Caroline Daiane Rorato Lemos

Graduada em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai das Missões, URI - Campus de Santo Ângelo. (2013- 2017). Formada no curso Técnico em Secretariado-Área de Gestão, no Colégio Estadual Pedro II (2009-2011). Foi bolsista do projeto de extensão: Estratégias de Acolhimento no Contexto da Rede de Atenção Psicossocial de Santo Ângelo (2014-2015) na URI- Campus de Santo Ângelo. Participou do estágio extracurricular em psicologia no CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) e CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) na Prefeitura Municipal de Santo Ângelo (2014 - 2016). Possui interesse em atuar nas diversas Áreas da Psicologia.

Informações coletadas do Lattes em 02/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia

2013 - 2017

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Título: As Vivências de Familiares de Surdos que Usufruem de Serviço Psicoterápico na Cidade de Santo Ângelo
Orientador: Giana Bernardi Brum Vendruscolo

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Secretariado

2009 - 2011

Colégio Estadual Pedro II

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2002

Colégio Estadual Missões

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LEMOS, C. D. R. . XVII Semana Acadêmica de Psicologia na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Das Missões. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso de Casal Gestante Projeto Nascer e Treinamento de Paramentação Cirúrgica e Obstétrica. 2017. (Outra).

Palestra: Síndrome de Down. 2017. (Outra).

II Fórum Missioneiro de Saúde Mental. 2016. (Outra).

Projeto de Lei de Reforma do Ensino Médio: o que propõe, a quem interessa?.Projeto de Lei de Reforma do Ensino Médio: o que propõe, a quem interessa?. 2016. (Outra).

XXII Seminário Institucional de Iniciação Científica - XX Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação- XIV Seminário de Extensão - IV Colóquio Tecnológico da URI- IX Encontro Institucional dos Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.... 2016. (Seminário).

Descubra Universidade- Uri Santo Ângelo. 2015. (Exposição).

Divulgação do Projeto Descubra a Universidade.Projeto Descubra a Universidade. 2015. (Outra).

III Encontro de Ciências Humanas da URI - II Mostra de Trabalhos Científicos - II Encontro de Egressos, com o tema Mídia, Ética e Democracia. 2015. (Exposição).

XVIII Semana Acadêmica de Psicologia: Um Olhar Para Todos Os Horizontes. 2015. (Simpósio).

XXI Seminário Institucional de Iniciação Científica - XIII Seminário de Extensão - XIX Seminário Integração em Pesquisa e Pó-Graduação - III Colóquio Tecnológico da URI. 2015. (Seminário).

I Encontro Regional Programa Família Acolhedora: Desafios e Possibilidades. 2014. (Encontro).

I Semana Acadêmica Interdisciplinar dos Cursos de Enfermagem e Psicologia- XIII Mostra de Trabalhos Científicos _ Tema Central: "Os diferentes níveis de Atenção à Saúde: Metas e Desafios para o sistema Único de Saúde. 2014. (Outra).

Palestra: Agressão e Criatividade na Clínica Winnicottiana, Rabiscando Histórias e Histórias. 2014. (Outra).

Aula Inaugural do Departamento de Ciências Humanas. 2013. (Outra).

II Encontro de Ciências Humanas: facetas da Contemporaneidade. 2013. (Encontro).

Pré:fóruns de estudos: Leituras de Paulo Freire. 2013. (Outra).

Seminário: Mulheres em Foco. 2013. (Seminário).

XVII Semana Acadêmica de Psicologia- Círculo de debates "Drogas e Sociedade: uma pauta aberta. 2013. (Outra).

Showcase da Qualidade- Gestão & Resultados promovido pela Qualidade RS (PGQP) e Comitê Regional Santo Ângelo/Missões. 2009. (Outra).

VII Seminário Regional do Curso Técnico em Secretariado: Os desafios do Mundo do Trabalho. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sabrina Alves de Souza

SOUZA, S. A.. As vivências de familiares de surdos que usufruem do serviço psicoterápico na cidade de Santo Ângelo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Giana Bernardi Brum Vendruscolo

As vivências de familiares de surdos que usufruem do serviço psicoterápico na cidade de Santo Ângelo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Orientador: Giana Bernardi Brum Vendruscolo;

José Vicente Nunes de Alcantara

Estratégias de Acolhimento no Contexto da Rede de Atenção Psicossocial em Santo Ângelo; Início: 2015; Orientação de outra natureza; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Fundação Regional Integrada; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LEMOS, C. D. R. . As Vivências de Familiares de Surdos que Usufruem de Serviço Psicoterápico na Cidade de Santo Ângelo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEMOS, C. D. R. . Estratégias de Acolhimento no contexto do CAPS AD em Santo Ângelo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEMOS, C. D. R. . As Vivências de Familiares de Surdos que Usufruem de Serviço Psicoterápico na Cidade de Santo Ângelo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEMOS, C. D. R. . Estratégias de Acolhimento no Contexto da Rede de Atenção Psicossocial em Santo Ângelo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEMOS, C. D. R. ; ALCÂNTARA, J. V. N. . Estratégias de Acolhimento no Contexto da Rede de Atenção Psicossocial em Santo Ângelo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEMOS, C. D. R. ; ALCÂNTARA, J. V. N. . O Acolhimento Na Rede De Atenção Psicossocial de Santo Ângelo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    As Vivências de Familiares de Surdos que Usufruem de Serviço Psicoterápico na Cidade de Santo Ângelo, Descrição: A deficiência auditiva como o próprio nome já diz é caracterizada conforme o artigo 70, capítulo IX, das disposições finais do Decreto nº 5.296, de 2004, pela perda bilateral, parcial ou total, que acaba por trazer inúmeras limitações para o desenvolvimento do indivíduo, afetando na grande maioria dos casos o desenvolvimento psicológico destes sujeitos por estarem restritos a algumas atribuições do dia a dia.Conforme Casali (2012), faz-se importante que o terapeuta perceba o surdo, quem é essa pessoa e possa falar diretamente com ela para que haja a formação do vínculo e a viabilidade do processo terapêutico, a fim de que não limite seus atendimentos em testes psicológicos.Pois em um atendimento em que o psicoterapeuta está capacitado para prestar esse atendimento, garante aos deficientes surdos a oportunidade para trabalharem suas discordâncias, críticas, discriminações e preconceitos por parte da sociedade em torno deles.O objetivo geral do projeto foi analisar as vivências dos familiares de surdos que usufruem de serviço psicoterápico na cidade de Santo Ângelo, o qual, afigurou-se importante para compreender como está a formação e o conhecimento dos psicólogos para atenderem frente a essas demandas, Tipo de pesquisa: Qualitativa, exploratória e descritiva; em relação ao delineamento adotou-se o estudo de caso múltiplo e a análise dos dados deu-se através da análise de conteúdo.Os sujeitos desta pesquisa foram familiares de dois surdos, que estão ou já tiveram atendimento psicológico, onde a seleção dos mesmos se deu por acessibilidade. Considerando os dados obtidos e os resultados, percebem-se algumas dificuldades tanto nos atendimentos psicoterápicos quanto ao entendimento dos familiares frente a esses atendimentos, é necessário levar em conta as diferenças individuais e culturais de cada indivíduo quer seja surdo, ouvinte, ou profissional, sabendo reconhecer suas diferentes identidades, histórias, subjetividades e língua. Conclui-se que os familiares não tem um conhecimento amplo e claro de como é a psicoterapia e de como verdadeiramente ocorre o processo psicoterápico, e que a falta da LIBRAS foi bastante significante para um melhor e eficaz atendimento psicológico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Caroline Daiane Rorato Lemos - Integrante / Giana Bernardi Brum Vendruscolo - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2017

    Associação Hospital de Caridade de Santo Ângelo

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio curricular, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio Curricular, atuava como Estagiária de Psicologia, colocando em prática a teoria estudada e adquirindo conhecimentos práticos na área da Psicologia Organizacional junto ao Hospital Santo Ângelo.

  • 2016 - 2016

    Associação Hospital de Caridade de Santo Ângelo

    Vínculo: Estagiária Curricular, Enquadramento Funcional: Estagio Curricular, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio Curricular, atuava como Estagiária de Psicologia, colocando em prática a teoria estudada e adquirindo conhecimentos práticos na área de Psicologia Clínica nos atendimentos de pacientes bariátricos do Hospital Santo Ângelo.

  • 2017 - 2017

    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio curricular, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio Curricular, atuava como Estagiária de Psicologia, colocando em prática a teoria estudada e adquirindo conhecimentos práticos na área da Psicologia Clínica, junto à clínica de Psicologia da mesma Universidade.

  • 2015 - 2016

    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 30

  • 2014 - 2015

    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

  • 2014 - 2015

    Centro de Referência Especializado da Assistência Social

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Atuou dois meses no CREAS e depois transferida para o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Prefeitura de Santo Ângelo.