Viviane de Lourdes costa Rosa dos Santos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) o qual me conduzirá ao grau de Mestre em Educação, integrante do Núcleo Pesquisa em Educação Básica NUPEB. Especialista em Educação especial Inclusiva, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, Graduada em Pedagogia, pelas Faculdades Integradas - FACVEST e Licenciada em Educação Especial pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC. Finalizei meu ensino médio no Colégio Estadual nossa senhora do Rosário, onde conclui o então denominado Educação Geral (3 ano) e posteriormente o curso técnico do Magistério. Minha experiência profissional se deu na rede privada e pública atuando como professora dos anos iniciais do ensino fundamental.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2018 - Atual

Universidade do Planalto Catarinense
Orientador:Jaime Farias Dresch.

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

2011 - 2012

Faculdade do Grupo UNIASSELVI
Título: DESAFIOS NA QUEBRA DE PARADIGMAS RUMO A INCLUSÃO SOCIAL
Orientador: Kelin Cristiane Feldhaus

Graduação em Educação Especial

2010 - 2014

Universidade do Planalto Catarinense
Título: FORMAÇÃO DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Orientador: VANIR PEIXER LORENZINI
Bolsista do(a): FUNDO DE APOIO À MANUTENÇÃO E AO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO, FUNDES, Brasil.

Graduação em Pedagogia

2003 - 2007

Centro Universitário FACVEST
Título: INCLUSÃO: COMO TRABALHAR COM EQUIDADE
Orientador: RENATO RODRIGUES

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2017

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2016 - 2016

MATA ATLÂNTICA. (Carga horária: 10h). , INSTITUTO JOSÉ PASCHOAL BAGGIO, IJPB, Brasil.

2016 - 2016

REFORMA ORTOGRÁFICA. (Carga horária: 20h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.

2016 - 2016

CIDADANIA E ÉTICA; CIDADANIA FISCAL; EDUCAÇÃO FISCAL UM CAMINHO POSSÍVEL. (Carga horária: 20h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.

2015 - 2016

FORMAÇÃO PARA ALFABETIZADORES DO PNAIC, COM APROFUNDAMENTO NA MATEMÁTICA. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2014 - 2014

ATUALIDADES NA SAÚDE E EDUCAÇÃO SOBRE TRANSTORNOS DO ESCTRO DO AUTISMO. (Carga horária: 20h). , Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.

2014 - 2014

XI CONGRESSO DE INTEGRAÇÃO DAS LICENCIATURAS. (Carga horária: 25h). , Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.

2014 - 2014

ATUALIDADES NA SAÚDE E EDUCAÇÃO SOBRE TRANSTORNOS DO ESCTRO DO AUTISMO. (Carga horária: 10h). , Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.

2013 - 2014

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - PNAIC. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2012 - 2014

SEMINÁRIO INTEGRADORES EM EDUCAÇÃO. (Carga horária: 20h). , Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.

2013 - 2013

EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

2013 - 2013

APERFEIÇOAMENTO CONTINUADO. (Carga horária: 28h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE LAGES, SEML, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: EDUCAÇÃO.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

3 Seminário de Cooperação Internacional: Experiências Educacionais. 2018. (Seminário).

A docência em Paulo Freire: Interfaces. 2018. (Encontro).

Aula Inaugural promovida pelos Programas de Pós-Graduação Mestrado em Educaçãode. 2018. (Outra).

Currículo e Formação de Professores para o Ensino Religioso no Ensino Fundamental de Escolas Municipais de Lages, de autoria de Josélia da Silva Córdova Franzoi. 2018. (Outra).

I COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE INFÂNCIA E ESCOLAS. 2018. (Outra).

II EDUPALA- Congresso Internacional Conhecimentos pertinentes para a educação na América latina: Formação de formadoresde. 2018. (Congresso).

II EDUPALA- Congresso Internacional Conhecimentos pertinentes para a educação na América latina: Formação de formadoresde. Contexto histórico do direito a educação infantil e da formação profissional docente. 2018. (Congresso).

Iniciação e Metodologia Cientifica. 2018. (Oficina).

Iniciação e Metodologia Cientifica. 2018. (Oficina).

I Oficina de preenchimento de Curriculum. 2018. (Oficina).

Produção e Publicação do Conhecimento Científico. 2018. (Encontro).

Projeto de Extensão. 2018. (Outra).

Projeto de Extensão. 2018. (Outra).

Qualificação de Dissertação intitulada Abuso Sexual Infantil: percepções das/os docentes dos anos iniciais do Ensino fundamental. 2018. (Outra).

Reconhecimento de Autoria em Ambiente Escolar nas Memórias de Catadores de Materiais recicláveis Associados em uma Cooperativa de Trabalho, de autoria de Júlia Pereira Damasceno de Moraes. 2018. (Outra).

Sessão de qualificação de Dissertação intitulada Abuso Sexual Infantil: percepções das/os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, de autoria de Evelyn Diconcili Caetano. 2018. (Outra).

Sessão de Qualificação de Dissertação intitulada A Construção dos Saberes Docentes na Educação Profissional e sua Interface com a Formação Continuada. 2018. (Outra).

Sessão de Qualificação de Dissertação intitulada A Música e o Cuidado de Si na Educação Infantil, de autoria de Regina Bazi Pinheiro. 2018. (Outra).

Sessão de Qualificação de Dissertação Intitulada Concepções de Professores do Ciclo da Infância sobre escola em tempo Integral e Educação Integral: Contribuições para formação de professores, de autoria de Frida Rengel Ramos. 2018. (Outra).

Sessão de Qualificação de Dissertação intitulada Formação Continuada com Professores de 4 e 5 ano do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Lages/SC. 2018. (Outra).

Sessão de Qualificação de Dissertação intitulada O brincar na educação infantil como possibilidade para as relações de reconhecimento da diversidade, de autoria de Claudia Teresinha Pagno Puerari. 2018. (Outra).

Sessão de Qualificação de Dissertação intitulada O Pensamento Sistêmico e a Construção de Competências de Gestores Educadores, de autoria de José Valmir Calori.. 2018. (Outra).

VI Coloquio Internacional de Educação - Educação em tempo de crises. 2018. (Outra).

XII Reunião Cientifica da regional Sul da Anped. 2018. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Virgínia Tavares Vieira

DRESCH, J. F.;VIEIRA, V. T.; ROTHEN, J. C.. A valorização do Magistério como discurso: um estudo das políticas educacionais contemporâneas. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Mestrado Acadêmico) - Universidade do Planalto Catarinense.

Jaime Farias

DRESCH, J. F.ROTHEN, José CarlosVIEIRA, V. T.. A valorização do magistério como discurso: um estudo das políticas educacionais brasileiras contemporâneas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense.

Jaime Farias

DRESCH, J. F.ROTHEN, José CarlosSANTOS, V.. (Des)valorização do magistério: a construção do discurso nas políticas pós-Constituição Federal (1988-2018). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense.

Vanice dos Santos

DRESCH, J. F.; ROTHEN, J. C.;SANTOS, Vanice dos. (Des)valorização do magistério: a construção do discurso nas políticas pós-Constituição Federal (1988-2018). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jaime Farias

A valorização do magistério como discurso: um estudo das políticas educacionais brasileiras contemporâneas; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense, Prefeitura Municipal de Lages; Orientador: Jaime Farias Dresch;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Políticas, Processos Formativos e Discursos na Educação Básica, Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo investigar as políticas, os processos formativos no âmbito da Educação Básica, levando em consideração, especialmente, os aspectos discursivos envolvidos no processo de elaboração, implementação, resistência, avaliação e redefinição das políticas educacionais. O ponto de partida é a problematização dos aspectos epistemológicos da pesquisa em educação, tendo como objeto de análise as normas legais, documentos oficiais, documentos administrativos e documentos escolares, bem como analisar o discurso veiculado pelas diferentes mídias acerca das políticas educacionais. O estudo abrange também as relações entre discursos e processos formativos no ambiente educacional, abrangendo os diferentes aspectos das políticas para a Educação Básica como: formação de professores, avaliação, currículo, diferenças, direitos humanos e diversidade, gestão democrática e financiamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Viviane de Lourdes costa Rosa dos Santos - Coordenador / Jaime Farias Dresch - Integrante / Claudia Teresinha Pagno Puerari - Integrante / Ramon Dal Lanho de Oliveira - Integrante / Monica Teresinha Farias Muniz - Integrante / Janilde Crestani - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • EMEB PROFESSOR EDUARDO PEDRO AMARAL, SECRETARIA MUNICIPAL DE LAGES. , Rua Heitor Villa Lobos s/nº, São Francisco, 88506400 - Lages, SC - Brasil, Telefone: (49) 32243195

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade do Planalto Catarinense

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - Atual

EMEB PROFESSOR EDUARDO PEDRO AMARAL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.