Maysa Cristina de Jesus Siqueira

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, atuando em estudos de pesquisa científica na linha de Comunicação: filosofia, ética e religião.

Informações coletadas do Lattes em 04/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

2014 - 2018

Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação
Título: A indústria de consumo a partir de estratégias mercadológicas da telenovela Os Dez Mandamentos
Orientador: Fernanda Elouise Budag
Bolsista do(a): Programa de Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Técnico de Informática

2011 - 2013

ITB - Antonio Arantes Filho

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

ITB - Antonio Arantes Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

11º Simpósio de Comunicação com o tema "Comunicação e Religião: Novos olhares e a construção da esperança". 2018. (Simpósio).

6º Encontro de Iniciação Científica da FAPCOM.A indústria de consumo a partir de estratégias mercadológicas da telenovela Os Dez Mandamentos. 2018. (Encontro).

INTERCOM | 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O Mercado Cristão: o consumo e as estratégias de marketing da telenovela Os Dez Mandamentos e de seus produtos spin-offs. 2018. (Congresso).

5º Encontro de Iniciação Científica da FAPCOM.A indústria de consumo a partir de estratégias mercadológicas da telenovela Os Dez Mandamentos. 2017. (Encontro).

CONIC | 17º Congresso Nacional de Iniciação Científica. A midiatização da Igreja Cristã: a destruição da aura do templo. 2017. (Congresso).

VII - Seminário de Filosofia e Comunicação da FAPCOM.A midiatização da Igreja Cristã: a destruição da aura do templo. 2017. (Seminário).

3º Encontro de Iniciação Científica da FAPCOM.A midiatização da Igreja Cristã: a destruição da aura do templo. 2016. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Bruno César dos Santos

SANTOS, B. C.; POSTIGO, V.; BUDAG, F. E.. A indústria de consumo a partir de estratégias mercadológicas da telenovela. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade PAULUS de tecnologia e Comunicação.

Vanderlei Postigo

BUDAG, F. E.;POSTIGO, V.; SANTOS, B. C.. a Industria de consumo a partir de estrategias mercadológicas da telenovela Os Dez Mandamentos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade PAULUS de tecnologia e Comunicação.

Fernanda Elouise Budag

BUDAG, Fernanda Elouise; SANTOS, Bruno dos; POSTIGO, Vanderlei. A indústria de consumo a partir de estratégias mercadológicas da telenovela Os Dez Mandamentos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade PAULUS de tecnologia e Comunicação.

Fernanda Elouise Budag

BUDAG, Fernanda Elouise; POSTIGO, Vanderlei; SANTOS, Bruno dos. A indústria de consumo a partir de estratégias mercadológicas da telenovela Os Dez Mandamentos (Qualificação). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade PAULUS de tecnologia e Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Jacinto Nascimento Motta

A midiatização da Igreja Cristã: a destruição da aura do templo; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Faculdade Paulus de Comunicação; Orientador: Carlos Jacinto Nascimento Motta;

Fernanda Elouise Budag

A indústria de consumo a partir de estratégias mercadológicas da telenovela Os Dez Mandamentos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade PAULUS de tecnologia e Comunicação; Orientador: Fernanda Elouise Budag;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SIQUEIRA, M. . A Indústria de Consumo a partir de Estratégias Mercadológicas da Telenovela Os Dez Mandamentos. COMFILOTEC - Revista da Graduação da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação , v. 8, p. 1-16, 2018.

  • SIQUEIRA, M. . A midiatização da Igreja Cristã: a destruição da aura do templo. COMFILOTEC - Revista da Graduação da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação , v. 5, p. 1-23, 2017.

  • SIQUEIRA, M. . O Mercado Cristão: o consumo e as estratégias de marketing da telenovela Os Dez Mandamentos e de seus produtos spin-offs. In: INTERCOM | 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville (SC). 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018. p. 1-15.

