Júlia Siqueira

Possui curso técnico profissionalizante em Enfermagem (2014) e ensino médio pelo Colégio Técnico de Limeira - COTIL (2014). Atualmente é graduanda em Fonoaudiologia na Universidade Estadual de Campinas.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Residência Multiprofissional em Saúde da criança e do adolescente

2019 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Graduação em Fonoaudiologia

2015 - 2018

Universidade Estadual de Campinas
Título: Diferenças prosódicas em atos diretivos combinados a atitudes distintas
Orientador: Plinio Almeida Barbosa

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Enfermagem

2012 - 2014

Colégio Técnico de Limeira

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Colégio Técnico de Limeira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

A Voz do CEV. (Carga horária: 8h). , CEV Centro de Estudo da Voz S/S Limitada, CEV, Brasil.

2018 - 2018

Produção Escrita: abstracts - nível B2. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2018 - 2018

Transcidadania: Saúde e Trabalho na População Transgêneros. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2017 - 2017

Transcidadania e Saúde. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SIQUEIRA, J. . XVI SEMAFON - Semana de Fonoaudiologia da Unicamp. 2018. (Congresso).

SIQUEIRA, J. . Liga Acadêmica de Estudos da Voz. 2018. (Outro).

SIQUEIRA, J. . Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Campinas. 2018. (Outro).

SIQUEIRA, J. . XV SEMAFON - Semana de Fonoaudiologia Unicamp. 2017. (Congresso).

SIQUEIRA, J. . Associação Atlética Acadêmica de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Campinas. 2017. (Outro).

SIQUEIRA, J. . XIV SEMAFON - Semana de Fonoaudiologia Unicamp. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Congresso Brasileiro de Prosódia. Diferenças prosódicas em atos diretivos combinados a atitudes distintas. 2019. (Congresso).

17 Congresso da Fundação Otorrinolaringologia. 2018. (Congresso).

Seminário Nacional de Pesquisa em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação. 2018. (Seminário).

XVI SEMAFON - Semana de Fonoaudiologia da Unicamp. 2018. (Congresso).

I Fórum sobre atuação fonoaudiológica no SUS: desafios e propostas,. 2017. (Outra).

XV Semafon. 2017. (Congresso).

XXIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO CEV - Voz cantada: Arte e Ciência na atuação multiprofissional. 2017. (Simpósio).

XIII SEMAFON - Semana de Fonoaudiologia Unicamp. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Aline de Paula Machado

BARBOSA, P. A.;MACHADO, A. P.; SILVA, W.. Diferenças Prosódicas em atos diretivos combinados a atitudes distintas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Wellington da Silva

BARBOSA, P. A.; MACHADO, A. P.;SILVA, WELLINGTON DA. Diferenças prosódicas em atos diretivos combinados a atitudes distintas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

CECÍLIA GUARNIERI BATISTA

Habilidades de estudantes da área de odontologia no atendimento de crianças descritas como não-colaboradoras; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Cecilia Guarnieri Batista;

Plinio Almeida Barbosa

Diferenças prosódicas em atos diretivos combinados a atitudes distintas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Plinio Almeida Barbosa;

Helenice Yemi Nakamura

Cuidado com a saúde vocal de militares em formação; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Helenice Yemi Nakamura;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Cuidado com a saúde vocal de militares em formação, Descrição: Este projeto tem como objetivo elaborar uma proposta de programa de saúde vocal para militares em formação do Exército Brasileiro que visa a prevenção de agravos à saúde vocal, a conscientização quanto aos hábitos prejudiciais e a orientação acerca de condutas a serem adotadas para o aprimoramento vocal. A partir de estudo de campo e levantamento bibliográfico, será realizado, conjuntamente com representantes da população alvo (militares em formação da Escola Preparatória de Cadetes do Exército - EsPCEx), o planejamento, elaboração e aplicação de um programa de ações possível de ser incorporado à rotina dos militares e adequado às necessidades desta população.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Júlia Siqueira - Coordenador / Camila Lima Nascimento - Integrante / Helenice Yemi Nakamura - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Diferenças prosódicas em atos diretivos combinados a atitudes distintas, Descrição: Os Atos de Fala foram apontados por Austin, em 1962, na obra How to do things with words, e correspondem à teoria de que toda enunciação realiza uma ação e, durante uma enunciação, os atos de locução, ilocução e perlocução são realizados simultaneamente. Os atos de fala diretivos representam uma ilocução e fazem parte da classificação proposta por Searle (1979). Para a realização de uma ilocução, são necessárias propriedades prosódicas. A prosódia atribuirá um modo de fala ao conteúdo linguístico que é dirigido ao ouvinte. A atitude é o modo com o qual o falante realiza a ilocução, podendo afetar o conteúdo proposicional de um enunciado ou se associar às relações sociais. Ao comparar a produção de uma única ilocução realizada com diferentes atitudes, é possível verificar mudanças nos parâmetros de frequência fundamental e intensidade. Este projeto propõe a identificação de diferenças prosódicas nos atos diretivos de fazer um convite e dar um conselho, combinados a duas atitudes, gentileza e hostilidade, no processo de enunciação do locutor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Júlia Siqueira - Integrante / Plinio Almeida Barbosa - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Habilidades de estudantes da área de odontologia no atendimento de crianças descritas como não-colaboradoras, Descrição: Durante o atendimento clínico de crianças é comum aparecerem comportamentos considerados inadequados e de não-colaboração manifestados pelos pacientes. O atendimento dessas crianças pode ser motivo de estresse para os estudantes e profissionais. Tendo em vista essas considerações, faz-se necessária uma análise das atitudes dos estudantes frente a essas situações, possibilitando optar por melhores estratégias visando a interação do profissional com a criança através de uma boa comunicação e orientação do paciente para conquistar maior colaboração baseada na compreensão da necessidade e importância do tratamento. Tem como objetivo avaliar as habilidades e dificuldades de estudantes de graduação da área da saúde para lidar com situações problema durante o atendimento de crianças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Júlia Siqueira - Integrante / Cecilia Guarnieri Batista - Integrante / Antonio Bento Alvez de Moraes - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2014

Colégio Técnico de Limeira

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10