Michael Alessandro Ferreira dos Santos

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2016-2020).

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Sociais

2016 - 2020

Universidade Federal do Vale do São Francisco
Título: "Casos de HIV/AIDS em Petrolina-PE: Um perfil sociodemográfico"
Orientador: José Hermógenes Moura da Costa

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2008

Escola Professora Adelina Almeida

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Doutrina Política: Socialismo - Turma 1. (Carga horária: 20h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.

2019 - 2019

Um Por Todos e Todos Por Um. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2019 - 2019

Conselhos de Promoção da Igualdade Racial. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2019 - 2019

Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2018 - 2018

GESTÃO DO PNAE PARA OS NEA?S. (Carga horária: 80h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Questões de Gênero.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: HIV/AIDS.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sexualidade.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SCIENTEX).O papel das igrejas, dos sindicatos e dos partidos políticos na trajetória social da Associação Povo Unido. 2018. (Outra).

XI Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SCIENTEX). 2018. (Outra).

Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento. O discurso da participação: teoria e metodologia do Capital Social para o trabalho nas áreas rurais.. 2017. (Congresso).

Mesa-redonda - Transformações no Mundo Rural: novos desafios e a relação campo/cidade. 2017. (Congresso).

Mesa-redonda - UNIVASF 2030 - A Universidade e o Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU). 2017. (Congresso).

Mesa-redonda - Violência no Campo e Direitos das Comunidades Tradicionais. 2017. (Congresso).

As implicações da resolução 510/2016 na tramitação de projetos de pesquisa das áreas de ciências humanas e sociais. 2016. (Outra).

I Fórum juventudes, políticas e educação. 2016. (Outra).

IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SCIENTEX). 2016. (Outra).

Leis e população negra: a reserva de vagas nos concursos. 2016. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Helder Ribeiro Freitas

Centro Vocacional Tecnológico - CVT Sertão Agroecológico - Chamada MCTIC/MAPA/MEC/SEAD - Casa Civil/CNPq N 21/2016; 2018; Orientação de outra natureza - Núcleo de Pesquisa e Estudos Sertão Agroecológico; Orientador: Helder Ribeiro Freitas;

Marcelo Henrique Pereira dos Santos

A Implementação dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural no Assentamento Mandacaru: a relação entre técnicos agrícolas e agricultores familiares; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Marcelo Henrique Pereira dos Santos;

Denes Dantas Vieira

O papel das Igrejas, dos sindicatos e dos partidos políticos na trajetória social da Associação Povo Unido ? Juazeiro/BA; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Denes Dantas Vieira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, M. A. F. . O papel das igrejas, dos sindicatos e dos partidos políticos na trajetória social da Associação Povo Unido. O Historiante , v. Julho/2019, p. 79-86, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    "A Implementação dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural no Município de Petrolina-PE: a relação entre técnicos agrícolas e agricultores familiares em assentamentos de reforma agrária", Descrição: Este projeto tem como objeto a implementação dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural no Município de Petrolina-PE a partir da análise da relação entre técnicos agrícolas e agricultores familiares de assentamentos de reforma agrária.A pesquisa discutirá a relação entre técnicos agrícolas e agricultores familiares em dois assentamentos de Petrolina, a saber, Mandacaru e Mansueto de Lavor, os quais recebem assistência técnica de empresa contratada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária ? INCRA. A pesquisa parte do pressuposto de que há uma grande distância entre a elaboração e a implantação de uma política pública e que o agente designado pelo poder público para a implantação da mesma junto aos beneficiários desenvolve certa margem de discricionariedade no momento de implementá-la. Sendo assim, o objetivo da pesquisa é identificar e discutir os entraves que dificultam a adequada implantação dos programas de Assistência Técnica e Extensão Rural regulamentados pela Lei n° 12.188, de 11 de janeiro de 2010, a partir da análise da relação entre técnicos agrícolas e agricultores familiares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Michael Alessandro Ferreira dos Santos - Integrante / Marcelo Henrique Pereira dos Santos - Coordenador / GUSTAVO RAMIRES ALVES - Integrante / Andrews Rafael Bruno de Araújo Cunha - Integrante.

  • 2017 - 2018

    O Capital Social como estratégia de superação da pobreza e ?empoderamento? político: A Associação Povo Unido ? Juazeiro-BA e os desafios da participação, Descrição: A trajetória de um grupo social pode revelar muito de como os seus membros agem, suas posturas e suas visões sobre o mundo e nas relações sociais. Nesse sentido o presente subprojeto se propôs a compreender a influência na constituição e na atuação dos seus membros/ agentes, através do possível papel desempenhado por três instituições sociais presentes na vida da Associação Povo Unido: Igreja, sindicato e partido político. Para análise teórica e metodológica da pesquisa foi utilizado, principalmente, o referencial do sociólogo francês Pierre Bourdieu e seus conceitos de habitus, campo e capital. A pesquisa foi desenvolvida, através de um cronograma de atividades, que utilizou instrumentos qualitativos e quantitativos da pesquisa científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Michael Alessandro Ferreira dos Santos - Integrante / DENES DANTAS VIEIRA - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2018

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - 2019

Centro de testagem e aconselhamento

Vínculo: Estágio Profissional, Enquadramento Funcional: Estágio Profissional Supervisionado, Carga horária: 12