Carlos Alberto Oian

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1992) e é especialista em Engenharia de Qualidade pela Universidade Cândido Mendes - UCAM/Prominas (2016). Atuou profissionalmente, na área de gestão, nas empresas Tecumseh do Brasil, Homy Química e EMBRAER, sempre nas áreas de Qualidade do Produto, Engenharia da Qualidade e Engenharia de Processos, desenvolvendo atividades de suporte à qualidade interna ou de fornecedores, e na implementação de novas técnicas e/ou processos de fabricação, sempre visando o aperfeiçoamento da qualidade e a otimização de processos. Atualmente, atua como docente no departamento de Mecânica do Instituto Federal de São Paulo aonde ministra aulas junto aos cursos de Técnico em Mecânica (Materiais de Construção Mecânica e Elementos de Máquinas), Técnico Integrado em Manutenção Automotiva (Mecânica Técnica e Gestão da Qualidade), Tecnologia em Automação Industrial (Elementos de Máquinas) e Engenharia Mecânica (Manufatura Mecânica), além disso é aluno do mestrado em Engenharia de Produção e de Manufatura na FCA/UNICAMP.

Informações coletadas do Lattes em 02/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Engenharia da Qualidade

2016 - 2016

Universidade Candido Mendes
Título: A importância do MSA na avaliação da estabilidade dos processos industriais
Orientador: Maria Helena Krombauer Anselmini

Graduação em Engenharia de Produção Mecânica

1987 - 1992

Escola de Engenharia de São Carlos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Suellen Matias Ferreira

Análise das propriedades e aplicações dos biomateriais; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - IFSP - Campus Piracicaba; Orientador: Carlos Alberto Oian;

Suellen Matias Ferreira

Estudo sobre a viabilidade de utilização do Nb na área de biomateriais; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - IFSP - Campus Piracicaba; Orientador: Carlos Alberto Oian;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisco Ignácio Giocondo Cesar

A contribuição da Indústria 4; 0 para a Gestão da Qualidade; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Pesquisa Operacional e Gestão de Processo) - FCA UNICAMP; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OIAN, CARLOS ALBERTO ; MAKIYA, IEDA KANASHIRO ; IGNACIO, PAULO SERGIO DE ARRUDA ; CESAR, FRANCISCO I. ; SILVA, ALESSANDRO LUCAS DA . Os benefícios da Indústria 4.0 no Supply Chain Management. In: ENEGEP 2018 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2018, MACEIO/AL - BRASIL, 2018.

  • OIAN, C. A. . Contribuição da Indústria 4.0 para a Gestão da Qualidade. In: VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2017, Ponta Grossa/PR. Artigos ANAIS CONBREPRO 2017, 2017.

  • OIAN, C. A. . Olhando para o futuro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OIAN, C. A. . Gestão e Ferramentas da Qualidade. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OIAN, C. A. . Projeto, confecção e operação de um forno solar. 2017. (Desenvolvimento e aplicação de conhecimentos teóricos em experimento prático).

OIAN, C. A. ; CASTILHO, L. N. P. . Ciência dos materiais, metalurgia e diagrama de equilíbrio Fe-C. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    As ferramentas e técnicas da Indústria 4.0 e os seus benefícios para a Gestão da Qualidade, Descrição: Projeto de mestrado junto à FCA/UNICAMP que tem por objetivo demonstrar através da análise bibliográfica as interfaces existentes entre o conceito, os princípios, as ferramentas e técnicas da Indústria 4.0 e a Gestão da Qualidade nos dias atuais e, comprovar através das respostas a um ?survey? a integração destes conceitos, ainda que de maneira parcial e os benefícios gerados para o setor industrial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Alberto Oian - Coordenador / Ieda Kanashiro Makiya - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Piracicaba. , Rua Diácono Jair de Oliveira - 1005, Loteamento Santa Rosa, 13414155 - Piracicaba, SP - Brasil, Telefone: (19) 34122700

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2016 - Atual

    Instituto Federal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Campus de Piracicaba) da área de Mecânica, atuando junto aos cursos de Técnico Integrado de Manutenção Automotiva, Técnico em Mecânica, Tecnólogo em Automação Industrial e Engenharia Mecânica.

  • 2008 - 2016

    Empresa Brasileira de Aeronáutica

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestor de Engenharia da Qualidade, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Neste período atuei junto à EMBRAER como gestor de Engenharia da Qualidade e Qualidade do Produto, sendo responsável pela coordenação de uma equipe de técnicos e engenheiros da qualidade responsáveis pelo acompanhamento, monitoramento e implementação de ações corretivas e preventivas, visando a melhoria e o contínuo aperfeiçoamento da qualidade. Dentre as atividades relevantes citam-se a participação no desenvolvimento e certificação da nova geração da aeronave agrícola, a condução de projetos Kaizen com o objetivo de otimizar atividades, reduzir lead-time e custos e a processo de interface com a recém inaugurada unidade nos EUA responsável pela montagem da aeronave militar de ataque leve e treinamento avançado.

  • 2008 - 2008

    Selene Indústria Têxtil SA

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Qualidade, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuei como Coordenador de Qualidade responsável pela qualidade do produto e pela implementação do sistema de gestão da qualidade e de programas de melhoria e conscientização da qualidade.

  • 2002 - 2007

    Tecumseh do Brasil

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Administrador Chefe de Qual. e Eng. Processos, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuei inicialmente como gestor de Qualidade do Produto e depois acumulando a função de gestor de Engenharia de Processos nas áreas de montagem, processamento final e pintura. Na área de Qualidade coordenei uma equipe de técnicos responsáveis pela auditoria da qualidade dos produtos e processos e pelo suporte às reclamações dos clientes, e na área de Engenharia de Processos coordenei uma equipe de engenheiros e estagiários responsáveis pela implementação, manutenção e melhoria dos processos de montagem, solda, processamento final e pintura dos produtos. Dentre as atividades executadas na área de Engenharia citam-se a coordenação de FMEA´s de processo nos processos de aquisição de novas linhas de montagem. Durante o período em que atuei nesta empresa, fui responsável pela recepção periódica de auditorias de clientes externos, principalmente, oriundos dos EUA, Itália, Alemanha, Reino Unido, França e de países da América Latina com o objetivo de atestar a existência e o cumprimento do Sistema de Gestão da Qualidade.

  • 1998 - 2002

    Homy Química Ltda

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor da Diretoria, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuei, inicialmente, como gerente industrial, responsável pelas áreas de produção, qualidade, processos e planejamento, dando atenção especial ao processo de implementação do sistema de Gestão da Qualidade, depois passei a atuar na área Comercial na prospecção e captação de clientes para a linha de estabilizantes químicos para solos, produto inovador e passível de substituir a pedra britada e o solo cimento para estradas rurais de baixo custo; por fim, passei a atuar junto a Diretoria na função de assessoria, e a partir daí interfaceando com as atividades industriais, administrativas e comerciais da empresa.

  • 2003 - 2007

    ASSOCIACAO BRASILEIRA DE EDUCADORES LASSALISTAS

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Atuei junto ao Colégio La Salle (Abel), durante 5 anos, como professor responsável pelas disciplinas de Gestão da Qualidade e Organização Industrial junto aos cursos de Técnico em Administração de Empresas e Técnico em Química.