Ana Karoline Silva Oliveira

Biomédica graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2018/02. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Assistência e Avaliação em Saúde (PPGAAS/UFG), projeto com ênfase em biologia molecular e microbiologia. Pós-graduada em Saúde Estética Avançada: facial, corporal e capilar (ITH/GO). Foi diretora de extensão na Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia da UFG. Atualmente faz parte do Scientific Affairs na Rennova.

Informações coletadas do Lattes em 22/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR

2023 - Atual

Universidade Federal de Goiás
Orientador: Célia Maria de Almeida Soares
Coorientador: Juliana Alves Parente Rocha.

Mestrado em Assistência e Avaliação em Saúde

2019 - 2021

Universidade Federal de Goiás
Título: Associação entre o gene de virulência cagA de Helicobacter pylori e a severidade de lesões esogastroduodenais, Ano de Obtenção: 2021
Mônica Santiago Barbosa.Coorientador: Angel José Vieira Blanco. Palavras-chave: Oncogenes; Microbiologia; Gastropatias.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Bacteriologia. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Especialização em Saúde Estética Avançada: Facial, Corporal e Capilar

2021 - 2022

Faculdade UniBF

Graduação em Biomedicina

2015 - 2018

Universidade Federal de Goiás
Título: Análise do gene de virulência cagA de Helicobacter pylori e correlação com patologias gástricas
Orientador: Mônica Santiago Barbosa

Formação complementar

2021 - 2021

Depilação a laser. (Carga horária: 8h). , Corpo Bueno, CB, Brasil.

2020 - 2020

Introdução ao R. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2018 - 2018

Estágio Curricular Não Obrigatório em Bacteriologia e Biologia Molecular. , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2018 - 2018

Estágio Curricular Não Obrigatório em Analises Clínicas. (Carga horária: 500h). , Centro de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo, CRER, Brasil.

2018 - 2018

Estágio Curricular Não Obrigatório em Hematologia. (Carga horária: 500h). , HEMOCENTRO DE GOIAS, HEMOGO, Brasil.

2017 - 2018

Iniciação Científica Voluntária (PIVIC) em Imunologia Humana. , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2015 - 2016

Iniciação Científica Voluntária (PIVIC) em Fisiologia Humana. , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos/Especialidade: Bacteriologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Comissão julgadora das bancas

Juliana Alves Parente Rocha

Barbosa, Mônica Santiago; GAMA, A. R.;PARENTE-ROCHA, JULIANA A. Análise do gene de virulência cagA de helicobacter pilory e correlação com patologias gástricas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Goiás.

Rodrigo da Silva Santos

SANTOS, R. S.BARBOSA, M. S.; VASCONCELOS, L. S. N. O. L.. Investigação da associação do marcador molecular cagA de Helicobacter pylori no desenvolvimento de lesões esogastroduodenais. 2021. Dissertação (Mestrado em Farmácia (Assistência e Avaliação em Saúde)) - Universidade Federal de Goiás.

Rodrigo da Silva Santos

BARBOSA, M. S.SANTOS, R. S.; CARNEIRO, M. A. S.; CARNEIRO, L. C.. Associação do gene de virulência cagA de Helicobacter pylori com o desenvolvimento do adenocarcinoma gástrico. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Farmácia (Assistência e Avaliação em Saúde)) - Universidade Federal de Goiás.

Aline Rodrigues Gama

BARBOSA, M. S.;GAMA, A. R.; ROCHA, J. A. P.. Análise do gene de virulência cagA de Helicobacter pylori e correlação com patologias gástricas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Goiás.

Vírgínia Farias Alves

Alves, Virgínia Farias; BARBOSA, M. S.; OLIVEIRA, L. S. N.; SANTOS, R. S.. Investigação da Associação do Marcador molecular cagA de Helycobacter pylori no desenvolvimento de lesões esogastroduodenais. 2021. Dissertação (Mestrado em Assistência e Avaliação em Saúde) - Universidade Federal de Goiás.

Foi orientado por

Lucas Luiz de Lima Silva

Análise do gene de virulência cagA de Helicobacter pylori e correlação com patologias gástricas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Lucas Luiz de Lima Silva;

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2021

    Detecção dos Genes de Virulência do Helicobacter pylori em Pacientes com Câncer Gástrico: Uma Associação com os Aspectos Clínicos e Histopatológicos, Descrição: Criar um banco de amostras de DNA e RNA provenietes de biopsia gástrica de pacientes com câncer gástrico;- Detectar o H. pylori e caracterizar os marcadores de virulência:- Verificar a associação dos marcadores de virulência supracitados com os achados clínicos e histopatológico dos pacientes; Avaliar os níveis de expressão gênica de moléculas associadas a via inflamatória (interleucinas) e da apoptose; Correlacionar a expressão gênica das moléculas analisadas aos marcadores de virulência do H. pylori.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Karoline Silva Oliveira - Integrante / Amanda Ferreira Paes Landim - Integrante / Jaqueline Correia Pontes - Integrante / Lucas Luiz de Lima Silva - Integrante / Mônica Santiago Barbosa - Coordenador.

  • 2018 - 2021

    Epidemiologia dos Adenocarcinomas Gástricos em 5 capitais brasileiras, Descrição: Criar um banco de amostras de DNA e RNA provenientes de biópsia gástrica de pacientes com câncer gástrico; Detectar o H. pylori e caracterizar os marcadores de virulência: cagA, cagT, dupA, sabA, oipA, vacA e babA; ? Verificar a associação dos marcadores de virulência supracitados com os achados clínicos ehistopatológico dos pacientes; Avaliar os níveis de expressão gênica de moléculas associadas a via inflamatória (interleucinas) e da apoptose; Correlacionar a expressão gênica das moléculas analisadas aos marcadores de virulência do H. pylori.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Karoline Silva Oliveira - Integrante / Amanda Ferreira Paes Landim - Integrante / Jaqueline Correia Pontes - Integrante / Lucas Luiz de Lima Silva - Integrante / Mônica Santiago Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.

Prêmios

2023

Homenagem aos profissionais biomédicos em reconhecimento ao trabalho realizado com dignidade humana e ética profissional, Prefeitura de Goiânia.

2021

Menção honrosa no VII Prêmio de Popularização da Ciência 2020, SBPC/GO.

2020

Prêmio de Honra ao Mérito Acadêmico - 1 lugar pelo trabalho intitulado "Entrevistas em pesquisas qualitativas em período de pandemia", Unifan.

2019

Menção honrosa como melhor trabalho em Micro/Imuno/Parasito, Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás.

2019

Menção honrosa pela colaboração na ação de extensão intitulada "Abra seu sorriso e ganhe meu abraço', UNIP - Universidade Paulista.

2018

Menção honrosa como melhor trabalho em Micro/Imuno/Parasito, Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás.

2017

Menção honrosa pelo desenvolvimento de mapas conceituais em Hematologia Clínica, Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Goiás. , Universidade Federal de Goiás - UFG - Campus II, Campus Samambaia - UFG, 74690900 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 36422257

Experiência profissional

2018 - 2022

AC CAMARCO CANCÊR CENTER

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Trabalho sem vinculo empregatício

2018 - 2021

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Trabalho sem vinculo empregatício

2018 - 2021

Associação de Combate ao Câncer

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Trabalho sem vinculo empregatício

2020 - 2021

COLEGIO VITORIA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora-Curso Técnico em Análises Cínicas, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas: Técnicas de coleta Biossegurança Parasitologia Bioquímica I/II Hematologia

2020 - 2020

Clínica AmorSaúde

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Biomédica responsável pelo laboratório, Carga horária: 44

2021 - 2022

Dr e Cia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Biomédica, Carga horária: 44

Outras informações:
Biomédica responsável por posto de coleta de COVID19, onde é responsável principalmente por coleta de amostras (swab nasofaringe e sangue), transporte de amostras, laudos no sistema, documentos de vigilância, entre outros.

2022 - 2023

Innovapharma BR

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista em Assuntos Científicos, Carga horária: 44

Outras informações:
Liderou a publicação de diversos artigos científicos.Ordens de pagamento preparadas.Auxílio na supervisão das despesas orçamentárias.Sites acessados para obter documentos relevantes (por exemplo, cartas IRB,licenças médicas, etc.).Assinaturas internas coletadas para documentos do site (por exemplo, acordos deconfidencialidade, testes de produtos ou acordos do site clínico).Manutenção de procedimentos básicos de verificação de qualidade para garantira manutenção precisa dos documentos.Traduções organizadas de documentos de estudo.Criação de materiais técnicos relacionados aos produtos da marca.Gerenciei os testes de novos produtos a serem lançados no mercado.Manutenção de contato direto com a equipe comercial e representantes dasmarcas.Avaliação estatística implementada para publicação de artigos científicos emperiódicos.Tempo gerenciado de forma eficaz para atender às métricas diárias e aosobjetivos da equipe

2022 - 2023

Faculdade Padrão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de ensino superior

Outras informações:
Docente nos cursos da área da saúde, entre eles Fisioterapia, Biomedicina e Enfermagem.Disciplinas: Toxicologia, Hematologia básica, Gestão e Controle de Qualidade Laboratorial, Diagnóstico por imagem, Interpretação de exames, Coleta processamento de materiais biológicos, Biossegurança, Bioquímica, Biofísica, Anatomia Humana e Fisiologia Humana I, entre outras.