Juliana Dos Santos Duarte

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Pará com especialização em Musculação e Personal Trainer pela CPÓS. Mestrado em andamento no Programa de Pós Graduação em Neurociencia e Biologia Celular (2019- ). Membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Integrante do projeto Grupo Parkinson no qual promove terapias em dança voltada as necessidades fisiopatológicas e necessidade de pacientes com doença Parkinson, auxilia na elaboração das metodologias das aulas e investiga os efeitos da dança em funções cognitivas, motoras e neuropsiquiátricas desse grupo. Principais temas de estudo e atuação: Cognição; Envelhecimento; Doença de Parkinson e terapias baseadas no exercício físico;Treinamento Físico e aperfeiçoamento de capacidades físicas.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Neurociências e Biologia Celular

2019 - Atual

Universidade Federal do Pará
Título: Terapia em dança para doença de Parkinson: efeitos no movimento, função executiva, qualidade de vida e condições neuropsiquiátricas,Orientador:
Carlomagno Pacheco Bahia.Coorientador: Lane Viana Krejcova. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Musculação e Personal Trainer

2015 - 2017

Faculdade Integrada da Amazônia
Título: Dança como tratamento complementar e os efeitos na qualidade de vida em indivíduos com a doença de Parkinson
Orientador: Lane Viana Krejcova

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física

2010 - 2013

Universidade Estadual do Pará
Título: Estudo Comparativo entre a Escala de Desenvolvimento Motor e o Teste de Desenvolvimento Motor Grosso - Segunda edição
Orientador: Ricardo Figueiredo Pinto

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Centro de Ensino Ideal

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

'Como utilizar o Image J?. (Carga horária: 2h). , XIII Reunião Regional da FeSBE, FESBE, Brasil.

2018 - 2018

A inflamação na patogênese de doenças neurodegenerativas. , Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, SBNeC, Brasil.

2018 - 2018

Primeiros Socorros - Atendimento Pré-Hospitalar. (Carga horária: 8h). , APH FIRE, APH, Brasil.

2018 - 2018

Curso Sobre Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. (Carga horária: 10h). , Instituto de Ciências da Saúde, ICS, Brasil.

2018 - 2018

Baila Parkinson - trabalho terapêutico em dança com parkisonianos. (Carga horária: 4h). , Grupo Parkinson, GP, Brasil.

2018 - 2018

Semana Nacional do Cérebro 2018: Memória e Aprendizado. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2017 - 2017

Anatomia Palpatória orientada para a Clínica. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2017 - 2017

De onde vem a dor da coluna?. (Carga horária: 2h). , Instituto Cefisa, CEFISA, Brasil.

2017 - 2017

O uso da eletroencefalografia quantitativa (EEGQ) na pesquisa de aspectos. (Carga horária: 2h). , Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, SBNeC, Brasil.

2017 - 2017

Neurociência: Educação e Sociedade. (Carga horária: 2h). , Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, SBNeC, Brasil.

2017 - 2017

Anatomia, biomecânica e mecanismos de lesões do LCA. (Carga horária: 3h). , Instituto Cefisa, CEFISA, Brasil.

2013 - 2013

1º Treinamento de Avaliação Física da Academia dos Anjos. (Carga horária: 4h). , Academia dos Anjos, ADA, Brasil.

2012 - 2012

Curso Modular de Extensão em Radiologia. (Carga horária: 6h). , Evolução Radiológica, EV, Brasil.

2012 - 2012

Curso de arbitragem de basketball. (Carga horária: 16h). , Federação Paraense de Basketball, FPB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Neurociências.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DUARTE, J. S. . Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. 2019. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIII Reunião Regional da FeSBE. A DANÇA PODE SER EFICAZ NA ATENUAÇÃO DOS DÉFICITS COGNITIVOS DA DOENÇA DE PARKINSON: ENSAIOS PRELIMINARES UTILIZANDO A BATERIA CANTAB. 2019. (Congresso).

XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DANÇA ? Dança na/da rua: caminhos possíveis. 2019. (Seminário).

IV Simpósio de Reabilitação de Joelho. 2018. (Simpósio).

VI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA AMAZÔNIA. A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE DANÇA SOBRE A MOBILIDADE, O RISCO DE QUEDAS E A QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM A DOENÇA DE PARKINSON. 2018. (Congresso).

XLI Reunião Anual da SBNeC. A dança como terapia adjuvante na Doença de Parkinson: efeitos sobre função motora, cognitiva e qualidade de vida. 2018. (Congresso).

XL Reunião Anual da SBNeC.A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE DANÇA SOBRE A MOBILIDADE, O RISCO DE QUEDAS E A QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM A DOENÇA DE PARKINSON. 2017. (Outra).

Simpósio da Liga Acadêmica de Traumatologia e Ortopedia do Pará. 2016. (Simpósio).

I Jornada Científica de Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força. 2015. (Outra).

IX Semana da Saude do CCBS-UEPA. 2011. (Seminário).

X SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.A importância da educação física escolar na organização social do currículo no ensino básico. 2011. (Seminário).

Feira de Orientação Profissional do Ensino Médio e Tecnológico da Rede Pública Estadual. 2010. (Feira).

PROJETO MEIA MARATONA SESC PARÁ 2010. 2010. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Adso R

DUARTE, J. S.. P. Tavares e Leonel Antonio de Oliveira L. da Silva.O uso de jogos eletrônicos e suas adaptações nas aulas de educação física. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação Física) - Faculdade da Amazônia de Ananindeua.

Aluno: Márcia Gselle Bitencourt Lourenço

DUARTE, J. S.. A dança como terapia e as funções neuropsicológicas na doença de Parkinson: umas análise pela perspectiva do pacientes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Livia Cristina Santiago Barbosa

DUARTE, J. S.. Baila Parkinson: Um olhar da dança sobre os aspectos cognitivos da doença de Parkinson. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Auxiliadora Monteiro

MONTEIRO, M. A.. Estudo Comparativo entre a Escala de Desenvolvimento Motor Grosso segunda Edição. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlomagno PACHECO BAHIA

Avaliação do Efeito Neuroprotetor do Exercício Físico Voluntário em Modelo Experimental de AVE Isquêmico Focal no Córtex Sensório-Motor; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lane Viana Krejcova

Dança como tratamento complementar e os efeitos na qualidade de vida em indivíduos com a doença de Parkinson; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Musculação e Personal Trainer) - Faculdade Integrada da Amazônia; Orientador: Lane Viana Krejcova;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DUARTE, J. S. ; LOURENCO, V. H. B. ; BAHIA, C. P. ; DINIZ, C. W. P. ; KREJCOVA, L. V. . A DANÇA PODE SER EFICAZ NA ATENUAÇÃO DOS DÉFICITS COGNITIVOS DA DOENÇA DE PARKINSON: ENSAIOS PRELIMINARES UTILIZANDO A BATERIA CANTAB. In: XIII Reunião Regional da FeSBE, 2019, BELEM. XIII Reunião Regional da FeSBE, 2019.

  • DUARTE, J. S. . A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE DANÇA SOBRE A MOBILIDADE, O RISCO DE QUEDAS E A QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM A DOENÇA DE PARKINSON. In: VI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA AMAZÔNIA, 2018. VI Congresso de Educação em Saúde da Amazônia, 2018.

  • LOBATO, B. L. S. ; DUARTE, J. S. ; ROMERO, K. N. ; DIAS, B. V. ; KREJCOVA, L. V. . THERAPEUTIC DANCING FOR PARKINSON?S DISEASE: THE EFFECTS ON MOVEMENT, COGNITION AND QUALITY OF LIFE. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Neurologia, 2018, São Paulo. XXVIII Congresso Brasileiro de Neurologia, 2018.

  • DUARTE, J. S. ; ROMERO, K. N. ; DIAS, B. V. ; LOBATO, B. L. S. ; BAHIA, C. P. ; KREJCOVA, L. V. . A dança como terapia adjuvante na Doença de Parkinson: efeitos sobre função motora, cognitiva e qualidade de vida. In: XLI Reunião Anual da SBNeC, 2018, Santos. XLI REUNIÃO ANUAL DA SBNeC, 2018.

  • CARNEIRO, A. Z. M. ; COHEN, W. C. ; DUARTE, J. S. ; ALCANTARA, W. A. ; BAHIA, C. P. ; KREJCOVA, L. V. . A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE DANÇA SOBRE A MOBILIDADE, O RISCO DE QUEDAS E A QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM A DOENÇA DE PARKINSON. In: XL Reunião Anual da SBNeC, 2017, Araraquara. XL Reunião Anual da SBNeC, 2017.

  • FARO, H. K. C. ; BENITAH, E. M. L. ; DUARTE, J. S. . A importância da Educação Física escolar na organização social do currículo no ensino básico. In: X SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO, 2011, Belém. X SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO, 2011.

  • DUARTE, J. S. . A influência do exercício físico nos processos cognitivos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DUARTE, J. S. . Grupo Parkinson. 2017; Tema: Parkinson. (Site).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Grupo Parkinson, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lane Viana Krejcova em 09/01/2020., Descrição: O Grupo Parkinson surgiu em 2015 a partir dos trabalhos do Grupo de Pesquisas em Neurociências Aplicadas à Dança da Escola de Teatro e Dança da UFPA, coordenado pela prof. Lane Viana Krejčová. Este grupo explora as possibilidades da dança numa perspectiva multidisciplinar, estudando as relações do corpo com o meio ambiente e os processos neurais que embasam a expressão, criação, percepção estética e aspectos emocionais, sensoriais e motores ligados à dança. A Doença de Parkinson apresenta manifestações motoras e não-motoras que comprometem a qualidade de vida do paciente e cuidador, e a associação de terapias complementares à farmacológica é altamente recomendada. Nosso trabalho é desenvolvido no sentido de ofertar assistência gratuita em terapias complementares para pacientes com a Doença de Parkinson, e investigar o potencial das mesmas na atenuação da progressão sintomática e na qualidade de vida. O grupo desenvolve metodologias específicas de trabalho voltadas às necessidades do paciente com Parkinson num caráter multidisciplinar, envolvendo docentes e discentes de diversas áreas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Dos Santos Duarte - Integrante / Lane Viana Krejcova - Coordenador / Wallesson Amaral Alcantara - Integrante / BRUNO LOPES DOS SANTOS LOBATO - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde. , Avenida Generalíssimo Deodoro - até 1257 - lado ímpar, Umarizal, 66050160 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 1982180108

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2016

Academia dos Anjos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

2013 - 2013

Academia dos Anjos

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

2011 - 2012

Bodytech

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Desempenhei a função de estagiaria de musculação, obtendo um bom desempenho na avaliação final.