  • SIQUEIRA, M. . A midiatização da Igreja Cristã: a destruição da aura do templo. In: CONIC-SEMESP | 17º Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2017, Santo Amaro. Conic-Semesp, 2017. v. 5.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    O Mercado Cristão: o consumo e as estratégias de marketing da telenovela Os Dez Mandamentos e de seus produtos spin-offs, Descrição: Este artigo tem por objetivo compreender a percepção do público sobre a telenovela Os Dez Mandamentos, a fim de analisar a narrativa da telenovela e as estratégias de marketing que resultaram no surgimento de produtos derivados dela. Para isso, refletimos sobre o cenário da telenovela brasileira em relação à sociedade a partir da pesquisadora Lopes (2003). Por meio dos conceitos técnicos de Pallottini (2012), compreendemos a narrativa da telenovela Os Dez Mandamentos. Já no contexto mercadológico cristão, valemo-nos da reflexão de Cunha (2007), de acordo com a qual o segmento de mercado cristão agrega valores e sentidos religiosos, que refletem na composição da lógica do consumo cristão. A partir disso, analisamos o consumo e as estratégias de marketing do mercado cristão, a fim de refletir sobre as reverberações na vida do cristão e na sociedade do século XXI. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maysa Cristina de Jesus Siqueira - Integrante / Fernanda Elouise Budag - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    A indústria de consumo a partir de estratégias mercadológicas da telenovela Os Dez Mandamentos, Descrição: Esta monografia tem por objetivo compreender a percepção do público sobre a narrativa da telenovela Os Dez Mandamentos, a fim de analisar a telenovela e as estratégias de marketing que resultaram no surgimento de produtos derivados, bem como o consumo do público por outras mídias e produtos, originados a partir dela. Diante disso, para refletirmos sobre o cenário da telenovela brasileira em relação à sociedade, dispomos das publicações do OBITEL (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva) e textos de pesquisadores brasileiros como Baccega (2013) e Lopes (2003). Ainda, com base nos conceitos técnicos de Pallottini (2012), compreendemos a narrativa da telenovela Os Dez Mandamentos. Já no contexto mercadológico cristão, valemo-nos da reflexão de Cunha (2007), de acordo com a qual o segmento de mercado cristão agrega valores e sentidos religiosos, que refletem na composição da lógica do consumo cristão. Dessa maneira, nosso estudo, que apresenta um caráter exploratório, com abordagem qualitativa dos dados, compõe-se de: levantamento bibliográfico baseado no objeto de estudo; análise documental da telenovela Os Dez Mandamentos e suas estratégias mercadológicas; e, por fim, pesquisa de campo, para identificar as percepções e consumos relacionados à telenovela, que emergem dos discursos dos entrevistados. A partir disso, analisamos o consumo e as estratégias de marketing do mercado cristão, a fim de refletir sobre as reverberações na vida do cristão e na sociedade do século XXI. Como principal resultado alcançado, destacamos o fato de que a telenovela Os Dez Mandamentos promoveu a fidelização de um público com perfis diferentes, isto é, não apenas o público cristão. Ainda, por outro lado, enxergamos uma não-fidelização deste público com os produtos derivados da telenovela. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maysa Cristina de Jesus Siqueira - Integrante / Fernanda Elouise Budag - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    A midiatização da Igreja Cristã: a destruição da aura do templo, Descrição: O artigo tem por objetivo discutir a destruição da aura do templo devido a midiatização da Igreja Cristã. Para isso, valemos da reflexão de Walter Benjamin (2012) sobre o conceito de aura que, apesar do contexto abordado se referir à obra de arte, podemos inseri-lo no âmbito do templo. Percorremos a visão antropológica e teológica de Mircea Eliade (1992), que situa o homem, o mundo e a relação com o divino, a partir da construção do templo. Por meio dos estudos de Magali Nascimento Cunha (2007), abordaremos a proliferação de igrejas protestantes, a mídia e mercado religioso cristão. A partir disso, analisaremos como ocorreu a destruição da aura do templo através da difusão da midiatização das igrejas cristãs, e o que isso resultou na vida do fiel e na sociedade do século XXI. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maysa Cristina de Jesus Siqueira - Integrante / Carlos Jacinto Nascimento Motta - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional