Letícia Maciel do Nascimento Odilair

Graduanda em bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Possui fluência em inglês e certificada pela escola de idiomas Wizard by Pearson. Possui experiência no laboratório de Entomologia do Centro de Estudos da Biodiversidade (CBio/UFRR) desenvolvendo atividades de identificação de invertebrados. Atualmente trabalha no laboratório de Quimica Fina e Biocatálise, tendo como grande área do conhecimento a Qúimica Orgânica, fazendo a bioprospecção de microorganismos endofíticos extraídos de uma planta nativa da Amazônia, a Annona jahnii Saff (Annonaceae), com o projeto Estudo químico e potencial antioxidante de Aspergillus sp. associado a Annona jahnii Saff (Annonaceae), sob orientação da Professora Doutora Adriana Flach e da Mestranda Gilmara Sousa, com financiamento pelo CAPES.

Informações coletadas do Lattes em 02/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Biológicas

2015 - Atual

Universidade Federal de Roraima

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Escola Estadual Maria das Dores Brasil

Ensino Fundamental (1º grau)

2008 - 2011

Escola Estadual São Vicente de Paula

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em Entomologia Prática. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Identicação de Hymenoptera (insecta). (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Laboratório em Biologia Forense. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2009 - 2016

Inglês. (Carga horária: 1200h). , Escola de Idiomas Wizard, WIZARD, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVI SEMANA DA BIOLOGIA.XVI SEMANA DA BIOLOGIA. 2017. (Outra).

XV SEMANA DA BIOLOGIA.XV SEMANA DA BIOLOGIA. 2016. (Outra).

XIV SEMANA DA BIOLOGIA.XIV SEMANA DA BIOLOGIA. 2015. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Adriana Flach

Seleção de cepas de Aspergillus sp; associado a Annona jahnii Saff (Annonaceae) com atividades antioxidante e antimicrobiana e perfil químico; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Roraima, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Adriana Flach

Estudo químico e potencial antioxidante de Aspergillus sp; associado a Annona Jahnii (Annonaceae); ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Roraima, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Flach;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Estudo químico e potencial antioxidante de Aspergillus sp. associado a Annona jahnii Saff (Annonaceae), Descrição: Plantas e animais, terrestres ou aquáticos são fontes inesgotáveis de novas moléculas que podem ser úteis para o desenvolvimento de fármacos, cosméticos e podem mediar interações importantes entre os organismos. A busca destas moléculas é um desafio e estudá-las é uma corrida contra o tempo já que a poluição, desmatamentos, hidrelétricas tem eliminado diversas espécies sem que as mesmas tenham sido sequer identificadas. O grupo de pesquisa em Moléculas Bioativas foi criado com a finalidade de realizar estudos da composição química e da atividade biológica. O projeto já recebeu financiamento da CAPES (Edital PROCAD nº01/2005), pelo Edital FEMACT/MCT/CNPq/CT-INFRA Nº 002/2006, Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores ? Programa de Primeiros Projetos ? PPP, também pelo Edital MCT/CNPq 14/2008 Universal e Edital Universal nº 14/2011 e do Edital MCT/CNPq/FNDCT ? AÇÃO TRANSVERSAL/CT- AMAZONIA/CTBIOTEC/BIONORTE nº 066/2009. Através destes projetos foi construída uma estrutura com equipamentos, vidrarias, padrões e material de consumo para a pesquisa. Nestes projetos já foram estudados os metabólitos assim como a atividade citotóxica e antioxidante de própolis, mel, pólen, óleos essenciais de plantas nativas, entre outros. No momento o grupo de pesquisa conta com financiamento (PROGRAMA PRÓ-AMAZÔNIA: BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE EDITAL Nº 047 / 2012) para realizar bioprospecção da família Annonaceae através de estudos de óleos essenciais e metabólitos secundários e também de micro-organismos endofíticos presentes nestas plantas, além de atividades biológicas diversas. No ano de 2016, através deste projeto foi criado o banco de fungos endofíticos isolados de Annona jahnii, com mais de 600 fungos isolados. O objetivo deste é estudar metabólitos destes endofíticos, assim com seu potencial biocatalítico. Nestes projetos o grupo de pesquisa tem colaborado para a inserção de alunos de graduação e pós-graduação em pesquisas envolvendo a biodiversidade amazônica, sua composição química e atividade biológica com oportunidade de interações com outras instituições da Amazônia e de outras regiões do país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Letícia Maciel do Nascimento Odilair - Integrante / Adriana Flach - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional