Ingrid Silva dos Santos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2019), Especialização em Controle, Prevenção e Intervenção na Violência pelo Instituto de Ciências da Saúde ICS-UFPA (2023). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (2022). Tem experiência na área de Educação como na assessoria pedagógica na Secretaria Municipal de Educação (2021-2022), assim como Professora Substituta na Escola de Aplicação da UFPA (2022 até os dias atuais), com ênfase em educação popular, educação infantil, educação transformadora.

Informações coletadas do Lattes em 02/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2019 - 2022

Universidade Federal do Pará
Título: Educação popular na periferia de Belém: a experiência do Coletivo Tela Firme com as Juventudes, Ano de Obtenção: 2022
Salomão Antonio Mufarrej Hage.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Juventudes; educação popular; Periferias Urbanas; terra firme; Mídias alternativas.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Curso de Especialização em Controle, Prevenção e Intervenção na Violência

2017 - 2019

Universidade Federal do Pará
Título: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, SAÚDE E GÊNERO: EMPODERAMENTO DE MULHERES PARA O COMBATE DE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO CHAMADO ?TRANSFORMADOR?.
Orientador: Vera Lima Azevedo

Graduação em Pedagogia

2013 - 2019

Universidade Federal do Pará
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA PENSAR A EDUCAÇÃO POPULAR NAS PERIFERIAS URBANAS
Orientador: Rosely Risuenho Viana

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Centro de Estudos Impacto

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Organização de eventos

SANTOS, I. S. . VIII Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira ? JUBRA. 2020. (Outro).

SANTOS, I. S. . VII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação. 2019. (Congresso).

SANTOS, I. S. . XIV Seminário Nacional de Políticas Públicas e Currículo, III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores.. 2019. (Congresso).

SANTOS, I. S. . X Congresso Brasileiro de História da Educação. 2019. (Congresso).

SANTOS, I. S. . VII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação. 2019. (Congresso).

SANTOS, I. S. . XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores. 2019. (Congresso).

SANTOS, I. S. . CONEUFPA - Congresso de Estudantes da UFPA. 2016. (Congresso).

SANTOS, I. S. . 13 Encontro Norte e Nordeste dos Estudantes de Pedagogia. 2016. (Congresso).

SANTOS, I. S. . 1 ANPED Norte - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2016. (Congresso).

SANTOS, I. S. . 33 Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia - ENEPe. 2013. (Congresso).

Participação em eventos

V Colóquio da Linha de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade - EDUCAÇÃO, CULTURA E HISTÓRIA: a Resistências das/os oprimidas/os na Amazônia ameaçada. 2020. (Outra).

3 Seminário de Comunicação, Produção de Mídias Sociais e Novas Linguagens Juvenis em Prevenção Combinada rea.A comunicação como resistência: meios de democratizar informações em saúde para xs jovens das regiões amazônicas.. 2019. (Seminário).

A AMAZÔNIA E SEUS POVOS EM RESISTÊNCIA CONSTRUINDO ALTERNATIVAS DE UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL.A Amazônia e os processos de transição pós-capitalista.. 2019. (Seminário).

I Jornada de Integração dos Movimentos de Educação Popular do do Estado do Pará. 2019. (Outra).

VI Fórum Brasileiro de Pós Graduação em Ciência Política. 2019. (Congresso).

VII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação. 2019. (Seminário).

VIII ENCONTRO GEPEIF DE PESQUISA E EXTENSÃO E I SEMINÁRIO DA REDE DE PESQUISA SOBRE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NA AMAZÔNIA,. 2019. (Encontro).

IX Semana de Ciências Humanas.O protagonismo juvenil e suas intersecções. 2018. (Encontro).

13 Mundo de Mulheres e 11 Fazendo Gênero. 2017. (Congresso).

Acampamento (inter)nacional das Juventudes em luta. 2017. (Encontro).

54 Congresso da UNE. 2015. (Congresso).

Palestra O curso de Pedagogia no Brasil e a Questão da Identidade Profissional. 2013. (Outra).

XVII Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia. 2013. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Carlos Jorge Paixão

MUFARREJ, Salomão;PAIXÃO, C. J.; MOTA NETO, J. C.. Educação Popular na Periferia de Belém; A Experiência do Coletivo Tela Firme com as Juventudes. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Pará.

