Helane Cristina De Andrade Rodrigues Severo

Atualmente é acadêmica do 8° período do curso Bacharelado em Zootecnia no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus-Caxias. Atuou como bolsista de iniciação científica no período de 2018-2019 na mesma instituição com projeto financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Maranhão (FAPEMA), com projeto intitulado Composição Bromatológica da Espécie Desmanthus virgatus L. em Dois Sistema de Cultivo e atualmente 2019-2020 atua também como bolsita da FAPEMA no projeto de pesquisa Análises Bromatológicas da Espécie Desmanthus virgatus L. Sob Efeito da Adubação Mineral (NPK) no Cerrado Maranhense.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em ZOOTECNIA

2016 - Atual

Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

CE INÁCIO PASSARINHO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Manejo na Produção de Peixes e Mariscos. (Carga horária: 30h). , Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2020 - 2020

Tratamento Dejetos animais. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.

2020 - 2020

Tecnologias para Agricultura de Baixo Carbono. (Carga horária: 10h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2020 - 2020

Microbiologia dos Alimentos. (Carga horária: 40h). , Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2020 - 2020

Controle Estratégico do Carrapato dos Bovinos de Leite. (Carga horária: 30h). , EMBRAPA GADO DE LEITE, EMBRAPA, Brasil.

2020 - 2020

Sistemas Agroflorestais para pequenas propriedades do semiárido brasileiro. (Carga horária: 16h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2020 - 2020

Inglês Instrumental - Estratégias de Leitura. (Carga horária: 30h). , Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2020 - 2020

Potencial Agronômico de Dejetos de Suínos. (Carga horária: 20h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2020 - 2020

Sistema de Plantio Direto. (Carga horária: 15h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2020 - 2020

Silagem de Capim para Produção de Leite. (Carga horária: 40h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2020 - 2020

Manejo de Pastagens. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.

2020 - 2020

Recuperação de Pastagens Degradadas. (Carga horária: 15h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2020 - 2020

Agropecuária Sustentável. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR GO, Brasil.

2020 - 2020

Mini curso: Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF). (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2019 - 2019

Mesa Redonda: Desafios da intensificação ecológica na agricultura como alte. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2018 - 2018

Simpósio de Produção de Suínos. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Zootecnistas, ABZ, Brasil.

2018 - 2018

Produção de leite a pasto. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2018 - 2018

minicurso: Poder e Direito Animal na America Latina. (Carga horária: 4h). , VI Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal, VI CMBDA, Brasil.

2017 - 2017

Simpósio de Suinocultura. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2017 - 2017

Workshop: Enriquecimento Ambiental em Animais Silvestres(). (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2017 - 2017

Oficina:Confecção de Estação Metereologica. (Carga horária: 8h). , INSTITUTO FEDERAL DO MARANHAO CAMPUS CAXIAS, IFMA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Pastagem e Forragicultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CAMARA, J. T. ; SEVERO, H. C. A. R. . I Seminário Científico e Cultural do Centro de Ensino Inácio Passarinho. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II FÓRUM DOS ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO DO IFMA. 2019. (Encontro).

I Simpósio Paraibano de Conservação e Utilização de Forragens - SICONFOR. Avaliação comparativa de pastos de capim Andropogon manejados sob três alturas e diferido cultivado em condições de cerrado maranhense. 2019. (Congresso).

XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA Campus Caxias. COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA DA ESPÉCIE DESMANTHUS VIRGATUS L. EM DOIS SISTEMAS DE CULTIVO. 2019. (Congresso).

CICLO DE PALESTRAS SOBRE BIOTECNOLOGIAS DA REPRODUÇÃO. 2018. (Seminário).

Produção de leite a pasto. 2018. (Seminário).

VI Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal. Aspectos sociais e legais sobre os direitos dos animais pets (cães e gatos) na cidade de Caxias, Maranhão. 2018. (Congresso).

VI Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal. LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE AS CONDIÇÕES DE COMERCIALIZAÇÃO DE AVES NAS FEIRAS LIVRES DA CIDADE DE CAXIAS, MARANHÃO. 2018. (Congresso).

XII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI). DIAGNÓSTICO DA COMERCIALIZAÇÃO DE AVES EM FEIRA LIVRE NO MUNICÍPIO DE CAXIAS, ESTADO DO MARANHÃO. 2018. (Congresso).

Zootecnia Brasil 2018 - Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (RASBZ) e ZOOTEC.. 2018. (Congresso).

IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. BIBLIOTECA ITINERANTE: INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DOS LIVROS, DA LEITURA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2017. (Congresso).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA-Campus Caxias 2017. 2017. (Seminário).

XXV Semana de Zootecnia: A Ascensão da Zootecnia no Nordeste Br Brasileiro. 2017. (Congresso).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA-Campus Caxias 2016. 2016. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Verônica Meira de Andrade

ANÁLISES BROMATOLÓGICAS DA ESPÉCIE DESMANTHUS VIRGATUS L; SOB EFEITO DA ADUBAÇÃO MINERAL (NPK) NO CERRADO MARANHENSE; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Zootecnia) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

Maria Verônica Meira de Andrade

COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA DA ESPÉCIE DESMANTHUS VIRGATUS L; EM DOIS SISTEMA DE CULTIVO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Zootecnia) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Maria Verônica Meira de Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    ANÁLISES BROMATOLÓGICAS DA ESPÉCIE DESMANTHUS VIRGATUS L. SOB EFEITO DA ADUBAÇÃO MINERAL (NPK) NO CERRADO MARANHENSE, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Verônica Meira de Andrade em 05/09/2019., Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar a composição bromatológica da espécie Desmanthus virgatus L. sob efeito da adubação mineral (NPK) no cerrado maranhense. O delineamento experimental será em blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos serão constituídos pelas doses de adubação, sendo: T1: 0 kg de N; T2: 05 kg de N; T3: 10 kg de N; T4: 15 kg de N e T5: 20 kg de N. As adubações de fósforo e potássio serão calculadas com base nos resultados da análise química do solo e nas recomendações para a região. Os blocos serão constituídos por cinco parcelas cada e as parcela contendo 15 unidades amostrais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Helane Cristina De Andrade Rodrigues Severo - Integrante / Maria Verônica Meira de Andrade - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

  • 2019 - Atual

    Magnetização da água e seu efeito sobre o desenvolvimento da parte aérea e do sistema radicular da espécie Desmanthus virgathus L., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Verônica Meira de Andrade em 09/09/2019., Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar a influência da água tratada magneticamente sobre o desenvolvimento da parte aérea e do sistema radicular da jureminha (Desmanthus virgatus L.) cultivada em casa de vegetação.Os tratamentos serão: Tratamento controle, irrigação da jureminha com água da torneira (T1); e irrigação da jureminha com água magnetizada (T2), com oito repetições, totalizando 16 vasos contendo 02 (duas) plantas cada, com n = 32. Serão realizados 02 (dois) ensaios, o primeiro será feito no laboratório de Bromatologia do IFMA Campus Caxias, onde serão realizadas as análises das propriedades da água na ausência e presença de campo magnético. Para isso serão utilizadas amostras de água tratada convencionalmente (torneira) e água submetida a um campo magnético de 3860 gauss ou 0,386 T. O segundo ensaio será realizado em casa de vegetação, onde será avaliado o efeito da água magnetizada sobre o desenvolvimento da parte aérea e do sistema radicular da jureminha. As variáveis estudadas no primeiro ensaio serão: condutividade elétrica da água, potencial de oxirredução (ORP), oxigênio dissolvido, potencial hidrogeniônico (pH) e temperatura. Estas análises serão realizadas semanalmente. No segundo ensaio serão avaliados altura da planta, diâmetro do caule, número de folhas, comprimento da raiz principal, número total e peso de raízes, e arquitetura radicular da espécie Desmanthus virgatus L. este ensaio terá a duração de 120 dias. Para este ensaio serão utilizados paquímetro digital, balança analítica e fita métrica, além da contagem das unidades estruturais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Helane Cristina De Andrade Rodrigues Severo - Integrante / Maria Verônica Meira de Andrade - Coordenador / Saiwry Gomes de Sousa - Integrante / Luana da Silva Cordeiro - Integrante / Jaudeane Lima Pereira - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Estudo sistêmico da atividade avícola sob a perspectiva da análise de Filière, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Verônica Meira de Andrade em 09/09/2019., Descrição: Este trabalho tem como objetivo identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa avícola localizada no município de Caxias-Maranhão através da análise de Filière que é uma ferramenta administrativa voltada a determinação da importância das operações técnicas nos produtos de um determinado setor. Ela permite também a identificação dos principais atores, de elementos para a análise estratégica, de peso e natureza de ações, bem como de gargalos e de relações de cooperação entre empresas. O método de pesquisa que será utilizado é classificado como sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo utilizado uma entrevista estruturada, que será desenvolvida a partir de uma relação fixa de perguntas que abordará questões sobre as características gerais da empresa, sua estratégia, complexidade logística, posição no mercado local e custos de produção. Portanto, o estudo visa propor uma metodologia capaz de organizar as informações de forma que se possa planejar e tomar decisões que conduzam a uma produção sustentável e economicamente viável, a partir da identificação de possíveis gargalos na atividade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Helane Cristina De Andrade Rodrigues Severo - Integrante / Maria Verônica Meira de Andrade - Coordenador / Samira Santiago dos Santos - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Parâmetros germinativos de sementes de Desmanthus virgathus L. tratadas por plasma atmosférico obtido por barreira dielétrica (DBD), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Verônica Meira de Andrade em 22/04/2020., Descrição: O presente trabalho tem como objetivo determinar a ação do plasma atmosférico, obtido com descarga por barreira dielétrica (DBD), sobre os parâmetros germinativos de sementes de Jureminha (Desmanthuss virgatus L.) tratadas em diferentes condições de tensão e tempo. O plasma a ser utilizado será obtido por barreira dielétrica à pressão atmosférica. O aparato experimental para obtenção do plasma atmosférico utilizará duas placas de petri, com parâmetros fixados em alta voltagem com 17.5 kV e frequência de 990 Hz suficiente para produzir plasma na descarga por barreira dielétrica. As sementes ficarão dispostas entre as placas de petri, em média, serão utilizadas 100 sementes por vez para cada condição de tempo dos tratamento (0; 1; 3 e 5 minutos de exposição ao plasma). Após o tratamento, as sementes serão armazenadas em dissectores para realização do teste de germinação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Helane Cristina De Andrade Rodrigues Severo - Integrante / Maria Verônica Meira de Andrade - Coordenador / Luana da Silva Cordeiro - Integrante.

  • 2019 - Atual

    ADUBAÇÃO MINERAL NO DESENVOLVIMENTO DA ESPÉCIE DESMANTHUS VIRGATUS L. CULTIVADA NO CERRADO MARANHENSE, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Verônica Meira de Andrade em 09/09/2019., Descrição: Avaliar o efeito da adubação mineral (NPK) sobre características agronômicas da espécie Desmanthus virgatus L., cultivada no cerrado do estado do Maranhão.O experimento será conduzido, em condições de campo, em área experimental cultivada com Desmanthus virgatus L. localizada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Caxias, na Gleba Buriti do Paraíso ? Km 02 ? MA, 349, Povoado Lamego ? Zona Rural do município de Caxias-Maranhão.O delineamento experimental será em blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos serão constituídos pelas doses de adubação, sendo: T1: 0 kg de N; T2: 05 kg de N; T3: 10 kg de N; T4: 15 kg de N e T5: 20 kg de N. As adubações de fósforo e potássio serão calculadas com base nos resultados da análise química do solo e nas recomendações para a região. Os blocos serão constituídos por cinco parcelas cada e as parcela contendo 15 unidades amostrais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Helane Cristina De Andrade Rodrigues Severo - Integrante / Maria Verônica Meira de Andrade - Coordenador / Jaudeane Lima Pereira - Integrante.

  • 2018 - 2019

    COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA DA ESPÉCIE DESMANTHUS VIRGATUS L. EM DOIS SISTEMA DE CULTIVO, Descrição: O trabalho teve como objetivo avaliar a composição bromatológica da jureminha (Desmanthus virgatus L.) a partir da utilização de dois sistemas de cultivo, sequeiro e irrigação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Helane Cristina De Andrade Rodrigues Severo - Integrante / Maria Verônica Meira de Andrade - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

1° LUGAR APRESENTAÇÃO DE PÔSTER; TÍTULO DO TRABALHO: ADUBAÇÃO MINERAL NO DESENVOLVIMENTO DA ESPÉCIE DESMANTHUS VIRGATUS L. CULTIVADA NO CERRADO MARANHENSE. EVENTO: XVI SNCT, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS..

2019

3° LUGAR APRESENTAÇÃO DE PÔSTER; TÍTULO DO TRABALHO: COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA DA ESPÉCIE DESMANTHUS VIRGATUS L. EM DOIS SISTEMAS DE CULTIVO. EVENTO: XVI SNCT, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Instituto Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2017

Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias

Vínculo: PROGRAMA DE MONITORIA, Enquadramento Funcional: Monitora Voluntária, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
MONITORA SELECIONADA ATRAVES DE PROCESSO SELETIVO PARA A DISCIPLINA DE INGLES INSTRUMENTAL SOB SUPERVISAO DO PROFESSOR JONIERY RUBIM DE SOUZA, ESPECIALISTA EM ENSINO-APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA PELA FACULDADE SANTA FE (2007).