Vinicius Concon Risso

Bacharel em Educação Física pela Faculdade Metropolitana de Campinas - UniMetrocamp. Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo pela Faculdade Metropolitana de Campinas - UniMetrocamp. Mestrando em biodinâmica do movimento na Univeridade Estadual de Campinas - Unicamp.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo

2015 - 2016

Faculdade Metropolitana de Campinas, Metrocamp
Título: Periodização para Corredor de Rua Amador - Prova de 10KM
Orientador: Bernardo Neme Ide

Graduação em Bacharelado em Educação Física

2010 - 2014

Faculdade Metropolitana de Campinas, Metrocamp
Título: Alterações do desempenho neuromuscular frente ao treinamento de força realizado com diferentes velocidades de execução
Orientador: Bernardo Ide

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

III Meting CEFIT - Avaliação Física e Prescrição de Exercícios. (Carga horária: 20h). , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.

2016 - 2016

Exercício para a saúde e desempenho: bases metabólicas e fisiológicas.. (Carga horária: 22h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2014 - 2014

Correr, Comer e Prazer: Aderência, Nutrição e Desempenho na Corrida de Rua. (Carga horária: 28h). , Grupo Minian, GM, Brasil.

2013 - 2013

Qualificação para Personal Trainer. (Carga horária: 9h). , Homeostase, H, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ORTHOREGEN 2015 - 1° Curso Teórico e Prático em Medicina Regenerativa do Aparelho Locomotor..O Efeito Anti-inflamatório do Exercício Físico para Alunos com Dor Crônica. 2015. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Yanko Leocardio e Aldo Garcia

RISSO, V. C.. A influência de aparelhos que visam dificultar o fluxo de ar na melhora da resistência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Metropolitana de Campinas.

Aluno: Luiz Fernando Rodrigues

SANTOS, G. B.;RISSO, V. C.. Efeito do Treinamento Resistido na Sarcopenia em Idosos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Metropolitana de Campinas.

Aluno: Caroline Dalonso Dias

IDE, B. N.;RISSO, V. C.. Perfil Neuromuscular em Bailarilas Clássicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Metropolitana de Campinas.

Aluno: Leandro Nascimento

SANTOS, G. B.;RISSO, V. C.. O Papel do Exercício Resistido na Prevenção e Tratamento da Obesidade Infanto-Juvenil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdade Metropolitana de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fulvia de Barros Manchado Gobatto

SILVA, R. B.; CARMO, E. C.;MANCHADO-GOBATTO, F.B.. Treinamento de força e potência para corredores experientes. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Renato Barroso da Silva

Barroso, R.; CRIVOI DO CARMO, EVERTON; GOBATTO, F. B. M.. Treinamento de força e potência para corredores experientes. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Renato Barroso da Silva

O nível de força máxima afeta os efeitos do treinamento pliométrico sobre a economia de corrida?; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Bernardo Neme Ide

Alterações No Desempenho Neuromuscular Frente Ao Treinamento De Força Realizado Com Diferentes Velocidades De Execução; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metropolitana de Campinas; Orientador: Bernardo Neme Ide;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RISSO, V. C. . O Papel do Exercício no Processo de Emagrecimento. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RISSO, V. C. . Site profissinal. 2018; Tema: Site profissional, blog e fórum (grupo de estudos online). (Site).

RISSO, V. C. . https://www.facebook.com/vinicius.concon. 2016; Tema: Rede Social Pessoal. (Rede social).

RISSO, V. C. . Técnicas de Avaliação da Composição Corporal. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    O efeito de diferentes pausas no treinamento intervalado de alta intensidade em corredores de diferentes níveis de condicionamento aeróbio, Descrição: O treinamento intervalado de alta intensidade é muito utilizado na rotina de treinamento dos corredores. Para potencializar os efeitos do mesmo diversas variáveis podem ser manipuladas, como a intensidade, volume e pausa. Sobre a última, recentes evidências apontaram pausas mais longas (3 minutos) podem ser mais vantajosas para a manutenção da intensidade ao longo de todo o treino. Entretanto, a maioria dos estudos utilizou um público seleto de indíviduos bem treinados, além de não adicionarem mulheres, não sendo possível estrapolar os resultados para corredores de diferentes níveis de treinamento. Sendo assim, o objetivo do presente projeto é de avaliar diferentes pausas (2 minutos, 5 minutos e pausa auto-selecionada) sobre o desempenho ao longo de um treinamento intervalado de alta intensidade (5 séries de 800metros) de um grupo heterogênio (diferentes valores de VO2máx) de corredores e corredoras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vinicius Concon Risso - Integrante / Renato Barroso - Coordenador.

  • 2020 - Atual

    A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA E POTÊNCIA SOBRE A RELAÇÃO FORÇA E VELOCIDADE., Descrição: O objetivo do presente projeto é comparar o efeito de um protocolo de treinamento de força realizado em alta intensidade e um protocolo de treinamento de potência sobre a relação força e velocidade após um período de 6 semanas. Serão recrutados para o estudo 40 indivíduos do sexo masculino com idade entre 18 a 35 anos. Os participantes serão divididos em 2 grupos, treinamento de potência e treinamento de força de alta intensidade, de acordo com o valor inicial do teste de uma repetição máxima (1RM) e realizarão duas sessões de treinos por semana com o exercício de agachamento com barra guiada, com o intervalo mínímo de recuperação entre as sessões de 48 horas. Em ambos os grupos o período de treino será de 6 semanas. Nas primeiras 3 semanas, os participantes realizarão de 4 séries em cada sessão de treino e nas três semanas seguintes, os voluntários realizarão 6 series em cada sessão de treino. O grupo potência treinará em uma intensidade de 40% de 1RM e o grupo de alta intensidade treinará com uma intensidade de 80% de 1RM. Serão realizadas avaliações de potência média propulsiva da barra durante o agachamento, teste de corrida de 20 metros, saltos verticais e o teste de 1-RM. Será empregada estatística descritiva com valores de média e desvio padrão na análise dos testes. Na comparação entre os grupos será utilizado o teste de análise de variância para medidas repetidas com dois fatores (grupo e tempo). No caso de um valor de F significante, será utilizado o post hoc de Tukey. O nível de significância adotado será de p < 0,05.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Vinicius Concon Risso - Integrante / Renato Barroso - Coordenador / Leonardo Henrique de Carvalho - Integrante.

  • 2020 - Atual

    A influência do nível inicial de força nos efeitos do treinamento pliométrico sobre a economia de corrida e desempenho aeróbio, Descrição: A economia de corrida é considerada uma das principais variáveis preditoras de desempenho de corridas de média e longa distância. Diversos fatores podem influenciar na melhora da economia de corrida, e o treinamento é um deles. O treinamento de força e potência, executado como um complemento dos treinos de corrida, têm demonstrado ser uma estratégia eficiente para induzir a melhora da economia. Mais precisamente o treinamento pliométrico têm apresentado ótima transferência em decorrência da exigência do ciclo alongamento-encurtamento durante os saltos, algo muito similar ao movimento da corrida. Apesar de nunca ter sido avaliado, alguns autores afirmam que iniciar o treinamento pliométrico com um nível de força elevado pode potencializar os efeitos deste método, possivelmente resultando em maiores valores de economia de corrida. Portanto, o objetivo do presente estudo é avaliar a influência do nível inicial de força máxima sobre os efeitos de 6 semanas de treinamento pliométrico na economia de corrida e desempenho aeróbio de corredores experientes. Serão recrutados para o experimento 30 adultos do sexo masculino e feminino com experiência de pelo menos 1 ano na corrida de rua. Os indivíduos serão divididos em dois grupos, o treinamento de força e treinamento pliométrico (TFTP) e o treinamento pliométrico (TP). O grupo TFTP realizará 6 semanas de treinamento de força, como complemento dos treinos de corrida, com o intuito de aumentar sua força relativa no exercício agachamento na barra guiada, nesse período o grupo TP apenas manterá sua rotina de treinos de corrida. Após isso, ambos os grupos realizarão o mesmo protocolo de TP por mais 6 semanas. As avaliações de desempenho de corrida e desempenho neuromuscular (força máxima e potência de membros inferiores) serão realizadas em 3 momentos distintos, antes do início da primeira parte, entre a primeira parte e a segunda, e após a segunda parte do estudo. Para a análise estatística, será empregada estatística descritiva com valores de média e desvio padrão na análise dos testes. Na comparação entre os grupos será utilizado o teste de análise de variância para medidas repetidas com dois fatores (grupo e tempo).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vinicius Concon Risso - Integrante / Renato Barroso - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Profissional de Educação Física do Brasil - Emagrecimento - 2 Lugar, EKOS-USP da EEFERP - USP em parceria com o ENAF.

2014

Melhor estagiário de Musculação, Rede de academias Bodytech - Unidade de Campinas - SP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Bodytech

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Personal Trainer e Avaliador Físico

2016 - 2016

Faculdade Metropolitana de Campinas, Metrocamp

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor Substituto da Disciplina "Avaliação Física", 6° semestre de Educação Física.