Luanna Tomaz de Souza

SOUZA, Luanna Tomaz de.VIANA, R. R.; MENDES, A. D.. AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA PENSAR A EDUCAÇÃO POPULAR NAS PERIFERIAS URBANAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

João Colares da Mota Neto

HAGE, Salomão Antônio MufarrejMOTA NETO, João Colares da; PAIXAO, C. J.. EDUCAÇÃO POPULAR NA PERIFERIA DE BELÉM: A EXPERIÊNCIA DO COLETIVO TELA FIRME COM AS JUVENTUDES. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Pará.

Orientou

Larissa Rodrigues Ferreira

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCACAO INFANTIL; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ingrid Silva dos Santos;

Lucifrance Fernandes da Costa Uchoa

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCACAO INFANTIL; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ingrid Silva dos Santos;

Thays da Silva Lobo

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCACAO INFANTIL; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ingrid Silva dos Santos;

Thayza Silva Gonçalves

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCACAO INFANTIL; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ingrid Silva dos Santos;

Foi orientado por

Edna Torres de Araujo

Mariana Geralda Leite dos Santos; A percepção dos gestores de Micro e Pequenas empresas quanto ao Planejamento Tributário; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Estudos Avançados do Pará; Orientador: Edna Torres de Araújo;

Salomão Antônio Mufarrej Hage

Educação popular na periferia de Belém: a experiência do Coletivo Tela Firme com as Juventudes; 2022; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Salomao Antonio Mufarrej Hage;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, G. E. N. ; SANTOS, I. S. ; ABREU, W. F. . PAULO FREIRE E DIREITOS HUMANOS: A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO E CONQUISTA DA DIGNIDADE HUMANA NO BAIRRO DA TERRA FIRME EM BELÉM DO PARÁ. In: ANA CLAUDIA FERREIRA ROSA. (Org.). ANTES QUE SEJA TARDE. 01ed.Curitiba: APPRIS, 2022, v. 01, p. 01-199.

  • SANTOS, I. S. . ECA 30 ANOS: Em defesa dos Direitos da Criança e dos Adolescentes. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, G. E. N. ; SANTOS, I. S. . A autonomia do pensar como pressuposto para a formação de uma educação crítica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, I. S. . A Comunicação como Resistência: meio de democratizar informações em saúde para xs jovens das regiões amazônicas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, I. S. ; BARRETO, E. A. . O projeto Transformador em combate a violência obstétrica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, I. S. . Cabanxs e Cangaceirxs: O movimento estudantil de Pedagogia no Norte e Nordeste. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Trabalho e Saúde Docente em Crise na Universidade, Descrição: A necessidade de conhecer a realidade, na qual docentes da educação superior desenvolvem suas atividades, de modo a perceber os mecanismos por eles acionados para integrar suas ações e percepções visando ao atendimento das demandas que lhes são apresentadas é o que justifica nosso interesse. A ocorrência de casos de adoecimento e afastamento para tratamento de saúde entre docentes da educação superior tem aumentado no interior das universidades. Em alguns casos, docentes têm buscado o sindicato com queixas relacionadas a diversos problemas, inclusive de ordem emocional. As políticas públicas aplicadas à educação superior brasileira expõem a dicotomia situada entre o aumento do nível de exigência de produção quantitativa sem que sejam mais assegurados direitos que até pouco tempo existiam, como estabilidade, aposentadoria integral, tempo de serviço especial, etc. A criação e ampliação de oferta de cursos de pós-graduação evidencia uma demanda a mais para os educadores. Hoje os programas de pós-graduação criam a figura do docentepesquisador, o qual deve estar ligado a grupos de pesquisa responsáveis por determinada linha de investigação no interior de um programa. Este papel exige além do ensino e da condução de pesquisa, uma produção material caracterizada por publicações, orientações, participação em eventos e o estabelecimento de redes de cooperação nacional e internacional. Toda produção é levada em consideração para manter o nível de avaliação que o programa recebe, o qual assegura não só seu rankeamento dentre os programas credenciados, como também os recursos que lhes são destinados. A carga de trabalho e a responsabilidade a ela atrelada são passadas aos docentes que vêem-se obrigados a cumprir com todas as exigências. Diante delas, muitos são os ajustes que fazem para alcançar o que deles se espera. Conhecer a dinâmica, os ajustes buscados e as consequências que estes acarretam para o professor-pesquisador é necessário no interior da instituição que pretende manter sua posição e ao mesmo tempo assegurar o bem-estar de seu quadro docente visando ao cumprimento das metas estabelecidas. Mapear os principais problemas gerados pelos cortes orçamentários e as políticas públicas emanadas para as universidades e a educação superior é um imperativo neste momento se pretendemos enfrentar o modelo neoliberal que o capital impõe visando sua privatização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ingrid Silva dos Santos - Integrante / Rosimê da Conceição Meguins - Coordenador / Elen Lúcia Marçal Carvalho - Integrante / Sandra Bernadete da Silva Moreira - Integrante / Victória Braga Pessoa de Oliveira - Integrante / Ayrles Trindade da Costa - Integrante / Paulo Henrique Fernandes de Souza Dias - Integrante / Eliany Cristina da Silva Santos - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Violências contra crianças, adolescentes e jovens: risco e proteção e atuação das redes de proteção (escola e comunidade), Descrição: : Este projeto se propõe a uma compreensão abrangente da diversidade de juventudes e experiências juvenis de estudantes de escolas públicas das periferias da cidade de Belém- Pará identificando indicadores de desigualdades, racismos e violências vivenciados pelos /as jovens estudantes, mapeando experiências coletivas de sociabilidade e a circulação destas questões na escola, com suas percepções, contradições, tensões e implicações para a prática educativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Lucia Isabel da Conceição Silva - Coordenador / Tatiene Germano Reis Nunes - Integrante / Mateus Souza dos Santos - Integrante / Adriana Dias de Moura - Integrante / Eunice Léa de Moraes - Integrante / Selli Maria da Rosa e Silva - Integrante / Bruna Thaíza Silva Nascimento - Integrante / Ana Cláudia Pereira Bahia - Integrante / Maria Cândida Lima de Souza - Integrante / Amanda Gabriela Costa Lima - Integrante / Arthur Roberto Silva Lopes - Integrante / INGRID SILVA DOS SANTOS - Integrante / CARLOS HENRIQUE GARCIA DE SOUZA - Integrante / . Andressa Lorena Reis Do Nascimento - Integrante / Marina Santos Pereira Santos - Integrante / ISABELL THERESA TAVARES NERI - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa. Número de produções C, T & A: 19 / Número de orientações: 11. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Ingrid Silva dos Santos - Integrante / Lucia Isabel Conceição da silva - Coordenador / CARLOS HENRIQUE GARCIA DE SOUZA - Integrante / Andressa Lorena Reis Do Nascimento - Integrante / SABELL THERESA TAVARES NER - Integrante / Marina Santos Pereira Santos - Integrante / Arthur Roberto Silva Lopes - Integrante / Eunice Léa de Moraes - Integrante / Selli Maria da Rosa e Silva - Integrante / Adriana Dias de Moura - Integrante / Mateus Souza dos Santos - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2018 - Atual

