Felipe dos Santos Ai

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e especialização em engenharia de processos pela PUC-Rio (2012) . Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia de Processos Industriais

Informações coletadas do Lattes em 02/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Engenharia de Processo

2011 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Avaliação dos impactos causados em uma planta de processo existente não projetada para receber a produção de um campo com alto teor de CO2
Orientador: Elisabeth Molina

Graduação em Engenharia Química

2000 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Prospecção e Diagnóstico da Nanotecnologia na Indústria Têxtil
Orientador: Estevão Freire

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Petróleo e Petroquímica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Rio Óleo e Gás. 2006. (Feira).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco

Freire, Estevão;Pacheco, Elen B. A. V.. Avaliação do impacto da nanotecnologia na indústria têxtil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Flávia Chaves Alves

ALVES, F. C.. Avaliação do Impacto da nanotecnologia na indústria Têxtil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Química - UFRJ.

Maria José de Oliveira Cavalcanti Guimarães

GUIMARAES, Maria José O. C.; ALVES, F. C.;PACHECO, E. B. A. V.. Avaliação do Impacto da Nanotecnologia na Indústria Têxtil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA QUÍMICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

ESTEVÃO FREIRE

Avaliação do impacto da nanotecnologia no setor têxtil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Química/UFRJ; Orientador: Estevão Freire;

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2015

    Consorcio Qgit

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processo e Segurança, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Projeto básico e detalhamento da Unidade de Processamento de Gás Natural do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), localizada no município de Itaboraí - RJ. Execução de documentação de projeto como fluxogramas de processo e de engenharia (Smart Plant PID), memórias de cálculo de equipamentos (bombas, permutadores, compressores, torres); Dimensionamento de tubulações industriais (lista de linhas), permutadores de calor, memória de cálculo de instrumentos (válvulas de alívio, válvulas de controle, medidores de vazão) (Smart Plant Instrumentation); Dimensionamento e simulação de redes de utilidades e Flare (Aspen Flare), simulações de processo (Hysys), balanços materiais e de energia; Memoriais descritivos e manuais de operação de sistemas; Na disciplina de segurança, atuação na elaboração de estudos de explosão e propagação de incêndio, acompanhamento e consolidação de estudos de segurança operacional (HAZOP, LOPA e APR); Participação em reuniões técnicas com o cliente.

  • 2009 - 2013

    CONSÓRCIO CII

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processo, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Detalhamento do projeto de interligações da refinaria Abreu e Lima, localizada no município de Ipojuca - PE. Análise de consistência do projeto básico; Elaboração de fluxogramas de engenharia (COMOS), memórias de cálculo de equipamentos, dimensionamento de tubulações industriais, simulações de processo, manuais de operação e memoriais descritivos de sistemas. Suporte à equipe de comissionamento na obra na definição dos sistemas operacionais e estratégias de montagem e testes dos sistemas e subsistemas das unidades.

  • 2008 - 2009

    IESA Óleo e Gás

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Auxílio na elaboração de propostas técnicas para projetos de engenharia na área de petróleo e gás (onshore e offshore) e acompanhamento de projetos em andamento.

  • 2003 - 2006

    White Martins Gases Industriais

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Elaboração de propostas técnicas para novos negócios, avaliando-se a necessidade tecnológica e adequando propostas para minimização de custos. Trabalho em conjunto com equipes da área econômica e de negócios. Experiência na área de Engenharia de Processos, trabalhando com desenvolvimento de novas plantas de separação de ar assim como projetos de otimização/modernização de unidades existentes em conjunto com outras especialidades da engenharia.