Maria Luiza Favacho Furlan

Mestra em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA), na linha de pesquisa Estudos Críticos do Direito. Pós-graduanda lato sensu na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), na especialização em "Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global". Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA (2020). Advogada. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em pesquisa relacionada às áreas: Direito Internacional, Direitos Humanos, Estudos de Gênero e Deslocamentos Humanos.

Informações coletadas do Lattes em 10/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Direito

2020 - 2022

Universidade Federal do Pará
Título: GÊNERO E MIGRAÇÕES NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DO DESLOCAMENTO DE MULHERES WARAO DA VENEZUELA PARA BELÉM/PA, Ano de Obtenção: 2022
Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira Smith.Palavras-chave: Migrações na Amazônia; Mulheres Warao da Venezuela; Interseccionalidade; Vulnerabilidade.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Humanos. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público / Especialidade: Direito Internacional Público.

Especialização em andamento em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global

2021 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduação em Direito

2015 - 2020

Centro Universitário do Estado do Pará
Título: DEMOCRACIA, NEOLIBERALISMO E CRISE HUMANITÁRIA: a legitimidade de políticas anti-imigração e seus efeitos à ordem democrática
Orientador: Profa. Dra. Loiane Prado Verbicaro

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Colégio Moderno

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2013

Glebe Collegiate Institute

Formação complementar

2021 -

Curso de Espanhol. , Idiomas Aslan, ASLAN, Brasil.

2021 - 2021

Direitos dos imigrantes e orientações para o atendimento. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2021 - 2021

MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2021 - 2021

Uma Introdução às Migrações Internacionais no Brasil Contemporâneo. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2010 - 2014

Curso de Inglês. , Centro de Ensino FISK, FISK, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Internacional Público.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Sociologia Jurídica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Humanos.

Organização de eventos

FURLAN, Maria Luiza Favacho . Seminário Direito Internacional e Deslocamentos Humanos. 2021. (Congresso).

FURLAN, M. L. F. . X Encontro de Pesquisa Empírica em Direito - EPED. 2021. (Congresso).

Participação em eventos

1 Webnário sobre direitos humanos de grupos vulneráveis.A aplicação do conceito de grupo vulnerabilizado a mulheres em contexto migratório. 2021. (Encontro).

A perspectiva internacional da Amazônia. 2021. (Exposição).

Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA. 2021. (Encontro).

Seminário Direito Internacional e Deslocamentos Humanos.Maternidade e infância em deslocamento: Um estudo sobre mulheres e crianças migrantes. 2021. (Seminário).

Curso online sobre Feminismo - Por que Lutamos?. 2020. (Outra).

II Encontro Internacional de Sociologia, Política, Direito e História Intelectual. 2020. (Congresso).

Minicurso Virtual Teoria do Direito: perspectivas contemporâneas. 2020. (Outra).

V Congresso Nacional da FEPODI. DIREITOS HUMANOS, PLURALIDADE E TOLERÂNCIA: A DISTINÇÃO ENTRE ?NÓS? E ?ELES? CAUSADA PELAS POLÍTICAS ANTITERRORISTAS.. 2017. (Congresso).

V Seminário dos Monitores de Direito.A ressignificação estrutural da posse no contexto de constitucionalização do Direito Civil e sua influência na garantia de direitos fundamentais. 2017. (Seminário).

XVIII Jornada Jurídica do CESUPA.Os desafios do Poder Judiciário e o reconhecimento de direitos a filhos incestuosos: Ensaios sobre a aplicação do princípio da igualdade no Direito de Família.. 2017. (Seminário).

XVIII Jornada Jurídica do CESUPA.Direitos Humanos, Democracia e Tolerância: A distinção entre "nós" e "eles" causada pelas políticas antiterroristas.. 2017. (Seminário).

XVIII Jornada Jurídica do CESUPA.Os desafios do Poder Judiciário e o reconhecimento de direitos a filhos incestuosos: Ensaios sobre a aplicação do princípio da igualdade no Direito de Família.. 2017. (Seminário).

XVIII Jornada Jurídica do CESUPA.Direito à diferença como direito humano. 2017. (Seminário).

XXVI Encontro Nacional do CONPEDI. "A consagração do instituto civil da posse como elemento legitimador dos direitos e deveres fundamentais".. 2017. (Congresso).

IV Jornada de Teoria do Direito. As políticas antiterroristas na democracia: A tendência de naturalização das violações aos direitos humanos.. 2016. (Congresso).

Semana Jurídica - Democracia e o Poder Judiciário. A natureza antidemocrática das políticas antiterroristas e as violações aos direitos humanos. 2016. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Constitucionalismo e Democracia - O NOVO CONSTITUCIONALISMO LATINO-AMERICANO - Constitucionalismo Democrático e Direitos: desafios, enfrentamentos e perspectivas. Políticas antiterroristas e Direitos Humanos à luz do modelo de democracia de Ronald Dworkin.. 2016. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Natalia Mascarenhas Simões Bentes

BENTES, N. M. S.. Democracia, neoliberalismo e crise humanitária: a legitimidade de políticas anti-imigração e seus efeitos à ordem democrática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Luanna Tomaz de Souza

SMITH, A. S. P. O.SOUZA, Luanna Tomaz de.SIMIONI, F.. GÊNERO E MIGRAÇÕES NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO INTERSECCIONAL DO DESLOCAMENTO DE MULHERES WARAO DA VENEZUELA PARA BELÉM/PA. 2022. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Pará.

Luanna Tomaz de Souza

SOUZA, Luanna Tomaz de.SMITH, A. S. P. O.SIMIONI, F.. GÊNERO E MIGRAÇÕES NA AMAZÔNIA: INFLUÊNCIAS DA INTERSECÇÃO ENTRE GÊNERO E ETNIA NO DESLOCAMENTO DE MULHERES WARAO DA VENEZUELA PARA BELÉM/PA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Pará.

Loiane Prado Verbicaro

VERBICARO, Loiane Prado.; MELLO NETO, R. C. S.; BENTES, N. S.. Democracia, neoliberalismo e crise humanitária: a legitimidade de políticas anti-imigração e seus efeitos à ordem democrática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira Smith

Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira Smith; SOUZA, L. T.; SIMIONI, Fabiane. GÊNERO E MIGRAÇÕES NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO INTERSECCIONAL DO DESLOCAMENTO DE MULHERES WARAO DA VENEZUELA PARA BELÉM/PA. 2022. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Pará.

Fabiane Simioni

SMITH, A. S. P. O.;SIMIONI, F.; SOUZA, L. T.. GÊNERO E MIGRAÇÕES NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO INTERSECCIONAL DO DESLOCAMENTO DE MULHERES WARAO DA VENEZUELA PARA BELÉM/PA. 2022. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Pará.

Fabiane Simioni

SMITH, A.;SIMIONI, F.; SOUZA, L. T.. GÊNERO E MIGRAÇÕES NA AMAZÔNIA: INFLUÊNCIAS DA INTERSECÇÃO ENTRE GÊNERO E ETNIA NO DESLOCAMENTO DE MULHERES WARAO DA VENEZUELA PARA BELÉM/PA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal do Pará.

Foi orientado por

Loiane Prado Verbicaro

Democracia, neoliberalismo e crise humanitária: a legitimidade de políticas anti-imigração e seus efeitos à ordem democrática; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Loiane Prado Verbicaro;

Loiane Prado Verbicaro

Terrorismo, pluralidade e tolerância: a complexa convivência entre segurança pública e direitos humanos à luz do modelo de democracia de Ronald Dworkin; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Loiane Prado Verbicaro;

Loiane Prado Verbicaro

Democracia e crise humanitária: o neoliberalismo como fundamento das políticas anti-imigração - Pôster apresentado no XXVII Congresso Nacional do CONPEDI (Belém/PA); 2019; Orientação de outra natureza; (Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Loiane Prado Verbicaro;

Loiane Prado Verbicaro

Refugiados, políticas anti-imigratórias e crise humanitária: Uma análise a partir do discurso de solidariedade e soberania; Pôster apresentado no XXVII Encontro Nacional CONPEDI - Salvador; 2018; Orientação de outra natureza; (Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Loiane Prado Verbicaro;

Loiane Prado Verbicaro

Democracia, pluralidade e tolerância: o contraponto entre segurança nacional e garantia de direitos humanos à luz das políticas antiterroristas e da ideologia de combate ao inimigo - Trabalho defendido na V Jornada de Teoria do Direito - Conceitos disputados e questões controversas na Teoria do Direito; 2017; Orientação de outra natureza; (Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Loiane Prado Verbicaro;

Loiane Prado Verbicaro

As políticas antiterroristas na democracia: tendência de naturalização das violações aos direitos humanos - Trabalho defendido na IV Jornada de Teoria do Direito LAJUPA; Trabalho defendido na XVII Semana Jurídica da Escola de Direito do CESUPA; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Loiane Prado Verbicaro;

Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira Smith

GÊNERO E MIGRAÇÕES NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO INTERSECCIONAL DO DESLOCAMENTO DE MULHERES WARAO DA VENEZUELA PARA BELÉM/PA; 2022; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira Smith;

Produções bibliográficas

  • FURLAN, M. L. F. ; Verbicaro, Loiane . DEMOCRACIA, NEOLIBERALISMO E CRISE HUMANITÁRIA: POLÍTICAS ANTI-IMIGRAÇÃO E SEUS EFEITOS À ORDEM DEMOCRÁTICA. REVISTA PARADIGMA , v. 31, p. 151-180, 2022.

  • FURLAN, M. L. F. . DEMOCRACIA, NEOLIBERALISMO E CRISE HUMANITÁRIA: POLÍTICAS ANTI-IMIGRAÇÃO E SEUS EFEITOS À ORDEM DEMOCRÁTICA. REVISTA PARADIGMA , v. 31, p. 151-180, 2022.

  • FURLAN, Maria Luiza Favacho . DITADURA, SILENCIAMENTO E DIREITOS HUMANOS: A importância do Direito Internacional para a garantia dos direitos à memória e verdade à luz do caso Gomes Lund vs. Brasil. Revista Reflexão e Crítica do Direito , v. 8, p. 56-76, 2021.

  • FURLAN, M. L. F. ; BENTES, N. M. S. . A proteção de mulheres migrantes nos Sistemas Global e Regional de Direitos Humanos: uma análise a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Corte Interamericana de Direitos Humanos. In: Thiago Oliveira Moreira; Yara Maria Pereira Gurgel. (Org.). DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE Vol. 2. 1ed.Natal/RN: Editora Polimatia, 2022, v. 02, p. 45-69.

  • FURLAN, M. L. F. ; SA, Y. P. . Maternidade, família e infância em deslocamento: um estudo sobre mulheres e crianças migrantes. In: Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira Smith. (Org.). Pessoas em deslocamento: estudos jurídico-sociais. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2021, v. 1, p. 249-268.

  • FURLAN, M. L. F. . A objetividade e o estudo jurídico de grupos vulnerabilizados: um olhar sobre as mulheres em contexto migratório. In: Samuel Medeiros Rocha; Anne Vitória Santiago Morais do Nascimento; Yasmim Salgado Santa Brígida; Cristina Figueiredo Terezo Ribeiro; Ângela da Silva Santos. (Org.). Comissão de Relações Internacionais OAB-Pará. Anuário 2020-2021. 1ed.Belo Horizonte: Literando & Afins, 2021, v. 1, p. 77-94.

  • FURLAN, M. L. F. ; Verbicaro, Loiane . Direitos humanos, dignidade e terrorismo: um ensaio sobre democracia associativa e tolerância. In: Fabrício Veiga Costa; Heron José de Santana Gordilho; Deilton Ribeiro Brasil. (Org.). Estudos avançados de Direitos Humanos, Teoria do Direito e Desenvolvimento Sustentável. 1ed.Maringá/PR: IDDM Editora, 2018, v. 1, p. 149-179.

  • FURLAN, M. L. F. ; SMITH, A. S. P. O. . MULHERES EM CONTEXTO MIGRATÓRIO: A INTERSECCIONALIDADE ENTRE GÊNERO E MIGRAÇÕES. In: I ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI, 2020, Online. Anais do I Encontro Virtual do CONPEDI. Florianópolis: CONPEDI, 2020. p. 261-276.

  • FURLAN, M. L. F. ; FADEL, A. L. M. ; Verbicaro, Loiane . Políticas Antiterroristas e Direitos Humanos à luz do modelo de democracia de Ronald Dworkin. In: VI Congresso Internacional de Constitucionalismo e Democracia: O novo constitucionalismo latino-americano, 2017, Rio de Janeiro. Subjetividades e identidades: VI Congresso Internacional de Constitucionalismo e Democracia: O novo constitucionalismo latino-americano, 2016. v. 1.

  • FURLAN, M. L. F. . As políticas antiterroristas na democracia: A tendência de naturalização das violações aos direitos humanos. In: IV Jornada de Teoria do Direito, 2017, Belém. Anais da IV Jornada de Teoria do Direito: Consequências Práticas da Teoria do Direito, 2017.

  • FURLAN, M. L. F. . Mídia, opinião pública e a espetacularização da tragédia: Há limites para o 'show bussiness' criminológico?. In: I Congresso de Direito do Vetor Norte, 2017, Belo Horizonte. Anais do I Congresso de Direito do Vetor Norte, 2017.

  • FURLAN, M. L. F. ; GALENDE, Y. D. P. . DIREITOS HUMANOS, PLURALIDADE E TOLERÂNCIA: A DISTINÇÃO ENTRE ?NÓS? E ?ELES? CAUSADA PELAS POLÍTICAS ANTITERRORISTAS.. In: V CONGRESSO NACIONAL DA FEPODI, 2017, Campo Grande. Anais do V Congresso Nacional da FEPODI. Campo Grande: FEPODI/UFMS, 2017. p. 1059-1071.

  • FURLAN, M. L. F. . Democracia, pluralidade e tolerância: o contraponto entre segurança nacional e garantia de direitos humanos à luz das políticas antiterroristas e da ideologia de 'combate ao inimigo'.. In: V Jornada de Teoria do Direito: conceitos disputados e questões controversas na Teoria do Direito, 2018, Belém. Anais da V Jornada de Teoria do Direito: conceitos disputados e questões controversas na Teoria do Direito. Belém: Even 3, 2018.

  • FURLAN, M. L. F. ; SMITH, A. S. P. O. . Mulheres e migrações: um olhar de gênero sobre os deslocamentos humanos. In: XI Congresso Internacional ABraSD, 2020, Online. Anais do XI Congresso Internacional da ABraSD: resumos, 2020. p. 306-307.

  • FURLAN, M. L. F. . A aplicação do conceito de grupo vulnerabilizado a mulheres em contexto migratório. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FURLAN, M. L. F. ; SMITH, A. S. P. O. . A objetividade e o estudo jurídico de grupos vulnerabilizados: um olhar sobre as mulheres em contexto migratório. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FURLAN, M. L. F. ; SA, Y. P. . Maternidade e infância em deslocamento: Um estudo sobre mulheres e crianças migrantes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FURLAN, Maria Luiza Favacho ; SMITH, A. S. P. O. . Mulheres em contexto migratório: A interseccionalidade entre gênero e migrações.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FURLAN, Maria Luiza Favacho . X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM FILOSOFIA DA UFPA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FURLAN, Maria Luiza Favacho ; SMITH, A. S. P. O. . MULHERES E MIGRAÇÕES: um olhar de gênero sobre os deslocamentos humanos.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FURLAN, M. L. F. ; MELLO NETO, R. C. S. . Neoliberalismo e democracia: O processo de despolitização do cidadão consumidor.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FURLAN, M. L. F. . Relato de experiências como monitora do curso de Direito (Semana dos Calouros 2019). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FURLAN, M. L. F. . Políticas anti-imigratórias e crise humanitária: uma análise a partir do discurso de solidariedade e soberania.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FURLAN, M. L. F. . DEMOCRACIA E CRISE HUMANITÁRIA: O neoliberalismo como fundamento das políticas anti-imigração.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FURLAN, M. L. F. . Democracia e crise humanitária: O neoliberalismo como fundamento das políticas anti-imigração. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FURLAN, M. L. F. . Terrorismo, pluralidade e tolerância: A complexa convivência entre segurança pública e direitos humanos à luz do modelo de democracia de Ronald Dworkin.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FURLAN, M. L. F. ; Verbicaro, Loiane . Refugiados, políticas anti-imigratórias e crise humanitária: Uma análise a partir do discurso de solidariedade e soberania.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FURLAN, M. L. F. ; Verbicaro, Loiane ; MELLO NETO, R. C. S. . Desfundando a democracia: Análise do processo de desdemocratização dos Estados Unidos por meio de práticas atentatórias aos valores fundacionais à democracia.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FURLAN, M. L. F. ; MELLO NETO, R. C. S. . A necessidade de pertencimento à comunidade política: de apátrida a cidadão.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FURLAN, M. L. F. ; SILVA, A. O. . O processo como instrumento de garantia dos direitos fundamentais: Ponderações sobre a tutela provisória e o controle de políticas públicas pelo Poder Judiciário.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FURLAN, M. L. F. . Relato de experiências como monitora (Semana dos Calouros 2018). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. O. ; FURLAN, M. L. F. . O processo como instrumento de garantia dos direitos fundamentais: Ponderações sobre a tutela provisória e o controle de políticas públicas pelo Poder Judiciário.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FURLAN, M. L. F. ; GALENDE, Y. D. P. . Direitos Humanos, pluralidade e tolerância: A distinção entre 'nós' e 'eles' causada pelas políticas antiterroristas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FURLAN, M. L. F. . Democracia, pluralidade e tolerância: O contraponto entre segurança nacional e garantia de direitos humanos à luz das políticas antiterroristas e da ideologia de combate ao inimigo.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FURLAN, M. L. F. ; CARVALHO, B. B. . A consagração do instituto civil da posse como elemento legitimador das relações sociais e dos direitos e deveres fundamentais.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FURLAN, M. L. F. ; CARVALHO, B. B. . Os desafios do Poder Judiciário e o reconhecimento de direitos a filhos incestuosos: Ensaios sobre a aplicação da igualdade no Direito de Família.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FURLAN, M. L. F. . A ressignificação estrutural da posse no contexto de constitucionalização do Direito Civil e sua influência na garantia de direitos e deveres fundamentais.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FURLAN, M. L. F. ; CARVALHO, B. B. . Os desafios do Poder Judiciário e o reconhecimento de direitos a filhos incestuosos: Ensaios sobre a aplicação do princípio da igualdade no Direito de Família.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FURLAN, M. L. F. ; GALENDE, Y. D. P. . Direitos Humanos, democracia e tolerância: A distinção entre 'nós' e 'eles' causada pelas políticas antiterroristas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FURLAN, M. L. F. . O direito à diferença como um direito humano.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FURLAN, M. L. F. . Mídia, opinião pública e a espetacularização da tragédia: Há limites para o 'show bussiness' criminológico?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FURLAN, M. L. F. . A natureza antidemocrática das políticas antiterroristas e a tendência de naturalização das violações aos direitos humanos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FURLAN, M. L. F. . As políticas antiterroristas na democracia: A tendência de naturalização das violações aos direitos humanos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FURLAN, M. L. F. ; Verbicaro, Loiane ; FADEL, A. L. M. . Políticas antiterroristas e direitos humanos à luz do modelo de democracia de Ronald Dworkin.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

FURLAN, Maria Luiza Favacho . Mulheres e migrações: um olhar de gênero sobre os deslocamentos humanos. 2020; Tema: FILPED Discute: Vídeos semanais do grupo de pesquisa FILPED. (Rede social).

FURLAN, MARIA LUIZA FAVACHO . Diz aí! Relato de experiências sobre o ciclo de leituras. 2020; Tema: Diz aí! Relato de experiências do grupo Leitoras Cabanas. (Rede social).

FURLAN, M. L. F. . UFPA na Marcha Virtual pela Ciência. 2020. (Site).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2022

    Relações Raciais, Interseccionalidade e Pensamento Feminista, Descrição: A linha de pesquisa objetiva o estudo das temáticas que envolvem relações raciais, interseccionalidade e pensamento feminista. Desta feita, discute-se questões concernentes a problemas traduzidos por discriminação racial, seletividade do sistema criminal e encarceramento em massa, assim como a especificidade do racismo no Brasil. A linha abrange ainda as discussões sobre as desigualdades decorrentes da divisão sexual do trabalho à luz da intersecção com raça e classe que resultam na ausência da mulher nos espaços de poder, a exemplo da sub-representação na política. Discute-se também as diversas formas de violências e vulnerabilidades, decorrentes dos eixos de subordinações sexismo, racismo, classismo, capacitismo, dentre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Luiza Favacho Furlan - Integrante / Juliana Pantoja Machado - Integrante / Sandra Guimarães - Coordenador.

