Lourenço Rodrigues Mamedes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul(2011). Tem experiência na área de Educação.

Informações coletadas do Lattes em 16/12/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em ANTROPOLOGIA

2017 - Atual

Universidade Federal da Grande Dourados
Orientador: Leif Ericksson Nunes Grünewald;

Especialização em andamento em Antropologia e História dos Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul

2016 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: A ESCOLA COMO UM ESPAÇO DE RELAÇÕES INTERÉTNICA ENTRE CRIANÇAS NÃO INDÍGENAS E CRIANÇAS INDÍGENAS NA ESCOLA URBANA DA ALDEIA TERERÉ
Orientador: Jose Henrique Prado

Graduação em Pedagogia

2008 - 2011

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Título: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UMA ANALISE EM PARCERIA COM OS PROFESSORES DA ESCOLA INDÍGENA BILÍNGUE DA ALDEIA TERERÉ
Orientador: Claudiia Pereira Xavier

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

Formação de professores do Programa Agrinho. 2016. (Oficina).

Programas de Cursos Editora positivo. 2016. (Encontro).

Ação Saberes Indígenas na Escola/MS.Ação Saberes Indígenas na Escola/MS. 2014. (Oficina).

Dificuldade de Aprendizagem e Deficiência Intelectual. 2013. (Outra).

Ações da União para Educação Básica. 2011. (Encontro).

Curso de Libras Nível Básico.Curso de Libras Nível Básico. 2011. (Encontro).

Formação Continuada Docente. 2011. (Encontro).

Movimento Estudantil: Dilemas e Perspectivas. 2011. (Outra).

4º seminario de estudantes indígenas de educação superior da UEMS. 2010. (Seminário).

IV Encontro Cientifico do Curso de Pedagogia UEMS de Maracaju. 2010. (Oficina).

3º Encontro Cientifico do Curso de Pedagogia da UEMS Maracaju.Estudo de caso: Hiperatividade como Possibilidade. 2009. (Encontro).

3º Encontro Cientifico do Curso de Pedagogia da UEMS Maracaju. 2009. (Encontro).

3º Encontro Cientificos do curso de Pedagogia da UEMS de Maracaju. 2009. (Encontro).

3º Encontro de Acadêmico Indígenas de Mato Grosso do Sul. 2008. (Encontro).

Grupo Literário Arandu Nucleo de Estudos das Identidades Culturais Sul-Mato-Grossenses. 2008. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Levi Marques Pereira

GRUNEWALD, L. E. N.;PEREIRA, L. M.; COSTA, P. S.. Sob os olhos do Outro: um olhar terena sobre as crianças purutuya na aldeia Tereré. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal da Grande Dourados.

José Henrique Prado

PRADO, José HenriqueFERNANDES, Saulo CondeOliveira, Esmael Alves de. A ESCOLA COMO UM ESPAÇO INTERÉTNICO: CRIANÇAS NÃO INDÍGENAS E CRIANÇAS INDÍGENAS NA ESCOLA URBANA DA ALDEIA TERERÉ. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Antropologia e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Esmael Alves de Oliveira

PRADO, J. H.;OLIVEIRA, E. A.; FERNANDES, S. C.. A escola como um espaço interétnico: crianças não indígenas na escola urbana da aldeia Tereré. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Antropologia e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Saulo Conde Fernandes

PRADO, J. H.; OLIVEIRA, E. A.;FERNANDES, SAULO C.. A escola como um espaço interétnico: crianças não indígenas e crianças indígenas na escola urbana da aldeia Tereré. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em EAD "Antropologia e História dos Povos Indígenas") - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Leif Ericksson Nunes Grünewald

GRÜNEWALD, L.; PEREIRA, L.M; SANTOS DA COSTA, P.. Sob os olhos do outro: um olhar terena sobre as crianças purutuya. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Andréa Natália da Silva

XAVIER Claudia Pereira.;SILVA, Andrea Natalia da.; Azambuja, Fernando. Ä formção dos professores indígenas e suas implicações na prática docente na educação escolar indígena: uma análise em parceria com os professores da Escola Indígena Bilíngue da Aldeia Tereré". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Foi orientado por

Cláudia Pereira Xavier

A Formação de Professores Indígenas e suas implicações na Prática Docente na Educação Escolar Indígena: uma análise em parceria com os professores da Escola Indígena Bilíngüe da aldeia Tereré; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Cláudia Pereira Xavier;

José Henrique Prado

Escola da Aldeia Urbana Tereré, Sidrolânida/MS: Relações interétnicas no espaço educacional entre crianças indígenas e não-indígenas; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Antropologia e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: José Henrique Prado;

Leif Ericksson Nunes Grünewald

Sob os olhos do Outro: um olhar Terena sobre as crianças purutuya na aldeia Tereré; 2017; Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal da Grande Dourados, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Es; Orientador: Leif Ericksson Nunes Grünewald;

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. , Rua Brasilina, Aldeia Tereré, 79170000 - Sidrolândia, MS - Brasil, Telefone: (67) 32724294, URL da Homepage: