Mariana Rabelo Coutinho

Bacharela em Serviço Social pela Universidade de Brasília, compôs enquanto pesquisadora em Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) sobre Deficiência, Igualdade e Política Social pela Universidade de Brasília coordenado pela Profª Doutora Lívia Barbosa Pereira e já fez parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social (NEPPOS) da Universidade de Brasília sobre Alimentação no Capitalismo sob orientação da Profª Camila Potyara Pereira.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Serviço Social

2015 - 2019

Universidade de Brasília, UnB
Título: Necessidade de uma política pública para cuidados paliativos no Brasil: a interface entre Brasil e França e os desafios para a humanização do cuidado junto aos sujeitos com doenças raras
Orientador: Lívia Barbosa Pereira

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Colégio Rogacionista

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

COUTINHO, M. R. . 150 anos de O Capital de Karl Marx: debate sobre o seu legado atual. 2017. (Outro).

COUTINHO, M. R. . 150 anos de O Capital de Karl Marx: debate sobre o seu legado atual. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

25 Congresso de Iniciação Científica da Unb e 16 do DF. Índice de Funcionalidade Brasileiro: a apropriação de assistentes sociais em contexto de avaliação da deficiência. 2019. (Congresso).

24 Congresso de Iniciação Científica da Unb e 15 do DF. Implementação do Modelo Único de Avaliação da Deficiência no Brasil e direito a educação: uma análise da validação de conteúdo do Índice de Funcionalidade Brasileiro para as cotas nas Universidades para pessoas com deficiência. 2018. (Congresso).

Seminário de Serviço Social, Capitalismo, Proteção Social e Feminismo: desafios para o Serviço iço Social. 2018. (Seminário).

Colóquio de Estágio.REFLEXÕES ACERCA DO CONTEÚDO DAS DEMANDAS CONTIDAS NO PARECER TÉCNICO DO PRONTO SOCORRO DO HOSPITAL REGIONAL DE TAGUATINGA (HRT). 2017. (Outra).

Crise Interminável e o Triunfo do Dogma Neodireitista. 2017. (Outra).

Feminismo e Marxismo. 2017. (Outra).

Fórum de Supervisores de Estágio 2-2017. 2017. (Outra).

Minicurso: O que é o comunismo? Auge, crise e perspectivas. 2017. (Oficina).

Semana de Estágio do Departamento de Serviço Social da UnB. 2017. (Outra).

Trump, o Populismo de direita e o capitalismo. 2017. (Outra).

38 Encontro Nacional dos estudantes de Serviço Social. 2016. (Encontro).

II Seminário Internacional sobre Segurança Alimentar e Nutricional - Cenário Atual. 2016. (Seminário).

Seminário " Produção de Alimentos no Capitalismo". 2016. (Seminário).

Seminário Itinerante De Serviço Social. 2016. (Seminário).

XXXVIII Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social. 2016. (Encontro).

Workshop " Sonhos: abordagens da Psicologia'. 2015. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Paula do Nascimento Barros

BARBOSA, Lívia; SA, N. M.;BARROS, A. P. N.. A Necessidade de uma política pública para cuidados paliativos no Brasil: desafios para a humanização do cuidado junto aos sujeitos com doenças raras.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília.

[Nome removido após solicitação do usuário]

Pereira, L B; Barros, APN;Monsores, N.. A necessidade de uma política pública para cuidados paliativos no Brasil: desafios para a humanização do cuidado junto aos sujeitos com doenças raras. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília.

Lívia Barbosa Pereira

BARBOSA, L.; SA, N. M.;BARROS, A. P. N.. NECESSIDADE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA CUIDADOS PALIATIVOS NO BRASIL: A INTERFACE ENTRE BRASIL E FRANÇA E OS DESAFIOS PARA A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO JUNTO AOS SUJEITOS COM DOENÇAS RARAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Kênia Augusta Figueiredo

Estágio em Serviço Social; 2017; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Kênia Augusta Figueiredo;

Lívia Barbosa Pereira

A NECESSIDADE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA CUIDADOS PALIATIVOS NO BRASIL: DESAFIOS INERENTES PARA A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO JUNTO AOS SUJEITOS COM DOENÇAS RARAS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Lívia Barbosa Pereira;

Lívia Barbosa Pereira

Implementação do Modelo Único de Avaliação da Deficiência no Brasil e direito a educação: uma análise da validação de conteúdo do Índice de Funcionalidade Brasileiro para as cotas nas Universidades para pessoas com deficiência; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Lívia Barbosa Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    Deficiência, Igualdade e Política Social, Descrição: Este é um projeto de pesquisa-ação que visa analisar a apropriação do Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBr) nos instrumentos de avaliação da deficiência e propor os aperfeiçoamentos. O projeto consiste no acompanhamento e orientação dos processos de validação a serem realizados por órgãos setoriais de políticas públicas federais, com enfoque classificatório multidimensional e intersetorial ? biopsicossocial e interinstitucional. Durante os anos de 2017 e 2018, os entes públicos promoverão processos de validação próprios do IFBr, como parte da implementação do chamado Modelo Único de Avaliação da Deficiência. O Modelo Único foi introduzido no nosso ordenamento jurídico pela publicação da Lei Brasileira de Inclusão e deve entrar em vigor em janeiro de 2018. Esta pesquisa pretende acompanhar estes processos de validação para não apenas observar e analisar os caminhos e resultados das validações, mas também intervir, buscando provocar uma convergência das avaliações da deficiência com as definições da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e da Classificação de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), e assim promover os direitos das pessoas com deficiência no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariana Rabelo Coutinho - Integrante / Lívia Barbosa Pereira - Coordenador., Financiador(es): Organização dos Estados Iberoamericanos - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Menção Honrosa, Programa de Iniciação Científica UnB.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília. , Universidade de Brasília (UnB), Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (061) 31076631

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2019

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Voluntária

2016 - 2017

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Prática de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do NEPPOS

Atividades

  • 08/2017 - 09/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , UnB - Campus Darcy Ribeiro, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2016 - 03/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social / NEPPOS, .,Linhas de pesquisa