Maqueni Barreto Pureza

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2016), Mestre em História pela FURG (2019) e Bacharel em Geografia pela FURG (2019). Possui experiência na área Ciências Humanas e atua nas seguintes temáticas: a força de trabalho feminina de adolescentes no contexto fabril da cidade do Rio Grande/RS em meados do século XX e as relações entre Paisagem, Memória e Ensino de História. Nessa perspectiva, está ligado aos pressupostos da Geografia Humanista e da Hisória Cultural. Atualmente é professor na rede pública estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul, disciplinas de Geografia e História.

Informações coletadas do Lattes em 29/10/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em História

2017 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande
Título: Memórias e Paisagem da Zona Portuária da cidade do Rio Grande/RS: concepções e perspectivas de estudantes do ensino fundamental no contexto do ensino de história, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Rita de Cássia Grecco dos Santos

Graduação em Geografia

2017 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Geografia Licenciatura

2012 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande
Título: O Trabalho na Companhia União Fabril em Rio Grande-RS em Meados do Séc. XX
Orientador: Dário de Araújo Lima

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em Quadrinhos, Ensino e Educação. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Capitalismo e Cultura.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Prática e Pesquisa no Ensino de História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Congresso Ibero-Americano de Educação Histórica, XI Seminário Internacional de Educação Histórica e XV Encontro do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica. Relações entre o Ensino de História, as Memórias e a Paisagem da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS. 2108. (Congresso).

17° Mostra da Produção Universitária. MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS RELACIONADAS AO ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR SOBRE CAMINHOSECONTEXTOS. 2018. (Exposição).

Curso de capacitação. 2018. (Oficina).

II Encontro Internacional de Pesquisas em Ciências Humanas.MEMÓRIAS ESCOLARES: A BUSCA POR ELEMENTOS INTERDISCIPLINARES INSTRUMENTALIZANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2018. (Encontro).

16 ª Mostra da Produção Universitária. PASSADO E PAISAGEM: LUGARES DE HISTÓRIA. 2017. (Exposição).

16 ª Mostra da Produção Universitária,. 2017. (Exposição).

23 Encontro da Associação Sul-Riograndense de Pesquisadores em História da Educação - Gênero e Memória: mulheres na/da história da Educação. A Força de Trabalho Feminina no Contexto da Companhia União Fabril em Rio Grande-RS na primeira metade do século XX: memórias de um processo de exploração no chão de fábrica.. 2017. (Congresso).

I Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas. 2017. (Encontro).

I Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas,.GEO-HISTÓRIA: RELAÇÕES ENTRE ESPAÇO E TEMPO APLICADOS À EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. 2017. (Encontro).

III Encontro Humanístico Multidisciplinar / II Congresso Latino-Americano em Estudos Humanísticos Multidisciplinares. 2017. (Encontro).

III Encontro Humanístico Multidisciplinar / II Congresso Latino-Americano em Estudos Humanísticos Multidisciplinares.?Aqui e agora?: a Subversão do Espaço e do Tempo nos Ambientes Escolares. 2017. (Encontro).

III Seminário de História e Patrimônio: diálogos e perspectivas.Memórias de uma península entre contradições, resiliências e esquecimentos. 2017. (Seminário).

IV Jornada de História Ambiental. 2017. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

PUREZA, M. B.. 14ª Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional MEP ? 2017.. 2017. SEDUC/RS - SUEPRO..

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rogério Piva da Silva

SENNA, A. K.;SILVA, R. P.; OLIVEIRA, M. A. M.. Banca de Mestrado. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Rio Grande.

Rogério Piva da Silva

SANTOS, R. C. G.; SENNA, A. K.;SILVA, R. P.. Memórias e Paisagem da Zona Portuária da Cidade do Rio Grande/RS: Concepções e Perspectivas de Estudantes do Ensino Médio no Contexto do Ensino de História. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Rio Grande.

Rita de Cássia Grecco dos Santos

SANTOS, R.C.G.; SENNA, A.K.; SILVA, R. P.;OLIVEIRA, M. A. M.. Memórias e Paisagem da Zona Portuária da cidade do Rio Grande/RS: concepções e perspectivas de estudantes do Ensino Fundamental no contexto do Ensino de História. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande.

Rita de Cássia Grecco dos Santos

SANTOS, R.C.G.; SENNA, A.K.; SILVA, R. P.;OLIVEIRA, M. A. M.. Memórias e Paisagem da Zona Portuária da Cidade do Rio Grande/RS: Concepções e Perspectivas de Estudantes do Ensino Médio no Contexto do Ensino de História. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande.

José Vicente de Freitas

LIMA, Dário de Araujo;FREITAS, José Vicente de; FARIAS, B. C. F.. O Trabalho na Companhia União Fabril em Rio Grande (RS) na Primeira Metade do Século XX. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande.

Bruno Cesar Fernandez Farias

FARIAS, B. C. F.. O Trabalho na Companhia União Fabril em Rio Grande - RS na Primeira Metade do Século XX. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dario de Araújo Lima

O Trabalho na Companhia União Fabril em Rio Grande - RS em meado do Século XX; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Dário de Araújo Lima;

Dario de Araújo Lima

O trabalho de meninas adolescentes na Indústria Rheingantz em Rio Grande - RS nos anos de 1940; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Dário de Araújo Lima;

Dario de Araújo Lima

O Trabalho na Companhia União Fabril em Rio Grande - RS em meado do Século XX; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Dário de Araújo Lima;

Dario de Araújo Lima

Supervisão de Estágio Licenciatura; 2016; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Dário de Araújo Lima;

Simone Emiko Sato

Estudos avançados em Geografia I; 2015; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Simone Emiko Sato;

Rita de Cássia Grecco dos Santos

Memórias e Paisagem da Zona Portuária da cidade do Rio Grande/RS: concepções e perspectivas de estudantes do Ensino Fundamental no contexto do Ensino de História; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande,; Orientador: Rita de Cássia Grecco dos Santos;

Elaine Corrêa Pereira

Programa de Formação Acadêmico Profissional e Práticas Educativas; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Atividade de extensão) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Programa de Desenvolvimento do Estudante; Orientador: Elaine Corrêa Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Investigações sobre a prática docente na Universidade e na Escola, Descrição: Inúmeras mudanças têm ocorrido na sociedade referentes aos avanços tecnológicos, sendo estes voltados, especialmente para a educação, evidenciando, desta forma, a necessidade de buscar estratégias pedagógicas no sentido de proporcionar um ensino mais compromissado com o educando. Então, este projeto tem por finalidade investigar os processos de ensino e aprendizagem e desenvolver ações que contemplem a formação docente envolvendo a universidade e a escola, repercutindo na comunidade. Além disso, pretende-se fomentar espaços de formação docente, voltada para uma atualização constante, devido as mudanças e transformações as quais vem ocorrendo em todos os campos do saber. Espera-se com essa pesquisa ampliar o olhar investigativo e crítico de professores, de modo a propiciar ações pedagógicas inovadoras que atendam a demanda da sociedade contemporânea.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Maqueni Barreto Pureza - Integrante / Elaine Corrêa Pereira - Coordenador / Celiane Costa Machado - Integrante / Marilia Nunes Dall`Asta - Integrante / Sicero Agostinho Miranda - Integrante / Suvania Acosta de Oliveira Pureza - Integrante / Leandro da Silva Saggiomo - Integrante / Amanda Duarte Pimentel - Integrante / Denise de Sena Pinho - Integrante / Liliane Silva Antiqueira - Integrante / Luciana Martinez Duarte - Integrante / Odair Nunes Soares - Integrante / Vagner Viera de Souza - Integrante / Vanessa Siva da Luz - Integrante / Aline de Lima Brum - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 2

Outras informações:
Maqueni Barreto Pureza participou na condição de Educador Popular no PROJETO ACREDITAR "O sol nasce para todos", vinculado ao Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior -PAIETS e a Pró- Reitoria de Extensão e Cultura - PROEXC, da Universidade Federal do Rio Grrande - FURG.

Atividades

  • 07/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Matemática Estatística e Física - IMEF, .,Linhas de pesquisa

  • 06/2017

    Extensão universitária , Instituto de Matemática Estatística e Física - IMEF, .,Atividade de extensão realizada, Desenvolvimento de temas relacionados a formação de professores no âmbito da educação básica e superior.

  • 06/2016

    Extensão universitária , Pró -Reitoria de Extensão e Cultura - PROEXC, .,Atividade de extensão realizada, educador popular.

2018 - Atual

Sociedade de Educação Alternativo Eireli (Colégio Alternativo)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9