Euller Ribeiro Côrtes Leonel

Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso, com linha de pesquisa em Melhoramento de Plantas.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Agronomia

2016 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em Agronomia

2019 - 2019

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: DESENVOLVIMENTO INICIAL DE COFFEA SP EM SUB-BOSQUE DE ACACIA MANGIUM
Orientador: Glauco Vieira de Oliveira
Bolsista do(a): Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

Graduação em Agronomia

2018 - 2018

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Cultivares de cafés sombreados por Acacia mangium
Orientador: Glauco Vieira de Oliveira

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2015

Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Minicurso: Crispando. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2020 - 2020

Minicurso - Uso de marcadores microssatélites em estudos populacionais. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2018 - 2018

CULTIVO E PRODUÇÃO DE GRÃOS. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR GO, Brasil.

2018 - 2018

Gestão da empresa pecuária: princípios para uma exploração lucrativa. (Carga horária: 20h). , Terra Desenvolvimento Agropecuário, TERRA, Brasil.

2018 - 2018

GESTÃO DA EMPRESA RURAL. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR GO, Brasil.

2017 - 2017

plantio de mudas. (Carga horária: 4h). , Empresa Agronômica do Vale do Araguaia, AGROVALEJR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: melhoramento vegetal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LEONEL, E. R. C. ; AMORIM, D. J. B. ; TOLEDO, G. A. ; MORAES, M. F. ; FERREIRA, P. A. . Encontro de Atualização Técnica. 2019. (Outro).

LEONEL, E. R. C. ; MOREIRA, D. B. ; FERREIRA, P. A. ; TOLEDO, G. A. . Diagnose e Manejo dos Fitonematoides de importância Econômica para o Mato Grosso. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Curso de Verão em Genética.Comportamento de três cultivares de Coffea arabica sob duas épocas de plantio diferentes. 2020. (Outra).

AGROTEC Show. 2019. (Feira).

ENATEC- Encontro de Atualização Técnica. 2019. (Encontro).

I Simpósio de genética, melhoramento e conservação de plantas.GANHOS DE SELEÇÃO PARA DIÂMETRO A ALTURA DO PEITO EM UMA POPULAÇÃO DE ACÁCIA MANGIUM AVALIADA EM BARRA DO GARÇAS-MT.. 2019. (Seminário).

I Simpósio de genética, melhoramento e conservação de plantas. 2019. (Simpósio).

IX Semana Científica do Campus Universitário do Araguaia. 2019. (Outra).

AGROTEC Show. 2018. (Feira).

Agro Centro Oeste Familiar.Programa de Desenvolvimento da Cafeicultura no Vale do Araguaia (PROCAFÉ ARAGUAIA). 2017. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Afonso Ferreira

MONITORIA EM FITOPATOLOGIA APLICADA; 2018; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Paulo Afonso Ferreira;

Glauco Vieira de Oliveira

Cultivares de cafés sombreados por Acacia mangium; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Campus Universitário do Araguaia/UFMT, UFMT; Orientador: Glauco Vieira de Oliveira;

Genilza da Silva Mello

Programa de Monitoria na disciplina de bioquímica; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Genilza da Silva Mello;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Avaliação de genótipos de cafés (Coffea sp) no município de Barra do Garças - MT., Descrição: Alguns estudos indicam que o aumento da temperatura média do ar poderia acarretar impactos em culturas agrícolas importantes como o café arábica por exemplo, cuja redução da área apta para a cultivo seria de até 75% nos principais estados produtores. Embora a espécie café arábica seja indicada para altitudes acima de 500 m e temperaturas amenas, alguns trabalhos nacionais têm evidenciado a existência de cultivares que são produtivas em baixas altitudes e em temperatura elevadas. Assim, dada à sua importância econômica no âmbito nacional, programas de pesquisa tem focado o desenvolvimento de cultivares adaptadas às diferentes condições de stress abiótico como baixa altitudes, temperaturas elevadas e déficit hídrico. Neste sentido, o município de Barra do Garças-MT possui as condições ideais para o desenvolver um programa de avaliação e seleção de genótipos adaptados aos diversos fatores de stress abiótico que podem assolar os cafezais. Portanto, este projeto pretende dar continuidade ao programa de melhoramento genético do café (PROCAFÉ-ARAGUAIA) iniciado em 2017 (projeto CAP n53/2017) por meio de avaliações de características relativas à produção em diferentes genótipos (cultivares) no município de Barra do Garças-MT. As informações serão obtidas de dois ensaios de competição de cafés sombreados instalados no Campus Universitário do Araguaia, em Barra do Garças-MT. Ambos os ensaios são compostos por 10 cultivares de cafés ?arábica? com duas testemunhas da variedade "conilon", sendo um deles implantado em 2017 e outro em 2018. O delineamento experimental para os dois ensaios é o de blocos casualizados com 12 tratamentos (Cultivares), 3 repetições e 5 plantas por parcela, onde serão realizadas avaliações fitotécnicas; e análises ecofisiológicas de condutância estomática. Também serão realizadas análises de fertilidade de solo e nutrição de plantas além de registro de ocorrências de pragas e doenças nos cultivos de cafés (análises fitossanitárias). Ao final de cada ciclo avaliativo, as cultivares mais adaptadas e produtivas serão recomendadas às regiões que possuem condições edafoclimáticas semelhantes ao município de Barra do Garças-MT... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Euller Ribeiro Côrtes Leonel - Integrante / glauco vieira de oliveira - Coordenador / Milton Ferreira de Moraes - Integrante / Paulo Afonso Ferreira - Integrante / Keily Alves de Moura Oliveira - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Cultivares de Café (Coffea sp) avaliados no município de Barra do Garças, Mato Grosso., Descrição: Alguns estudos indicam que o aumento da temperatura média do ar poderia acarretar impactos em culturas agrícolas importantes como o café arábica por exemplo, cuja redução da área apta para a cultivo seria de até 75% nos principais estados produtores. Embora a espécie café arábica seja indicada para altitudes acima de 500 m e temperaturas amenas, alguns trabalhos nacionais têm evidenciado a existência de cultivares que são produtivas em baixas altitudes e em temperatura elevadas. Assim, dada à sua importância econômica no âmbito nacional, programas de pesquisa tem focado o desenvolvimento de cultivares adaptadas às diferentes condições de stress abiótico como baixa altitudes, temperaturas elevadas e déficit hídrico. Neste sentido, o município de Barra do Garças-MT possui as condições ideais para o desenvolver um programa de avaliação e seleção de genótipos adaptados aos diversos fatores de stress abiótico que podem assolar os cafezais. Portanto, este projeto pretende dar início a um programa de melhoramento genético do café (Coffea sp) por meio de avaliações das principais características filotécnicas relacionadas à produção de seus diferentes genótipos (cultivares) no município de Barra do Garças-MT. Serão montados pelo menos dois ensaios com 10 cultivares de cafés arábica e duas testemunhas da variedade "conilon", irrigadas, no Campus Universitário do Araguaia, em Barra do Garças-MT. O delineamento experimental será o de blocos casualizados com 12 tratamentos (Cultivares), 3 repetições e 5 plantas por parcela, onde serão realizadas analises fitotécnicas de produção de grãos; e análises ecofisiológicas de condutância estomática. Também serão realizadas análises de fertilidade de solo e nutrição de plantas além de registro de ocorrências de pragas e doenças nos cultivos de cafés (análises fitossanitárias). Ao final de cada ciclo avaliativo, as cultivares mais adaptadas e produtivas serão recomendadas às regiões que possuem condições edafoclimáticas semelhantes ao município de Barra do Garças-MT.... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Euller Ribeiro Côrtes Leonel - Integrante / glauco vieira de oliveira - Coordenador / Milton Ferreira de Moraes - Integrante / Suzana Pereira de Melo - Integrante / Paulo Afonso Ferreira - Integrante / daniele brick moreira - Integrante.

  • 2017 - Atual

    PROCAFÉ-ARAGUAIA, Descrição: O objetivo do programa PROCAFÉ-ARAGUAIA é o desenvolvimento de tecnologias que promovam a cafeicultura na região do Vale do Araguaia como alternativa de renda à agricultura familiar. O ponto de partida deste trabalho foi o estabelecimento, em 2013, de duas unidades demonstrativas em de cafezais em cultivos solteiros à pleno sol e sombreados com árvores nativas (agroflorestas). Nestas unidades foram feitos ensaios de competição entre variedades de café arábica e café conilon. Até 2016, as cinco cultivares arábicas promissoras foram: Catuai Amarelo IAC 62 e Catucai Amarelo 2SL, IAC 144, IAC 32 e Acauã novo. A testemunha utilizada foi a cultivar conilon Robusta Tropical, e até o ano de 2016 não havia frutificado. Os resultados preliminares indicam que o sistema de produção de café sombreado é mais promissor para contexto de agricultura familiar, pois permite a preservação parcial do cerrado em um sistema semelhante ao sistema ?cabruca? desenvolvido no sul da Bahia. Assim, a perspectiva é a de que esta tecnologia de produção possa integrar geração de renda com preservação ambiental. Fotodocumentário do programa disponível em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.152160534985435.1073741832.100005744674035&type=1&l=16aa3c3041... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Euller Ribeiro Côrtes Leonel - Integrante / glauco vieira de oliveira - Coordenador / Milton Ferreira de Moraes - Integrante / Suzana Pereira de Melo - Integrante / Paulo Afonso Ferreira - Integrante / daniele brick moreira - Integrante / KAREN SILVA SALES - Integrante / DANIEL JUNIOR BATISTA DE AMORIM - Integrante / caio ganancin - Integrante / guilher alves de toledo - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluno

2018 - 2018

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitor da disciplina Fitopatologia no curso de Agronomia, ofertada no semestre letivo 2018/1. Ministrada pelo Prof. Paulo Afonso Ferreira.

2017 - 2017

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
monitor da disciplina Bioquimica no curso de Agronomia, ofertada no semtre letivo 2017/2. Ministrada pela Prof. Genilza Mello.