico de baixo custo para viabilizar a eficiência energética; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Fernando Montanare Barbosa;

Bruno Spolon Marangoni

SELEÇÃO DE VARIÁVEIS EM LIBS APLICADO A DISCRIMINAÇÃO DE AMOSTRAS E ANÁLISE ELEMENTAR; Início: 2019; Tese (Doutorado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Bruno Spolon Marangoni

Aplicação de técnicas ópticas para a diferenciação e quantificação de nutrientes em grãos de milho transgênicos; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência dos materiais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Bruno Spolon Marangoni;

Gustavo Nicolodelli

DIFERENCIAÇÃO ENTRE GRÃOS DE MILHO TRANSGÊNICOS E CONVENCIONAIS UTILIZANDO ESPECTROSCOPIA ÓPTICA; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Coorientador: Gustavo Nicolodelli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, MATHEUS C.S. ; VISCOVINI, RONALDO C. . Método de calibração simples de um espectrômetro de UV-vis de baixo custo. Journal of Experimental Techniques and Instrumentation , v. 1, p. 9-16, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    DIFERENCIAÇÃO ENTRE GRÃOS DE MILHO TRANSGÊNICOS E CONVENCIONAIS UTILIZANDO ESPECTROSCOPIA ÓPTICA, Descrição: Este trabalho tem como objetivo, utilizar técnicas espectroscópicas ópticas juntamente com métodos estatísticos multivariados computacionais de aprendizado supervisionado para desenvolver uma rotina de diferenciação entre amostras transgênicas e não-transgênicas em grãos de milho. Os métodos computacionais de aprendizado supervisionado de reconhecimento de padrões são utilizados, juntos com classificadores k-NN (k-nearest neighbour) e SVM (Support Vector Machine), associados com a análise estatística multivariada não supervisionada de componentes principais (Principal Component Analysis ? PCA). Com isso, será visto o potencial da técnica na diferenciação entre uma amostra transgênica e não-transgênica, o que se pode avaliar a possibilidade de portabilização e aplicação comercial das técnicas espectroscópicas ópticas para essa atividade em específico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Matheus Cicero da Silva Ribeiro - Integrante / Bruno Spolon Marangoni - Coordenador / Jader de Souza Cabral - Integrante / GUSTAVO NICOLODELLI - Integrante.

  • 2017 - 2018

    DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTO LIBS RESSONANTE: ESTUDO DE CASO PARA QUANTIFICAÇÃO DE METAIS PESADOS (Pb e Hg) EM SEDIMENTOS DE RIO, Descrição: O objetivo deste projeto é a construção de um laser de diodo contínuo na região do azul (405 nm) com o intuito de acoplá-lo a um equipamento LIBS-duplo pulso. O objetivo é travar o comprimento de onda do laser em 405,78 nm (Pb) ou 404,66 nm (Hg) para ser acoplado junto ao equipamento LIBS com o intuito de aumentar a sensibilidade de detecção desses elementos. O Pb e Hg são metais pesados e prejudiciais para a saúde mesmo em doses muito baixas. Nesse sentido, pretendemos montar este equipamento e quantificar amostras de sedimento de rio do reservatório de Barra Bonita-SP. Com os objetivos desse trabalho cumpridos, teremos um equipamento com capacidade de quantificar Hg e Pb de maneira mais rápida e a um custo menor do que técnicas padrões como o ICP-OES (Induced Coupled Plasma Optical Emission Spectroscopy) e AAS (Atomic Absorption Spectroscopy), que demandam digestão das amostras, gerando resíduos químicos. No futuro, depois de cumprido os objetivos deste projeto, podemos estender as análises para outros materiais de interesse, como solo e folhas. Outra possibilidade é a caracterização de outros elementos químicos que apresentam linhas atômicas plausíveis de serem excitadas no limite de sintonização do laser, que vai de 400 á 415 nm, segundo o fabricante. Dentro desse limite, temos linhas fortes para os elementos: V, Cr, Mn, Ti, Er, Mo, Sc, Gd, Y, Co, Rh, D, W e Tm. Considerando linhas mais fracas, e que talvez sejam acessíveis, o número de elementos praticamente dobra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Matheus Cicero da Silva Ribeiro - Integrante / Bruno Spolon Marangoni - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Influência de tratamento térmicos nas propriedades mecânicas e térmicas de compósitos utilizando como matriz uma resina termofixa DGEBA/TETA e fibras naturais de cana-de-açúcar, Descrição: Análise da influência do tratamento térmico nas propriedades térmicas do sistema epoxídico DGEBA/TETA, com adição de fibras naturais de bagaço de cana de açúcar e sem adição de fibras naturais de bagaço de cana de açúcar. As análises térmicas realizadas foram às análises de Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC), na qual se analisa a temperatura de transição vítrea do material compósito, que é a temperatura onde há queda brusca no modulo de elasticidade do material, o que causa uma redução na sua resistência mecânica, e a análise da Termogravimetria (TGA), na qual se analisa a degradação do material em função do tempo e da temperatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Matheus Cicero da Silva Ribeiro - Integrante / GABRIEL PILLON BARBOSA - Integrante / FERNANDO MONTANARE BARBOSA - Coordenador.

  • 2013 - 2013

    Projeto e acompanhamento da construção do Gerador eólico de baixo custo para viabilizar a eficiência energética, Descrição: Desenvolver um gerador de baixo custo, visando buscar melhorias em relação a projetos atuais como a redução do ruído do rotor, seus impactos visuais e suas influencias em rotas migratórias de aves, bem como melhorar a eficiência da matriz energética eólica no país, ajudando a melhorar cada vez mais a produção desse tipo de energia.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Matheus Cicero da Silva Ribeiro - Integrante / GABRIEL PILLON BARBOSA - Integrante / FERNANDO MONTANARE BARBOSA - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: