Joao Pedro Barros Klinkerfus

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), graduanda na licenciatura em Ciências Sociais e formada bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista CAPES. Formada técnica em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Sob orientação da Prof. Dra. Flavia Medeiros tenho pesquisado nos temas de antropologia política, Estado, violência, segurança pública, etnografia digital, narrativas, audiovisual e estudos trans. Atriz e drag queen.

Informações coletadas do Lattes em 18/01/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Antropologia Social

2023 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Flavia Medeiros.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Abi - Ciências Sociais

2019 - 2023

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: ?INJUSTA AGRESSÃO?: Uma etnografia das narrativas sobre violência e morte escritas pela PMSC
Orientador: Flavia Medeiros

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Alimentos

2016 - 2018

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso

Ensino Fundamental (1º grau)

2012 - 2015

Escola Estadual Santo Antônio

Formação complementar

2022 - 2022

Extensão universitária em Consciência da ciência ou sociedade sem ciência?. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

KLINKERFUS, J. P. . V Seminário de Ações Afirmativas do PPGAS/UFSC. 2023. (Congresso).

KLINKERFUS, J. P. . Jornadas Antropológicas 2023. 2023. (Congresso).

KLINKERFUS, J. P. . XX Semana Acadêmica de Ciências Sociais: O Cientista Social e a Conjuntura. 2019. (Outro).

Participação em eventos

2 Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias. 2023. (Outra).

3 Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias. 2023. (Outra).

Jornadas Antropológicas 2023. 2023. (Seminário).

V Seminário de Ações Afirmativas do PPGAS/UFSC. 2023. (Seminário).

32 Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC).Desigualdades e conflitos na gestão de mortes naturais: uma análise etnográfica da construção social de mortos por covid-19 na Grande Florianópolis. 2022. (Seminário).

IV Seminário de Ações Afirmativas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. 2022. (Seminário).

31 Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC) da UFSC.Desigualdades e conflitos na gestão de mortes: uma análise etnográfica das técnicas e da burocracia na construção de mortos na Grande Florianópolis. 2021. (Seminário).

I Seminário no N'AYA: Políticas de Acesso e Permanência para Pessoas Trans e Travestis do Ensino Superior na UFSC. 2021. (Seminário).

Jornadas Antropológicas PPGAS | UFSC 2021.UM LUGAR À MESA: Um estudo sobre segurança pública, direitos humanos, violência e gênero dentro da ALESC. 2021. (Simpósio).

Jornadas Antropológicas PPGAS | UFSC 2021.?SEI QUEM EU SOU, NÃO SOU OS SEUS MEDOS?: Monstruosidade e autodeterminação em narrativas da transgeneridade. 2021. (Simpósio).

VIII Seminário Internacional do InEAC.Direitos humanos e a pandemia em Santa Catarina: a representação dos direitos da ?mulher? como direitos mais humanos. 2021. (Seminário).

VII Simpósio Paranaense de Ciências Sociais.A necrópolis da Ilha da Magia: raça, classe e violência na geografia da Grande Florianópolis. 2021. (Simpósio).

XX Semana Acadêmica de Ciências Sociais: O Cientista Social e a Conjuntura. 2019. (Outra).

II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx). 2018. (Congresso).

II Simpósio de Iniciação Científica do IFMT Campus Rondonópolis (SICRo). 2018. (Simpósio).

1 Circuito de Arte e Cultura (IFMT - Campus Rondonópolis).Circuito de Arte e Cultura. 2017. (Outra).

5ª Jornada Científica e 5 Simpósio Caminhos da Extensão. 2016. (Simpósio).

Encntro de Responsabilidade Socioambiental. "Educação Ambiental: Consciência e Cidadania". 2016. (Encontro).

Foi orientado por

Flávia Medeiros Santos

A gestão institucional de mortes violentas na Grande Florianópolis; ; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • KLINKERFUS, J. P. . A FAMÍLIA E A VIDA TRANS: CONTRIBUIÇÕES SOBRE O PARENTESCO NO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DE MULHERES TRANS E TRAVESTIS. REVISTA TEXTOS GRADUADOS , v. 8, p. 118-134, 2022.

  • KLINKERFUS, J. P. . Quem morre na pandemia?. REVISTA POLÍTICAS PÚBLICAS & CIDADES , v. 2, p. 1-5, 2021.

  • KLINKERFUS, J. P. . A MONSTRUOSIDADE DE TUDO QUE É NEGRO: A ANTINEGRITUDE DO CINEMA DE HORROR ÀS PÁGINAS DOS JORNAIS. REVISTA ENSAIOS , v. 18, p. 49-71, 2021.

  • KLINKERFUS, J. P. . Um lugar à mesa: Um estudo sobre segurança pública, direitos humanos,violência e gênero dentro da ALESC. In: Jornadas Antropológicas 2021, 2022, Florianópolis. Entre precariedades e estratégias de (re)existências: imaginar é preciso. Recife: Seriguela Editora, 2021. v. 1. p. 1-640.

  • DIAS, D. M. ; KLINKERFUS, J. P. . ?Sei quem eu sou, não sou os seus medos?: monstruosidade e autodeterminação em narrativas da transgeneridade. In: Jornadas Antropológicas 2021, 2022, Florianópolis. Entre precariedades e estratégias de (re)existências: imaginar é preciso. Recife: Seriguela Editora, 2021. v. 1. p. 1-640.

  • KLINKERFUS, J. P. . Os direitos da ?mulher? como direitos mais humanos: notas sobre direitos humanos e a pandemia em Santa Catarina. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO INCT-INEAC: SEGURANÇA PÚBLICA, CONFLITOS E TECNOLOGIAS SOCIAIS E ELEITORAIS, 2021, Niterói. Anais do VIII Seminário Internacional do INCT-InEAC: Políticas públicas, direitos e conflitos em tempos de pandemia. Niterói: NEPEAC, 2021. v. 2. p. 1-632.

  • KLINKERFUS, J. P. . Desigualdades e conflitos na gestão de mortes naturais: uma análise etnográfica da construção social de mortos por covid-19 na Grande Florianópolis. In: 32 SIC Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC, 2022, Florianópolis. 32 SIC Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC. Florianópolis: Editora da UFSC, 2022. p. 1-784.

  • KLINKERFUS, J. P. . Direitos humanos e a pandemia em Santa Catarina: a representação dos direitos da ?mulher? como direitos mais humanos. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO INCT-INEAC: SEGURANÇA PÚBLICA, CONFLITOS E TECNOLOGIAS SOCIAIS E ELEITORAIS, 2021, Niterói. Anais do VIII Seminário Internacional do INCT-InEAC: Políticas públicas, direitos e conflitos em tempos de pandemia.. Niterói: NEPEAC, 2021. v. 2. p. 1-632.

  • KLINKERFUS, J. P. . Nossas epistemologias: apresentação dos temas de pesquisa des alunes das ações afirmativas do PPGAS-UFSC. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MALAQUIAS, G. A. ; SILVA, A. B. ; KLINKERFUS, J. P. . A cena ballroom da Grande Florianópolis: Transgeneridade, categorizações locais e experiências dos treinos às balls. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KLINKERFUS, J. P. . Da ?nota de pesar? à ?injusta agressão?: uma etnografia das narrativas sobre morte escritas pela PMSC. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KLINKERFUS, J. P. . A copaganda em Santa Catarina: uma análise etnográfica dos meios de comunicação da PMSC. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KLINKERFUS, J. P. . ?Injusta agressão?: violência, morte e a autorrepresentação da segurança pública em Santa Catarina. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KLINKERFUS, J. P. . Desigualdades e conflitos na gestão de mortes: uma análise etnográfica das técnicas e da burocracia na construção de mortos na Grande Florianópolis. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KLINKERFUS, J. P. . Direitos humanos e a pandemia em Santa Catarina: a representação dos direitos da ?mulher? como direitos mais humanos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KLINKERFUS, J. P. . A necrópolis da Ilha da Magia: raça, classe e violência na geografia da Grande Florianópolis. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

KLINKERFUS, J. P. . Identidades, urbanização e análises sociológicas: o mundo de hoje. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

KLINKERFUS, J. P. . Klinker, A Drag das Sociais. 2020; Tema: Arte Drag, Comunidade LGBT e problemáticas sociais. (Rede social).

KLINKERFUS, J. P. . Desigualdades e conflitos na gestão de mortes: uma análise etnográfica das técnicas e da burocracia na construção de mortos na Grande Florianópolis. 2021. Vídeo.

KLINKERFUS, J. P. . Klinker e a Pane no Sistema. 2019 (Performance e Artes Visuais).

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2022

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor pedagógico, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monitor da disciplina Estudos Afro-Brasileiros (ANT7701), disciplina obrigatória para o curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A disciplina foi ministrada pela professora Dra. Flavia Medeiros (ANT/UFSC) no semestre 2022.2.

2021 - 2022

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2020 - 2021

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2017 - 2017

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor pedagógico, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor pedagógico na disciplina "Princípio das Operações Unitárias", orientado pelo professor Diego Dias Carneiro (ID Lattes: 0054448406018327). para o curso Técnico em Alimentos Integrado ao Nível Médio