Silvio Geraldo de Almeida

Mestre em Linguística Aplicada com ênfase em Ideologias Linguísticas, pela UFV (Universidade Federal de Viçosa). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Experiência em Educação Ambiental e Mobilização Social. Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, Antropologia Linguística e Ideologias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas inclusivas e práticas relacionadas às pessoas surdas, Ideologias Linguísticas, Celpe-bras e História do Brasil para estrangeiros, surdez e deficiência auditiva

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2017 - 2019

Universidade Federal de Viçosa
Título: Surdos, ?SURDOS? ou Deficientes Auditivos? Ideologias Linguísticas em conteúdos veiculados em blogues sobre a surdez e os surdos.,Ano de Obtenção: 2019
Michelle Nave Valadão.Coorientador: Ana Luisa Borba Geddiel. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em História

1995 - 1999

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: não houve
Orientador: não houve

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em Práticas com tecnologia em rede para o ensino e a aprendizagem colaborativ. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2016 - 2016

Evento de Capacitação on-line de Coordenadores, Aplicadores da Parte Escrit. (Carga horária: 13h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DE ALMEIDA, S.G. . I SEMANA DE ACESSIBILIDADE DA UFV. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

O TRATAR DA DEFICIÊNCIA E AS BARREIRAS IMPOSTAS AO CORPO DIFERENTE: AÇÕES DE INTEGRAÇÃO E AUTONOMIA DE SURDOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV).. O TRATAR DA DEFICIÊNCIA E AS BARREIRAS IMPOSTAS AO CORPO DIFERENTE: AÇÕES DE INTEGRAÇÃO E AUTONOMIA DE SURDOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV).. 2018. (Congresso).

II SEMINÁRIO CEAD-UFV."Relações intrainstitucionais e interinstitucionais na produção do léxico terminológico em Línguas de Sinais". 2017. (Seminário).

I SIMPÓSIO DE PORTUGUÊS LÍNGUA DE HERANÇA.A produção de um portal educativo para a aprendizagem de Português do Brasil como língua de herança. 2017. (Simpósio).

SOCIALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS EM TECNOLOGIAS ASSISTIVAS. 2017. (Oficina).

VI ENCONTRO MUNDIAL SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS. 2017. (Encontro).

x congresso internacional da abralin. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Henrique Rodrigues Leroy

LEROY, Henrique Rodrigues; VALADAO, M. N.; GEDIEL, A. L. B.; LADEIRA, W. T.. "Surdos", "SURDOS" ou Deficientes Auditivos? Ideologias linguísticas em conteúdos veiculados em blogues sobre a surdez e os surdos. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Victor Luiz Alves Mourão

GEDIEL, ANA LUISA BORBA; Ladeira, W.;ALVES MOURÃO, VICTOR LUIZ. Valorizando a cultura Surda. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Ana luisa Borba Gediel

VALADÃO, M. N.; Ladeira, Wânia Terezinha;GEDIEL, ANA LUISA BORBA; LEROY, H. R.. Surdos, surdos ou deficientes auditivos? Ideologias linguísticas em conteúdos veiculados em blogues sobre a surdez e os surdos. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Michelle Nave Valadão

?Surdos?, ?SURDOS? OU DEFICIENTES AUDITIVOS? IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS EM CONTEÚDOS VEICULADOS EM BLOGUES SOBRE A SURDEZ E OS SURDOS; 2019; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Michelle Nave Valadão;

Ana luisa Borba Gediel

As vozes dos surdos em ambiente universitário e os desafios, perspectivas, projetos e ações inclusivas numa instituição de ensino superior da Zona da Mata Mineira; ; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Viçosa; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CHAVES, I. O. ; DE ALMEIDA, S.G. . O Ensino de Português como Língua Estrangeira: Reflexões sobre a prática pedagógica. 1. ed. Princeton, NJ 08544: Boavista Press, 2016. v. 1. 410p .

  • DE ALMEIDA, S.G. . interação em sala-de-aula: prestígio/desprestígio entre alunos estrangeiros aprendendo português. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DE ALMEIDA, S.G. . Oficina de História do Brasil para não brasileiros: A História que se canta e a História que se conta. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DE ALMEIDA, S.G. . Curso de Férias Língua e Cultura Brasileira para Estrangeiros. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DE ALMEIDA, S.G. . Curso Preparatório Exame Celpe-Bras. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DE ALMEIDA, S.G. . A História que se conta a História que se cana. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DE ALMEIDA, S.G. . Curso Preparatório para Exame do Celpebras. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DE ALMEIDA, S.G. . Curso de Inverno- Redação. 2014. .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2009 - 2013

DESPRO Desenvolvimento de Projetos e Consultoria LTDA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Educador Ambiental, Carga horária: 44

Outras informações:
Atuação como Coordenador da Equipe de Educação Ambiental, Mobilização e Comunicação Social, conforme contrato abaixo especificado:Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos ? PROÁGUA Nacional Sistema Norte, gerenciado, em Minas Gerais, pelo INSTITUTO MINEIRO DE GESTÃO DAS ÁGUAS ? IGAM, inscrito no CNPJ Nº. 17.387.481/0001-32. ? Programa: ?PROÁGUA Nacional Sistema Norte?; ? Contrato Nº.: 2241010102209; ? Número de Municípios Contemplados: 04 (Januária / Janaúba / Mato Verde / Rio Pardo de Minas); ? Número de localidades: 63; ? Lote 1: Januária sede e 16 localidades; ? Lote 2: Janaúba / Mato Verde / Rio Pardo de Minas sedes e 47 localidades; ? População Atendida (aproximadamente): 130.000 habitantes.  Ações desenvolvidas - Cadastro de Atores Sociais; - Realização de Reuniões participativas com as comunidades, agentes públicos e lideranças municipais para apresentação das obras; - Realização de Reuniões Setoriais com os Trabalhadores das Obras; - Formação e Realização de Reuniões Setoriais com Grupos de Gestão e Sustentabilidade para atuar no contexto sócioambiental; - Capacitação profissional dos cidadãos em atividades alternativas de renda (capacitação técnica); - Capacitação de Agentes Socioambientais; - Realização de Campanha Educativa de Meio Ambiente, Saúde e Mobilização Social nas Escolas; - Realização de Curso de Gestão Participativa; - Realização de Reunião de Integração com os Comitês de Bacia Hidrográfica e os Conselhos Municipais de Conservação e Defesa do Meio Ambiente ? CODEMAS; - Realização de Curso de Capacitação Técnica ? Operação e Manutenção dos Serviços de Abastecimento; - Cadastramento e acompanhamento das famílias beneficiadas com módulos sanitários; - Levantamento, cadastramento, selamento de imóveis e terrenos das famílias envolvidas nas remoções e reassentamentos, em função das obras complementares; - Acompanhamento no processo de reassentamento das famílias desapropriadas; -

2009 - 2013

DESPRO Desenvolvimento de Projetos e Consultoria LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educador Ambiental, Carga horária: 44