    Incubadora de Linguagens Digitais de Empreendimentos de Economia Solidária? ILDES, Descrição: A ILD de Economia Solidária, é um projeto de extensão e pesquisa da FAV|UFPa com recursos do CNPQ e através do Curso de Multimídia, que visa promover projetos digitais voltados à economia solidária que tencionem a geração de renda e inclusão digital, ora voltada para comunidades tradicionais da Amazônia e pessoas em situação ou área de risco, ora para o desenvolvimento de projetos dentro da área educacional que visem a inclusão social, a valorização do patrimônio histórico-cultural e a inovação tecnológica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ingrid Silva dos Santos - Coordenador / Acilon Himercírio Baptista Cavalcante - Integrante / Walbster Lucas Moreira Martins - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Incubadora de Linguagens Digitais de Empreendimentos de Economia Solidária? ILDES, Descrição: A ILD de Economia Solidária, é um projeto de extensão e pesquisa da FAV|UFPa com recursos do CNPQ e através do Curso de Multimídia, que visa promover projetos digitais voltados à economia solidária que tencionem a geração de renda e inclusão digital, ora voltada para comunidades tradicionais da Amazônia e pessoas em situação ou área de risco, ora para o desenvolvimento de projetos dentro da área educacional que visem a inclusão social, a valorização do patrimônio histórico-cultural e a inovação tecnológica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ingrid Silva dos Santos - Coordenador / Acilon Himercírio Baptista Cavalcante - Integrante / Walbster Lucas Moreira Martins - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Incubadora de Linguagens Digitais de Empreendimentos de Economia Solidária? ILDES, Descrição: A ILD de Economia Solidária, é um projeto de extensão e pesquisa da FAV|UFPa com recursos do CNPQ e através do Curso de Multimídia, que visa promover projetos digitais voltados à economia solidária que tencionem a geração de renda e inclusão digital, ora voltada para comunidades tradicionais da Amazônia e pessoas em situação ou área de risco, ora para o desenvolvimento de projetos dentro da área educacional que visem a inclusão social, a valorização do patrimônio histórico-cultural e a inovação tecnológica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ingrid Silva dos Santos - Coordenador / Acilon Himercírio Baptista Cavalcante - Integrante / Walbster Lucas Moreira Martins - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Incubadora de Linguagens Digitais de Empreendimentos de Economia Solidária? ILDES, Descrição: A ILD de Economia Solidária, é um projeto de extensão e pesquisa da FAV|UFPa com recursos do CNPQ e através do Curso de Multimídia, que visa promover projetos digitais voltados à economia solidária que tencionem a geração de renda e inclusão digital, ora voltada para comunidades tradicionais da Amazônia e pessoas em situação ou área de risco, ora para o desenvolvimento de projetos dentro da área educacional que visem a inclusão social, a valorização do patrimônio histórico-cultural e a inovação tecnológica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ingrid Silva dos Santos - Coordenador / Acilon Himercírio Baptista Cavalcante - Integrante / Walbster Lucas Moreira Martins - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Incubadora de Linguagens Digitais de Empreendimentos de Economia Solidária? ILDES, Descrição: A ILD de Economia Solidária, é um projeto de extensão e pesquisa da FAV|UFPa com recursos do CNPQ e através do Curso de Multimídia, que visa promover projetos digitais voltados à economia solidária que tencionem a geração de renda e inclusão digital, ora voltada para comunidades tradicionais da Amazônia e pessoas em situação ou área de risco, ora para o desenvolvimento de projetos dentro da área educacional que visem a inclusão social, a valorização do patrimônio histórico-cultural e a inovação tecnológica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ingrid Silva dos Santos - Coordenador / Acilon Himercírio Baptista Cavalcante - Integrante / Walbster Lucas Moreira Martins - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Incubadora de Linguagens Digitais de Empreendimentos de Economia Solidária? ILDES, Descrição: A ILD de Economia Solidária, é um projeto de extensão e pesquisa da FAV|UFPa com recursos do CNPQ e através do Curso de Multimídia, que visa promover projetos digitais voltados à economia solidária que tencionem a geração de renda e inclusão digital, ora voltada para comunidades tradicionais da Amazônia e pessoas em situação ou área de risco, ora para o desenvolvimento de projetos dentro da área educacional que visem a inclusão social, a valorização do patrimônio histórico-cultural e a inovação tecnológica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ingrid Silva dos Santos - Coordenador / Acilon Himercírio Baptista Cavalcante - Integrante / Walbster Lucas Moreira Martins - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Incubadora de Linguagens Digitais de Empreendimentos de Economia Solidária? ILDES, Descrição: A ILD de Economia Solidária, é um projeto de extensão e pesquisa da FAV|UFPa com recursos do CNPQ e através do Curso de Multimídia, que visa promover projetos digitais voltados à economia solidária que tencionem a geração de renda e inclusão digital, ora voltada para comunidades tradicionais da Amazônia e pessoas em situação ou área de risco, ora para o desenvolvimento de projetos dentro da área educacional que visem a inclusão social, a valorização do patrimônio histórico-cultural e a inovação tecnológica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ingrid Silva dos Santos - Coordenador / Acilon Himercírio Baptista Cavalcante - Integrante / Walbster Lucas Moreira Martins - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2021

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2021

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Estudante de Mestrado, Enquadramento Funcional: Representante Discente

2016 - 2017

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2022 - Atual

Secretaria Municipal de Educação do municipio de Belém

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta da Escola de Aplicação, Carga horária: 40

2021 - 2022

Secretaria Municipal de Educação do municipio de Belém

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessoria na Diretoria de Educação da SEMEC, Carga horária: 40

2019 - 2022

Secretaria Municipal de Educação do municipio de Belém

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPQ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.