  • 2020 - Atual

    A Proteção de pessoas em deslocamento pelo Direito Internacional, Descrição: No presente projeto pretende-se estudar uma preocupação antiga: os deslocamentos humanos, que sempre existiram em face da busca constante das pessoas por locais onde a prosperidade e paz lhe permitissem uma vida mais profícua. Porém, diante dos atuais fluxos migratórios reportados na mídia nacional e internacional, foi sendo perceptível uma movimentação massiva de pessoas, forçadas a abandonar os seus locais de origem, sujeitando-se a atravessar percursos complexos, quer pela longa distância, quer pela incerteza das condições que encontrariam no local de destino. Assim, objetiva-se estudar os deslocamentos internacionais atuais, especialmente aqueles forjados por graves situações de violação dos direitos humanos, para observar em que medida os diplomas legais internacionais e nacionais abordam as questões acima citadas, bem como se e como realizam a proteção da pessoa em deslocamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Luiza Favacho Furlan - Integrante / Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira Smith - Coordenador.

  • 2019 - 2022

    Grupo de Pesquisa Filosofia Prática: Investigações em Política, Ética e Direito, Descrição: O grupo propõe-se a investigar assuntos relativos à Filosofia Prática (Política, Ética e Direito), de modo especial temas que dialoguem com as humanidades e com as ciências sociais, discutindo filosofia e feminismo; igualdade de gênero; filosofia produzida por filósofas; redefinições das esferas pública e privada no debate feminista; teorias da justiça; direitos humanos; modelos de democracia e revisão das teorias democrático-liberais; as tensões entre capitalismo e democracia; liberalismo e neoliberalismo; crise democrática, autoritarismo, fascismo e estado de exceção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Luiza Favacho Furlan - Integrante / loiane da ponte souza prado verbicaro - Coordenador.

  • 2017 - 2017

    O caráter antidemocrático das políticas antiterroristas e a naturalização das violações aos direitos humanos a partir do discurso institucionalizado de rejeição das diferenças., Descrição: O projeto de pesquisa, vinculado ao PIBICT/CESUPA 2017, tem como objeto de estudo a relação existente entre terrorismo, democracia e direitos humanos. Parte, para tanto, da análise do modelo de democracia de Ronald Dworkin, que apresenta uma severa crítica à perspectiva majoritária de democracia, centrada, precipuamente, na dimensão procedimental e no peso dos números, em detrimento da dimensão conteudística e valorativa de preservação dos direitos humanos, trunfos que merecem preservação, a despeito da discordância na maioria. É neste contexto que o trabalho se propõe a investigar os limites do combate ao terrorismo em democracias contemporâneas que pretendam respeitar a dignidade humana, para que se possa refutar discursos excludentes que ratificam o argumento do ?nós? x ?eles?, baseado no fortalecimento de políticas discriminatórias e violadoras dos direitos humanos que representam, sobretudo, uma tentativa de aniquilação de diferenças culturais, políticas e econômicas das minorias, entre as quais se destaca o povo árabe.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Luiza Favacho Furlan - Integrante / loiane da ponte souza prado verbicaro - Coordenador / Sandro Alex de Souza Simões - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Democracia, Poder Judiciário e Direitos Humanos vinculado ao grupo registrado no Diretório do CNPQ junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro Universitário do Pará, Descrição: O grupo de pesquisa "Democracia, Poder Judiciário e Direitos Humanos", registrado no Diretório do CNPQ e vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro Universitário do Pará propõe-se a discutir modelos e teorias democráticas, enfrentando as seguintes abordagens: os desenhos institucionais capazes de viabilizar as bases de um Estado de Direito; as relações entre os poderes; os limites do presidencialismo de coalizão; a perda de legitimidade do sistema político e a consequente transferência compensatória para as instâncias judiciais; o estabelecimento de um novo papel ao Judiciário, que passa ser visto como o guardião de promessas; os méritos e deméritos democráticos das decisões do Judiciário em questões políticas e os perigos de uma democracia de juízes; a convivência com desacordos à luz da teoria do direito (positivismo e interpretativismo); modelos de democracia nas suas relações com a afirmação e realização dos direitos humanos e com os valores democráticos de liberdade, tolerância, respeito às diferenças, autonomia e igualdade. O grupo tem o objetivo de estabelecer o aprofundamento investigativo nas referidas temáticas, a partir de distintos marcos teóricos, promover seminários, traduções de obras para o português e publicações de artigos científicos em congressos e revistas especializadas. AMANDA NAIF e VALESKA FERREIRA: O impacto da crise do liberalismo econômico sobre a democracia segundo Richard Posner ANA VICTÓRIA MACHADO: Antoine Garapon e sua concepção de democracia ANNA LAURA MANESCHY FADEL: Liberdade em Ronald Dworkin ISABELLE RODRIGUES: A refutação de Dworkin ao ceticismo quanto às pretensões juridicamente tuteladas; LICIANE VALE e YANCA MEDEIROS: O papel político do juiz em Garapon MARIA LUIZA FURLAN: As políticas antiterroristas na democracia: a tendência de naturalização das violações de direitos humanos PIETRA GALUTTY: A convivência com desacordos morais à luz da teoria de Jeremy Waldron RENATA FIGUEIREDO e KÉZIA REZENDE: O presidencialismo de coalizão, governabilidade e crise à luz da democracia brasileira YASMIN GALENDE: As críticas de Stephen Munzer à tese da única resposta correta de Dworkin.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Luiza Favacho Furlan - Integrante / Paloma Sá Souza Simões - Integrante / loiane da ponte souza prado verbicaro - Coordenador / ANNA LAURA MANESCHY FADEL - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Dignidade e Direitos Humanos na perspectiva de Democracia de Ronald Dworkin, Descrição: O projeto de pesquisa, vinculado ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica-PIBICT/CESUPA, tem por objetivo analisar a concepção de democracia, contemporaneamente compreendida a partir da ideia de dignidade humana e direitos humanos, à luz da teoria liberal igualitária de Ronald Dworkin.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Luiza Favacho Furlan - Integrante / Paloma Sá Souza Simões - Integrante / loiane da ponte souza prado verbicaro - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará, Reitoria. , Rua Augusto Corrêa, nº 01, Guamá, 66075110 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32017114

Experiência profissional

2020 - 2022

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Mestranda

2019 - 2022

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Pesquisadora do grupo de pesquisa CNPQ "Filosofia Prática: investigações em ética, política e Direito" (FILPED), vinculado à Faculdade de Filosofia e ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH da Universidade Federal do Pará.

2021 - 2021

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente

Outras informações:
Estagiária docente vinculada à disciplina "Direito Internacional Público" junto à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará, sob supervisão da Profa. Dra. Andreza Smith.

Atividades

  • 02/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD.,Linhas de pesquisa

2015 - 2016

Tribunal de Justiça do Estado do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2020

Procuradoria Geral do Estado do Pará (PA)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor jurídico, Carga horária: 40

2016 - 2017

Procuradoria Geral do Estado do Pará (PA)

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2017

Tuma, Castelo Branco e Ribeiro Advogados Associados

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2020 - 2021

Ministério Público do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor jurídico

2017 - 2019

Ministério Público do Estado do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

2017 - 2019

Instituto Brasileiro de Direito de Família

Vínculo: Membro associado, Enquadramento Funcional: Membro associado, Carga horária: 20

2020 - 2021

Liga Acadêmica Jurídica do Pará

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Integrante do Núcleo de Estudos Avançados em Direito Internacional dos Direitos Humanos - NEADIDH.

2020 - 2022

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará

Vínculo: Membro de comissão, Enquadramento Funcional: Membro de comissão

Outras informações:
Membro da Comissão de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará - OAB/PA.

2018 - 2018

Centro Universitário do Estado do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Outras informações:
Aprovação em processo seletivo para exercer a atividade de monitora das disciplinas Teoria Geral do Processo, Processo Civil I e Processo Civil II, sob a orientação do Prof. Dr. Adelvan Olivério.

2017 - 2018

Centro Universitário do Estado do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisadora vinculada ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica - PIBICT/CESUPA, com o tema: "Terrorismo, pluralidade e tolerância: A complexa convivência entre segurança pública e direitos humanos à luz do modelo de democracia de Ronald Dworkin", sob orientação da Profa. Dra. Loiane Prado Verbicaro.

2017 - 2017

Centro Universitário do Estado do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Outras informações:
Aprovação em processo seletivo para exercer a atividade de monitora das disciplinas Teoria Geral do Direito Civil, Direito Civil I e Direito Civil II, sob a orientação do Prof. Me. Bruno Brasil de Carvalho.

2016 - 2016

Centro Universitário do Estado do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Outras informações:
Aprovação em processo seletivo para exercer a atividade de monitora da disciplina Introdução ao Estudo do Direito I e II, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Dib Taxi.

Atividades

  • 02/2016 - 06/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Direito.,Linhas de pesquisa